sábado, 8 de julho de 2017

DISCURSO DE EXCELÊNCIA O PRESIENTE DO CONSELHO MUNICIPAL DA CIDADE DE NAMPULA

MUNICÍPIO DE NAMPULA
CONSELHO MUNICIPAL DE NAMPULA
GABINETE DO PRESIDENTE

DISCURSO DE EXCELÊNCIA O PRESIENTE DO CONSELHO MUNICIPAL DA CIDADE DE NAMPULA, DR. MAHAMUDO AMURANE POR OCASIÃO DA CERIMÓNIA DA INDEPENDENCIA NACIONAL
Sua Excelência Senhor Governador da Província de Nampula; Excelencia
Administrador do Distrito de Nampula; Excelencia;
Senhores Presidentes das Assembleias Provincial e Municipal de Nampula;
Dignissimos Membros do Governo Provincial.
Distintos convidados;
Minhas senhoras e Meus senhores;

Em nome do Conselho Municipal da Cidade de Nampula e em Meu nome pessoal endereço a todos os presentes, saudações calorosas e felicitações por esta comemoração do dia da nossa independência nacional.
Nos reunimos hoje, mais uma vez, para vincarmos o espirito da nossa união para a autodeterminação, tendo como base a moçambicanidade na adversidade cultural, económica e politica, mas com princípios assentes para uma sociedade cada vez mais democrática, mais inclusiva e com valores da humanização nas nossas relações sociais.
Esta cerimonia ocorre num momento especial da nossa historia da moçambicanidade, porque o país vive momentos de uma paz do conflito armado derivado de desentendimentos políticos entre dois grupos de irmãos. Devemos celebrar hoje a nossa independência nacional com muito mais alegria, porque estamos em paz, mas devemos também lembrar que a paz que hoje vivemos foi fruto da mobilização social para mais uma vez revestirmo-nos do espirito da união na rejeição de qualquer tipo de violência nas demandas politicas. Pelo que urge a necessidade e a responsabilidade de todos para a manutenção da paz!
Não nos cansemos declarar viva a paz!
Não nos cansemos declarar viva o espirito da unidade nacional!

Minhas Senhoras e Meus Senhores
Excias,

Exaltamos o espirito da união que nos levou à independência nacional, que hoje completamos 42 anos, exaltamos o espirito da união que nos levou à paz do conflito armado recente, devemos exaltar o espirito da união nos desafios de desenvolvimento da nossa sociedade!
A nossa independência politica e a paz não devem traduzir-se o fim de nossas lutas, devem sim constituir elementos motivadores para a construção da nossa cidadania assente na liberdade real. A liberdade real que almejamos só podemos tê-la com a dignidade humana e não existe a dignidade humana sem princípios de valores humanos, pelo que nos remete aos desafios para a luta na apropriação de valores humanos universalmente aceites.
Caros compatriotas,
Devemos recorrer à nossa experiência do espirito da união em nossas lutas para removermos os entraves ao desenvolvimento da nossa sociedade. Devemos nos unir no repúdio a todas as formas de corrupção na nossa sociedade, porque a corrupção colide com os valores da dignidade humana e, por conseguinte, remete a sociedade à precariedade humana.

Devemos exaltar atitudes éticos e o trabalho no desenvolvimento da nossa sociedade para a consolidação da nossa liberdade real, confrontando sempre e com firmeza e rigor os idealistas da precariedade humana, combatendo todas as formas que desumanizam a nossa sociedade.
Devemos promover os processos da descentralização da máquina administrativa do estado para que nos partidos políticos não tenham lugar ideias da centralização na administração pública, porque a centralização encoraja a corrupção e leva toda a sociedade inteira à escravatura!
Viva o 25 de junho, dia da independência nacional!
Viva o trabalho para a nossa dignidade!
Abaixo a corrupção!

A todos os presentes, votos de festas felizes!
Muito obrigado
GostoMostrar mais reações
Comentar
Franzinho Soares
Franzinho Soares Discurso com sentido patriótico e boa vontade para uma sociedade livre de corrupção, nepotismo, oligárquico e de todo mal k enferma a sociedade Moçambicana. Bem haja líder carismático da origem macua.
GostoMostrar mais reações
· Responder · 25/6 às 17:09
MENSAGEM DO PRESIDENTE DO MUNICÍPIO DE NAMPULA, MAHAMUDO AMURANE, POR OCASIÃO DO EID UL FITR
Em meu nome pessoal e em nome do Executivo do Conselho Municipal de Nampula, endereço à V. excelência os meus mais respeitosos cumprimentos pela celebração do Eid Al-Fitr
Aproveito esta ocasião honrada, para esteder os mais sinceros parabéns para a Comunidade Muçulmana, especialmente aos residentes desta urbe, com a esperança de que Deus Todo-Poderoso os abençoe e lhes conceda boa saúde, progresso e prosperidade.

Ao terminar tomo esta feliz ocasião para expressar minha gratidão aos irmãos que têm feito orações e apoiado em todas vertentes para que o Municipio de Nampula seja uma cidade bela, limpa em progresso e que todos irmãos continuem permanecendo fiéis aos valores do Islã e defendendo sempre os desfavorecidos e os oprimidos. Bênçãos, paz, unidade e prosperidade!
Nampula, 25 de Junho de 2017
O PRESIDENTE
Mahamudo Amurane
GostoMostrar mais reações
Comentar
Denny Muinde Muinde
Denny Muinde Muinde Obrgad coroa em nome d todos irmaos muçulmanos e k Allaha ilumine teu caminho p sempre e ja mais deixe k espirito d corrupçao entre n tua alma pk o povo Moçambicano aguarda k um dia tomas este pais n qualidad d presidente d republica....pk este e o lugar k o senhor mereci.
GostoMostrar mais reações
· Responder · 26/6 às 21:18
Ali Omar
Ali Omar jazaka allah Edil de Nampula

Sem comentários: