PORQUÊ É QUE EU DESCONFIO DE FILIPE NYUSI?
Tenho visto, pelos meios de comunicação social nacionais, um spot publicitário produzido para disseminar a campanha eleitoral do candidato às eleições presidenciais pelo partido actualmente no poder em Moçambique, Filipe Nyusi. No mesmo, um denominador comum é apresentado aos eleitores: média dúzia de jovens a depor a favor do candidato dizendo “Nyusi, eu confio em ti”.
Achei a expressão muito interessante. Decidi então fazer alguma pesquisa instantânea em torno do conceito de confiança e as suas diversas nuances, para melhor perceber a extensão e a compreensão desse discurso propagandístico. Regra geral, confiança é um sentimento de segurança ou a firme convicção que alguém tem relativamente a outra pessoa ou a algo. Confiar pode também ser a crença de que uma expectativa sobre algo ou alguém será concretizada no futuro, tomando como base experiências e resultados anteriores que reforçam tal sentimento. Portanto, para se confiar em algo ou em alguém há que se ter necessariamente provas anteriores. Sem essas provas ou evidências, o indivíduo que tem de confiar em algo ou em alguém tende a basear-se apenas na informação dada (frases simples do tipo “Nyusi, eu confio em ti”), acabando por seguir potencialmente uma linha de pensamento longe da verdade.
Questões para reflexão
Como é que podemos estar seguros de que Nyusi será um bom Presidente da República? Apenas porque é o candidato do partido no poder? Ou porque já foi Ministro da Defesa? Ou ainda porque foi também um funcionário sénior dos Caminhos de Ferro de Moçambique? Ou porque foi Presidente do Clube Ferroviário de Nampula e com ele venceu o Campeonato Nacional de Futebol de 2004? Em sã consciência, estas “experiências e resultados anteriores” não reforçam convincentemente a confiança que Nyusi supostamente transmite. Todos os que têm olhos de ver sabem que a escolha de Nyusi como candidato da Frelimo às eleições presidenciais é resultado mais das dinâmicas internas de distribuição de poder naquele partido do que de qualidades pessoais de liderança e/ou de realização que ele possui. Era “inadiável” a hora de se designar um Presidente da República oriundo de uma região diferente da do sul de Moçambique e, porque dos históricos fundadores do movimento de libertação nacional “herdado” pelo partido Frelimo, um candidato oriundo do norte era o nome que se seguia. Poderosos lobbies internos foram activados para apandrinhar e promover Nyusi. Mais nada. Em paralelo, as provas de liderança de Filipe Nyusi são quase todas construídas com pilares de caniço. Ele foi Ministro da Defesa sim, mas todo o mundo sabe que este é um cargo para o qual o Presidente da República designa apenas pessoas de confiança política absoluta. Portanto, não estaria muito longe da limpidez da verdade se dissesse que não foi devido a qualquer elemento de competência técnica pessoal de Nyusi que ele foi nomeado Ministro da Defesa. Certamente que o mesmo não pode ser dito do cargo que Nyusi exerceu com funcionário sénior dos Caminhos de Ferro de Moçambique, devido à sua área de formação como engenheiro, mas o argumento morre de morte súbita ao se tentar relacionar com o facto de ter sido campeão nacional de futebol como dirigente desportivo. É que todo mundo sabe que qualquer clube ferroviário do país tem na sua estrutura directiva quadros de alto escalão junto dos Caminhos de Ferro de Moçambique – logo, estes cargos não são ocupados por competência dos seus usuários mas sim por cultura ou normas de protocolo interno - e, só por essa via, qualquer um dos seus dirigentes máximos não pode vir a ser um bom Presidente da República somente porque já venceu um e outro campeonato nacional.
Por outro lado, confiança também tem a ver com a familiaridade na forma de tratamento. Normalmente, nós confiamos “instintivamente” nos nossos pais, irmãos, parceiros, amigos ou colegas. Portanto, nas pessoas com as quais temos convivido no nosso dia-a-dia e com as quais temos tido relações profissionais, sociais ou afectivas. Ora, objectivamente, o povo moçambicano não tem nenhum laço de empatia com Filipe Nyusi anterior à sua escolha como candidato presidencial da Frelimo. As únicas pessoas que conheciam Nyusi, para além dos seus familiares e amigos, eram os seus camaradas na Frelimo e os colegas nos Caminhos de Ferro, no Ministério da Defesa Nacional e no Clube Ferroviário de Nampula. Só para relembrar, Nyusi era o pré-candidato menos cotado junto das massas partidárias da Frelimo e da opinião pública nacional, inicialmente. Foi literalmenteimposto aos demais pela centena e meia de membros que formam a elite dirigente da Frelimo junto da sua comissão política. Não foi por acaso que depois da sua escolha se orquestrou uma “estratégia consensual” de apoio e uma pesada campanha industrial de propaganda, sem memória no país, para a promoção da sua imagem bem como das suas “experiências e resultados anteriores”. É por aqui onde eu situo aqueles jovens que aparecem nos spots propagandísticos a testemunhar a sua confiança cega em Nyusi. É aqui onde eu situo os “amigos de Nyusi” em voga pelos meios de comunicação e redes sociais. Jovens que congelaram voluntariamente a sua consciência no frigorífico da confiança obrigatória em Nyusi, imposta pelas elites dirigentes e fabricada nos fornos de um consenso artificial vendido aos potenciais eleitores com requintes coloridos de unanimidade.
Concluindo, confiança supõe uma suspensão da incerteza relativamente às acções de algo ou de alguém em quem confiamos no futuro. Portanto, quando confiamos em algo ou em alguém, nos esquecemos plenamente de todo o mal que provavelmente nos possa vir a ser feito por sua causa. Quando alguém nos aparece a dizer que confia em Nyusi ou que quer que nós confiemos nele, nas telas dos nossos televisores, nas nossas ruas e mercados ou nos nossos murais nas redes sociais, está a dizer para enterrarmos toda e qualquer dúvida a seu respeito. Eu não sou tal idiota. Eu desconfio de Nyusi, particularmente por dizer que o seu manifesto eleitoral é integralmente a continuidade da governação presidencial anterior. É que a governação anterior alcançou níveis históricos de descontentamento popular (expresso pelos sistemáticos levantamentos e manifestações populares e pela viragem para a oposição nas últimas eleições autárquicas), para além de ter sido uma sucessão invariável de políticas públicas falhadas traduzidas na erosão da qualidade de vida, de ensino e de provisão de saúde dos cidadãos (lembre-se dos relatórios sobre o índice de desenvolvimento humano produzidos por instituições nacionais e internacionais), no descalabro da segurança pública (conflito armado entre o governo da Frelimo e a Renamo, recrudescimento do crime violento e de crimes associados à desigual redistribuição de riqueza), no triunfo da corrupção e o sequestro dos bens, recursos e serviços do Estado (envolvendo membros seniores do partido no poder), bem como no surgimento exponencial de ilhas de prosperidade (mansões, condomínios e complexos turísticos de luxo) cercadas por mantos oceânicos de pobreza extrema nas zonas urbanas, de expansão e rurais. Se confiar em Nyusi significa automática e cegamente votar nele e na continuidade disto, então prefiro desconfiar dele. E até começar a denunciá-lo.
GostoMostrar mais reações
106 comentários
Comentários
Spirou Maltese
Spirou Maltese Awene! Teu manifesto de indignação é formidável. Foi como fazer uma resenha do estado actual do país que esses jovens "confiadores" querem ignorar ou fazer aos seus "seguidores" tb esquecerem.
Kaldır
Gilda Jossias
Gilda Jossias moço vais ter poucos like's...
Kaldır
Andre Lobo Negro
Andre Lobo Negro eu creio que como ministro de defesa não teve tanto sucesso assim pork os conflitos iniciaram enquanto ele era com as ordem deles de mandar as FADM pra em casa do marechal Afonso Dlhakama.
Kaldır
Eddy Lumasai
Eddy Lumasai nao soh o povo,...os proprios camaradas.....apenas um punhado deles conhecia o ,.........boa parte conheceu no mesmo momento que nos conhecemos,....(tirando akeles que eram amigos proximos ou amigo do amigo lah dentro da matilha)
Kaldır
Spirou Maltese
Spirou Maltese Matias De Jesus Júnior isto merece outro tratamento alargado. Veja lá!!
Kaldır
Douglas Harris
Douglas Harris Observação sábia essa...
Kaldır
Chande Puna
Chande Puna Excelente.
Kaldır
Helton Muchidao
Helton Muchidao eu nao konfio
Kaldır
Djibra Mussa
Djibra Mussa N importa ter muitos like o mas importante e uma abordagem profunda individual...
Kaldır
Douglas Harris
Douglas Harris Bem dito Djibra Mussa...
Kaldır
Madlha Nhuku
Madlha Nhuku Parabens Lucia Gobe pela mente atrofiada e pobre q tu tens.
Kaldır
Diogo Teresa
Diogo Teresa estava a ver que andavas mto calado.
Kaldır
Nelson Livingston
Nelson Livingston "Jovens que congelaram voluntariamente a sua consciência no frigorífico da confiança obrigatória em Nyusi, imposta pelas elites dirigentes e fabricada nos fornos de um consenso artificial vendido aos potenciais eleitores com requintes coloridos de unanimidade". Esse país tem jovens e jovens. Xiiii!!!!
Kaldır
Eddy Lumasai
Eddy Lumasai yuuuuuuuuuuu @numan , a Lucia Gobe tem mente atrofiada e pobre so porque supostament ( nao sei se ela foi ironica ou nao) gosta da FRELIMO?????
Kaldır
Madlha Nhuku
Madlha Nhuku Ela esta' livre,Eddy Halla Madrid Lamasai.O que nao se pode admitir,e' ela querer arrastar consigo gente inocente para a pocilga
Kaldır
Francisco Pacheco Chigogoro
Francisco Pacheco Chigogoro eu desconfio dele e da frelimo desde do dia sai da barriga da minha mae.bando de mafiosos
Kaldır
Abou-Shakur Natooshi
Abou-Shakur Natooshi Edgar Kamikaze Barroso, falou bem e perfeito. Eu me revejo no seu pensamento e brilhante exposição.
Kaldır
Láilo Machava
Láilo Machava Eu sou suspeito para comentar este magnifico texto, se meia dúzia da juventude Mocambicana tirasse o cerebro do frigorifico e polo em funcionamento, como o fazes, este pais seria outro.. EU NÃO CONFIO EM NYUSI
Kaldır
Láilo Machava
Láilo Machava Eu nao posso confiar num manifesto que reza a "Continuidade e a Mudança", um manifesto que nao mostra o que sera feito, nao tras solucoes, um manifesto que endeusa os feitos do actual presidente, quem é daqui sabe o que foram os ultimos 5anos..
Kaldır
Láilo Machava
Láilo Machava Lucia, eu te entendo, é mesmo complicado tirar esse "chip" que tens no cerebro, siga em frente..
Kaldır
Rosa Cassiano
Rosa Cassiano Hehehehehe boa Edgar Kamikaze Barroso disseste tudo,nunca confiei e ja nem vai a tempo de confiar nesses cobardolas,lamento quando vejo a publicidade de jovens com uma vida e um futuro pela frente a gritar aquela meia duzia de bujardas,em troca de que submentem-se aquilo!!!ainda tem coragem de dizer quem nao é da Frelimo é com ele,putsss metem-me nojo...
Kaldır
Arlindo Anselmo
Arlindo Anselmo Grande reflexão, realmente o termo confiar está a ser mal implementado por alguns moçambicanos.
Kaldır
Spirou Maltese
Spirou Maltese Mar Judit Muhate espero que tenhas acesso a este texto. A propósito do teu último post vazio de sentido e lugares comuns no uso de palavras como mudança. Boa sorte e boa leitura.
Kaldır
Pires Artur
Pires Artur Os governos contemporâneos têm misturado elementos democráticos, oligárquicos e monárquicos em seus sistemas políticos.
Kaldır
Rosendo José Mate
Rosendo José Mate Eu confio em ti Edgar Kamikaze Barroso.
Kaldır
Mar Judit Muhate
Mar Judit Muhate Meu post, Sérgio Inácio!? Não percebi!
Kaldır
Spirou Maltese
Spirou Maltese Sim. Mas esquece e leia este.
Kaldır
Edgar Barroso
Edgar Barroso Boa tarde, amigos. Estou a acompanhar os comentários e agradeço pela vossa apreciação. Ando um pouco por fora dos debates eleitoralistas, Diogo Teresa. Creio não ter visto ainda nada de relevante que suscite a minha atenção. Com efeito, ainda não se começaram a debater os manifestos eleitorais dos candidatos e partidos concorrentes. Duvido mesmo que se façam, em função do que temos vindo a acompanhar na jovem história da nossa democracia. Queria apenas colocar um "ponto de ordem" em torno do perigo que expressões levianas e ditas de modo trivial pode desenvolver junto da opinião pública, em períodos decisivos como este.

O José Luís Sousa, por exemplo, colocou uma questão que pode abrir espaço para um debate mais útil em torno do perfil das pessoas nas quais confiamos os nossos destinos como país. Qual seria o melhor perfil? Certamente que elementos como "é filho da histórica Frelimo", o de ter exercido funções de elevada confiança política ou de ser resultado de "jogos de poder interno" perdem toda e qualquer relevância objectiva, aos meus olhos. Eu deixei subentendido o elemento COMPETÊNCIA. Referi-me às PROVAS DADAS (realizações concretas já feitas no passado) como líder. Poderia acrescentar a estes elementos o do CARISMA (capacidade natural de atrair, mobilizar e influenciar o povo).

A meu ver, Nyusi é um líder artificialmente construído. Sem a poderosa máquina e meios do partido Frelimo, ele é um tecnocrata qualquer que um dia foi nomeado ministro. Não necessariamente um fantoche, mas algo muito próximo de um boneco insuflado de perigosas certezas pela propaganda. Alguém que está a ser arrolado para ser a cara do nosso futuro e que aposta na continuidade da governação titubeante que temos vindo a testemunhar nos últimos dez anos. É isso o que nós queremos para a Presidência da República?
Kaldır
Avelino Namarrocolo
Avelino Namarrocolo Perfeito, parabens!
Kaldır
Mar Judit Muhate
Mar Judit Muhate Leia a biografia de Filipe Jacinto Nyusi em www.frelimo.org.mz, conheça o candidato, o único com perfil para conduzir Moçambique para o tal almejado desenvolvimento!
O Candidato Presidencial da FRELIMO, Camarada Filipe Nyusi, diz que o gás natural de Palma, na bacia do…
frelimo.org.mz
Kaldır
Abdul Ali
Abdul Ali Diante de muitos comentarios, dou a minha modesta opiniao:isto e como um campeonato de futebol, cada cidadao e livre de apoiar a equipe que quizer, agora nada de insultar adeptos de outras equipes, so porque a tua equipe nao ganha campeonato nenhum, vamos ser civilizados, os musicos por exemplo sao convidados nas campanhas e para fazerem dinheiro, quem sabe se aqueles jovens nao ganharam algum? A inveja mata irmaos. Por fim apelo a todos para o ENZ, apoiarmos o partido de todos MAMBAS
Kaldır
Djibra Mussa
Djibra Mussa Comparar a política com o futebol....Isto é sem dúvida o fruto podre das nossas indiferenças políticas...(não tem nada a ver).
Kaldır
Edgar Barroso
Edgar Barroso Boa tarde, Abdul Ali. Tens mesmo razão quando falas da liberdade que todos temos de ter as nossas próprias escolhas. Discordo da comparação. Eleições não são como um campeonato de futebol coisa alguma. É muito mais sério do que isso. E emitir as nossas próprias ideias não se pode reduzir automaticamente à inveja. De quem é que eu, por exemplo, teria inveja naquele spot? Dos jovens que aparecem a transmitir a sua confiança em Nyusi? Porquê?
Kaldır
Vagner Basilio
Vagner Basilio .
Kaldır
Donaldo Chongo
Donaldo Chongo Obrigado mano Edgar por colocar o dedo na ferida e acender uma vela no imaginário encizentado comum de todos os moçambicanos. E como diria Samora Machel: Aqui trava-se uma grande batalha, é dura mas temos que vencê-la.
Kaldır
EVanizei FaymanNeh SkarlLet
EVanizei FaymanNeh SkarlLet POSTE INTELIGENTE I VERIDICO
Kaldır
Toninho Tembe
Toninho Tembe concordo com este ultimo ponto do edigar, defacto o abdul deveria defib
Kaldır
Joefarman Manjate
Joefarman Manjate Se a oposicao fizesse isto ,continuamete,dentro e fora d periodo eleitorista tinhamos nao so o futuro mas n verdade tbem um presente risonho para todos!
Kaldır
Toninho Tembe
Toninho Tembe concordo com edgar o abdul deveria definir inveja para ver se a opiniao lucida trazida por edgar cabe la. eu acredito que nao, uma das questoes que tem me intrigado e o facto de muitos seguidores segos da frelimo e do seu candidato nao conhecerem o seu manifesto mas afirmam de viva voz sobre a confianca. entao politica e fanatismo nao sao mesma coisa. deve-se exigir mais dos nossos politicos para que eles se esforcem mais em trazer coisa com substancia e nao propagandas vazias que apelam ao fanatismo da geracao da viragem. perabens edigar pela lucidez. mas mil pensamentos do teu nivel a democricia nacional seria outra coisa
Kaldır
Antonio Martins
Antonio Martins A biografia do Nyussi não diz nada, porque ele é apenas um homem que vai ser guiado e ele diz bem quando diz que vai seguir a política anterior, isto quer dizer o quê afinal? O tio Guebas escolheu a ele por qualquer motivo que ele tem obedecer e com o bico bem caladinho, ele ainda não é nada e já anda metido em corrupção com os bens do estado na província de Manica. Como confiar assim? A corrupção já começa agora o que farà quando estiver no poder? É tudo venha a nós e mais nada.
Kaldır
Spirou Maltese
Spirou Maltese tem biografia jah???
Kaldır
Spirou Maltese
Spirou Maltese pergunto se ele tem consciencia do que esta ser-lhe dito assim...
Kaldır
Quisbe Ranguisse
Quisbe Ranguisse Maldito Homem que confia no outro Homem. A verdade é que ele ira dar continuidade para levar este Pais ao abismo. Os que dizem confiar nele e que comungam com o sofrimento da maioria do nosso Povo
Kaldır
Joefarman Manjate
Joefarman Manjate Democracia nao s compadece insultos, ela e a prospensao do melhor para todos ,factor nr1 para a nossa UNIAO e desenvolvimento humano e do pais! Fanatismo e a mais perigosa cegueira q o mundo conhece! No entanto, curavel!!!!
Kaldır
Jose Alexandre Faia
Jose Alexandre Faia O Kamikaze no seu melhor estilo ...
Kaldır
Quisbe Ranguisse
Quisbe Ranguisse Ele factor nr1 para continuidade
Kaldır
Julio Henriques Anamanga
Julio Henriques Anamanga Tens ciumes Kamikaze......afinal sabes pk agente diz k confia de Nyusi.
Kaldır
Mar Judit Muhate
Mar Judit Muhate Filipe Nyusi é um candidato comprometido com o povo e com o desenvolvimento do país. A sua campanha baseia-se num manifesto rico, profundo e realista, com ideias maduras e racionais. Não se esconde em ofensas (como as que vejo nalguns comentários e em campanhas de certos partidos) e nem faz campanha por conveniência, de conveniência ou com alicerce nos erros dos outros. Não procura despertar ódio nos eleitores, pois quer que eles estejam suficientemente serenos para perceber a sua mensagem, raciocinar e decidir, sem influencias emocionais. Admite que o actual Governo pode ter cometido algumas falhas, próprias de um processo de trabalho e compromete-se a corrigir o que ainda não se encontra acertado, a aproveitar as experiências positivas do actual Governo e a alavancar a economia do país, respeitando a lei, as instituições e os direitos dos cidadãos. As más línguas jamais destruirão a imagem do candidato da FRELIMO e terão de conviver com a frustração dos seus actos de escárnio.
Kaldır
Mar Judit Muhate
Mar Judit Muhate Cont. No dia 15 de Outubro, todo o eleitor, racional e comprometido com o desenvolvimento do país e bem-estar das populações, irá às urnas votar na FRELIMO e em Filipe Jacinto Nyusi, o único candidato com competência para colocar Moçambique na rota d desenvolvimento!
Kaldır
Spirou Maltese
Spirou Maltese Mar Judit Muhate estou a pedir te comportares como alguem que fez curso superior, que pensa, que debate, que contrapoe, que gosta de saber separar as aguas! NAO ME ENVERGONHE com esses posts secos e inuteis!! aqui nao ha populacao que nao sabe o que estamos a fazer!! aweneee!!
Kaldır
Poeta Levianno
Poeta Levianno a filosofia de confiança q se supoe existir,nas da desconfiança eminente no seio de quase todos que acompanharam a situaçao do pais nos ultimos 4 ot 3 anos,

a cadeira está a ser deixada com alguns ovos de desconfiança no acento,
...Daha Fazlasını Gör
Kaldır
Mar Judit Muhate
Mar Judit Muhate Sérgio Inácio, não sei por que é que a minha intervenção lhe envergonharia, sabendo que não é responsável por mim. Penso que o seu sentido de debate é diferente do meu. Se debater for sinónimo de concordar com tudo o que se escreveu aqui, então estou fora! Se for também deixar o meu ponto de vista/a minha posição em relação ao que se escreveu no post e/ou nos comentários, então peço que reveja o seu comentário, ilustre companheiro de trincheira! PS. Se ou meus comentários estiverem fora do contexto, penso que tinho direito a isso também, ou não!?
Kaldır
Spirou Maltese
Spirou Maltese eheheheh. judite nao sou responsavel por si infelizmente. senao nao fazias copy past dos manifestos e chegavas a cada mural que visitas e despejavas frases de ''lugares comuns''. veja o teu penultimo comentario. fico triste mas ok.. cada um sabe de si. debater seria muito bom e nao vir com ideias pre-concebidas e nao por nos mesmos, mas que parecemos um cao de pavlov. mas ok... entendo )as vezes) as motivacoes, minha companheira de trincheia!
Kaldır
Edgar Barroso
Edgar Barroso Interessante texto da Mar Judit Muhate. Pena mesmo é estar a emitir JUÍZOS DE VALOR baseados na afinidade política que tem em relação ao candidato Nyusi e ao seu partido, exercício igual ao feito pelos jovens que aparecem no spot televisivo a que faço referência no início deste post. Há, nas suas frases, a SUPRESSÃO DE FACTOS que consubstanciam Nyusi como "único candidato com competência para colocar Moçambique na rota de desenvolvimento". Isto é muito perigoso.

Com que bases a Mar Judit chega a esta constatação, por exemplo? O que é que faz com que qualquer um dos outros dois não possa ser alternativa credível ou melhor? E quem votar em qualquer dos candidatos diferentes de Nyusi não será racional nem estará comprometido com desenvolvimento do país e bem-estar das populações? Se não, justifique porquê... simples.

PS: Essa de achar que os que se recusam terminantemente a engolir papas propagandísticas feitas sob montanhas de vazio discursivo são "más línguas" que querem destruir a imagem do candidato do partido no poder é reflexo da cristalina fragilidade da mesma. Mas é mesmo o que o Sérgio Inácio disse, aqui não há população que não sabe o que estamos a fazer. Nem deve haver, para o bem e a supremacia da verdade. É preciso abanar as estruturas movediças dessas mentiras públicas, apresentadas e incutidas ao povo como dogmas de irrecusável dúvida.
Kaldır
Stelio Chipasso
Stelio Chipasso Aki em mocambique existem dois tipos de pessoas, as que aceitam o mal dizendo k esta bem e os que ve o mal e dizem k esta mal.
Kaldır
Spirou Maltese
Spirou Maltese eu confesso que nem leio ate ao fim o que ela posta. sinto que estou a ler um manifesto dum partido comunista do principio do seculo 20. tantas certezas nao eh possivel!!
Kaldır
Mar Judit Muhate
Mar Judit Muhate Não fiz copy e past de nada, Sérgio Inácio (não aqui - isso só faço no meu mural) e entendi que debater, para si, é concordar com todos os absurdos ditos até por quem só escreveu insultos! Até parece ditadura, coisa bastante repugnante!
Kaldır
Spirou Maltese
Spirou Maltese heehheeh. nao eh isso. eh vc ripostar. rebater cada ponto. se nao, entao nem devias postar o que esta la acima: manifestos politicos... ora imaginemos que nao estivessemos em campanha eleitoral. na certa vc nao iria ''debater'' com esses textos. pois: o que eu gostave era de vc falar por si sem estar a fazer campanha aqui. nao eh dificil.. por exemplo desde que pus-me a te chamar a razao nao recorreste ao manifesto. eh um passo. esquece o manifesto e raciocine.
Kaldır
Spirou Maltese
Spirou Maltese p.s. podes te inspirar nele isso eh valido.
Kaldır
Edgar Barroso
Edgar Barroso Mar Judit Muhate, qual é o insulto que viste no post?

Seria pertinente que respondesse às questões que os teus argumentos levantam, se quiseres realmente debater ideias. O post convida a isso. Repare: eu disse que há jovens aparecendo naquele spot te
levisivo a dizerem pura e simplesmente que confiam em Nyusi. Não o dizem porquê. E dizem também que deveremos confiar em Nyusi, mas não o dizem também porquê... Tu avançaste aqui que Nyusi é a única escolha racional e comprometida com o desenvolvimento. Não estás a dizer porquê.

No post eu perguntei se deveríamos votar em Nyusi apenas porque é membro do teu partido. Ou apenas porque já foi um dos ministros de maior confiança do Presidente cessante. Ou somente porque vai continuar com o que temos vindo a assistir nos últimos 10 anos (onde salientei o colapso das políticas públicas, do fortalecimento institucional do Estado, a injustiça social, a agudização da pobreza real, a apropriação elitista da riqueza nacional, etc).

O que é que Nyusi apresenta como mais valia pessoal? O que é que vai trazer de novidade? Quais são as provas ou evidências disso, para que partilhemos da mesma confiança que tu e os teus camaradas pretensamente sentem?
Kaldır
Álvaro Xerinda
Álvaro Xerinda Bem estar
Kaldır
Eddy Lumasai
Eddy Lumasai Tsc Sérgio Inácio e Edgar Kamikaze Barroso deixem as pessoas trabalharem pelos seus "PAO NOSSO DE CADA DIA" ,....o que eh isso de debater? ripostar? falar coisas com sentido!?!? onde virao isso em Mocambique? da dinheiro isso? constroi casa isso?? comp...Daha Fazlasını Gör
Kaldır
Mar Judit Muhate
Mar Judit Muhate Edgar kamilaze Barroso, eu admiro que se preocupe em obter esclarecimentos de quem não esteja a ofender a Nyusi (n sou a primeira, pelo que vejo nos comentários - alguém comparou o futebol ao jogo político e a reacção foi feita para fazer acreditar que esse alguém houvera estabelecido uma equivalência entre as 2 realidades). Seria bom que também procurasse perceber por que motivo é que o estão a chamar de corrupto (vide os comentários). Se está a moderar, com isenção, diferentemente de quem, como eu, está a revelar a sua preferência por Nyusi, é bom que estenda os seus questionamentos a todos. Continua
Kaldır
Mar Judit Muhate
Mar Judit Muhate Cont. Já agora, digo-lhe que li o que os outros candidatos apresentam como sendo o seu "eu" e a sua proposta de governação, fiz uma análise comparativa, considerei a realidade do país, a consistência dos partidos que sustentam as diferentes candidaturas, a região na qual Moz se encontra inserido, a conjuntura jurídica, política e económica global, os discursos durante a campanha, as estratégias usadas, no terreno, para fazer contornar os obstáculos e cheguei à conclusão de que a melhor oferta é a feita por Nyusi!
Kaldır
Mar Judit Muhate
Mar Judit Muhate Quanto aos insultos, Veja os comentários (presumo que ainda ai estejam). Ou não os terá lido!?
Kaldır
Spirou Maltese
Spirou Maltese como chegaste a essa conclusao se ainda estamos com apenas 10 dias de campanha? sera que analisaste os outros candidatos? questionaste a todos? rebateste e procuraste saber o que eh mudanca que um diz se eles dizem que vao continuar no mesmo diapasao? eishhh nakhonada
Kaldır
Mar Judit Muhate
Mar Judit Muhate Sérgio Inácio, pah! Manifesto serve para quê!? Recordo-o que esta não é a 1a eleição da qual os outros 2 participam e, diga-se de passagem, estão todos com a imagem de sempre, sem muito por oferecer!
Kaldır
Marcelo Machava
Marcelo Machava Tudo o que vem da Frelimo e nauseabundo
Kaldır
Spirou Maltese
Spirou Maltese hehehe... serve pra vc se inspirar e estudar e criticar. so assim vais ajudar. mas chegar aqui e acola e vomitar como vinhas fazendo, nao ajuda nem ao candidato... a nao ser que facas parte do comite de campanha indicada pra isso. eheheheheh.. mas nao sei se notaste que ''melhoraste''? ja nao usas aqueles textos memorizados.
Kaldır
Mar Judit Muhate
Mar Judit Muhate Bem, há muita baixaria por aqui e isso não faz parte de mim. Quando saírem do mato, poderá voltar a chamar-me, Sérgio Inácio!
Kaldır
Spirou Maltese
Spirou Maltese ehheeheh estamos no mato assim..? eheheheh isso eh insulto ou tas a ser civilizada?
Kaldır
Júlio Mutisse
Júlio Mutisse Edgar Kamikaze Barroso obrigado por só desconfiar! Fica claro que não o rejeita e se forem clarificados os motivos da sua desconfiança votas nele. Certeza que a sua preocupação chega lá! Obrigado.
Kaldır
Joefarman Manjate
Joefarman Manjate Com todo respeito do mundo pr todos os intervenientes deste saudável debate(queira eu que todos os sport d conteúdo nacional merecessem tratamento semelhante) sabem q se Mocambique tem algo de errado únicamente provem indiscutivelmente do uso da Confia...Daha Fazlasını Gör
Kaldır
Joefarman Manjate
Joefarman Manjate O nosso passado mantêm muitos concidadaos presos no automenospreso do tipo quem sou eu para questionar o que os "chefes" fazem ,por outro lado ,mais grave até ,atentam às liberdades de outros para que se sintam como eles e entao deixem de questionar a realidade que se vive no país! Isto É perigoso! Moz pode ser um verdadeiro paraiso ,basta , que todos nós tenhamos palavra no falar e no fazer!
Kaldır
Hércio Chuquela
Hércio Chuquela Com licença

Se realmente o Nyussi carrega consigo os ideias do seu antecessor, há que se esperar grandes realizações


Foi durante os dois quinquênios que uma nova roupagem revestiu a pérola do Indico, embora na tenha sido lindo, mas foi um tecido melhor que a pele que nos cobria.

Os Aeroportos de Maputo, Nacala e Vilanculo, o estádio Nacional, a Reversão da Cahora-Bassa, a Circular, a Vila Olímpica, a ponte de Caia sobre o Rio Zambeze, a Gigawatt em Ressano Garcia, a Vale e o Rio Tinto, os 7 milhões alocados aos distritos (embora mal usado pelos compatriotas), acho que são dados suficientes para jogar seguro!!!!!!!!

Eu não confio no Nyussi, mas acredito que ele pode trazer o melhor que Moçambique precisa

Com licença!!!!!
Kaldır
D Sousa Maluah
D Sousa Maluah Eu desconfio
Kaldır
Elvino Dias
Elvino Dias Edgar Kamikaze Barroso, escreves muito bem. um argumento bem fundamentado
Kaldır
Gulumba D. Mutemba
Gulumba D. Mutemba Até a propria frelimo nao confia no nhussi,porque se confiasse guebuza nao precisaria de comprar votos dos membros do comité central,a favor do nhussi.
Kaldır
Joefarman Manjate
Joefarman Manjate Eu preparei o meu para aguentar qualquer embate ,prq n verdade um e só um dos três será presidente deste infeliz país! Mas sinceramente ,continuidade? Nao gostaria !
Kaldır
Américo Matavele
Américo Matavele Joefarman, entao gostaria de estaticidade?
Kaldır
Eusébio A. P. Gwembe
Eusébio A. P. Gwembe Edgar Kamikaze Barroso, actualmente com a foto de perfil de Afonso Marceta Dhlakama não confia em Filipe Nyusi. Interessante, bro
Kaldır
Naine Mondlane
Naine Mondlane Ainda nem as urnas fomos e ja dzem k o msm "Ganhoi"? ehhehheh... Deketaa
Kaldır
Max Mc
Max Mc "...particularmentepor dizer que o seu manifesto eleitoralé integralmente a continuidade da governação presidencial anterior." Meteu água o gajo.
Kaldır
Joefarman Manjate
Joefarman Manjate Amigo Américo Matavele! Se o desenvolvimento implica que um grupinho de concidadaos transformem-nos em bois da charrua ou seus escravos ,negar todos os direitos de uma existência condigna a seus concidadãos ,isto é fazerem-te escravo como têm vindo a f...Daha Fazlasını Gör
Kaldır
Carlos Manuel Pinto
Carlos Manuel Pinto É que isto só acontece em Moçambique! A confiança é algo que se conquista com atitudes e acções concretas mas, parece que no partido no poder, regra geral, ela é comprada e vendida as vezes de graça ( para a maioria dos pobres "mentais"), as vezes com boa mola. A minha não foi conquistada, ainda, deve estar a espera da mola!
Kaldır
Al Sah-him Lk
Al Sah-him Lk Do anonimato a popularidade e confiança plena do seu povo que conviveu e nao na mesma cabana ou trincheira. ha uma certeza absoluta de boa liderança por parte dos crentes daquela religiao de nome Nyussi . e onde ha crença tem havido fe, por isso se acredita nos seus feitos anteriores mesmo sem se ter presenciado e nem visto pela "parte massa" significativa que hoje diz: "Nyussi confio em ti". Enfim, "confio em todos os candidatos mas em nenhum" pois nenhum deles leva a verdade ao povo. abraços.
Kaldır
Arnaldo Tembe
Arnaldo Tembe O que seria Mocambique senao um colonato portuga, o que seriam hoje a maioria dos mocambicanos senao uns cegos seguidores da assimilacao portuguesa senao fosse a crenca e confianca que tiveram por Eduardo Mondlane logo na primeira hora? aprendam de um...Daha Fazlasını Gör
Kaldır
Joefarman Manjate
Joefarman Manjate Ummm? Hêi bava Arnaldo Tembe! Deixe Maõdlana em paz ,SAMORA em paz , Chissano na Vontade e Gebuza tbém na sua e olha pra o presente e pergunte-se se vale apena continuidade ou ...sabe este diálogo lembra-m o q um reitor alguma vez disse" este partido só dá partir-se a meio" nao sao minhas mas d um académico ,estas palavras!
Kaldır
Joefarman Manjate
Joefarman Manjate Arnaldo Tembe !Mas sabe q vc esta a insultar os mocambicanos ? Com todo o respeito e admiracao q merecem tds as figuras mencionadas , mas , papa estã a dizer q o colono ns evoluiu ? Acho q nao entendi bem! Por outro lado tás a dizer k s Moc nao tivesse nascido estes nossos tres herrois Moz nunca se libertaria d colonialismo portugues?! Acho k n entendi bem!
Kaldır
Arnaldo Tembe
Arnaldo Tembe Alias, acrescento o seguinte: Guebuza o construtor e obreiro da consolidacao da Paz.
Kaldır
Arnaldo Tembe
Arnaldo Tembe Agora meu caro Joefarman Manjate. Se alguem quer partir alguma coisa ao meio ou algum partido ao meio procure outro e nao o o Glorioso e Cinquentanario Frelimo.
Kaldır
Neidy Tinga
Neidy Tinga Edgar Kamikaze Barroso concordo com o que tu dizes no poste... e me pergunto o que foi q ele fez para que estes jovens confiem e acreditem que ele trara novas mudancas? Tendo em conta que ate agora so percebi que ele continuara com o legado anterior. Me pergunto tambem ele e jovem porque nao mudar e construir um legado que valha a pena ele ganhar os jovens com o tanto procuram para si...
Kaldır
Spirou Maltese
Spirou Maltese Ele é jovem!?!?!
Kaldır
Neidy Tinga
Neidy Tinga Sérgio Inácio o considero sim. 53? E parece ser tambem um jovem la na frelimo....
Kaldır
Neidy Tinga
Neidy Tinga Posso estar errada s
Kaldır
Imtiaz Vala
Imtiaz Vala Eu pior estou cansado de assistir disparates que alguns candidatos presidenciais proferem em pleno público e a luz do dia com agravante de ter deixado uma cidade sem liderança durante 45 dias e ainda vem outro duas semanas depois e após assinatura do acordo da mola pra si e seus correligionários.Em fim são os políticos que temos,disparates atrás de disparates.
Kaldır
Spirou Maltese
Spirou Maltese Entao somos todos jovens! Não ha velhos aqui neste pais!!
Kaldır
Joefarman Manjate
Joefarman Manjate Entao ninguem é inimigo de ninguem mas à procura do melhor "para todos nós sem mais exclusao"!
Kaldır
Arnaldo Tembe
Arnaldo Tembe Neidy, expondo suas ideias eh que se melhora: De acordo com os estatutos da Frelimo eh considerada jovem a fasquia dos 18 aos 35. Todavia, existe uma pratica milenar que diz: Jovem eh quem se sente, actua e eh avaliado pelos que lhe rodeiam como tal, porque embuido de atitudes e comportamentos conducentes a melhoria da vida da maioria : JOVENS
Kaldır
Muzila Wagner Nhatsave
Muzila Wagner Nhatsave isso tudo que estas a dizer Edgar Kamikaze Barroso, vamos ver depois do dia 15. mas louvo este teu esforço em esmiuçar o candidato da FRELIMO, é o unico até agora que fala e faz algo para que de facto sej analisado.isso prova uma coisa, o homem esta a trabalhar e não se esta a esconder em criticas, insutos e demagogias como os outro que ao invés de dizerem ao povo o que pensam em fazer para melhorar a vida do povo perdem seu tempo a atirar pedras aos outros. ESTAMOS no bom caminho. Quanto a questão de ser presidente por questão protocolar isso é mentira. o presidente do ferroviario é executivo. sendo um clube pertencente a uma empresa é mais do que normal que seja dirigido por um funcionario dessa empresa. o presidente participa na gestão diaria do clube. Tu não o conheces por isso não é bom que des teus pensamentos como verdade. este homem é metódico e com grande veia gestora, não só organizou o ferroviario de nampula , COMO TAMBÉM O DE MAPUTO, onde só saiu quando foi nomeado ministro da DEFESA, onde por inerencia disso ajudou o Madjedje a subir de divisão e a organizar-se. BRO respeitando a tua opinião como sempre, gostaria também de lhe fazer um pedido. Fale do seu candidato e convença-nos a votar nele.
Kaldır
Juno Max
Juno Max Me surpreendo bastante com o que dizem alguns compatriotas, de facto, eles não têm papas na língua quando se trata de transmitir a sua segurança de conhecimento quanto ao passado e quanto ao futuro, é como se de visionários se tratasse! Falsos profetas! Ou talvez fingem não saber dos verdadeiros factos que traçaram a História deste país!
Como diz um pensador, os políticos não querem um povo que questione as suas decisões, não querem um povo que dê opiniões e que pare por um instante para reflectir sobre o estado da governação!
Eles querem um povo obediente, que cumpra com seus deveres e que nunca reclame sobre a sua situação actual, ou por outra, que confie cegamente neles!
Kaldır
Arnaldo Tembe
Arnaldo Tembe Como concordancia ao que o Muzila disse , J.S. Nobre diria: "Tem sido sensivel ao que os outros pensam e dizem de si .Esta completamente enganado. Enquanto se importar com os juizos alheios ou com a maledicencia dos outros esta a deixar-se medir. Seja a medida de si mesmo e deve convencer-se de que a sua consciencia eh o termometro moral e espiritual".