segunda-feira, 31 de julho de 2017

Era tao bom que o Meu Candidato pudesse participar num Debate Televisivo.


Os debates televisivos entre os principais candidatos presidenciais têm sido um dos principais atractivos das campanhas presidenciais em muitos países do mundo. Normalmente, os candidatos são indivíduos com elevado sentido de Estado que, divergindo embora radicalmente do outro concorrente, tratam-no no entanto com a dignidade e deferência que um semelhante merece.
Daqui de Mabote onde me encontro, tenho muito mais tempo para ver televisão à noite. Assisto quase que na íntegra os Diários de Campanha da TVM e tenho constatado um facto curioso. Um dos candidatos presidenciais nunca se refere aos seus concorrentes, nem aos seus Partidos. Com sentido de Estado invulgar, expõe com serenidade, com honestidade, as suas opções de governação. Fa-lo sem demagogias, sem populismos e sem promessas irrealizáveis.
Porém, o outro candidato, os militantes do seu e do outro Partido chamam ao primeiro candidato e seus correligionários nomes abaixo de ladrão. Pensando, quiçá, que o termo "comunista" seja um insulto, repetem essa palavra com caras e aspecto de quem pronunciou a mais abjecta invectiva. Esse candidato e os outros adversários não têm sequer qualquer pudor em faltar à verdade (ouvimos, atônitos, o membro sênior do MDM, o doutor Rongoane, a ensinar-nos que Kamba Simango, o conhecido proto-nacionalista moçambicano falecido em Accra, era bisavô de Daviz Simango!!!! Uma enormissima mentira). O tempo que dedicam a expor os seus programas de governação é mínimo, se comparado com aquele que desperdiçam e vilipendiar o primeiro candidato e os seus correligionários.
Será que poderia ser considerado um acto responsável que o Partido do primeiro candidato o deixasse ir a um debate televisivo com tais adversários político? E permitir que, depois de ele haver exposto com equanimidade, com serenidade, o seu pensamento político, receba dos outros participantes do "debate" respostas esclarecidas como "basta, seu corrupto!"' "Essa barriga grande é dinheiro roubado" (como se eles fossem magros), "estamos cansados de ser roubados", podendo acontecer que quem faz esta última interjeccao tenha, no seu parque, um número invulgar de viaturas? Nao seria de esperar que, para proteger a dignidade ameaçada do primeiro candidato, o seu Partido vetasse a sua participação num tão (previsivelmente) esclarecido, inteligente e barulhento debate?
Veja-se que há um candidato que nao entrou ainda na liça! Mas, conhecendo o seu rico vocabulário político de campanha anteriores, teríamos poucas duvidas de sugerir que, com a sua participação, o tal ambicionado debate ganharia muito em substância e em qualidade!
Era tão bom que o meu Candidato pudesse participar num debate normal!
102 comentários
Comentários
Bayano Valy
Bayano Valy estás a sonhar muito. a não ser que a frelimo tenha mudado a sua política com relação aos debates, isso não vai acontecer.
seria muito bom. talvez aí pudesse saber o que pensa o tal candidato porque até aqui, só os membros é que conseguem ver a tal coerência.
Gerir
Guilherme Paulo
Guilherme Paulo Nao sei mais na minha percepção os outros candidatos nao se rebaixariam tanto assim ate o ponto de usarem essas expressões proferidas no texto
Gerir
Egidio Matsinhe
Egidio Matsinhe Nunca estive claro em relacao a figura que deve promover estes debates na Tv que sao no meu entender muito importantes para conhecermos os candidatos que querem nos governar e o que realmente querem nos governar. Ficavamos todos a ganhar assistindo a capacidade de apresentacao de um programa e de defende lo com factos em deterimento de sonhos irrealizaveis de aventureiros politicos que polulam nas telas nas nossas televisoes.
Gerir
Osvaldo Faquir
Osvaldo Faquir Pois. Seria óptimo porque através da campanha não se consegue descobrir qual é a agenda da oposição. Dos insultos já estamos cansados. Até o meu filho de 4 anos é corrupto porque canta Nyusi. Haja paciência!
Gerir
Joanguete Celestino
Joanguete Celestino Já é tempo de cada um dos candidatos nos mostrar as suas idéias num debate televisivo em directo.
Gerir
Mebanze Joao
Mebanze Joao vamos ao debate televisivo
Gerir
Paul Fauvet
Paul Fauvet Lembro-me que, em 1999, TVM queria organizar um debate entre Joaquim Chissano e Afonso Dhlakama, Chissano aceitou prontamente e Dhlakama rejeitou.
Gerir
Renildo Braz
Renildo Braz Gabriel Muthisse, estaa a prestar assessoria mahala ao segundo candidato!!? "Era tao bom que todos os candidatos pudessem participar num debate televisivo".
Gerir
Inacio Chire
Inacio Chire Minha sugestão é que se fizessem debates temáticos. Evitaria "os desvios" de que Gabriel Muthisse faz referência e seria "muito mais esclarecedor" e útil. Bayano Valy acredito que Muthisse possa influenciar a ida de seu candidato a tais debates.
Gerir
Elidio Cuco
Elidio Cuco Ja eh tempo dos nossos candidato mudar sua forma de fazer campanha, ja que se fala muito de mudanca, seria bom que os tres candidato podessem discutir os seus projectos de governacao em directo na tv, com linhas abertas, porque todos ideias devem ser ouvidas.
Gerir
Manuel J. P. Sumbana
Manuel J. P. Sumbana Acho que em qualquer debate há regras pré-estabelecidas a que os debatentes aderem. E as perguntas podem ser recolhidas com antecedência. E as audiências podem ser também seleccionadas e por convite...
Gerir
Eduardo Chichava
Eduardo Chichava Uma coisa é debate e outra, bem diferente, é andar aos insultos a coberto de debate. Essa é a prática em muitas dos civilizados. A nossa realidade é outra. Para que acompanha os diários de campanha (TVM e STV) sabe do que estou a falar. Fazer campanha é expor as suas ideias de governação e não andar aos insultos e maldizeres ao adversário. Que venha o debate, mas sem insultos.
Gerir
Manuel J. P. Sumbana
Manuel J. P. Sumbana Penso que durante as autárquicas houve sugestões de debates. Não me lembro quantos mas parece que em alguns os candidatos gazetaram à última hora...
Gerir
Gabriel Muthisse
Gabriel Muthisse Guilherme Paulo Zavane, como poderia saber que eles nao se rebaixariam? Portam-se com dignidade de Estado no resto da campanha?
Gerir
Elidio Cuco
Elidio Cuco Estamos a construir um pais em que a diabolizacao do outro esta se torna normal, nao apenas por parte dos actores politicos, mas tambem dos nossos fazedores de opiniao. por isso tens todo razao Eduardo Chichava.
Gerir
Bayano Valy
Bayano Valy claro que percebi. mas duvido que alguém pudesse "insultar" a dignidade do teu candidato. até porque quem insultasse, sofreria a incúria popular. acho essa uma desculpa polida.

ps: noto que usas muita percepção selectiva. conheço o candidato que todos os dias fala dos que nos querem dividir, que são tribalistas, etc. portanto, não é verdade que não fala dos outros.
Gerir
Manuel Amaral
Manuel Amaral Concordo plenamente com Camarada Chefe e Dr Muthisse...
Gerir
Eduardo Chichava
Eduardo Chichava Agora veio me à memória o debate televisivo entre os candidatos ao município da matola. O Ronguane não deixava os outros falarem. É possível ter debate assim?
Gerir
Miloca Sandramo
Miloca Sandramo Seria interessante...Se os outros partidos e os seus candidatos fossem maduros o suficiente e entendessem o q se pretende c o debate...pelo q vejo na tv desde q iníciou a campanha principalmente em NPL (pautaram por insultar ou melhor atribuir adjectivos ofensivos aos camaradas

Deixar claro q a minha observação n tem haver c o facto d ter cartão vermelho. Mas sim, por aquilo q venho acompanhando.

Em principio os partidos e os seus candidatos devem expôr os seus manifesto eleitoral em vez d falar d pessoas q estam no poder ...ou tem barriga ou n tem...( A barriga d este ou daquele n pode ser preucupação d um candidato a Presidência d Republica...deixem esse assunto ser preucupação p esposa) SE FOR

Por isso, camarada Gabriel Muthisse, n sei s daria certo...
Gerir
Manuel J. P. Sumbana
Manuel J. P. Sumbana O que é que é boa ideia Miloca Sandramo?
Gerir
Manuel J. P. Sumbana
Manuel J. P. Sumbana Eu não percebi. O Gabriel Muthisse não é a favor do debate?
Gerir
Joao Salvador Delfin Juma
Joao Salvador Delfin Juma ensinen-nos vos como mais velhos nao so em idade mas sim em convivencia politica, a ser mas claros nos vossos futuros programas de governacao pra o amanha " visao@missao" bem haja um debate saudavel e construtivo ao bem da nacao e suas geracoes vindoiras.
Gerir
Honorio Vaz
Honorio Vaz Na minha percepcao, uma coisa e um debate televisivo equilibrado, o sentido de que dignidade dos candidatos, outra coisa seria uma imitacao grotesca de um debate onde, de facto alguns dos painelistas, nem para oradores de barraca merecem distincao. Concordo plenamento com o vosso ponto de vista.
Gerir
Gabriel Muthisse
Gabriel Muthisse Essa é sua opinião Bayano Valy. Acha que o Partido que apoiou nas autárquicas faz uma campanha com civismo! E que tendo aquela atitude que vemos regularmente na campanha, isso valorizaria o debate. Eu penso o contrário. E se nao tem uma atitude que eu considero aceitável no dia a dia, nao tenho como supor que teria uma atitude diferente no tal dialogo.
Gerir
Gabriel Muthisse
Gabriel Muthisse Nao tenho como ser a favor do debate com discurso tão atípico que vejo na oposição. Quando me aperceber que ser oposição nao ee denegrir o outro, ee ter opções de desenvolvimento diferentes, serei a favor, Manuel J. P. Sumbana.
Gerir
Gabriel Muthisse
Gabriel Muthisse Ademais, existe aquilo que ee BOM SENSO numa campanha. E, para mim, Manuel J. P. Sumbana, BOM SENSO, ou seja, SENSO COMUM, ee uma regra incontornável. E do mais elementar bom senso respeitar um candidato e um Partido que pode ser poder. Acusações gratuitas, insultos e gritos ee tudo menos respeito.
Gerir
Hélder Dos Santos Majorntakarikwa
Hélder Dos Santos Majorntakarikwa Era muito importante haver esses debates televisivos,radiofonicos,mas muitas das vezes os proprios moderadores são muito tendenciosos isto provocando mau estar durante alguns debates.mas há um facto atomar em conta,os candidatos não si podem si olhar c...Ver mais
Gerir
Bayano Valy
Bayano Valy pois é a minha, Gabriel.
agora, um: posso mostrar casos de falta de civismo do partido frelimo. pelo que, nem deve ser por aí. seria triste se pensasses que por causa do comportamento de um membro o líder desse partido assim se comportasse.
conforme
disse, essa é uma desculpa esfarrapada para se furtar ao debate.
dois, não sei de que atitudes falas. isso tu é que sabes.
três, o argumento que apresentas para que o candidato se furte ao debate é falacioso.
Gerir
Henoch Jemusse
Henoch Jemusse Sugeria que esse DEBATE fosse em Directo em todas televisoes, com os seguintes Jornalistas:

Jeremias Langa;

Simiao Ponguane; e
Bordila Muhala.
Gerir
Nhecuta Phambany Khossa
Nhecuta Phambany Khossa Sobre Kamba Simango, referenciado no post e que Rongwane falou tanto dele, importa lembrar que o Governo Moçambicano o reconheceu como nacionalista e o eternizou com a atribuição do seu nome a uma rua da cidade de Maputo (em zona nobre) que parte da avenida kwame nkrumah até ao HCM. Por isso, não colhe o argumento do ilustre Dr. Rongwane quando acusa o Governo de nada ter feito para o reconhecimento daquele nacionalista moçambicano.
Gerir
Macauze Evaristo
Macauze Evaristo O debate, esse sim seria bem vindo! Ontem falei disto com alguém aqui na rede social. Gostaria de ouvir e ver estes nossos candidatos a defenderem com a+b às suas candidaturas!!! Engana se aquele que pensa que o A sairia melhor que o B ou C... O que está faltando pra que isso aconteça???
Gerir
Gabriel Muthisse
Gabriel Muthisse Pois, Nhecuta Phambany Khossa. Algumas pessoas que nao lêem e que, ao que parece, só recentemente tomaram conhecimento da existência desta importante personagem, apressaram-se a ACUSAR que "o regime" havia escamoteado a sua existência por ser "do centro". Quando vários livros e a toponímia moçambicana a ele se referem. Um dos mais completos testemunhos biográficos sobre Kamba Simango foi dado por Pascoal Mocumbi.
Gerir
Manuel J. P. Sumbana
Manuel J. P. Sumbana Gabriel Muthisse, só posso discordar de si nesse aspecto. Os organizadores (painel) e os candidatos podem acordar nos moldes de debate. Os candidatos até podem acordar na composiçâo do painel e vetar os elementos da audiéncia. Nâo vejo risco de falta de civismo nisso. E esta seria uma boa oportunidade para todos ouvirmos em simultáneo os candidatos principalmente se este for difundido pela rádiao.
Gerir
Roberto Tonissai
Roberto Tonissai Na minha opinião acho que aqui ha um grande desafio de provarmos todos aqueles que duvidavam que os moçambicanos nao tinham capacidades de resolver o recente conflito. Somos chamados todos a mostra a nossa Unidade Nacional. Mostramos que podemos ir para mais além no mesmo barco. .. Sul, Centro e Norte=Moçambique. Indo ao assunto do debate, acho que já é tempo de implementação, ja passam cerca de 5 eleições o que significa possuir maturidade suficiente para que promovamos esse tipo de democracia. .. o candidato que nao adereir o povo sabera julga-lo porque ja tem maturidade suficiente para tal. Viva Unidade Nacional e viva a Paz....
Gerir
Jeremias Mondlane
Jeremias Mondlane concordo consigo Dr Muthisse, ao que deixa transparecer 'e de um debate de ideias onde o cerne das questoes se prendem com a vida futura de um povo. este que tem uma visao do hoje e do amanha, e nao a vida das pessoas. e o que mais me incomoda, sao intelectuais que mais injuriosos se afiguram, lamentavel, mas me acomoda a ideia de so se circunscreverem a circulos de pequena dimensao. eu tenho estdo a aprender que se alguem segue insistentemente em contramao, o remedio, ou antidoto 'e a razao que esta mesma pessoa se recusa ver.
Gerir
Helder Hugo
Helder Hugo Concordo com todos os posicionamentos aqui arrolados e respeito-os. Apenas lamentar o posicionamento do meu compatriota Osvaldo Faquir, se o filho assim se dirige para pessoas que mal conheci entao reflete a fraqueza de Senhor Osvaldo Faquir como encarregado e educador porque isso que o seu filho faz e falta de respeito. Por favor eduque o seu filho para melhor se dirigir a pessoas mas velhas e de quem ele nada sabe. Passar bem.
Gerir
Osvaldo Faquir
Osvaldo Faquir Hélder Hugo,
Não vejo falta de educação no meu filho. Ele só canta Nyusi porque eventualmente se identifica com ele. Mas quem sou eu para entrar na cabeça do Hélder e descobrir o que acha má educação? Eu também canto Nyusi, mas não sou corrupto porque
faço isso. O que disse, e o Hélder Hugo não percebeu, é que o debate seria interessante para exporem as suas ideias e não andarmos aí aos insultos. Nem vejo corruptos como a oposição vê. Ou o Hugo também vê! Contudo respeito a sua belíssima e grandiosa opinião a meu respeito. Passar bem?
Gerir
Cremildo Da Silva Madeira
Cremildo Da Silva Madeira Tenho assistido este tipo de debate nos outros paises. No meu ponto de vista, vejo que, ainda nao estamos preparados para encarrar com normalidade este tipo de debate, porem, futuramente podera ser aplicada gradualmente.
Gerir
Roque Loforte
Roque Loforte Quanto a um eventual debate televisivo com participacao dos 3 Candidatos Presidenciais, subscrevo a opiniao do MUTHISSE. Um eventual debate a tal nivel poderia desaguar numa troca de PALAVROES indesejaveis e desnecessarios, e que seriam certamente pronunciados pelos 2 Concorrentes Presidenciais que nao teem nenhum Programa Quinquenal de Governacao Credivel a propor aos Eleitores....E muito menos um BALANCO DE REALIZACOES DOS ULTIMOS 20 Anos a Apresentar ao Povo de Mocambique, RLoforte
Gerir
Amostra Sobrinho
Amostra Sobrinho Até porque concordaria com o debate. Mas receio o comportamento de mdm e do seu candidato que tem sido de ataque e insultos ao Partido no poder. Isso vem desde k surgiu este movimento de família...E acho que pela sua história e capacidade o Candidato da FRELIMO Jacinto Nyusi tem tudo pra fazer um debate frutífero que irá encomodar aos outros, que optarão pela ridicularidade que sempre mostraram ao longo da sua curta história. ....
Gerir
Gabriel Muthisse
Gabriel Muthisse Manuel J. P. Sumbana, só podemos concordar em discordar. Quem insulta por convicção ao longo da campanha, quem faz acusações absurdas ao longo da campanha mostra que não tem argumentos políticos convincentes. Nao iria arranja-los no debate televisivo. O que se iria fazer se os tais candidatos persistissem nessa sua "estratégia" absurda e pirrica de campanha? Expulsa-los do painel? Se eu mandasse, nao permitiria que o meu Candidato fosse "debater" com semelhantes adversários. Devem dar provas de civismo e decência antes. Para merecerem essa confiança.
Gerir
Manuel J. P. Sumbana
Manuel J. P. Sumbana Bom. Penso que só podemos discordar mesmo. Não me passa pela cabeça que algo do género possa acontecer num debate. Penso que está a pensar num comício.
Gerir
Jeremias Mondlane
Jeremias Mondlane Muitos debates dao a possibilidade de demostrar o ridiculo pelo qual enveredam qnd se faltam argumentos. Comecam pelo apelo a irritacao, dp provocam o desconforto pelas acusacoes. Ou seja o dbte pode dp virar um espaco em que um somente discute as propostas de outre e pouco falar d si. Precisaria d um jornalista forte.
Gerir
Francisco Manguana
Francisco Manguana A capacidade de enfrentar um frente-a-frente em debate televisivo devia ser questionada quanto aos 3 candidatos, sem uma visao que coloca um na topo da exclusivadade. Eu duvido que "este primeiro candidto" o Nyuse, tambem seja capaz de enfrentar o Dlakama e o Simango com dignidade e proporcionar um debate rico. Nao num passado distante ainda com a pasta da Defesa, ouvimos como ele chamava o lider da Renamo (este ainda nas matas) e actualmente em campanha tem dito que se for eleito nao haverá mocambicanos d primeira e de segunda, reconhecendo assim a existencia de racismo e tribalismo no actual Governo que ele fez parte. Para quem bem sabe ouvir, ele fala de continuidade...
Gerir
Manuel J. P. Sumbana
Manuel J. P. Sumbana Também não entendo. Fico com a impressão de que se está a infantilizar o candidato. Esta estratégia custou muito vara ao Abubacar nas intercalares de Quelimane.
Gerir
Tomas Mondlane
Tomas Mondlane Amigos o acto de comunicar é uma arte "virtude", até agora o Nyusi tem demonstrado claramente e tem estado a conquistar simpatia a cada dia q passa e a prova disso veremos no dia 15 de Outubro. Acredito q neste momento os outros candidatos nem ousaria a querer participar do almejado Debate
Gerir
Inacio Chire
Inacio Chire Tomás Mondlane sem querer tirar mérito a quem quer que seja sabes que o voto se 15 Outubro não terá nada que ver com a eloquência dos candidatos.
Gerir
Yussuf Adam
Yussuf Adam Eu que sou nomada entre Mocuba e Milange so vejo bandeiras em cima de carros, motos e bicicletas.... Nao oico ninguem a dizer que vai ser preciso trabalhar mais no futuro, que cada um tem os seus valores, as suas teorias, os seus dados empiricos e os seus objectivos... Que as eleicoes sao livres e que cada um deve votar em consciencia e nao e obrigado a votar em quem nao quer mesmo que seja do seu partido....Questoes praticas como o pagamento das indemnizacoes ou de compensacoes a pessoas afectadas por obras de estradas nao chegam ha um ou dois anos... Como vamos resolver isso_ As pessoas devem saber que ha areas reservadas pelo estado para as estradas... Pena que um momento interessante e fundamental para discutir o pais, criar pontes, estabelecer dialogos se transformem em cenas de comunicacao violenta.... Interessante ver que o comportamento de cidadaos comuns e diferente do das liderancas....
Gerir
Tomas Mondlane
Tomas Mondlane Caro Inacio Chire julgo q em algum momento fazemos má leitura do eleitorado. Olha a consciencia politica tem estado a crescer neste belo povo, ainda q nao seja o esperado. Quero acreditar q o eleitorado e esta atento aos "produtos" manifesto expostos pelos candidatos e saberão certamente a Quem votar. Modestamente Eu sinto q os outros candidatos tem estado a levantar Problemas q todos nos Ja conhecemos e nao tem sido realisticos em como vamos ultrapassar ou resolver... fiquem mais atentos e podemos discutir ponto por ponto Neste forum. Saudacoes
Gerir
Tomas Mondlane
Tomas Mondlane Desde Ja desafio aos Caros Amigos a registar a promessas
Gerir
Tomas Mondlane
Tomas Mondlane Cont. Dos candidatos e dos partidos p avaliar caso ganhem passados os 5 anos. Honestamente falando Eu TOMÁS MONDlANE nao Tenho duvidas q o Nyusi e a Frelimo vão ganhar e vou exigir resultados em sede propria. Eu anseio e almejo o bem estar do meu povo
Gerir
Gabriel Muthisse
Gabriel Muthisse Se Inacio Chire e o Manuel J. P. Sumbana nao entendem os meus receios já nao sei como explicar. Eu não iria a um debate com indivíduos cujo discurso nao passa de insultos, acusações e berros. Aqui mesmo no facebook eu nao respondo indivíduos que a sua maneira de discordar se expressa em grosseria e falta de sentido de decência. Pura e simplesmente ignoro-os. Cheguei a abandonar grupos de debate por isso e a "isolar" alguns "amigos". Receio que, ao interagir com gente rude e insultuosa eu acabe me comportando como eles. Imagine expor-me na televisão com gente como essa!
Gerir
Yussuf Adam
Yussuf Adam Sobre Khamba Simango ha uma vasta literatura. A sua trajectoria desde a Beira onde trabalhou como missionario e foi perseguido acusado de violar uma colega / o quese provou ser falso/ ate a sua chegada ao Ghana ha basstante investigacao realizada. Nao sei onde deixei o livro que li ha dias.. Vou procurar e postar a citacao completa para quem estiver interesado...
Gerir
Inacio Chire
Inacio Chire Okay....respeito seu posicionamento.
Gerir
Gabriel Muthisse
Gabriel Muthisse Manuel J. P. Sumbana, ee um equivoco supor que o saudoso Bico perdeu as intercalares de Quelimane por causa de um debate. Eu estive em Quelimane nesse evento e dei-me conta, logo que cheguei, que as coisas não estavam boas. Os quelimanenses nao gostaram da exoneração de Pio Matos. Acharam isso uma falta de respeito. Talvez a própria escolha de Bico nao fosse a melhor. Diferentemente das eleições anteriores em que participei em Quelimane, durante a campanha, nao se via nenhum cartaz de Bico nas barracas, nos chapas, nas bicicletas ou nos quintais dos munícipes. Esse era um mau sinal. Perder as eleições nao teve nada a ver com debate. Lembro-me de ter comentado com o meu amigo Veríssimo, que veios Quelimane, da Beira, para participar na campanha (ainda nao era governador) que as coisas nao me pareciam muito promissoras.
Gerir
Muthiana Horrera Rodrigues
Muthiana Horrera Rodrigues Concordo. O Davis Simango anda a propalar que nao se deve cobrar impostos para os camponeses que vao vender e comprar os seus produtos no Malawi.. nao tem cultura de cidadania fiscal
Gerir
Mouzinho Zacarias
Mouzinho Zacarias Gabriel Muthisse eh um dos poucos que admiro neste governo, eh um dos indivíduos com mãos limpas.
Gerir
Osvaldo Faquir
Osvaldo Faquir Provavelmente, para haver um bom debate entre os concorrentes, as televisões deviam estabelecer parâmetros e dar-se a liberdade de os jornalistas cortarem o candidato em caso de insultos e ofensas porque do lado da oposição há muito disso. Até agora é o que se ouve. Tento procurar um fio que lhes vai conduzir em caso de vencerem...nada! E isso devia aparecer sem esforço, afinal estamos em campanha. Tal falta de fio condutor é assustador e só revela imaturidade por parte da oposição. De facto era interessante que provassem o que valem com argumentos e não por via de insultos! Mais do que apoiado caríssimo Gabriel Muthisse, e eu confio no meu NYUSI.
Gerir
Jeremias Miapa
Jeremias Miapa SERIA MUITO BOM DR MUTHISSE SO QUE CANDIDATOS DA FRELIMO NUNCA ACEITAM
Gerir
Eduardo Nguenha
Eduardo Nguenha Gabriel Muthisse a sua vontade é minha vontade. E voo mais nos meus pensamentos: um painel de jornalistas seniores, sendo 3 (tv, radio e jornal publicos) e 3 dos chamados independentes se calarem as bocas (1 de tv e 2 de jornais). Depois disto, sonho com um encontro entre os candidatos e a classe intellectual para esclarecer todas as dúvidas que a mesma diz ainda ter sobre o quê, para quê, por quê e como MUDAR. Por fim, de ano em ano durante os 10 anos de mandatos dividisos em 2, o nosso presidente reuniria com os mesmos intelectuais (intelectuais-académicos e não intelectuais-empresários que ja os temos muitos) para ouvir o que pensam - digamos "um chá entre o president e a classe intellectual). Enfim, um sonho!
Gerir
Manuel J. P. Sumbana
Manuel J. P. Sumbana Gabriel, eu tenho fé que nada do que receia aconteceria num debate. Por acaso nâo sou seguidor de nenhum dos candidatos da oposiçâo e trabalhei muito próximo do presidente cessante no Ministèrio onde é Ministro hoje. Trabalhava na BBC nas durante as eleiçôes de 92 onde acompanhei dezenas de debates de deputados (as listas sâo uninominais) e entre os candidatos a primeiro-ministro e sei como esses debates sâo organizados. Acho que está a infantilizar o Nhusy. E a impedir que os eleitores o avaliem como potencial estadista. É a minha firme opiniâo.
Gerir
Manuel J. P. Sumbana
Manuel J. P. Sumbana E Sr. Osvaldo Faquir, alguma vez assistiu a um debate do género? Repare que é bem diferemte dos comícios a que parece estar habituado. Eu tenho a certeza que se Muthisse fosse o candidato iria certamente participar nesse debate e sair-se bem. Idem com Guebuza. Nâo vejo porque estâo a tratar o Nhussy como um ovo.
Gerir
Osvaldo Faquir
Osvaldo Faquir Já Sr. Manuel J. P. Sumbana. Bem civilizado! Onde se debatem ideias e não se insulta. Coisa de gente civilizada mesmo! O senhor nunca? Que pena!!!
Gerir
Artur Jorge Cecilia Capitao
Artur Jorge Cecilia Capitao Dr. Muthisse, ja agora ha uma nova frase "exoneracao de Pio Matos", anteriormente chamada "renuncia". Obrigado por trazer a verdadeira frase. Debate entre os principais candidatos, é um pouco de falta de cuidado pedir que Nyusi use a palavra em frente de um adversario e grande orador (Dhlakhama), e um pekeno orador e humilde (Simango). Pessoalmente acho q o Eng. Nyusi ainda tem muito por ensaiar sobre "comunicacao politica", tenho prestado atencao na forma como expoe os seus pensamentos, entre cepcismo e falta de seguranca, ele acaba nao comunicando, ou se confundindo. E sobre a campanha do MDM baseiar-se em "pontos fracos" do partido que suporta o Governo, isso é estrategico e politicamente correcto. Mesmo Mitt Romney em 2012, ou Obama em 2008 roubavam a atencao, mencionando fracassos do governo do dia.
Gerir
Manuel J. P. Sumbana
Manuel J. P. Sumbana Entâo nunca viu um debate nos EUA, RU ou Portugal e mesmo Itália, Osvaldo Faquir. Nôs somos muito mais civilizados. E mais supérfluos. Porque debatemos banalidades. Quando se debate 'real issues' nâo há espaço para boçalidades. E a audiência na sala ou estüdio pode ser bem seleccionada.
Gerir
Osvaldo Faquir
Osvaldo Faquir Mas, Manuel J. P. Sumbana, parece que estamos a falar da mesma coisa. Aí os únicos intervenientes que não se selecionam, porque participantes naturais, são os candidatos. E porque alguns desses (refiro-me aos nossos candidatos) já nos habituaram o truque de insultos e poucas ideias...aí mora o perigo da boçalidade. Mas se já viu os debates dos EUA, Portugal, Itália, etc. está de parabéns e não temos nada a discutir.
Gerir
Manuel J. P. Sumbana
Manuel J. P. Sumbana E, Gabriel, francamente acho ridiculo que compare um debate Presidencic num estudio com uma audiencia seleccionada com um debate numa rede social escancarada como o FB. Já estivemos aqui a discordar em várias ocasiões e nâo me ocorre que alguma vez um de nós saisse ofendido. Para mim o seu argumento nâo cola.
Gerir
Manuel J. P. Sumbana
Manuel J. P. Sumbana Argumento, falso Faquir. Há uma semana vimos Guebuza e Dlakama a portarem-se com muito civismo. Mas tenho a certeza que também já os vimos quando se dirigem à multidões. Se os 3 candidatos chegaram onde estâo é porque têm noçâo do que vem com o posto que almejam. Nâo diria o mesmo com esta segurança dos seus seguidores.
Gerir
Osvaldo Faquir
Osvaldo Faquir Pois. É capaz de ter razão Sumbana...lol...
Gerir
Artur Jorge Cecilia Capitao
Artur Jorge Cecilia Capitao Tambem acho necessario delimitarmos conceitos de "insulto no ambito politico", e relacionarmos com aquilo q chamamos de insulto no nosso dia -a-dia, na nossa comunidade, caso nao corremos o risco de crucificar um candidato, pok usa argumentos q nao nos sao familiares, porem, nao necessariamente "insultos".
Gerir
Manuel J. P. Sumbana
Manuel J. P. Sumbana Obrigado, Faquir. Também apreciei os seus argumentos. E mais. O auditório onde o debate se realizaria, podia ser um que comportasse algumas dezenas de pessoas de reputação aceitavel e consensual para o três candidatos. E os temas cuidadosa e peviamente seleccionados pela sua relevância. Os candidatos teriam tempo suficiente para estudar os dossiers e até ensaiar as respostas com os seus mentores e especialistas das áreas. Nâo vejo nenhum problema.
Gerir
Manuel J. P. Sumbana
Manuel J. P. Sumbana Concordo consigo, Capitâo. Mas se a audiência for constituida por claques eu nâo ponho a mâo no fogo pelo sucesso do debate.
Gerir
Julio Lacitela
Julio Lacitela É preciso definir INSULTO. uma verdade recusada por um chama-se insulto? Foi nesses debates em que Mitt Romney, acoçado pelo oponente sobre as razoes da guerra no Iraaue virava gago.
Gerir
Messias Mahumane
Messias Mahumane Caro Gabriel Muthisse, se calhar eu diria que ERA BOM QUE A NOSSA LEI ELEITORAR OU OUTRO DISPOSITIVO LEGAL, incluissem um debate televisivo dos candidatos, se calhar, na ultima semana de campanha.
O resto me abstenho de comentar.
Gerir
Arlindo Bernardo
Arlindo Bernardo Sera muito bom. penso que seria a primeira vez em Moz com esse tipo de iniciativa.........da pra ver............
Gerir
Salomão Mambo
Salomão Mambo Os moçambicanos estão a evoluir ate em ideias e hoje pedem que os candidatos dê um debate televisivo em directo porque querem ver e ouvir as suas ideias debatidas. Mas aparece alguém a sugerir que o seu candidato que ele apoia não pode participar porque será insultado, chamado nomes , .... Não acredito que seja desta maneira que cria confiança ao eleitorado porque ser candidato significa expressar as ideias, mostrar compromisso com eleitorado, convencer os indecisos e mais. Caro Gabriel Muthisse, tens razão na sua abordagem porque se apoias um candidato é porque conheces também as suas fraquezas, suas desvantagens em relação aos outros. É por isso que preferem o populismo das cores, dos gritos, e isso não é mostrar ideias, apresentar o programa do seu/meu candidato. Desde as eleições de 1994 ate 2010 era fácil ver a quem cada eleitor vai votar porque ate ao ir trabalhar vestiam se das cores dos seus partidos mas estas eleições de 2014 é diferente, só os apoiantes é que tem as cores dos partidos e veja que não são a maioria do eleitorado. Na minha analise, só nas eleições de 2014 é que vamos ter o verdadeiro voto secreto e quem quiser ficar com este voto vai ter que conquistar eleitorado secreto. Mas porque Caro Muthisse há tanto eleitor secreto?
Gerir
Bene Mugas
Bene Mugas Carissimos vamos ao debate televisiso para certificarmos quem tem melhores argumentos de governcao. E quica lidar com situacoes adversas e ainda sair se bem.
Gerir
Laice Faustino Nkwemba
Laice Faustino Nkwemba Nao li tudo mas dou-te razao nos pontos em que pus a vista
Gerir
Lucinda Zavale
Lucinda Zavale Seria muit bom e tenho a mxma crtza d ia s sair muit bem sem duvda
Gerir
Manuel J. P. Sumbana
Manuel J. P. Sumbana Sim, Gabriel. Muthisse e Amosse Macamo. O formato do debate, o tempo dado aos candidato para 'estudarem os temas'. Por ter trabalhado nos sectores de Energia e Transportes e Comunicaçôes as minhas perguntas seriam centradas nestas duas áreas dirigidas por duas pessoas que conheço e admiro que acredito que poderâo por Nhussy (que também vem dos TC) a ter uma chance de aparecer publicamente com ideias mais concretas sobre o 'My Love' e a amnistia à poeira nos cabos da EDM ou a construçâo de uma linha férrea norte-sul. No que concerne à Governaçâo (Ética e Corrupçâo no Estado), Nhusy tem o 'rising star'Amosse Macamo (que noto com satisfaçâo para ajudar-lhe a fazer um competente trabalho de casa. Eu estaria bem servido e por isso vou marchar pelo debate com o Egídio Canuma atê a Parte Incerta se for necessário.,:-D.
PS1: espero que levem com algum humor desportivo o que escrevi.
PS2: Centrei-me no Nhusy porque nâo 'conversei' ainda sobre este assunto com nenhum dos meus amigos 'fâs' dos outros dois candidatos.
VAMOS AO DEBATE!
Gerir
Manuel J. P. Sumbana
Manuel J. P. Sumbana E concordo que a data ideal seria na ûltima semana da Campanha Eleitoral!
Gerir
Mambo Zuere
Mambo Zuere Debate?? Que debate?? Para que? Com o comportamento de alguns partidos, nem vale pena pensar nisso pk alguns so sabem insultar.
Gerir
Manuel J. P. Sumbana
Manuel J. P. Sumbana Estás atrasado Mambo. Tu é que já estás a portar-te como aqueles que acusas. Lê todos os comentários antes de meteres o garfo neste debate.
Gerir
Manuel J. P. Sumbana
Manuel J. P. Sumbana Aqui já acordamos a cessaçâo das hostilidades Mambo Zuere. Podesajudar na implemetaçâo dos acordos.
Gerir
Mambo Zuere
Mambo Zuere Como assim atrasado Manuel J. P. Sumbana, eu nao li os comentarios, mas sim, vi o post de Gabriel Muthisse e avancei a minha opiniao. Nao vejo mal nisso. Quanto a ajuda da implementacao dos acordos, podes fazer um post para podermos dar o nosso contributo.
Gerir
Manuel J. P. Sumbana
Manuel J. P. Sumbana Entâo lê todos os comentários, Mambo Zuere. Para entenderes de que acordo de cessaçâo de hostilidades estou a falar. Sâo as hostilidades neste post do Gabriel Muthisse.
Gerir
Amilcar Joaquim Inguane
Amilcar Joaquim Inguane Sabem bem que o macaco por não saber dançar.... simplesmente culpa a "tortice" do terreno. O populismo e insultos fazem parte de condimentos de campanha em qualquer estado democrático quer seja moderno e desenvolvido ou não. é quero crer que aqui em moz não se pode fugir à regra. Mesmo em debates políticos televisionados a que não consegue se furtar a essas técnicas para redicularizar o adversário.... até assuntos extra políticos são expostos ao vivo e cabe a cada candidato saber se comportar e responder a altura com sabedoria e mestria para não se sair mal..... Acho que essa ideia seria uma escola politica aonde se iria apreender um pouco mais sobre os candidatos.
Gerir
Ben Nguenha
Ben Nguenha amigos antes de se ir ao debate ja estamos a dizer que X e Y insultam implicitamente estamos a dizer que sao baixos e nao merecem estar na mesma mesa ???e assim que queremos a reconciliacao ???
Gerir
Ben Nguenha
Ben Nguenha ponham na mesa de debate esses bocais quem vai julgar e o povo
Gerir
Solomone Manyike
Solomone Manyike A minha experiência ñ recomenda debate desta natureza! As partes são desiguais! O candidato do partido no poder entra com a desvantagem da responsabiliidade! "a perda" os outros ñ teem nada a perder! Tenhamos cautela!
Gerir
Justino Muhlanga
Justino Muhlanga Meus caros.

Este ano temos um civismo puro quanto ao pleito de campanha eleitoral.
...Ver mais
Gerir
Cnmutemba Mutemba
Cnmutemba Mutemba Mto obrigada, xtams sempre debatendo isso sempre entre colegas, por causa de certas promessas feitas em campanha, k ate uma crianca inteligentes consegue ver k mentira. Seria mto bom realmente,!
Gerir
Gildo Salgado
Gildo Salgado Julgo eu meu caro Gabriel Muthisse caso houver o tal debate os " atletas na corrida a ponta vermelha" irao se comportar bem, porque constitui um momento oportuno e impar para exporem a sua plataforma eleitorar! Parece que nao eles mais que ninguem sabem que fazer politica eh expor pontos de vista dispares sobre um dado assunto e nao trocar insultos e nem denigrir a imagem do outrem! Gostaria muito que tal debate acontecesse e que fosse transmitido em cadeia nacional, na TVM e RM! Existem tecnologias como eh o caso da fibra optica que pode tornar o debate uma realidade mesmo eles estando distantes e nao afectar o plano dos 45 dias!
Gerir
Júlio Mutisse
Júlio Mutisse Era bom! Muito bom mesmo, porém visto nesta perspectiva é difícil pensar nisso. Seria possível ter um painel de jornalistas seniores, tarimbados a entrevistaram cada um dos candidatos?
Gerir
Luis Antonio Machel
Luis Antonio Machel não se esqueçam que durante as municipais engendraram uma que o candidato do MDM para a cidade de Maputo era neto do arquitecto da unidade nacional ...facto desmentido prontamente pela família, por tanto já os conhecemos!!!

Sem comentários:

Gadget

Este conteúdo ainda não se encontra disponível em ligações encriptadas.