quarta-feira, 12 de julho de 2017

O iogurte de António Costa estava fora de prazo


Joel Gabriel
6 m
Só não


12/7/2017, 11:343.202
210
Costa voltou de férias para "controlar a crise". Na verdade, para nos tomar a todos por parvos. E para humilhar ainda mais as Forças Armadas. Ou alguém acha que o furto de Tancos afinal não foi grave?
Confesso que só encontro uma explicação. Ou uma hipótese de explicação. Alguns dos iogurtes que António Costa tomou nas suas férias em Maiorca estava fora de prazo. E o calor da estância espanhola fê-lo azedar, perturbando o raciocínio do nosso primeiro-ministro.
É que não encontro outra explicação para as inauditas declarações desta terça-feira, depois da reunião com os chefes militares. Mesmo alguém habituado a enganar tolos com papas e bolos teria mais cuidado.
De facto, depois de ministros e chefes militares nos terem andado a dizer, durante duas semanas, que o assalto aos paióis de Tancos era “muito grave”, eis que o “incurável optimista” nos vem garantir que, “com grande probabilidade, este acontecimento não terá qualquer impacto no risco da segurança interna”. Isto não é optimismo – é tolice.
Mais: depois de as autoridades portuguesas terem avisado as suas congéneres europeias (foi por Espanha que conhecemos a lista do material roubado), depois de o Ministério Público ter aberto um inquérito onde refere explicitamente “suspeitas da prática dos crimes de associação criminosa, tráfico de armas internacional e terrorismo internacional”, eis que o bonacheirão que nos governa vem anunciar que não há “associação a qualquer tipo de atividade terrorista nacional ou internacional”. Isto não é a calma própria da sabedoria, é o desnorte próprio de quem nada sabe.
Mas o disparate não ficou por aqui. O senhor general Chefe do Estado Maior General das Forças Armadas – ou seja, o homem que está no topo da hierarquia militar – veio informar-nos que “os lança-granadas foguetes que foram roubados provavelmente não terão possibilidade de funcionar com eficácia, porque estavam selecionados para serem abatidos”. Confesso que não sei se hei-de rir. Se hei-de chorar. Nestas duas semanas, o chefe do Exército esteve no Parlamento a dar explicações aos deputados e deu uma entrevista na televisão; o ministro da Defesa também esteve no Parlamento, também deu uma entrevista e desmultiplicou-se em declarações públicas; o ministro dos Negócios Estrangeiros falou inúmeras vezes em nome do primeiro-ministo; o Presidente da República promoveu uma deslocação a Tancos e uma reunião com as chefias militares em Belém; e tudo isto sucedeu sem que ninguém se tivesse lembrado de conferir o prazo de validade dos lança-granadas. Não sei se estes vêm com rótulo, como os putativos iogurtes fora de prazo de Maiorca, mas se traziam etiqueta as letras deviam ser muito pequeninas pois ninguém deu por elas.
Estas declarações do CEMGFA são tão desconcertantes que só temos pena que não tenha acrescentado um agradecimento aos ladrões, por nos pouparem o dinheiro e o trabalho de enviar para abate aquele material. Ou será que o senhor CEMGFA dá o pagamento desse serviço de higiene militar por quite uma vez que os ladrões levaram 45 quilos de explosivos altamente potentes e esses, julgo, ainda não foram declarados fora de prazo?
Mas a coisa não ficou por aqui. Em poucos dias a “humilhação” que o senhor CEME disse ter vivido ao tomar conhecimento do furto de Tancos passou, nas palavras do senhor CEMGFA, a um mero “soco no estômago”, tão inócuo que “os chefes militares levantaram logo a cabeça”. Imagino que seja por isso que vários deles se demitiram e pediram a passagem à reserva. Ou será antes que foram esses militares que quiseram manter a cabeça levantada em vez de dobrar a cerviz, e por isso bateram com a porta?
Depois de ouvir o CEMGFA percebem-se melhor as palavras de um dos generais demissionários, Antunes Calçada, que era o Comandante de Pessoal do Exército, quando este se referiu aos que são “sabujo para cima e cão para baixo”. Assim como se percebe o facto de os demissionários terem invocado “uma quebra do vínculo sagrado entre comandantes e subordinados”.
Não duvido que exista esta percepção no seio das Forças Armadas. O que o senhor CEME fez no Parlamento foi dizer o necessário para proteger o ministro da Defesa. E o que agora o senhor CEMGFA veio fazer foi tratar de proteger o primeiro-ministro. Não é isto que se espera das Forças Armadas: não têm de proteger titulares de cargos políticos, não têm de fazer contorcionismos para protegerem governos. Não é isso que os portugueses esperam dos chefes militares, não é esse papel que a Constituição lhes reserva.
Mas quando temos à frente da Defesa alguém que tive o desprazer de conhecer bem quando presidiu à Entidade Reguladora da Comunicação Social, posto em que se especializou em todos os imagináveis contorcionismos para proteger as ingerências de José Sócrates nos jornais e nas televisões, assim como a forma como este limitou a liberdade de imprensa, não me surpreende que as artes próprias dos moluscos se tenham tornado moeda comum no todo da nossa instituição militar. Até porque é bom recordar que o actual CEME está onde está porque o anterior titular do cargo foi corrido por causa de um caso menor relativo ao Colégio Militar. E que lá continua mesmo depois da morte dos comandos e do roubo de Tancos. Se alguém o protege, alguém ele tem de proteger.
Infelizmente, toda esta miséria moral vem juntar-se à miséria moral que rodeia a demissão dos três secretários de Estado que aceitaram convites da GALP para irem a Paris ver a selecção. Miséria moral por serem poucos os que apoiam a determinação do Ministério Público em cumprir a lei – uma determinação que eu próprio já saudei –, serem imensos os que defendem “usos e costumes” que passam por aceitar aquele tipo de mordomias e favores, sem achar que há nisso qualquer ónus moral ou alguma criação de dependências, mesmo que informais (são mesmo raras a excepções a contrariar esta desfaçatez, pelo que se saúda a frontalidade de Miguel Poiares Maduro quando este se diz “ofendido”, como ex-ministro, por se achar normal a aceitação deste tipo de presentes).
E miséria moral por se perceber como em Portugal é possível estar sistematicamente embrulhado em casos duvidosos e ainda se reivindicar estatuto de intocabilidade. É que é isso que se passa com o mais notório dos secretários de Estado demissionários, Rocha Andrade, alguém que continua a achar lícito tudo o que fez – apesar de isso o inibir de seguir o contencioso do Estado com a GALP na frente fiscal, e que já vai em 240 milhões de euros. Ora, Rocha Andrade é o mesmo que, enquanto secretário de Estado de António Costa nos tempos em que este foi MAI, promoveu a compra de seis helicópteros de combate a incêndio Kamov, helicópteros esses que nunca desempenharam bem a sua missão, operação essa em que Rocha Andrade, de acordo com a apreciação do Tribunal de Contas, não acautelou “o interesse público”. Assim como é o mesmo que optou por renegociar o SIRESP com o consórcio liderado pela SLN apesar de existir uma proposta alternativa, uma renegociação em que não se tocou no essencial daquela PPP – a escandalosa margem de rentabilidade de 15% –, antes se tratou de cortar serviços e funcionalidades, algumas das quais poderiam ter evitado o colapso do sistema no fogo de Pedrógão Grande.
Em 2007, quando António Costa saiu do MAI para a câmara de Lisboa, Rocha Andrade ainda sonhou ser secretário de Estado da Defesa, mas na altura as altas patentes das Forças Armadas conseguiram travar a sua nomeação. Voltou com o governo da geringonça, como homem de confiança e amigo do primeiro-ministro. E ser amigo de Costa tem imenso valor, como já vimos com Lacerda Machado, agora na administração da TAP, como vimos com a ida do filho desse mesmo Lacerda Machado para técnico especialista da Secretaria de Estado da Internacionalização, aquela onde ainda está outro dos secretários de Estado do Galpgate, o mais discreto Jorge Costa Oliveira.
Diz o povo que uma mão lava a outra, e diz com propriedade, mas são casos como estes, figuras como estas, comportamentos como estes que corroem um regime. Por dentro.
A ironia, e a desgraça, de tudo isto é que, na verdade, mesmo fora de prazo os iogurtes (porventura como os lança-granadas) não ficam logo azedos. Pelo que é pouco provável que a minha explicação inicial seja verdadeira. O despautério da passada terça-feira não se deve a nenhum desarranjo intestinal do primeiro-ministro. É mesmo algo que está na sua natureza. E na natureza do país que atura isto tudo com um mero encolher de ombros.
Malditos usos e costumes.
compreendo pq a oposição não pega , neste e outros assuntos ,para os desmascarar.
Joao MA
10 m
As declarações de Costa ao lado do CEMGFA e do Azeredo a respeito de Tancos passam para os anais da história como exemplo da política mais porca, suína, vigarista, destituída de vergonha, ética ou sentido de Estado. Uma vergonha, afronta e insulto à inteligência dos portugueses. 

Triste como um CEMGFA se verga como um molusco perante o poder político. É a imagem humilhante e vexatória dumas Forças Armadas ajoelhadas perante ao poder político, calças em baixo á espera duns amendoins.

Toda esta vigarice pegada é suportada pela outrora comunicação social, agora convertida em máquina de narrativas socialista.

Costa ( e Marcelo) governam como se estivesse a lidar com um país de atrasados mentais, mentecaptos, burros , tolos  e estúpidos.  Se calhar eles é que têm razão...
... Ler mais
Alice Dias
28 m
JMF parabéns pelo excelente artigo. O arsenal de Tancos afinal era sucata!!! 

Ribeiro Pinto
30 m
Todos os regimes ditatoriais, quer sejam de índole socialista quer sejam  de índole fascista, têm em comum a relevância que dão à propaganda e ao culto da personalidade.
Salazar teve António Ferro e criou o Secretariado Nacional de Propaganda mas a palavra era tão ostensiva e provocatória que a mudou para Secretariado Nacional de Informação ou SNI que funcionou ali junto ao EDEN nos Restauradores.
Hitler teve como seu ministro de Propaganda o famigerado   Paul Joseph Goebbels.
 Mussoline nomeou como seu ministro de Propaganda  Alfredo Rocco. 
E Estaline criou um serviço nacional de controlo sobre toda a informação que previamente fiscalizava se os textos publicados estavam de acordo com os cânones marxistas leninistas. A chamada Glavit. Internacionalmente tomaram conta de organizações mundiais como o Conselho Mundial da Paz ou a União Internacional de Estudantes,

Nós de uma maneira camuflada estamos a caminho deste totalitarismo informativo.
Costa passou a ser Deus e a comunicação corrente foi nacionalizada. Restam uns nichos como o Observador  que tendo a sua ideologia predominante, permite que vozes contratas pelo regime venham para aqui vociferar laudas a Costa e exorcizar os demónios.
Basta olhar para os comentários neste jornal e ver os  adoradores do regime a metralharem acefalamente quem tem ideias contrárias  ou a manobrar os números como quem exibe varinhas mágicas. 
Como bem disse o General Calçada são gente  sabuja para o poder e cão para os opositores do regime que têm cabeça para pensar.
Aproveita-se uma maré do renascer da crise para dar conta que vivemos em abundância. 
Ainda ontem o INE dava conta que o índice de confiança recrudesceu após o susto da bancarrota mas isso significou apenas mais consumo e menos poupança , exactamente o que não  faria um pais que quer crescer estruturado economicamente. 
O crescimento baseado no consumo conduz sempre a uma bancarrota. Só um crescimento baseado no investimento trás progresso sustentado.
Os sinais do Orçamento são preocupantes. Se as despesas com salários aumentaram e, no global, a despesa diminui é porque diminui drasticamente o investimento. 
Se estamos na taxa de poupança menor desde há mais de vinte anos estamos a caminhar para o suicido económico.

Continuem  a dançar e a bailar. A mim, já pouco me afecta. Directamente quanto mais distribuírem pelos reformados mais me toca.
 Só aconselho os meus netos a estudarem e a pirarem-se daqui para fora. Nenhum socialismo assente numa esquerda totalitária conduziu a uma melhoria do bem estar do homem.
Não vai ser com um malabarista, encantador de serpentes, que o vai conseguir por mais especialista que seja em hipnose.
Manuel Ferreira
41 m
Excelente texto e com uma governação baseada na mentira, fantasia e pecado, só poderemos esperar tragédias. Os Deuses estão muito zangados e a "habilidade" do sr Costa não chega. 
Adriano SousaManuel Ferreira
22 m
Excelente Manuel, parecia um soneto!
Eduardo Monteverde
48 m
5 coronéis foram exonerados por causa de um roubo de ferro velho em Tancos. Este País tornou-se num Manicómio em auto gestão e a culpa não é dos iogurtes.
Jay Pi
52 m
JMF que me desculpe, mas, apesar da lucidez e pertinência de tudo o que disse, a crónica desta sucessão de iniquidades políticas deixou-me nauseado. O fedor nauseabundo da putrefação imoral da escumalha que nos lidera está a deixar-me à beira do vómito. Não costumo enveredar por esta linha semântica, mas estou deveras incomodado... Ainda assim obrigado pela sua aturada descrição factual do que está a acontecer neste país. Continue por favor. Já agora: ninguém sabe por onde anda a camioneta fantasma não?
Pedro SantosJay Pi
30 m
Estou consigo e, evidentemente, com o JMF... 
João Filipe Bugalho
58 m
Excelente artigo JMF. É preciso fazer chegar os seus tão lúcidos comentários a um público mais vasto que o do Observador.
Obrigado pelo seu continuado esforço para ajudar os leitores a ganharem mais responsabilidade e sentido crítico, reforçando a nossa imberbe democracia.
Apoiado! Urge difundir o mais amplamente possível a opinião de publicistas e comentadores dotados de lucidez, razoabilidade, discernimento e inteligência. Impõe-se ter uma comunicação social isenta e pedagógica, não centrada no lucro e programas ideológicos, mas motivada em seguir uma conduta deontologicamente irrepreensível que contribua para edificar uma sociedade melhor! 
Adriano SousaJay Pi
17 m
Está a caracterizar o Observador, só que ao contrário. 
MeioCheio MeioVazioAdriano Sousa
agora
Um com entrou lhos  da GERINGONÇA OU fp/ep
Paulo Correia
59 m
Despautérios é o que não tem faltado a este PM ao longo da sua vida política. É rasca.
Francisco Pinto
1 h
O PM revela-se impróprio para consumo. A continuar o "consumo" compulsivo imposto pelos aldrabões dos mídia, este país cairá nas urgências com uma infecção intestinal grave.
Este governo está a contaminar tudo e a subverter reconhecidos valores de instituições que foram pilares da nossa democracia, e o PR, comandante supremo da FA, é cúmplice desta vergonhosa comédia.

Pedro de Almeida
1 h
Só 15 dias depois se fez a inventariação do material roubado?
Só 15 dias depois se descobriu que, no lote dos produtos roubados,  havia material obsoleto para abate?
Por favor, não brinquem com a inteligência - mesmo que mediana - do Povo português!
E custa muito ver um general CEMGFA falar como um futebolista acabado de derrotar e que afirma - SEMPRE - que é preciso levantar a cabeça... Poupem-nos a este espectáculo indigente.


Paulo Loureiro
2 h
A maneira como este homem no debate da nação reduz o problema de Pedrógão a um problema de floresta e acusa o líder da bancada do PSD de ter culpado cabos da GNR sem que o tenha feito é de uma boçalidade tal que até custa acreditar que se está a ouvir.
Eu Sou
2 h
Magnífico! como podemos fazer chegar este texto à raposa? 
Amon Rá
2 h
Tanto azedume, tanto ressabiamento, para quê? Depois de ler está crónica, fiquei na dúvida sobre quem terá degustado iogurte estragado. Francamente! Tudo indica que uma certa comunicação social, e aqueles que a alimentam, só pretendem criar uma situação: provocar tal alarido, na sequência dos tristes acontecimentos dos últimos tempos, capaz de instilar o pânico na opinião pública, de modo a alterar a atual conjuntura política e provocar a queda deste Governo e o regresso ”heroico” de um qualquer governo pàfioso. Seria uma espécie de vaga de fundo para conduzir a um “golpe de Estado” de falinhas mansas. Todos os portugueses, minimamente na posse das suas faculdades mentais, lamentam certamente os tristes acontecimentos mais recentes, nomeadamente o balanço trágico do incêndio de Pedrógão Grande, bem como o roubo do material bélico em Tancos. Mas querer, forçosamente, sacar ao Governo a responsabilidade absoluta de tudo o que aconteceu, alto aí. Esse ruidoso grupo, que conspira na sombra contra o Primeiro-Ministro e o Presidente da República, pretende instaurar uma situação política de terra queimada, isto é, destruir tudo, porque o que existe já perdeu o prazo de validade, à semelhança do que aconteceu, nas palavras do cronista, com o suposto iogurte ingerido pelo Primeiro-Ministro, durante as suas curtíssimas férias de uma semana, mas que, pelos vistos, deixou muita gente com o fel em polvorosa. A propósito: o cronista não estará a precisar de tirar umas férias?
José Paulo C CastroAmon Rá
2 h
Mas qual responsabilidade ? Não ouviu o PM dizer que o roubo foi sucata ? Não o ouviu pedir ao IPMA que confirme a situação meteorológica anormal ?

Ninguém está a pedir responsabilidades a quem acha que não aconteceu nada de grave. É inimputável, pois não controla o que devia. Só o que manipula.

Coisa diferente é pedir para não fazer de nós parvos. É isso que está em causa.
Joao ManuelAmon Rá
2 h
Se tivesse perdido a sua família no incêndio não diria isso! Ainda não vi ninguém assumir responsabilidade do que quer que seja!
A precisar de férias e não se meter em conspirações. José Manuel Fernandes devia ter um pouquito de vergonha quando invocasse a competência, o espírito crítico ou o discernimento. Ficará sempre na história do jornalismo português como "o homem que papou o caso das escutas..."
Carlos MadeiraAmon Rá
1 h
Acusam os outros de querer fazer aquilo que vocês fizeram, lol
De facto é preciso ter lata, vão meter os portugueses a pão e água outra vez e falam daquilo que não têm qualquer noção como se fossem os maiores peritos.
Vamos ver quanto tempo irão durar, por muito que pintem e são pintores ultra-profissionais,há uma coisa que nunca conseguirão mudar, a realidade, é só isso que os trama e deixa fulos.
Joao ManuelCarlos Madeira
1 h
Quanto mais fundo o buraco que nos vão cavando, mais dificil será sair dele! Porra, não passou tanto tempo assim desde o caloteiro mor sair de cena para voltarmos a ter os mesmos intervenientes! Que nojo!
CH PR
2 h
José Manuel Fernandes teve que abandonar o Público devido à sua sagacidade e espírito crítico. A ele não o enganam com papas e com bolos...
Adriano SousaCH PR
2 h
E a Voz do Povo, já agora
Joao ManuelAdriano Sousa
2 h
Há quem abra os olhos... já outros gostam das palas! Dá-lhe jeito.
Adriano SousaJoao Manuel
2 h
Ou isso ou não tem espinha dorsal, ao contrário de outros
Joao ManuelAdriano Sousa
1 h
Se quer ser feliz numa país comuna sugiro a venezuela... é o mais recente caso do expoente comuna! Emigre, ouvi dizer que os voos só de ida estão baratuchos!
Adriano SousaJoao Manuel
56 m
É sempre assim quando acabam os argumentos vem a Venezuela ou então o Sócrates, vire a K7 João.
Joao ManuelAdriano Sousa
21 m
Querias tu que virasse a cassete do Socas.. até os teus netos vão pagar o calote dos PCs Magalhaes, autoestradas e negociatas do ilustre!
Artur Mendes
2 h
O Estado Islâmicos culpa os "contrabandistas " portugueses   pela derrota no Mossul:

"Os piratas venderam-nos armamento obsoleto" -- disse Abbul hamed  ( novo imã)
Serafim Sousa E Silva
2 h
Estou inteiramente de acordo, JMF, mas que é que você espera?!... O comportamento dos Portugueses permite todos os compadrios que esta geringonça reserva para si própria e que nos obriga a pagar com língua de palmo...
CH PR
3 h
Tanta ansiedade...
O governo só vai cair quando começar a governar mal e quando a oposição tiver liderança.
Manuel GoncalvesCH PR
51 m
quando começar a governar mal?... por onde tem andado?...
maria perry
3 h
Outra investigação para o Observador, correm rumores de que morreram muito mais pessoas em Pedrogão do que as divulgadas, mas que foram escondidas do público.
Adriano Sousamaria perry
3 h
Lololol vá avisar o PPC pode ser que ele ainda diga alguma coisa hoje na TV
Soldado Milhoesmaria perry
2 h
Então e as injecções que andam a dar atrás das orelhas dos velhinhos? E as dezenas de criancinhas que apanham na rua para comer ao pequeno almoço? Passos Láparo vai dar uma conferência de imprensa ao fim da tarde para denunciar isso tudo! A bem da Nação!
Inês Tavaresmaria perry
2 h
Sim, a contagem vai em mais de 100. Mas a partir de 65 é calamidade pública!
Inês TavaresSoldado Milhoes
2 h
Injecções atrás das orelhas = tiro na nuca de pistolas Nagan. Típico do NKVD. escreva "tiro na nuca" e veja o que a net lhe dá.

«comer criancinhas» = durante a Holodomor 'desapareceram' as crianças -facto. Mortos de inanição ou canibalismo? 

Não branqueie, tovarich!
João Kissolmaria perry
2 h
Ocultaram nomeadamente as que foram p/ o hospital em estado grave e que morreram.
Nunca se ouviu dizer as que faleceram já no hospital...
E a imprensa - caladinha...
José CaretasSoldado Milhoes
1 h
Andas a fumar coisas estragadas...
Pára!
A bem dos teus neurónios!
Carlos Rodrigues
3 h
Não sei como ainda existem pessoa (9ntiligentes, suponho),que ainda acreditam ou confiam  ou fingem acreditar ou confiar no dr (d minusculo) António Costa. Só quando o pais estiver outra vez em apuros é que estes pseudo arautos da politica dura  e pura  anti Passos é que porventura verão a realidade. Este bando de anti democratas e  pseudo socialistas irão arrastar o pais para a sanita!
Carlos MadeiraCarlos Rodrigues
3 h
Já lá estamos, esperemos pelo fim doa ano(ou antes).
Soldado MilhoesCarlos Rodrigues
2 h
Não me diga! Vem aí o Mafarrico outra vez?

Já o ano passado por esta altura foi o mesmo!

Inês TavaresSoldado Milhoes
2 h
Já cá está: mais de cem morto numa tarde; um exame passeava pelas explicadoras; armas são roubadas num paiol.

Tanta coisa em um mês! Vai ter de deixar de ser ateu -vai acreditar que o Dianho existe :)
Manuel Canito
3 h
Marcelo caetano
Veremos alçados ao Poder analfabetos, meninos mimados, escroques de toda a espécie que conhecemos de longa data. A maioria não servia para criados de quarto e chegam a presidentes de câmara, deputados, administradores, ministros e até presidentes de República”.
Vitor Santos
3 h
sao politicos assim que fazem a abstençao subir na hora de votar
Carlos MadeiraVitor Santos
3 h
Mas é esse o perigo, só nesse caso podem ganhar, é mesmo isso que pretendem com as sondagens marteladas.
António Bentes
3 h
Aguardemos as notícias do El País porque a nossa comunicação social com exceção honrosa do Observador está totalmente conivente com kosta. Nunca na vida poderia imginar que escreveria isto: Venham os espanhóis com notícias para o bem de Portugal 
Soldado MilhoesAntónio Bentes
2 h
Há que reeditar o DIABO da saudosa Vera Lagoa! Para o Observador não se sentir tão só! O que seria a minha vida só com o Observador! Gosto tanto de aqui vir arrear aqui umas bocas contra os PAFOSIANOS! A Bem da Nação!

João KissolSoldado Milhoes
2 h
Vera Lagoa conhecia esta Oligarquia de gingeira!
Denominou-a de "A Cambada"!
O tempo e a realidade desta Oligarquia só lhe deu Razão...
Inês Tavares
3 h
Desculpem lá os comentadores, mas estão a levar a 'coisa' a sério. Uns por convicção, outros por pagamento.
Então isto é sério? em todos os jornais estrangeiros, na NATO e quejandos o caso foi considerado grave. No caso das 'bazucas' foram creditadas como podendo romper blindagem e serem altamente movíveis.
Agora 'iluminados' vêm dizer que eram velharias e não servem para os terroristas. Vejamos: se não funcionam como arma de fogo, podem funcionar como aríete (o general saberá o que era?); e sabemos que os ISISTAS deram ordem para usar qualquer tipo de objecto para matar infiéis: facas, carrinhas, camiões. Acrescento eu bazucas fora de prazo.

Não serve para terroristas? Então o iluminado diga quem é que as levou -pelos vistos não foram terroristas...

Desorientados -grave para quem pertence ao Grande Oriente...


Carlos MadeiraInês Tavares
3 h
É claro que tudo funciona, estão de cabeça perdida, e há outra coisa que lhes vai tirar o sono; a dívida.
Inês TavaresCarlos Madeira
2 h
«...lhes vai tirar o sono; a dívida.»
Isso vai ser o Diabo :)))
Glória Rodrigues
3 h
Como se diz na minha aldeia, tanta desfaçatez até faz perder as estribeiras a qualquer santo. E nós não somos  burros nem parvos que de nós querem fazer. O PR foi de um denodo inexcedível  que quase ultrapassava os seus limites, já o AC estava no gozo das suas férias, muito descansadinho  previamente por  seus Ajudantes Militares, a gozar o pratinho com a aflição da malta....
CH PR
3 h
Esse ditado popular "com papas e com bolos se enganam tolos" devia estar interdito ao grande José Manuel Fernandes depois dessa saga jornalística que foi o estranho caso das escutas ao presidente Cavaco Silva. Há que ter alguma noção do ridículo...
josé maria
3 h
Católica vê “inequívoca recuperação cíclica” na economia

Temos pois razões sem fim para nos preocuparmos 

JMF, Observador, 14/10/2015

A economia de Portugal já deixou de interessar a JMF ? Rendeu-se, baixou a garimpa, perdeu o pátuá ? Agora não lhe interessa falar nas suas profecias falhadas ?



Inês Tavaresjosé maria
3 h
Economia? 2015? Alguém se perdeu!
Carlos Madeirajosé maria
3 h
A Católica deve ter tido alucinações, lol
O que conta é a dívida, é como dizia o outro; é a economia(dívida) estúpido.
Podes crescer muito mas com a dívida a crescer a este ritmo, kaput.
Adriano SousaCarlos Madeira
3 h
Isso é que é economia complexa. Além de ser mentira deve saber que o défice é calculado em função da despesa e da receita. Se a receita subir mais do que a despesa a divida desce.

Mas eu compreendo é o único indicador que ainda vos resta. 
José Caretasjosé maria
1 h
Ontem chegaste atrasado à reunião...
Já foi distribuído o novo argumentário.

Luis Oliveira
3 h
hahahaha
Não eram armas, eram rosas....
O costaderrotado é um homem   psica e moralmente desiquilibrado!!!
costaimbecil depois de ter feito parte do governo do 44 e nos ter deixado na bancarrota, ter assassinado politicamente o Seguro, ter assaltado o poder depois de derrota vergonhosa, agora tenta nivelar o Português comum pela sua baixa inteligencia e fraco qi!!!
costa está enganado, há muitos mortos a levantarem-se e vivos a tirar apontamentos!!!
... Ler mais
Paulo LoureiroLuis Oliveira
3 h
José Seguro presenteou o PS e o país com considerações públicas sobre o caráter de António Costa nos debates que com ele teve na televisão. Toda a gente ouviu o que ele disse. Toda a gente sabia quem ele era. Aliás, quando José Seguro lhe perguntou porque só avançou no fim e não quando dava trabalho ser oposição, ele riu-se como se ri agora quando está atrapalhado e disse-lhe que os Portugueses queriam era saber do futuro. Desaparece sempre para posteriormente reaparecer como salvador e projetar soluções de futuro, como agora faz com as florestas e com o SIRESP, como se o passado não fosse nada com ele.
Paulo Loureiro
3 h
Já tarda a PGR dar conta ao país sobre se está ou não a investigar a aberração a que temos assistido sobre as nomeações de responsáveis pelos fogos e proteção civil que nos vêm sendo apresentadas nas últimas semanas em escandalosas reportagens, que se nos afiguram como um dos maiores escândalos de que há memória. Sobre isto nem um palavra, tão ocupado que anda a dizer idiotices e vacuidades em que é especialista.
Alexandre Novais
3 h
Militares que alinham nestes contorcionismos fazem uma figura triste, digna do sarcasmo estrangeiro, colocando o a instituição a que pertencem ao nível de 1916.
Volta Capitão Santos Costa!
António Hermínio Quadros SilvaAlexandre Novais
2 h
Também já falei no Santos Costa que pôs o exercito nos eixos, mas agora já não há  Santos Costa nem Salazar, agora só há generais de plasticina ou mesmo de gel.
Paulo Guimarães
3 h
Quer o PM com o estranho apoio das chefias militares, quer anteriormente do PR, a desvalorizar este problema é um assunto muito sério e grave. Mancham ainda mais a imagem do país lá fora, como se isso ainda fosse possível. 
Não consigo acreditar que seja possível tratar deste assunto com tanta leviandade.  
Manuel Abílio
3 h
E o ar com que falaram!!!!
Acreditam que o pessoal acredita? Serão parvos ou julgam que a impunidade é total?
Decerto julgam e possivelmente têm razão.
E o Portugal é que paga...Sempre...
António Hermínio Quadros SilvaManuel Abílio
2 h
A maioria é parva não tenhamos dúvidas senão eles não estavam lá no poleiro
Helder Vaz Pereira
3 h
Malditos usos e costumes dos TUGAS! Maldita podridão que a todos nos afoga! Maldita corrupção que a todos nos atinge, excepto aos corruptos e corruptores. Malditos oligarcas que nos tornam cada vez mais pobres não só de dinheiro, mas também de espírito, de honra, e de verdade.
António Hermínio Quadros SilvaHelder Vaz Pereira
2 h
Tem toda a razão
Alexandre Policarpo
4 h
Excelente artigo. Este governo de treteiros  conseguiu arrastar as cupulas das Forças Armadas para a sua genética MISÉRIA MORAL E POLITICA.
O presidente da República, para mal dos nossos pecados, faz parte da pandilha. Estamos mesmo entregues a bichos!!!
Nota Artística
4 h
até o meu filho sabe ver a data de validade do iogurte.
Costa Fixe
4 h
Acho que nunca chegámos tão baixo no nível da desavergonhice.... o mais incrível é que vem gente para aqui dizer que se está a seguir a cartilha da direita.... Um povo que aceita o que se está a passar tem aquilo que merece.... Somos a chacota de todos os países europeus.... não valemos nada para eles.... mas continuamos a considerar tudo muito bom.... somos uns vendidos... ao preço da uva mijona.... inqualificável....
Adriano SousaCosta Fixe
4 h
Eia tantas reticencias! 


Inês TavaresAdriano Sousa
3 h
Há a hipótese de usar sinais gráficos, mas parece mal.
Joao Manuel
4 h
O JMF que não se esqueça ainda da recente história da sobrinha do César.
Depois da forma como o Costa subiu ao poder afastando o Seguro e perdendo as eleições eu já nada espero... claramente que para alguns os beneficios € de fazer parte de um governo é superior a qualquer vergonha ou falta de carácter!
Adriano SousaJoao Manuel
4 h
Ah e do filho do Durão no Banco de Portugal já agora!
joão reisAdriano Sousa
4 h
E já agora da MLA na Arrows...
Adriano Sousajoão reis
4 h
Oh não Luís isso foi por mérito, assim como o cherne na Goldman Sachs, tudo boa gente.
Joao ManuelAdriano Sousa
4 h
Ó mamã, eu parti o vidro, mas o Joãozinho partiu também! 
És gente miúda!
Eu em algum lado escrevi algo a favor do PSD? Ou isso faz com que sendo Xuxa fique perdoado à partida?
joão reisAdriano Sousa
4 h
A diferença é que no caso da MLA foi um valor calculado de cerca de 300 milhões de euros, enquanto na oferta da GALP são trocos...
Adriano SousaJoao Manuel
4 h
João Manuel, quem não te conhecer que te compre. 
Joao ManuelAdriano Sousa
4 h
Diga-me lá onde é que eu defendi a promiscuidade porca a que assistimos em ambos os lados?
Adriano SousaJoao Manuel
4 h
Para si começou agora ;) 
Joao ManuelAdriano Sousa
3 h
"em ambos os lados" quer dizer algo não acha?
Quanto a si, estão perdoados porque houve quem o fizesse antes!
Adriano SousaJoao Manuel
3 h
Eu condeno os dois igualmente, não foi faço é o escarceu desmesurado que a direita faz só por conta de serem do actual executivo. 
joão reisJoao Manuel
3 h
Ó joao dei-me ao 'trabalho' de fazer uma pequena 'ronda' pelos comentários noutros temas e em nenhum encontro uma posição sua de distanciamento em relação à oposição. Será coincidência ou o seu posicionamento político está num plano inclinado para um dos lados ?
Joao Manueljoão reis
3 h
Depois do Sócrates e deste governo, pode apostar que cada vez mais sou anti-PS!
Se acha que a culpa do descalabro do país é do Passos e não consegue ver o que o Sócrates fez acho dificil conversar consigo!
Mas não concordo com a MLA ter ido para a Arrow nem a história do tipo do PSD que ganhou milhões a negociar a venda da TAP, por exemplo.
Sò critico a posição de: "Eu parti, mas o Joazinho partiu por isso estamos quites"!
Corto Lemosjoão reis
3 h
Trocos?! 240 milhões e a subir! 
joão reisJoao Manuel
3 h
Ó joao não se canse porque não vale a pena, já se percebeu que pese embora o seu esforço, não descola do habitual ou seja é como você sendo 'careca' estar a vender produto contra a queda do cabelo, percebe ?
Sobre o 'descalabro' os resultados/consequências medem-se não pela sua/minha simpatia por este ou aquele partido/política mas acima de tudo pela realidade e essa quer queira ou não está patente nas informações dos organismos oficiais nacionais/CE que por enquanto ainda não sofrem o efeito dos ventos dos políticos em campanha. No meio disto tudo já consegui 'arrancar' embora ligeira uma crítica sua aos casos MLA/SM=TAP. Sobre essa sua metáfora podia aplicar-lhe outra 'quando lê um livro começa em que página ?'...
Joao Manueljoão reis
3 h
Fala muito e diz pouco. Lembro que os "resultados oficiais" do pré-troika era um défice controlado, mas depois viu-se disparar... mérito de quem? do inicio do livro ou do SÓCRATES? Abra os olhos homem e veja o que estão a fazer novamente!
Adriano SousaJoao Manuel
3 h
Oh João Manuel mas não estamos a viver ainda a austeridade?
Joao ManuelAdriano Sousa
3 h
Pelas palavras do Costa não.
Olhe, eu só sei que pago mais para atestar o depósito, a divida continua a subir e os impostos na essência iguais!
Mas com papas e bolos se enganam os tolos e a mim ele não me engana! Ninguém gosta de caloteiros e esta gente gosta de passar calote em nome do contribuinte!
Adriano SousaJoao Manuel
3 h
Mas se ainda vivemos a austeridade do seu querido PPC como é que vamos para a bancarrota do Sócrates que tanto apregoa? É que não se percebe, diz uma coisa e seu contrário. 
Joao ManuelAdriano Sousa
2 h
Faça assim... peça dinheiro, muito dinheiro a alguém (não tem que ser a um banco), mas peça sabendo que é tanto que quem acabará com a dívida são os seus netos...
Quando essa pessoa começar a ver que a sua vida faustosa não é congruente com os seus rendimentos e decidir não lhe fiar porque ninguem gosta de caloteiros venha cá dizer quais as condições que ele lhe impôs e a sua treta a negociar estando na mão dele! Depois pode ser que entenda o conceito de austeridade! é que na palavra da esquerda não há austeridade... so PECs e coisas com nome bonito tipo recapitalização (da CGD) que não foi mais que um resgate dada a quantia lá metida! Tal como no BES, mas com um nome á-lá xuxa para enganar o parolo do contribuinte!
... Ler mais
Joao ManuelJoao Manuel
2 h
Sabe que depois de morrer 64 cidadãos queimados, foi mais célere o pedido de uma análise de popularidade do que a nomeação de uma comissão de avaliação? Pois é... prioridades...
Adriano SousaJoao Manuel
2 h
Ah agora vamos falar de economia doméstica. Muito bem, é natural que queira mudar de assunto.
Mas também percebo o populismo da direita passa muito por ai.

Mas diga lá há austeridade? Se sim a despesa aumenta como? E vamos à bancarrota com a austeridade? Supostamente o PPC salvou o pais com ela.

Explique-me, são demasiados conceitos antagónicos. 
Adriano SousaJoao Manuel
2 h
Olhe já o PPC apressou-se a arranjar suicídios, só que se enganou. Prioridades... 
Jorge CastroAdriano Sousa
2 h
PPC, sem qualquer problema, pediu imediatamente desculpa pelo equívoco. Já Costa não pediu qualquer desculpa nem assumiu qualquer responsabilidade pelos 64 mortos e centenas de feridos. Prioridades.
Adriano SousaJorge Castro
2 h
Amigo Castro o PPC apressou-se em tirar dividendos políticos de uma tragédia, o Costa em minimizar danos na popularidade, ambos umas perfeitas bestas. Ainda assim o primeiro parece-me incomparavelmente indesculpável. 
joão reisJoao Manuel
2 h
Explique-nos lá isso do 'défice controlado'...
Joao Manueljoão reis
2 h
Esconder dívida pública nas Empresas públicas, PPPs, etc etc, mas está visto que o Sócrates foi o melhor PM que há memória! Sabe, se calhar a salvação nacional passa pelo regresso do Sócrates ao governo... afinal só lá falta ele para voltarmos ao passado glorioso!
Jorge CastroAdriano Sousa
2 h
Você acha mais indesculpável os suicídios que não aconteceram, do que 64 mortos. Esclarecido. 
Adriano SousaJorge Castro
2 h
Oh Caro Jorge tão fraquinho, não seja populista, assim não vai lá.

Lamento que use essas mortes como arma de arremesso politico, as famílias das vitimas deveriam merecer outro respeito. 
Joao ManuelAdriano Sousa
2 h
64 almas é populismo! Com jeitinho até foi invenção do PPC para tramar o governo! Haja decência!
Adriano SousaJoao Manuel
2 h
Pelos vistos para si é bandeira de campanha, haja decência. 
Jorge CastroAdriano Sousa
2 h
Dizer que houve 64 mortos é ser populista?! Pela sua linha de pensamento, não se deve falar mais dos mortos, senão estamos a ser populistas. Morreram, ponto final, não é? É precisamente pelo respeito a esses mortos e pelos familiares das vítimas que o assunto deve ser referido, até que se apurem responsabilidades! 
Adriano SousaJorge Castro
1 h
Dizer que houve 64 é a constatação de um facto, tirar ilações politicas descabidas em proveito próprio é populismo.

Sabe no ultimo executivo cortou-se 17% nos meios de combate aos incêndios, liberalizou-se a plantação do eucalipto, desinvestiu-se nos meios públicos no interior do pais e para si a culpa dos 64 mortos é responsabilidade deste executivo. 

Arranje argumentos políticos, para populismos já basta o Trump e a extrema direita. 
Joao ManuelAdriano Sousa
1 h
2 anos depois, com a austeridade "lá longe", nas palavras do seu lider e a culpa ainda é do Passos? 
64 almas é um assunto arrumado não é? 
Jorge CastroAdriano Sousa
1 h
Passos já não governa, Quem "governa" é Costa. Há 2 anos! Se Costa reverteu tanta coisa do governo de Passos, porque não reverteu então os meios para evitar tantos e piores incêndios? Teve 2 anos para isso!
Paulo Coelhojoão reis
1 h
deplorável comentário
Adriano SousaJorge Castro
1 h
Para si não mudou nada, a austeridade continua, não é?
Joao ManuelAdriano Sousa
19 m
é esse o facto mais puro... a não ser que seja FP,  nesse caso trabalha menos e ganha mais (isto sim é um FACTO indesmentível)! Deve ser o seu caso para vir para aqui glorificar os xuxas!
Adriano Sousa
4 h
É incrível que as cronicas de JMF sejam invariavelmente o programa politico do PSD, é de uma parcialidade e de uma falta de ideias inacreditável. 
De realçar também, o facto de não ter sido publicado um único artigo sobre a violência policial na Cova da Moura, não se vá ferir as susceptibilidades dos leitores do PNR. 
Glória RodriguesAdriano Sousa
4 h
Mas esta crónica é pertinente, ou fere susceptibilidades dos habituais 'irrepreensíveis'?
Adriano SousaGlória Rodrigues
4 h
Para um líder em decadência como o PPC é muito pertinente e já agora conveniente. 
Glória RodriguesAdriano Sousa
3 h
E isso incomoda-o? Incomoda propriamente o quê?  A pertinência ou a conveniencia que um jornalista entende num artigo seu onde faz uma reflexão sobre um tema actual? O Senhor não gosta, mas não lhe retira o mérito. As conveniências e as pertinências - são como a água benta - cada um toma as que quer.
jota santosAdriano Sousa
3 h
se está preocupado pelo "facto de não ter sido publicado um único artigo sobre a violência policial na Cova da Moura" escreva um. 
Adriano SousaGlória Rodrigues
3 h
Ah bom a Glória não admite que eu duvide das boas intenções do senhor que começou na Voz do Povo. Compreendo, em relação a isso tem toda a razão em relação ao entendimento dos escritos cada toma a que quer. 
Adriano Sousajota santos
3 h
Ahahah Jota com essa nem sei o que lhe diga. 
Glória RodriguesAdriano Sousa
3 h
Relativamente ao Senhor nada tenho a admitir ou deixar de admitir. Relativo ao que quer que seja , sejam dúvidas ou pertinências. Nada, absolutamente. Contudo, acho graça a eventualidade de um artigo de reflexão sobre actualidade seja tomado como arma de arremesso  e por isso se retire a qualidade do  conteúdo. Na Voz do Povo ou na Povo Operário, são me indiferentes essas origens. Como outras.
Adriano SousaGlória Rodrigues
3 h
Amiga Glória, ainda há pouco apregoava a liberdade de cada interpretar as palavras doutrem mediante o seu entendimento e agora acha estranha a minha interpretação. Fico um bocado confuso.

Quanto à qualidade, conteúdo ou intenção há todo um historial que corrobora a minha perspectiva. 
Glória RodriguesAdriano Sousa
2 h
Não foi, não Senhor, estranheza, foi graça. Apregoar não, tentar exercer a liberdade  - sou mais adepta.
Adriano SousaGlória Rodrigues
2 h
Com tanta virgula uma pessoa perde-se, mas acha graça é bom, é para isso que o JMF escreve: clientelas, como dizia o outro. 
Joao ManuelAdriano Sousa
2 h
Clientelas? Quem? os FPs? ou os privados que alimentam a casta pública são uma clientela? Olhe que isto não é o Avante!
Talvez o sr. esteja no jornal errado para si!
Adriano SousaJoao Manuel
2 h
Não caro João, a clientela do JMF é bem conhecida, todos os lobbys parasitários do Estado, (colégios privados, hospitais provados, rendas energéticas, industria da celulose), os ex-PAF e a extrema direita aka alt right aqui do sitio. 
Manuela Rocha
4 h
Há mais de trinta anos que estamos a ser governados por um grupos constituído pelos partidos e suas juventudes,pela banca e seus banqueiros, pelas grandes fortunas, tudo isso em conivência com os governos que vão passando........
ESTÓRIAS como esta TANCOS.....há muitas
Créditos mal parados de milhões dos vários amigos não faltam.....
Shoppings e "Vales do URSO" em terrenos onde não se podia construir, também foram "negócios de milhões.......Os governantes, na sua maioria não têm experiência de trabalho, nem conhecimento das funções......não são sérios e olham pela própria vidinha.....como se vê....é um vale tudo,
Os Incêndios nos últimos 3 anos têm sido já fortíssimos e tem havido mortos.......mas a perda de bombeiros no meio das chamas já aconteceu.......e não aconteceu mais nada!!!!





Joao Odiragram
4 h
O verdadeiro problema é que o  Costa,tem um QI anormalmente baixo que procura disfarçar com as pantominices próprias dos "chicos espertos", até que um dia aparece mesmo o belzebu ......
Carlos MadeiraJoao Odiragram
3 h
Não vai necessário, vai cair por ele, de maduro.
Adelina Maria Ribeiro Ribeiro
4 h
Uma vergonha, verdadeiramente "vergonhosa ". Li a sua cronica com um misto  de incredulidade e espanto se ainda consigo ter estes pensamentos. Muitissimo bem postos os "pontos nos iss".
Nucha Neves
4 h
Parabéns pela excelente análise,a esquerda toda e alguma comunicação social anda a gozar connosco
João Lopes
4 h
Excelente artigo. O Governo social-comunistas e o CEMGFA devem demitir-se ou ser demitidos por incompetência e falta de categoria! Os chefes militares que bateram com a porta, demitindo-se ou pedindo a passagem à reserva, merecem o respeito dos portugueses! Ainda há gente que não dobra a espinha, conforme as conveniências!
Lorde Montresor
4 h
É um prazer ler uma crónica tão assertiva e directa com a de JMF, concorde-se ou não com tudo o que diz. Infelizmente é raro ler alguém tão INDEPENDENTE na CS portuguesa, pois a maioria são lambe-botas do poder encostados à esquerda.
Paulo Correia
4 h
Temos o PM que temos. É poucochinho em tudo, menos na gabarolice, na aldrabice e na barriga. 
E o PR, qual Estica que acompanha o Bucha, anda de braço dado com ele. Só mesmo neste país... 
Afonso Aguiar Perdigão
4 h
Está "fora de prazo" e ilegal constitucionalmente.

Agora o actual governo ou desgoverno geringonço esquerdista golpista em autocracia parlamentar está hoje ilegal em termos constitucionais, porque:

Na situação contextual agora ilegal, mas que foi passageira e aceitável e nos limites da legalidade democrática de forma conturbada e golpista parlamentar no fim do mandato do anterior PR (que nos seus últimos 6 meses de mandato presidencial não podia por Lei constitucional convocar eleições para dar democraticamente voz ao povo para escolher melhor o projecto de governação que preferia para o país), já deveria ter sido corrigida "por razões de Estado", no entanto o actual PR que já deveria ter reposto a normalidade da democracia representativa e republicana portuguesa nada fez e é muito difícil entender porque ainda não o fez.

No entanto, esta desgovernação ou inexistência de uma governação legal ou legítima tem tido virtualidades que não existiriam de outro modo político.
Só que esta solução espúria hoje já não passa de uma "governação" de mercearia, de coutada para apaniguados/as e que anda ao "sabor das ondas" e diz ter "muitas e grandes vitórias" sem ter um enquadramento actual legal minimamente aceitável em termos constitucionais.

Logo agora (já muito atrasado...) é urgente e indispensável que haja ajustamentos dado que o programa de governação do país da geringonça golpista esquerdista, que foi aprovado em autocracia parlamentar então no Parlamento só para 2 anos, tal como foi dito no Parlamento e publicamente pelos intervenientes.

Portando falta a aprovação de um programa( para não andar a governar ou a desgovernar, ou melhor, a boiar "ao sabor das ondas") de governação aprovado pelo Parlamento (tal como manda a Constituição) para os próximos dois anos restantes do mandato da actual legislatura ou o PR que se assuma na defesa do funcionamento normal das instituições da democracia representativa e republicana portuguesa (tal como diz a Constituição).

Os sintomas de falta de governação minimamente aceitável do país são já por demais evidentes e tudo indica que tendem a ser cada vez mais prejudiciais em deterioração cada vez mais crescente.

Adelina Maria Ribeiro RibeiroAfonso Aguiar Perdigão
4 h
Subscrevo. 
Não é que alguma vez conseguisse lá chegar, mas ainda bem que não é constitucionalista. 
Jorge Castro
4 h
Costa não sofre de "tolice", nem ficou com o "raciocínio perturbado". Sejamos frontais e directos: Costa é MENTIROSO!  A maioria da comunicação social não averigua, não o confronta?! Estamos a ser tratados e governados como m**** por um um bando de cínicos, manhosos, incompetentes e irresponsáveis e Portugal está a transformar-se novamente num país de cobardes.
Cipião Numantino da BoinaJorge Castro
4 h
Queres uma fisga?
O que é que uma fisga tem a ver com o assunto? É com fisgas que você resolve os assuntos?
Cipião Numantino da BoinaJorge Castro
4 h
É para mostrares, que não pertences ao país de cobardes e que estás disposto a tratar de todos aqueles que não pensem como tu.
Já agora tens direito a quantos votos?
Um, está mal os tipos como tu deveriam ter direito a dez votos.
Voce andou com o Sr Jorge Castro na Escola?
Está visto que, para si, uma fisga resolve certos assuntos. Quanto a mim, nunca usei, nem usaria fisgas. Nem contra quem não pensa como eu. Mas pelos vistos, para si, isso seria o "lógico". Só isto, dá para ter uma ideia da sua personalidade. Uso sim, o meu direito de opinião frontal nas caixas de comentários, por exemplo. O que vale muito mais que uma fisga, não acha?
Cipião Numantino da BoinaManuel Domingues
4 h
Não, ele é foi meu aluno.
E tu és o tutor dele?
O problema não é ele ter 10... é tu teres 1 votos!
Pessoas com inteligencia de carraça não deviam votar!
Cipião Numantino da BoinaJorge Castro
4 h
Caro Jorge Castro a sua forma de pensar não me incomoda,
mas não permito que chame o povo português de cobarde.
O seu comentário revela uma mentalidade de quem não sabe viver em democracia e como tal a sua opinião não te valor, só revela raiva e frustração por as coisas não serem como o senhor quer.
Passe bem.
joão reisJorge Castro
4 h
Ó cmt aproveite este espaço para 'dizer' algo de jeito/verdade e dê-nos elementos que nos permitam concluir que você tem razão e o 'costa é mentiroso'...
Cipião Numantino da BoinaJoao Manuel
4 h
E se o voto for por convite? 
Como era no tempo de Sal-azar.
Jorge Castrojoão reis
3 h
Só para citar: passamos de um "roubo grave" (com comunicações do facto à NATO, exonerações, visita de Marcelo a Tancos) para um "roubo de material pouco perigoso"? E só o descobriram e comunicaram tanto tempo após o roubo (incluindo as altas patentes miliitares)? Por coincidência, logo a seguir ao regresso veraneante de Costa? 
Não sei viver em democracia? Raiva e frustração? Curiosas as suas afirmações. A diferença é que não fui eu que mencionei a fisga.
O governo é legal, mas não tem qualquer legitimidade, qualquer criança sabe isso, mas como vocês andam sempre a baralhar tudo para voltar a dar, para vocês tem toda a legitimidade, mas não te preocupes, não vai lá ficar muito tempo, vocês que tanto o defendem é que deviam pagar as dívidas que eles estão a fazer, isso sim seria inteiramente legitimo.
joão reisJorge Castro
3 h
Sabe distinguir perigoso e grave, obg.
Cipião Numantino da BoinaJorge Castro
3 h
Não, mas acusou os outros da sua cobardia.
Cipião Numantino da BoinaCarlos Madeira
3 h
O governo é legal, mas não tem qualquer legitimidade.
Está tudo dito, sobre a capacidade de entendimento politico desta gente.
Segundo os amigos deste profetizavam  em Junho do ano passado quando fosse-mos a uma ATM para levantar dinheiro o anão da ATM fazia-nos um manguito.
Hoje sou eu que tal como em 26/11/2015 lhes faço um manguito.
Não acusei directamente ninguém de cobardia. Se enfiou a carapuça, problema seu. Mas não tenho problemas eu mencionar onde começa a cobardia: em altos dirigentes (políticos e militares, por ex) que, por conveniência ou manutenção de poder, alinham em narrativas falsas de forma a enganar o povo. Ou então em muitos jornalistas que alinham imediatamente nas narrativas oficiais, sem fazerem um trabalho de investigação isento, para apurar os verdadeiros factos. 
... Ler mais
Cipião Numantino da BoinaJorge Castro
1 h
Sou analista de informação e o seu ultimo parágrafo só consegue arrancar-me uma gargalhada.
Quanto ao resto é conversa de derrotado politico.
Leonel Santos
5 h
"Não é isto que se espera das Forças Armadas: não têm de proteger titulares de cargos políticos, não têm de fazer contorcionismos para protegerem governos."

Nem se espera da Policia Judiciária, de quem se espera isenção, que encontre árvores e ramos. Como vai a PJ investigar casos de corrupção ou abuso de poder que, eventualmente evolvam membros deste governo?

Que pais é este, onde toda a gente está na mão de Costa?

Que povo é este que encolhe os ombros e aceita tudo o que lhe fazem?

Não o façam por vós, que a maioria não merece, façam pelos vossos filhos, deixem-se de conversa fiada e reagam!
Luis IlheuLeonel Santos
5 h
este pais está nas mãos da Europa...é o que dá a soberania de Portugal já estar em parte incerta...a nivel politico e militar...
Inês TavaresLeonel Santos
3 h
...«Que pais é este, onde toda a gente está na mão de Costa?»...
Não é do Costa -ele é apenas o boy actual.
Deveria escrever: Que pais é este, onde toda a gente está na mão da Maçonaria?
Eu explico: no séc. XIX, o povo, reagiu em armas contra a canalha de ladrões* «republicanos, socialistas e laicos», que na altura se chamavam  liberais. Os assassinatos, os roubos, os tribunais comprados, os exércitos estrangeiros -tudo serviu para essa corja se manter a roubar a gamela.

Não só Manuela Ferreira Leite é prima de um desses facínoras -eu sou bisneta de outro. Sei como eles 'trabalhavam'
Luis Ilheu
5 h
A PSP só pode "tocar" em brancos...senão é acusada de racismo!!! acusarem a PSP de Racismo na Cova da Moura é insano...só a presença da PSP naquele território já é considerado um acto de racismo...tribunais militares para assuntos envolvendo forças de segurança!!! o MP anda todo taralhouco...
Adelina Maria Ribeiro RibeiroLuis Ilheu
4 h
E verdade.  E intoleravel.
Luis Ilheu
5 h
a PSP a ser perseguida na Cova da Moura e o silêncio total em Portugal...já querem dar autonomia à Cova da Moura....inacreditavel !!! perseguirem a PSP quando esta está numa zona de guerra...
Joaquim Baptista
5 h
Se o que diz José Manuel Fernandes estiver correcto, dado que são questões que requerem conhecimentos dos assuntos e não é qualquer que pode arengar sem eles, tudo vai mal no reino da Dinamarca, como tem sido tradição desde que nasci em 1939. 
Ter-de-á de concluir que esta miséria de terra nunca chegará a ser um país? Talvez, digo eu...
Susana Oliveira
5 h
"Costa voltou de férias para "controlar a crise"... E para humilhar ainda mais as Forças Armadas"
- JMF! Vá vender banha da cobra estragada para outra freguesia. Foi o CEMGFA, em directo pelas TV, não o PM, que informou o país de que o armamento roubado não constituía perigo se fosse utilizado (pelo que se alguém humilhou as FA foi o CEMGFA e não o PM)! E isso é que é importante, pois não serão perdidas vidas humanas, por muito que tantos por aqui desejassem que isso acontecesse! Pela parte que me toca, ponto final neste assunto!
Manuel DominguesSusana Oliveira
5 h
Porque nao segue a sra a sugestao que tenta aconselhar a outros?
Sei que nao gosta de opiniao livre e democratica. Sinal de totalitarismo. 
Carlos MadeiraSusana Oliveira
3 h
Não digas disparates, o assunto é demasiado grave para estares com alucinações, todo o material está em perfeitas condições, apenas querem enganar o zé povinho, mas vocês são muito mais ignorantes que o povo que pensas que enganas com patranhas dessas.
Esperemos apenas que ele não seja usado, apenas isso.
Manuel Barroso
5 h
Em Portugal, é uso e costume louvar os aldrabões e não correr com eles do poleiro de onde roubam.
Cipião Numantino da Boina
5 h
Também só lhes resta o barro Passista, para defender. Em suma Neo-inconscientes liberais.
Lol.
Ès um"portento"intelectual. 
Põe o chapéu - ficavas melhor.
Cipião Numantino da BoinaPaulo Coelho
4 h
Não deixes molhar o barro.
Paulo Cunha
5 h
De um roubo muito grave passou a ser o roubo de material fora de prazo. Bastou o nosso primeiro vir de férias para a narrativa mudar. Só falta dizer que tudo não passa de uma "fake news". Podem perguntar ao mestre Trump (o vendedor de banha da cobra encartado) como se faz e aplicar os ensinamentos às situações difíceis. Por exemplo : o material estava a apodrecer, BAD! O exército, através de uma manobra táctica muito bem feita, conseguiu enganar os ladrões que roubaram material caduco, fantástico...Tornar Portugal grande outra vez.
Adelina Maria Ribeiro RibeiroPaulo Cunha
4 h
E de chorar a rir! 
Joaquim Moreira
5 h
José Manuel Fernandes, mais uma vez estou de completo acordo com mais esta abordagem, a que deu o muito interessante título de “O iogurte de António Costa estava fora de prazo”. Receio que o problema não seja do iogurte, mas das “merecidas férias” que terá aproveitado para, deixando crescer a barba e protegendo aquela cabecinha com um Chapéu-Turístico, pensar como nos enganar.

A fantástica entrevista do famoso Coronel Vasco Lourenço, deve inserir-se nessa estratégia, pensada em férias, e que, pessoas como eu e o José Manuel Fernandes nunca seria capaz de imaginar. Este assalto é uma manobra da oposição de direita de, na sequência da tragédia de Pedrógão Grande provocada pelos Cortes do Governo anterior, querer deitar a baixo este bondoso Governo da Pátria.

Tudo o resto é culpa do Diabo e da sua antiga relação com o IN, comandado pelo General ou Almirante Pedro Passos Coelho.
Verbo PrincipalJoaquim Moreira
5 h
Ah, Sem dúvida! A fantástica entrevista do estupor Vasco Lourenço.
Ficou patente, uma vez mais, que Vasco Lourenço não tem espinha dorsal e já não tem nada a haver com o estatudo de militar.
Não deixa de ser confrangedor ver um homem que chegou a mandar neste País, mas que presentemente não passa de um moço de recados.

Já agora, em Abril de 2015 o marmanjo do Vasco Lourenço bradava: “Fique claro que não nos fecham a boca nem amarram os braços, chegou o tempo de dar um estrondoso murro na mesa. Temos de ser capazes de expulsar os vendilhões do templo. Existe hoje em Portugal uma legitimidade semelhante à que existia no 25 de Abril para que as Forças Armadas intervenham.”
Então? Neste momento, do que é que o Vasco Lourenço está agora à espera?...
josé maria
5 h
Costa. Armas roubadas não representam perigo para a Segurança Interna

Pedro Coelho deve ter transmitido a António Costa o vírius da estupidificação 

Inacreditável como AC anda a dar tidos nos pés.


... Ler mais
João Augustojosé maria
5 h
Portanto o facto de o António Costa ser estúpido é culpa do PSD...
Até nisto conseguem atribuir culpas ao governo anterior....
Carlos Madeirajosé maria
3 h
Tiros? morteiradas.
Susana Oliveira
5 h
"O senhor general Chefe do Estado Maior General das Forças Armadas – ou seja, o homem que está no topo da hierarquia militar – veio informar-nos que “os lança-granadas foguetes que foram roubados provavelmente não terão possibilidade de funcionar com eficácia, porque estavam selecionados para serem abatidos”...Estas declarações do CEMGFA são tão desconcertantes que só temos pena que não tenha acrescentado um agradecimento aos ladrões, por nos pouparem o dinheiro e o trabalho de enviar para abate aquele material...".
- JMF, Como imaginará, não fiz o serviço militar pelo que não conheço os meandros do circo. Mas estava à espera de quê? Que o CEMGFA, do alto do seu pedestal, andasse a enviar comunicados para os jornais? É isso que se pode esperar do patrão de uma instituição tão fechada como esta? De uma instituição tão burocratizada que precisou de 43 dias para escrever uma carta ao ministro a pedir que reparassem a rede de vedação?
Agostinho Rocha Amaral
5 h
Anda A. Costa a promover o turismo em Portugal, que é do melhor como destino turístico, mas ele vai para Espanha.... Poucaxinho em tudo este cromo....
Luis Ilheu
5 h
os militares devem assumir a segurança total de Portugal !!!! os politicos out das questões de segurança!!!
José Oliveira
5 h
Este jornal é o ponto de encontro dos pafiosos anónimos. Lol
Luis IlheuJosé Oliveira
5 h
isto não é jornal...newsletters do el PSD...
MaxMartins MartinsLuis Ilheu
5 h
Há por aqui gente que também faz como o sr General...
"Levantam a cabeça...e possivelmente abana as orelhas, por causa das moscas..."
É interessante ver como esta gente "branqueia" as acções do governo "entretendo-se " a chamar nomes àqueles que discordam de "tanta asneira cometida"...
Nem sei que dizer...:

Ou são irresponsáveis e nem se dão conta dos "problemas causados aos cidadãos"...ou então fazem parte do "grupo do beija mão"...
a maior ainda foi a destruição do BES...
jota santosJosé Oliveira
3 h
o Sr. gosta de visitar sítios que lhe são desagradáveis e ler e ver programas e coisas que não gosta. é masoquista! se não gosta não coma. 
Carlos MadeiraLuis Ilheu
3 h
Claro se estivese lá o Costa seria salvo e o povo a pagar a factura, como o Banif e a CGD, são demasiado inteligentes para este país vocês, porque é que não emigram?
Paulo Correia
5 h
Temos o PM que temos. É poucochinho em tudo, menos na gabarolice e na aldrabice. 
E o PR anda de braço dado com ele. Só mesmo por cá... 
maria perry
5 h
O País está num estado "tenebroso", foi o que alguém me disse ontem. Acho que nesta altura, nem governantes nem governados estão a ter qualquer gozo. Porque é que o Observador não fala mais sobre o problema da dívida que está a crescer ao ritmo de 1000 milhões de euros/mês? O melhor serviço público que o Observador poderia prestar era publicar a dívida ao long do ano EM VALORES ABSOLUTOS, ou seja milhões de euros, e não em percentagem do PIB. Por favor, façam isso!...
Carlos Quartel
5 h
Isto que devia estar nas primeiras páginas de todos os jornais, só aparece agora pelo texto de JMF.
Porque o que está em causa não é  Costa a querer chamar-nos parvos, isso já o fez muitas vezes e tem agora um ajudante promissor no ministro Centeno. O mais grave foi ver as forças armadas submissas e contritas a apoiar a farsa que o PM resolveu montar. Aqueles chefes militares estão irremediavelmente desprestigiados. Tentar vender que o roubo afinal  era de sucata para abate, depois de visar Nato e aliados, depois do PR se ter deslocado a Tancos é inaudito, mas mais inaudito é ver o GEMGFA a fazer declarações destas.
O mais grave e mais alarmante que vi até hoje e pode mesmo pensar-se sobre se o regime não estará em perigo ......
Leonel SantosCarlos Quartel
5 h
Tão desprestigiados como o Director Nacional da PJ, que também aceitou embarcar na farsa e usar um órgão independente para suportar o governo.

Agora? Que vamos fazer? Escrever umas linhas e aguentar?

Isso é o que interessa, no fim do dia....
José Paulo C CastroCarlos Quartel
4 h
Realmente, o momento mais parecido com este foi o da brigada do reumático. 
Perante as evidências, os militares prestam-se a um momento mediático, convencidas que o acto não vai parecer ridículo.
Carlos QuartelLeonel Santos
4 h
Mau de mais. Lembro a brigada do reumático em Março de 1974, em vassalagem a  Caetano. Se não tivermos confiança em Marcelo (o PR) só nos restam os tribunais, também com sinais de submissão.
Por isso me alarmo .....
Leonel SantosCarlos Quartel
4 h
A fase do alarme já, há longo, está ultrapassada, caríssimo. 
Agora o tempo é de acção. 
Os tribunais já só se preocupam com os seus direitos, veja os temas que agitam o constitucional, ou as razões que podem levar a uma inaudita greve. 
Do PR, o decoro leva-me a um sepulcral silêncio.... 
Mas, fica evidente que, em Portugal, só o PCP sabe organizar manifestações. Por isso, o povo aguenta! 
Manuel F .
5 h
Antonio Costa e o Ministro da Defesa dizem que o valor do material roubado ronda os 35.000 Euros. 
Gostava de saber, qual a loja dos Chineses em que compraram este material .
É preciso não ter vergonha na cara. 
maria perry
5 h
Já agora, os iogurtes nunca se estragam porque já são leite estragado.
Cipião Numantino da Boina
5 h
 " O iogurte de António Costa estava fora de prazo "
Mas quem o queria vender foi agarrado.
José Paulo C Castro
5 h
Eu acho que o iogurte ficou azedo depois do PM o começar a comer...

Este homem retira honra, dignidade e moral a tudo e a todos a que se associa. É triste ver que não percebem isso, pois o odor do poder perfuma-lhes as narinas e produz efeitos de êxtase e exaltação. 

Todos os seus métodos de atingir objectivos têm aquele insuportável odor da negociata e chico-espertice, do vendedor de feira que nos mostra uma etiqueta falsa, mas que vai associando a si uma clique de amigos feirantes suficiente para não perder a licença, intimidando a acção do inspector municipal. 
Maria Alva
5 h
Objetivo e certeiro. 
O "frete" que o CEMGFA, general Pina Monteiro, fez ao Poucochinho Kosta foi de provocar vómitos. A areia para os olhos que foi tentada com o "armamento que estava para abate" é lamentável. Como todos sabem, há bombas da 2ª guerra (muito fora de prazo) que rebentam quando acionadas, por exemplo, aquando se fazem escavações.
Jose Melo
5 h
Muito bem. Mas o JMF não deve esquecer o papel do catavento nisto tudo. A constante desvalorização e descrispação é impulsionada por quem, no dia anterior ofereceu um jantar aos mesmos que ontem reuniram com o xamussa. Acha que foi inocente? Tudo o que ontem foi dito pelos bonacheirões (um de farda nº1, outro de fato), começou a ser cozinhado e articulado no dia anterior com o catavento. Tenho para mim a certeza que, nos próximos tempos, sempre que alguém lhes perguntar sobre o assunto, vão dizer que não dizem nada até terminarem os inquéritos. E o assunto vai para o esquecimento, como de costume. Salvo se, e espero não aconteça, alguém se lembre de demonstrar que afinal houve uma prorrogação do prazo de validade, e que as coisas funcionam. Não foi o CEME que disse que os ladrões até levavam uma lista do que queriam, pois existia lá muito mais armamento? 
Miguel Cardozo
6 h
Bom texto para ser lido na Assembleia da Republica a propósito do Estado da Nação.
José Marques
6 h
SURREAL!
Com o mais alto patrocínio do Marcelo! O Marcelo, então, foi enganado. Porque foi lá ver, tendo sido muito útil, mas ninguém lhe disse que o material estava fora de prazo. Definitivamente, para os generais estou-me marimbando, mas para um PM é demais.
Foi preciso vir de férias para arranjar esta estapafúrdia explicação em linguagem rebuscada militar: estava selecionado para ir para abate, ou seja, ainda não havia proposta de abate, apenas uma pré-lista para passar pela cadeia de despacho para ser abatido. Dizer que este material não vai ser eficaz é de doidos, de um lunático servilista.

Muito bom. Só kosta para nos fazer de parvos numa situação como esta. De mentecaptos. 
O CEMGFA, que até agora tinha estado calado e imune (e muito bem), meteu-se no chorrilho de anedotas de Tancos para salvar a pele, que o kosta lhe exigiria se não o fizesse.
Que lástima.
Carlos MadeiraJosé Marques
3 h
Atenção ás palavras dele: existe uma alta probabilidade do material vir a não funcionar quando for utilizado, alta e não total, talvez o alta aqui seja de 1% e 99% de possibilidade de funcionar, como se vê ele não mente, é tudo uma questão de percentagem.
Isto para além de uma imensa incredubilidade, revela que ele completamente de cabeça perdida, ninguém no seu juízo perfeito
utilizava isto para se safar, é muito perigoso este jogo, imaginemos que o material é usado num qualquer país e funciona....
maria perry
6 h
ahahaha, também pensei o mesmo logo que vi o título aqui no Observador sobre as armas não representarem nenhum perigo. Costa perdeu completamente o juízo para dizer uma coisa assim tão estúpida. Com Socrates foi a mesma coisa, não aguentam os nervos, vão ficando cada vez mais obcecados.
Adelina Maria Ribeiro Ribeiromaria perry
4 h
Verdade. 
Francisco Rodrigues
6 h
A sucata de Tancos tem, ainda, valor de combate para países que não têm experiência militar, como é o caso de Israel.

WASHINGTON, September 9, 2008 - The Defense Security Cooperation Agency notified Congress of a possible Foreign Military Sale to Israel of M72A7 Light Anti-Armor Weapons (LAAWs) as well as associated equipment and services. The total value, if all options are exercised, could be as high as $89 million. The Government of Israel has requested a possible sale of 28,000 M72A7 66mm Light Anti-Armor Weapons (LAAWs), 60,000 M72AS 21mm Sub-Caliber Training Rockets, spare and repair parts, support equipment, publications and technical documentation, personnel training and training equipment, U.S. Government and contractor engineering and logistics personnel services, and other related elements of logistics support. The estimated cost is $89 million. 
victor guerra
6 h
Uma tropa fandanga.Felizmente,parece que não temos inimigos.Nem terroristas,nem refugiados ,nos ligam
Manuel Dominguesvictor guerra
5 h
Os refugiados fogem a sete pes.....
Observador
6 h ·


"O despautério da passada terça-feira não se deve a nenhum desarranjo intestinal do primeiro-ministro. É mesmo algo que está na sua natureza. E na natureza do país que atura isto tudo com um mero encolher de ombros.
Malditos usos e costumes."

A crónica de José Manuel Fernandes:



O iogurte de António Costa estava fora de prazo
Costa voltou de férias para "controlar a crise". Na verdade, para nos tomar a todos por parvos. E para humilhar ainda mais as Forças Armadas. Ou alguém acha que o furto de Tancos afinal não foi grave?
OBSERVADOR.PT

161 comentários
242 partilhas
752752
Comentários Principais

GostoMostrar mais reaçõesComentarPartilhar

Comentários

Escreve um comentário...


António Ribeiro O desespero de querer ser mais papista que o papa e lamber as botas ao chefe dá nisto.....uma monumental diarreia boçal, gasta,malcheirosa...tire senha que estão muitos à espera

GostoMostrar mais reações · Responder · 18 · 5 hManage

António Serrano É pro Costa ou contra o Costa? Não percebi...

GostoMostrar mais reações · Responder · 5 hManage

Luís Cochofel Em eu!

GostoMostrar mais reações · Responder · 4 hManage

Gabriela Cabral Antonio ribeiro além de malcriado é desinformado.

GostoMostrar mais reações · Responder · 2 · 4 hManage

Lurdes Machado

GostoMostrar mais reações · Responder · 3 hManage

António Ribeiro Oh Gabriela Cabral :pelos meus 75 kilos malcriado não sou,já agora obrigou-me a consultar o pai dos burros calhamaço que deveria ler amiúde:desinformado não hesiste no léxico. Ignorante que será?? a sua pessoa ??E não, nem pró nem contra mas quando fede,,,,,,

GostoMostrar mais reações · Responder · 2 hManage


Escreve uma resposta...




António Macedo Crónica mais tendenciosa é difícil. Ao estilo Observador. Se estes opinadores tivessem grande eco e os portugueses fossem burros, estávamos tramados.

GostoMostrar mais reações · Responder · 10 · 5 hManage

António Serrano Porque lê?!

GostoMostrar mais reações · Responder · 5 hManage

Helena Sampaio Tendencioso porquê!?Não fala de factos?Ou está a inventar alguma coisa?

GostoMostrar mais reações · Responder · 1 · 4 hManage

António Macedo Na verdade a maioria dos factos tem de ser apurada e acredito que hão - de surgir relatórios fidedignos. Querer a toda a força e sob qualquer pretexto criticar este ou aquele é tirar ilações pode ser precipitado. Acredito que o nosso PR é umas fotos árbitro lúcido e isento que não deixará adulterar os factos.

GostoMostrar mais reações · Responder · 2 · 4 hManage

Nuno Pedreira Os portugueses são mesmo burros como ti

GostoMostrar mais reações · Responder · 3 hManage

António Macedo Cada um qualifica - se com as respostas e argumentos que mostra.

GostoMostrar mais reações · Responder · 3 hManage

Helena Sampaio António Macedo eu espero sinceramente que tenha razão até porque dizer uma coisa um dia e outra no dia seguinte não abona nada a favor de quem nos governa.

GostoMostrar mais reações · Responder · 1 hManage


Escreve uma resposta...




Rosario Costa Foi preciso o Costa vir de férias para os portugueses ficarem a saber que o material roubado estava fora de prazo?????????

GostoMostrar mais reações · Responder · 19 · 5 hManage

Rogério Martins Parece que sim. A data de aquisição estava num papel dentro de uma gaveta, que estava dentro de um cofre, que estava dentro de um gabinete que só ele tinha a chave.

GostoMostrar mais reações · Responder · 9 · 5 hManage

Rosario Costa Queira Deus que as caixas multibanco não comecem arrebentar com granadas, até tenho medo de pensar.

GostoMostrar mais reações · Responder · 1 · 5 hManage

Fernando Santos Mas o roubo aconteceu, coisa que estes totós , tentam disfarçar.

GostoMostrar mais reações · Responder · 4 · 5 hManage

Jaime Estorninho Não! O Gen. Sousa e Castro já o havia afirmado!

GostoMostrar mais reações · Responder · 4 hManage

Cesaltina Ranhel Qual roubo Fernando Santos?! o sr.general já fez questão de nos elucidar, que por via dum tal inventário que se ia fazer e dumas tais baixas de material que não se fizeram,se inventou este roubozinho sem importância de material absolêto...

GostoMostrar mais reações · Responder · 41 minManage


Escreve uma resposta...




Dario Maia Impressionante ver as movimentações dos avençados e o chorrilho de comentários insultuosos próprios de quem não consegue argumentar nada!
O que me espanta é ver tanta gente que não gosta das opiniões do JM Fernandes estar tão atenta ao que ele escreve e publica! Tenham cuidado ou ainda são convertidos :) :)

GostoMostrar mais reações · Responder · 16 · 5 h · EditadoManage

Fernando Santos Esses esqueceram que o assalto existe .

GostoMostrar mais reações · Responder · 1 · 5 hManage

Ciso Carvalho os avenças tem que mostrar trabalho, para segurar o tacho

GostoMostrar mais reações · Responder · 3 · 5 hManage

Leonilde Coito E que tal um "peido?" Tenha vergonha! Não insulte só porque sim.... Invejoso e mau jornalismo!!!!!!!!!!!!

GostoMostrar mais reações · Responder · 4 hManage

Dario Maia Leonilde Coito não percebo a quem se refere a Sra., quem é o invejoso mau jornalista?
A Sra. devia saber que as crónicas exprimem a opinião do jornalista fundamentada na sua visão dos factos que pode não ser coincidente com a opinião do leitor! Por essa razão eu escolho ler quem me agrada e nem perco tempo com quem não merece. Sugiro-lhe que faça o mesmo ;)

GostoMostrar mais reações · Responder · 2 · 3 hManage


Escreve uma resposta...




Eduardo Gomes José Manuel Fernandes é uma prostituta mediática que ainda tem algum préstimo na alcova da mentira, demagogia e cinismo para quem lhe paga as lentilhas. E ainda há muito acerebrado aziago, monitorizados na memória e decência que lhe dão ouvidos...

GostoMostrar mais reações · Responder · 11 · 3 hManage

Maria Manuela Ornelas Será que ficou lerdo e não percebe as artimanhas torpes deste PS? Santa paciência.

GostoMostrar mais reações · Responder · 2 hManage

Eduardo Gomes Será que ficou tão insensível à dor durante o mandato pafioso, ou não sofreu mesmo nada?

GostoMostrar mais reações · Responder · 1 hManage


Escreve uma resposta...




Jose Lopes Angola Dario Maia a arte de magia continua, mas parece que há muita gente a gostar destas artes circenses. Quando o espetáculo acabar todos iremos pagar o bilhete, e isso é que me chateia, pois não gosto de circo nem de ilusionismo.

GostoMostrar mais reações · Responder · 7 · 4 hManage

Dario Maia Oh Zé Lopes, eu não frequento os sites das esquerdas radicais porque já sei que não estarei de acordo com (quase) tudo que por lá se escreve e diz!
Da mesma forma não percebo porque razão tanta gente vem a este site mas não gosta do Observador, ou dos artigos de opinião do JMF.
Desamparem a loja :)

GostoMostrar mais reações · Responder · 1 · 3 h · EditadoManage


Escreve uma resposta...




António José Rodrigues Silva Mais um vira casacas, amigo do PSD e seu séquito. Fundador da união dos estudantes pela democracia popular, uma organização estudantil de ideologia maoísta ligada à UDP, fez parte do Jornal "A voz do Povo", onde chegou a chefe de redacção ! Costuma-se dizer que só os burros é que não mudam de ideias, mas já se esqueceu de onde veio, e agora cospe no prato onde comeu !. Mais um vendido !.

GostoMostrar mais reações · Responder · 4 · 4 hManage

Vasco Oliveira Este é xucialista e deve estar à espera de tachoo.

GostoMostrar mais reações · Responder · 1 · 4 hManage


Escreve uma resposta...




Luisa Valas Coutinho Uma coisa é serem socialistas, bloquistas ou comunistas....outra é gostarem de ser enganados!!! Façam um pouco de exercício mental, pensem, analisem, comparem as intervenções do PM e Chefia Militar com declarações anteriores, e vejam fazem algum sentido! Acordem!!!!

GostoMostrar mais reações · Responder · 6 · 5 h · EditadoManage

Amélia Braga Sr Presidente da República está na hora de tomar uma posição firme.O Senhor é um Homem sério que admiro á muitos anos,caso contrário sou obrigada a pensar que é o presidente da república das bananas

GostoMostrar mais reações · Responder · 1 · 4 hManage

Luís Faustino "Há" muitos anos que somos roubados.

GostoMostrar mais reações · Responder · 4 hManage


Escreve uma resposta...




Leonel Santos "Não é isto que se espera das Forças Armadas: não têm de proteger titulares de cargos políticos, não têm de fazer contorcionismos para protegerem governos."

Nem se espera da Policia Judiciária, de quem se espera isenção, que encontre árvores e ramos. Como vai a PJ investigar casos de corrupção ou abuso de poder que, eventualmente evolvam membros deste governo?

Que pais é este, onde toda a gente está na mão de Costa?

Que povo é este que encolhe os ombros e aceita tudo o que lhe fazem?

Não o façam por vós, que a maioria não merece, façam pelos vossos filhos, deixem-se de conversa fiada e reagam!

GostoMostrar mais reações · Responder · 6 · 5 hManage

Carlos Machado Ó Malhão, Malhão
Que vida é a tua?
Comer e beber, ai tirim-tim-tim
Passear na rua...


GostoMostrar mais reações · Responder · 9 · 5 hManage

Carlos Cunha Este video emocionou-me .. Oscar e Leão de Ouro ... parece a vida do País num segundo

GostoMostrar mais reações · Responder · 2 · 5 hManage

Paula Cristina Marques 😂😂😂😂

GostoMostrar mais reações · Responder · 4 hManage


Escreve uma resposta...




João Vaz Se o governo diz que as armas eram para abate temos de acreditar na boa fé das pessoas. Eu estou mais descansado. Na Alemanha, Inglaterra, França, etc, ainda hoje desactivam bombas da Segunda Guerra Mundial mas essas tinham um prazo de validade maior. As bombas mais recentes têm prazos de validade mais pequenos. Senão vem a ASAE e aplica multas. Aliás, as bombas, munições, etc, hoje em dia trazem lá escrito "a consumir preferencialmente antes de...". A segurança acima de tudo.

GostoMostrar mais reações · Responder · 4 · 3 hManage

Vanda Miranda É verdade! Continuam a fazer de nós parvos! O governo tem respeitinho às forças armadas pq têm medo das consequências. Daí as mordomias e os brutos ordenados das forças melitarizadas. E o burro sou eu ?

GostoMostrar mais reações · Responder · 3 · 4 hManage

Jose Cruz Tolice... Despautério... Quase "diarreia de iogurte estragado" e sei lá que mais. Quanta azia, Sr. J M Fernandes! Fosse no tempo do seu amigo Salazar, ia desterrado. Ou pior. Agora, pode perder a compostura e usar esses adjectivos todos para qualificar o PM - ele tem tanta classe é tão democrata que só... não lhe liga. Vou seguir-lhe o exemplo e fazer o mesmo.

GostoMostrar mais reações · Responder · 53 minManage

Carlos Silva Quando é encontrada alguma bomba da 2ª guerra mundial, chegam a evacuar populações para a desactivarem, afinal não era preciso. Basta declara-la fora do prazo de validade que deixa de poder explodir... mais uma do Costa.

GostoMostrar mais reações · Responder · 1 hManage

Antonio Bilrero Este é um dos problemas do jornalismo... É a opinião de quem tem o privilégio de ter um espaço público permanente onde publicar. Não tem nada a ver com jornalismo. Tem (ou devia ter) o mesmo valor da opinião do meu caro e estimado amigo Zé dos Anzóis, que muito respeito. Ou o peso das palavras de um qualquer cantoneiro que fazia a manutenção da estrada Cabo Carvoeiro - Peniche. Ou seja, para uns "muito bom", para outros "vai dar banho ao cão" Zé Manel... Ainda me lembro que o teu nome constava da folha de caixa do estimado empresário Belmiro

GostoMostrar mais reações · Responder · 2 · 4 hManage

Paulo Moura Eia, que grande opinador! Um discurso cheio de músculo, mas indeciso emocionalmente. Chora? Ri? Não sabe, está confuso. Deve-se certamente a essa confusão emocional o chorrilho de asneiras sobre os chefes militares. O resto não sei, não li, é um discurso muito gritado, cheio de remoques, parece quase uma questão pessoal.

GostoMostrar mais reações · Responder · 1 · 3 hManage

Rendinhas da Lúcia Essa é a questão !! ACHAM QUE SOMOS TODOS PARVOS !!! Então o material estava para abate ??????? MAS QUEREM ENGANAR QUEM?????

GostoMostrar mais reações · Responder · 13 · 5 hManage

Rogério Martins Estão convencidos que sim...

GostoMostrar mais reações · Responder · 5 hManage

Rendinhas da Lúcia Rogério Martins , eu acho que é para nos atirar areia para os olhos. É a minha opinião. Não me acredito no que dizem. É tudo um conluio para desdramatizar. Ou então, tinham dito logo isso no início, não era? Porque foram logo a correr fazer a comunicação aos outros países cheios de medo??? O que mostraram em fotos eram armas novas. Só passado este tempo é que veem com esta conversa?? Pra mim, NÃO ...

GostoMostrar mais reações · Responder · 3 · 5 hManage
Comentários Principais está selecionado e, por isso, algumas respostas podem ter sido filtradas.


Escreve uma resposta...




Mário Blue Na muche!
No gabinete de Costa tudo se transforma... O que era muito perigoso afinal é apenas sucata benigna...
Um iogurte fora de prazo... Um regime podre!

GostoMostrar mais reações · Responder · 2 · 3 h · EditadoManage

Antonio Maia Continuam estes comentadores de meia tijela, estes politicos, não excluo ninguem porque o que verifico é que ao abrirem a boca ou a pegar na caneta todos são sulicitos agora, quando toca a agir no terreno aí, bem, olho para o lado, antes para todos sitios e pergunto? Onde raio anda esta gente que tudo prometem outros só fazem criticas: meus senhores esta vida exige muito mais que fazer de conta. Ainda agora soube que as ajudas que chegam a pedrogão estam metias dentro de umas tendas trancadas. Pergunto? Que raio de gente é esta que não tem responsabilidade nenhuma, só se preocupam com fazer os seus espectáculos não se dando conta que já não têm publico para os ouvir. Era bom que esses sr. Saíssem do bem bom e prestacem mais atenção á queles que por pouca sorte são abandonados á sua desgraça. Olhem que a vida real não é estarem no aconchego de uma assembleia da republica ou nos gabinetes, sejam governantes, deputados ou quem se julga poderoso . Já agora seria bom que metecem a mão na massa porque infelizmente há muita gente com necessidades urgêntes. Só não me ofereço para ir para o terreno porque infelizmente já não tenho saúde para tal. Um pouquinho mais de responsabilidade não faria mal a ninguém e, deixem-se de criticar uns aos outros porque disso está o povo que constroi este país cheio.

GostoMostrar mais reações · Responder · 23 minManage

Tony Magalhaes ola sr,,fernandes ..o sr, e mesmo um pafioso de primeira estirpe,,,mas eu ate compreendo,,e casado tem familia,,para manter,,mas andar debaixo das calças dos seus amos e ridiculo ..eu sou imigrante ,,cota,,e apercebome que o pais esta melhor ,,com a geringonça..ou como lhe queira chamar,,,,deixe de ser ,,lacaio,,,imigre e seja um homem imdependente,,,,agora chegam os criticos da ---xaisa ,---aprende a escrever ,,mas vale mais uma carta mal escrita--do k estar calado ..k s, t, por el culo

GostoMostrar mais reações · Responder · 1 · 4 hManage

João Simões Portanto este sr está preocupado com material de guerra roubado que ia para a sucata. Já com os milhões em corrupção que estão a ser investigados nas FA isso não interessa nada. Prioridades da direita.

GostoMostrar mais reações · Responder · 2 · 4 hManage

Antonio Moreira Os assaltantes levaram material de guerra que era para ir para o lixo... logo, ainda nos fizeram um favor... lol...


GostoMostrar mais reações · Responder · 4 · 5 h · EditadoManage

António José Paiva E grátis

GostoMostrar mais reações · Responder · 1 · 3 hManage


Escreve uma resposta...




Isabel Mestre Somos todos uns tansos, essa é que é a verdade, país de velhos e conformados que dá nisto, um Governo que faz o que quer e lhes apetece, com o maior desplante.

GostoMostrar mais reações · Responder · 4 · 4 hManage

Artur Monteiro O amigo Costa governa governa para funcionários públicos e pensionistas e chega para ganhar eleições até a próxima bancarrota chegar

GostoMostrar mais reações · Responder · 4 hManage


Escreve uma resposta...




Paulo Laranjeira Observador esta completamente ao lado dos defuntos PSD E CDS...

GostoMostrar mais reações · Responder · 5 · 5 hManage

Fatima Pires

GostoMostrar mais reações · Responder · 3 hManage


Escreve uma resposta...




Armenio Lapa uma coisa de cada vez,,, a gerigonça não para dar tempo o tempo que melhor tempo vem . eu sei que muitos não gostam , fizessem igual também rfim, de citação é um orgulho para Antonio Costa

GostoMostrar mais reações · Responder · 4 hManage

Gracinda Afonso Este jornalista odeia o Antonio Costa! É um verriginoso ! Já parece a Maluca da Maria Vieira!

GostoMostrar mais reações · Responder · 4 · 5 h · EditadoManage

António Serrano Eu também detesto mentirosos!

GostoMostrar mais reações · Responder · 2 · 5 hManage


Escreve uma resposta...




Antonio Gomes Estes arbustes chamados de cronista em quanto não derrubar este governo não iram descansar!

GostoMostrar mais reações · Responder · 2 · 5 hManage

Helena Sampaio Convenhamos que o próprio governo dá uma grande ajuda....

GostoMostrar mais reações · Responder · 4 hManage


Escreve uma resposta...




Maria Cabral Este jornalista é tem um desarranjo mental. É mal
formado e ressabiado!

GostoMostrar mais reações · Responder · 2 · 5 hManage

Helena Sampaio Porquê!?

GostoMostrar mais reações · Responder · 4 hManage


Escreve uma resposta...




Zeza Teixeira Como jornalista,é medíocre,por isso tome outro rumo e procure outra saída.

GostoMostrar mais reações · Responder · 1 · 4 hManage

Helena Sampaio Só porque a senhora não gosta e a senhora manda...

GostoMostrar mais reações · Responder · 4 hManage


Escreve uma resposta...




Maria José Rita Estes gajos precisam de comer iogurtes fora de prazo para terem uma caganheira e limparem o cerebro !

GostoMostrar mais reações · Responder · 1 hManage

Carla Mendes Ahahahha mt bom!!

GostoMostrar mais reações · Responder · 36 minManage


Escreve uma resposta...




Fernanda Bau Confesse JMF também tem umas azedas no estômago desde a formação deste governo! confesse....

GostoMostrar mais reações · Responder · 5 · 5 hManage

José Maria Araújo Ainda há gente com coragem para dizer que o rei vai nu. Este país está a tornar-se uma anedota brejeira.

GostoMostrar mais reações · Responder · 4 · 5 h · EditadoManage

Tunes Jose Neste cão para cima e pulha para baixo que veio da extrema esquerda para a extrema direita

GostoMostrar mais reações · Responder · 3 · 5 hManage

Catarina Guerreiro Isto é jornalismo?

GostoMostrar mais reações · Responder · 3 · 5 hManage
2 respostas · 3 h

José Antunes Serão os iogurtes que estão fora de prazo ou serão este bando de mensageiros dos PaF a PuuuuF ???

GostoMostrar mais reações · Responder · 3 · 5 hManage
2 respostas · 4 h

Fernanda Isabel Dias Não beba muito café. Beba antes água alcalina. A sua gastrite assemelha- se um pouco ao da Maria Vieira.

GostoMostrar mais reações · Responder · 2 · 5 hManage

Marco Ferreira Mas ainda alguém aguenta a crónicas tipo fotocópia dos asnos do observador!!??

GostoMostrar mais reações · Responder · 2 · 3 hManage

Cecilia Santos Excelente análise.

GostoMostrar mais reações · Responder · 2 · 5 hManage
2 respostas · 4 h

Ciso Carvalho devem saber quem é que roubou, o melhor é mandar os 6 para a reserva, por precaução

GostoMostrar mais reações · Responder · 1 · 5 hManage

Luis Leandro Miseráveis são aqueles que criticavam o anterior governo por tudo é por nada e agora batem palmas a tudo de mau que este primeiro ministro nós obrigada a passar.

GostoMostrar mais reações · Responder · 4 · 5 hManage

Olga Palos Os anteriores fizeram melhor! Enfim...

GostoMostrar mais reações · Responder · 1 · 4 hManage
2 respostas · 1 h

Ana Navarro Ferreira Uma vergonha!

GostoMostrar mais reações · Responder · 1 · 5 hManage
2 respostas · 4 h

André Sanches As mentiras são tantas , que nestas semanas bateram o Sócrates, Passos e Durão.

GostoMostrar mais reações · Responder · 2 · 5 hManage

Francisco Santos Que cambada de aldrabões. Isto é melhor do que ir à revista !

GostoMostrar mais reações · Responder · 4 hManage

José Manuel Este senhor so fala mal deste governo. Mas nunca falou das asneiras e roubos do governo de Passos .so demonstra que nao e pessoa que nao se da com a realidade .por isso nao merece credito

GostoMostrar mais reações · Responder · 2 · 5 hManage

Nicha Lopes Se os comentário do PM não fossem tão maus juro que me ria às gargalhadas... !!! Onde andam os bloquistas e comunistas?

GostoMostrar mais reações · Responder · 2 hManage

Nuno Pedreira Bravo JMF a melhor crônica que li nos últimos dez anos
Parabéns
Toda o lodo do pântano retratado com todas as letras

GostoMostrar mais reações · Responder · 1 · 3 hManage

Maria Antonia Almeida Não me admira nada a declaração do António Costa talvez não seja tão grave o roubo a comparar com quem nos governa cada vez mais me convenço que o sr. Primeiro ministro pensa que está a governar um bando de pacóvios

GostoMostrar mais reações · Responder · 3 hManage

Mário Pereira Bem, este "mercenário", ainda me parece mais bronco, mais ressabiado do que Francisco J. Marques.

GostoMostrar mais reações · Responder · 4 hManage

António Magarreiro Há uma dúvida que aos poucos se começou a instalar na minha mente e que cada vez é mais forte: será que houve mesmo um assalto?

GostoMostrar mais reações · Responder · 2 · 4 hManage

Saúl Pereira As armas de destruição massiva de Saddam Hussein é que nunca mais apareceram

GostoMostrar mais reações · Responder · 1 · 5 hManage
52 de 161
Ver mais comentários
Escreve um comentário...

Sem comentários: