quinta-feira, 20 de julho de 2017

Namashulua aponta modernização como caminho para combater corrupção


“Somos todos chamados a transformar a nossa administração pública”, Carmelita Namashulua
A Ministra da Administração Estatal e Função Pública (MAEFP), Carmelita Namashulua, aponta para a modernização da administração pública e o combate à corrupção, a todos os níveis, como um dos maiores desafios do sector que dirige.
“Somos todos chamados a transformar a nossa administração pública numa instituição moderna e capaz de encontrar soluções integradas para os desafios do dia-a-dia, tais como a corrupção”, disse Namashulua.
A ministra que falava hoje, em Maputo, durante a cerimónia de abertura do III Conselho Coordenador do MAEFP, com a duração de dois dias, realçou que a função pública deve garantir maior confiança aos seus utentes em todo o país.
Namashulua aproveitou a ocasião para exortar às autoridades locais a empenharem-se, profundamente, com vista a garantir que o quarto recenseamento geral da população decorra sem sobressaltos.
“Quero exortar ainda a todos os cidadãos a participarem activamente no recenseamento geral da população e habitação que se avizinha, colaborando e prestando a necessária informação aos recenseadores, porque a informação a ser colectada permitirá, ao Governo, formular políticas públicas com vista à melhoria das condições de vida das populações”, disse.
A ministra recordou que o actual Conselho Coordenador realiza-se numa altura em que se preparam as Eleições Autárquicas, que se realizam em 2018, e há dois anos das Eleições Gerais.
“Estes eventos são extremamente importantes e o nosso sector tem responsabilidades acrescidas. Por isso, vamos nos preparar com vista assegurar, no âmbito das nossas responsabilidades, que todos os processos relacionados também decorram com êxito”, apelou.
A criação de condições para a implantação e funcionamento regular dos órgãos eleitorais, é apontada por Carmelita Namashulua como forma de garantir que o processo decorra sem sobressaltos.
O Conselho Coordenador visa avaliar o desempenho das actividades e perspectivar as acções futuras da administração pública no país.

Sem comentários: