quinta-feira, 13 de julho de 2017

Moçambique vai interromper ano letivo para dar lugar ao recenseamento da população


O Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano moçambicano vai interromper o calendário escolar para permitir que os professores e alunos participem no IV Recenseamento Geral da População.
O censo visa apurar o tipo de habitação usada pelos moçambicanos
PAULO CUNHA/LUSA
Autor
  • Agência Lusa
O Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano (MINEDH) moçambicano vai interromper o calendário escolar a partir de sexta-feira e até 18 de agosto para permitir que os professores e alunos participem no IV Recenseamento Geral da População.
Na sequência da interrupção, o ano letivo de 2017 vai terminar a 28 de dezembro e não em novembro como tradicionalmente acontece no país. Devido ao censo, que vai decorrer entre 01 e 15 de agosto, as aulas arrancaram mais cedo este ano, a 20 de janeiro e não em fevereiro, como habitualmente.
O terceiro trimestre vai decorrer de 21 de agosto a 24 de novembro e as matrículas para os novos ingressos na primeira classe serão realizadas de 20 a 24 de novembro e para a 7.ª classe vão decorrer de 27 a 29 de novembro. Os exames da 10.ª e 12.ª classe terão lugar de 04 a 06 de dezembro, devendo o ano letivo encerrar no dia 28 de dezembro.
O Instituto Nacional de Estatísticas prevê registar 27 milhões de habitantes no âmbito do IV Recenseamento Geral da População e Habitação.
“Em 2007, o censo apurou que éramos 20,8 milhões [de habitantes], em 2017, de acordo com as nossas projeções, a população do país está estimada em cerca de 27,1 milhões”, um crescimento de 30%, disse Cirilo Tembe, numa entrevista à Lusa, em junho.
A estimativa é calculada a partir dos dados de 2007 usando fórmulas matemáticas habituais neste tipo de cálculos estatísticos. O censo visa apurar o tipo de habitação usada pelos moçambicanos.

Sem comentários: