terça-feira, 4 de julho de 2017

Míssil Norte-coreano atingiu mais de 2.500 quilómetros de altitude



Coreia do Norte lança míssil no mar do Japão para ameaçar os EUA
O míssil lançado, hoje, pelo regime norte-coreano atingiu uma altitude superior a 2.500 quilómetros, informou o Ministério da Defesa japonês, citado pela agência France Press. O objectivo do lançamento é ameaçar os Estados Unidos com armas nucleares.
"Estima-se que o míssil atingiu uma altitude superior a 2.500 quilómetros, seguiu durante 40 minutos e caiu no mar do japão, na zona económica exclusiva do arquipélago, a 90 quilómetros de distância do ponto de partida", disse o Ministério de Defesa do Japão, em comunicado.
O lançamento do míssil foi realizado cerca das 09:40 na Coreia do Norte (2:40 em Maputo). A partir da província norte-coreana de Pyongyang Norte, segundo informação avançada pelo comando conjunto das forças armadas sul-coreanas, citado pelas agências internacionais.
O ensaio histórico de um míssil Hwasong-14 foi supervisionado pelo presidente norte-coreano Kim Jong-Un, anunciou uma apresentadora na televisão pública norte-coreana. Um analista de armas considerou que o míssil pode ser suficientemente poderoso para chegar ao Alasca, nos Estados Unidos.
O presidente norte-americano, Donald Trump, já reagiu no Twitter, questionando se o líder norte-coreano "não tem nada melhor para fazer na vida?".
Trump instou ainda a China a endurecer a posição em relação à Coreia do Norte.

Sem comentários: