quarta-feira, 19 de julho de 2017

Justiça putrefacta!


7 h · 






Moçambique é tido como um país onde não há justiça. E o mundo todo segue o mesmo diapasão, graças a uma dúzia de juízes e procuradores servis ao partido no poder. O interesse não é seguir a lei, são as mordomias. Os que têm sorte são promovidos para cargos de relevo e muitos seguem-lhes o exemplo, tornando o sector da justiça um caos. Parece que só alberga gananciosos.

OITO ANOS À ESPERA DO JULGAMENTO

Meus amigos, fãs e seguidores: já imaginaram o que é estar encarcerado durante oito anos à espera do julgamento? Isto pode, para alguns, parecer anedota, mas aconteceu. É um facto verídico.

Em 1999, Albano Silva, advogado do extinto BCM, tinha quase todos os juízes a comer na sua mão. Contudo, o juiz Ashirafo Aboobakar foi dos que se negou entrar nessa onda. E até hoje ele continua a ser um homem íntegro.

Pois bem, Albano Silva inventou que havia sofrido um atentado. Custou a investigar esse alegado atentado para a Polícia, juízes de instrução e procuradores. Não havia prova nenhuma. Em 2001, depois de eu ter sido preso no processo Carlos Cardoso, Albano Silva, usando da sua influência (na altura Luísa Diogo, sua esposa, era vice -ministra das Finanças ), conseguiu que fossem detidos Paulo Estêvão Daniel (Dangerman), Fernando Magno e outros.

Quando Dangerman foi detido, disseram-lhe que se tratava de uma caso relacionado com viaturas. Ficou dois anos à espera de uma acusação formal e nada. Fernando Magno foi detido no âmbito do processo Carlos Cardoso, mas porque não havia nada de concreto contra ele, ficou esquecido na BO sem nenhum processo.

Recordo-me que em 2002, chamei o Fernando Magno à minha cela. Redigi uma carta ao então presidente do Tribunal Supremo (TS), Mário Mangaze, e pedi para que o Magno assinasse. Era uma reclamação. Quando Mário Mangaze leu o conteúdo da carta, preferiu entregá-la ao seu vice, Luís Sacramento. Viram que tinham pouco espaço de manobra, mas como a “missão” era manter inocentes na prisão, vestiram ao Magno e ao Dangerman a culpa no atentado contra Albano Silva e o processo foi entregue ao manipulável Augusto Raul Paulino.

Devo salientar que nessa altura, Albano Silva era advogado de Mário Mangaze num processo relacionado com terrenos e mais tarde veio a defender Augusto Paulino, quando roubou 300 milhões de meticais para a compra de uma casa para uma das suas amantes.

Dangerman, Fernando Magno, Osvaldo Muianga (Dudú), Anibalzinho e eu fomos acusados pelo Ministério Público (MP). O Procurador do processo era um tal de Fumo. Ayob Satar e Vicente Ramaya não foram acusados pelo MP. O processo foi entregue ao juiz Paulino para fazer o despacho de pronúncia. Paulino, porque não podia deixar Ayob impune, resgatou-o ao processo e há quem diga que deixou Vicente Ramaya de lado por se ter esquecido dele.

Todos nós fomos notificados do despacho de pronúncia de Augusto Paulino e por unanimidade decidimos que ninguém de nós haveria de recorrer ao TS por medo de que o processo ficasse encalhado.

Alguns devem saber que existem prazos estipulados por lei para recursos. Albano Silva quando soube que Vicente Ramaya havia sido esquecido (não pronunciado), recorreu, mas, infelizmente, estava fora do prazo e sabia-o e mesmo assim forçou ao escrivão do processo, o Cossa, para que aceitasse o recurso. Cossa rejeitou. Albano Silva não se deixou derrotar. Foi pessoalmente ao gabinete de Paulino entregar-lhe o recurso. Paulino, marionete como sempre, recebeu o recurso e juntou-o aos autos. Um tempo depois, o escrivão Cossa foi transferido para uma outra secção.

O processo, mais tarde, foi enviado para o TS onde foi engavetado por influência de Albano Silva. Posteriormente, quando foi conhecida a sentença do “Caso Carlos Cardoso”, Paulino foi promovido a juiz-presidente do Tribunal Judicial da Província de Maputo (Matola)-foi lá onde roubou os 300 milhões. Enquanto isso, o processo Albano Silva ficou encalhado com réus presos.

Em 2003, 2004, 2005, 2006, 2007 até princípios de 2008, ninguém sabia onde é que estava o processo. Recordem-se que depois da primeira, mais promoções choveram para Paulino. De maneiras que foi juiz-presidente do Truibunal Judicial da Cidade de Maputo e depois Procurador-Geral da República (PGR). Viu-se recompensado pelo “esforço” feito ao condenar inocentes.

Em 2008, na qualidade de PGR, Paulino fez uma visita à BO. Dangerman e Fernando Magno aproveitaram essa ocasião para o abordarem. Primeiro foi o Paulo Dangerman, as lágrimas sulcavam-lhe a face quando disse ao Paulino com as seguintes palavras: “Doutor, para o seu conhecimento, acabo de perder a minha esposa. Ela foi atropelada por um chapa quando trazia-me comida aqui na BO. Já não tenho ninguém para me trazer comida. Até quando continuarei preso?”

Fernando Magno falou nestas palavras: “Quando fui preso, o meu filho só tinha meses e nem sabia dizer pai. Hoje já tem oito anos e vai à escola. A minha esposa não aguentou tanta espera. Abandonou a casa e casou-se com outro homem. Até quando este sofrimento?” Paulino apenas disse: “Fiquem descansados, este ano haverá julgamento”.

A visita de Paulino à BO foi amplamente difundida pela comunicação social, de maneiras que até o processo Albano Silva foi achado no arquivo morto. Se a memória não me atraiçoa, o responsável por isso foi um escrivão chamado Kangi. Quando o folhearam, descobriram que havia subido ao Supremo com um recurso fora do prazo, pelo que não podia ser analisado por juízes do Supremo, e a secretaria tratou de fazer com que o mesmo regressasse à Décima Secção.

Meus senhores: já puderam ver até que ponto a ganância conduz algumas pessoas? Paulino aceitou propositadamente o recurso mesmo sabendo que estava fora do prazo só para prejudicar os réus!

Na Décima Secção já estava o juiz Dimas Marrôa. Em Junho de 2008, houve o esperado julgamento. No dia 01 de Julho foi lida a sentença e todos os réus foram absolvidos por insuficiência de provas. Estão a imaginar alguém que ficou quase oito anos encarcerado e depois o juiz diz-lhe para que vá para casa porque não existem provas do que é acusado? Estamos a falar de oito anos. Quanta coisa perdida?

Para os que conheceram Fernando Magno antes de ser preso, hoje podem perceber claramente que já não se trata da mesma pessoa. A cadeia prejudicou-lhe. Estrangulou-lhe. Fez-lhe perder o muito que de precioso tinha: a sua mulher e o ver o seu filho a crescer. Até caiem-me lágrimas!

Infelizmente, Deus quis que Dangerman tivesse outra sorte. A morte acolheu-o prematuramente. Uma vida atribulada. Cadeia sem culpa nenhuma. E por fim a morte. Deus há-de olhar por ele.

Recordo-me que no dia 01 de Julho de 2008 quando fomos absolvidos, Fernando Magno foi jantar ao Mimos, da 24 de Julho. E de lá ligou-me: “Nini, sabes quem está aqui? É o juiz Dimas Marrôa e a esposa. E está a vontade”. Eu disse para que entregasse o telefone ao juiz e lhe dissesse que do outro lado da linha estava um jornalista. Magno, embora reticente, obedeceu-me. Quando o juiz quis saber quem falava eu disse prontamente: “Alvarito de Carvalho, do jornal Zambeze”. E seguidamente lhe disse que ele era um juiz íntegro, diferente dos teleguiados pelo sistema e que o país só ganhava com ele. Dimas Marrôa, sorridente, disse: “Eu não sou diferente de ninguém. Sou humano. Ajo de acordo com a minha consciência e também sou susceptível de cometer erros, mas não quero com isso dizer que me posso deixar ser marionete. Não gosto de ser teleguiado”. E por fim rematou: “Sei que estou a falar com Nini Satar”.

Meus amigos: a vida é muito bela para alguém querer prejudicar o seu semelhante. Paulino quando aceitou um recurso fora do prazo, pensava que Paulo Danger, Fernando Magno e outros iriam cair no esquecimento. Julgou-os como se fossem sacos de calamidades sem nenhuma utilidade. E, como eles, muitos já existiram e ainda existem nas cadeias moçambicanas. Pessoas sem voz, sem alguém para interceder por si. A PGR olha-os como escória, como se não servissem para nada. Até quando? E não pensem, meu caros amigos, que haverá um dia alguém a lutar por nós. Esta luta não é só de Nini Satar. É de todos. É o povo que tem que fazer mudanças. Recordam-se do ditado bebé que não chora não quer mamar? Pois, o povo tem que mostrar que anseia pelo leite materno, anseia pela igualdade, pela justiça. Eu vou desbravando o caminho, cada um tem a sua forma de luta, mas juntos, confesso, não há nenhum filho da puta capaz de nos vencer. Precisamos de mostrar o manguito para esses filhos da puta que fazem do povo gato e sapato, como diriam os brasileiros!

PS: Um dia, este país até vai dar comigo em doido. Moçambique tem juízes burros. Há dias, uma juíza, cujo nome não vou citar por ora, fez um despacho de pronúncia contra um réu que já está morto. Valha-me Deus! Um dia voltarei a este assunto. O certo é que este país, ou seja a sua justiça, cheira à merda!


Nini Satar





Mostrar mais reações


119 comentários
Comentários

Escreve um comentário...


Mathias Baltramo Se tivéssemos 10 Ninis estaríamos a viver no país não perfeito, más melhor!!
Mostrar mais reações
· Responder · 

15 · 6 h

Isildo Maria Banze Para k existam muitos ninis devemos ser nos o povo a cria-los, pois todo depende de nos k somos a maioria. Nos ja temos motivos suficientes para sairmos da sombra da bananeira e lutarmos pelo nosso pais. Bem haja bons e justos juizes.
Mostrar mais reações
· Responder · 

5 · 4 h

Mathias Baltramo verdade meu irmão
Mostrar mais reações
· Responder · 

2 · 4 h

Mostrar mais reações
· Responder · 

2 · 3 h


Escreve uma resposta...


Unay Cambuma Como o Nini bem o disse uma vez: um juiz é como um representante de Deus na terra e deve ser justo. Assim não há dúvidas que dementes como o Trindade, Buchilli, Amélia, Amabelia (grande armalhona e exibicionista, tipo uma striper), Paulino, Luiz Mondlane,etc, irão diretamente para o inferno. Cometeram um grave erro de escolher esta nobre profissão. Ferraram se sozinhos. É como ser um médico, é preciso ser um homem santo e piedoso e não filho da p*ta sem coracao como se assiste hoje. Todos médicos deviam ser super stars como o Dr Marqizim da Zambezia.
Mostrar mais reações
· Responder · 

10 · 3 h · Editado

Sinaloa Da Cruz Cruz Unay cambuma peço que fale um pouco do Dr Marqizim, na sua página.Eu já ouvi falar desse homem, gostaria de saber mais acerca desse homem, por favor.
Mostrar mais reações


Escreve uma resposta...




Unay Cambuma " Primeiro foi o Paulo Dangerman, as lágrimas sulcavam-lhe a face quando disse ao Paulino com as seguintes palavras: “Doutor, para o seu conhecimento, acabo de perder a minha esposa. Ela foi atropelada por um chapa quando trazia-me comida aqui na BO. Já não tenho ninguém para me trazer comida. Até quando continuarei preso?”
Xiii muito triste isso sinceramente pah! Será que este crápula do juiz Paulino apanha sono mesmo? Será que sabe que serao os filhos dele a pagarem por isso?
Mostrar mais reações
· Responder · 

5 · 4 h

Zacks Caetano podes ter certeza,ele nao apanha sono..
Mostrar mais reações
· Responder · 1 h


Escreve uma resposta...




Billy Giva Carrolhos nele...moçambique vive se assim...ja mais irá desenvolver cada vez mais corruptos do carralho,ladroês,mafiosos .esses gajos taô a taxar todo capim e só deixam a enxada pra o povo ir cultivar.naõ a justíça em moz.pena do povo moç.por isso to a tratar em tirar minha familia deste inferno e vms a europa.antes k eles nós contaminaõ.valeu Nini Satar
Mostrar mais reações
· Responder · 

4 · 6 h · Editado

Endo Atumane Moz, ha pessoas com seus 50 anos com milhoes na conta mas continuam a roubar e injusticar o povo, como se o dinheiro lhes fosse util apois a morte.. filhos da puta.
Mostrar mais reações
· Responder · 

6 · 6 h · Editado

Benedito Benny Arone Zuca Não me faça chorar Nini. O meu irmão aconteceu lhe o mesmo. Ele ficou na BO 8 anos injustamente
Mostrar mais reações
· Responder · 

3 · 6 h · Editado

Vâlder Manuel Pacífico Platão Seja forte irmão, se a justiça do homem falhou, tenha certeza que DEUS não falha, mas enquando isso não acontece vamos lutando!
Mostrar mais reações
· Responder · 

1 · 6 h

Beloca Mataruca Eu sinto isso na pele....
Mostrar mais reações
· Responder · 2 h

Vâlder Manuel Pacífico Platão força mulher, DEUS consola os oprimidos!
Mostrar mais reações


Escreve uma resposta...




Gareth Teles Não ha justiça em Moçambique . Nini Satar minha opinão pessoal , se um dia algum partido da oposição ganhasses as eleições eu sugeria o teu nome para procurador ou ministro da justiça . Admiro a forma inteligente como investigas e abordas factos aqui . Força meu irmão .
Mostrar mais reações
· Responder · 

8 · 6 h

Afonso Raul Concordo consigo Gareth....tambem sou de opiniao
Mostrar mais reações
· Responder · 

2 · 5 h

Fidel Pinho Achar Cmo um dia algum partido da oposiçao ira ganhar as eleiçoes? Vces (mulheres mozambicanas) depois de receberem aqlas capulanas transparentes e camisetes esquecem logo este triste sofrimento. Esse povo nao ajuda em nada juro.
Mostrar mais reações


Escreve uma resposta...




Benisio Bng Greve aqui greve séria podemos morrer mas com honra esses bandidos n merecem cadeia
Mostrar mais reações
· Responder · 

4 · 6 h

Joao Alexandre Papucides Infelizmente é a nossa realidade. Como tudo na vida tem um principio e um fim. Auguro que o fim esteja proximo e que possamos julgar esta corja que hoje tanto sofrimento tem martirizado tanta gente. A esperanca é a ultima a morrer. Obr Nini. Abr
Mostrar mais reações
· Responder · 

1 · 4 h

Belmiro Timane No comment from me.....esse país ta uma merda porcausa desses cambas k só kerem fazer sofrer inocentes........poxaaaaaa pah.....to fudido com esses gajos....
Mostrar mais reações
· Responder · 4 h

Mulombo Mudho SEM MUDAR A CONSTITUICAO EM MOCAMBIQUE A JUSTICA E SEM 100% a defender o governo do dia (a frelimo) grande vergonha em pleno seculo XXI ja temos outro colono de negro contra o negro igual.
Mostrar mais reações
· Responder · 

1 · 6 h

Inacio Antonio Meu caro, não é a constituição que deve mudar ou melhor que deve ser mudada. As pessoas é que devem mudar de comportamento e adoptar uma nova imagem. Se for a ler a própria constituição, verás que ela presa pela igualdade.
Mostrar mais reações
· Responder · 1 h


Escreve uma resposta...




Muarabo Suale Meu caro Nini Satar quero agradecer te por essa capacidade de ver as coisas e dá las o seu verdadeiro nome, leio mais que comento nos teus posts, deixa me dizer te algo que hoje mexeu bastante comigo no teu post, primeiro quando sitaste os pronunciamentos de Danger man e Magno por e simplesmente caíram me lágrimas e olha que escrevo isso num chapa a caminho do cerviço, sou sensível e não consigo fingir, sou homem e pai para além de ser também filho, imagino o quantas famílias se tem destruído simplesmente porque as pessoas são poderosas e dissidentes mostrar esse poder, olha há tanta coisa que acontece neste país que chega a indignar me e a me colocar a seguinte questão, será que um dia eu acordarei desse pesadelo? Olha um certo dia eu vi no noticiário a ordem dos advogados processa mineradoras em cabo delgado e ne perguntei , será que eles não sabem que também podem processar o governo pela famosa e monstruosa labareda das dívidas ocultas? Mais questões tenho me feito e não sou eu como tantos outros moçambicanos como você e eu. Olha irmão não me interessa saber se oque dizem que você fez o fez de verdade ou não, eu tenho a minha opinião nisso e os meus próximos sabem qual é pois já foi motivo de debates por vários anos, interessa me sim oque tens feito hoje e isso só é valorizado por aquele grupo de moçambicanos que não é covarde como diz Azagaia gente que para falar não precisam de preservativos na ponta da língua, resumido com os testículos no lugar.
Podes crer que somos muitos que gostávamos de mudar isto mas sem um fórum organizado isso não será possível. Hoje trago te uma proposta para começarmos a mudar isso, eu sou estudante de direito e conheço muitos juristas nesta praça que estão agastados com o sistema e numa dessas conversas surgiu a ideia de se criar uma ONG que se dedique a esse tipo de casos e podes crer que terás lá Sociólogos, filósofos e tantos outros quadrantes pensadores da nossa sociedade e seríamos mas uma voz rouca a perturbar o sistema e a alertar o povo. Sendo assim meu caro ilustre Nini eu e tantos outros seguidores teus vamos sempre apoiar ideias boas e inovadoras para o país!
Mostrar mais reações
· Responder · 

9 · 3 h

Dudas Duma Partilho da mesma opinião não tenho nenhuma formação superior mas deixa lembrar algo mesmo eles pra lograr sucesso deve se começar na diespora o mesmo que fazendo o nini se ele estivesse a que precisaria de 7 vidas pra continuar com estes posts não acha? Fora do pais sim porque isto vai de mal a pior em todos sectores de actividade
Mostrar mais reações
· Responder · 

2 · 2 h

Dudas Duma O próprio partido no poder começou na Tanzânia se a memória nao me atraiçoa eles tinham uma ala fora do pais para mexer o colono sinônimo que deve se começar de fora este é a melhor estratégia de nos ensinaram mas se começas tudo aqui só podes libertar os seus familiares não o povo que tanto clama
Mostrar mais reações
· Responder · 

1 · 2 h


Escreve uma resposta...




Jone Naldo Meu ponto de vista: contrairam as dividas contando com o futuro próspero, ou seja, contando que o governo de Nyusi iria assinar grandes contratos com as multinacionais para a exploração de gas e outros recursos existentes cá em Moz, e com esse valor da exploração daria para pagar as dividas. So que para o azar deles, o povo descobriu antes de começarem a facturar no seu pleno.


Una pergunta: Qual a essencia de ter tanto dinheiro uma vez que nem show-off fazem? A vida nos leva em segundos, para que devemos ir deixando os outros (povo) sofrendo?


Eu até entenderia se a vida se comprasse, talvez estariam a comprar mais anos com o dinheiro desviado do povo.


È triste, muito triste mesmo sofrer por quem está nem ai pela nossa dor. Mas Deus é justo e um dia alguém vai pagar. Thanks
Mostrar mais reações
· Responder · 

4 · 4 h · Editado

Abdul Kalu São marcas,fendas,rancor,ódio,dor,no âmbito justiça,é verdade eu não acreditei nisso até que um juiz em pemba nos fez passar por isso tomando assim a posição de árbitro e advogado da parte lesante.depois também temos os advogados que cortam dos três lados.comem das duas partes(lesante/lesado)e gabam se em público que o juiz está na mão deles.enfim uma sociedade cínica cria filhos cínicos;moribundos,bandidos,por mas que amanhã venham a ser padres juízes advogados ou médicos.assim continuamente discredibizando o estado moçambicano e o partido.
Mostrar mais reações
· Responder · 

1 · 3 h

Abacar Aliasse "Esta luta não é só de Nini Satar. É de todos. É o povo que tem que fazer a mudança.." 
Esta frase deve ser repetida por cada um de nós moçambicanos a todo momento.


1dia preso injustamente já é insuportável... Nem quero imaginar 8anos.
A Mudança é urgente.
Mostrar mais reações
· Responder · 

1 · 5 h

Estevao Sodoque Traços de quem viveu e sentiu na pele, o sabor amargo desses filhos da luta. Mas nunca é tarde para uma mudança total e completa. Juntos um dia está vai se tornar realidade. Muita força meu caro.
Mostrar mais reações
· Responder · 

1 · 6 h

Juvencio Tomas Mualassace Flash-gori Nini o mais triste é saber que todo esse inferno judicial ainda não tem ponto final, e muitos inocentes ainda vão cair nas mão desses lambi-Botas, que só sabem dar duas condenações aos inocentes do sistema judicial ... prisão ou apena de morte! Saber que o (Dangerman) foi vítima dás duas condenações!
Mostrar mais reações
· Responder · 4 h

Benjamim Agostinho Mucopote E complicado viver num pais onde os politicos se metem em tudo quanto e lugar.Os juizes ate k podem ser competentes,mas a ganancia e ambicao os tornam manipulaveis.Deviam ser unidos e fazer justica sem olhar nomes...
Mostrar mais reações
· Responder · 6 h

Antonio Massingue Massingue Mais um post triste, lamentável e de fazer cair lágrimas do mano nini. 
Estamos a ser feitos de estrangeiros no nosso próprio país só pork ele tem o poder de arma e martelo pra decidir
Mostrar mais reações
· Responder · 1 h

Francisco Sebastiao Machava 👏👏👏👏👏 khanimambo patrão. Mas tudo isto acontece porque nós moçambicanos somos tão passivos mais que o oceano Pacífico. Povo no ambicano, "surge et ambula "
Mostrar mais reações
· Responder · 

2 · 5 h

Bellox Petter Muller O meu insulto vai vai pra a juiza Berta Zita e ao seu comparsa procurador Octavio Zilo do trbunal pronvincial da sexta seccao da c. Matola, que derramou lagrimas na minha familia
Mostrar mais reações
· Responder · 

1 · 6 h

Fanuel Cossa Imprecionante como Nini sabe a cada detalhe dessa cambada de marionetas da Fr..eu pessoalmente ja tenho um plano contra eles,, brevement,,
Mostrar mais reações
· Responder · 

2 · 6 h

Waene JR Jr. São duas das tantas humildes e inocentes que estão aos quadradinhos...
Mostrar mais reações
· Responder · 4 h

Varanda de Abreu es cliente assidio de nini, nao perdes neh uma publicacao dele....
Mostrar mais reações
· Responder · 

1 · 3 h

Waene JR Jr. Devias tbm ficar atento as publicações dele, ha não ser que es um deles...
Mostrar mais reações


Escreve uma resposta...




Estevao Sodoque Ademais, a suposta indiferença perante estes posts, porque tenho máxima certeza que os vêm, mas mesmo que seja de forma paulatina, um dia a rocha irá perfurar.
Mostrar mais reações
· Responder · 6 h

Jr Chauque Primeiro foi o Paulo Dangerman, as lágrimas sulcavam-lhe a face quando disse ao Paulino com as seguintes palavras: “Doutor, para o seu conhecimento, acabo de perder a minha esposa. Ela foi atropelada por um chapa quando trazia-me comida aqui na BO. Já não tenho ninguém para me trazer comida. Até quando continuarei preso?”


Fernando Magno falou nestas palavras: “Quando fui preso, o meu filho só tinha meses e nem sabia dizer pai. Hoje já tem oito anos e vai à escola. A minha esposa não aguentou tanta espera. Abandonou a casa e casou-se com outro homem. 


TRISTE FAMÍLIAS DESTRUIDAS....E SEM VOLTA SEM SEREM INDIMINIZADOS...E O CULPADO C VIVER A FRANCESA COM CHAMPANHE MOTH
Mostrar mais reações
· Responder · 

1 · 3 h · Editado

Joaquim Mavone poxas é tão sentimental ler isso,Dangerman perdeu a esposa atropelada quando ia deixar comida,o outro a esposa não consegui esperar e casou com outro....Chissa que dor....
Mostrar mais reações
· Responder · 3 h

Welton Zunguene Infelizmente essa é a justiça Moçambicana, é muito lamentável tudo o que foi narrado aqui, desgraçarem familias só para satisfazerem seus egos?
Mostrar mais reações
· Responder · 5 h

Nelio J. Langa Lamentável cenário. Estamos num país de injustiça, um poder político e judiciário intimamente ligado para passar por cima da lei.
Mostrar mais reações
· Responder · 6 h

Zuzu Miloca Enquanto nós o povo sermos egocêntricos pensarmos nos nossos próprios umbigos nada vai mudar .pois somos muito passivos demasiados deixámos quê os ditos donos do país faxam e desfaçam sem dom nem piedade por mas que tenhamos 10nini satar. Se continuaremos covardes e pensar com a barriga nada vai mudar. ..e chegada a hora de mudanças de comportamento. .e achar que viram os outros lutar por nos. Moçambique e de todos nós e se cada um fazer a sua parte juntos venceremos
Mostrar mais reações
· Responder · 

1 · 4 h

Jorge Fernando Macumbuia Nós o povo estamos acordados mas falta-nos uniao pra lutarmos e a coragem em nós falta,mas creio que a crise nos unirá e dará -nos força e coragem de reverter essa situaçao
Mostrar mais reações
· Responder · 6 h

Isildo Maria Banze Nôs ja deviamos tar unidos a muitissimo tempo, nao e agora k tamos em crise k vamos.
Mostrar mais reações
· Responder · 

1 · 4 h


Escreve uma resposta...




Aniceto Benzane Mas quêm irá ressarcir esse gente humilde...!
Mostrar mais reações
· Responder · 6 h

Mostrar mais reações
· Responder · 6 h

Mostrar mais reações
· Responder · 6 h

Navalha Agnaldo Navalha Volto ler com mais calma
Mostrar mais reações
· Responder · 5 h

Ivan Stelio Cuamba UNIDOS O POVO JAMAIS SERÀ VENCIDO.
Mostrar mais reações
· Responder · 5 h

Ali Muholove PAIZ DO PANDZA!!!!
Mostrar mais reações
· Responder · 6 h

Mostrar mais reações
· Responder · 6 h

Damo Do Ouro Sr Nini 
Lembra que o prometido é devido


E as escutas da Beatriz Buchili ficam para quando???
Mostrar mais reações
· Responder · 

2 · 5 h

Petros Vilanculos Sebastiao Vilanculos Nini tens que Criar um partido para poderes por em practica a lei que tanto almejamos
Mostrar mais reações
· Responder · 

1 · 3 h

Hilário Inácio Munguambe O estado tem obrigação de indeminizar os inocêntes por 8anos presos
Mostrar mais reações
· Responder · 

1 · 3 h

Elias Langa Nini estes nosso povo não gosta de acordar. Este povo não ama sua pátria amada.
Mostrar mais reações
· Responder · 6 h

Ja disponivel a historia do pobre e o rico
Baixa a Musica e veja o video no youtube nos seguintes links "Abaixo"...Ver mais


Zippyshare.com - Free File Hosting
WWW51.ZIPPYSHARE.COM

Mostrar mais reações
· Responder · 3 h

Eulogio Bay Bay Ya este ano e ultimo deles eases caes vao ter k pagar e o fim sera um trobouse pra eles.
Mostrar mais reações
· Responder · 6 h

Afonso Mar-livre Quanto custa bombas de dinamites
Mostrar mais reações
· Responder · 

1 · 5 h

Laima Cunha Muito triste familias destruídas sem volta.forca aí nini se o país tivesse pessoas como tu .tudo seria diferente.
Mostrar mais reações
· Responder · 1 h

Claudio Samuel Lacita Mais uma vez honraste com a tua palavra, obrigado pelo matá bicho Satar,..lamentável isso....
Mostrar mais reações
· Responder · 6 h

Ahamada Rehane Meus irmãos moçambicanos Deus pai de tudo 1 dia algumas das pessoas iram sair pela janela ......ver mais
Mostrar mais reações
· Responder · 6 h

Francisco Mbumila "Eu não sou diferente de ninguém.Sou humano.Ajo de acordo com minha consciência e também sou susceptível de cometer erros, mas não quero com isso dizer que me posso deixar ser marionete .Não gosto de ser teleguiados.E por fim rematou:Sei que estou a falar com Nini Satar."Tirei imensas lágrimas quando li esse parágrafo.Bem aja Dr.Dimas Marroa!!!
Mostrar mais reações
· Responder · 2 h

Francisco Mbumila Garimpeiros de Namanhumbire no distrito de Montepuez foram bem massacrados pelos agentes da UIR e nada serão feitos!!
Mostrar mais reações
· Responder · 2 h

L Sumbane Cgn É emocionante a história que foi narrada nesse texto mais até quando isso irá acabar ?
Mostrar mais reações

Celso Pott Pott Fico basmo com a covardia k exxes satanás tem,infelizmente os sanguissugas já infetaram o pais, só nós podes desefetar mostrando k n keremx mas eles,xtamx cansado dixxo pork amelhoria dext pais depend só xclusivament d nos"o povo" força ai nini,só teu aliado xtou na mexm luta pr um pais melhor,pork todox nascemx aki,filho da puta dexxe satanás k o fogo do inferno seja pouco pr eles.
Mostrar mais reações
· Responder · 6 h

Faustino ArnaldoTsabe Tsabe viemos na terra d maos dadas e na mesma voltaremos.o justo procura felicidade e amor com todos e injusto cotraria.nao julgue para k nao seja julgado ai vem o julgamento final onde cada kual tera sua sentenca.
Mostrar mais reações
· Responder · 5 h

Stenio Josè Luffy Sou da opinião que tanto os juízes e como o nini sao todos bandidos cada um usa a sua artimanha para sobreviver ou melhor para subir na vida
Mostrar mais reações
· Responder · 3 h

Vâlder Manuel Pacífico Platão To humanamente triste por eles, como um ser humano pode lixar a vida do seu semelhante assim??!
Mostrar mais reações
· Responder · 6 h

Jose da Nilza vamos nos organizar e reponder a esse chamado do Sr.Nini se e que mi entendem
Mostrar mais reações
· Responder · 2 h

Salmon Suluhu "Esta luta não só do nini é de todos nós" e junto faremos a diferença. Deus é grande. E todos esses filhos d puta 1 dia vão pagar por tdo esse prejuízos.
Mostrar mais reações
· Responder · 4 h

Cidalia Vicente Tenho consciencia dessa situacao brutal mas mas nunca apoiarei Nini Satar
Mostrar mais reações
· Responder · 

1 · 1 h

Helder Tembe consciência oca, tds graus acadêmicos qd distanciam-se da etica e ou moral,podemos aferir k a formação não era pa adquirir conhecimento(chave da vida) ma sim só pa lograr intentos(matar a fome), isto é prefere entrar n banquete da janela com a chave no bolso...
Mostrar mais reações
· Responder · 

1 · 1 h

Francisco Balate Tenho um vizinho que ja passa um ano esta na B O
ainda nao foi julgado


imagina se depois ele prova q é inocente
depois de 365 dias vao lhe dar o emprego perdido???


Esses governantes brinca com o povo


se nao aguenta sai ao inves de prejudicar os outros
Mostrar mais reações
· Responder · 

1 · 5 h

Mariano Yano Desde ontem a espera desta denúncia e roguei que Deus te guardasse pelos vistos guardou te parabéns por gozar de boa saúde. 
Vamos ao que nos interessa, quando é que vai cair este grupinho que está a manipular o país a falência, as injustiças a desrespeitos a vida e liberdade do homem? Creio eu que a justiça divina pode demorar mas vira num momento certo.
Mostrar mais reações
· Responder · 2 h

Oldemiro Saene Henriques Mocambicano e um dos piores povos que existe na terre, um povo adormecido, egoista, trancoeiro, traidor, cobarde. Estes mesmos que tao a ti seguir amanha vao te apedrejar Nini. principalmente os de Sul- Maputo, ainda que sou Beirense e nos sim temos honra e decisao. Este povo so fala e no dia de voto eles mesmo que votao na Governo e partido ensanguentado, e neste povo que confias Nini? Mano Azagaia tanta verdade cantou, veja oque ele ganhou deste povinho?
Mostrar mais reações
· Responder · 4 h

Rodrigues Tchamo Chorei ao ler oque aconteceu, apouco tempo meu irmão foi ficar 1 ano depois foi observido por falta de provas ganhou oque?
Mostrar mais reações
· Responder · 6 h

Edgar Duke Vicente Continuem a votar na auto declarada "FORÇA DA MUDANÇA" e continuaremos a viver esta situação...
Mostrar mais reações
· Responder · 4 h

Abreu Mungoi Força ilustre nini lamento porque o unay cambuma já cansou- se de brindar- nos com suas intervenções contundentes, quero acreditar que está ainda a calibrar o seu lado revulucionário
Mostrar mais reações
· Responder · 3 h

Cremildo Pedro Sinto muito, e o recurso do dangermen como ficou a pedir uma indemnização de um milhão de dólares ainda esta a correr..?
Mostrar mais reações
· Responder · 4 h

Artur Jorge Manhique Estão plantando mas um dia colherão os seus frutos ( o julgamento de deus é feito na terra)
Mostrar mais reações
· Responder · 4 h

Jose Manhica Esses todos deveriam pagar por condenar inocentes 8anos é uma intensidade, abusam de poder mas um dia Deus fará justiça.
Mostrar mais reações
· Responder · 4 h

Omar Anif O pior ék temos muitos intelectuais..pessoas formadas e adequadas k podiam ajudar a retirar eses ladrões
Mostrar mais reações
· Responder · 5 h

Jerson Nhaquila Irmaos esses crapulas conseguem ser piores das especies vivas da terra, vestidos de humanos cm interior selvagens, ganancioso e sadista.
Mostrar mais reações
· Responder · 6 h

Bush Notório Triste Como deixamos o nosso país ser assaltado por uma cambada de larápios e gananciosos k n olham a meios pra alcançarem os seus fins,estamos na merda mas Pode n ter certeza meus irmãos tudo k tem princípio tem fim.
Mostrar mais reações
· Responder · 6 h

Muianga Julinho É triste mas um dia pagarao. Como diz o velho ditado " aqui se faz e aqui se paga".
Mostrar mais reações
· Responder · 5 h

Daniel Encantado Moçambique tem juízes burros. Alta verdade
Mostrar mais reações

Omar Anif Olha Moçambique esta doente
Mostrar mais reações
· Responder · 5 h

Fernando Sande isso significa mesmo eu vivet n floresta sozinho vao me acusar dum crime qualquer?
Mostrar mais reações
· Responder · 

2 · 1 h


Mostrar mais reações
· Responder · 

1 · 5 h

Mostrar mais reações
· Responder · 

1 · 7 h

Isaias Nyamunda A BIBLIA diz que a nossa justiça é um trapo de imundícia
Mostrar mais reações
· Responder · 

1 · 6 h

Gamito Dos Santos Carlos Depois darei tempo para ler
Mostrar mais reações
· Responder · 5 h

Rivaldo Simate triste senário, 8 anos encarcerado sem culpa nenhuma.
Mostrar mais reações
· Responder · 3 h

O Maxidry Max Idry O povo quando é conformado, a gang faz festa.
Mostrar mais reações
· Responder · 5 h

David Damião Franque Ya. E kem lhe paga se for inocentado?
Mostrar mais reações
· Responder · 5 h

Mostrar mais reações
· Responder · 6 h


Mostrar mais reações
· Responder · 5 h


Mostrar mais reações
· Responder · 5 h


Mostrar mais reações
· Responder · 6 h

Efraime Macave Problemas do nosso país
Mostrar mais reações
· Responder · 6 h

Zacarias Martins Ngoca Coragem é que nos falta para derrubar esses bandidos
Mostrar mais reações
· Responder · 6 h

Nunes Americo Malago Nosso país é uma merda
Mostrar mais reações
· Responder · 6 h

Mahomed-bay Noormahomed lágrimas,,,,Deus k nos acuda...
Mostrar mais reações
· Responder · 5 h

Pirata Andarusse Rahamade Unidos venceremos a batalha.
Mostrar mais reações
· Responder · 4 h

Celio Magaia A justiçia tarda mas nao falha
Mostrar mais reações
· Responder · 5 h

Celio Magaia Aonde anda esse d tal Albano silva,
Mostrar mais reações
· Responder · 5 h

Mauro Jesus Albano Silva é um pirata
Mostrar mais reações
· Responder · 6 h

Alexandre José Massinga Vamos ter fé k um dia tudo vai mudar.
Mostrar mais reações
· Responder · 2 h

Aderito Bernardo Junior Momade assife abdul satar foi verdadeiro.lagrimas nao me faltam nos olhos.
Mostrar mais reações
· Responder · 5 h

Bonga Do Kikas Epha que situação
Mostrar mais reações
· Responder · 5 h

Bk Beto Esses todos irao para inferno.
Mostrar mais reações

Joaquim Nanula É lastimavel...
Mostrar mais reações
· Responder · 6 h

Albano Cardoso Lemos A luta continua
Mostrar mais reações
· Responder · 3 h

100 de 119

Sem comentários: