sexta-feira, 14 de julho de 2017

Jornalistas de meia-tigela!

18 h · 

Jornalistas de meia-tigela!

Há quase uma semana, precisamente na sexta-feira passada, escrevi no meu post que “parece que a Procuradoria e a comunicação social competem para ver quem é a mais burra”. O que quero aqui retratar, se tivesse acontecido há 25 ou 30 anos atrás, não precisaria de dizer nada. Calava-me e socorria-me daquele consolo de sempre: o país ficou independente há pouco e não tem quadro capazes.

Meus senhores: o país está independente há mais de 40 anos. Já não é uma criança. Um indivíduo de 40 anos, nos dias que correm, até já é avô. Se o colonialismo português não deixou que os moçambicanos estudassem, hoje já é diferente. Quantas escolas e universidades de jornalismo temos? Além disso, quanta informação nos é disponibilizada nos dias de hoje? O homem actual é obrigado a ser exigente na informação que lhe é disponibilizada.

Vem tudo isto à propósito da edição da quarta-feira, 05 de Julho, do “Canal de Moçambique”, com o título “Dono de Nacala está preso”. O jornal pintou o empresário Momade Rassul da pior forma possível. Sujou-lhe como mandaram os seus patrões (o artigo foi encomendado). Tenho informações fidedignas de que Matias Guente e sua cúpula receberam por este artigo 300 mil meticais. Que pobreza.

Pois bem, receberam o dinheiro e escreveram o que lhes foi ordenado. Dois dias depois, isto no dia 07 de Julho, o mesmo empresário foi libertado. O “Canal de Moçambique”, na sua edição desta quarta-feira, 12 de Julho, nada escreve sobre o assunto porque os mesmos patrões assim exigiram. Ora, eu sou um leitor informado, portanto, exigente. E mais: sei que em jornalismo existe o que se chama de gerência editorial (sabe o Matias Guente?). Consiste em perseguir um determinado assunto até ao fim. O “Canal de Moçambique” que escreveu que ele foi detido, tinha a obrigação de informar ao seu leitor que o mesmo foi solto. Isto é jornalismo sério. Com pé e cabeça. Feito por pessoas sérias , como nos saudosos tempos de Miguéis Lopes Jr., Leite de Vasconcelos, Filipe Ribas, Calane da Silva e tantos outros.

Muitos dos jornalistas de hoje são de meia-tigela. Não valorizam a profissão. O jornalismo é uma profissão nobre. Não se compadece com pessoas como Matias Guente que por dinheiro são capazes de escrever mentiras, desinformar….este até vendia a sua própria mãe!

Alguém já dizia que o profissional de jornalismo tem um compromisso com a sociedade. Quem opta pela carreira assinou um contrato com a sociedade e com o mundo em que vive. Aceita o facto de que a sociedade colocou em suas mãos o direito dela de obter informações de qualidade e com liberdade e também o de defender o seu direito de voz e liberdade.

Que credibilidade tem um “Canal de Moçambique” ? Em países civilizados, os jornais confiáveis atraem mais leitores, e o efeito é mais forte onde a competição obriga os jornais a lutar por seus leitores. A credibilidade de um jornal é essencial . Eu, o leitor, tenho que ter a certeza que o jornal X nunca mente, ou seja, existe pouco espaço para que o que publica esteja errado. Isto não encontro no “Canal de Moçambique” e tantos outros jornais moçambicanos.

O “Canal” é um jornal de fofoca. É um jornal que merece um estudo sério sobre o número de vezes que publica falsidades. Existisse carteira profissional em Moçambique, poucos continuariam na profissão. Ou seja, num escrutínio severo, poucos seriam jornalistas. São sapateiros, idiotas, fala-barato, cúmplices da ignorância que assola a nossa sociedade. Não deviam ser estes jornalistas a nos dizerem a verdade sobre o país? A nos formar e informar? É só burrice.

Reitero: a comunicação social, em Moçambique, está em estreita competição com a Procuradoria a ver quem sai com a medalha de burrice. Para já estão empatados. É zero para cada lado.


Nini Satar



GostoMostrar mais reaçõesComentarPartilhar
37 comentários
Comentários
Escreve um comentário...


Xavier Antonio Tudo as avessas. Seguir cada sector, quer público, quer privado descobre-se que tudo está de cabeça para o ar. 
Um dos factores principais para esse desmazelo tem a ver com baixa qualidade de educação na família, que só se preocupa em ter dinheiro sem escolher os meios e baixíssima qualidade do nosso ensino e formação profissional, não se respeita a deontologia profissional. 
O tipo de vida que levamos está muito perto da pré - história ou animais selvagens. De racionalidade quase não existe.

GostoMostrar mais reações · Responder · 2 · 14 hManage
Joao Alexandre Papucides Infelizmente é verdade. E uma maneira de vender o jornal sem escrupulos. O orgao de tutela deveria vir a terreiro dar-nos uma explicacao sobre o funcionamente dos nossos jornais. Nao nos esquecamos que os mesmos teem a missao de informar e formar. Obr. Nini.

GostoMostrar mais reações · Responder · 15 hManage

GostoMostrar mais reações · Responder · 7 · 18 hManage
منصور شامير Essa sra não é Presidente da Assembleia da República Verónica Macamo?

GostoMostrar mais reações · Responder · 1 · 18 hManage
Stélio J. Si Que jornal é esse meu Deus?!

GostoMostrar mais reações · Responder · 1 · 18 hManage
Pita Jasse Junior Que panaquice meu deus?!!

GostoMostrar mais reações · Responder · 16 hManage


GostoMostrar mais reações · Responder · 16 hManage
Mael Chiticue ESSES SÃO BURROS

GostoMostrar mais reações · Responder · 1 · 16 hManage
Fahardine Sualehe Sualehe Hummmm, não sejam cegos por opção pa! Você não vê por baixo da página que tem nome de Luísa Diogo?

GostoMostrar mais reações · Responder · 15 hManage
Cao Tinhoso Uma coisa é ser cego por opção outra e não ver quando algo foi editado ..olhe e análise bem ..esse jornal Ela só é que tem

GostoMostrar mais reações · Responder · 12 hManage

Escreve uma resposta...




Juma Dos Santos Não deviam ser estes jornalistas a nos dizerem a verdade sobre o país? A nos formar e informar? É só burrice.

Reitero: a comunicação social, em Moçambique, está em estreita competição com a Procuradoria a ver quem sai com a medalha de burrice. Para já estão empatados. É zero para cada lado.


GostoMostrar mais reações · Responder · 2 · 16 hManage
Alberto Lucas Miambo Acho eu que a pobreza que abala certos jornalistas da Praça contribui para que sejam manipulados por políticos de meia tigela que tem interesse de manchar a boa imagem de certas pessoas. Que fazer sao coisas de Mocambique onde pode se comprar um jornalista um prato de sopa.

GostoMostrar mais reações · Responder · 1 · 16 hManage
Joao Alexandre Papucides Amigo Alberto, o conluio do nosso jornalismo com o poder politico do dia é tao grande que a sua ultima frase no comentario custou ao treinador Diamantino a expulsao do Pais. Sera que esse pronunciamento é crime de lesa Patri?

GostoMostrar mais reações · Responder · 1 · 14 hManage

Escreve uma resposta...




Essau Jackson Últimamente os órgãos de comunicação, têm sido pródigos em falsas notícias. E naturalmente tudo deriva dos "jornalistas" que em compadrio com os governantes faz o "jeito" de só noticiar o que lhes é favorável. Isso além de não ser jornalismo, na verdadeira aceção da palavra, só revela a (má) qualidade do jornalismo reinante nesses órgãos de comunicação.
Esquecem que a difusão de informações confiáveis e opiniões qualificadas estimula o exercício da cidadania e contribui para o desenvolvimento das ideias e da sociedade.
Por isso, devolvam ao ofício de jornalismo a sua importância...

GostoMostrar mais reações · Responder · 2 · 14 hManage
أغاست ماندو ماندو Eu so assisto Esse-Te-Ve, quando se trata de noticias por falta de opção, e não leio nenhum jornal deste pobre Pais, por pobreza da informação. Mas eh triste o que assistimos aqui.

GostoMostrar mais reações · Responder · 16 hManage
Vincent Nhavene A sociedade dos tempos actuais e por demais materialista e a corrupção encontra condicao favoravel para se enraizar em todas as areas e os jornalistas sao parte desta nossa sociedade e vai definhando os mais elementares valores éticos e morais

GostoMostrar mais reações · Responder · 8 hManage
Andre Raimundo Chavane Essa de nao seguir um assunto ate ao epilogo, ja estamos habituados, exemplo: Quando a policia intercepta nos aeroportos, fronteiras um cidadao, na posse de somas avultadas de dinheiro, de proveniencia duvidosa, a imprensa ladra por tudo que eh lado, mas depois disso, a midia nunca esclarece-nos em torno do destino, k se oferece ao montante!

GostoMostrar mais reações · Responder · 3 · 16 hManage
Wise Dias Gerência editorial falta na nossa comunicação social. Há uma certa emoção nas publicações das coisas e depois ninguém se preocupa em emendar os erros publicados. Concordo nessa parte!

GostoMostrar mais reações · Responder · 3 · 17 hManage
Samuel Cossa Afonte da inspiração para esses jornalistas

GostoMostrar mais reações · Responder · 14 hManage
Aniceto Benzane Lambe botas desses senhores

GostoMostrar mais reações · Responder · 13 hManage
Nelo Dos Santos Uma coisa pergunto,essa burrice dos jornalistas tem haver com os formadores ou depois do curso vão se invenenar e daí perde a consciência daquilo qui aprendeu?? Alguém me responde?'

GostoMostrar mais reações · Responder · 12 hManage
Feliciano Mugote Nelo, estes jornalistas aprenderam tudo no curso, quer leis , quer normas , quer artigos e todo dito de ordem, eles aprenderam e tem nos seus cadernos lá em suas casas, até tiveram notas posetivas nos testes; o que lhes fazem de burros , é governo moça...Ver mais

GostoMostrar mais reações · Responder · 3 hManage

Escreve uma resposta...




Max José Oh Nini Satar goxto d conteudo das tuas publicacoes, mas evite conotar chamr alguns d sapateiro. Afinal d conta os verdadeiros sapateiros sao pessoas com dignidade, alimentam familias e merecem o nosso respeito. Foi apenas um reparo. Bom dia

GostoMostrar mais reações · Responder · 3 · 15 hManage
Jorge Manuel Jr. Satar, eu trabalho com o pai de Matias Guente, por sua vez chama se Matias Guente, sempre aconselho a ele que diga ao seu filho para ser um pouco mais serio nas informacoes, ele tem dito que o filho nao e corrupto, e vai atras das informacoes, e sempre que postas contra o filho eu faco imprenssao e deixo na mesa dele mesmo sem ele pedir, pouca vergonha,ele odeiava os teus posts e agora todos os dias me pergunta ohh jorge, o nini anao diz nada?kkkkk

GostoMostrar mais reações · Responder · 2 · 14 hManage
Copertino Esteves Essa foi forte ... Reitero: a comunicação social, em Moçambique, está em estreita competição com a Procuradoria a ver quem sai com a medalha de burrice. Para já estão empatados. É zero para cada lado.

GostoMostrar mais reações · Responder · 4 hManage
Nelo Dos Santos Em Moz oqui temos,e qui até então ainda não mentiram é o tsek,mas outra a coisas vamos esquecer ,nós havemos de falar ,falar e falar até fugimos de Moz como fez irmão nini

GostoMostrar mais reações · Responder · 13 hManage
Nelo Dos Santos Kkkkk Nini Zero a cada lado? Então qui parem de fazer jornalismo essa é uma vergonha

GostoMostrar mais reações · Responder · 13 hManage
Dique Alson Quem teme o sofrimento,sofre já aquilo que teme.Estes vivem com medo.a pior que fazem.Lambebotismo nos administradores do sistema.

GostoMostrar mais reações · Responder · 13 hManage
Ochanga Ochankia É a historia do nosso pais a verdade fica n escura a mentira tira se n clareza

GostoMostrar mais reações · Responder · 17 hManage
Ezequiel M Mundlhovo Jornalista de Frel

GostoMostrar mais reações · Responder · 57 minManage
Mahomed-bay Noormahomed eu ja deixei de comprar essas falsidades nojentas...

GostoMostrar mais reações · Responder · 1 · 17 hManage


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 · 16 hManage

GostoMostrar mais reações · Responder · 15 hManage
Agoxtinho Xirico Pais d mal a pior

GostoMostrar mais reações · Responder · 18 hManage
Manuel Manuel Pinto Ahtaka Pior zambezia este jornal escreve mentiras

GostoMostrar mais reações · Responder · 6 hManage
Fahardine Sualehe Sualehe Tom e Jerry. Nini e Matias Guentes.

GostoMostrar mais reações · Responder · 15 h · EditadoManage
Esmeralda Albertina Cossa É uma lástima

GostoMostrar mais reações · Responder · 16 hManage
Miguel Fernando Homem da verdade.

GostoMostrar mais reações · Responder · 16 hManage
Paulo Rafael É uma lastima oque se vive hoje

GostoMostrar mais reações · Responder · 16 hManage
Dorps Patrick Kkkkkk 0-0

GostoMostrar mais reações · Responder · 16 hManage
Paulo Rafael Tapar o sol com a peneira

GostoMostrar mais reações · Responder · 16 hManage


GostoMostrar mais reações · Responder · 2 hManage
Gildo Minzo Resumo: contra imformaçao

GostoMostrar mais reações · Responder · 

Sem comentários:

Gadget

Este conteúdo ainda não se encontra disponível em ligações encriptadas.