quarta-feira, 19 de julho de 2017

Exposição de infidelidade



Sabeis? Eu discordei do Alexandre Chivale (à esquerda, na imagem), quando ele me disse que Filipe Nyusi, Presidente da República de Moçambique, cometeu uma ilegalidade ao permitir que Armando Guebuza, membro do Conselho de Estado, fosse ouvido pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), sem que antes o Conselho de Estado se tivesse reunido para deliberar sobre a convocação do ex-estadista àquela audiência. Na nossa conversação, eu disse ao Alexandre Chivale que ele ACONSELHOU MAL o seu cliente (Armando Guebuza). Pequei por expressar este ponto de vista, de forma aberta e clara. Alexandre Chivale não acolheu bem a minha colocação e começou a misturar-me com as pessoas que ele não gosta, incluindo o Filipe Nyusi. Vede que ele até me chama "Cumba", em vez de "Cumbane".

Isto justifica a divulgação, por Alexandre Chivale, de partes das várias conversas que ele travou comigo, via WhatsApp. Esta exposição é reveladora de quão AMIGO INFIEL Alexandre Chivale poder ser, quando não se sentir à vontade com algum confidente seu. Claramente, o desiderato desta exposição de infidelidade é provar uma suposta incoerência de Julião João Cumbane. Ocorre, porém, que Alexandre Chivale não se apercebeu de que ao proceder como procedeu, publicando excertos da nossa conversa, mostrou a todo o mundo que ele não é digno de confiança. É por isso que eu considero que ele deu tiro no seu próprio pé.
Quem pode confiar em alguém que quando tem algum desentendimento com um interlocutor seu, recorre à exposição do conteúdo de conversas privadas com este? E para piorar a dúvida, Alexandre Chivale é advogado: será que sabe guardar sigilo dos seus clientes?
Imagino que alguns dirão que estou a discutir pessoas. Errado. Eu estou a denunciar um comportamento público que não abona a quem o tem. Os detalhes de uma conversa privada devem permanecer privados. Se uma das partes os publica, por qualquer que seja o motivo, então essa parte expõe-se como não-merecedora de confiança de qualquer um; e pior quando se trata de um profissional do Direito.

Minha opinião!


---


PS1: Quem for atento deve ter reparado que no excerto de conversa que Alexandre Chivale publica nos screenshots (à direita na imagem), eu coloco dúvidas (pergunto), para obter melhor esclarecimento. Esse esclarecimento que ele deu a mim não o publica porquê? Aqui eu não o farei por ele!

PS2: Alexandre Chivale também já teve um desacordo de opinião com Gustavo Mavie, num programa da Rádio Moçambique. Constou-me nesse programa, Alexandre Chivale insinuou que Gustavo Mavie é "bajulador" de Filipe Nyusi. Ou seja, já que hoje o Alexandre Chivale está decepcionado com Filipe Nyusi, então TODO o mundo tem que estar igualmente decepcionado. Isto ilustra que, para além de "amigo" desleal, Alexandre Chivale é também excessivamente intolerante para com a diferença de opinião. Definitivamente, ele não merece confiança de ninguém.

Novamente, minha opinião!
37 comentários
Comentários
Josue Mucauro Dr. Julião João Cumbane uma das melhores maneira de resolver um assunto é o silêncio, esse post (funalização dos problemas/coisas de comadres), na verdade não vos ajudará em nada... O importante não é um dizer assado ou guizado, até PK o mal já foi feito, o que deve acontecer é manterem se sereno e FIRME perante o sucedido, e se calhar criarem bases do primeiro congresso dos comentadores pró...

Julião João Cumbane Josue Mucauro, eu respeito a tua opinião, se souberes respeitar a minha decisão. Firme, eu sempre estive firme!

João Pedro Muianga No penúltimo paragrafo da sua opinião, que passo a transcrever, "Quem pode confiar em alguém que quando tem algum desentendimento com um interlocutor seu, recorre à exposição do conteúdo de conversas privadas com este?...", esta pergunta retórica, indicia o assumir da sua autoria das mensagens ora exibidas que sobremaneira depreciam a figura do Chefe do Estado denegando-lhe a autoridade ao lhe reduzir a pequenez por apelidar-lhe de "Filipinho"!
Aqui o Prof. utilizou a tática de avestruz de esconder a cabeça e deixar a descoberto todo corpo mas infelizmente só os vesgos não conseguem ver. 
Vezes melhor o silencio!

Lyndo A. Mondlane Professor tenho q estar de acordó contigo, as conversas privadas deveriam permanecer nessa condicao..

Alexandre E olha que Cumba significa Porco... Trágico!!

Homer Wolf hmmmm... Mas isso de Cumba, também já somos nós que estamos a "enjangerar"... eh eh eh 
No whatsapp (não sei se depende dos cells) há um certo nr. limite de letras, quando pretendemos adicionar um contacto...

Wakamaā Mabjaia Homer Wolf, testei e de facto não parece haver maldade no uso de "Cumba". Se você estiver usando Samsung e tentar salvar "Julião Cumbane" na memória do SIM card só consegue salvar "Julião Cumba", excepto se excluir o "ã" por "a". Experimentei e conclui. No meu telefone tenho exemplos vários similares a esse. Nessa de "Cumba" tudo não passa de mal-entendido, presumo. E não precisa de ser no WhatsApp.

Homer Wolf Por isso que eu só o tenho registado como PROFE... 
Náo há outro...

Wakamaā Mabjaia Homer Wolf, tenho de resolver estas coisas antes de passar por possíveis mal-entendidos como este. Não tenho o número do Profe mas tenho um "Sansão Cumba" na minha lista de contactos. E o "Cumba" do meu Sansão está lá APENAS porque não pude acomodar mais caracteres.

Josue Mucauro Lyndo o AC errou e foi muito infantil, mais esse post do prof. não deveria ser feito. A que se aprender em cada coisa que fazemos, a origem dos screanshot foi causado por um post de funalização, entre EV e AC, acredito que se continuarem assim virão mais screanshot

Lyndo A. Mondlane Isto demostra o estado geral da nacao, as pessoas nao Sao capazes de separar as opinioes políticas das suas relacoes, em paises normais os adversarios políticos nem sempre Sao inimigos...

Cremildo Maculuve ha indivíduos que apareceram e acham que são deuses e os outros meros consumidores sem opinião. achei que não devesse intervir em casos vergonhosos e fofoca e intriga, mas alguns temam em pensar que o país só existe porque eles apareceram na esfera pública. ignoram ou o fazem por tal que este país sempre existiu antes e durante a sua vergonhosa ausência. não somos burros nem consumimos produtos acabados. temos consciência e capacidade de análise e leitura. continuem com as vossas atribuladas e vergonhosas agendas que nós, Atentos e inexpectaveis mirones, estamos a ver.

Arlindo Cossa ... e "prontus"...😂😂😂😂

Hilário Jordão Tsope Crise de uma identidade académica dá, basicamente, no seguinte male: "violência verbal". Deixem as vossas "balas verbais" e nos brindem com as vossas ideias de humanismo...PLEASE.

Juma Aiuba Ai, ai, ai, ai, ai...! Where are we going, guys!?!
Ver Tradução

Rildo Rafael Por isso vale a pena investir na competência no debate!!! Força Julião João Cumbane: Ninguém merece isso!!!

Lyndo A. Mondlane Nao se faz isso.. Se perde confianca...

Joaquim Gove O que é privado deve permanecer privado até que seja rigorosa e vigorosamente necessário (extrema e justificadamente necessário) que venha à público. Nisto o público e o propósito tem que estar claramente bem definido e a exposição deve ser devida e cuidadosamente orientada.
Discussão em privado é discussão em privado (ñ importa o tamanho de exposição dos interlocutores -figuras públicas ou zé ninguém).Só os irresponsáveis, traidores, infantis recorrem à truques baixos como é o de expor o interlocutor!! Os ignorantes também podem fazê-lo por ignorância mas, ñ me quer parecer o caso do Alexandre Chivale, pois ñ é ignorante, uma vez douto nessas matérias.
É falta de respeito, falta de fidelidade, falta de pudor!!!

P.s.: o conteúdo, torna-se fofoca por causa disso e, daí, menos importante para o debate, chamando assim mais atenção, a atitude, o comportamento, etc, dos indivíduos - a meu ver. 
Falar em privado é como pensar em voz alta e julgo que todos atribuímos símbolos às coisas que vemos, referimos, etc... Neste caso, só minimiza a figura do Chefe do Estado quem expõe o que ñ foi tratado ao nível de ser assim partilhado...

Xavier Jorge Uamba Esse assunto é exclusivamente dos fanáticos da frelimo, por isso que me parece ser complicado dizer alguma coisa. Para mim esse grupoinho por mais que seja de alas diferentes não deixa de ser ds frelimo, em Setembro de 2017 estarão juntos no congresso a concorrer para alguns cargos dentro do partido. Mesmo o mano Alexandre Chivale assim como prof Julião João Cumbane ambos poderão juntos partilhar mesmo espaço lá no congresso, pese embora não forem delegados, mas duma ou doutra forma não nos baralha, vocês se conhecem bem. Resolvam os vossos problemas em of.

Homer Wolf Profe, em minha opinião, acho que é melhor passar uma borracha sobre este assunto. Quem quis perceber já percebeu: houve deslealdade e muita má fé do sodotori das leis (jogo muito baixo)... 
Mas tambem houve excesso da confiança da sua parte ao confiar no seu "amigo infiel" (é essa coisa de se confiarem uns aos outros só porque tocam batuque e comem maçarona juntos). 
Que lhe sirva de lição para nunca pensar que "tudo que é da Frelimo é bom"...

Mussá Roots Nada...temos que apanhar até as últimas gotas...eh eh eh eh eh eh..."ho korhissela"

Cheu Domingos Esta vai seevir para a virada

Neves Nhavene Kikikikiki Homer Wolf minha figura do ano 2016.

Neves Nhavene É isso mesmo Wolf minha figura do ano.

Hermes Sueia Lavagem pública de roupa muito suja......zanga de comadres e camaradas..... pelos vistos a procissão ainda vai no adro.O que estará por detrás destas "traições".....?

Jorge Garfo Resultado de camaradagem cobarde!

Mussá Roots E não vale acusar o profe Julião João Cumbane de falta de respeito, porque ele apenas fez o joguinho do AC para ganhar aínda mais a confiança deste...na verdade o profe, trata o presidente por #tu#amigo,#filipe. Tudo na amizade.

Homer Wolf Nada, nada... É que pelo menos eu, só trato por tu a uma pessoa mais chegada... Alguem que priva comigo. Que "petisca uns camaróes e bebe uns canecos" comigo... eh eh eh

Mussá Roots Ohhh!.. Vai ver o profe,petisca umas dobradinhas com o Amigo filipe...quem sabe...

Osvaldo Jocitala Mussá Roots, so o Prof. para desmentir o que dizes!

Osvaldo Jocitala Prof. está sem munições! Não se brinca com homens de Direito...

Homer Wolf Será?... Mas se assim for, não me admira nada que AC bombe uns screenshotzitos a revelá-lo...

Mussá Roots Se o AC não "agrama" do Presidente, e o profe acha que apanha por tabela, exactamente porque o AC associa-o ao PR.

Homer Wolf Então tudo fará para "bifar" que Nyusi e o Profe sáo unha e carne. Se houver conversas privadas que comprovem isso, teremos aí mais Chivaleaks... eh eh eh

João Pedro Muianga O Partido Frelimo, não deve dar confiança a indivíduos psicologicamente instáveis duvido que pessoas como Julião João Cumbane mesmo buscando refúgio aos albergues da oposição lhe abonem atenção devido a sua condição maníaca!

Mussá Roots O jogo é o seguinte:

O profe é amigo do filipe,
O AC não "agrama" do filipe,

O profe foi tentar sondar o AC, fingindo não respeitar o amigo(presidente),

O AC, astuto que é, selecionou partes da conversa, para sugerír que o profe não respeita seu brother...

Eh eh eh eh...grande triângulo amoroso...

Osvaldo Jocitala Homer, se o Prof. continuar a trazer "papeis" "malta" como este último para amenizar o impacto do embate contra a parede que apanhou do AC, podes crer que a próxima investida deste (AC) será mesmo para derrubar definitivamente o Prof. Até aqui tudo suavezinho nos contra-ataques do Prof.

Homer Wolf eh eh eh... E agora foi convocado o "bulk" do partido. Vai haver "congresso extraordinário" aqui...

Osvaldo Jocitala João Langa Muianga, não te esqueças que o Prof. tem um pesado CV, com uma passagem por NASA inclusive! Um Quadro de que qualquer organização se lisonjearia em te-LO entre os seus colaboradores! Cuidado!

João Pedro Muianga Osvaldo Jacitala, sabes dizer quem inventou o bombardeiro B2, o mais eficaz em toda historia da aviação militar norte-americana e como ele (o inventor) terminou?

João Pedro Muianga Osvaldo Jocitala, com isso quero dizer que para a politica não interessa em primeiro lugar o seu CV mas sim a militância executada de forma seria e responsável.

Osvaldo Jocitala João Langa Muianga, estás realmente incomplacente! Perdoe o Prof.! Vamos acarinha-lo! Agora sobre este assunto de em política não interessar o CV, mas antes a militância executada de forma séria e responsável, hum isso já não sei não! Mas então, o Muianga concorda com isso?

Hermes Sueia Não agitem mais as águas......a quadra festiva já arrancou uma trégua no centro......

Hermes Sueia Sempre nutri grande desconfiança em relação aos juristas ..... alguém sabe dizer porquê o corpo de juízes é ímpar?

Homer Wolf Para não haver empate (?)...

Hermes Sueia Disciplina. .. partidária!

Mussá Roots Onde está? Que não a vejo...

Mussá Roots É do tipo assuntos do partido, devem ser resolvidos em fóruns próprios...a tal disciplina. 

O Nyusi é Presidente da Republica...se estão disputando lugar no coração dele onde era suposto cabermos todos, no mínimo podemos acompanhar aquí, no "Efebê"...faz bem o profe.
Entendes, Homer Wolf?

Homer Wolf O que eu NÁO ENTENDI é o que isso tem a ver com o facto de o corpo de juizes ser ímpar...

Mussá Roots Ahammmm...só o Hermes sueia, para explicar...

Homer Wolf Aguardando com serenidade...

Hermes Sueia Não é visível a olho nu...

Mussá Roots Há disciplina enquanto o "tacho" chegar para todos...

Elódia Stella Jamisse Fontes Criancice e é capaz de ganhar assento no parlamento assim mesmo.

Joao Teodosio Tique vamos curtir as festas. 2017 ano melhor para todos nos. Pode ser possivel. Rezemos... Essas lutinhas pessoais... zanguinhas intepestivas nao cabem no FB nesta altura. O Nhussi 2017 tem campo para ser o Presidente. Depende dele. Os do passado. Curtam a reforma se puderem: Festas felizes para todos.

Carlos Paruque Crise de consciência! Partidão por favor fora do jogo. Chato que o screenshot tenha ocultado parte do AC o que indicia pouca boa coisa ocultada. O Cumba deve ter algo a ver com o "domínio " do dispositivo usado pelo Chivale.

João Pedro Muianga Comentário do Mauro Jesus: "O JJC é muito intriguista e inconsistente um dia fala mal deste e noutro fala bem. Essa coisa de adjectivar figuras é típico dele. Quem não se lembra ele chamar o Dhlakama de meu tio com o intuito de lhe ridicularizar. Na matéria de intrigas vezes sem conta apareceu nos seus patognomonicos lençóis a vilipendiar o presidente Joaquim Chissano e a chamar nomes feios a Graça Machel inclusive a sua vida privada. 
Hoje que não me venha com ladainhas. Tentou criar intriga entre o Egídio Vaz e o Alexandre Chivale mas este último optou por lhe bloquear e colocou um post de uma conversa privada entre ambos a circular nas redes sociais. Tenho certeza que a estas alturas está com insônia devido ao screnshot que está a girar mundo fora como se fosse uma virose. Vai se desdobrar em um milhão de cacos para reconstruir a sua imagem. Quem acha que ele é? SISE? Bem feito. 
A estas alturas o AC deve estar a reunir mais elementos para aniquilar de vez ao stôr. Veja como foi gravado o seu nome Julião Cumba, Julião porco em tradução directa"

Lenon Arnaldo Kkkkkkkkkkkkkkkkkk poupem o homem. Deve estar a fabricar a última arma nuclear para vos aniquilar "numa sentada"

Ismael Xicamane Txiiiiiii João Langa Muianga rendi esse Mauro Jesus escreve pah. Se desdobrar em um milhão de cacos para rencostruir a sua imagem. Txiiiiii desaguentei

Hermes Sueia Homer eu também preciso de entender melhor o mistério dos juristas que penso estar por detrás de diferentes interpretações mesmo de acordos na forma escrita......toda a bagunça em que vivemos está relacionada com a ambiguidade jurídica..
..eu apenas manifestei a minha desconfiança....

Alexandre João Nhampossa Voces se conhecem desde ha muito foram amigos, que frequentemente batiam papu no Watsap. E os dois sao escoveiros. Nas escondidas tratam Felipe Nyusi de Felipinho mas ao publico tratam o de seu proprio nome. Isso é sinal de ser escova. As vossas inimizades k ja comenxaram devem ser tratadas la no Watsap onde tendes trocando frequentemente vossos segredos. Prontos Falei

Homer Wolf Tá ver né Djone Lenon... Se tambem trata o PR assim, passe a evitar... eh eh eh

Eles se esqueceram que tratam o dakela maneira nas escondidas

Josue Mucauro Lázaro Mabunda decidiu batizar isso como "CISÃO"

Hermes Sueia Citando o meu mano Armindo Chavana.....

Ismael Xicamane Estás a ser infantil professor. Deixa esse papo e siga em frente.

Alexandre João Nhampossa É isso Hermes. Eu nao vejo nenhum mal intencioso do Chivale. A ideia dele nao era chamar o dito professor de CUMBA ou seja PORCO como o professor quiz assim entender mas tentar simplificar o nome Cumbane. Com todo respeito o senhor professor mas...
Prontos falei

Cristiano Daniel Rosario Naene Prof. Cumbane, tenho lido atentamente os seus posts aqui no facebook, sem complexos nenhuns sou um seguidor razoavelmente assíduo do que escreves, umas vezes subscrevo ibtegralmente a tua opinião, outras nem tanto, outras não as perfilho de todo. Mas uma coisa é certa, és um dos tipos mais decentes que por aqui anda. Nesta contenda o Professor sai de longe por cima. Passa por cima do assunto e prossiga. Bom Ano!

Romao Kumenya Kumenya Se os fatos são conforme o professor colocou, isto é muito feio. Espero que isso seja superado de forma mais pacífica possível. Boas festas

Heleno Bombe A oposição agradece
54 min

Sem comentários:

Gadget

Este conteúdo ainda não se encontra disponível em ligações encriptadas.