terça-feira, 11 de julho de 2017

Armas roubadas não representam perigo para a Segurança Interna

Costa.

468
António Costa disse hoje que foi informado logo a seguir ao roubo do material militar em Tancos que este não aumentava o perigo para segurança interna, nem havia associação a grupos terroristas.
JOÃO PORFÍRIO/OBSERVADOR
O primeiro-ministro afirmou esta terça-feira que foi informado ainda antes de ir de férias que o material militar roubado em Tancos, “com grande probabilidade”, não aumentava os riscos para a segurança do país ou para qualquer atividade terrorista, em Portugal ou no estrangeiro. Lança-granadas anti-carro roubados estavam marcados para abate.
António Costa esteve reunido esta terça-feira com os chefes dos principais ramos das Forças Armadas Portuguesas e no final, reforçou a sua confiança nas Forças Armadas e no ministro da Defesa, que diz terem agido apropriadamente.
António Costa disse ainda que, logo na resposta ao assalto aos paióis de Tancos, foi informado pela secretária-geral para a Segurança Interna que o material roubado não representaria qualquer risco acrescido para a segurança interna, algo que soube ainda antes de ir de férias.
“Logo depois de ter desaparecido esse material foram acionados os mecanismos próprios de segurança interna, designadamente a reunião da unidade de coordenação anti terrorista, com a partição do Chefe de Estado Maior das Forças Armadas, onde foi feita uma primeira avaliação, e onde foi verificado, com grande probabilidade, que este acontecimento não teria qualquer impacto no risco da segurança interna e designadamente associação a qualquer tipo de atividade terrorista nacional ou internacional. Essa garanta foi-me, aliás, transmitida diretamente pela senhora secretária-geral de Segurança Interna, Helena Fazenda, com quem tive contacto ainda antes de ter interrompido o exercício de funções para gozo de férias”, disse.
António Costa foi ainda questionado pelos jornalistas se o ministro da Defesa, Azeredo Lopes, tem condições para continuar a exercer funções como parte do Governo, com o primeiro-ministro a garantir que este tem a confiança do Governo.
“O que é essencial é que o senhor ministro da Defesa tem toda a confiança do primeiro-ministro para o exercício das suas funções, e exerceu as suas funções como é função do ministro da Defesa”, disse.
O primeiro-ministro estendeu ainda a sua confiança à estrutura de comando das Forças Armadas portuguesas, dizendo que já foram tomadas medidas “que permitirão reforçar a segurança e garantir a plena operacionalidade das nossas forças armadas”, adiantou.
O Chefe de Estado Maior General das Forças Armadas, Pina Monteiro, também fez uma análise semelhante, dizendo que o material mais perigoso, na verdade não deve funcionar porque estava marcado para abate.
Os lança-granadas foguetes que foram roubados provavelmente não terão possibilidade funcionar com eficácia, porque estavam selecionados para serem abatidos. O Exército avaliou em detalhe e esse, que é talvez o que mais significado tem em termos de potencial de perigo, não tem a relevância que provavelmente quem os levou achou que poderá ter”, disse Pina Monteiro.
Depois de explicar que o material roubado tem um custo avaliado em 34 mil euros, o responsável disse que o roubo foi um “soco no estômago” das Forças Armadas e prometeu medidas.
Depois de termos levado, passo a expressão, um soco no estômago, quero dizer que os chefes militares levantaram logo a cabeça. Face a isso, há lições a tirar e vão ser tiradas. Há medidas que vão ser tomadas a curto e médio prazo, não me peçam para dizer que medidas de segurança são, porque não vamos facilitar quem possa ter intenções semelhantes [às de quem roubou o material em Tancos]”, disse o responsável.
“A avaliação que é feita pelos chefes dos ramos, e por mim próprio, é que não caímos. Estamos direitos e estamos prontos para continuar a garantir a confiança dos portugueses nas forças armadas”, disse.

José Martins De Zinolhos
José Martins De Zinolhos Mais uma conferência de imprensa a roçar o ridículo. Só hoje, passados que vão quinze dias é que as forças armadas souberam que o material roubado era inoperacional e para abater? E já imaginaram, como vão ficar os gatunos quando souberam que foram enganados no roubo porque só vale 34.000 euros? Por outro lado vão ficar descansados porque, se Ricardo Salgado, Sócrates, Dias Loureiro e tantos outros roubaram milhões e estão ao fresco como podem eles serem presos pela insignificância de 34.000 brasas? Tenham vergonha. E a imprensa, não dá para levantar nem uma questão em relação a este triste episódio? Animais domésticos devidamente domesticados.
 · Responder · 
55
 · 1 h
Clara B. Fonseca
Clara B. Fonseca Tem toda a razão. Questiono-me tantas e tantas vezes porque razão a imprensa não faz as perguntas certas nos momentos oportunoos.
 · Responder · 
10
 · 1 h
Preciosa Moreira
 · Responder · 
2
 · 51 min
Antonio Roque
Antonio Roque Já disse e repeti aqui dezenas de vezes que muito pior que o (des)governo vigente é a Comunicação Social que sempre foi afecta ao PS e que nada diz, pergunta, questiona.
 · Responder · 
9
 · 50 min
Joao Rodrigues
Joao Rodrigues Bom comentário
 · Responder · 43 min
Porfirio Rodrigues
Porfirio Rodrigues "Que alívio, meus amigos... Afinal as armas dos paióis assinalados eram mera sucata. Claro que acredito! Ia lá duvidar da palavra dum general, ao lado do no nosso 1º ministro, Costa...
Hoje já posso dormir descansado... 34.000.00 Euros, aquilo que o Mexia ganha por dia e tanto alarido por isso, são mesmo estúpidos, estes ladrões de armas e nós para aqui cheios de medo, anda tudo Amalucado! "
 · Responder · 
44
 · 1 h
Carla Machado
Carla Machado 😂😂
 · Responder · 1 h
Clara B. Fonseca
Clara B. Fonseca Aliás, estamos tãããão habituados à honestidade do costinha perdedor.
 · Responder · 
5
 · 1 h · Editado
Carla Tenreiro
Carla Tenreiro 🤣🤣🤣 para nao 😭😭😭
 · Responder · 
1
 · 37 min
Ana Garcia
Ana Garcia António Costa gosta de falar de cor.....no dia seguinte ao início do Incêndio de Perdrogão, também afirmou peremptoriamente que o responsável era uma árvore já devidamente identificada !
 · Responder · 
19
 · 53 min · Editado
Álvaro Rodrigues Asr
Álvaro Rodrigues Asr Ver os militares escolhidos pelo governo para CEME e CEMGFA, portarem-se como dois perros amestrados é deveras humilhante para quem foi ou é militar. Os militares não são políticos, não foram eleitos pelo povo e por isso não têm que falar nem dar explicações no parlamento ou para o povo. Quem os elegeu sim! Depois da sua postura perante recentes acontecimentos...CEME E CEMGFA já não têm (nem merecem) o respeito de quem comandam. Essa é a grande verdade que o governo parece não entender.! 
Ps.: Antes de ser CEME, Rovisco Duarte era GEN IGE (Inspecção Geral do Exército), era precisamente o chefe do órgão responsável pela fiscalização das unidades, infra-estruturas, prontidão... Perante o sucedido seria portanto o primeiro a demitir-se (não havia videovigilância, não havia vedações, não havia homens ... Tudo responsabilidade da IGE que deveria ter identificado e reportado para correcção problemas desta gravidade) não fosse ele (o CEMGFA também) um sabujo ao serviço da geringonça!
 · Responder · 
13
 · 27 min · Editado
Miguel Costa
Miguel Costa A sério? Então que tal mandar o pessoal do quartel para casa? Mais vale irem guardar o galinheiro da vizinha...
 · Responder · 
24
 · 1 h
Jorge Reis
Jorge Reis A minha prima Custódia também concorda. Quando ela vier do Pingo Doce vou-lhe perguntar para ter a certeza. Neste patético país parece que quanto pior melhor.
 · Responder · 
6
 · 57 min
Mário Dias
Mário Dias Foi uma trovoada seca que roubou as armas...já que ultimamente serve de desculpa para tudo, que seja aqui a culpada também...e se não for, a Comissão independente que daqui a um mês for nomeada há-de ter os 60 + 30 dias úteis para expor um relatório daquilo que toda a gente já sabe....
Parabéns aos mais de 40 anos de Oligarquia em Portugal...
 · Responder · 
4
 · 39 min
Joaquim Carvalho
Joaquim Carvalho Então quer dizer que podemos estar descansados. E os espanhóis e os franceses e os holandeses e os belgas etc? Esses têm de aumentar a segurança deles porque os portugueses só se preocupam com a Europa quando precisam de dinheiro.
 · Responder · 
6
 · 1 h
Armando Sarabando
Armando Sarabando só falta dizer dizer que poupamos dinheiro!!
porque ia custar uma pipa de massa reciclar aquele armamento todo!!!
ainda bem que foi roubado!!! 

por esta é que ninguem estava à espera!!
falta de vergonha é outra coisa!!
 · Responder · 
4
 · 27 min
José Maria Araújo
José Maria Araújo Este é um mestre a dourar a pílula e a chutar para canto... até parece que nada aconteceu...no roubo só desapareceram umas facas e cheias de ferrugem. Patético. Que lata!
 · Responder · 
4
 · 18 min · Editado
José Carlos Gonçalves
José Carlos Gonçalves Epa ainda bem. Já não vai ser gasto o dinheiro dos portugueses para vedar os paiois. Ou só vai ser gasto para vedar os que realmente têm material operacional. Tenham um pouco de senso, só agora é que dizem que o material não estava operacional. Porque não deram essa informação mais cedo? Muito tempo para arranjar uma explicação e que acredita quem quer.
 · Responder · 
1
 · 24 min
Pedro Carvalho
Pedro Carvalho Fica tudo mais descansado com a provável ineficácia das armas roubadas que só valem uns míseros 34.000 euros. Ingleses, Alemães, Franceses e todos os países que participaram na Segunda Guerra também devem estar muito mais descansados porque vão deixar de fazer figura de idiotas com todas as medidas de segurança que impôem sempre que encontram uma bomba daquela época por explodir. As armas até íam ser abatidas e tudo.
 · Responder · 4 min
ZéJoão Pereira da Silva
ZéJoão Pereira da Silva Afinal nada de especial aconteceu. Foi um murro no estomago diz um, já passou diz outro, (foi uma martelada digo eu), mas estou errado, (estamos de resto todos errados) eles, são bestiais e adoram-se. (mais um milagre do santo antónio) que ainda anda por Alfama.
Para ajudar à festa, é desvendado por um bestial, que afinal os supositórios foguete, até estavam fora de prazo.
Boa partida esta no combate ao terrorismo, por isto, é que eles não esperavam. 
Nem ninguém.
Tudo se acalmou com a vinda do "profeta".
 · Responder · 2 min
Lucinda Borga
Lucinda Borga não me digam que foi alguma associação benemérita que roubou a armas?!Sim, que é do que esse tipo de associações mais precisa! Claro que toda a gente sabe que armas daquele calibre, ou de outro, não constitui nenhum perigo! E se o Sr. Primeiro Ministro sabe que não foram parar a grupos terroristas se calhar até sabe onde elas estão! Aquilo estavam fartas de estar ali fechadas e foram pra banhos! Logo voltam
 · Responder · 14 min
Manuela Carrusca Franks
Manuela Carrusca Franks E os outros paises? E o dinheiro que os contribuintes pagaram pelo material roubado? Há sempre a árvore das patacas do contribuinte, não é.
 · Responder · 
3
 · 54 min
Clara B. Fonseca
Clara B. Fonseca Esta gentinha é nojenta, não tem um pingo de carácter e ainda acham que os outros são estúpidos. Pelo menos que se calem. Que vómito!!!!
 · Responder · 
18
 · 1 h · Editado
Jose Anthónio Canastreiro
Jose Anthónio Canastreiro Quem é que acredita neste "arranjinho "??? Talvez os miúdos da escola.Eu faço ideia ,o tempo que demoraram para arranjarem uma saída airosa para o assunto.Não mudam mesmo !!! partido dos "esquemas" e soluções aldrabadas.São iguais aos que lá estiveram.Aldrabões e oportunistas.
 · Responder · 
2
 · 24 min
Mário Ribeiro
Mário Ribeiro Mais areia para os olhos dos Portugueses!! Só 34 mil euros em material obsoleto ...Mas que dá para matar milhares de inocentes!! Tenham vergonha na cara ..
 · Responder · 
2
 · 40 min
Helder Bernardo
Helder Bernardo Quem quiser perpetrar um atentado não precisa ir a Tancos roubar armas ou fazer cenários políticos. Unam-se por Portugal. Os extremos e o poder pelo poder são ridículos.
 · Responder · 
1
 · 1 h
Silvia Terra
Silvia Terra cada cavadela sua minhoca ,alguem se convençe que iam roubar material se não vale-se nada oa portugueses não são burros sr.Costa.
 · Responder · 
8
 · 57 min
Pedro Baptista Coelho
Pedro Baptista Coelho Afinal não se passou nada, foi um pequeno detalhe sem importância...
 · Responder · 
9
 · 1 h
Ana Maria Rodrigues
Ana Maria Rodrigues quer mandar areia para os olhos dos tugas, e os ladroes são parvos e roubam coisas que não representam perigo, oh costa conta outra
 · Responder · 
12
 · 1 h
António Magarreiro
António Magarreiro Já nem nos militares se pode confiar, como é possível terem em armazém material fora da validade? E a ASAE não faz nada?
 · Responder · 
3
 · 1 h
Jorge Costa
Jorge Costa E quando arrebentar uma bomba aqui ou la fora e se descobrir que é uma das roubadas em Tancos... Faz se um sondagens para ver se a sua popularidade nao desce
 · Responder · 
7
 · 1 h
Joaquim Leal
Joaquim Leal Não? onde foi descobrir esta certeza? Será que também posso comprar?
 · Responder · 
8
 · 1 h
Gonçalves António
Gonçalves António tou parvo..parecem miudos a jogar aos cowboys com armas de plástico que valeram milhões!!!
 · Responder · 
5
 · 1 h
Susana Hermenegildo
Susana Hermenegildo O único perigo aqui és mesmo tu....António Costa!!!! Já todos percebemos mas nem todos temoa coragem de dizer....
 · Responder · 
2
 · 35 min
Miguel Reis-Abreu
Miguel Reis-Abreu Portanto, as vidas "lá de fora", valem menos que as vidas "cá de dentro". Idiota!
 · Responder · 48 min
Marinho Malho
Marinho Malho Há pronto!!!.. se não há problema aqui para o nosso Portugal então não é assim tão grave como diziam!!!!... CAMBADA....
 · Responder · 45 min
João Neves
João Neves Oh! Meu Deus estamos entregues aos bichos, gente mais ridícula não vi.
 · Responder · 
5
 · 1 h
Paulo Maciel
Paulo Maciel Espero daqui a uns tempos não ouvir que o material foi usado.... veremos..
 · Responder · 
2
 · 1 h
Licinio Jorge Seabra
Licinio Jorge Seabra Como é que este idiota mascarado pode assegurar uma coisa dessas? É um discurso para imbecis paparem
 · Responder · 
5
 · 1 h
Pedro Miguel Rodrigues Tomaz
Pedro Miguel Rodrigues Tomaz Muito naífe esta observação do Dr António Costa.
Como é lógico devemos estar muito preocupados.
 · Responder · 56 min
Antonio Duro
Antonio Duro Vieste de férias e lá começam aqueles comentários tolos a gozar literalmente com os Portugueses. Sff vai de férias novamente!
 · Responder · 
3
 · 59 min
Rolando Ferreira
Rolando Ferreira Que ladrões burros...... afinal só roubaram sucatas..... ainda bem!!!!!! Já posso sair á noite.....kkkkkkkkkkkk
 · Responder · 
3
 · 1 h
Hugo Silva
Hugo Silva Se não representam perigo para que foram roubadas as armas. Para darem aos filhos no natal? 😀
 · Responder · 
2
 · 52 min
Ricardo Moura
Ricardo Moura Afinal até foi um favor que fizeram. Bem me parecia que está tudo bem, só podia.
 · Responder · 
2
 · 47 min
José Filipe
José Filipe Por outras palavras: irão matar uns quantos inocentes que não são eleitores da geringonça.
 · Responder · 
3
 · 1 h
Eliminar
Anatilde Carvalho
Anatilde Carvalho Foram para a festa o Avante Não?.Quem sabe para que festa foram roubadas.Está tudo maluco.
 · Responder · 
1
 · 1 h
Esmeralda Gouveia
Esmeralda Gouveia Claro que não representam um perigo para o país. O governo é muito mais perigosos....
 · Responder · 
2
 · 1 h
Joao Antonio Camoes
Joao Antonio Camoes Só pode afirmar isso se souber onde estão e como vão ser utilizadas. Se nao souber, está a supor, a fazer bluff, em retórica
 · Responder · 
1
 · 47 min
Antonio Valente
Antonio Valente Oh meu amigo. Agora nós paióis só se guardam fisgas. Deve ter sido do sol de Palma
 · Responder · 
1
 · 38 min
Carlos Pereira
Carlos Pereira Ahhhh, então na boa! Podem lá ir outra vez! Só não estraguem é a rede que é nova e custa dinheiro!
 · Responder · 
2
 · 1 h
Mizé Monteiro
Mizé Monteiro não e nada grave, é só para os ladrões tirarem umas selfies e porem no facebook. Depois devolvem tudo a obras de caridade
 · Responder · 
2
 · 58 min
Antonio Antas de Barros
Antonio Antas de Barros Ridículo pois pode inferir - se que não fez mal e que podem continuar!
Falta de censo!
Na próxima vez que falar do assunto ou mandar falar a mensagem será que o material era obsoleto e que já

nao funcionava e que era para abater!
 · Responder · 
1
 · 40 min · Editado
Margarida Magalhães
Margarida Magalhães O Sol fez-lhe mal........
É tão falso que nem precisa de falar, basta olhar para a cara.
 · Responder · 
2
 · 54 min
Gusmão José Carlos
Gusmão José Carlos Tem razão! A geringonça representa um perigo muito maior!!!
 · Responder · 
2
 · 1 h
Carlos Gustavo Neto
Carlos Gustavo Neto 44 bazucas não fazem dói dói. Está tudo bem, o papá Marcelo dá beijinho.
 · Responder · 
1
 · 10 min
Jorge Oliveira
Jorge Oliveira 5 gramas de chumbo no meio desses cornos, ias ver o bem que te faziam!
 · Responder · 57 min
Manuel Ferreira
Manuel Ferreira esta foto está o máximo..Indiananopolis com os mequetrefes por detrás...
 · Responder · 56 min
Manuel Ferreira
Manuel Ferreira Será qe ouvi mesmo isto????...ou o armamento roubado era de carnaval...ou foi um roubo montado por causa do inventario..ou tamos mesmo..rodidos um dia destes...
 · Responder · 58 min
Tito Camacho
Tito Camacho A palhaçada a continuar no seu melhor! Uma operação arriscada e planeada ao promenor e um enorme mercado internacional de armas por 34.000€. Ah,ah,ah!!! #cadatirocadamelro
 · Responder · 5 min
Carlos Alberto Alves
Carlos Alberto Alves concordo! isto cá como é um bocado para o parvo tudo se calhar vão usar lá fora antes o que é bom para o nosso turismo o desenvolvendo
 · Responder · 1 h
Eduardo Loureiro
Eduardo Loureiro Exatamente, claro que não há problema se forem destonadas lá fora 😂
 · Responder · 1 h
Joao Cardoso Das Neves
Joao Cardoso Das Neves Um imbecil mentecapto. A tentar minimizar a gravidade da situação sem assumir uma única responsabilidade.
 · Responder · 
1
 · 31 min
Maria Zeiser
Maria Zeiser Não acredito que este indivíduo tenha a coragem e a pouca vergonha de dizer uma coisa destas até que ponto este irresponsável chega para querer atirar areia para os nossos olhos
 · Responder · 
1
 · 18 min
Geraldino Silva Ferreira
Geraldino Silva Ferreira Ora aqui está, bem informado nem precisa de mais nada, ai Zeca "pode roubar e matar ninguém lhe chama ladrão todos lhe apertam a mão é homem de sociedade. Perderam a vergonha não largam o tacho, tem de ser o povo a martela-los.
 · Responder · 31 min
José Manuel Arrobas
José Manuel Arrobas No mínimo é burro. Então onde estão? E para que servem? Burro, só pode ser burro!
 · Responder · 20 min
Bartolomeu Marciano
Bartolomeu Marciano Aprendeu com o ti Jerónimo, as G3 também estavam em boas mãos.....
 · Responder · 
1
 · 1 h
Idalina Monteiro
Idalina Monteiro Tanto cozinhado,pra se desculparem!!!!Então porque exonerou logo os oficiais superiores???!!!!!!
 · Responder · 5 min
Paulo Torres
Paulo Torres Pois nao, depende de quem for a vitima, se forem do governo pra mim e refresco
 · Responder · 32 min
Rodrigo Cortez Fragateiro
Rodrigo Cortez Fragateiro NOTICIA
granada mata 30 pessoas! 
Comentário:
...Ver mais
 · Responder · 44 min
Teresa Villas
Teresa Villas Claro, só comprometia a segurança externa ...uma anedota muito feia!
 · Responder · 5 min
António Madeira
António Madeira Otimo. Assim não há problema nenhum, e até podem pedir para levar as restantes que teriam de ser abatidas ao ativo e daria muito trabalho e custos. Assim sim
 · Responder · 1 min
João Amaro
João Amaro É de loucos. Não ha perigo para o território nacional para o estrangeiro que se lixe. Não têm vergonha.
 · Responder · 30 min
Fernanda Coelho
Fernanda Coelho Mais uns dias e vêm dizer que afinal não era material de guerra, eram FISGAS para a caça a gambozinos😂😂😂😂😂
 · Responder · 
1
 · 39 min
José Miranda Loureiro
José Miranda Loureiro A embaixada dos E.U. aumentou o nível de segurança por terem roubado armas fora do prazo, mas já não enganados ninguém
 · Responder · 9 min
Ângelo Rocha
Ângelo Rocha Mas o que é que esta cambada vai inventar mais? Mas somos todos estúpidos e não sabemos ó que é armas munições e granadas ,,,, vao mentir para a pppuuuta que os pariu
 · Responder · 34 min
Lígia Moura
Lígia Moura Óptimo
Era material estragado, guardado por militares pouco responsáveis a usarem armas descarregadas
...Ver mais
 · Responder · 15 min
Victor Miranda
Victor Miranda a desfaçatez deste Ac´não tem limite, os explosivos davam para demolir s. bento!!!
Alberto Da Antas JP
Alberto Da Antas JP Espero que na próxima não roubem os submarinos. Para roubo já basta a sua compra.
 · Responder · 29 min

Sem comentários: