quarta-feira, 19 de julho de 2017

Para evitar gravações, Temer instala misturador de voz no gabinete


Pedro Ladeira/Folhapress
BRASÍLIA, DF, 21.05.2017: MICHEL-TEMER - O presidente Michel Temer concede entrevista exclusiva à Folha na biblioteca do Palácio da Alvorada em Brasília. (Foto: Pedro Ladeira/Folhapress)
O presidente Michel Temer durante entrevista na biblioteca do Palácio da Alvorada

Para evitar que o presidente Michel Temer seja mais uma vez gravado, o GSI (Gabinete de Segurança Institucional) instalou no gabinete presidencial um dispositivo que dificulta a compreensão de áudios captados por aparelhos eletrônicos.
Chamado de "misturador de voz", o aparato instalado há três semanas emite sinais sonoros, não captados pelo ouvido humano, que interferem na gravação do som ambiente e sobrepõem o áudio de conversas feitas no local de despachos do presidente.
Segundo a Folha apurou, o dispositivo também está sendo instalado em gabinetes ministeriais e se discute colocá-lo também no Palácio do Jaburu, onde o empresário Joesley Batista, da JBS, gravou conversa com o presidente. O conteúdo foi utilizado na denúncia contra o peemedebista por corrupção passiva.
Procurado pela Folha, GSI informou que não vai se manifestar sobre a instalação do aparelho.
O aparato não é o primeiro dispositivo de segurança instalado no gabinete presidencial. Em maio, o peemedebista recebeu um telefone protegido por criptografia.
EFICÁCIA
Um TSG (Telefone Seguro) possui dispositivo de criptografia para comunicações telefônicas e oferece segurança no tráfego de voz e dados.
Ligações feitas entre dois aparelhos criptografados podem ser interceptadas, mas o diálogo fica ininteligível. Entretanto, quando um telefone criptografado se comunica com um sem proteção, de nada adianta a criptografia.
Daí o aconselhamento de segurança de que o presidente só pode usar telefones com criptografia nas duas pontas da ligação.
Além de Joesley, Temer foi gravado pelo ex-ministro da Cultura Marcelo Calero, que deixou o cargo após ser pressionado pelo ex-ministro Geddel Vieira Lima a viabilizar um empreendimento imobiliário no qual tinha adquirido apartamento.
Na época, o peemedebista disse que, como uma medida de transparência, avaliava gravar as audiências promovidas no gabinete presidencial, mas até agora não o fez.
"Estou pensando em pedir ao GSI que grave -e aí, publicamente, não é clandestinamente- as audiências do presidente. Para que todos possam dizer o que possam dizer, e que eu possa dizer aquilo que devo dizer", disse no ano passado. 

Sem comentários: