terça-feira, 4 de julho de 2017

Já se conhece o segredo que mantém o cimento romano em pé


3
Cinza vulcânica, cal, água do mar e pedaços de rocha vulcânica: este é o segredo que mantém as estruturas romanas de pé. O material tona-se mais forte à medida que o tempo passa e cobre as fendas.
Algumas construções romanas estão de tal maneira preservadas que resistem com mais facilidade às adversidades naturais do que edifícios modernos
ROBERTA DRAGAN/WIKIMEDIA COMMONS
Há estruturas romanas que se mantém misteriosamente firmes há mais de dois mil anos. Cientistas da Universidade do Utah, nos Estados Unidos, descobriram agora o segredo do cimento romano e porque é que é mais resistente do que o cimento atual.
Os romanos construíram pontes, portos, paredões e outras grandes estruturas que ainda se mantém em pé e estão a ficar cada vez mais fortes. A receita é simples: cinza vulcânica, cal, água do mar e pedaços de rocha vulcânica. Os cientistas garantem que esta combinação torna o material mais forte à medida que o tempo passa.
Tudo graças à água do mar que reage com o material vulcânico e criar novos minerais que reforçam a estrutura do cimento. “Eles trabalharam imenso nesta técnica – eram pessoas muito, muito inteligentes”, explica Marie Jackson, uma geóloga da Universidade do Utah, e uma das responsáveis por este estudo.
Jackson explica que os romanos tinham noção das qualidades do seu cimento e que os textos antigos o provam. Plínio, o Ancião, escreveu que o cimento romano era “impenetrável para as ondas e cada dia mais forte”.
E agora sabemos porquê. A equipa de Jackson descreve no “American Mineralogist” como foram analisados os núcleos do cimento romano em variadas estruturas: pilares, paredões e portos. Estudos anteriores já tinham descoberto partículas de cal nestes núcleos que, por sua vez, continham minerais aluminosos – substâncias raras e difíceis de criar mesmo nos dias de hoje.
O que aconteceu foi que a água do mar reagiu com os resíduos vulcânicos e foi selando qualquer racha que aparecesse. No fundo, sempre que o cimento enfraquecia, reforçava-se naturalmente.
Isto abre portas a novas soluções para os materiais de construção que utilizamos atualmente. O cimento das nossas casas cede ao fim de uns anos e precisa de ser reforçado, como explica Jackson: “Há muitas aplicações práticas mas é preciso trabalhar e investigar mais para criar o mix perfeito. O desafio é criar métodos que utilizem produtos vulcânicos – e é nisso que estamos focados”.

Sem comentários: