terça-feira, 18 de julho de 2017

Ivone Soares avalia negativamente governação do PR


Ivone Soares diz que Filipe Nyusi deveria reler diariamente as promessas que fez no empossamento para analisar o nível de incumprimento
A presidente da bancada da Renamo, Ivone Soares, diz que a primeira metade do mandato de Nyusi é marcada por desobediências ao Chefe de Estado dentro do seu próprio partido.
Soares traz como exemplo o facto de Filipe Nyusi ter prometido que de tudo faria para que o Parlamento viabilizasse a proposta de eleição de governadores provinciais, tendo entretanto, a bancada da Frelimo chumbado a proposta.
“Foi uma marca muito negativa, de vermos que o Chefe do Estado dava uma orientação ao seu partido e a bancada do seu partido não cumpria. Portanto, a governação do Chefe Nyusi não está a trazer aquilo que ele prometeu no discurso inaugural. Eu penso que o ideal seria pegar no discurso inaugural que ele fez e diariamente reler, assim como os seus assessores e ministros e depois analisarem se aquele discurso é realmente consentâneo com o comportamento que estão todos eles a ter neste momento”, disse.
Soares saúda o facto de Filipe Nyusi ter feito uma autoavaliação dos dois anos e meio de governação, mas diz que o Chefe de Estado devia ter mostrado o que se tinha planificado para se analisar em que percentagem foi executado.
A chefe da bancada do maior partido de oposição volta a criticar o facto de dirigentes usarem viaturas que considera bastante luxuosas, enquanto na falta do transporte, os moçambicanos são conduzidos em carrinhas de caixa aberta, vulgo My Love.

MDM reprova desempenho de Nyusi

LSIMANGO_mdmLutero Simango considera que PR centrou avaliação da metade do seu mandato em questões marginais
O Movimento Democrático de Moçambique, através do chefe da sua bancada parlamentar Lutero Simango, considera que os dois anos e meio da governação de Filipe Nyusi foram marcados pela tensão política, dívidas ocultas e uma queda da qualidade de serviços básicos, facto que leva a dar uma classificação totalmente negativa.
“Foram dois anos e meio em que o povo se viu mergulhado numa crise profunda criada pela contração da dívida pública. Também assistimos a queda da qualidade do ensino e dos serviços de Saúde, e várias pessoas tiveram de deslocar-se devido a tensão político-militar. Todos esses factores mostram que a governação do Presidente eleito em 2015 deixaram muito a desejar e não responderam as necessidades básicas da população”, disse Simango.
O chefe da bancada do MDM disse ainda que Filipe Nyusi concentrou o seu informe em aspectos marginais, criticando assim, a omissão das dívidas ocultas que, segundo ele, são a grande preocupação dos moçambicanos, que querem ver responsabilizados todos implicados no processo.
“Os moçambicanos estão a ser obrigados a usar os seus míseros centavos para pagar uma dívida que nem sabem como foi contraída. O que o povo quer é ver os implicados na engenharia das dívidas ocultas a serem responsabilizados. Não basta condenar o antigo ministro da Justiça e os gestores financeiros das empresas envolvidas em actos de corrupção, o povo quer ver resolvido este assunto das dívidas e os culpados devidamente responsabilizados”, realçou.
O MDM considera não ser verdade que Nyusi melhorou as infraestruturas do país, uma vez que as mesmas não estão em zonas produtivas.
“Recentemente foi inaugurado o novo edifício do Banco de Moçambique, por exemplo, mas isto não tem nenhuma implicação no desenvolvimento do país. O que precisamos são infraestruturas que aumentem a produção e a produtividade”, disse Simango.
Lutero Simango reconhece os avanços na manutenção da paz, mas lembra que é preciso que o diálogo seja inclusivo.
O PAÍS – 18.07.2017
 

O País
4 h · 
Ivone Soares diz que Filipe Nyusi deveria reler diariamente as promessas que fez no empossamento para analisar o nível de incumprimento.

Os temas que fazem a actualidade Moçambicana e Internacional em várias áreas de interesse. Os destaques do dia.
OPAIS.SAPO.MZ
Comentários
Dioclesio Uassiquetinho
Dioclesio Uassiquetinho Kkkkkkkkkkk...Acabou de perder uma alta oportunidade de ficar calada.Se tivesse sido Dlakhama a dizer k duratnte o tempo k esta nas matas distriui tantas infrastruturas, e matou tantas pessoas teria aplaudido???Vai à merda sua puta Ivone.Esquece k o seu tio contribuiu muito para manxar o mandato dele.

GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
13
 · 3 h
Manage
Benedito Jacinto Chunguane
Benedito Jacinto Chunguane Falaste muito aplaus

GostoMostrar mais reações
 · Responder · 2 h
Manage
Jery Mendes Juma Juma
Jery Mendes Juma Juma Aqui xtaos xeio de lampi bodas da frelimo que nao sabem o que dizem.

GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
2
 · 2 h
Manage
Jamario MP
Jamario MP São pessoas com este tipo de pensamento k ajudam Moçambique a empobrecer

GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
2
 · 1 h
Manage
Avestino Augusto Fundai
Avestino Augusto Fundai Concordo. Essa gaja devia estar calada

GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
2
 · 1 h
Manage
Edson Ted Madiva
Edson Ted Madiva Só eu percebi que você perdeu uma oportunidade de ficar calado? ou os outros não sabem ler?
Alem de escrever muito mal, a sua abordagem é lamentável, liberdade de expressão não significa falar bujarda na rede social, Analfabeto.

GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
2
 · 23 min
Manage
Dioclesio Uassiquetinho
Dioclesio Uassiquetinho Quer dizer, certas pessoas acham k o primeira metade do mandato de Nyusi seria positivo se ele tivesse deixado o Cadrastrado perigoso Dlakhama a matar e distruir bens públicos e privados???Que se danem voces k pensam k sou lambe bota.Nyusi há de governar o pais ate Janeiro de 2025.Quem estiver conta pode mudar de nacionalidade e viver num pais k nao tem embaixada nem consolado de Moçambique.

GostoMostrar mais reações
 · Responder · 18 min
Manage
Embaixador Coisa de Abuso
Embaixador Coisa de Abuso De tanto as pessoas estarem mentalmente prostituídas pelo actual sistema, só sabem adular mesmo em situações desnecessárias.

Será que foi o líder da RENAMO que contraiu dívidas em nome do Estado?? Dívidas que posteriormente levaram Moçambique ao abismo??

Será que foi o líder da RENAMO que não consegue responder a actos macabros que tem se registado a nível naciona??

GostoMostrar mais reações
 · Responder · 15 min
Manage
Dioclesio Uassiquetinho
Dioclesio Uassiquetinho Edson, se o adjectivo ,"Analfabeto" é para quem????

GostoMostrar mais reações
 · Responder · 14 min
Manage
Helio Afonso
Helio Afonso O segundo mandato vais avaliar positivamente quando o seu tio deixar de brincar das escondida

 · Responder · 
6
 · 3 h
Manage
Dioclesio Uassiquetinho
Dioclesio Uassiquetinho Macaco é macaco meu caro Hélio.Mesmo colocar por cima da mesa há de saltar.Dlakhama precisa de sair das matas e viver no Jardim Zoológico durante meia década para tentar domesticar-se.Se calhar ai é o sitio ideial pork iremos lhe visitar vamos brincar de Chico banana macaco com ele.

 · Responder · 
2
 · 3 h
Manage
Euclides Frederico Fred-Soft Gueleguele
Euclides Frederico Fred-Soft Gueleguele 😂😂😂😂😂
É isso mesmo, PR está inclui todos os partidos conforme o prometido , ao invés de ajudarem só reclamam, de salientar que esse senhor recebeu as pastas todas queimadas e ele está a tentar emendar os estragos do outro, Moçambique tem muita coisa que melhorar e o Presidente Nyusy está a tentar fazer qualquer coisa.

GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
2
 · 3 h
Manage
Lemos Manhique
Lemos Manhique E quando alguns vermes da frelimo deixarem de arruinar o país.

GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 1 h
Manage
Justino Antonio Maraneja Maraneja
Justino Antonio Maraneja Maraneja E quando o macaco sair do mato e viver no jardim zoologico, tudo saira bem neste Moz.

GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 18 min
Manage
Melo Jaime Atelauaia
Melo Jaime Atelauaia Kkkkkkkkkk... Inveja, a oposição nunca vai dar nota positiva ao seu adversário. Ela tem razão esta defender o pão dele, mas a ignorância opositora é demais. Reconheça que o vosso líder contribuiu tanto para inviabilizar o governo do Chefe do Estado Filipe Nyusi. Doe a quem doer, Mocambique avança, se não aguente refugie-se para outro país.

 · Responder · 
1
 · 3 min
Manage
Edgar Azarias Mazivila
Edgar Azarias Mazivila Uma das coisas que causou tudo isso e a guerra provocada da renamo ,

 · Responder · 
6
 · 3 h
Manage
Dioclesio Uassiquetinho
Dioclesio Uassiquetinho E ela nem envocou essa parte.

 · Responder · 
1
 · 3 h
Manage
Jamario MP
Jamario MP Comentário infeliz. E os k roubaram o país e fizeram nos perder orgulho como nação? O povo até é k deveria revendicar.

 · Responder · 
1
 · 1 h
Manage
Lemos Manhique
Lemos Manhique Coitado do Nyusí, ele como humano quer governar bem o país, mas está rodeiado de crocodilos e javalis, lambe botas que não querem que tudo saia bem neste país. Mas uma coisa vos digo, este país se a renamo não continuar a lutar pela democracia e pelos direitos sociais, isto estará pior. Parece que aquí estou a ver gente ignorante que parece que não conhece esse regime no poder. E será que só foi a renamo que destruiu o país e que matou sei que dizem? E a corrupção que há neste país? Os assassinatos e as execuções sumárias na altura dos conflitos quem fez? Não sejem ignorantes.

 · Responder · 
3
 · 2 h
Manage
Jamario MP
Jamario MP Certamente

 · Responder · 1 h
Manage
Lemos Manhique
Lemos Manhique O pior escravo é aquele que mesmo lhe mostrarem o caminho pra sair da escravatura, mas mesmo assim, ainda fala mal daquele que o quer libertar. É assim esse povo; ontem se esqueceram dos desmandos deste regime? Se não fosse a Renamo muita coisa estaria pior neste pais. É pensarem seus bandos de ignorantes, aquí são algumas ratazanas da frelimo que não querem que o país cresça. E não a renamo.

 · Responder · 
2
 · 1 h
Manage
Jamario MP
Jamario MP Ainda bem que não somos todos assim. É um pequeno grupo de lambebotas (ignorantes), de certeza k na escola esse tipo de gente não foi aprender nada. Triste

 · Responder · 
2
 · 1 h
Manage
Euclides Frederico Fred-Soft Gueleguele
Euclides Frederico Fred-Soft Gueleguele Não quer nada essa. PR tá jobar pah, mulheres sempre se fazem de FIPAG "metem água" , se até os primos dela reconhecem quem é ela ora não reconhecer? '

 · Responder · 
2
 · 3 h · Editado
Manage
Gustavo Manuel
Gustavo Manuel Kkkkkkk

 · Responder · 3 h
Manage
Isaias Miguel Mpanguiua
Isaias Miguel Mpanguiua Oque devi fazer essa poliandra ai era de recordar o tio dela que jurou pela alma da mãe dele que iria governar as 6 provincias em Março d 2015 e que nem uma localidade tomou posse. Conalha de merda hoje abre boca a falar coisas horriveis. A renamo fez tudo por tudo para impedir o sucesso do PR e que a propria renamo fez com as suas mãos com esse intuito de criticar...

 · Responder · 
1
 · 2 h
Manage
Jamilton Rafael
Jamilton Rafael Se não é Muchanga a governar, como poderia não ver negatividade???
Caros políticos, ajudem os dirigentes a governar e não esperar a transformação do mundo sob conta de uma e única pessoa!

 · Responder · 
5
 · 3 h
Manage
Johnq Uachave
Johnq Uachave CHEIO DE LAMBE BOTAS NESSE PAÍS!
É ASSIM K KEREM K O PAÍS CRESÇA? SO TENHO PENA DE VCS...

 · Responder · 
3
 · 1 h
Manage
D'marcos Maunze
D'marcos Maunze Moçambicanos não gostam da mudança,nós tememos a mudança.Pelos comentários,da para ver que são muitos qe estão a gostar de pagar a divida dos outros(divida pública).

 · Responder · 
4
 · 1 h
Manage
Francisco Sebastiao Machava
Francisco Sebastiao Machava Esqueces que foi ele que te comprou Mercedes e agora críticas??!!! Por quê não devolveu??

 · Responder · 
4
 · 2 h
Manage
Sérgio José Filimaõ Manjate
Sérgio José Filimaõ Manjate Meus carros e amado povo moçambicano em que país ja viram o opsitor falar bem do seu adversário político ? Descansem naõ atissem a perdiz pois ja mostrou por A e B o quão é possivel distabilizar o estado. É tdo jogo político no fim do dia partilham os beneficios.

 · Responder · 
3
 · 3 h
Manage
Siilviio Maure
Siilviio Maure Isso Ivon, este senhor mente muito, faz nós de bebés, pois o povo não é bebé! Pois também eu fasso uma apreciação negativa !

 · Responder · 7 min
Manage
Edson Ted Madiva
Edson Ted Madiva So vou comentar a foto mesmo: A foto e' bem negativa e turva, disfocada e ela esta entre duas pessoas da oposição. boa tarde

 · Responder · 
1
 · 3 h
Manage
Benedito Jacinto Chunguane
Benedito Jacinto Chunguane Eu lhe dou razao refiro eu a dra Ivone ela só vê os pontos negativos do presidente Filipe Jacinto Nyusi o nosso pr a falha dela é k nao incluio tambem os pontos negativos do seu líder Dlhakama será que ele nao contribuio nesses pontos negativos referidos? que lhe deixem governar bem esse país

 · Responder · 2 h
Manage
Joaquim Baptista
Joaquim Baptista Para mim estes sao do mesmo saco pessoal, só qerem nos baralhar, a mim n me matrecam estes, só qerem votos p sabotarem este país d pandza.

 · Responder · 2 h
Manage
Henriques Aldair Mahesse
Henriques Aldair Mahesse Justino Antônio Justino Antonio Maraneja Maraneja que pena o seu comentário pena mesmo perdeste a oportunidade de não entrar moscas na boca.

 · Responder · 1 h
Manage
Joaquim Mambero
Joaquim Mambero Senhor deocliseo falta de educação eu acho k os seus morreram muito cedo antes de tu começar jacurar por último te digo k puta é tua mãe.

 · Responder · 3 h
Manage
Sheik Zuhura
Sheik Zuhura Primeiro ministro está olhar o que?????....

 · Responder · 
1
 · 4 h
Manage
Gustavo Manuel
Gustavo Manuel O Primeiro Ministro com cara de: ai se eu te pego.

 · Responder · 
1
 · 3 h
Manage
Bonifácio Dos Santos Santos
Bonifácio Dos Santos Santos Oque sai da boca dessa sra é proporcional a sua caracteristica fisica e psicologica.

 · Responder · 
2
 · 3 h
Manage
Refinaldo Mavume
Refinaldo Mavume Isso ela tem razão é nota negativa mesmo

 · Responder · 
2
 · 3 h
Manage
José Francisco Narciso
José Francisco Narciso Ivone soares és una raça de VÍBORA!!!

 · Responder · 
1
 · 3 h
Manage
Carlos Manuel
Carlos Manuel Empenho negativo, cá por mim dou-lhe nota 2 apenas.

 · Responder · 3 h
Manage
Sinézio Adelino Mucoque Manhisse
Sinézio Adelino Mucoque Manhisse É uma boa dica.. Gostei

 · Responder · 4 h
Manage
Tivane Pedro Tivane
Tivane Pedro Tivane Concordo plenamente com ela.

 · Responder · 2 h
Manage
Jose Manuel De Jesus
Jose Manuel De Jesus Pois é , devia reler, alias é uma boa dica pra voces politicos.

 · Responder · 4 h · Editado
Manage
David Damião Franque
David Damião Franque Falem como falarem para mim é nota zero tambem

 · Responder · 3 h
Manage

1 comentário:

Unknown disse...

IVONE SOARES
porque nao và ao encontro do teu tio ir gerir minas de diamantes turmalinas etc..
Deixe nos com o nosso Pr.
Spinola e caetano tem saudades de ti