terça-feira, 4 de julho de 2017

A Renamo disse que o Governo não retirou nenhuma posição militar do centro do país


Renamo diz que PR de Moçambique está a ser desautorizado na retirada das tropas

A Renamo disse que o Governo não retirou nenhuma posição militar do centro do país, considerando que o Presidente de Moçambique, com quem foi negociada a saída das tropas, está a ser desautorizado.
ANTÓNIO SILVA/LUSA
Autor
  • Agência Lusa
A Renamo disse esta terça-feira que o Governo não retirou nenhuma posição militar do centro do país, considerando que o Presidente de Moçambique, Filipe Nyusi, com quem foi negociada a saída das tropas, está a ser desautorizado.
“Um Presidente da República não pode ser desobedecido pelos seus subordinados (…). Não vi o ministro da Defesa a cumprir com o que o PR lhe disse para fazer”, referiu António Muchanga, porta-voz da Renamo, principal partido da oposição, em conferência de imprensa, em Maputo.
O responsável referiu que a retirada para os quartéis até 30 de junho das 26 posições militares junto à serra da Gorongosa faz parte do acordo estabelecido no final de abril entre Nyusi e Afonso Dhlakama, líder da Renamo, que por sua vez anunciou uma trégua ilimitada, faz hoje dois meses.
Desde então, referiu, houve movimentações de uns locais para outros, mas as 26 posições mantêm-se junto aquela que terá sido a principal base do braço armado Renamo nos confrontos com tropas do Estado em 2015 e 2016 e onde se supõe que Dhlakama continua refugiado. A informação contrasta com aquela que foi prestada pelo ministro da Defesa de Moçambique, Salvador M’Tumuke, no sábado, citado pela Agência de Informação de Moçambique (AIM).
Segundo o governante, a retirada já aconteceu e abrangeu oito posições que tinham sido ocupadas “durante a perseguição aos homens armados da Renamo” e que constam de uma lista. O ministro disse que as posições das tropas antes da operação de busca não estão contempladas no plano de retirada, declarações que desagradaram à Renamo.
“O que o ministro disse foi além do que os dois presidentes [Nyusi e Dhlakama, presidente da Renamo] trataram”, referiu hoje António Muchanga. O porta-voz do partido pediu a Nyusi que esclareça o que se passa.
Muchanga não impôs qualquer prazo e esclareceu, numa resposta à Lusa, que o ambiente de paz não está em causa, mas a palavra do Presidente da República, sim. “O que se exige é que se cumpra o entendimento. Se há dificuldades, que se diga”, para que os dois dirigentes encontrem solução, dado que “a não saída [das tropas] põe em causa a palavra do comandante em chefe das Forças de Defesa e Segurança”, referiu.
O porta-voz disse ainda que “a parte que diz respeito ao presidente da Renamo está feita, declarou trégua sem prazo. As forças da Renamo estão a cumprir. As forças que não estão a cumprir estão sob comando do Presidente Nyusi”, a quem cabe “esclarecer o que está a acontecer, Qual é a dificuldade”, questionou. “A Renamo vai persistir, a chamar à razão, para que o Presidente da República mande fazer o que prometeu que ia mandar fazer, porque tem instrumentos bastantes para isso”, concluiu.
Unay Cambuma
Unay Cambuma Ninguém saiu da Gorongosa. Eu tenho fontes directas e idôneas em todas zonas quentes incluindo alguns militares da frelimo. 
O que eles fazem é simulação. Primeiro entra um grupo de substituição pela calada da noite mas os militares substituidos saie
m de dia a carregados de galinhas e outros bens roubados a população. Os militares até passam a cantar e a gritar de alegria dando a impressão de que a guerra acabou mesmo.
Unay Cambuma
Unay Cambuma Isto é mentira delirante. Se a frelimo quer guerra vai te la só que desta o desastre será de proporções épicas. A frelimo vai ter uma bela surpresa se tentar brincar mal.
Unay Cambuma
Unay Cambuma " Atencao* Atencao!
Ha informacoes nao confirmadas, vindas de cozinheiros da presidencia dando conta ao consumo exagerado da cocaina por parte de filipe nyusi.
Vou em busca das evidencias para trazer em publico os factos ou provas.

Faremos de tudo. Tenho confianca em nossos colaboradores."
- Be Focus. 
Com um demente assim nunca há seriedade.
 · 
7
 · 23 h
Djokite Pitisco Mandongue Mandongue
Djokite Pitisco Mandongue Mandongue a esperar antenas bem ligadas
 · 23 h
Fernando Gil
Fernando Gil Onde andam os jornalistas deste país? É uma vergonha que nenhum se faça ao local e averigue "in loco".
Lastino Zaichelho Marrengula
Lastino Zaichelho Marrengula afinal se estas muito interessado em saber, vá e confirme vc propio simples assim.
Colaço Colaço
Colaço Colaço "Resta saber ate quando Dhlakama vai conseguir segurar os seus radicais". Resposta: ate nunca.
 · 4 h
Zina Ngorinenhi Thomas
Zina Ngorinenhi Thomas Nao vale pena levar apeito o k nyusi fala ,esse txoti nao tem poder no partido frelimo apena é uma figura do presidente.
Fato Albino
Fato Albino Pessoal filipe Nhussi nao ě presidente ső naboca dele ě presidente no papel nao ě nada
Kungu FU Kungu FU
Kungu FU Kungu FU Vem ai grande vucu vucu. Eu nao dúvido
Afonso Chicuare Chicuare
Afonso Chicuare Chicuare ninguem saiu mesmo
Benjamim Jorge
Benjamim Jorge E de lamentar irmao .
 · 
1
 · 15 h
Maria Manjate
Maria Manjate Estao tentar enganar a quem?
 · 17 h
Joao Williamo Tivane
Joao Williamo Tivane Tomem nota , guerra ja ja .
 · 18 h
Simone Tazondiwa
Simone Tazondiwa MUITO TRISTE ISTO'
 · 19 h
Fonseca Cussaiavida Quissimisse
Fonseca Cussaiavida Quissimisse Vale mais comessar abater, cheg de brincadeira pessoal
 · 19 h
Maria Armando
Maria Armando O Nyusi, nunca vai retirar soldados em volta de Gorongosa,muda de posições para adormecer o boi e para Inglês ver. Nós sabemos disso e por isso mais uma razão para o Presidente Dhlakama, compreender que a Frelimo anda a brincar com ele e com a Renamo, a melhor solução é prosseguir com os combates.
Zé Ft Jey Musica
Zé Ft Jey Musica Kkkkkk sabem porque é k eles fazem isso?.... Os dirigentes moçambicanos são organizados mais k a própria população .logo eles estão unidos sabem o que fazem , enquanto cada um moçambicano fica num só cantinho lamentar enquanto eles fazem grupinhos de reuniões e lá falam de como dominar a população e veja hoje oqui a contesse somos alvos de a ceitar qualquer coisinha e despertamos muito tarde
Ezequiel Simbarove
Ezequiel Simbarove Muito obrigado pela informação de não retirada das forças ch/ cambuma .estou muito sactisfeito . Sempre nas minhas opinioĕs . O satanas para perder o lugar santa no ceu houve guerra entre Micael ,o grande anjo do ceu com o seu grupo . O satanas foi derrotado tambem com o seu grupo. É isso k aconteceu no ceu . Vejamos num lugar santo foi preciso a guerre ! Que tal é aqui na terra ? O lugar cheio dos impios ?vamos imaginar isso com muito atensão ; A frelimo é atetica satanas so com a guerra da revolução afastar nos lugares é possivel . No dialogo esquece , tambem seria possivel o jesus a conveser o satanas pelo dialogo porque como jesus podia colocar o satanas na mesa de dialogo para convecer com as paravras . Mas tentou até disgotou palavras é por isso houve a guerra no ceu para afastar os impios no lugar santa. É afastar a ftelimo em moçambique com os seu recaios . Deixar o nosso pais santa . Presidente Dhlakama compre aquilo k podes comprir como pr . Depois dá ordem cremos afastar os gajos com a revolução militar näo tem nada ai
Vasil Maite Silvestre
Vasil Maite Silvestre A guerra poderá voltar A qualquer instante vejo canções de paz reativada nas TV
A Carlos Garcia
A Carlos Garcia Mas porquê não nos mostram nas televisões a retirada das FDS na gornagosa
 · 
1
 · 21 h
Dino Cassamo Zambo
Dino Cassamo Zambo Os lobos ja xtao sem saida,mesmo assim vao mentindo pra o povo,moz faz parte da resistencia
Elias Goonda Elias
Elias Goonda Elias Gostei do estílo do homem verde na imagem!
 · 
2
 · 23 h
Dionisio Paulo Vahanle
Dionisio Paulo Vahanle Vamos a isso ate o ultimo homem em pé
 · 20 h
Valdemiro Nunes Mathaiya
Valdemiro Nunes Mathaiya Será que as pessoas estão deixando de acreditar em ti? O números dos likes "gosto" dizem por si.
 · 15 h
Rosa Maria
Rosa Maria Arraquem de novo cim a danca marrabenta ate a Mpto
 · 12 h
Silaji Rachide Ochi
Silaji Rachide Ochi Estamos cansodos
 · 5 h
Dorps Patrick
Dorps Patrick Voltamos ao nível 0
 · 19 h
Zynho Souzinho
Zynho Souzinho a unica alternativa eso limpar esses militar q ainda rextam la
 · 5 h
Manuel Vernone William Vernone
Manuel Vernone William Vernone Força canbuma, eu quero ver sangue n frelimo.
 · 17 h
PARTILHE
COMENTE
+Seja o primeiro a comentar
SUGIRA
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@o

Sem comentários:

Gadget

Este conteúdo ainda não se encontra disponível em ligações encriptadas.