terça-feira, 20 de junho de 2017

As mentiras de Pachinuapa

ZECA CALIATE, A VOZ DA VERDADE - OS CINQUENTA ANOS DO DESTACAMENTO FEMININO

Zeca_caliate4RAIMUNDO PACHINUAPA, MEMBRO DO COMITÉ CENTRAL DA FRELIMO, DIZ NO SEU LIVRO, RECENTEMENTE PUBLICADO, QUE SÃO CINQUENTA ANOS DE DESPERDÍCIOS E SABUJICES COM O DESTACAMENTO FEMININO FRELIMISTA (Génese, expansão e impacto, Nachingwea Editores)
Fiquei triste e ridicularizado ao ler o livro, recentemente publicado, com o título “Cinquenta Anos do Destacamento Feminino”, pela Nachingwea Editores, de autoria de Raimundo Pachinuapa, um dos membros vitalícios, do Comité Central “CC” da Frelimo, renovada, em colaboração com seus comparsas, Renato Matusse, Páscoa Themba e Pedro Gemo. Eu também, fui um dos membros, que pertenceu à Frelimo e sua história, à qual, em 1969, Samora Machel, foi usado pelos Agentes do KGB, Joaquim TZOM Chissano, Marcelino dos Santos e Sérgio Vieira, e que ele Samora, ordenou a Lourenço Matola, para matar seu Chefe, Filipe Samuel Magaia, a seguir, ele Samora, tomou de assalto, o Partido Frelimo e o transformou numa Organização Mafiosa, que tem vindo a ser gerida por um bando de assassinos.
Quanto à luta armada da Frelimo na Frente Tete, que o Raimundo Pachinuapa, se refere no seu livro e pondo dúvidas a meu respeito, aqui têm a resposta; - eu pertenci ao primeiro grupo de valentes combatentes, pela Independência Nacional e éramos todos, de máxima confiança, do Chefe do DSD,  Filipe Samuel Magaia, que nos enviou para a Zâmbia, em missão clandestina e, posteriormente veio o reforço que se juntou a nós, e fomos chefiados pelo Francisco Manyanga, que também foi nomeado pelo Filipe Magaia, para 1º Secretário da Defesa, na Frente de Tete, como também foram nomeados para a mesma Província, Alfredo Wassira, comissário político, André Moyo, adjunto comissário político e Pascoal Nhampule, chefe das operações. Na mesma lista de quadros responsáveis para aquela frente, constavam os nomes de Zeca Caliate, Santos Monteiro, António Kanyemba, Ernesto Selemane, Ernesto Tembe, Hélder Manuel Bongwe, José Rivas, João Pequenino, Miguel Ferrão e José Zaina que foi capturado pelo inimigo, próximo do Posto Administrativo colonial de Zumbo, muito antes da guerra ter começado em março de 1968.
Pelo que, o agora, ex-comandante Zeca Caliate, foi um dos obreiros das estrategas da luta armada naquela Província e não só, no 1º Sector, onde exerceu ativamente, a função de Comandante da Base Principal e Central, que orientava, todas operações sobre os combates da guerrilha. Também, fui nomeado adjunto chefe das operações. Na 2ª fase e com o desenvolvimento de luta armada na frente de Tete, o próprio Samora Machel, nomeou-me para comandante de batalhão, que pela primeira vez na história da Frelimo, atravessou o rio Zambeze, para o Sul da mesma Província, onde instalei e desenvolvi a guerrilha, em novembro de 1970. Que fique bem claro e, nada de confusões nas cabecinhas de alguns de vocês, começando pelo Raimundo Pachinuapa e seus camaradas, sobre a minha pessoa.
Para sua informação, se bem que Pachinuapa não saiba sobre seu conterrâneo, o tal assassino, Tomé Eduardo, que desempenhou um papel negativo na frente de Tete, ele foi enviado para aquela Província pelo Joaquim TZOM Chissano para vigiar os colegas, e nunca chefiou nenhum grupo de guerrilheiros, assim como os seus adjuntos, João Aleixo Malunga e Armando Canda, esse pedófilo, que  vieram para Tete num pelotão de quadros, chefiados pelo Pedro Francisco Simango,  Chefe dos Quadros.
Fui eu, ex-comandante, Zeca Caliate, que na altura comandava a Base Central, situada no rio Capoche, que desloquei até à base da fronteira, entre Moçambique e Zâmbia e, juntamente com o Chefe das Operações Provincial, Pascoal Nhampule, para recebê-los e dar as boas vindas à Província de Tete. Infelizmente esse grupo, não entrou para o interior de Moçambique, na totalidade, pois a sua maioria debandou para o País de Kenneth Kaunda, quando houve bombardeamento da Força Aérea colonial, próximo da fronteira da Zâmbia e, quando mais tarde foram detidos pela Polícia daquele País e, ao serem interrogados pelos Serviços de Fronteira da Zâmbia, foram todos unanimes ao alegarem e acusarem Samora Machel, dizendo que tinham sido obrigados a entrar em Tete, para combater tropas inimigas sem armas e quando foram soltos, uns fugiram para o Quénia e outros, pequeno grupo, que incluía Tomé Eduardo, foram comigo para a base. O Pachinuapa, não sabia disso? Pode aprender comigo, se quiser e, até pode perguntar ao Tomé que têm consciência disso, se sim ou não, quem lhe ensinou combater na Província de Tete? Fui eu, Zeca Caliate e, até lembro-me de um episódio em que, um dia, numa manhã, a tropa de elite Portuguesa, atacou a nossa Base Central e,  ele Tomé Eduardo que estava ao meu lado, quando fomos contra-atacar não resistiu ao fogo inimigo e, fugiu, deixando-me no campo de batalha com outros companheiros. Na fuga, para uma parte incerta, abandonou o seu calçado, num local junto ao rio Capoche.
Quanto ao, José Phailane Moiane, o maldito dorso do camelo no deserto, assim o chamava Samora Machel, que o Raimundo Pachinuapa, se refere no seu livrinho, “Cinquenta Anos do Destacamento Feminino”, é para dizer que, José Phailane Moiane,  nunca foi um homem prestável, sempre idiota e cruel, que desgraçou a vida de muitos compatriotas. Aliás foi ele que, com o Sebastião Marcos Mabote, os dois, que deram cabo da Província do Niassa. Tudo começou, quando os dois planearam assassinar o Comandante em Chefe, daquela Província do Niassa, o herói zambeziano, António da Silva, que o obrigaram a se refugiar no vizinho Malawi, e por fim os mesmos Mabote e Moiane deitaram a mão ao comandante de Catur, Luís Arranca Tudo, que acabaram por o liquidar. Lembra-se disso?
Em Tete, José Moiane, homossexual, não fez absolutamente nada, limitou-se a organizar um grupo de assassinos que matavam os outros por simples prazer, porque não os “comia” e abandonava os corpos ao ar livre. Esse grupo, era chefiado pelo seu conterrâneo Tomé Eduardo e seu adjunto João Aleixo Malunga. Quanto, ao Armando Canda, que desempenhava o papel de adjunto comissário político, seu chefe era o tal, João Facitela Pelembe, que depois de 1972, a lista aumentou com a chegada à Província de António Hama Thai, que também queria ocupar o meu lugar e, eles todos eram como uma matilha de hienas esfomeadas, que uivavam para amedrontar e afugentar os leões que tinham derrubado um búfalo, para se apoderarem do banquete. Para dizer que o José Moiane, foi enviado para Tete por Samora Machel, com uma estratégia bem delineada, correr com todos elementos que tinham sido selecionados pelo Filipe Samuel Magaia, para dirigirem a guerra e, no lugar destes, colocar indivíduos cruéis e da sua confiança.
O Raimundo Pachinuapa, Alberto Chipande e outros Generais dessa frente de Cabo Delgado, não tem moral, para dar lições a ninguém, pois a luta armada na vossa Província de Cabo Delgado, estava estagnada e o combate de desgaste, estava concentrado na libertação de Mueda e sem  qualquer progressão para linha da frente.
Dez anos de guerra não foram capazes de se aproximar da Província de Nampula, nem tão pouco, se atrever em aproximar da capital Provincial, Porto Amélia, atual Pemba. Queriam libertar apenas Mueda e seus postos distritais à volta. E por isso, planearam, com ajuda de Samora Machel, de expulsar e depois assassinar, Mzé Lazaro Kavandame, por julgarem que ele seria, o futuro Presidente dos Macondes, em Cabo Delgado Independente.
Eu estive nesse Província de Cabo Delgado, em 1970, na comitiva de Samora Machel, juntamente com um grande grupo de Oficiais Tanzanianos, chefiados pelo Major General SARAKIKA, cunhado e braço direito de Julius Nyerere, que com eles atravessamos o rio Rovuma e a primeira visita, foi à Base Nangade, na altura o reduto de Raimundo Pachinuapa.  Foi ele, quem nos recebeu, quando um grupo de jovens, cantavam cânticos revolucionários, uma deles de saudação e, dando parabéns, em especial, ao camarada Samora Machel, que eu não me esqueço e recordo-me, de si, Camarada Pachinuapa, mas não sei, se ainda se recorda de mim e, daqueles tempos, eu era o quadro mais jovem da comitiva de Samora Machel e, no mesmo dia continuamos a caminhada, com os hospedes Tanzanianos até  à Base Beira, no 1º sector, na altura comandada pelo Miguel Ambrósio.  
Para dizer, o que foi escrito, no livro acima referido, em especial no que se refere, sobre o começo da luta armada, na Frente de Tete, são só invenções e mentiras, aliás, o dito livro, foi prefaciado pelo atual Presidente da Republica de Moçambique, Jacinto Filipe Nyusi, que na altura ele não existia e, aceitou prefaciar um livro que fala mentiras, para o benefício de quem e porquê? Para angariar fundos e, para continuarem a comprar Mercedes Benz, de luxo e material bélico? Naturalmente, para continuarem a oprimir o Povo e perpetuarem-se no poder, até quando?
FUNGULANI MASSO, lembrem-se bem, QUEM NÃO LUTA PERDE SEMPRE. A LUTA É CONTÍNUA.     
Zeca Caliate, General Chingòndo um dos sobreviventes da teia do mal Frelimo!
Europa, 20 de Junho de 2017 
(Recebido por email)
Brevemente mais notícias, aqui na sua VOZ DA VERDADE, que anteriormente não sabiam
O ÚLTIMO ENCONTRO
Não é que além de protagonista do 1º tiro, o homem também esteve no epicentro do “último encontro”… com Mondlane?!.
Eu não sabia. Aliás, acho que quase ninguém sabia disso. Também, como é que havíamos de saber, se ele nunca contou nada a ninguém?!... 
eh eh eh
Ou seja, o Gen. 1st Shot fechou-se em copas, durante todos estes anos, para hoje vir dizer que afinal esteve com o “artífice da moçambicanidade” momentos antes deste ter sido selvaticamente assassinado. E ainda por cima trouxe dados novos... 
Alberto Chipande, por outras palavras, falou mais ou menos isto: 
«Quem são esses que andam pr´aí a dizer que Mondlane morreu em casa de Betty King? Ele morreu no escritório da Frelimo - sim senhor!... Só que, no Esc(ritório)-2. Porque no Esc(ritório)-1, estava lá eu, à espera dele…»
Resumo: 
Hoje, na emoção das comemorações do 96º aniversário natalício do arquiteto da unidade nacional, ficamos a saber que Mondlane e Chipande estiveram juntos na noite de 2 de Fevereiro. Que Mondlane prontificou-se a ir buscar Chipande na manhã seguinte, para juntos trabalharem no Esc.1. Chipande recusou a carona e assegurou que, por meios próprios, lá estaria às 7H30, hora aprazada. E esteve. Mondlane entretanto mudou de ideias e mandou Chipande esperar sentado, no Esc.1, pois ele (Mondlane) tinha de dar uma rapid(inh)a… saída. Tinha de ir ao Esc.2, na praia, mas voltava logo-logo. Não voltou.
PS: ano que vem, há-de aparecer outro ACLLIN qualquer, a contar outra história diferente. Alguem quer apostar?… eh eh eh
GostoMostrar mais reações
73 comentários
Comentários
Jose Luis Freaq Son
Jose Luis Freaq Son Kakakaaaa.Se matei
GostoMostrar mais reações
 · 
2
 · 20 de Junho de 2016 às 21:53
Carmen Bilale Magane
GostoMostrar mais reações
 · 
1
 · 20 de Junho de 2016 às 21:58
Dias Manuel
Dias Manuel Ha tambem outra possibilidade de num outro ano haver alguem que acaba "falhando" com a boca....
GostoMostrar mais reações
 · 
1
 · 20 de Junho de 2016 às 21:59
Tomo Valeriano
Tomo Valeriano Kkkkkkkkkkkk
GostoMostrar mais reações
 · 20 de Junho de 2016 às 22:01
Saló Miambo
Saló Miambo Eh Eh Eh!!! O senhor first shot deve nos dizer por que motivo ocultaram essa parte dos manuais de História.
GostoMostrar mais reações
 · 
1
 · 20 de Junho de 2016 às 22:01
Beto Smed
Beto Smed Veja será que na verdade nos temos isso....
GostoMostrar mais reações
 · 
1
 · 20 de Junho de 2016 às 23:36
Beto Smed
Beto Smed Porque a verdadeira nao esta lá
GostoMostrar mais reações
 · 20 de Junho de 2016 às 23:37
Tsutsi Fumo TF
Tsutsi Fumo TF Esperemos que surja oque fez cair o cota do no pássaro do white...
GostoMostrar mais reações
 · 20 de Junho de 2016 às 22:02
Chil Emerson David
Chil Emerson David heheheheheheh eish,, eu ja nao faco piadas, meus amigos tomam conta do recado
GostoMostrar mais reações
 · 
2
 · 20 de Junho de 2016 às 22:07
Rafael
Rafael Foi dar uma rapidinha no Escritório da Bety? Hehehe
GostoMostrar mais reações
 · 
8
 · 20 de Junho de 2016 às 22:08
Mwana Khossa
Mwana Khossa Eu ja estou de palito em riste. Só nao o acendo porque ainda nao tenho substitito ao livro de história da minha...4@ classe. A reciclagem já começou
GostoMostrar mais reações
 · 
4
 · 20 de Junho de 2016 às 22:08
Negro Africano
Negro Africano Chipande devia ter um seu porta-voz ou assessor de imprensa, porque a cada dia que passa são filmes diferentes que nos apresenta.
Hehehehe essa de rapidinha morri!
GostoMostrar mais reações
 · 
12
 · 20 de Junho de 2016 às 22:10
Yussuff Bin Pacha Rodjas
Yussuff Bin Pacha Rodjas Assim como feita a biblia dos ultimos anos, esperem a historia de Moz em novos testamentos/revisao. E tenho a sensaçao que esse senhor tem alergia de falar, nao consegue guardar segredos como outros frelimistas. Afinal ouve o que dizem nos bastidores !!!
Bety king kkkk...ate eu que sou novo e nem Samora o vi, tbm falaram-me dessa versao de Morte de Mondlane. Ele morreu de envelope, qual envelope qual quê !
Tipo aqueles de Portador diario???
GostoMostrar mais reações
 · 
3
 · 20 de Junho de 2016 às 22:16
Julio Lilito Boene
Julio Lilito Boene Outro? O mesmo virá com cantiga diferente. Por vezes acho que esquecem-se do que combinaram, hehehehehehehe. A idade não perdoa.
GostoMostrar mais reações
 · 
5
 · 20 de Junho de 2016 às 22:16
Franck Varoufakis Putin
Franck Varoufakis Putin Vezes há em que mesmo sermos úteis á sociedade, por falta de "upgrade" acabamos caindo no descr+edito...!
GostoMostrar mais reações
 · 
1
 · 20 de Junho de 2016 às 22:19
Láilo Machava
Láilo Machava Kekekekekeke
GostoMostrar mais reações
 · 20 de Junho de 2016 às 22:19
Estevao Pangueia
Estevao Pangueia A história tem disto, a medida em que o tempo passa deixa ficar a verdade sem muito esforço. 
O depoimento de Chipande têm muita matéria por investigar, obrigado Homer Wolf pela síntese.
GostoMostrar mais reações
 · 
5
 · 20 de Junho de 2016 às 22:19
Dias Manuel
Dias Manuel Ha tres coisas que nao podem se esconder por muito tempo:
O sol, a lua e a verdade!
GostoMostrar mais reações
 · 
6
 · 20 de Junho de 2016 às 22:25
Homer Wolf
Homer Wolf Ntsém
GostoMostrar mais reações
 · 20 de Junho de 2016 às 22:37
Ebenezer Eben
GostoMostrar mais reações
 · 21 de Junho de 2016 às 8:10
Inacio Ernesto Mazive
Inacio Ernesto Mazive Mantlari hansi mas avamadala lava vahi ntlanhissa a tilhoko. Mas porque é que contaram essas histórias a muito tempo? No dia 19 de Outubro vamos ouvir outra coisa relacionada com a morte de Samora Machel. Parece que alguns camaradas querem reescrever a história de Moçambique diferente da que sempre vínhamos estudando.
GostoMostrar mais reações
 · 
3
 · 20 de Junho de 2016 às 22:26
Ariel Sonto
Ariel Sonto Fiquei atento ao discurso de Chipande e vi que dessa historia, nada sei.
GostoMostrar mais reações
 · 
2
 · 20 de Junho de 2016 às 22:27
Homer Wolf
Homer Wolf Pois, eu tambem agora "só sei que nada sei"...
GostoMostrar mais reações
 · 
1
 · 20 de Junho de 2016 às 22:28
Rafael
Rafael Sabe(mos) nada inocente(s).
GostoMostrar mais reações
 · 20 de Junho de 2016 às 22:35
Ebenezer Eben
Ebenezer Eben Cuidado descobrirmos que nem Moçambicanos somos!
De tantas coisas ocultas.
GostoMostrar mais reações
 · 
1
 · 21 de Junho de 2016 às 8:13
Nelsoncarlos Tamele
Nelsoncarlos Tamele Kkkkkkk... Cada personagem, sua historia. Mas na altura a Frelimo era a mesma!
GostoMostrar mais reações
 · 20 de Junho de 2016 às 22:28
Cris Kadima
Cris Kadima E eu que estava agora a escutar a versão do Sergio Vieira. 😝😝😝😝😝
GostoMostrar mais reações
 · 
1
 · 20 de Junho de 2016 às 22:30
Rafael
Rafael Qual essa já?
GostoMostrar mais reações
 · 20 de Junho de 2016 às 22:35
Cris Kadima
Cris Kadima Rafael Ricardo Dias Machalela , aquela que tu conheces só que o escritório era na praia.
GostoMostrar mais reações
 · 20 de Junho de 2016 às 22:41
Homer Wolf
Homer Wolf Esquece essa versão Cris Kadima - já está ulpassada. Houve upgrades... eh eh eh
GostoMostrar mais reações
 · 
1
 · 20 de Junho de 2016 às 22:34
Cris Kadima
GostoMostrar mais reações
 · 20 de Junho de 2016 às 22:36
Mario Joao Gomes Sr.
Mario Joao Gomes Sr. Betty king esta aqui no fb.... agora escreve bastante . Eh uma fonte viva. ..
GostoMostrar mais reações
 · 20 de Junho de 2016 às 22:38
Inocencio Banze
Inocencio Banze Essa foi a melhor do dia! Kkkkkkkk!!! Palmas Lobo!!!!!!!!
GostoMostrar mais reações
 · 20 de Junho de 2016 às 22:40
Homer Wolf
GostoMostrar mais reações
 · 
3
 · 20 de Junho de 2016 às 22:47
Spirou Maltese
Spirou Maltese Essa versão devia constar dos manuais. Assim ele ganhava mãos pontos. Heheh
GostoMostrar mais reações
 · 
1
 · 20 de Junho de 2016 às 22:53
Homer Wolf
Homer Wolf Pra quê? Se amanha vem um outro ACLLIN (antigo combatente da LLN) contar outro filme...
GostoMostrar mais reações
 · 20 de Junho de 2016 às 23:01
Spirou Maltese
Spirou Maltese Kkkkk que seja.
GostoMostrar mais reações
 · 20 de Junho de 2016 às 23:06
Domus Oikos
Domus Oikos Kkkkk...
GostoMostrar mais reações
 · 21 de Junho de 2016 às 3:53
Lenon Arnaldo
GostoMostrar mais reações
 · 20 de Junho de 2016 às 22:49
Spirou Maltese
Spirou Maltese Rapidinha... Vc há de ir prestar declarações eheheheheh
GostoMostrar mais reações
 · 20 de Junho de 2016 às 22:50
Lenon Arnaldo
Lenon Arnaldo G 73 (G Palpiteiros). Kkkkk
GostoMostrar mais reações
 · 20 de Junho de 2016 às 22:50
Homer Wolf
Homer Wolf tsc... naõ descomverse. O assunto aqui é outro
GostoMostrar mais reações
 · 20 de Junho de 2016 às 22:53
Rafael
Rafael Naquele momento em que um comentário está descontextualizado e o postante não percebe... tsc
GostoMostrar mais reações
 · 
1
 · 20 de Junho de 2016 às 22:53
Homer Wolf
Homer Wolf É só «oliar»... eh eh eh
GostoMostrar mais reações
 · 20 de Junho de 2016 às 22:59
Eddy Prínce Xisiwana
Eddy Prínce Xisiwana .eh eh eh vovo Chipandzé, eu ouvi lhe quando estava a narrar o episódio, até prque nem estava n plano mas sobrinho(PR) insistiu tanto para que ele falasse um pouco sobre E. Mondlane
GostoMostrar mais reações
 · 
1
 · 20 de Junho de 2016 às 22:58
Linda Fernando
Linda Fernando First and last. Afinal?Ver Tradução
GostoMostrar mais reações
 · 
2
 · 20 de Junho de 2016 às 22:58
Hercilio Chinguvo
Hercilio Chinguvo kikiki esse ja e o segundo shot...mas qual era a patencia dele naquela altura???anamavunua,ana-motha,ani-mandzendze. grande metiroso esse cota..e agora como ficou a reenegociacao d
a divida queremos trabalhar nos
GostoMostrar mais reações
 · 20 de Junho de 2016 às 23:15 · Editado
El Patriota
El Patriota Eu fiquei parvo... E já começo a olhar pra o homem como um humorista... Diverte-me bastante. E disse que hoje reuniu com Daviz Simango porque o partido Frel, sempre se guiou pela política de clemência. Nem entendi o enquadramento. Mas enfim, grande one man show.
GostoMostrar mais reações
 · 
2
 · 20 de Junho de 2016 às 23:33 · Editado
Homer Wolf
Homer Wolf Tipo os Emedeéme são uns condenados, para que por bom comportamento podem sem perdoados... tsc
GostoMostrar mais reações
 · 
1
 · 20 de Junho de 2016 às 23:38
El Patriota
El Patriota Eu gostaria de vê-lo num frente a frente com o rider.
GostoMostrar mais reações
 · 20 de Junho de 2016 às 23:39
Homer Wolf
Homer Wolf Nunca vai aceitar... Tem cagufas.
Alias, conversas com um militar (desses que conhecem frentes de combate), vai dizer-te que mesmo que lhe dêem uma arma carregada, coloquem Dhlaka a 2 metros dele e lhe mandem disparar - ele não vai aceitar!... eh eh eh
GostoMostrar mais reações
 · 
2
 · 20 de Junho de 2016 às 23:44
Carlos Santana Afonso
Carlos Santana Afonso Qual política de clemência? SÓ SE FOR NO IMAGINARIO DELES. Onde estão os "apatchais" Simangos e cia? Tanta clemência que nem os corpos querem dar a família (isto até parece o jogo do labirinto em que até o guia já não sabe sair do labirinto....porque j...Ver mais
GostoMostrar mais reações
 · 
2
 · 21 de Junho de 2016 às 8:25
Homer Wolf
Homer Wolf Esse termo APATCHAI já não ouvia deste a penultima década do seculo passado... eh eh eh
GostoMostrar mais reações
 · 
1
 · 21 de Junho de 2016 às 8:28 · Editado
Efraimo Neves
Efraimo Neves Se o apertassemoe um pouco mais diria toda a verdade sobre a morte de Samora,Mondlane e Mabote
GostoMostrar mais reações
 · 
3
 · 20 de Junho de 2016 às 23:40
Isac Manjate
Isac Manjate Aguardo outras revelações no próximo 20.06.2017.
Nossos heróis kikiki. Yuiii pah
GostoMostrar mais reações
 · 
1
 · 20 de Junho de 2016 às 23:41
Claudio Nunes
Claudio Nunes Esse nao sab uk diz
GostoMostrar mais reações
 · 
1
 · 20 de Junho de 2016 às 23:42
Lito Heliodoro Mundlovo
Lito Heliodoro Mundlovo na falta de circo em Mocambique este palhaco me diverte...kkk, o gajo é bom a dar tiros nos pés isso sim..
GostoMostrar mais reações
 · 
2
 · 20 de Junho de 2016 às 23:53
Vasil Maite Silvestre
Vasil Maite Silvestre Xipande um velho historiador de mentiras fez parte do baralho da minha mente sobre os tiros em chá e
GostoMostrar mais reações
 · 
3
 · 21 de Junho de 2016 às 0:11
Vasil Maite Silvestre
Vasil Maite Silvestre A passagem pela munhava lhe fez abrir as válvulas da mentir convertendo para verdade
GostoMostrar mais reações
 · 21 de Junho de 2016 às 0:12
Bruno Mayer
Bruno Mayer Com que então ele foi dar uma rapid(inha)a saida... Homer Wolf organiza-te... lol lol lol
GostoMostrar mais reações
 · 21 de Junho de 2016 às 0:32
Bruno Mayer
Bruno Mayer Talves meus filhos saiam ganhando limitando-se a estudar a historia de Mocambique ate ao periodo referente a prisão de Ngungunhane.
GostoMostrar mais reações
 · 
2
 · 21 de Junho de 2016 às 0:33
Marcos Manejo Pakhonde Pakhonde
Marcos Manejo Pakhonde Pakhonde Ephaa. Brothers. Ha uma doenca cientificamente reconhida que se chama qualquer coisa tipo "Azimeilher" que tem como sintoma principal a perca de memoria. Afecta essencialmente para gente da idade deste madala ai, quase amnesia, so que em estado avancado. Conheci um madala que acabou parando na cadeia em que ele no balcão a levantar muitos milhoes de salario publico num banco, e triiiiiiii, telefone chama. Pega telefone e atende, esquecendo todo o sagrado no balcao e baza atender o chamamento do chefe mor. Alguem subtraiu qto podia. O madala foi responsabilizado na cadeia por culpa desta maldita doenca "Azimeilher". O madala do 1º tiro corre o risco.
GostoMostrar mais reações
 · 
1
 · 21 de Junho de 2016 às 0:41 · Editado
Homer Wolf
Homer Wolf Alzheimer,,, é uma doença super-comum. 
Alias é uma doença mais comum do que imaginas... Até se calhar conheces várias pessoas que sofrem disso (so que não de forma aguda) sem tu sabares
...Ver mais
GostoMostrar mais reações
 · 21 de Junho de 2016 às 1:13 · Editado
Marcos Manejo Pakhonde Pakhonde
Marcos Manejo Pakhonde Pakhonde Kkkk. Ja fixei. Qdo voltar a esquecer, bastara me socorrer do homem do 1º tiro no pé. Obrigado.
GostoMostrar mais reações
 · 21 de Junho de 2016 às 12:09
Ernesto Nhaule
Ernesto Nhaule O dr Patos nao fazia parte da team?
GostoMostrar mais reações
 · 21 de Junho de 2016 às 0:49
Hélder Dos Santos Majorntakarikwa
Hélder Dos Santos Majorntakarikwa Limpava casa de banho!
GostoMostrar mais reações
 · 
1
 · 21 de Junho de 2016 às 1:06
Stella Cuna
Stella Cuna Kkkakakaka kkkkkkkkkk Helder
GostoMostrar mais reações
 · 
1
 · 21 de Junho de 2016 às 9:51
Hélder Dos Santos Majorntakarikwa
Hélder Dos Santos Majorntakarikwa Então não mi diga qui sô dotor era homem de Saídas rapidinhas???Hui,espada não parava nalgibeira!!!
GostoMostrar mais reações
 · 
1
 · 21 de Junho de 2016 às 1:04
Jose Eduardo
Jose Eduardo Alem desta parte da historia, outra cena que me "animou", foi o recozer da unidade nacional, para quem esteve atento. Derrubando o tribalismo ou o regionalismo, notou-se, com direito a palavra, a presenca de quadros vivos do norte num tributo a um quadro do sul falecido. Quadros vivos do sul, primaram pela ausencia (discursiva).
GostoMostrar mais reações
 · 
4
 · 21 de Junho de 2016 às 1:58
João Ferro Ferro
João Ferro Ferro E con a historia fantoche dele a FRELIMO desde a colona e ate aki a FRELIMO levanto esse pais do colono a FRELIMO blablabla...k nem sabe o k fala ele sabe Ken matou Modlhane,Samora
GostoMostrar mais reações
 · 21 de Junho de 2016 às 6:21
Mansur Bazilio
Mansur Bazilio apostar?SÓ aposto para ganhar
GostoMostrar mais reações
 · 
1
 · 21 de Junho de 2016 às 6:21
Donganyane Flores
Donganyane Flores Brilhante! Hehehe...
GostoMostrar mais reações
 · 
1
 · 21 de Junho de 2016 às 6:41
Nando Conceicao
Nando Conceicao Eu que tive de ter educação política na escola como disciplina, hoje não sei mais em que acreditar.
GostoMostrar mais reações
 · 
4
 · 21 de Junho de 2016 às 7:32
Ebenezer Eben
Ebenezer Eben É o homem de vários tiros!!
Kkkkkzkkakakakak.....
GostoMostrar mais reações
 · 
2
 · 21 de Junho de 2016 às 8:19
Simba Siebo
Simba Siebo Hahahahahhs! Você é mesmo louco hahahahah
GostoMostrar mais reações
 · 
1
 · 21 de Junho de 2016 às 8:23
Idalino Uache
Idalino Uache Esse devia ganhar o prêmio Nobel dos políticos mais mentirosos de Moçambique... Kkkk
GostoMostrar mais reações
 · 
1
 · 21 de Junho de 2016 às 8:57
Antonio Rambique Junior
Antonio Rambique Junior viveu bem a custa da mentira. Disse que foi no segundo escritorio no noticiario da stv disseram que estava em casa da secretaria.
GostoMostrar mais reações
 · 21 de Junho de 2016 às 8:59
Andre Jorge Chifeche
Andre Jorge Chifeche Esse chipande tem cada gafes. Ora istrui o povo a se defender de homens armados,ora foi o ultimo a trocar palavras com mondlane,ora tem que ficar rico porque lutou contra o colonialismo. Mas esse chipande nao merece ter um conselheiro mesmo? Voltando a si Homer Wolf naquela altura ja haviam rapidinhas? Ya essa de rapidinha me matou juro
GostoMostrar mais reações
 · 
1
 · 21 de Junho de 2016 às 9:05 · Editado
Joao Manuel Rodrigues Mabutana
Joao Manuel Rodrigues Mabutana È o Bento Kakamba de Moz sempre abre a nova ish?
GostoMostrar mais reações
 · 21 de Junho de 2016 às 9:06
Homer Wolf
Homer Wolf Mondlane teve de dar saída bem rápida... Style, vou ali e volto já. 
Em linguagem coloquial, "deu uma saidinha rapidinha", Cadê a maka?--- eh eh eh
GostoMostrar mais reações
 · 21 de Junho de 2016 às 9:09 · Editado
Andre Jorge Chifeche
GostoMostrar mais reações
 · 21 de Junho de 2016 às 9:17
Filomena Marisa D'Oliveira
Filomena Marisa D'Oliveira Bwakakakakaka.... estou me matando de rir... R#@$&@#$
GostoMostrar mais reações
 · 21 de Junho de 2016 às 15:10
Enio Jorge Malema
Enio Jorge Malema Homer Wolf cada dia fico com mais duvidas como e onde morrreu o Mondlane, cresci a pensar que foi no escritorio segundo historia do antigo sistema 3a 4a Classe depois vieram versões diferentes e ontem Chipande vem com esta versão, qual eh a verdade? me ajudem por favor Egidio G. Vaz Raposo
GostoMostrar mais reações
 · 
1
 · 21 de Junho de 2016 às 9:18
Homer Wolf
Homer Wolf A UNICA certeza é que ele morreu mesmo... 
Não ressuscitou como Cristo ou como o comendador José Alfredo...
GostoMostrar mais reações
 · 
1
 · 21 de Junho de 2016 às 9:22
Eddy Prínce Xisiwana
Eddy Prínce Xisiwana A verdade é que Dr. Eduardo Mondlane morreu vítma dos radicais e ladrões ambiciosos que ja existiam em número grosso dentro do partido, tdo foi facil poque ele era académico
GostoMostrar mais reações
 · 
2
 · 21 de Junho de 2016 às 9:26
Chaida Agnessi Nicaca
Chaida Agnessi Nicaca Kkkkkkkkkk almadavo estou morta.
GostoMostrar mais reações
 · 21 de Junho de 2016 às 9:29
Jabento Quetxoaio
GostoMostrar mais reações
 · 21 de Junho de 2016 às 9:51
Stella Cuna
Stella Cuna O que me deixa pensativa é aquela " bomba no livro"
GostoMostrar mais reações
 · 
1
 · 21 de Junho de 2016 às 9:53
Milou Meque Rajani
GostoMostrar mais reações
 · 
1
 · 21 de Junho de 2016 às 10:03
Milou Meque Rajani
Milou Meque Rajani Tuuuuu não tens emenda ahahahagaha
GostoMostrar mais reações
 · 21 de Junho de 2016 às 10:04
Ricardino Jorge Ricardo
Ricardino Jorge Ricardo Essa estória do pioneiro do tiro achei muito estranha. Como ele nega boleia do chefe? Porquê todo esse tempo no silêncio? Será verdade ou quer aparecer também como fez no first tiro?
GostoMostrar mais reações
 · 
1
 · 21 de Junho de 2016 às 10:04
Homer Wolf
Homer Wolf Não queria dar maçada ao chefe... eh eh eh
GostoMostrar mais reações
 · 21 de Junho de 2016 às 10:05
Ricardino Jorge Ricardo
Ricardino Jorge Ricardo Ha ha ha ha cada coisa. Aguardem o 25 de Junho, ouviremos outras novidades.
GostoMostrar mais reações
 · 21 de Junho de 2016 às 10:12
Milou Meque Rajani
Milou Meque Rajani Ou...entregou-se kkkkkk. Aí, boca porque no te callas ehehehe
GostoMostrar mais reações
 · 
1
 · 21 de Junho de 2016 às 10:18
Angelina Mutengo
Angelina Mutengo Kikikikiki! Meu pai! que deus te tenha na sua Infinita bondade. Sempre nos disse que pode tardar Estes tipos vao enlouquecer e comecar a dizer coisas sem nexo, conforme nos explicava nalgumas sentadas de familia. eles sempre foram inimigos dos intelectuais. De Verdade estou a ver mesmo!... preferiram matar todos massa pensantes e hoje tudo esta pesado e preferem vender o pais aos poucos, que as geracoes vindouras nunca Terao orgulho deles infelizmente. Embora que eles estejam a fazer tanto esforco para tal, mas todos ja descobriram Sem tanto esforco.
GostoMostrar mais reações
 · 
2
 · 21 de Junho de 2016 às 10:54
Ricardino Jorge Ricardo
Ricardino Jorge Ricardo A consciência agora está pesar, começam a revelarem coisas sem ninguém os perguntarem.
GostoMostrar mais reações
 · 21 de Junho de 2016 às 11:05
Homer Wolf
Homer Wolf Ntsem!
GostoMostrar mais reações
 · 21 de Junho de 2016 às 11:39
Dudu Dias
Dudu Dias Este homem o lugar dele e no circulo
GostoMostrar mais reações
 · 
1
 · 21 de Junho de 2016 às 10:57
Zulficar Mahomed
Zulficar Mahomed Infelizmente, a História do país é na cor de cada artista, heheee..
GostoMostrar mais reações
 · 
2
 · 21 de Junho de 2016 às 11:24 · Editado
Adriano Novela
Adriano Novela A primeira coisas que devemos fazer quando esse senhor fala é duvidar, depois, averiguar para ver se ele de facto desparatou ou não.
GostoMostrar mais reações
 · 
1
 · 21 de Junho de 2016 às 11:46
Benjamim Muaprato
Benjamim Muaprato Um disfemismo jamais por mim lido. kkkkk
GostoMostrar mais reações
 · 21 de Junho de 2016 às 13:11 · Editado
Eleuterio Morais
GostoMostrar mais reações
 · 
1
 · 21 de Junho de 2016 às 13:31
Eleuterio Morais
Eleuterio Morais Observando apenas...!
GostoMostrar mais reações
 · 
1
 · 21 de Junho de 2016 às 13:33
Salvado Novela
Salvado Novela "A verdade sufocada". Tema e sugestao para um dos capitulos do proximo livro, que os historiadores irao futuramente escrever. Sobre as verdades, e dividas ocultas do partido cinquentenario.
GostoMostrar mais reações
 · 
1
 · 21 de Junho de 2016 às 13:38
Domingos Jorge Mazivila
Domingos Jorge Mazivila No meio disso tudo a verdade e ki mondlane foi morto por pessoas nao fomigas . o ki aprenderam ja e momento de desaprender com estas declaracoes
GostoMostrar mais reações
 · 22 de Junho de 2016 às 9:41
Helder da Silva
Helder da Silva O mais horripilante nestas fábulas é no fim a culpa bater as botas solteira.
GostoMostrar mais reações
 · 
1
 · 4 h
Marcos Manejo Pakhonde Pakhonde
Marcos Manejo Pakhonde Pakhonde Quer dizer, o escritor 1 era o gabinete de trabalho e escritorio 2 era o lugar da rapidinha. Kkk. Com este comportamento, se nao tivesse morrido a bomba, a rapidinha traria o HIV. Nao me falem que naltura nao existia.
GostoMostrar mais reações
 · 
1
 · 4 h · Editado

Sem comentários:

Gadget

Este conteúdo ainda não se encontra disponível em ligações encriptadas.