quinta-feira, 29 de junho de 2017

Relatório da Kroll (2)

Relatório da Kroll (2)
Como foram roubados os dois biliões de dólares?
Está-se numa grande e autêntica encruzilhada. O facto é que dos suspeitos no rombo, duvido, e muito, que a Procuradoria-Geral da República (PGR) vá deter alguém preventivamente. Nem que seja para “inglês ver”.
Ora, ao que se pode apurar, esmiuçando o relatório da Kroll, é que os ladrões foram muito inteligentes. O recurso ao método de sobrefacturação foi um golpe magistral, utilizado por quem na realidade tinha interesse em burlar o Estado moçambicano. Ou seja, a contratação daquelas dívidas, no valor de dois mil milhões de dólares, não tinha em vista beneficiar o país, mas, sim, alimentar a gula de determinados indivíduos, sob batuta de Armando Guebuza.
Definitivamente, o país errou grosseiramente quando quis que Armando Guebuza fosse Presidente de Moçambique. Já se sabia, de antemão, da sua apetência pelo dinheiro. Gosta de acumular. De viver como um burguês. Samora Machel não foi louco ao afastar Guebuza do centro do poder…
A táctica de sobrefacturação sugere que mesmo que a PGR queira andar atrás do rasto do dinheiro, jamais o encontrará. Armando Guebuza e os seus apaniguados não receberam abertamente aquele valor. Ou seja, não há como provar que o dinheiro lhes foi entregue. O que se tem, como elemento de prova de que realmente houve burla, é o factor sobrefacturação.
Por exemplo, a Kroll, devido a dificuldades encontradas no terreno da investigação, teve que recorrer a uma cotação independente dos bens e produtos que o grupo de Armando Guebuza dizia ter adquirido com os dois mil milhões de dólares.
Nesse aspecto, sobressai que, por exemplo, um barco de pesca que as facturas disponibilizadas indicam que foi comprado por 22 milhões de dólares, custa na verdade 2 milhões de dólares. O helicóptero “Remo GX” que se diz custar 7,9 milhões de dólares, custa na verdade 735. 000 dólares. Assim foi sendo até que em sobrefacturação as contas chegaram a mais de 700 milhões de dólares, dinheiro esse que alimenta hoje os conhecidos gatunos e as suas famílias cúmplices.
Armando Guebuza e os seus apaniguados, ao colocarem as empresas do libanês Iskandar Safa, no centro da negociata, já, por si, revelava um crime premeditado. Isto não aconteceu por acaso. Foi desenhado ao pormenor. Iskandar Safa foi quem recebeu todo o dinheiro através das suas empresas, na qualidade de fornecedor. Ou seja, os dinheiros da sobrefacturação eram recebidos por Iskandar Safa, passava comprovativos, e depois pegava no mesmo dinheiro e distribuía com o grupo de Armando Guebuza. Usava uma táctica audaz, o dinheiro entrava indirectamente nas contas das empresas Ematum, ProIndicus e MAM, onde posteriormente era retirado para outros lugares (talvez bancos).
Não há como lhe seguir o rasto. Ou seja, a PGR não tem capacidade de seguir o caminho que esse dinheiro percorreu. É quase que impossível provar que Armando Guebuza e os seus apaniguados comeram o dinheiro. Não foram eles que o receberam. Foram as empresas do libanês, descritas como fornecedoras. E foram essas mesmas empresas que passaram os comprovativos. Foi, de resto, uma jogada de mestre!
E mais: existem os 500 milhões não auditados. Este dinheiro voou sem deixar rasto. Foi inscrito no Orçamento como componente da Defesa e Segurança. Mas não existe armamento nenhum comprado por esse dinheiro. Ou seja, não há nada que comprove que esse dinheiro comprou efectivamente o armamento. Simplesmente o dinheiro esfumou-se.
Há ou não crime no meio disto tudo? Há! A contratação das dívidas não foi do aval da Assembleia da República. Fintou-se o Parlamento porque a burla já havia sido desenhada. Tanto assim é, que olhando para a própria estrutura das empresas MAM, ProIndicus e Ematum, não têm estrutura nenhuma de amanhã gerarem lucros. Estas empresas só foram criadas para facilitarem a burla. Foram um instrumento usado para a burla.
É aqui que efectivamente, a PGR deve mostrar a sua musculatura, se é que tem alguma! Na Constituição da República, a nossa lei-mãe, diz-se que a PGR é o garante da legalidade. A PGR é que defende o Estado junto dos tribunais. Em nenhum parágrafo da Constituição da República diz-se que a PGR é serviçal do Governo do dia. Mas é o que acontece neste pobre país. Aliás, isto é que levanta sérias dúvidas sobre a verdadeira actuação da PGR até neste processo de dívidas ocultas.
Se alguns estão recordados, há sensivelmente três meses, eu, Nini Satar, postei uma matéria neste meu mural sobre a quebra do sigilo bancário de Armando Guebuza, o seu filho e os apaniguados de sempre. Efectivamente o que os bancos moçambicanos, nomeadamente BCI, BIM, Moza Banco, Standard Bank e outros facultaram não tem nada de interessante. Ou seja, nenhum dos que roubaram o país iria depositar o mesmo dinheiro em bancos moçambicanos.
Os extractos das contas destes senhores foram entregues a Kroll. Não ofereciam dados pertinentes. E sabem porquê foram entregues à Kroll? Porque a PGR, que serve à nomenklatura política, queria provar que o dinheiro das dívidas ocultas não está nas contas de Armando Guebuza e seus amigos. E logo existe um meio caminho andado para a PGR deduzir um despacho de abstenção. Meus irmãos: esses senhores gatunos não vão ser acusados de nada.
Não vão ser presos preventivamente. Isto iria acontecer se fosse o João, o Zé…o pé descalço de sempre!
Quem acha que um dia há-de ver Armando Guebuza e seus amigos atrás das grades, pode esperar sentado numa cadeira de descanso numa boa sombra, com uma chávena de chá verde e sandes de queijo. A PGR já preparou tudo para inocentar estes senhores.

PS: Sei que alguns dos meus amigos, ou fãs, ou seguidores, podem não entender o que quer dizer sobrefacturação. É simples. Trata-se do aumento de forma fraudulenta do preço de um bem ou serviço. Isto é, a prestação de um serviço ou a entrega de produtos é realizada e uma factura com um valor deliberadamente inflacionado é liquidada pelo cliente, em cumplicidade com o fornecedor. O pagamento em excesso é devolvido ao cliente sob a forma de dinheiro líquido ou outros benefícios. É isto que o grupo de Armando Guebuza fez.
Por outro lado, a PGR, se na realidade quer deixar de varrer o quintal dos políticos, deve prender, e já, todos os suspeitos nesta burla. Não precisa de investigar nada. A Kroll já fez esse trabalho. Os indícios são suficientes para mandar prender essa gentalha toda. Aliás, se fosse o Zé-povinho, a PGR já devia o ter mandado prender, alegadamente para não perturbar as investigações. Neste processo a PGR, volto a dizer, não precisa de investigar nada. É só prender. Aliás, a esta altura esses senhores já deviam estar a ver o sol aos quadradinhos.
Até a próxima
Nini Satar
122 comentários
Comentários
Unay Cambuma
Unay Cambuma O dinheiro roubado foi realmente lavado pelo BCI, BIM e sobretudo pelo Mozabanco e o dinheiro foi levado em malas para Macau e Hong Kong. O novo governador do Banco Rogério Zandamela claramente já está em conluio com os ladrões por isso apressou se a baralhar e renovar o Mozabanco. Também sei que o Zandamela ja sabe e não nos diz que o BCI já foi adquirido pela empresa chinesa Feung Holding que também está sendo benificiada com a compra de rubis de Montepuez. Ou seja, os tais chineses podem apenas ser uma fachada e os donos do BCI serem esta cambada de ladrões da frelixo.
 · Responder · 
32
 · 6 h · Editado
أغاست ماندو ماندو
أغاست ماندو ماندو Esses são bandidos mesmo, por isso mesmo que o Líder Dlakama preferiu e sempre em se esconder, porque se estivesse à vista teria sido eliminado por esses ladroes e ambiciosos de merda. Mas está claro que por mais que agente faça a justiça em 2019 em votos, eles sempre ganham. Em suma, ESTAMOS FUNDIDOS
 · Responder · 
4
 · 6 h
Eden Iranha
Eden Iranha A Kroll é ou ao uma empresa de reconhecido mérito em auditorias? Tem ou não técnicos altamente capacitados capazes de seguir pistas e cruzar informações que vão ate aos visados sem deixar nenhuma sobra de dúvidas aos implicados? Me parece que o relatório por eles apresentado só veio criar mais barulho e não o esclarecimento definitivo das questões.
 · Responder · 
6
 · 6 h
Isildo Maria Banze
Isildo Maria Banze Concordo consigo,ha kem diz k o relatorio por eles feito e incompleto e enganador
 · Responder · 6 h
Amonge Rafael Macuacua
Amonge Rafael Macuacua A investigação precisa de colaboradores, quando se faz uma investigação ha perguntas sempre que devem ser respondidas, ha ducumentos que devem ser apresentadas. O que as nossas autoridades negavam deliberadamente! Contratar alguem pra lhe zombar, so a máfia é capaz.
Outra coisa não é o proprio relatorio que cria barrulho, a procuradoria é que fez confusão no seu relatorio editado.
 · Responder · 5 h
Daniel Ananias Mazivila-Hlate
Daniel Ananias Mazivila-Hlate Meu caro! Já leu sequer uma página do sumário executivo do relatório da Kroll? Vá ao capítulo sobre as limitações meu irmão.
 · Responder · 
1
 · 2 h
Unay Cambuma
Unay Cambuma A frelimo faz todos estes crimes impunemente é porque ainda controla a policia e o exército mqs isto ja está a ser resolvido no diálogo. A Renamo não está apenas q lutar devido a fraude, também luta para os órgãos da justiça sejam independentes. Fiquem a saber que se Dhlakama e os seus hiper comandos tivessem sido derrotados em Satungira em 2013, o Guebuza teria manipulado a constituição e hoje continuaria no poder so que como tudo deu errado preferiu por um palhaço e inepto chamado Filipe Nyusi, um burro que depois d chumbar varias vezes na UEM, foi enviado a antiga república socialista da Checoslováquia frequentar uma universidade comunista em que as passagens eram automaticas.
 · Responder · 
19
 · 6 h
Nehemia Micheque Badza
Nehemia Micheque Badza Grande Novidade Mano Unay.
 · Responder · 1 h
Edson Doce
Edson Doce Kkkkkkk
 · Responder · 13 min
Domus Oikos
Domus Oikos Hoje escapa... Mas ninguém escapa ao amanhã pode passar 5 ou 10 anos... Mas ninguém escapa.
 · Responder · 
8
 · 7 h · Editado
Papinto Antony Pap
Papinto Antony Pap Isso mesmo
 · Responder · 7 h
Papinto Antony Pap
Papinto Antony Pap Veremos quando for outro partido no poder
 · Responder · 
1
 · 7 h
Domus Oikos
Domus Oikos O partido frelimo é magistral. Serão julgados. Quando menos pensa ali age a frelimo.
 · Responder · 7 h
Celso Mapsanganhe
Celso Mapsanganhe Eh o que tenho dito a justica nao apodrece. O Presidente Nyusi se nao quiser se envolver em problemas de encobertamento eh melhor arranjar maneiras de colocar os seus corregionarios na cadeia. Fez bem em se distanciar do tal material militar.
 · Responder · 5 h
Inocêncio Álvaro
Inocêncio Álvaro Papinto Antony Pap Neste pais nao existira outro partido alem da FRELIMO isso pode escrever
 · Responder · 4 h
Mito Chauque
Mito Chauque Inocêncio Álvaro isso tas a tentar consolar o seu coração por saber de que ganhas pão com esses da frelixo mas cuidado o povo está revoltado e a vida tem surpresas e um dia vais lembrar do que mencionei aqui.
 · Responder · 3 h · Editado
Abubacar Issufo
Abubacar Issufo Domus Oikos isso não aqui em moçambique.
 · Responder · 3 h
Unay Cambuma
Unay Cambuma Nini o teu post esclarece tudo e muito melhor do que os nossos ANAListas fazem em relacao a matéria. A única coisa que a PGR deve fazer e prender o Guebuza, o Chang e Gove para obriga los a vomitar o dinheiro.
 · Responder · 
19
 · 4 h · Editado
Dominic Chunguane Junior
 · Responder · 5 h
Unay Cambuma
Unay Cambuma A PGR nem precisa ir muito longe para descobrir a burla: Um estado nunca podia usar intermediários para fazer este tipo de compras e o Guepato e apaniguados usaram o libanês Iskandar para desviarem o dinheiro. Quer dizer, o libanês quadriplicou o valor dos produtos e depois de os bancos terem no pago os valores, simplesmente foi levantar os vários milhões de dólares ou euros e pagou cash aos Guebuzas e estes transportaram o dinheiro vivo certamente a bordo do avião presidencial e outras máfias. O dinheiro jamais sera encontrado sem que prendam o Guepato e seus apaniguados. A Renamo jamais deve tolerar este tipo de absurdo ou então é melhor dividir se o país. O pior é que o objetivo da divida era a compra de armas para esmagar a Renamo e uma vez que o plano falhou decidiram roubar descaradamente e sobretudo porque a frelimo estava certa que perderia o poder devido ao tsunami dos comícios e pupularidadé de Dhlakama.
 · Responder · 
1
 · 17 min · Editado
Mundos Democraticano
Mundos Democraticano 7 de Setembro estaram lá na praça dos heróis vamos saber deles se ainda nao leram?? Esses Srs. Ja estam a pagar a consciência pelos danos causados as nossas famílias é mais pesada que cadeia.
 · Responder · 
1
 · 2 h
Noor Momed Cabir
Noor Momed Cabir Se pedissem uma segunda via do relatório , la mesmo.na kroll iam ver outra coisa. Eu gostaria de ler o documento original em inglês.
 · Responder · 
7
 · 6 h
Papinto Antony Pap
Papinto Antony Pap Esses sinceramente já não serão condenados pela PGR mas sim Deus irá fazer justiça acreditem no que eu digo ,esses vão pagar de outras formas
 · Responder · 
9
 · 8 h
Neto Ndzawana
Neto Ndzawana Amigo, a justiça divina demora. Vamos sair à rua e pressionar a PGR a tomar medidas.
 · Responder · 7 h
Papinto Antony Pap
Papinto Antony Pap Eu canso de pensar nisso ,mas vejo que ninguém vai querer enfrentar AKM tanques blindados ,nós temos medo de sermos massacrados porque temos ideia de que este governo da Frelimo pode ser pior que a Renamo ,seriam capazes de nos regar sim disso não duvido e nenhuma justiça pode acontecer assim como de muitos que foram mortos por eles ...
 · Responder · 
2
 · 7 h · Editado
Unay Cambuma
Unay Cambuma Eu desconfiei deste negócio sujo logo principio e denunciei isso aqui. Eu até estimei que as 6 embarcoes militares Ocean Eagle 32 e High Speed Interceptor 43, de pequeno porte, não podiam custar mais de 100 milhões no total e o tal drone incluindo o equipamento de suporte (radares, etc), custam 2000 milhões de dólares e publiquei isso aqui.
 · Responder · 
3
 · 4 h
Dércio Da Graça Paulino
Dércio Da Graça Paulino Algumas questoes:

1. Só se usou uma cotação para uma compra tao grande como esta?


2. A PGR, pode investigar nas empresas fornecedoras qual é o valor real destes assets, recorrendo a compras dos mesmos bens com outros clientes porque né todos eles necessitam de sobrefacturação.

3. Uma vez que esses valores sao pagos por estava bancárias pode tambem se exigir a quebra do sigilo bancário da mesma Empresa fornecedora, porque é lá onde se reflecte a direcçao do extorno do valor da comissão ou sobrefacturado.

5. Esses 500 mil dolares nao justificados, já são suficientes para a detençao dos ladroes porque trata-se tambem de roubo, aliás há Moçambicanos presos por roubarem valores infriores a este.

6. Estamos a espera do boss ler o relatório para sabermos o que fazer mas pelo menos EU sei o que farei mas infelizmente será em 2019( tarde).
 · Responder · 
20
 · 8 h
Chambal Edson
Chambal Edson Irmão, cuidado em 2019 fabricarem os resultados como sempre.
 · Responder · 7 h
Celso Mapsanganhe
Celso Mapsanganhe A PGR pode solicitar a quebra do sigilo bancario as empresas fornecedoras, mais isso depende do aval dos paises onde as empresas estao instaladas.
 · Responder · 5 h
Felisbela Manuel
Felisbela Manuel Se a Procuradoria quiser pode ir diretamente na empresa e investigar o real preço dos barcos e dos era aerocoptulos
 · Responder · 
2
 · 8 h
أغاست ماندو ماندو
أغاست ماندو ماندو Isso a Kroll já fez, a PGR já tem tudo investigado, e a PGR tem o relatório até com nomes, mas é aquilo o nosso irmão Nini disse, fez-se uma burla de mestre, alguns comprovativos não serão achados, tanto que a Kroll teve algumas dificuldades de achar mas a PGR tem tudo na mão, já o devia ter feito em prendê-los preventivamente alguns graúdos só que infelizmente isso não irá a acontecer por simples facto, a PGR é da FRELIMO, e a nossa linda a procuradora não tem tomates para o fazer porquê ela sabe se o fizer está lixada para toda vida.
 · Responder · 
4
 · 8 h
Isildo Maria Banze
Isildo Maria Banze Agora nao e tempo de investigar nada,pois se for a se fazer investigacao esse relatorio da kroll nao serve para nada eles so vieram fazer turismo
 · Responder · 6 h
NhamissöröDikôkô Sacur
NhamissöröDikôkô Sacur ****DEUS é fiel, e vcs virão a justiça dele e do que ele é capaz, ninguém k apronta aqui na terra ,sai impune...Escreve o que to a dzer....Amém
 · Responder · 
3
 · 7 h
Abu Malieque
Abu Malieque Meus patrícios, se o Maomé não vai a montanha, ela é quem vai ao encontro de Maomé.
 · Responder · 6 h
Antonio Acacio
Antonio Acacio Queitado deles morreram sem honra. Nos outros estamos empobrecidos mas com paz de espírito. ..
 · Responder · 6 h
Unay Cambuma
Unay Cambuma "
Armando Guebuza e os seus apaniguados, ao colocarem as empresas do libanês Iskandar Safa, no centro da negociata, já, por si, revelava um crime premeditado. Isto não aconteceu por acaso."
 · Responder · 
11
 · 7 h
Celso Macovela
Celso Macovela Acho que a tal Kroll tem conivência nisso, se é credível, talvez para mundo dos brancos mas para os pretos, vinha apenas comer mais um dinheiro e deixar eles como sempre foram "desprezíveis"
 · Responder · 
1
 · 6 h
Peregrino Vigacha
Peregrino Vigacha Mas acho k de forma psicologica eles estão presos, não estao bem consigo mesmo e muito menos com a sociedade
Alguns ficam tão felizes quando muito dinheiro chove em torno de si, esta claro que não é o caso desse bando de perigosos e sem escruplos LADRÕES.
 · Responder · 
5
 · 8 h · Editado
Márcia José
Márcia José Você é que acha. Estão bem mesmo a curtir vida de Lords.
 · Responder · 7 h
أغاست ماندو ماندو
أغاست ماندو ماندو Então o meu Caro Peregrino Vigacha não conhece um ambicioso o quão é capaz, claro que eles não estão presos de forma psicológica, um ambicioso é capaz de tudo, vender a pátria só por causa do seu interesse individual e até de rir para sua cara, é o que está a acontecer agora estão a rir, enquanto nos frustramos. Só para veres, eles até agora não tem conhecimento e nem leram o dito relatório da Kroll 😂😂😂😂😂
 · Responder · 
3
 · 7 h
Abdulcadre Carlos Mudanisse
Abdulcadre Carlos Mudanisse So te tem peso de consciencia uma pessoa normal. Esses nao estão nem ali pra o que a gente pensa. Pode crer...
So deixar com Deus mesmo...
 · Responder · 6 h
Essau Jackson
Essau Jackson Yah! Pode até ser difícil, mas precisamos aceitar um facto: 
"SOMOS UM PAÍS DIZIMADO PELO VOTO IRRESPONSÁVEL ."
Votar, só em sí não tem preço, mas tem consequências.

"É mais perigoso o voto nas mãos de irresponsáveis, que uma arma."
É urgente e muito importante que o povo desperte e perceba que igual muitas outras razões, está a ser vítima do seu voto.
Tentam assustar o rebanho com o lobo para ele correr desesperado para a única aparente saída, que é na realidade o corredor para o matadouro. Não devíamos correr, e sim pensar.
A realidade está bem à vista, só não a vê quem não quer.
Eles cada vez mais ricos, nós cada vez mais pobres (empobrecidos).
Temos que começar a exigir políticos honestos, cumpridores, competentes, verdadeiros e altruístas.
Não podemos continuar a apoiar quem apenas nos queira roubar. 
Não podemos continuar impávidos e a incentivar os políticos a continuar pela via do roubo. Precisamos muito urgentemente aprender a punir os políticos maus. Por ós, pelos nossos filhos e por Moçambique , sejamos justos, se queremos ter um dia um país decente.

É certamente com um povo cego e incapaz, que se insiste em premiar e eleger os que roubam, são incompetentes e desonestos. Porque hão-de eles mudar se o povo gosta? Se o povo pede? Se o povo é cego e incapaz de punir os ladrões e corruptos?
Não, não podemos e nem devemos continuar a ser essa nação...
Mocambique merece que desta vez seja diferente, que se punam os responsáveis pelo mau tempo financeiro que o país atravessa, sabendo que devia se ter minimizado o efeito da crise... 
Aguardamos expectantes.
 · Responder · 
3
 · 3 h
Claudio Samuel Lacita
Claudio Samuel Lacita Obrigado pelo bom matabicho NiNi..meu pai sempre disse que Guebuza é um grande ambicioso capaz de vender a pátria ,hoje a credito nele e no Samora Machel quando lhe tirou do poder ,tudo o que dizia machel é o que estamos a viver com esses gatunos ,
 · Responder · 
2
 · 7 h
Roberto Lamba
Roberto Lamba não necessidade de promover captura a ninguem, são presumiveis inocentes não se pode prender para investigar. e na verdade tambem ja imaginaram uma possivel inocência do presidente guebusa?
 · Responder · 6 h
Isildo Maria Banze
Isildo Maria Banze Kkkkkkkkkkkkkkk so se for no pais k o senhor criou!?!!!
 · Responder · 6 h
Tony Santana
Tony Santana fusekaaaaa Roberto
 · Responder · 5 h
Kleiton Mapisse
Kleiton Mapisse Só tu que acreditas na inocência deste senhor...
 · Responder · 21 min
Tomas Macuaiua
Tomas Macuaiua Ainda acho que esquecemos que estamos num país em que o povo só vê o que eles querem que que Povo veja. De certeza que esse Relatório foi Manipulado Pra que pudéssemos ver o que eles querem que agente veja... É tudo um esquema que implicaria a demissão do PR, pois neste mandato das divididas ele era o ministro das Defesas e sabia de todo esquema porque tudo foi feito sobre tutela do seu Ministério (Defesa)... e hoje nem se quer ouvimos um pronunciamento dele sobre esse assunto.... palhaçada do meu País...Te Amo Moçambique
 · Responder · 6 h · Editado
Aniceto Benzane
Aniceto Benzane Golpe de um ambicioso da longa data mesmo!
 · Responder · 
3
 · 8 h
Moises Duarte
Moises Duarte O nosso pais nao e pobre meus irmaos, e rico em recursos naturais, so que os nossos servidores nao tem carrinho em nos. Eles sempre gostam de nos ver a passeiar na estrada picada, mas e triste meus irmaos. Isto nao roubar, e sufocar a vida das pessoas, pork isto mais que o proprio roubo. A biblia diz k chegara um tempo que falta e de sermos queimado com fogo. Nao esperem outro fogo meus irmaos, o fogo dito e esse mesmo, ja estamos a arder. So para ver. Eu ze ninguem com o meu carro vou no mato na compra de lenha, a volta fui bem sufocado com a policia da fauna like se nao tens palavra dizer, vamos encarcerar o teu carro pork nao tens licensa. Tinha deixas somas de dinheiro so livrarem o meu carro. O meu carro tem documentos completos para entrar na estrada, so que com esta crise todos os policias estao na estrada cada um a pedir o seu valor. Assim quando o seguro do meu carro espirar prazo vou mandar cancelar, tiro os pneus e pinduro em cima dos tijolos. So volto a circular depois de ultrapassarmos a crise. Gente sem amor com o proximo. Kkk
 · Responder · 
1
 · 6 h
Lew's Artiel Dabarka
Lew's Artiel Dabarka O nosso Rei e Profeta Machel já havia nos aberto os olhos antes de morrer,"esse gajo não presta "nós como cabeças duras ainda votamos nele, agora estamos a pagar por isso.
 · Responder · 
3
 · 7 h
Dominic Chunguane Junior
Dominic Chunguane Junior Deparando-se com estas cenas, o nosso parlamento não pode continuar "cego, surdo e mudo". Vejo que as eleições estão a chegar, e gostaria eu de vos lembrar que "um povo que elege corruptos e criminosos não é vítima, mas sim cúmplice".
 · Responder · 
2
 · 5 h
Kleber Alberto
Kleber Alberto peco oposicao que guarde bem estas provas que a kroll produziu para que logo que ascenderem ao poder tomem como primeiro acto a prisao e condenacao a pena maxima e penhora de todos bens destes energumenes. aguardarei o tempo que for preciso.
 · Responder · 
1
 · 7 h
Carlos Rafael Mangamela
Carlos Rafael Mangamela Realmente a PGR ta a cobrir a gang de gatunos, mais assim como comentam outros e eu também digo o mesmo Deus é o melhor justiceiro eles pagarão mesmo que a gente não veja.
 · Responder · 
2
 · 7 h
Wik Alexandre Vilanculos
Wik Alexandre Vilanculos Continua abrindo a vista de muitos cego e realembrar a PGR que quando for o rungo de Inhambane que robou cabrito ou o vendendor ambulante para o seu sustento da sua familia ja estria dentro , o antigo primeiro ministro Socrates para nao perturbar as investigacoes foi recolhiodo e porque nao estes senhores
 · Responder · 5 h
Graciano Biza
Graciano Biza Meus irmãos, a auditoria realizada pela kroll, é uma auditoria financeira e este tipo de auditoria visa examinar as Df's, verificar se estas estão de acordo com as Normas de contabilidade geralmente aceites no nosso pais, com finalidade de emitir um parecer sobre as mesmas df's e dar possiveis recomendações para melhoria dos seus trabalhos. Agora se estavam a espera de ver nome de ladrões como vocês dizem podem tirar o vosso cavalinho da chuva, porque ele so vai molhar, correndo o risco de apanhar uma gripe. Agora, devido algumas irregularidades verificadas nos procedimentos ultizados e que foram relatados no relatorio da auditoria, cabe a PGR, obrigar que se realize uma Auditoria forense nessas empresas, dai sim poderam ver esses nomes que vocês estão a procura....!!! Mas como o proprio Nini disse isso não esta ao Nivel do PGR, devido as subfacturação, ñ é possivel ter o valor real destes bens, porque ate o proprio fornecedor faz parte do esquema....!!! O que nos Moçambicanos devemos pedir aos nossos derigentes, são prestações de contas mensais ou semanas para que ñ voltemos a passar por estas situações futuramente....!!!
 · Responder · 
2
 · 5 h · Editado
Mondjovo Zunguza
Mondjovo Zunguza O problema de Moçambicano so espera d deus.que vai fazer a justiça.nós tudos vamos pra lá.a que não há k esperar deus é só pegarem nos homens e por nas celas.
 · Responder · 
2
 · 6 h
Celso Mapsanganhe
Celso Mapsanganhe O grupo Privivest de Iskantar Safa lucruou muito com esse mega esquema. Eh por isso que a Palomor diz que o relatorio de auditoria da Kroll eh infundado. Mais se a informacao disponibilizada a Kroll nao foi completa porque justificaram sigilo.
 · Responder · 5 h
Santos Mutondo
Santos Mutondo Aí meu Pai Samora Moisés Machel, se naquele trágico acidente tivesses perdido apenas um membro, continuarias servindo sempre melhor que este grupinho da "elite".
 · Responder · 6 h
Chelton Sagitario Simbine
Chelton Sagitario Simbine Coitado de nós o povo, la veem as eleições e vamo-ns esquecer dsse sufoco e ainda votar neles, s é que verão o meu dedo pintado por aquela tinta. Deus abençoe voce mano nini
 · Responder · 
2
 · 6 h
Luis Neto Neto
Luis Neto Neto Nao voter Seria a por coisa, vote em alguem que nos dgnifique
 · Responder · 5 h
Chelton Sagitario Simbine
Chelton Sagitario Simbine É que é triste e sabemos muito bem de que mesmo nao votand a frel sempre estara n podr
 · Responder · 5 h
Manelton Guilengue
Manelton Guilengue Neste país os gatunos sempre estao amonte. Em outros países temos assistidos derigentes a serem responsabizados criminalmente mas em Moz não afinal porque???????
 · Responder · 5 h
Efraime Macave
Efraime Macave Pelo menos temos alguém que nos ajuda na observação e interação da matéria. Momade Assife Abdul Satar parabéns e nos sentimos gratos por nos manter informados.
 · Responder · 6 h
Tayob Harune Janu
Tayob Harune Janu Ambição ao excesso,
 · Responder · 
2
 · 8 h
Mindo Da Villa
Mindo Da Villa A constituicao é que faz do judiciário lambe-botas do Politico....
 · Responder · 4 h · Editado
Jo Vulkana
Jo Vulkana Coitado de nós
 · Responder · 
1
 · 8 h
Amyss Pial
Amyss Pial Sim senhor🤔
 · Responder · 
1
 · 8 h
Abu Malieque
Abu Malieque Se a PGR não prende esses larápios, gatunos, o povo pode prendê - los.
 · Responder · 6 h
Tomás Simião Tamele
Tomás Simião Tamele So um arsenal pra resolver esse problema...eliminar todos!
 · Responder · 6 h
Naznu M Lehmiash
Naznu M Lehmiash Dinheiro está com valentina
 · Responder · 41 min
Naty Mezane
Naty Mezane E melhor mudarmos d partido
 · Responder · 2 h
Wilma Chuquelane
Wilma Chuquelane A Justiça de Deus tarda mas nao falha..
Vao chorar atraz das grades.. InshAllah..
 · Responder · 
1
 · 7 h
Isildo Maria Banze
Isildo Maria Banze Agora nao e tempo de justica divina e de justica humana,nao vamos evolver deus nesta divida o k se deve fazer e prender esses gatunos so,se deus fazer justica dele kem ficarâ a pagar a divida ele ou nos?
 · Responder · 
1
 · 6 h
Max José
Max José Bem falado
 · Responder · 
1
 · 6 h
Wilma Chuquelane
Wilma Chuquelane Isildo a Justiça de Deus nao é so a morte, ele esta olhando por tudo que esta acontecendo neste país..
Se a PGR nao mete esses na cadeia quem somos nós pra tal??? 
Tenha discernimento meu irmao.. 

A justiça sera bem vinda pra eles.
 · Responder · 6 h
Fortunato Machava
Fortunato Machava Arquitecto do maior roubo da história! Este senhor merece entrar no Guinness Book. Será que Moçambique ha de voltar?
 · Responder · 
3
 · 7 h · Editado
Ernest Chiburre
Ernest Chiburre O ilustre Samora Machel disse à muito tempo que esse daí não presta pra nada!!!
 · Responder · 
2
 · 7 h
Felyzardo Serafim Essiaca
Felyzardo Serafim Essiaca Aceito gastar meu tempo a ler tudo o que você publica do que fazer o mesmo para assistir jornal, para ver um a dizer que ainda não leu o relatório da Kroll, a dizer para um jornalista de que ele sabe ler, até que a preocução não é de ele saber ler ou não, único interesse de todos moçambicanos é de ele dizer onde deixou o valor juntos dos seus comparsas e devolver à nossa pátria amada. O resto dele nem nos interessa.
 · Responder · 4 h
Edson Doce
Edson Doce Se reparou no inicio andavam muito serios,doentes,com medo e ate andavam abatidos mas agora ate riem se na tv porque foram protegidos,essa fortuna nao vao levar ao ceu...
 · Responder · 51 min
Valdimiro Vilanculo
Valdimiro Vilanculo Samora ja previa.Um anbisioso pode vender a patria por seu interesse individual
 · Responder · 
4
 · 7 h
Dulcidio Sitoe
Dulcidio Sitoe Perfect crime...... Para começar esses que estão na força supremo hoje foram eleitos pelo próprio #Guebuza Moçambique vai levar séculos para a prosperidade com os nossos de regentes ... 🙏🙏
 · Responder · 6 h
Fernando Sande
Fernando Sande se a PGR pertence a frelimo entao nesse país nunca vamos sair dessa prq as pessoas vao descobrir q ser membro da frelimo goza d imunidade perante tdos tipos crime
 · Responder · 
3
 · 8 h
أغاست ماندو ماندو
أغاست ماندو ماندو Pensei que seria desta vez que veríamos os graúdos atrás das grades a verem o sol aos quadradinhos. Qual seria o passo a seguir, ação a tomar, para o povo moçambicano?
 · Responder · 
2
 · 8 h
Diogo Geral
Diogo Geral Mais 1 vz a justiça falha, tratando se desse tipo de crime, logo de primeira os implicados no caso tinham direito a presao preventiva, para evitar obstruçao de provas ou materia k os compromete, mais stao a rir-se de nos, ki se dane o povo, podem falar mais stao a pagar o nosso luxo, acredito k è assim ki conversam eles, sendo assim so nos resta a justiça divina esta nao falha mesmo.
 · Responder · 
2
 · 7 h
Silvino Ñhantumbo
Silvino Ñhantumbo A única solução que me conforta é que um dia vai morrer deixar esse dinheiro
 · Responder · 
2
 · 7 h
Miqueias Mocala
Miqueias Mocala Vai deixar contigo?
 · Responder · 2 h
Agostinho Honwana
Agostinho Honwana Só O facto de existir a subfacturacao no meio deste negócio já é crime, as pessoas envolvidas na negociação deviam ser chamadas à justiça...
 · Responder · 
2
 · 7 h
Marshal Vasconcelos
Marshal Vasconcelos Eu nao gosto dessa historia de justica devina. se realmente sao culpados devem pagar a que na terra. depois pode ir ao inferno.
 · Responder · 
2
 · 7 h
Judas Alivike Mandava
Judas Alivike Mandava O porquê de nós mesmos procurarmos a esses 3 ladrões e queima-los vivos?
 · Responder · 
2
 · 7 h
Maulana Augusto
Maulana Augusto Num dos combates (rompimento) entre gladiadores angolanos,nomeadamente punchilanero e Tchiwanga,este primeiro disse ao publico que a justica devina demora mas nao falha,e por outro lado os nossos dirigentes ja nao sabem que tudo que tem inicio tem fim,o que significaria que por mais que a frelimo se sinta dono do pais mas tera seu fim....kkkkkkkkkkkkkkkkk
 · Responder · 
2
 · 6 h
Paulo Gundana
Paulo Gundana A investigacao q foi levada a cabo desde o principio visava proteger os graudos delapidadores e enganar os doadores perantevo olhar sereno do povo "maravilhoso". Nao ha novidades e nao percam tempo em esperar o inesperavel ...
 · Responder · 
1
 · 8 h
Francisco Sebastiao Machava
Francisco Sebastiao Machava Belo matabicho patrão. A kroll também julgo eu que foi comprado, custou pôr lá nomes? Guebuza nunca será preso pela PGR. O que custa se congelar as contas desses 3 idiotas?
 · Responder · 
1
 · 8 h
Fortunato Machava
Fortunato Machava No verdadeiro relatório os nomes aparecem. Isto que nos deram é apenas um sumário e vem da PGR. Os nomes vem só que não ha como provar com A+B que estes senhores ROUBARAM o Estado, por isso nini explica isso e detalha porque. O verdadeiro relatório tem mais de 700 páginas
 · Responder · 5 h
Teixeira Teté
Teixeira Teté Eu acredito na justiça não a nossa, mas do altíssimo todo Poderoso, estes sim um dia vão pagar de qualquer geito.
 · Responder · 5 h
Matos Jorge
Matos Jorge Moçambicanos não merecem isso tudo....... burlar ceeca de 25 milhões de moçambicanos? ?? Vocês são donde mesmo????? Parasitas...
 · Responder · 39 min
Augusto Stefan Júnior
Augusto Stefan Júnior PRG.ainda lava carra dois qui intardecem desenvolvimento do nosso pais, porque senhora beatriz se comesar agir sera emsonerada esse e medo dela so
 · Responder · 2 h
Alexandre Mario Chirrute
Alexandre Mario Chirrute A nosso PGR E muito corrupta,a sr:Buchile,deve ser retirrada do mandato,minha simples opiniao!
 · Responder · 3 h · Editado
Joaquim Mavone
Joaquim Mavone Todo mundo ja sabia que Gebuza é ambicioso,prontos onde termina o poder do Homem,Deus vai agir.se a PGR quiser prender ja tem toda matéria,só subfacturacao já é Crime.
 · Responder · 5 h
Cassamo Ismael
Cassamo Ismael Malabaristas do diabo.Esse Guebuza quaze ja morribundo a sua ganancia ñ tem medidas.
 · Responder · 4 h
Arsenio Raul
Arsenio Raul Tenho dito nas próximas eleições todos nós votemos nas PUTAS porque nus filhos não dá mais 🙈🙈🙈🙈🙈
 · Responder · 6 h
Sidonio Leonardo
Sidonio Leonardo Podem não ser julgados, cá entre moçambicanos, entre nós, mas tarde ou cedo terão um julgamento justo!
 · Responder · 6 h
Micaela Chival
Micaela Chival Relatório da Kroll para aqui, para lá, para acolá, a verdade é só uma irmãos, os gatunos continuaram impunes.
 · Responder · 7 h
Mínio Benfica Nguluve
Mínio Benfica Nguluve Golpe Magistral, é só lamentar por que eles têm tudo nas suas mãos bem controlado, mais bem controlado mesmo
 · Responder · 2 h
Sérgio M. Uelicene
Sérgio M. Uelicene O meu voto irá para quem prometer prender toda a (Nomenklatura) envolvida nas grandes burlas que este país já viu.
Alguém ainda duvida que Samora era visionário?
 · Responder · 3 h
Josimar Bin Stunna
Josimar Bin Stunna Estão a que a reclamar chorar. Esquecem que vocês mesmo é que são culpados tudo isso ( o povo) a 42 anos este país está uma beraçao. Com tantos partidos mais continuam a votar nesses gatunos larápios. O povo gosta de se submeter ao sofrimento
 · Responder · 3 h
Arlinda Barroso
Arlinda Barroso Votar e a forma mais legitima de manifestar e exercer nossos direitos. ..
 · Responder · 2 h
Juma Sualehe Alado
Juma Sualehe Alado Se a PGR não ir avante temos que recorrer a nossa famosa JUSTIÇA PELAS PRÓPROAS MÃOS muitas vezes resolve, não é isso JORGE PUANELEQUE?
 · Responder · 7 h
Dique Alson
Dique Alson huff...se eu fosse o povo em geral tirava esta rede de ladroes nas proximas eleicoes e comecava tudo do zero....
 · Responder · 1 h
Lemos Ubisse
Lemos Ubisse Meu carro Nini pode ter certeza que a justiça divina não falha, esses todos irão pagar
 · Responder · 7 h
Mauricio Naife
Mauricio Naife Meus irmaos,, meus irmaos ak o problema nao e' da Kroll ,, esta ja fez a sua parte , nao se precisa ser criminalista , ter mestrado ou curso de direito para apurar k ak ha indicios criminais Fortes para prender esses srs, e se nao acontece a nossa PGR e' k sabe !
 · Responder · 7 h
Zacks Caetano
Zacks Caetano paises pobres como moçambique nao sao pobres por acaso,sao pobres porque sao mantidos pobres por isso nunca deixaram de o ser..porque na verdade sao feitos pobres..todas as condiçoes de o pais continuar pobre extremamente ja foram criadas..
 · Responder · 8 h · Editado
Alberto Alex Alex
Alberto Alex Alex Irmãos Moçambicanos precisamos de alavancar a nossa história, chega de ser- mos feito escravos desses ditadores, ladrões, sangue- sugas que só disputam ao pódio para sangrear o povo, sejemos unanimes e acabemos com essa farsa de gente que á olho nu são pessoas mas por dentro reina a a ambição desmedida, muitas alterações na nossa lei mãe são imperiosamente necessárias, limpemos todos puderes que o Presidente Moçambicano lhe é consagrado, acabemos com o lambibotismo do espirito da maioria na AR e vijiemos seriamente nos resultados das eleições Gerais, Irmãos é imperioso a retirada do puder das mãos desses vermes, não sejemos cumplice da situação que o Pais atravessa com isso a mudança parte de nóS. O Povo no puder...
 · Responder · 1 h
Salvador Xerinda
Salvador Xerinda Os espertos vivem a custa do suor dos imbecis, ja diziam as escrituras! Golpe de mestre!!
 · Responder · 6 h
Bsegues Mondon
Bsegues Mondon A verdade custa mas deve ser dita. Só pela ausência dos 500 mil já é crime. Trata-se desvio do fundo.
Sou da opinião de que os indiciados deviam ser presos de modo a recuperar esse valor ou ter-se mais pistas sobre outros esquemas ilícitos.
 · Responder · 7 h
Roberto Lamba
Roberto Lamba não há necessidade de promover captura a ninguem, são presumiveis inocentes não se pode prender para investigar. e na verdade tambem ja imaginaram uma possivel inocência do presidente guebusa?
 · Responder · 6 h
Herminio Cuco
Herminio Cuco Só fora de Moçambique é que seriam presos. Aqui é melhor esquecer
 · Responder · 1 h
Alfredo Mangumo
Alfredo Mangumo Oi nini então manda o verdadeiro relatório estamos a espera.abracos
 · Responder · 6 h
Vasco Acha
Vasco Acha Auditoria so começou ainda vai se falar muito
 · Responder · 6 h
Ahrkahdeey Ahnahtoleey
Ahrkahdeey Ahnahtoleey Como dói ler essas verdades! Possas pah...
 · Responder · 
1
 · 4 h
Alves B. Naete
Alves B. Naete pelo amor de deus povo xt perdido milhas d pessoas xtao a morrer de fome por seus proprio irmaos
 · Responder · 4 h
Carlos Rafael Mangamela
Carlos Rafael Mangamela Valeu galera.
 · Responder · 5 h
Carmízia Eugénia Bernardo
Carmízia Eugénia Bernardo Mas como a justiça Divina não falha, quem viver verá.
 · Responder · 8 h
Fabil Monteiro
Fabil Monteiro Se utilizassam esta forma inteligente p desenvolver o país nao seria nada mal
 · Responder · 7 h
Vania Salvador
Vania Salvador E triste
 · Responder · 1 h
Frank Mwanaluc
Frank Mwanaluc Eu já me cansei de falar...vai fazer justica nas urnas de voto
 · Responder · 7 h

Sem comentários: