quinta-feira, 22 de junho de 2017

Situação grave no Banco de Moçambique!


A Stv transmitiu esta noite (20 de Junho de 2017) mais passagens da entrevista do governador do Banco de Moçambique (Dr. Zandamela). Vi e fiquei chocado.
Diz ele que esperava que os moçambicanos aplaudissem o que ele tem estado a fazer. Diz-se surpreendido por assim não acontecer, e que pelo contrário surpreendem-lhe os ruídos que há. Literalmente assim!
Algo está muito mal aqui, e a exigir uma reflexão profunda dentro do próprio Banco de Moçambique e ao mais alto nível do governo. Parece que não havendo outra crise (na opinião deste homem), temos agora uma que ele está a criar e que tem o potencial de ser muito grave pois corre o risco de desprestigiar ainda mais uma instituição cuja direção ele herdou quando já estava muito no fundo do buraco em matéria de credibilidade.
Já não bastou dizer que já não há crise financeira enquanto o governo (do qual ele processa os pagamentos de dívida externa) está em incumprimento sistemático no serviço da dívida externa e ainda não existe nenhum plano de resolução. Este homem dirige o Banco Central que disse que não sabia nada das dívidas ocultas e secretas, quando a realidade é oposta. Este homem dirige uma instituição que com fundos extraídos da economia nacional através de uma gestão monetária ruinosa para a economia real ergueu verdadeiros elefantes brancos no centro da cidade, qual sinal de megalomania de gestores incautos. Se calhar é por isso mesmo, nomeio desse luxo extravagante, que ele ficou cego perante as realidades do país de que ele pouco sabe nem se escusa a prender.
Diz o Dr. Zandamela que em toda a sua vida profissional nunca viu em nenhuma parte um processo de resolução de uma crise de um banco tão transparente como o do MOZA Banco tal como conduzido pelo Banco de Moçambique. Que eu saiba, o Dr. Zandamela passou quase toda a sua vida profissional no Fundo Monetário Internacional. Acho que os antigos colegas dele devem estar a cair de rir, pois é no mínimo cómico que ele tenha passado todo esse tempo numa posição privilegiada naquela organização global e que de la não tenha visto nada melhor do que o que ele está agora a fazer em Moçambique. Ou ele não teve a capacidade de ver e aprender?
Aonde é que certas pessoas deixam a modéstia quando saem de casa de manhã? Ou será que quando ele foi recrutado foi-lhe dito que ele vinha para uma floresta cheia de cegos? Ou ele pensou que ao se lhe dar um benefício da dúvida e se lhe respeitar o espaço de trabalho isso lhe dava o direito de nos molestar intelectualmente como o faz cada dia que abre a boca em público. O que ele pretende dizer quando afirma que está surpreso de ver a sociedade indignada e a questionar as coisas que ele faz? Ou ele pensa que os cérebros dos Moçambicanos pararam de crescer e funcionar desde que ele saíu daqui? Se está convicto que o que fez e faz está correto, porque não vir com explicações didáticas, em lugar de indignação pela “incompreensão” da sociedade?
O assunto é muito sério. Este homem foi trazido aqui supostamente para introduzir um pouco de sanidade num sistema podre, mas aparentemente estamos a caminho de um desastre que pode ser maior do que os que já tivemos antes com o Maleane e o Gove. Nunca vi na minha vida profissional (já agora!) um Governador de Banco Central com este comportamento. O homem chegou ontem e já dita sentenças sobre quem é o melhor gestor bancário de Moçambique. Uma afirmação muito comprometedora. Ele é agora o regulador/supervisor do homem que ele considera o melhor gestor bancário de Moçambique. A partir de hoje vai ser muito difícil ele encontrar qualquer erro de gestão digno de correção no MOZA Banco. Até podia ser verdade, ou de algum modo assim seja na opinião dele. Mas PRUDÊNCIA (que nós aprendemos que é o traço característico de um bancário), teria ditado que ele guardasse essa opinião para ele. Tanto mais que o Governador do Banco Central não está neste momento a presidir a nenhum júri de classificação de gestores e por isso não tinha necessidade nem obrigação de fazer tais anúncios.
Parece-me que ele está na rota de ainda dar muitas mais explicações públicas. Mas o meu conselho seria que ele se calasse por um pouco e refletisse um pouco mais antes de se pronunciar. E que se lembre sempre que se lhe disseram que Moçambique parou desde quando ele saiu daqui há mais de vinte anos, enganaram-lhe.
Hoje, com mais convicção ainda do que em qualquer momento antes, eu afirmo: situação grave no banco de Moçambique. Gravíssima!
GostoMostrar mais reações
57 comentários
Comentários
Elvino Dias
Elvino Dias Sem comentários
GostoMostrar mais reações
 · 
2
 · 20/6 às 23:07
Edson Nhanombe
Edson Nhanombe Se tudo dependesse das tuas opiniões já teriamos morrido. O mundo teria acabado a muito tempo. Você dá bancada chegou a conclusão que a situação do BM é gravíssima? Teus posts soam a insultos na pessoa do Dr. Zandamela. Faça análises desapaixonadas porque nós também entendemos como funciona o sistema financeiro.
GostoMostrar mais reações
 · 
12
 · 20/6 às 23:08
Lopes Silica Jr.
Lopes Silica Jr. Sinto o mesmo. Um esforço para desprestígio do Zandamela que, nao nos esqueçamos, só está a começar.
GostoMostrar mais reações
 · 
2
 · 20/6 às 23:23
Belizario Cumbe
Belizario Cumbe Concordo, há muito ódio aqui. Deixa o homem trabalhar!
GostoMostrar mais reações
 · 
2
 · 20/6 às 23:26
Miguel Chissaque
Miguel Chissaque subscrevo, dr. Tibana o que se passa afinal?
GostoMostrar mais reações
 · 20/6 às 23:34
Lopes Silica Jr.
Lopes Silica Jr. Para mim uma simples resposta. Um invejoso, vergonhosamente
GostoMostrar mais reações
 · 
2
 · 20/6 às 23:35
Spirou Maltese
Spirou Maltese Edson também os pronunciamentos do Dr Zandamela beiram a insulto. Ninguém deve sentir se na obrigação de acender e lançar objetos pirotécnicos só porque ele assim pensa que o que ele fez, assim merece. Megalomania financeira só pra Trump e outros bilionários.
GostoMostrar mais reações
 · 
7
 · 20/6 às 23:45
Roberto Julio Tibana
Roberto Julio Tibana Edson Nhanombe, Lopes Silica Jr. e Belizario Cumbe, muito obrigado pelas vossas observações criticas. Respeito as vossas opiniões. Eu sou daqueles que disse "deixem o homem trabalhar", e di-lo em publico. Mas infelizmente o período de graça tem um limite. Nos meados dos anos 90s passei um tempo dentro do Banco de Moçambique a investigar e a formar quadros (nunca fui funcionário do Banco, mas tive esse envolvimento!). Alguns dos gestores seniores ali foram meus estudantes na Universidade e quando lá estive a fazer essas pesquisas. São meus colegas de profissão que estão lá. Outros ate já reformaram. A situação do Banco de Moçambique como instituição que deve inspirar respeito tem vindo a deteriorar-se de ano para ano. Esperávamos (e ainda esperamos) que se possa dar a volta rapidamente. Eu estou a dar-lhe uma ajuda. Ele pode pegar ou largar, mas isso não se faz com paninhos quentes. Mas respeiro e ate compreendo as vossa opinioes. Fiquem com elas e eu coma s minhas. Por enquanto ainda nao me demovem.
GostoMostrar mais reações
 · 
14
 · 20/6 às 23:46
Manuel Chipeja
Manuel Chipeja Que fique registado o Governador do BM (e nenhum outro mortal) NAO está a fazer um favor a esse povo e a esse país. O Sr. Governador está a receber pelo seu trabalho e bem. As dúvidas e as críticas que surgem do seu trabalho são legítimas e se há espaço devem ser esclarecidas. Não pode haver aqui a ideia tipo ele é insubstitivel que se por acaso fosse embora ou morresse ( Deus queira que não aconteça) o país pára e nós morremos. Não. Tipo esta acima do PR e de todos nós. Não.
GostoMostrar mais reações
 · 
8
 · Ontem às 0:04
Duclesio Chico
Duclesio Chico Ele chegou estava-se no fim do posso, conseguiu segurar o metical ate o de esta agora algo que ja dava-se ate 90mt/dolar antes dele ali estar. Faliram instituicoes bancarias resultantes de negocios da china, mas ca estamos, tentando respirar novamente, e as pessoas olham para os males jon. Afinal qual é a finalidade da nossa eonomia e se ele no desse o briefing seria outro dilema. Nao vejo mal em ele pedir que lhe valorizem pelo que esta fazer, pode ter algum exagero mas creio eu que aquilo é uma directa que por ventura ja recebeu. Enfim, mesmo que seja mau,nao se esquecam. Somos cerca de 25milhoes de habitantes em Mocambique
GostoMostrar mais reações
 · Ontem às 0:21
Manuel Chipeja
Manuel Chipeja Ninguém tira o mérito a competência e o trabalho bem feito em algumas frentes do Governador do BM. 
Mas isso não lhe pode por no patamar de não lhe podermos questionar. Tipo estou a fazer vos um favor e não quero perguntas aqui. Não.
GostoMostrar mais reações
 · 
3
 · Ontem às 0:26
Duclesio Chico
Duclesio Chico Nós ja vinhamos sofrendo de uma psicologica por um PR que ficou 10 anos inaugurando pontes e outros pra no fim do mandato vir sem dinheiro.
GostoMostrar mais reações
 · 
2
 · Ontem às 0:31
Bone Waka
Bone Waka Roberto Julio Tibana BEM DITO....RESPECT
GostoMostrar mais reações
 · Ontem às 12:51
Bone Waka
Bone Waka Manuel Chipeja BEM DITO...Salute
GostoMostrar mais reações
 · Ontem às 12:53
Jasmin Rodrigues
Jasmin Rodrigues Caro Edson...o Tibana pelo menoa critica...criticas validas diga se lhe de passagem! Devia deixar se de subjectivismos e apoiar os que usando o conhecimento e a tecnoca ainda tem
Forca para criticar o que de (a)normal se ve neste Pais!
GostoMostrar mais reações
 · Ontem às 13:45
Erasmo Nelio
Erasmo Nelio Eu acho que perdeste o rumo ao focar a sua análise no Doutor zandamela e não no BM
GostoMostrar mais reações
 · 
11
 · 20/6 às 23:10
Maria Paula Meneses
Maria Paula Meneses Pois é, se calhar o exemplo do WEB em matéria de transparência não será o melhor?
GostoMostrar mais reações
 · 20/6 às 23:11
Abdul Francisco Baptista
Abdul Francisco Baptista Escreveu muito e bonito.
GostoMostrar mais reações
 · 20/6 às 23:14
Xanah Pretucha
Xanah Pretucha well done.. 10 points . este sistema financeiro reserva nos muitas surpresas .
GostoMostrar mais reações
 · 
2
 · 20/6 às 23:18
Joaquim Gove
Joaquim Gove Só para descontrair: isto é mesmo entre os Permantly head Damaged (PhD)...kkkk

Concordo com que as críticas têm que ser feitas, mesmo aos comportamentos e atitudes das pessoas (isso, para mim, não representa ataque à pessoas, mesmo sem ser discussão d
e ideias). É, sim, um exercício que pode permitir o crescimento /melhoramento da pessoa cujo comportamento ou atitudes são criticados. Outrossim, há que mostrar uma direcção clara nesse exercício e ser menos difuso. 

Grande mérito ao Dr. Roberto Julio Tibana pelo facto de muitas vezes trazer assuntos cadentes e procurar de forma bastante didáctica mostrar as facetas destes e ajudar a que estes sejam entendidos por muitos. 

Todavia, não é a mesma sorte que me parece ter merecido este 'post'. Provavelmente ele (RJT) tenha propositadamente pensado num desabafo mas, no meu ponto de vista, acabou soando mais à ataque de pessoa, de ideias e de acções, mais que a devida discussão.
GostoMostrar mais reações
 · 
14
 · 20/6 às 23:41 · Editado
Isac Manjate
Isac Manjate
Traduzido do Inglês
Bem feito....Ver Original
GostoMostrar mais reações
 · Ontem às 3:07
Claive Elviira Macome First
GostoMostrar mais reações
 · 
1
 · 20/6 às 23:30
Paulino Feliciano Feliciano
Paulino Feliciano Feliciano palavras sabias
n precisa entender muito de economia p percebermos que o governador do BM esta a fazer uma figura patetica a fazer contra informação para enganar o povo moçambicano
triste e lamentavel
GostoMostrar mais reações
 · 
8
 · 20/6 às 23:35
Miguel Chissaque
Miguel Chissaque muitas desculpas Dr. Tibana, eu era seu fã e principalmente das suas analises pela forma didatica coerente, fundamentada como as fazia mas desde ontem que não o reconheço, há economistas (palhaços) na praça que não me admira que tenham esse tipo de comportamento. Logo o senhor Dr. Tibana que passou do FMI e Banco Mundial, e não compreende o que esta a acontecer, se até eu que comecei a ler Sammuelson ontem percebo ( ou presumo que percebo) o que esta a acontecer Dr. Tibana deve-nos explicações
GostoMostrar mais reações
 · 
1
 · 20/6 às 23:41
Jaconias Massango
Jaconias Massango Deixa Sammuelson e leia Soshangana, Ngungunhane e Muzila, os percursores do monomotapismo.
GostoMostrar mais reações
 · 
4
 · Ontem às 7:17 · Editado
Víctor Madjer
GostoMostrar mais reações
 · 20/6 às 23:42
Nelson Badaga
Nelson Badaga Já ouvi uma vez que o grande enganador tem muitos falsos ensinos preparados e adaptados de gosto daqueles que ele deseja aruinar. Então Porfavor não manipulem nossas mentes neste assunto que somos leigos. "tragam-nos apenas a verdade" como notícia.
GostoMostrar mais reações
 · 
4
 · 20/6 às 23:43
Edwin Hounnou
Edwin Hounnou Eu nao sou economista mas afirmar que a crise ja passou é, no mínimo, uma blasfémia incrível.
GostoMostrar mais reações
 · 
18
 · 20/6 às 23:45
Miguel Chissaque
Miguel Chissaque ha uma coisa o mal daquele senhor ( Zamdamela) é falar para economistas ou pessoas que percebam do assunto eu não sou estudante de economia mas leio muito sobre economia (para entender) agora, quando um senhor economista formado, com experiencia faz esse tipo de publicação é porque a coisa esta feia o Zamdamela é um heroi nacional, um patriota destemido
GostoMostrar mais reações
 · 
1
 · 20/6 às 23:50
Benedito Mamidji
Benedito Mamidji Pois, a análise do Dr. Tibana podia ter sido mais didática. Defendo o seu direito à indignação apaixonada. Temos liberdade de expressão, afinal. Mas uma coisa deve ficar clara. Zandamela chegou e conquistou muito capital social ao mostrar-se isento e distante da nomenclatura. Havia esperança. Parece estar a defraudar nos da mesma forma que o presidente Nyusi nos decepcionou irreparavelmente depois do discurso de inauguração. A questão que devemos levantar é o que há com o nosso sistema político que qualquer pessoa que entra na máquina, mesmo quando altamente competente e eticamente vertical, acaba como todos. É aqui que a crítica bastante personalizada ao Dr. Zandamela no post to ilustre Tibana perde força. Há problemas estruturais muito mais profundos que precisam ser destrinçados. O Adriano Maleiana, por exemplo, tinha um capital como alguém com certa verticalidade. Veja no que se transformou desde que assumiu a pasta de Ministro das Finanças. Um patético mentiroso. Veja-se o economista Rajendra de Sousa! O que há na nossa política que tem tamanha força para operar esse tipo de transformações?
GostoMostrar mais reações
 · 
14
 · 20/6 às 23:50 · Editado
Miguel Chissaque
Miguel Chissaque concordo em parte meu caro, entretanto (tambem) estas a misturar alhos e bugalhos colocar no mesmo raciocinio Adriano Maleiane, Ragendra de Sousa e Rogerio Zandamela é uma fatalidade o que há de comum é que os três estão na mesma linha politica ( Frelimo) o que os distingue é a sua visão sobre a economia, Ragendra de Sousa defende uma linha Keyseniana mas ele mesmo não sabe comn adptar isso a realidade Moçambicana, Maleiane esta no lugar errado ele é banqueiro de carreira e um monetarista não obstante não ter massa critica para trabalhar (mas é um bom profissional), ja Zandamela ninguem conhece, ele esta a se revelar, ninguem sabe ao certo o que ele pretende nem nem como pretende, esta a dar sinais e nos ja atiramos pedras é isso que eu não aceito principalmente de pessoas tecnicamente preparadas como o Dr. Tibana
GostoMostrar mais reações
 · Ontem às 0:03
Sheila Chambal
Sheila Chambal Dominador
GostoMostrar mais reações
 · Ontem às 0:15
Euclides Matusse
Euclides Matusse Miguel Chissaque, boa parece que Dr. Tibana esta revelar-se um Professor Regional... O Dr. Zandamela ja afirmou que viveu fora da realidade Mozambicana e esta adaptar-se ao ambiente dentro do profissionalismo acautelado a Lei Mae e agora qual o problema... O Dr. Tibana esta falar da Historia de Mozambique economico parece que Sr. Zandamela esta no terceiro ano prestes a escrever a Licenciatura...convenhamos so falta chover para cima... ja vimos tudo.
GostoMostrar mais reações
 · 
2
 · Ontem às 1:04
Manuel Chipeja
Manuel Chipeja O que tem que ressaltar aqui - e alguem tem que chamar atenção ao Sr. ZANDAMELA que ele é um funcionário público e trabalha para todos nós e merecemos e temos direitos de dúvidas e questionamentos. Nem que sejam "absurdas" na óptica dele. E ele ganha e bem pelo seu trabalho.
E NÃO ESTÁ A FAZER UM FAVOR NENHUM A ESSE PAÍS E A ESSE POVO. Nem o PR já disse isso alguma vez. Alias o Presidente Nyussi diz que é empregado do Povo. E o Sr. Zandamela não está e nem pode estar acima do PR. Se amanhã ele vai embora o país não vai morrer. Nem nós morreremos. Por isso alguém tem de lhe dizer para olhar para nós como legítimos donos do país e as respostas que ele tem que nos dar são uma OBRIGAÇÃO DA PARTE DELE.
GostoMostrar mais reações
 · 
8
 · Ontem às 0:19 · Editado
Vanny Nhampoca
Vanny Nhampoca Mas a crise passou mesmo? Mr zandamela deve ter cuidado no uso dos microfones, a sua pontuação depreciou um pouco
GostoMostrar mais reações
 · 
2
 · Ontem às 0:15
Carlos Raposo
Carlos Raposo E uma agitaçao de cargo k ele transporta.
GostoMostrar mais reações
 · Ontem às 0:17
Julio Machava
Julio Machava Ainda dou meu voto de confiança ao Dr Zandamela. Ele Toma décisões e assume suas consequências. É um líder nato. Ja a economia é daquelas ciências que só no fim podemos julgar melhor. Haja Mais governantes assim na patria Amada.
GostoMostrar mais reações
 · 
5
 · Ontem às 0:27 · Editado
Vanny Nhampoca
Vanny Nhampoca Eu o vejo como bom líder para já temos 2 incluíndo o pca da edm, se tivermos mais três desses até k pode resultar
GostoMostrar mais reações
 · 
2
 · Ontem às 0:31
Benedito Mamidji
Benedito Mamidji É aí onde nos enganamos. O problema não é a pessoa que ocupa este ou aquele cargo. Há muitos bons profissionais no governo. O nosso problema é estrutural. É preciso atacar o sistema, estudá-lo, reformá-lo, e melhorar para que bons profissionais não acabem pão mandados de uma tal disciplina partidária, seja de que cor for.
GostoMostrar mais reações
 · 
2
 · Ontem às 0:34
Vanny Nhampoca
Vanny Nhampoca Ya, concordo contigo
GostoMostrar mais reações
 · Ontem às 0:45
Euclides Matusse
Euclides Matusse Caro Benedito Mamidji, o que acha que o Sr. Zandamela esta fazer? E preciso por oculos para ver que a medida tomada e estrutual. logo estudada visto ter afirmado que nao conhece muito bem o environment do fluxo e dinamica economia Mozambicana. O homem esta pedir socorro nas reformas e nao estamos escutar...
GostoMostrar mais reações
 · Ontem às 1:18
Euclides Matusse
Euclides Matusse Caro Benedito Mamidji, o que acha que o Sr. Zandamela esta fazer? E preciso por oculos para ver que a medida tomada e estrutual. logo estudada visto ter afirmado que nao conhece muito bem o environment do fluxo e dinamica economia Mozambicana. O homem esta pedir socorro nas reformas e nao estamos escutar...
GostoMostrar mais reações
 · 
1
 · Ontem às 1:19
Benedito Mamidji
Benedito Mamidji Euclides Matusse tens razão até certo ponto. O homem pediu "socorro nas reformas". O Nyusi também o fez quando assumiu o poder. E sabemos os passos que ele deu deste então. O Sr. Zandamela está também - ao que parece - a trilhar o mesmo caminho. A questão que eu colocava era porque são assim as coisas em Moçambique? O processo Moza está longe de ser transparente e isento. Estaremos diante de uma pequena anomalia e as coisas voltarão ao compasso com o novo xerife do banco central? Ou cairemos na rotina deja vu? Não tenho respostas para estas questões.
GostoMostrar mais reações
 · 
1
 · Ontem às 1:26 · Editado
Euclides Matusse
Euclides Matusse Caro veja bem, sao situacoes diferentes; o PR. Nyusi esta com um pipino grande o homem tem varias frentes deixemos para proximas analises e ocasioes propicias. Alias este e um dos nossos problemas querer argumentar como base de sustento de assuntos que nao estao na agenda. lembra que estamos a falar do assunto do BM, Governador, economia monetaria, MozaBanco e estabilidade anunciada... qual foi acordao que se sustentou o Sr, Zandamela da lei Mae? nenhuma teve que ajustar conforme a dinamica e tomada de decisoes, o homem nao teve tempo. Gostariamos que o Banco Moza ficasse com Piratas, Lobistas?
GostoMostrar mais reações
 · 
1
 · Ontem às 1:41
Benedito Mamidji
Benedito Mamidji O ditado popular nos ensina que não se tapa um buraco abrindo outra cova. O expediente nunca deve estar acima da transparência e da lei. E nem sempre se pode fazer análises isoladas de processos interligados. Nyusi, Zandamela, Maleiane, Rajendra, Kroll e dívidas ocultas, os Mercedes e os Mylove e os homens catana é tudo assunto associado. Ensinam-nos as ciências sociais a ver a floresta para além da árvore.
GostoMostrar mais reações
 · Ontem às 1:56
Euclides Matusse
Euclides Matusse Ae esta ditado popular, contos, estorias (diferente de Historia). Meu Caro a ciencia tambem provem do erro... ai esta em pensar que algo errado nao produz contribuicao cientifica. A tese constroi se e o tempo dira...
GostoMostrar mais reações
 · Ontem às 2:06
Euclides Matusse
Euclides Matusse Ae esta ditado popular, contos, estorias (diferente de Historia). Meu Caro a ciencia tambem provem do erro... ai esta em pensar que algo errado nao produz contribuicao cientifica. A tese constroi se e o tempo dira...
GostoMostrar mais reações
 · Ontem às 2:07
Benedito Mamidji
Benedito Mamidji Veio de um erro de percurso na investigação, não de uma solução errada a um problema. É diferente. Mas estás certo, ainda é cedo. O tempo nos dirá.
GostoMostrar mais reações
 · Ontem às 2:16
Euclides Matusse
Euclides Matusse Se alguma vez encontraste uma solucao sem pensar!!! que nao teve como prossuposto problema ou indagacao... ai sim posso acreditar que e diferente...😇
GostoMostrar mais reações
 · Ontem às 2:24
Ostwald Mabasso Jr.
Ostwald Mabasso Jr. Eu pouco sei sobre a DR Zandamela e há que ressaltar que algumas políticas restritivas que hoje estão a surtir algum efeito positivo na política monetária foram tomadas pelo antigo governador do BM Ernesto Gove, o Zandamela até então o grande caso em que foi da competência dele é o Caso MozaBanco, o assunto das novas taxas directorias. Mas a política restritiva que permitiu enxugar o metical isso foi obra do Gove. Eu não posso afirmar até que ponto a decisão do Mozabanco seja das mais transparentes a nível do mundo porque sei bem em que País estou e aqui transparente é apenas um vocábulo do qual não sei se acredito lá tanto.
Agora no tocante à crise Ela existe e não precisa ser super entendido em economia pra perceber isso, dizer que está havendo melhorias na Balança de pagamentos e esforços na redução da inflação isso é outra coisa. O discurso não pode ser uma falácia do tipo as pessoas não percebem o Russo Económico que o mesmo diz. 
A economia está sendo impulsionada por vários actores desde nacionais as políticas monetárias, as políticas financeiras, políticas sociais, a conjuntura económica mundial tudo isso influi na economia. As recessões econômicas não podem e nunca serão corrigidas a partir da política monetária apenas. O Gove no meu intender deu um passo gigantesco pra a Almofada do Dr Zandamela porque a apreciação do metical face ao dólar e outras principais moedas de troca isso digo não é obra do Dr Zandamela que se pronuncie se eu estiver errado que enxugou a economia foram os Dr's Gove e Maleiane quando tiram o metical da circulação fazendo com que o dólar perdesse valor no mercado..( Regra da procura e oferta)
GostoMostrar mais reações
 · 
5
 · Ontem às 0:46 · Editado
Vanny Nhampoca
Vanny Nhampoca Mabassa esse é país de panza kkkkkkk
GostoMostrar mais reações
 · 
1
 · Ontem às 0:35
Julio Machava
Julio Machava Tambem Ele é quem tomou a decisão do fecho do Nosso banco. Um banco nocivo a economia.
GostoMostrar mais reações
 · Ontem às 0:36
Apollo Tomicene
GostoMostrar mais reações
 · Ontem às 0:56
Orlando Macuácua
Orlando Macuácua Já tinha lido... És muito devagar pha.
GostoMostrar mais reações
 · Ontem às 9:42
Zacarias Matuassa
Zacarias Matuassa Eu acho que estamos a criar ruidos onde nao existe. O governador do banco foi claro ao referir-se o fim da crise monetaria. Crise monetaria nao tem necessariamente a ver com a crise economica embora estejam correlacionados. Crise monetaria tem a ver com o fluxo do capital financeiro. Nao se esquecam que num passado recente o pais vivia um defice de divisas que ate certo condicionam as importacoes e encareciam a vida dos cidadaos
GostoMostrar mais reações
 · 
7
 · Ontem às 1:05
Domingos Mazivila
Domingos Mazivila Neste caso seria importante que o gov aferisse com 'claridade popular' de que crise se referia.

Estando fora do país, também fico com a percepção de que a intenção política (policy intention) do Governador acabou criando pânico para os interessados e 
o 'povo em geral' com dita comunicação sobre o re-estabelecimento da normalidade em termos de 'política monetária'. Talvez o governador precise de evitar pronunciamentos 'bombásticos e politicamente corretos' sobre a sanidade desta magna instituição, deferindo estes para um porta voz, mais atento à opinião pública?

O RJT expõe alguns pontos críticos nos quais subscrevo e que questionam e talvez nulificariam quaisquer pretensões de tranquilidade quer monetária, quer financeira aqui profanada.

Em caso de tranquilidade 'efectiva' política monetária, talvez se de algum crédito ao BM, embora dito resultado 'conjuntural' seja uma gota no vasto 'shit' que o BM se encontra submergido? Fui!
GostoMostrar mais reações
 · 
2
 · Ontem às 7:42 · Editado
Euclides Matusse
Euclides Matusse Caros, o que acham mesmo que o Sr. Zandamela esta fazer? E preciso por oculos para ver que a medida tomada e estrutual. logo estudada visto ter afirmado que nao conhece muito bem o environment do fluxo e dinamica economia Mozambicana. O homem esta pedir socorro nas reformas e nao estamos escutar.
GostoMostrar mais reações
 · 
1
 · Ontem às 1:21
Júlio Mutisse
Júlio Mutisse E os nossos Gurus como Dr. Roberto Julio Tibana ao invés de escutarem o apelo de trabalhar para a reforma estão a apedrejar o homem. Os mesmos que ontem falavam da necessidade de uma reforma profunda no nosso sistema parece que se esquivam a ouvir o apelo e preferem andar a contramão do convite de repensar nosso sistema financeiro e legal.
Eu, de verdade, prefiro pensar que a conta de Facebook do Dr. Tibana foi pirateada... é que neste assunto está tão achista como muitos coml eu: leigos e mais centrado no Zandamela do que no que precisa ser feito.
PS: prefiro um dirigente que me diga os caminhos que segue com toda a abertura a outros que só me surpreendem com os resultados... muitas vezes adversos. Salvou se ou não o sistema financeiro?
GostoMostrar mais reações
 · 
7
 · Ontem às 7:05
Euclides Matusse
Euclides Matusse E o que tenho visto
GostoMostrar mais reações
 · Ontem às 8:05
Euclides Matusse
Euclides Matusse Caros, o que acham mesmo que o Sr. Zandamela esta fazer? E preciso por oculos para ver que a medida tomada e estrutual. logo estudada visto ter afirmado que nao conhece muito bem o environment do fluxo e dinamica economia Mozambicana. O homem esta pedir socorro nas reformas e nao estamos escutar.
GostoMostrar mais reações
 · 
1
 · Ontem às 1:21
Hobety Luys Muhamby
Hobety Luys Muhamby Parece que Mr Zamdamela está a virar um político. Dizer Moçambique já não está em crise Eu acho isso uma inverdade
GostoMostrar mais reações
 · Ontem às 1:33 · Editado
Filipe Zivane
Filipe Zivane Parece me um "obuse " de canhão a pessoa do Governador. Uso de uma arma de destruição quando se calhar bastasse um golpe de punhal, e depois um texto crítico. Assim parece algo desproporcional, ao feito. Pouco ou nada de "crítica" tal como entendo.
GostoMostrar mais reações
 · Ontem às 1:59 · Editado
Osvaldo Jetimane
Osvaldo Jetimane Este sr. Sabe que o povo ta sendo obrigado a pagar uma divida da qual nao tem nem nocao de onde vei e foi esse dinheiro? Que de sobre mesa tem que comer mercedes? 
Essas dividas ja foram pagas?
E a proposito nao e promover cerveja pra nos atrapahar, o custo de vida so se baseia em cerveja na casa dele. Pk so podia estar sobre efeito qdo disse tal asneira.
GostoMostrar mais reações
 · 
3
 · Ontem às 6:07
Sergio Baloi Sergio
Sergio Baloi Sergio Dr Roberto Julio Tibana palavras mas para que? Si esta tudo claro e descurtinado . Eu sou vou aumentar si BM tinham um pouco de valor com este governador perdeu toda credibilidade.
GostoMostrar mais reações
 · Ontem às 6:16
Vanny Nhampoca
Vanny Nhampoca Modestamente eu quero acreditar contigo
GostoMostrar mais reações
 · Ontem às 9:09
Naldo Manhique
Naldo Manhique Complicado isto
GostoMostrar mais reações
 · Ontem às 6:29
Helder David
Helder David O Homem tem os seus defeitos mas dou mérito ao Dr.Zandamela pela estabilização do metical face a moeda estrangeira.
GostoMostrar mais reações
 · 
3
 · Ontem às 6:46
Manuel Carlos Nhanala
Manuel Carlos Nhanala Em Moçambique não existe seriedade nenhuma nas instituições! !!! tudo porque quando chega-se ao lugar de tomada de decisões, substitui-se todo o intelecto cerebral pelo intelecto estomacal! !!! Isto dá nojo...
GostoMostrar mais reações
 · 
3
 · Ontem às 7:02
Júlio Mutisse
Júlio Mutisse Dr. Roberto Julio Tibana: qual o alcance prático das medidas tomadas pelo BM no Mozabanco? Pode ou não o cidadão ficar descansado com relação a robustez do nosso sistema financeiro? Que alternativas práticas se colocavam ao BM na gestão deste caso? Se estivesse no lugar dos dirigentes do BM que medidas tomaria?
Está na hora de os senhores que sabem daquele ofício pararem de criticar só e mostrar outras alternativas. Deixem para nós leigos a indignação mesmo que selectiva.
GostoMostrar mais reações
 · 
24
 · Ontem às 7:09
Jasmin Rodrigues
Jasmin Rodrigues Julio Mutisse e qual o seu Papel...??? Ja se questionou sobre tal?
GostoMostrar mais reações
 · 
2
 · Ontem às 13:53
Júlio Mutisse
Júlio Mutisse Jasmin nenhum. Estás contente?
GostoMostrar mais reações
 · 
1
 · Ontem às 14:04
Júlio Mutisse
Júlio Mutisse Por que não deixa que o debate comece com as respostas à essas perguntas já que aliás, tal como eu, tu JasminRodrigue só perguntas. Tsc
GostoMostrar mais reações
 · 
2
 · Ontem às 14:06
Jasmin Rodrigues
Jasmin Rodrigues Kkkkk chama a isso k fez a pouco um convite ao debate...?!?? Tsc x3!!
GostoMostrar mais reações
 · Ontem às 14:23
Júlio Mutisse
Júlio Mutisse Você fez melhor. É melhor
GostoMostrar mais reações
 · Ontem às 14:37
Jasmin Rodrigues
Jasmin Rodrigues Zzzzzzzzz.....
GostoMostrar mais reações
 · Ontem às 15:00
Jaconias Massango
Jaconias Massango Os apostolos da graça já não existem?
GostoMostrar mais reações
 · 17 h
Humberto Adriano Martins Manhica
GostoMostrar mais reações
 · Ontem às 8:14
Gote Rafa
Gote Rafa Ele pensa que os Moçambicanos são burros da década 80 que nada entendia? Aplaudir roubo e falsidade dele e seus patrões. Se nunca viu uma resolução bancária em toda sua vida profissional então o senhor era contínuo no FMI, porque os funcionários do FMI são melhores profissionais do mundo pelo que sei, não entra lá indivíduo com capacidade limitada em formação profissional. Como já está na rede dos ladrões faz comentário de um surramitico.
GostoMostrar mais reações
 · 
2
 · Ontem às 8:20
Lino Seye
Lino Seye A crise quando despoletou ninguém apareceu e anunciou que estávamos em crise, sentiu-se os efeitos da mesma quando vimos nossa moeda perder valor face às moedas de referência e como consequência imediata disso o poder de compra mais empobrecido por força da carestia da vida.
De igual modo, quando a crise conhecer o seu termino não será preciso que se venha a público fazer-se esse anúncio. As pessoas vão sentir partindo da análise de certos indicadores e sobretudo no efeito da renda sobre o poder aquisitivo por isso julgo que não é nada saudável vir-se aqui entreter as pessoas e fazer confusão aos menos entendidos.
GostoMostrar mais reações
 · 
10
 · Ontem às 8:49
Savage Thomas Sankara Rich
Savage Thomas Sankara Rich O Dr. Tibana esta apenas a exercer a sua liberdade de opinião e acima de tudo o seu dever como académico e intelectual consciente, como poucos há em moz.
Força Dr. Esta certíssimo, o Zandamela descarrilou desta vez.
GostoMostrar mais reações
 · 
3
 · Ontem às 10:08
Luzenda Mazive
Luzenda Mazive Esse assunto deixo para os que entende da economia porque não sei o que está certo ou errado.
GostoMostrar mais reações
 · 
1
 · Ontem às 10:30
Inacio F. Menete
Inacio F. Menete O Governador está no bom caminho. Esse encomodo todo indicia isso. Força RZ
GostoMostrar mais reações
 · Ontem às 10:44
Mussa Abdula
Mussa Abdula O governador do BM tenho fé que alguma coisa está fazer e vai fazer. Ele tem vontade, é verdade que críticas não lhe faltarão, mas não-o Condeno, pois, não é o causador dessa crise económica e por isso devia abster-se de opinar cegamente. Afinal que base tem para poder afirmar com convicção que a crise acabou? Será que o povo que o paga salário comunga a mesma ideia? O Dr. Zandamela, também devia ser mais técnico que politico na defesa de suas ideias.
GostoMostrar mais reações
 · 
2
 · Ontem às 10:50
Abreu Vicente
Abreu Vicente Concordo com os que dizem que o meu amigo Dr Roberto Tibana esta a exercer o seu direito de livre expressao. Agora os outros economistas deste pais que tenham tambem um olhar critico e nao se deixem enganar por medidas paliativas. Concordo tambem com os que dizem que a crise esta ainda longe de ser ultrapassada isto enquanto a oferta de produtos no mercado continuar carissima. Por fim dizer que o Dr. Zandamela esta tambem com o azar de lhe terem dado um Vice- Governador que e mais comissario politico do que um verdadeiro economista, talvez puseram-no la para o controlar e nao deixa-lo tomar medidas a vontade.
GostoMostrar mais reações
 · 
1
 · Ontem às 11:13
Rene Mocambique
Rene Mocambique Não precisa ser economista, a crise só acabará quando acabarem as dívidas e aumentarmos as exportações.... Sou Gestor de Recursos Humanos mas com formação média em contabilidade
GostoMostrar mais reações
 · 5 h
Sarmento Abel Sande
Sarmento Abel Sande Triste sina dos moçambicanos.
GostoMostrar mais reações
 · 
1
 · Ontem às 11:40
Jasmin Rodrigues
Jasmin Rodrigues Caro Tibana- estou 100% de acordo
Consigo! A critica pessoal ao Zandamela surge de uma situacao que ele proprio se submeteu! Teve pronunciamentos perigosos e nada humildes!!! Assumir que nao se deve questionar as decisoes tomadas por ele porque ele ach
a que sao as mais apropriadas e um insulto aos Mocambicanos!! Mais parece mentalidade ee um chefe que nunca esteve exposto a mentalidades mais desenvolvidas!!!! Foi ate Bucal!!! Muito desapontada com o actual Governador...desafiar os Mocambicanos a apresentarem melhor Gestor e de quem nao percebe o seu papel...!!!! 
Sim...tem Razao... Zandamela, Mais vale estar calado por alguns tempos!!! Pois Ja descarregou muita diarreia verbal pelos proximos tempos!!!
GostoMostrar mais reações
 · 
2
 · Ontem às 13:51
Nelson Rede
Nelson Rede As vezes entre seguir uma legislação mal feita e seguir o bem para todos e melhor usar a 2a opção. Para mim o Zandamela tomou uma decisão madura e Boa para gente séria.
GostoMostrar mais reações
 · Ontem às 13:57
Jaconias Massango
Jaconias Massango Uph! Legislação mal feita? Voltamos para os tempos do filósofo Tchaka em que valia o que diziam os espíritos! Regridimos. A constituição está mal feita, a lei penal idem, os juizes podem traçar a sentença que bem entenderem, a policia pode prender a seu bel-prazer!
GostoMostrar mais reações
 · 17 h · Editado
Antonio Sandramo
Antonio Sandramo Eu também vi a entrevista mas fiquei com uma outra impressao .Quando ele falou do fim da crise, ele se referia a crise monetária,e de facto os indicadores monetários estao estáveis e com uma tendência favorável. O sector fiscal ainda continua com problemas mas ele é governador do Banco Central e a ele compete falar dos indicadores monetários que segundo ele estao estáveis . A termos que debater o fim ou nao da crise monetária devemos necessariamente falar da esfera monetária.
GostoMostrar mais reações
 · Ontem às 15:12 · Editado
Alvaro Bembele
Alvaro Bembele O mais caricato e que ele; na qualidade de autor das medidas do Moza, nao tem ompetencias para auto-classificar-se.
GostoMostrar mais reações
 · Ontem às 15:18
Nelson Rede
Nelson Rede Para o Moza nao bastava ter dinheiro para recapitalizar se mas sim, ter dinheiro de qualidade (origem e sustentabilidade dos fundos) e nem ter lobistas em frente do banco. O Zandamela para mim acertou em todos niveis e pronto. Eh verdade que algumas esperavam comprar o banco a preco de drogado e nao conseguiram e para tentar cossar o RZ foram encomendando farpas contra o RZ,
GostoMostrar mais reações
 · Ontem às 15:19
Jaconias Massango
Jaconias Massango De acusao em acusao. E estas farpas quem encomendou?
GostoMostrar mais reações
 · 17 h
Nelson Rede
Nelson Rede Os mesmos que se sentiram injustiçados pela sabia decisão. Quando os accionistas do Moza não conseguiram recapitalizar o Banco, muitos esperavam compra lo das mãos do BM a um preço mais baixo mas contra todas as expectativas o RZ tomou um posicionamento que até amim me surpreendeu mas foi a melhor.
GostoMostrar mais reações
 · 10 h
Savage Thomas Sankara Rich
Savage Thomas Sankara Rich O problema do moza é que possui uma estrutura de custos bastante acima da sua produtividade, ou seja, qualquer investidor lúcido apresentaria um plano de negócios acente em um corte brusco das gorduras daquele banco, o que obviamente implicaria fechar alguns balcões e despedir pessoal, e ainda a estruturação do crédito mal parado e quem sabe cobrança publica e coerciva aos devedores... 

Epah, o Zandamela para evitar um novo caso BCM ou Austral, preferiu a Kuhanha e o Figueiredo "o melhor gestor bancário de moz"... 

O tempo e só o tempo dirá o que será do dinheiro dos pensionistas aplicado no moza... Gerir o moza de forma a produzir lucros em 3 anos sem decisões e plano de negocio objectivos... Crowding out...
GostoMostrar mais reações
 · 
1
 · Ontem às 15:41
Jasmin Rodrigues
Jasmin Rodrigues As vezes e preciso implementar cortes radicais de modo que se corte o mal pela raiz.. e isso tb passa pela responsabilização...em menos de 20 anos temos mais histórias com escândalos financeiros do que outra coisa! Parece que este e o modus operandi...... ja agora ate com a KROLL teremos as mesmaa medidas... os culpados? A responsabilizacao.?? Nao importa! O melhor e sempre arranjar a saida menos problematica para os ditos "poderosos" do Pais e claro com consequências ao POVO!
GostoMostrar mais reações
 · 
1
 · 23 h
Cnmutemba Mutemba
GostoMostrar mais reações
 · 23 h
Cnmutemba Mutemba
Cnmutemba Mutemba Só espero que não se sinta desafiado, uma vez ter dito que desafiava qualquer um...
GostoMostrar mais reações
 · 23 h
Solomone Manyike
Solomone Manyike Julgo interessante o debate! Minha observação, haja propostas concretas de como seria resolvido o dilema! Já agora, quem melhor esclarece a questão de preços? Dizia-se o $ e o Rand subiram, agora que baixaram, que se passa com os preços, ex agua mim tal nacional é + cara que gasolina! Alguem ajuda?
GostoMostrar mais reações
 · 23 h
Artur R Jaquene
Artur R Jaquene Dizia um velho ditado... que a reputação de indivíduos é atribuído pelos seus admirados .. pelo estes terem construído uma base de efeitos relevantes na sua careira. ... e o caráter é um valor acrescentado que nós como indivíduos nos atribuímos na ausência de quaisquer telespectadores. .. Ou seja... o carácter não deve, nem pode ser assistido na sua atribuição .. Pode até ser um valor divino. Lhe falta o Dr Rogério Zandamela governador do Banco de Moçambique. .. O CARÁCTER ... fes lembrar a necessidade de avaliar a proveniência de alguns diregentes em actividades de relevo.. como o banco de Moçambique. ... para a busca de Historial a partir da sua proveniência , a árvore parentesco , os abitos e costumes na comunidade onde nasce o dirigente. .. e mais elementos que podem nos conduzir a uma clara e profunda avaliação da sua Conduta.
GostoMostrar mais reações
 · 22 h · Editado
Paulo Simbine
GostoMostrar mais reações
 · 18 h
Joaquim Fonseca
Joaquim Fonseca Ele pensa de era Camoes..."Camoes,na terra de cegos e'rei"...ENGANOU-SE E COMO...
GostoMostrar mais reações
 · 2 h

Sem comentários: