quarta-feira, 12 de julho de 2017

Amurane não está só


Egidio Vaz
10 h ·



Em Fevereiro de 2017 afirmei que o MDM estava no fim e que iria perder todos municípios. Exagerei. Mas já estava a antever a paulada. Cinco meses depois Amurane confirma sua retirada. Eu ja sabia disso em 2016 de que ele e mais alguns membros seniores do MDM estavam a estudar caminhos para um outro partido. E atenção, não está só. Pelo menos um edil do MDM far-lhe -a companhia nessa nova empreitada.

Também soube já em 2016, que um membro do MDM devidamente identificado estava com ambições de substituir Amurane lá em Nampula.

De uma ou de outra maneira, isto equipara-se ao processo de reprodução de seres vivos unicelulares. A única forma de se multiplicar é dividindo-se ao meio, em duas. É a mitose dos partidos políticos da oposição. Os seus líderes foram feitos para ficarem sozinhos tal como as amibas unicelulares jamais se agruparão em um ser vivo pluricelular.
Aguardem mais uma dissidência dentro de poucos meses.

PS: procurem o meu post de 19 de fevereiro neste mesmo mural.


GostoMostrar mais reaçõesPartilhar
249249
3 partilhas
64 comentários
Comentários

Elísio L Leonardo Sendo que MDM só tem 4 municipios, este outro que está para bazzar também não pode ser Amurane porque ja bazzou e nem pode ser Deviz porque não tem como bazzar da sua própria casa.... Só resta meu brada Manuel Araujo ou aquele outro amigo de Zito Do Rosário Ossumane que não lembro nome!

GostoMostrar mais reações · 2 · 10 hManage

Jose Eduardo Um Zito geralmente nao tem por que bazar, so resta mesmo o teu brada.

GostoMostrar mais reações · 7 hManage

Paulo Araujo Estas a falar do puto Orlando Janeiro?

GostoMostrar mais reações · 1 · 7 hManage

Zito Do Rosário Ossumane O senhor Elísio L Leonardo por me entregar minha plataforma que me esta a criar prejuizos avultados em dinheiro e imagem institucional e fica preocupado em fazer-me taags em assuntos dos outros porque?

GostoMostrar mais reações · 7 hManage

Egidio Vaz Zito Do Rosário Ossumane 😃😃

GostoMostrar mais reações · 6 hManage

Zito Do Rosário Ossumane Egidio Vaz nada demais, só há prioridades, cada um com assunto dele. Se criam partidos ou deixam de criar a mim não faz diferença, estou preocupado com um serviço que desembolsei dinheiro e não estou a usufruir. Isso é preocupante! Elísio L Leonardo esta a criar-me empecilhos graves

GostoMostrar mais reações · 6 hManage

Jerry Pelembe Curto claro e grosso...

GostoMostrar mais reações · 2 · 10 hManage

Oleg Kondakov Isso já estava claro. Desde as declarações dele. Ele está fazer muito pela cidade de Nampula. Lembro que lhe sabotaram muito. E veja que Davis também fez o mesmo quando saiu da Renamo. Enfim. O caminho é para frente.

GostoMostrar mais reações · 6 · 10 hManage

Michely da Lisley Verdde. Nampula de hoje è diferente de ontem.

GostoMostrar mais reações · 2 · 9 hManage

Ivanildo Mucavel Anda uma página aqui do município de Nampula, é actualizada diariamente. A cada fim do dia eles divulgam detalhes, máximos possíveis, das receitas diárias daquele município. Coisa muito linda de se ver. Ontem por exemplo, o município colectou e depositou no BCI pouco mais de 700 mil meticais. Imaginem isso multiplicado por 30. Edil simplesmente de parabéns.

GostoMostrar mais reações · 5 · 8 hManage

Dino Sattar Em democracia é assim mesmo.nada é de espantar

GostoMostrar mais reações · 3 · 10 hManage

Manuel Gil Uane Eu acho k o governo devia rever a lei dos Partidos Politicos, nao faz muito sentido num Pais com mais de 40 partidos politicos ainda aparecerem pessoas k nao se identificam com nenhum deles e optem por fundar os seus de modo a garantirem o cargo de presidente do partido. A andarmos assim no futuro cada Moçambicano sera um partido!

GostoMostrar mais reações · 13 · 10 hManage

Francisco De Assis Cossa Pura verdade, e se Amurrane for a perder as eleições do proximo ano o barco dele irá afundar, todos os que lhe seguem irão abandona-lo e criarem outro partido.

GostoMostrar mais reações · 7 · 10 hManage

Dinis Chembene Mas qual é o problema de haver muitos partidos politicos? Afinal não andamos aqui e acola a falar de pluralidade de ideias? Desde que cumpram a lei, para mim, podem ser mil partidos porque isso não constitui problema nenhum.

GostoMostrar mais reações · 1 · 6 hManage

Manuel Gil Uane E o k fazem esses partidos? So aparecem no tempo das eleiçoes para confundirem o povo. Muitos deles deveriam ter a coragem k teve o Maximo Dias de fechar o seu partido. O resultado e k os votos espalham-se e nao vao aonde deveriam ir. Como se explica um partido k consegue as assinaturas necessarias para concorrer as eleiçoes sair delas com menos de 5 votos? Como se explica um partido sem sede propria importar carros todos os dias?

GostoMostrar mais reações · 1 · 4 hManage

Juma Aiuba Ya, mitose mesmo.

GostoMostrar mais reações · 2 · 10 hManage

Yaqub Sibindy Mas voltamos a resgatar à ESPERANÇA de trabalharmos juntos porque às máquinas de escravatura que à Frelimo acciona contra o espírito da genuína Independência e da implementação da verdadeira democracia de Direito e Democrático, obriga o povo e os partidos políticos à se unirem em torno de um Candidato Único da Oposição afim de se libertar da tirania da Frelimo!

GostoMostrar mais reações · 13 · 10 h · EditadoManage

Francisco De Assis Cossa A sua ideia é muito boa, só resta saber se os outros partidos comungam do mesmo pensamento.

GostoMostrar mais reações · 1 · 10 hManage

Naraikel Uatara Uatara Isso seria bom

GostoMostrar mais reações · 1 · 10 hManage

Sidonio Pedro Ninguem o Dlhakama nem o Simango estão ai para o Sibindy.

GostoMostrar mais reações · 1 · 9 hManage

Navalha Agnaldo Navalha Kota Yaqub Sibindy vê como estão as coisas hoje e ontem disse Navalhas mal afiadas eu ja sabia de que a coisa não andava como achavas hoje mais um estraparlamentar que não esteve no bilene

GostoMostrar mais reações · 8 hManage

Izaidino Jaime Muchanga Democracia

GostoMostrar mais reações · 10 hManage

Natercia Mabota

GostoMostrar mais reações · 1 · 10 hManage

Manish Cantilal Ilustre e renamo? Nao vai ficar com maioria dos municipios d centro e norte ?

GostoMostrar mais reações · 2 · 10 hManage

Egidio Vaz o seu melhor tento de sempre foi de cinco autarquias. agora temos 53. sair de cinco para 28...? quando você poder ver um bebê de sete dias com 4 dentes, volta aqui, terá a resposta certa.

GostoMostrar mais reações · 4 · 9 h · EditadoManage

Natercia Mabota

GostoMostrar mais reações · 1 · 10 hManage

Calisto Malate

GostoMostrar mais reações · 1 · 9 hManage

Samuel Chacate

GostoMostrar mais reações · 9 hManage

Samuel Chacate 7 dentes

GostoMostrar mais reações · 9 hManage

Neves Nhavene Kkkkkkk

GostoMostrar mais reações · 9 hManage

Egidio Vaz Ora, se nao tens mais municipios para 2018 significa que AUTOMTICAMENTE o MDM perdeu um. Já não governa 4. Governa três. E ainda precisa assegurar que ganhe em Quelimane, Gurue...ou mesmo Beira, dependendo do "novo"candidato. Waaaaa. Chafa kwako. Este é mesmo mais que um NIKE. Esse é khunukwa, grande chigwenembwe político. Asfixia pré-eleitoral.

GostoMostrar mais reações · 8 · 10 hManage
Ocultar 21 respostas

Josue Mucauro Não irmão... MDM governa 4 municípios ainda, pôs a assembleia municipal ainda está sob gestão do MDM. O maior erro do MDM foi pensar que o sucesso que teve nas autarquias espelhava obra partidária... Esquecendo que o seu sucesso deveu se em parte, a ausência da Renamo e a situação de instabilidade que o país encontrava como o partido Frelimo na divergências de quem devia ser o próximo Presidente do Partido... Durante esses anos de existência, o MDM em vez de criar novas esferas partidária e conquistar pessoas não ligadas à nenhum partido, optou por procurar levar as caras visíveis dos outros partidos, isso fez com que o MDM fosse uma força política forte (membros e deputados), mas com estabibilidades de "pernas" barro. Dizem que os segundos congressos são os mais importantes, por isso aguardo

GostoMostrar mais reações · 8 · 9 hManage

Navalha Agnaldo Navalha Dos 4 Municipios que hoje Governa o MDM a Renamo Dhakama apenas Governou um, e não me deixa mentir o historiador Egidio Vaz então temos de rever algo que não esta certa na nossa anologia

GostoMostrar mais reações · 7 hManage

El Patriota Só não gostei da forma como Amurane saiu do MDM, mas gosto dos nervos dele, do não levar desaforos para casa e de ter os pés no chão. É muito raro isso vindo de um gajo de uma tribo que apesar de ser a maioria, continua a ser acanhada e distraída. Amurane é o cara.

GostoMostrar mais reações · 3 · 7 h · EditadoManage

Mussá Roots El Patriota...afinal gostou ou não "gostou?"

De que forma saiu Amurane? Não foi de forma "Nervosa" e sem levar desaforo para casa?

E não caia nessa de povo acanhado, que te ensinaram sobre os macuas...se calhar não são é "precipitados" e "agressivos"... Mas sabem morder na hora certa,soprando,sem barulho que os outros têm feito...

GostoMostrar mais reações · 3 · 7 hManage

El Patriota Monstra-me um Dhlakama ou Samora macua...

GostoMostrar mais reações · 1 · 7 h · EditadoManage

Mussá Roots E isso prova oquê? No maximo pode ser prova de não serem "agressivos" "precipitados" e não amarem a "liderança" de forma autoritária...mas não são nada "distraídos" nem "acanhados."

GostoMostrar mais reações · 1 · 7 h · EditadoManage

El Patriota Bro... Somos yesmen, por natureza. Amurane mostrou o contrário.

GostoMostrar mais reações · 2 · 7 hManage

El Patriota Não gostei da saída precipitada e agitada do gajo no MDM... Mussá.

GostoMostrar mais reações · 7 hManage

Mussá Roots Não somos "yes man" El Patriota, não aceite isso que esses nos ensinam...somos calculistas, detalhistas...conhecemos os "timings" certos ...não somos "confusos" mas o somos quando necessário...

GostoMostrar mais reações · 1 · 7 hManage

El Patriota Somos manipuláveis e usáveis...

GostoMostrar mais reações · 1 · 7 hManage

Mussá Roots OK...mas eu vejo de outra forma...

GostoMostrar mais reações · 1 · 7 hManage

El Patriota Eu vejo os factos do dia a dia!

GostoMostrar mais reações · 1 · 7 hManage

Mussá Roots Ver e interpretar são coisas um pouco distintas...
Eh eh eh eh eh eh...

GostoMostrar mais reações · 1 · 7 hManage

El Patriota

GostoMostrar mais reações · 1 · 7 hManage

Mussá Roots Vou dar um pequeno exemplo; recordas daquele fulano que é marhonga de origem,mas que teve o seu cordão umbilical perdido em Morupula, algures em Nampula?
Viste como chegou ao topo?É ou não é um tipo sereno? Calculista? Detalhista? E aparentemente calmo?

Aliás, falando em marhongas...eles também são tidos como "calmos" e "Juízes" no passado de lutas tribais ...mas cuidado com eles, el El Patriota...

GostoMostrar mais reações · 1 · 5 h · EditadoManage

El Patriota Amurane pode cair, mas não deveria... É um gajo com tomates.

GostoMostrar mais reações · 1 · 6 hManage

Mussá Roots Bom...cair,até pode...mas que vai ser um pequeno Deviz, do Norte...isso eu sempre ,suspeitei...e o "people" lhe apoia ,pelo menos lá...a questão étnica feliz ou infelizmente tem o seu peso,no nosso cenário politico...pior com aqueles discursos "anti-corrupção" dele,que não sei até onde são genuínos...

GostoMostrar mais reações · 6 hManage

El Patriota Se for Daviz, que caia. Precisamos de líderes políticos visionários e que representam a todos. Nepotismos e corrupções abaixo.

GostoMostrar mais reações · 6 hManage

Mussá Roots Noooooooo! El Patriota...Deviz,no sentido do domínio que este tem na Beira,fruto também da sua saída quase "heróica" e de alguma vitimização,da RENAMO....entenda,assim...o resto , a ver vamos.
Mas autoritarismo estará lá, sem falta...é pecado original...ele vai sentir-se dono do partido,também...

GostoMostrar mais reações · 6 h · EditadoManage

Fernando Serrão Quissimisse Sendo verdade é chafa kwako de verdade e khunukwa.
Mas ha espaço pra o MDM accionar "N'thembo".

GostoMostrar mais reações · 6 hManage

Miro Guarda El Patriota Yes man por natureza, ah, isso somos

GostoMostrar mais reações · 1 · 3 hManage

Francisco De Assis Cossa Gosto de Amurrane como Presidente do Municipio, mas duvido que vá dirigir bem um Partido com arrogancia que tem capaz de ficar sozinho, neste momento ele tem muitos seguidores que estão a busca de emprego como vereadores e possiveis membros da assembleia, mas se for a perder eleições, todos vão desertar.

GostoMostrar mais reações · 10 · 10 hManage
Ocultar 12 respostas

Olegàrio Samuel Muando Falou e disse ilustre....pode até ter competências, popularidade e tudo mais, porém a arrogância poderà até certo ponto traí-lo....

GostoMostrar mais reações · 1 · 10 hManage

Endo Atumane Nesse caso o que querem dizer com arrogancia ?? Ser transparente? Não colaborar com ladrões? É isso que chamam de arrogância?

GostoMostrar mais reações · 1 · 9 h · EditadoManage

Francisco De Assis Cossa Os pronuciamentos dle, demostra ser pessoa dificil de-se trabalhar, e mais achas que na frelimo nao existem problemas? Mas sentam e conversam internamente, pelo que notei ele não quis isso.

GostoMostrar mais reações · 2 · 9 hManage

Pedro Luciano Endo Atumane o nosso problema reside concretamente aí. Um bom funcionário é dores de cabeça. Todavia, a lei é difícil de cumprir principalmente na nossa ambição de enriquecimento ilícito. ..nos amamos roubar. Quando temos um emprego onde não roubamos ou praticamente arduamente a corrupção achamos não ser bom emprego.

GostoMostrar mais reações · 2 · 9 hManage

Hilton Bruno Será que o Davis deu espaço pra debate interno? Na minha óptica ele dava ordem, fugiu do real foco na qual foi fundado o MDM, ele quis e ta monopolizar o MDM, fica tipo é presidente dos 4 municípios e nomeia quem é da sua confiança pra os cargos pilares do mesmo. Arrogante na minha opinião é cota Sima

GostoMostrar mais reações · 2 · 9 hManage

Endo Atumane Francisco De Assis Cossa, ninguém nasceu para passar a vida a suportar problemas que pode se livrar.. Se estou num grupo de trabalho não significa que tenho de engolir todos os sapos só para me manter no grupo..

GostoMostrar mais reações · 9 hManage

Endo Atumane Pedro Luciano, é isso aí, você é admitido numa empresa e é obrigado a trabalhar mal enquanto sabe trabalhar bem..

GostoMostrar mais reações · 9 h · EditadoManage

Celso Raul Carlos TwoCr Acho que não se pode classificar 1professor de matematica de mau, porque não sabe falar Inglês. Ai estariamos a classificar o profissional pelo lado que menos interessa. O Amurane como Presidente do Municipio ja mostrou tomates, é 1 grande profissional. Se é arrogante isso é conversa de café.

GostoMostrar mais reações · 3 · 8 hManage

Francisco De Assis Cossa Debate é isto, termos opiniões diferentes, agora fiquemos a espera nos proximos o que vai ancotecer.

GostoMostrar mais reações · 1 · 8 hManage

Paulo Araujo Mas o Mahamudo Amurane disse que seria o presidente do tal Partido novo?

GostoMostrar mais reações · 1 · 7 hManage

Egidio Vaz Paulo, acho que ele vai concorrer coligado com o MDM sendo ele candidato pelo MDM ao mesmo tempo líder do partido que criou

GostoMostrar mais reações · 1 · 7 hManage

Francisco De Assis Cossa Egidio resta saber se o MDM irá aceitar tal coligação.

GostoMostrar mais reações · 7 hManage

Antonio Zacarias Que vença oque melhor agenda de governação apresentar.

GostoMostrar mais reações · 1 · 10 hManage

Clesio Uqueio Não quero ser propenso a ouvir monturos, que constituem desmedidos entraves na comunicação de ambas as partes. O indivíduo no qual vós depositais crédito, não está destro para proferir uma oratória sequer que se preze, por conta da sua indigência retórica.

GostoMostrar mais reações · 1 · 10 hManage

Fernando Sande aqle vucu vucu d amurane tendia pra sua retirada,mas nao intimida o M.D.M,o partido d galo vai aparecer com um candidato q vai fazer amurane tremer,una ona mbuya fulicani

GostoMostrar mais reações · 1 · 10 hManage

Osvaldo Jocitala Outra referência é igualmente o meu post de 10/02/2017. Pode-se ir para lá!
Esbocei lá o futuro previsível do MDM. A minha profecia a vencer.

GostoMostrar mais reações · 5 h · EditadoManage

Egidio Vaz 3017? seremos fosseis quando esse ano chegar

GostoMostrar mais reações · 1 · 10 hManage

Osvaldo Jocitala Ja corrigido oh E.Vaz. 2017, quis me referir.

GostoMostrar mais reações · 2 · 10 hManage

Da Teca Quando sr Egidio Vaz, escreveu aquele post, disseram que era chantagem.
Agora já estão de acordo. Enfim Amurane abusou MDM.

GostoMostrar mais reações · 2 · 10 hManage

Inacio Joao Madeira Madeira Se formos aprofundar este mal ja se alastrou por quase todo Continente Africano que a riqueza e o bem estar ja não provir do trabalho mas sim do poder a febre ja não tem mãos a medir e os que mais se destacam na vergonhosa corrida ao poder são na maioria analfabetos em tudo e tudo fazem para lá chegarem. A valorização científica e cultural está sendo menosprezada para dar lugar a esperteza e vigarisse isenção da vergonha. O Mundo desenvolvido ja descobriu esta loucura africana e vão tirando proveito negociando com ateus egoístas que só estão preocupados com seu umbigo e o pequeno clube que os rodeia. O silêncio dos intelectuais é muito preocupante por temerem represálias vão deixando o barco afundar sem mexer uma palha.

GostoMostrar mais reações · 2 · 9 hManage

Filipe Nhalungo Intelectuais temem pela vida..

GostoMostrar mais reações · 9 hManage

Inacio Joao Madeira Madeira Concordo plenamente ja o saudoso Martin Luther King dizia que o que mais o preocupava não era atitude dos ambiciosos mas sim o silêncio dos intelectuais

GostoMostrar mais reações · 9 hManage

Yaqub Sibindy Imaginemos que o MDM, Renamo, o novo Partido de Amurane, adiram à exortação de devolver a ESPERANÇA AO POVO em relação à profanação dos valores da Independência e da edificação de um Estado de Direito e Democrático, vandalizado e banalizado pela Frelimo, unindo se na teoria de apoio a um único Candidato, pois não interessa ao país continuar a confiar num campeonato de corrida democrática com um relvado minado!

Os partidos políticos moçambicanos são obrigados a assinar uma trégua eleitoral, afim de unir cinergias políticas para desalojar à hipocrisia política reinante desde à Independência Nacional até hoje afim de reecandelizar uma nova agenda política que garanta futuramente o reconhecimento de qualquer vitória eleitoral e respeito pelas instituições de um Estado de Direito em construção no nosso País!

Teríamos finalmente eliminado o fantasma do desmoronamento do MDM e pelo contrário o MDM ganharia maior relevância para servir de prova de vida que à oposição já atingiu a puberdade política para governar Moçambique inteiro à partir da experiência da presente governação dos 4 Municípios, onde Amurane e Devis Simango, ambos são admirados pelo povo!

A táctica de dividir para reinar tem que ser contraposta pela resposta, de UNIR PARA GOVERNAR Moçambique!

GostoMostrar mais reações · 8 · 9 h · EditadoManage

Edson Nhanombe Impossível isso. Os partidos tem ideologias diferentes. No fundo o senhor devia dizer: unir para chegar ao poder na boleia dos outros. Como o que fizeram com a Reanamo União Eleitoral.

GostoMostrar mais reações · 1 · 9 hManage

Alfredo D. Baltazar Eu ja sugeri isso por varias ocasioes. Mas, sempre notei o crescente odio que membros da Renamo nutrem pelo MDM e seu presidente; incluindo a clara ganancia do Mais Velho em querer tornar-se candidato vitalicio.

GostoMostrar mais reações · 1 · 9 hManage

Yaqub Sibindy Impossível sim, podemos reconhecer, mas o pior de tudo é ver Moçambique e o seu Estado a ser privatizado pela Frelimo, impondo de novo uma escravatura, sob olhar impávido dos partidos políticos da oposição!

Existe condições bastantes férteis para alcançar uma trégua eleitoral afim de Libertar de Novo Moçambique e reforçar a Consolidação de um Estado de Direito e Democrático, desta hipocrisia!

GostoMostrar mais reações · 4 · 7 h · EditadoManage

Costa James uma das causas das fraudes E o factos de muitos optarem por nao votar(abster-se),a uniao dos partidos seria uma solucao imediata do problema,vencer a frelimo,alias a frelimo ja foi vencido varias vezes,mas os resultados E que parecem terem trocado de lugar,visto que antes das eleicoes a maioria diz nao a frelimo,mas chegado o dia poucos se decidem para votar,optam por uma cerveja,um churrasco,um paria,etc....deve tb resolver este problema de abstencao talvez por uma lei obrigatoria ao voto,como tem acontecido com o recenseamento militar.Yaqub Sibindy

GostoMostrar mais reações · 8 hManage

Mavuto Cachingamba Viola Yaqub Sibindy quando estamos no campo de futebol a jogar e perdemos. Em nenhum momento devemos protestar os resultados alegando que o adversário tinha melhores ou jogador com maior visão ou táctica.
Portanto. Se a Frelimo está ganhar egemonia política que até você pensam de privatização de Moçambique e fruto de boa organização dentro e fora. Consubstanciado a boa governação que de olho nos vemos.
Em suma a Frelimo não é culpado da desorganização dos partidinhos que vivem apenas 10 anos. Dai restretura se para outro partidinhos.

GostoMostrar mais reações · 6 hManage

André Adelino Cossa Que pena EU quase que apostava no MDM.... pois outros dois partidos não me convencem....

GostoMostrar mais reações · 9 hManage

Luciano Mapanga "Também soube já em 2016, que um membro do MDM devidamente identificado estava com ambições de substituir Amurane lá em Nampula"" Sera o Fernando Bismarques?

GostoMostrar mais reações · 2 · 9 hManage

Celso Raul Carlos TwoCr Acertaste em cheio. Mas acho muito dificil ter êxitos. Porque cá em Nampula as pessoas demonstram tamanha admiraçao pelo Amurane, muito por culpa dos seus bons feitos.

GostoMostrar mais reações · 2 · 8 hManage

Luciano Mapanga O Amurane que concorra como independente e deixe de nos trazer mais um partido (quanto a mim, desnecessário). Se as pessoas gostam dele vão lhe eleger… não precisamos de mais partidos… já nos bastam os que temos.

GostoMostrar mais reações · 2 · 8 hManage

Jose Eduardo O problema é vencer e nao ter um suporte parlamentar. Será eternamente sabotado. Ate os desavindos, juntar-se-ao para o sabotar.

GostoMostrar mais reações · 1 · 7 hManage

Andre Raimundo Chavane Enquanto a politica continuar um Jack Pot, seremos brindados mais vezes com espetaculos pornograficos como estes, onde homens adultos, com tesao de governar, fornicam-se sem camisinha a luz do dia por causa ou a procura do poder, k povo escondeu no seu dedo.

GostoMostrar mais reações · 1 · 9 hManage

Inacio Joao Madeira Madeira Diz um ditado não haver fumo sem fogo o dedo do povo como fumo não vai resolver nada sem que o fogo seja reestruturado o dedo e só pra inglês ver as decisões são tomadas no fogo.

GostoMostrar mais reações · 9 hManage

Andre Raimundo Chavane Em parte concordo respeitado...

GostoMostrar mais reações · 3 hManage

Carlos Cardoso Vamos ver se ele faz a drifença em relaçao a critica que efetuara aos outros .

GostoMostrar mais reações · 9 hManage

Heleno Bombe O maior beneficiado disso será a frelimo porque os seus votantes vão votar na frelimo, MDM, Renamo, PLDM vão dispersar e dividir os votos entre si!

GostoMostrar mais reações · 1 · 9 hManage

Francisco Pacheco Chigogoro Amurane era uma ferida no dedo do pe do corpo saudavel,ja era necessario amputa lo p evitar cancro pq teimava em n sarar,o destino desse dedo e no aterro sanitario municipal,esse foi politico de AMURANE

GostoMostrar mais reações · 9 hManage

Muthenwason Muhlanga Caro amigo Vaz,
Não é "a mitose dos partidos políticos da oposição " apenas, lembre-se que a mitose dos partidos em Moçambique, inicia com a Frelimo. André Matsangaissa e Afonso Dhlakama, sairam deste partido e criaram a Renamo. Portanto, isto é de nascença, a divisão partiu da célula-mãe!

GostoMostrar mais reações · 3 · 9 h · EditadoManage

Ismael C. Gocaldas Sem comentários,mas uma coisa é certa,Amurane e o seu novo partidinho não irão para muito longe.

GostoMostrar mais reações · 1 · 8 hManage

Sidonio Pedro Não tens comentarios? Estranho! É a primeira vez que te vejo numa situação dessas, sem aqueles teus comentários contudentes, emocionados, principalmente quando se está a falar do glorioso.

GostoMostrar mais reações · 7 hManage

Joel Manhiça Zondiwane Kakakaka...resultado do jogo so depois dos 90 minuntos.

GostoMostrar mais reações · 6 hManage

Dercio Saranga ...É mitose celular...não aguento com a sua metáfora Dr EV.

GostoMostrar mais reações · 1 · 8 hManage

Bizmungo Arape Tuto Oque se dise sempre se fez. Boa visao.

GostoMostrar mais reações · 8 hManage

Lit Safrao Estou decepcionado com Amurane porque com a criação do outro Partido apenas irá dispersar os voto devia aprender com aqueles que mesmo não gostando da postura das suas organizaçoes matem-se lá previligiando combate político internamente para garantir a vitória nos pleitos eleitoral.

GostoMostrar mais reações · 2 · 8 hManage

Edite Juliao Cossa Num passado recente ouvi o edil de Quelimane afirmar que a situação vivida no MDM era crise de crescimento……Será na mesma senda que o Dr. E.Vaz se inspirou para esta metáfora bem acertada da mitose?
A meu ver, o país precisa de uma oposição forte e atenta a forma como o governo dia está a gerir o país e daí procurar oferecer-nos alternativa fiável com ideias claras sobre o que pretende fazer se um dia chegar ao poder. No entanto, os partidos políticos da oposição não focam no essencial na sua missão que é preparar-se para ser governo.
Quem ganha com essa guerra entre vocês? Vossos partidos?

GostoMostrar mais reações · 4 · 8 hManage

Claudino G. Nchumaly Podem ter certeza que a qui nao havera a teoria de mao externa. Assim sobreviveu o ditador dos TRES Z la nas bandas dos grandes lagos, dividindo os pequenos/oponentes para nunca chegarem a cadeira maxima. Sera que alquem de dentro descobriui a formula?

GostoMostrar mais reações · 1 · 8 hManage

Domingos Manga Caro Egídio Vaz, uma questão me inquieta... é apologista do desaparecimento do partido MDM ou ñ? Agradecia uma resposta simples, apenas curiosidade nada pessoal.

GostoMostrar mais reações · 2 · 8 hManage

Egidio Vaz Eu não sou criador do MDM, pelo que pouco importa se desaparece ou não. Quem deve responder esta pergunta são os membros do MDM e seus fundadores. Não tenho legitimidade para responder a sua pergunta, infelizmente.

GostoMostrar mais reações · 2 · 8 hManage

Domingos Manga A minha pergunta visa fundamentalmente perceber se, o Senhor compactua com a ideia do mono ou pluripartidarismo, tendo em conta que é académico facto que respeito. Ñ o associo a nenhum partido, mas agradecia se podesse dar a sua opinião em relação a questão que coloquei, gostaria de tecer algumas considerações em relação ao post de acordo com a sua posição, mono ou pluri...

GostoMostrar mais reações · 2 · 7 hManage

Elias Langa MDM veio para ficar e governar Moçambique. Moçambicanos para todos

GostoMostrar mais reações · 1 · 6 hManage

Germano Mutane Como é bom sonhar...o pesadelo aparece quando desperta e se apercebe que a realidade é muito distante do lindo sonho...

GostoMostrar mais reações · 3 · 6 hManage

Elias Langa O sonho está num bom caminho. ..por isso que estamos a governar em três municípios

GostoMostrar mais reações · 3 hManage

Elias Langa Nampula,Beira, Quelimane e Gurue

GostoMostrar mais reações · 3 hManage

Domingos Manga Corre risco de perder todos Municipios com o regresso do filho do pródigo das matas...

GostoMostrar mais reações · 3 h · EditadoManage

Gitandra Valoyi Se o mesmo não acontece no partidão, é, simplesmente, porque está no exercício do poder.

GostoMostrar mais reações · 1 · 8 hManage

Celso Raul Carlos TwoCr Moçambique. Tantos partidos, já agora oficialmente quantos partidos existem??? Acho que é hora de dizer basta. Para criar partidos e Igreja basta dormir e acordar.

GostoMostrar mais reações · 8 hManage

Catman Mandlazi Será que o Amurane influencia tanto assim? dizem que a morte de uma andorinha não significa que a Primavera acabou? Vamos ver the full game.

GostoMostrar mais reações · 2 · 8 hManage

Lit Safrao A um consciência que fragmentar o Partido em nada irá ajudar para a sobrevivência do mesmo. E os membros das novas organizaçoes devia aprender com isso e espero que Manuel de Araújo não siga esse caminho tenha uma visão mas ampla previligiando debates políticos intenso e calorosos dentro da sua organização e vincar a razão e não obstante prestar o seu capital sócio-politico a ganhar mas Municipios na Zambézia.

GostoMostrar mais reações · 1 · 8 hManage

Zee Mavye Te chamaram de "Profeta Egidio Vaz" e de "Nhamussorro"... hehehehehehehe

GostoMostrar mais reações · 7 hManage

Egidio Vaz houve cartas de insulto directo e escarnio. mas ainda vao a tempo de reconhecer. falta. vem mais uma mitose por ai

GostoMostrar mais reações · 3 · 7 hManage

Zee Mavye Nao so do post, mas lembro Me igualmente da intervencao no Linha Aberta, bastante contundente e que dispertou espiritos em muitos... vamos aguardar que se redimam... heheheheh

GostoMostrar mais reações · 1 · 7 hManage

Catman Mandlazi Nhamusoro Ou Npfiti??? Kusenzeka pianga Mbuya...Ver Tradução

GostoMostrar mais reações · 3 hManage

Armando Muchenessa E alguns lhe chamaram de vidente.

GostoMostrar mais reações · 1 · 1 hManage

El Patriota O que mais me preocupa nisso é a perpetuação de um sistema algoz!

GostoMostrar mais reações · 7 hManage

Monica Chilaule Muita coisa vai acontecer somente aguardar

GostoMostrar mais reações · 7 hManage

Xou Lo Bomau Devis e seu ellenco na beira...... São antro corrupção aberta !

GostoMostrar mais reações · 1 · 7 h · EditadoManage

Egidio Vaz Eu já escrevi sobre a emergência do bipartidarismo em Moçambique. A promessa de que tantos partidos é bom não passa de uma miragem.

GostoMostrar mais reações · 4 · 7 hManage

Domingos Manga Nada pessoal, ñ acha que deviamos apoiar a reconstrução do MDN através da mudança de atitude dos membros daquele partido, porque quando a Renamo zanga se refastela no mato e ficamos na cidade sem oposição para opinar diferente... só tomam posse no parlamento, os mais corajosos por medo de perder regalias mas paradoxalmente o líder no mato!

GostoMostrar mais reações · 1 · 6 hManage

Linette Olofsson Egidio Vaz, que o Mahamudo Amurane agiu de fora dos valores éticos e de um "politico" imaturo , todos nós soubemos e acompanhamos, já o dissemos mil vezes até de que, a roupa suja lava-se em casa e não na praça pública, Ismael Mussa que o diga! Não estou aqui a defender desentendimentos, existe em todos partidos e famílias, mas há que os" tentar "resolver primeiro dentro das 4 paredes como pessoas civilizadas que somos, quem comete estes erros demonstra a sua personalidade e a forma de como ele/ela exerce o poder político, bem o dizes; partidos da oposição! alguns que são apoiados a chegar ao poder, esquecem-se do trabalho simples e humilde das bases desse mesmo partido, de todos os recursos humanos e políticos investidos, de toda a logística que a organização / MDM garantiu a vitória do Amurane, esquecemos-nos que somos da oposição e não do poder. Egidio Vaz quando é que foi realizada a Assembleia Constitutiva do tal partido? O Amurane Nampula já se desvinculou do MDM? quando? quais são esses membros seniores?
Penso que, a lei não permite pertencer a 2 partidos políticos aí, a justiça está distraída e tu a bater palmas para a oposição e a fechares os olhos à questão mas A LUTA CONTINUA!

GostoMostrar mais reações · 7 · 5 h · EditadoManage

Naine Mondlane Carissima #Linete, Somente um individuo com uma mente parelitica pode acreditar que Amurane esta em
condicoes de vencer a Frelimo, Renamo e
MDM. Aonde esta Ismael Mussa da Associacao

Juntos Pela Cidade? Desapareceu do panorama
politico nacional devido a decisoes
precipitadas. Se Amurane pensar que fara a
mesma historia como de Daviz na Beira esta
enganado, o tempo eh outro. Esqueceu que
nao teria ganho eleicoes sem o trabalho do
MDM. Eh claro o politico mais burro da
actualidade. ® Novo Combatente De Moz

GostoMostrar mais reações · 5 hManage

Muzila Wagner Nhatsave Concordo Linette e estou nesse capitulo solidario ao MDM. o que o Amurane fez nao se faz. imaturidade grosseira e falta de responsabilidade

GostoMostrar mais reações · 3 hManage

Egidio Vaz Muzila Wagner Nhatsave vai acontecer com ele. Alguns membros com os quais vai iniciar irão "regressar" para qualquer lado. Mitose democratica.

GostoMostrar mais reações · 1 · 3 hManage

Alcídes André de Amaral Mahamudo Amuarane é uma daquelas tristes vergonhas do nosso país producto duma sociedade composta por individuos sem compromisso, sem respeito pelo grupo e sem consideração da regra básica de convivência civil: respeitar as regras de conivência e ajudar a aprimorá-la. Amurane é um contra-senso! Mais um que pensa que talvez esteja a pensar em criar um outro partido (mais um e um a mais) em que os seus membros vão acabar tendo os mesmos problemas pois não procuramos o problema, mas os nossos problemas. Amurane é uma desgraça para o partido e para a Sociedade - mais do que aplaudirmos aquelas acções (que até podem ser legítimas embora irresponsáveis e infantis) deviamos sim puxar as suas orelhas. Ele não um santo e moralmente superior que os membros do partido, mas apenas mais uma marionete da desgraça!

GostoMostrar mais reações · 1 hManage

Bernardo Mahara gostou do seu comentario

GostoMostrar mais reações · Agora mesmoManage

Mavuto Cachingamba Viola Meu irmão Egidio Vaz, já sei quem será o próximo a seguir a linha de amurane. Aliás, o tal presidente que representa MDM já veio ao público com hipótese de concorrer independente, já veio dizer que lá não há canais de comunicação pelo que usam comunicações social para efeitos. O tal já veio dar razão amurane do que está acontecer, o próprio MDM está cauteloso e nem vão lhe stressar porque Dante mao se assim o fizerem vão perder o tal município.

GostoMostrar mais reações · 6 hManage

Lit Safrao O País oque precisa é de Organizaçoes de Sociedade Civil sérias que possa trabalhar em parceria com o governo alertando ou ajudando o governo administrar o bem público em toda esfera social quanto a bipartidarismo essa é uma realidade em Moçambique e preciso que Frelimo e Renamo ponham a mão na consciência ostilizaçao radical de um e outro nada ajudará para desenvolvimento do País e trabalhar juntos sem balas de ambos mas sim discutir ideias como sairmos desse marasmo de subdesenvolvimento.

GostoMostrar mais reações · 1 · 6 h · EditadoManage

Luis Bila Bem dito, irmão 👏👏 👏

GostoMostrar mais reações · 6 hManage

Gildo Abrao Nesta guerra toda quem sofre os efeitos da ganância pelo poder, é o povo, ou seja somos nós!

GostoMostrar mais reações · 6 hManage

Lit Safrao E importante que seja revista a lei sobre a criação dos Partidos políticos deve no mínimo reunir certas condições básicas uma sede a nível nacional,provincial e distrital, possuir um cota de membros que justifique para o efeitos e estatutos para evitar oportunismo e ruído desnecessário na sociedade.

GostoMostrar mais reações · 6 h · EditadoManage

Fernando Serrão Quissimisse Sendo verdade a retirada do Muhamudo Amurane do partido de galo, o MDM deve imediatamsnte activar alerta laranja pra o Municipio de Gurue e no Orlando Janeiro.

GostoMostrar mais reações · 1 · 6 h · EditadoManage

Silvino Ñhantumbo Mano Egídio eu tenho uma outra forma de ver as coisas, penso que o grande problema não é de serem amibas os da oposição, mas sim, a disciplina partidária nestes partidos não é tão rigorosa como na frelimo, porque se ora vejamos nhancale na matola e pio Matos em quelimane foram tirados alegadamente por motivos de saúde mas até hoje estão vivos, mas como lá a disciplina confunde com a vassalagem nunca vai saber oque houve, pra mim essa atitude é boa pra não se confundirem partidos com empresas que têm donos

GostoMostrar mais reações · 3 · 5 hManage

Silvino Ñhantumbo Há muita coisa que acontece no maior partido, mas talvez seja por experiência e longevidade deste partido nunca vai saber!!! Agora os outros por serem um miúdos ainda não conseguem se conter ou seja usam a democracia de forma nato, essas coisas as vezes tem de saber que oque está escrito pode não ser oque deves se fazer, por exemplo sabe porquê foi tirado vice ministro de interior??????

GostoMostrar mais reações · 1 · 5 hManage

Euclavio Macamo A única divisão que fará bem a este país é a do partido no poder. Essa sim seria algo importante para uma democracia realistica.

GostoMostrar mais reações · 1 · 5 hManage

Rudolph Schniering A disciplina dos outros e ou vai ou raxa se abrir a boca entra mosca e morre de causas naturais desconhecidas. a oposição e mais liberal e da espaço para o livre arbitio que se confunde com falta de disciplina a ascensão do MDM admira a todos.

Preocupa me é a tendência de regionalização dos partidos políticos.

GostoMostrar mais reações · 5 hManage

Rudolph Schniering No final do dia o objectivo dos políticos e dos partidos políticos seria se juntarem para o bem do povo e da nação não para interesses pessoais nampula ia bem hoje assistimos um presidente sem apoio na assembleia e todos projectos a serem reprovados que desempenho se espera a atitude nobre e humilde do Sr Mahamudo Amurane seria de vir ao público pedir desculpas ao povo que o elegeu e ao partido que lhe suportou e fazer as Pázes e continuar a trabalhar pelos munícipes de Nampula .

GostoMostrar mais reações · 1 · 5 hManage

Joao Cuna Meu amigo

GostoMostrar mais reações · 4 hManage

Isma Sale Coisas de cigarra e formiga. Todos eles querem viver a custa do povo humilde.

GostoMostrar mais reações · 4 hManage

Francisco Banda no meu país, não há políticos mas sim, anfíbios ganaciosos!

GostoMostrar mais reações · 1 · 3 hManage

Albertina Abudo Sou pelo debate e resolução de conflitos. Mas parece que a ambição de muitos esta por detrás dessa desunião. Precisamos perceber que nem todos seremos chefes e estaremos no topo das organizações. Não podemos querer todos dirigir. Devemos ter a capacidade de resistir e mostrar que nossa posição de criar mudança na organização era a mais correcta e benéfica para a mesma enquanto lá estivermos. Lembram se de Ismael Mussa, saiu do glorioso para a Renamo e depois para o MDM e por fim para a solidão partidária. Será que foi a melhor alternativa?Acho que não. Acredito que para uma figura pública de uma capacidade extraordinária ele podia influenciar com suas ideias num destes movimentos políticos. Desertar não é em si a melhor forma de resolver o problema. Ele mostrou a sua ambição pelo cargo máximo.

GostoMostrar mais reações · 1 · 3 hManage

Ernesto Nhaule Estratégia política...no fim do dia, Amurane com seu novo partido, MDM e outros, ficam na oposição...

GostoMostrar mais reações · 1 · 3 hManage

Vincent Nhavene O partido do "empregado" conhece bem a expressão "Dividir para reinar" e mesmo que nao tenha sido este a orquestrar saira a favorecido com a dispersão do voto da oposição.

GostoMostrar mais reações · 2 hManage

Mozer Morgan Quem acompanha as tripidacoes d MDM, consegue tirar alguma leitura acerca.
Começou mal, mal vai desaparecer por falta de visao politica madura.

GostoMostrar mais reações · 2 hManage

Paulo Mkali Como alguem disse anteriormente corroboro com suas plavras, a oposicao neste Pais esta dentro da propria FRELIMO, o resto eh resto mesmo!

GostoMostrar mais reações · 1 hManage

Jeremias Portugal Kkkkkkkkk esse madala ja nao é actista social, é um biologo. Madala, es doutorado em genética molecular uke?

GostoMostrar mais reações · 53 minManage

Bernardo Mahara Sr. EgidioVaz e profeta dos patidos da oposicao? Ou e um desorganizador deixe os partido em paz nos precisamos deles para corrigir algumas anomalias dos k se julgam donos deste pais. Sr Vaz, imagina se este pais nao tivesse oposicao o k seria de nos com a frelimo? Para o sr Amurane e um ambicioso politico vazio pk ele nao tem nenhuma historia passada o k ele ker e so dinheiro das eleicoes depois dai vai sentar como aconteceu com o sr Ismael Issa, Taul Domingos e outros
Euclides Flavio adicionou 4 fotos novas — com Eusébio A. P. Gwembe e 19 outras pessoas.
19/5 ·

NAMPULA, UMA EQUAÇÃO MATEMÁTICA SEM RESULTADO:

Alfredo Matata, Fernando Bismarque e Arnaldo Chalaua, NOVO TRIUNVIRATO ou TRIO DE ATAQUE?

Por Euclides Flávio

Os pleitos eleitorais que se avizinham (Outubro 2018) poderão ser bastante renhidos na capital do norte, Cidade Nampula. Informações dos “corredores” dão conta que a Frelimo poderá apostar no actual administrador da cidade de Nampula, Alfredo Matata. Quanto ao Movimento Democrático de Moçambique (MDM) poderá pelo que indica entrar no jogo apostando pelo antigo Jornalista, agora Deputado e porta-voz do galo, Fernando Bismarque. No que concerne a perdiz terá como seu candidato o antigo Deputado e porta-voz da Renamo, Arnaldo Chalaua.

Num quadro destes, podemos presumir que Amurane venha a concorrer como independente ou ainda, se as dinâmicas assim o permitirem, venha a ser representante de um dos maiores partidos de Moçambique. Esta última hipótese é produto da desestruturação das relações entre Amurane e os líderes do seu partido.

Todavia, o que é preciso constatar é que a politica é sempre um campo submerso sociologicamente de muitas contradições e incertezas. Por estas e outras razões podemos afirmar que as eleições nesta cidade serão um momento não só de tensão mas igualmente de redefinição das relações de poder seja no seio do campo político nacional e local bem como dentro dos partidos que estarão na disputa.
Incertezas e nervosismo são marcas registadas no seio dos partidos que disputam a Autarquia da capital nortenha. Porém, de todas as incertezas previstas até ao momento, a maior imprecisão está na figura do Amurane.
Alias, num passado recente, o actual edil de Nampula disse a imprensa que enquanto estiver vivo, a política pode contar com ele por mais 50 anos, algo que vai acontecer “independentemente do apoio ou não do MDM”.

As perguntas que não querem calar são estas: Como é que Amurane pode garantir a sua permanência dentro do campo político de Nampula e, extensivamente, do pais? Será que o actual edil de Nampula pretende abraçar outro partido político ou ira candidatar-se como independente? Responder a estas perguntas constitui por enquanto uma tarefa complicada pois os cenários ainda estão incertos e nada esta determinando.
Portanto, toda e qualquer tentativa de resposta fica ao nível da especulação ou hipóteses fracas. Alias, como dizia Marc Bloch “ a politica as vezes tem sido uma conversa de surdos e mudos”. Ora, toda opinião é livre, mas o facto é que Frelimo não quer perder por nada a Autarquia de Nampula nos próximos pleitos eleitorais, como qualquer um dos maiores partidos, pois, tem plena consciência da importância politica daquela parcela do norte para o desenho das suas estratégias politicas.
Nestes termos, Nampula joga um papel duplo na contagem política pois, é maior círculo eleitoral enquanto província e uma Autarquia relevante na geopolítica interna. Desta modo, este partido preparado pode compactuar com todo tipo de jogo para recuperar esta parcela mas a oposição não esta de braços cruzados. Portanto, convido a todos para um mini jogo hipotético atinente aos próximos pleitos eleitorais em Nampula:

1. A Frelimo apesar de possuir a máquina, não dispõe de candidato com capital político suficiente para fazer face a Amurane, nos próximos pleitos eleitorais que poderá candidatar-se como independente, se os conflitos continuarem no seu partido;

2. Dado ao clima politico que se verifica entre Amurane e MDM, o Edil quer cantar o track da G-pro “o bom filho sempre volta a casa” rumando a sua candidatura para a Renamo, seu primeiro partido.

3. Amurane poderá concorrer como Independente.

Paralelamente a este cenário, alguns membros do galo como Job Mutembeze já denunciam cenários de “cornos políticos” protagonizados pelo actual Edil de Nampula.

Alias, Job Mutombene Mutomoz denuncia que os membros do MDM reclamam que o senhor Amurane colocou em cargos de direcção e chefia, funcionários do município que eram membros da Frelimo, e que, inclusive os assinantes das contas eram pessoas provenientes da Frelimo.

Por outro lado Chalaua, antigo deputado da Renamo já começou a ser apresentado a nível das bases da perdiz como futuro candidato. Ora, mesmo reconhecendo as qualidades políticas do antigo deputado é difícil de equacionar se ele vencera ou não. O mesmo pode se dizer do Matata que também carrega consigo a máquina partidária.
Portanto, fazendo as operações nestes moldes tendo em conta o capital politico e social de cada “candidato” e a história que cada um dos “aspirantes” carrega a nível da capital do norte, é caso para dizer que estamos numa situação de uma operação matemática sem resposta. Neste momento o que se pode dizer ao alto é que a vitória nesta autarquia será um das coisas dédalas olhando para os elementos que arrolamos mais acima. Os partidos políticos irão jogar um papel relevante para a robustez de qualquer candidato mesmo que isso não garanta à prioristicamente a vitoria dos candidatos apoiados pelos partidos.

Euclides Flávio, Jornalista e Historiador



GostoMostrar mais reaçõesComentarPartilhar
106106
2 partilhas
34 comentários
Comentários

El Patriota Em condições normais, num país normal, Amurane, ganharia de longe aos três. Tem obra feita. Limpou Nampula. Devolveu o orgulho macua. Transformou o Conselho Municipal numa máquina de fazer dinheiro. Inaugurou a era da transparência, publicando para nós, as receitas diárias do Município. Puniu os corruptos. Criou uma frota de transporte municipal, que quase fez desaparecer os operadores privados. Nunca recebeu os fundos de Estrada de que tinha direito, mas ele abriu estradas e pontes para os bairros periféricos. Negociou com a Vale a construção de um viaduto de raiz que terminou em dois tempos. Em suma, o homem arrumou Nampula. Nos últimos dias, por razões não claras, desentendeu-se com o seu chefe no partido. Provavelmente isso o penalizará, só mesmo em Moçambique. Noutras latitudes, onde o povo é alfabetizado, onde o roubo de votos e enchimento de urnas, enfim onde a fraude eleitoral não existe, Amurane ganharia essas eleições com uma diferença abismal. Mostrou trabalho e é preciso premiar e encorajar os que trabalham para o bem comum. O resto é treta!

GostoMostrar mais reações · Responder · 14 · 19/5 às 15:30 · EditadoManage

Homer Wolf Assim estás a campanhar a seu favor?!... tsc

GostoMostrar mais reações · Responder · 6 · 19/5 às 13:42Manage

El Patriota Nem o conheço. Só estou a reconhecer o job do gajo, para que outros Amuranes se revelem. Este país é órfão de gente que faz, gente que trabalha.

GostoMostrar mais reações · Responder · 7 · 19/5 às 13:48Manage

Cadu Moreira Subscrevo ó ilustre El Patriota

GostoMostrar mais reações · Responder · 3 · 19/5 às 13:48Manage

Homer Wolf ah, bom...

GostoMostrar mais reações · Responder · 3 · 19/5 às 13:49Manage

Sergio Baloi Sergio Subscrevo El

GostoMostrar mais reações · Responder · 3 · 19/5 às 14:32Manage

Job Mutombene Mutomoz O eleitor de hoje já não se deixa levar por coisas que não tem impacto directo na melhoria das condições das suas vidas.

GostoMostrar mais reações · Responder · 2 · 19/5 às 14:34Manage

Cesar Mawai Hamurane n passa como independent,nenq a RENAMO envista milhoes, nem q a FRELIMO envista bilhoes por hamurane, n vai ganhar apenas ira comprometer a Vitoria do galo na quela parcela do pais.

GostoMostrar mais reações · Responder · 2 · 19/5 às 16:22Manage

Ali Manuel Momade Bem haja dirigentes como Amurane, por mim nem q se candidata-se como independente, com A frelimo ou com A renamo ele merece ganhar pelos feitos dele, um Homem raro em Moz nos moldes da Política., Amurane eu estou consigo Wampula sempre ena vanguarda.

GostoMostrar mais reações · Responder · 4 · 20/5 às 2:16Manage

Luis Mola Tenho vindo a acompanhar ao de longe a tendência, repito tendência, naturalista e até tribalista a que o jogo político pretende levar o país, tendo como cavalo de batalha os municípios. Fico ainda mais aquilintado quando nessa situação enterbefónica há avales de indivíduos cônscios da nossa opinião pública. Sim, os municípios poderão ser essa gota para o entornar do caldo, guerra tribal em Moçambique. Quem pode me elucidar a partir de elementos explicativos, o porque de indicarmos indivíduos naturais como potenciais candidatos a presidente do munícipio? É de Lei? A lei, aponta para o facto de ser cidadão nacional residente no espaço da autarquia a pelo menos dois anos. Indo ao cenere da questão central, município de nampula: O que isso de que candidato fulano vai resgatar o orgulho macua, vai fortificar as raízes macua. Outro dia um ilustríssimo avança aqui nessa plataforma que estava na altura de Amurane criar um partido de base macua e com origens do norte...

GostoMostrar mais reações · Responder · 1 · 20/5 às 4:03Manage

Jossias Ramos Não percebi o seu comentário, mano Luis Mola.

GostoMostrar mais reações · Responder · 1 · 20/5 às 6:15Manage


Escreve uma resposta...




Jessemusse Cacinda Artigo interessante. Acho que as eleicoes serao mais um momento de festa para a nossa democracia. Apenas um reparo, Amurane nunca esteve na Renamo (houve um equivoco aqui caro Euclides Flavio, ele vem das ONGs e do ramo empresarial farmaceutico e directo para a Politica). E tambem nao concordo quando diz que a Frelimo nao tem nenbhum candidato a altura de enfrentar Amurane. Olha o Amurane é um bom presidente sim, mas Nampula tem muitos e outros quadros e que alguns deles sao membros da Frelimo, os quais podem ser solicitados a assumir o desafio.

GostoMostrar mais reações · Responder · 3 · 19/5 às 13:54Manage

Euclides FlavioJessemusse Cacinda, compreendo o seu posicionamento, mas e" preciso recordar que Amurane e" uma das figuras atipicas na historia do Pais. Ele ja militou tanto na Renamo bem como Frelimo. E" verdade que ele vem de ONGs (Ja esteve na Unicef por exemplo) mas isso nao significa que ele sempre foi hostil a politica partidaria. Nao e" menos verdade que ha outros quadros em Nampula. Mas neste momento jogando tacu a tacu penso que Amurane esta um pouco enfrente.

GostoMostrar mais reações · Responder · 19/5 às 14:11 · EditadoManage


Escreve uma resposta...




Eusébio A. P. Gwembe Eu ainda vou aguardar pela comunicaçao oficiosa do glorioso sobre quem sera o seu candidato porque acho que o perfil dos candidatos também vai contar. Há um tempinho fizemos um estudo que tentava identificar as variáveis do comportamento eleitoral em Nampula. O estudo mostrou que 42% tinha votado com os olhos fixos na pobreza, 28% no desemprego, 17% nos serviços (transporte, hospitais, escola, agua, energia) e 12% tinham o voto de fidelidade partidárias. Ainda que não tenhamos determinado em que medida o voto pode relacionar-se com cada uma das variáveis penso que, à partida, Amurane leva vantagem expressiva (parte dos 17% enquanto os outros partem dos 12%). Mas num pais em que o voto tem que ser vigiados, ele necessitará de ter um movimento de apoio para dele saírem os vigiadores.

GostoMostrar mais reações · Responder · 4 · 19/5 às 14:11Manage

Luis Mola Num pais em que os votos devem ser vigiados... Kikiki

GostoMostrar mais reações · Responder · 1 · 20/5 às 4:20Manage

Agostinho Augusto Pork vigiar votos?

GostoMostrar mais reações · Responder · 20/5 às 10:24Manage


Escreve uma resposta...




Negro Africano Dos presumíveis candidatos à presidência do Município de Nampula, a Frelimo mesmo gozando da sua belíssima máquina partidária está claramente em desvantagem devido aos vários escândalos inesquecíveis protagonizados por um sector deste partido. E mais, normalmente os eleitores desta província tem direccionado o seu voto à oposição. Portanto, o próximo candidato, mesmo com as falcatruas recorrentes do partido no poder, seguramente que sairá da Oposição, mesmo sabendo-se que em Política nada é estático.

GostoMostrar mais reações · Responder · 4 · 19/5 às 14:21 · EditadoManage

Job Mutombene Mutomoz Caro Euclides Flavio gostei muito do seu post, pois ele faz uma análise sobre as perspectivas do futuro cenário político que pode ser a eleição na autarquia de Nampula. Isso deve ajudar aos partidos a trabalharem com uma série de possibilidade.

GostoMostrar mais reações · Responder · 3 · 19/5 às 14:30 · EditadoManage

Rose De Carpio Sousa Bravo Euclides Euclides Flavio. Para mim, você é dos poucos jovens lúcidos e acima de tudo inteligente e com uma visão extraordinária na análise dos factos. Hoje, neste artigo extravasaste a dimensão histórica e jornalística na sua descrição. Isto é um texto de verdade. Aqui vigora a interdisciplinaridade e multidisciplinaridade. Eu pessoalmente, estou do seu lado NAMPULA, É UMA AUTARQUIA QUE SO O FUTURO DIRÁ ALGO. Parabéns pelo rico artigo, minhas felicitações pela lúcida análise. Espero não te entregares as assessorias pois, estragam pensamentos e pensadores.
Sua forma de escrever mete inveja aos mais velhos. Podes crer.

GostoMostrar mais reações · Responder · 7 · 19/5 às 14:23Manage

Eusébio A. P. Gwembe Eu penso que o local para a batalha campal vaı ser Beira em virtude de a Renamo pretender humilhar o boss

GostoMostrar mais reações · Responder · 4 · 19/5 às 14:30Manage

Euclides FlavioEusébio A. P. Gwembe, definitivamente voce nao esta bem mano. kkkkk. E" verdade que a Renamo pretende "vingar-se" mas nao sera tarefa facil uma vez que que ja ha raizes fortes criadas naquela autarquia. Ademais, repiso que Nampula sera o "barril de polvora pois, e" um ponto estrategico rumo as presidencias (2019). Na Beira reside o sentiment mas a razao esta em Nampula. hehehhe

GostoMostrar mais reações · Responder · 3 · 19/5 às 14:38Manage


Escreve uma resposta...




Elias Langa Bate papo isso

GostoMostrar mais reações · Responder · 19/5 às 14:32Manage

Elias Langa Onde nos tamos a governar ainda vamos continuar a governar. Esse povo de Nampula não tem nada de burro. Foi um grande organização que pôs MDM e presidente de Nampula no poder.ate hoje Amurane Nampula faz parte do grande MDM
Moçambique para todos Moçambicanos

GostoMostrar mais reações · Responder · 2 · 19/5 às 14:35Manage

Dércio Tsandzana Interessantes colocações, estamos no campo da especulação, como bem referiste caro Flávio. Porém, é preciso notar que os partidos políticos podem estruturar a luta pelo poder, mas não são as únicas vias de lá chegar. Hoje em dia não é exclusivamente necessário pertencer a um partido para que se possa ser eleito (Macron que o diga aqui na França), se Amurane Nampula acha que tem capital político suficiente que avance, aliás, o facto dele ser hoje edil já o dá essa pequena vantagem inicial. Ademais, há dois pontos aqui problemáticos, embora hipotéticos: (1) A Frelimo apesar de possuir a máquina, não dispõe de candidato com capital político suficiente para fazer face a Amurane, nos próximos pleitos eleitorais que poderá candidatar-se como independente, se os conflitos continuarem no seu partido. - Será isso verdade? Como chega a essa conclusão?
2. Dado ao clima politico que se verifica entre Amurane e MDM, o Edil quer cantar o track da G-pro “o bom filho sempre volta a casa” rumando a sua candidatura para a Renamo, seu primeiro partido. - Como assim, Amurane Nampula era da Renamo?

GostoMostrar mais reações · Responder · 3 · 19/5 às 14:36Manage
Ocultar 18 respostas

Bitone Viage Ilustre Dércio, apreciei bastante a sua colocação, entretanto permita-me alerta-lo sobre presumíveis conclusões, o seu número 1 é bastante especulativo tu não tens dados suficientes, para afirmar que a Frelimo não tem um candidato com um capital Político para se candidatar a aquela autarquia.

Aliás ilustre no lugar de falar de capital Político falaríamos do Social.

GostoMostrar mais reações · Responder · 1 · 19/5 às 14:45Manage

Bitone Viage Ilustre Dércio, apreciei bastante a sua colocação, entretanto permita-me alerta-lo sobre presumíveis conclusões, o seu número 1 é bastante especulativo tu não tens dados suficientes, para afirmar que a Frelimo não tem um candidato com um capital Político para se candidatar a aquela autarquia.

Aliás ilustre no lugar de falar de capital Político falaríamos do Social.

GostoMostrar mais reações · Responder · 2 · 19/5 às 14:45Manage

Dércio Tsandzana E eu afirmei algo ou também coloquei uma questão, leste bem como termina o meu comentário no ponto número 1? Caro Bitone Viage.

GostoMostrar mais reações · Responder · 2 · 19/5 às 14:47Manage

Dércio Tsandzana E mais, quem colocou esse ponto não fui, foi o Euclides Flavio, eu estou a problematizar o que ele disse (tal como você, caro Viage), leia bem o texto dele, do início ao fim.

GostoMostrar mais reações · Responder · 2 · 19/5 às 14:49 · EditadoManage

Bitone Viage Me desculpe agora percebi, pensei que tivesse sido você. Então que venhe nos explicar isso o Euclides

GostoMostrar mais reações · Responder · 3 · 19/5 às 14:50Manage

Euclides Flavio Compreendo a sua colocação caro Dercio. Tal como você próprio refiriu logo no primeiro paragrafo. São hipóteses apenas. Quanto a primeira hipótese, o meu posicionamento é este: primeiro é preciso recordar que Amurane ascende ao poder devido a fragilizacao interna da própria Frelimo naquela Autarquia. O candidato vencido pelo actual edil resulta do esforço máximo que a Frelimo encontrou para fazer face ao MDM (Amurane). De la para ca a Frelimo ainda não conseguiu produzir um “candidato” para se bater directamente com Amurane. O segundo argumento que suporta este meu posicionamento pode ser encontrado na colocacao de El Patriota. E" assim, Amurane ja usou cartao vermelho e da Perdiz.

GostoMostrar mais reações · Responder · 1 · 19/5 às 14:55Manage

Dércio Tsandzana Ainda sobre o primeiro ponto, embora no campo especulativo, é preciso recordar que uma das funções dos partidos políticos é essa a tal produção e escolha de ''figuras políticas'' para participar em eleições, então eu tenho dificuldades em dizer se a Frelimo já tem ou não o seu homem capaz de se bater com Amurane, esperemos, pois, bem disseste que a política não é uma certeza - nem precisa ser alguém de Nampula, pode vir de outros cantos do país, já vimos isso suceder antes. Sobre o segundo ponto, para mim surge como uma novidade.

GostoMostrar mais reações · Responder · 1 · 19/5 às 14:59Manage

Homer Wolf Caro pra cá, caro pra acolá, ilustre pra cá, ilustre pra acolá... Mbora lá debater terra-a-terra: Bitone qual é a diferença entre o K político e o social (só para eu perceber)?

GostoMostrar mais reações · Responder · 1 · 19/5 às 15:05 · EditadoManage

Dércio TsandzanaHomer Wolf, onde é que não estás a ver debate? Estás a comentar num espaço onde não existe debate?

GostoMostrar mais reações · Responder · 19/5 às 15:09Manage

Homer Wolf Eu disse "terra-a-.terra"... (I mean sem epípetos)

GostoMostrar mais reações · Responder · 19/5 às 15:10Manage

Dércio Tsandzana Sim, onde é que não existe tal debate?

GostoMostrar mais reações · Responder · 19/5 às 15:11Manage

Homer Wolf ???

GostoMostrar mais reações · Responder · 19/5 às 15:11Manage

Homer Wolf Se quiseres refaço o meu comment (que é uma dúvida apenas):
« Bitone qual é a diferença entre o K político e o social (só para eu perceber)?»

GostoMostrar mais reações · Responder · 19/5 às 15:12Manage

Dércio Tsandzana Nada disso Homer Wolf, eu percebi o teu ponto...deixa o Bitone Viage vir responder, eu já dei a minha opinião.

GostoMostrar mais reações · Responder · 19/5 às 15:13Manage

Homer Wolf Então aguardemos que o CARO ILUSTRE Bitone Viage venha responder, ILUSTRÍSSIMO CARO Dércio Tsandzana...

GostoMostrar mais reações · Responder · 1 · 19/5 às 15:17Manage

Dércio Tsandzana Tsc

GostoMostrar mais reações · Responder · 19/5 às 15:17Manage

Homer Wolf Ahh, agora entendeste o meu ponto!

GostoMostrar mais reações · Responder · 19/5 às 15:18Manage

Homer Wolf Eu sempre que ouvi falar em "capital social" foi no concernente a empresas, nunca a individuos, daí a minha (legítima) dúvida...

GostoMostrar mais reações · Responder · 19/5 às 15:27Manage


Escreve uma resposta...




Homer Wolf Profe Julião, diga de sua justiça, a respeito deste assunto p´se...

GostoMostrar mais reações · Responder · 2 · 19/5 às 14:39Manage

Julião João Cumbane Não estou interessado nesta cogitação, Homer Wolf!...

GostoMostrar mais reações · Responder · 2 · 19/5 às 15:07Manage

Homer Wolf ah, que pena!...😟

GostoMostrar mais reações · Responder · 19/5 às 15:08Manage

Julião João Cumbane Pena nenhuma, Homer!

GostoMostrar mais reações · Responder · 1 · 19/5 às 15:31Manage

Homer Wolf eh eh eh... julguei que o Profe viria dizer que a vitoria da Frel em Nampula eram favas contadas... Enganei-me redondamente

GostoMostrar mais reações · Responder · 3 · 19/5 às 15:33Manage


Escreve uma resposta...




Tailor Ibraimo Taylor Alguns de voces se analizassem o assunto como gestores politico haveria de contribuir,mas alguns sao pessimistas,mas prontos. Fui

GostoMostrar mais reações · Responder · 19/5 às 14:51Manage

Bitone Viage Quando tu dizes venha a ser um dos representantes de um dos maiores partidos de Moçambique, não se esqueça que esse Partido pode ser também a Frelimo, e no início tu deixas claro o candidato pela Frelimo, logo seria bom se fizesse a menção ainda em cima, do que a baixo.

GostoMostrar mais reações · Responder · 2 · 19/5 às 15:01 · EditadoManage

Euclides Flavio Estamos no quadro de presuncoes Bitone Viage. E" possivel que Matata caia em beneficio de Amurane concorendo pela Frelimo. Alias, deixei claro o posicionamento de Vera De Job em relacao a este ponto especifico. Ha um conjunto de factores que pode nos levar a concluir que esta quase que certo que Amurane podera concorrer pela Frelimo. Mas deixa de ser uma especulaxao. Nada foi concluido ainda.

GostoMostrar mais reações · Responder · 1 · 19/5 às 15:00Manage


Escreve uma resposta...




Abinelto Bié A ser verdade o que dizes Euclides Flávio, realmente as eleições em Nampula serão deveras renhidas. Pelo que percebi, há alguns indícios de que Amurane pode, eventualmente, aliar-se à Frelimo e, a ser verdade, também isto, que se cuide a oposição porque Amurane é um indivíduo que goza de muita popularidade em Nampula e faz parte da elite tradicional local. Mas, em parte, caso este se alie à Frelimo pode sofrer algumas represálias no voto... Os escândalos da Frelimo, conforme disse Negro Africano, podem sujar a sua imagem como político. Dar-se-ia bem se concorresse como candidato independente.
Quanto ao Bismarque e ao Chalaua, sinceramente um desses só poderá ganhar se Amuarane for sancionado, se de facto optar por uma aliança política, tal como me referi.

GostoMostrar mais reações · Responder · 4 · 19/5 às 15:02Manage

Negro AfricanoAmurane Nampula já é uma marca consolidada quer queiramos quer não. O seu trabalho em Nampula é visível. Lamentavelmente desentendeu-se com o seu chefe partidário por razões pouco claras mas democracia é também isso mesmo. Se Amurane concorrer como independente pode correr o risco de não ganhar as eleições por causa da falta do pessoal que irá encarregar-se pela fiscalização das mesas de votação.

GostoMostrar mais reações · Responder · 3 · 19/5 às 15:13Manage

Euclides Flavio Pois, Negro Africano. A maquina partidaria sera muito determinante para os proximos pleitos. Sob risco de ele concorrer como independente e sofrer durante o seu mandato pois, terra uma assempleia enfraquecida ou quase inexistente.

GostoMostrar mais reações · Responder · 2 · 19/5 às 15:26Manage

Abinelto Bié Por esse lado podemos concluir que sim, a falta do pessoal para controlar as mesas pode ditar a derrota de Amurane. Mas também insisto que se Amurane optar por uma aliança política, neste caso aliar-se à Frelimo, corre o risco de perder. A Frelimo em Nampula é odeiada.

Mas política é política!

GostoMostrar mais reações · Responder · 2 · 19/5 às 15:30 · EditadoManage

Negro Africano Não antevejo uma aliança Partido Frelimo vs Amurane Nampula, claramente seria derrotado porque a tendência do voto dos eleitores desta província normalmente tem sido para a oposição. Mas enfim, como muito bem dizes em política tudo é incerto.

GostoMostrar mais reações · Responder · 1 · 19/5 às 15:34Manage


Escreve uma resposta...




De Waan Candido Penso k estamos perante uma guerrilha política, onde o povo tem k aprender k não basta o blá blá blá , cada partido e seu candidato devem mostrar credenciais...

Se por acaso amurane concorrer de forma independente deixará pra trás a máquina que o suportou garantui confiança transmitiu e trouxe sorriso ao povo de Nampula ficando como um cidadão a ser experimentado novamente.
Amurane na frelimo seria um acidente, pois andaria em contramão pois julga - se combatente da corrupção desvios de fundos , mas em contrapartida deixando de pensar local... o povo moçambicano incluindo nampulenses vive melancolicamente agastado pelo k o país atravessa na sua economia e isso pode/vai afectar a candidatura da frelimo independentemente do candidato . O povo está atento.
Quanto à renamo penso k esse será o verdadeiro braço de ferro com mdm como nova era de nampula.

GostoMostrar mais reações · Responder · 1 · 19/5 às 15:24Manage

Cadu Moreira Meus caros, nestas todas hipóteses sobre o caminhar politicamente sozinho do MUHAMUDO AMURANE, não nos esqueçamos que qualquer candidato independente em todo o mundo, ou seja, particularmente para a nossa realidade de DEMOCRACIA OBSOLETA, não basta ele apenas ter a pujança publicamente reconhecida mas é necessário que também tenha uma forte BASE SOCIAL que poderá se predispõr a suporta-lo durante a fase da campanha eleitoral e controlar o voto no dia excurtineo, pois já é sabido por todos nós o que acontece na ausência dos fiscais dos partidos da oposição e mesmo quando estes estiverem presentes, sempre o partido no poder consegue...agora, com esta dispersão dos membros para este ou para aquele candidato, tenho as minhas dúvidas que o Dr AMURANE consiga renovar o mandato como independente. A FRELIMO, até pode não ter um bom candidato ou que não seja consensual mas não há dúvidas que tem uma BASE SOCIAL para fazer face a corrida eleitoral. Dércio TsandzanaEuclides Flavio

GostoMostrar mais reações · Responder · 3 · 19/5 às 16:32Manage

Ali Alberto Vahaly Entrei somente para esclarecer que: Mahamudo Amurane nunca foi da Renamo e dificilmente será de um dos partidos velhos.

GostoMostrar mais reações · Responder · 2 · 19/5 às 17:50Manage

Raimundo Pitagoras Lauma Dentre os analistas k desfilaram neste debate haverá pelo menos um k terá vivido o terreno antes e pós convulsões de Nampula para fazer jus com factos?

GostoMostrar mais reações · Responder · 19/5 às 22:42Manage

Eusébio A. P. Gwembe De que convulsoes fala?

GostoMostrar mais reações · Responder · 20/5 às 0:21Manage


Escreve uma resposta...




Fernando Nhaca Peça com algum interesse para os incautos...pena medíocre é na parte final nada diz sobre o candidato provável do MDM...logo, algo está escondendo...Nós ganhamos Nampula e sabemos como voltar a conquistar...SG.

GostoMostrar mais reações · Responder · 2 · 20/5 às 0:03Manage

Gote Rafa Segundo o Isaac Newton o que sabemos é uma gota, o que ignoramos e um oceano. Quem está está perto do poço tem sempre possibilidade beber água limpa e quem vivê longe sempre beber água suja. Na política se diz o poder conquista se não se arranca. A resposta final teremos no da contagem do último voto do dia das eleições. Não adianto com especulação porque o que está nas cabeças dos membros da FRELIMO é fraude e usar a FIR para intimidar ad pessoas para tenham sucesso de fraudar as eleições. A FRELIMO na verdade nunca ganhou as eleições livres e transparentes em Moçambique desde 1994. O MDM não fez uma boa escolha no candidato, Bismarck não é popular. As eleições for livres e iguais transparentes só pode disputar em pé de igualdade a Amurane e Chalaua, partido RENAMO é MDM.

GostoMostrar mais reações · Responder · 1 · 20/5 às 0:18 · EditadoManage

Otilio Mangave Eu acho que qualquer um candidato que venha para o MDM pode vir ganhar as eleições, não obstante ter que concorrer com o actual edil, Amurane. Não nos esqueçamos que o Amurane teve visibilidade graças ao próprio partido que aliás tem sido um exemplo de governação a nível das autarquias por eles governados. Por mim, seria bom que ele fizesse as pazes se alinha se ao MDM.

GostoMostrar mais reações · Responder · 20/5 às 0:19Manage

Eusébio A. P. Gwembe A Frelimo pode voltar a reconquistar Nampula, se quiser. Todos indicativos ate aqui lhe sao favoraveis. Basta um pouco de concentraçao.

GostoMostrar mais reações · Responder · 1 · 20/5 às 0:23Manage

Negro Africano Quais indicativos meu caro. É da fraude que te referes?

GostoMostrar mais reações · Responder · 2 · 20/5 às 1:24Manage

André Cardoso Como assim? Que indicativos a favorecem? O autor do post trouxe aqui elementos que desfavorecem a FRELIMO. E eu acho que tem logica tais elementos por ele trazidos. Avance Eusébio A. P. Gwembe

GostoMostrar mais reações · Responder · 1 · 20/5 às 9:49Manage


Escreve uma resposta...




Ismael C. Gocaldas As eleições em Nampula serão históricas.

GostoMostrar mais reações · Responder · 1 · 20/5 às 0:43Manage

Antonio A. S. Kawaria Já li quase, digo quase, todos os comentários. Gosto de ler cogitacões como esta de Euclides Flavio. Por enquanto não falo muito sobre os candidatos, mas as minhas reflexões até aqui têm sido:
- Como são as eleicões em Mocambique.
- Porquê a Renamo que tinha quase 5 municípios perdeu todos nas eleicões de 2008?
- Como foi possível Daviz Simango ganhar como independente nas eleicões de 2008 e como ganhou ele em 2003 como candidato da Renamo?
- Como é que o MDM e seus candidatos ganharam Quelimane em 2011 e 2013, Nampula em 2013 e Gurué na repeticão em 2013?
- Será que o MDM teria ganho apenas as autarquias que hoje governa? O que faltou para certificar que em muitos outros municípios o MDM perdeu ou ganhou?
- Porquê Manuel dos Santos da Renamo em Renamo que se candidatara para a sua própria sucessão em Nacala-Porto, perdeu nas eleicões de 2008, sabendo que Nacala é bastião da Renamo?
- O destino de Manuel dos Santos.
- A morte política de Álvaro Chale, um membro proeminente da Renamo em Angoche.
- Que tipo de pessoa a Frelimo aceita como seu candidato? Em 2011-2012, a Frelimo mandou cessar 4 edis. Como agiram depois esses adis?
- Que tipo de pessoa, a Renamo e muito em particular Afonso Dhlakama pode aceitar como seu candidato?

GostoMostrar mais reações · Responder · 4 · 20/5 às 0:48Manage

Ali Alberto Vahaly Boas e reflectivas perguntas.

GostoMostrar mais reações · Responder · 1 · 20/5 às 18:28Manage


Escreve uma resposta...




Luis Mola Tenho vindo a acompanhar ao de longe a tendência, repito tendência, naturalista e até tribalista a que o jogo político pretende levar o país, tendo como cavalo de batalha os municípios. Fico ainda mais aquilintado quando nessa situação enterbefónica há avales de indivíduos cônscios da nossa opinião pública. Sim, os municípios poderão ser essa gota para o entornar do caldo, guerra tribal em Moçambique. Quem pode me elucidar a partir de elementos explicativos, o porque de indicarmos indivíduos naturais como potenciais candidatos a presidente do munícipio? É de Lei? A lei, aponta para o facto de ser cidadão nacional residente no espaço da autarquia a pelo menos dois anos. Indo ao cenere da questão central, município de nampula: O que isso de que candidato fulano vai resgatar o orgulho macua, vai fortificar as raízes macua. Outro dia um ilustríssimo avança aqui nessa plataforma que estava na altura de Amurane criar um partido de base macua e com origens do norte...

GostoMostrar mais reações · Responder · 2 · 20/5 às 4:15Manage

Eusébio A. P. Gwembe As proprias eleiçoes orientam-se por um instrumento legal: A lei dos orgaos locais.

GostoMostrar mais reações · Responder · 3 · 20/5 às 8:42Manage


Escreve uma resposta...




Tsemba Mahotse Os nampuleses já experimentaram a governação dos três partidos políticos e, na base disso, é suposto que saibam em quem votar, pois o que conta mais na esfera pública é o que acontece, aparece e não o palavreado requintado dos políticos. Se Amurane tem mostrado melhor governação em relação aos edis passados, é mais provavel que o povo vote nele, independentemente de estar inserido num partido ou não. O povo não tem interesse em saber dos partidos, mas sim em ver boas mudanças no seu habitat. A ùnica forma de Amurane perder, é ser roubado a autoria de todas as conquistas que ele teve.

GostoMostrar mais reações · Responder · 2 · 20/5 às 7:11Manage

José Albano Viva a descentralização.O meu ver e minha recomendação ao eleitor é:Eleger o cantando nativo que conhece bem a étnica, idioma assim como a história local
Porque este é que vai se preocupar em resolver assuntos da sua casa. Ver o exemplo de edil Nampula hoje.Há muitos projeto ai que foram colocados na direção central, mas foram reprovados por verem que não beneficiam o centralismo.Por isso volto a dizer que vamos visualizarmos na descentralização.

GostoMostrar mais reações · Responder · 2 · 20/5 às 8:34Manage

Lazaro Mabunda Interessante reflexão Euclides Flavio. Parabéns por ter provocado este debate com a sua reflexão. Olha, eu não irei entrar nos pontos problemáticos que colocas. Primeiro, acho que há muita gente com capital político em Nampula, desconhecemo-los porque nunca tiveram oportunidade para se mostrar. Seja a Frelimo, seja o MDM assim como a Renamo acredito têm pessoas com perfil para serem candidatos. Os candidatos que avança acho que são apenas potenciais candidatos e neste período teremos muitas especulações. Lembre-se que ninguém conhecia o capital político de Amurane antes de se tornar presidente do Municipio de Nampula. O MDM assim como a Renamo, não tanto a Frelimo, podem recorrer a figuras externas ao partido mas que julgam possuírem perfil para o efeito. O MDM fez isso como Manuel de Araujo, com Amurane, como Venâncio Mondlane, entre outros, e a Renamo fez isso para o parlamento com Yassine e outros. Segundo, eu vejo esta possível cisão no MDM como um teste para o MDM e a democracia moçambicana, muito particularmente de Nampula. Se o MDM apresentar candidato, tal como a Renamo e a Frelimo e Amurane ser candidato independente, a eleição de Nampula vai tornar-se mais interessante do que de qualquer outro ponto até aqui. Quem pode ganhar? Todos podem ganhar: Pode ser Frelimo, MDM, Renamo ou o próprio Amurane. Lembre-se, o grosso dos moçambicanos vota no partido do que no individuo. Ou seja, ainda assistimos um forte alinhamento partidário dos eleitores, ou seja, se sou do partido X vou votar no meu partido e não no manifesto eleitoral ou no perfil do candidato Y. Mas esta eleição iria testar se em Nampula, como como se verificou na Beira e Quelimane, há também desalinhamento partidário ou não, e se os eleitorais se orientam pela racionalidade no seu voto. Se se orientarem pela racionalidade, abandondando o alinhamento partidário, que parece que pode vir a contecer, Amurane pode ser o maior beneficiário. Duas ou três razoes:? 1. Ele está a fazer um trabalho louvável em Nampula, logo pode ter eleitores que votem nele pelo que ele fez e pode ainda fazer por Nampula, 2. A Renamo, MDM e Frelimo poderão dispersar votos, ou seja, os eleitores que mantem uma forte identificação partidária podem continuar a votar no partido. 3. Amurane pode capitalizar o voto dos desalinhados da Frelimo, Renamo e do MDM e ainda dos pequenos partidos além dos que não se identificam com nenhum dos partidos. Mais uma vez, parabens pela reflexão.

GostoMostrar mais reações · Responder · 3 · 20/5 às 9:02 · EditadoManage

Chacate Thinker Grande momento de inspiração Euclides Flavio!

GostoMostrar mais reações · Responder · 1 · 20/5 às 11:49Manage

Crespim Mabuluko Quando andamos a ver tudo a mistura no final do dia só podemos escrever assim, como senhores das ciências sócias. Chegaste até a ir buscar Nelson Traquina nas ciências da comunicação "A opinião é livre mas o facto é soberano".

GostoMostrar mais reações · Responder · 1 · 20/5 às 12:40Manage

Agostinho Augusto Uma reflexão acertada, na verdade as eleições de 2018 terão muito que se falar na cidade de Nampula.

GostoMostrar mais reações · Responder · 1 · 20/5 às 12:43Manage

William Malandeira a ser verdade,seria momento para o deputado bismark desistir,porque nao ira ganhar .

GostoMostrar mais reações · Responder · 1 · 20/5 às 13:41Manage

Salim Armando Armando A capital de nampula é so contar com o doctor Fernando Bismarque

GostoMostrar mais reações · Responder · 1 · 20/5 às 21:52Manage

Jose Beira Beira Eu nao sou politico e leigo na materia se apostarem no Fernando Bismarque seria uma aposta certa para a capital do norte

GostoMostrar mais reações · Responder · 1 · 20/5 às 23:08

Sem comentários: