terça-feira, 13 de junho de 2017

Os Mambas Ganharam e Daí?



Há dias o ex bastonario da Ordem dos advogados de Moçambique, o senhor Timbane escreveu na sua página de Facebook sobre a necessidade de se disponibilizarem os Mercedes que estão criando muita polêmica aos jogadores da nossa seleção.
Meis caros, sou da opinião que, nem os Mambas, muito menos os tais desassetes membros da Comissão Permanente merecem os Mercedes Benzs.
Caríssimos, os Mambas fizeram um grande trabalho, mas isso não implica que eles tenham que receber os Mercedes em detrimento dos membros da Comissão Permanente. Os únicos que merecem estes Mercedes são os milhões de pobres que polulam desesperados no nosso país.
Chega de tamanha hipocrisia e burrice, somos uma nação com cerca de 40% da população analfabeta, será que essa vitória vai alterar essa percentagem?
Somos uma população com cerca de 60% de pobres e esfomeados será que essa vitória vai converter essa percentagem?
Somos uma população com cerca de 30% de desnutridos e sedentos e mal alimentados, será que esse resultado dos Mambas vai alterar essa percentagem?
Somos uma população com cerca de 30% de jovens desempregados, será que essa vitória vai alterar essa percentagem?
Sejamos racionais nas nossas abordagens, não quero tirar o mérito da vitória dos Mambas, mas eles simplesmente cumpriram com suas obrigações patrióticas e não foram além delas , algo que os membros da Comissão Permanente não sabem fazer. Mas isso não implica terem que receber a mesma vergonha recebida pelos membros da Comissão Permanente.
O dinheiro que foi usado para a compra desses tais Mercedes, bem como as dividas que foram contraídas sem o consentimento dos moçambicanos, poderia servir para alguma coisa em benefício de milhares de pobres,esfomeados, desnutridos, desempregados e débeis mentais (analfabetos).
A vitória dos Mambas, deve servir de homenagem em benefício dos milhares de aldrabados, burlado e matrecados pelos vulgos (in) dignos representantes do povo.
Mesmo se no lugar dos membros da Comissão Permanente, os jogadores da nossa seleção receberem esses Mercedes o que irá mudar? Claro que nada.
Vamos continuar a ser transportados em My loves, continuaremos a ser mal servidos pela nossa moribunda administração pública, teremos a continuidade de um ensino precário e desconexo do nosso contexto e desafios.
Esses Mercedes tanto na posse dos Mambas , bem como dos tais membros da Comissão Permanente, sinceramente falando não merecem circular no solo pátrio face a este cenário de crise, meus caros.
Vamos deixar de ser hipócritas e demasiados burros meus compatriotas, esses Mercedes são uma ofensa à nossa dignidade e um insulto ao nosso sofrimento causado por um punhado de ambicioso e vampiros.
Ninguém merece esses Mercedes fora o povo que se encontra quase débil e sem esperança de um futuro próspero.
Somos um país que não se sabe ao certo o que é prioritário, não será com a vitória dos Mambas que devemos definir o que constituem prioridades nesse momento. Se realmente for isso, então a nossa agenda deve ser reformulada no seu todo.
Para terminar anda por aí um áudio do Presidente da República demonstrando sua indignação com a aquisição destas viaturas, não sei ao certo o que pensa que somos o chefe de Estado.
Ele é o boss, se realmente está indignado que mande devolver esses Mercedes, ou converter para o benefício social.
Sua Excia ninguém é criança aqui, vai nos dizer que não sabia dessa aquisição? Afinal quem é o chefe?
Se esta realmente indignado, age meu Presidente, salve os seus empregados que estão deveras frustrados com esse mandato.
Atenciosamente
Bitone Viage
Faculdade e universidadeBelem Do Pará, Pará, Brasil
295 094 pessoas visitaram este local
Mostrar mais reações
22 comentários
Comentários
Américo Matavele Não entendi. Diz que quem merece os Mercedes são os milhões de pobres, e depois diz que os Mercedes não podem circular em Moz, em que ficamos? Populismo.
Mostrar mais reações
Bitone Viage Leia muito bem meu irmão. Vai entender de que forma estes Mercedes devem merecer aos milhares de pobres.
Mostrar mais reações
Bitone Viage Não sei o que é populismo para si. Passar bem
Mostrar mais reações
Dercio Nicolau Desenhado seria=Trocar a aquisicao dessas viaturas por outros fins
Mostrar mais reações
Áice Sebastiao Nhavene #Américo, estás a ser prova do "neo-analfabetismo", o que o jovem Bitone Viage escreveu está muito bem perceptível.

"Um bom crítico, critica até a si mesmo"
Mostrar mais reações
Zé Joel Mano Américo pha
...descansa-la um pouco joni.😃 kkk
Mostrar mais reações
Lúcio Langaa "Vamos deixar de ser hipócritas e demasiados burros...nosso sofrimento causado por um punhado de ambiciosos e vampiros"

Tais ambiciosos e vampiros que meia volta tu te dobras em campanhas apouando—os nas suas roubalheira (ciaVUMA) 

Realmente há muita hipocrisia e mais alguma coisa junta
Mostrar mais reações

Osh Macamo Não mistures assuntos, pá. Kekekek
Mostrar mais reações
Lúcio Langaa Já está tudo misturado aqui djo, futebol política haa tudo aqui
Mostrar mais reações
Osh Macamo Ya, há problemas de coerência. Mas dá para pescar o essencial. Um "essencial" oportuno. 😊
Mostrar mais reações
Bitone Viage Você Lúcio não misture as coisas. Tiveste seu candidato que soubeste muito bem apóia lo e eu respeitei isso.
Mostrar mais reações
Lúcio Langaa Nunca apoiei ninguém eu yuh...
Mostrar mais reações
Bitone Viage Esta bem lúcio
Mostrar mais reações
Osh Macamo Ademais, Lúcio Langaa, todos sabemos o que aquela lista representa, mesmo que não seja tanto da nossa conta.
Mostrar mais reações
Lúcio Langaa Sim Osh, por isso eu não me meti em vota x vota y porque não é da minha conta mesmo
Mostrar mais reações
1
23 h
William Damasio Mbeve É fificil de compreender mesmo, principalmente o discurso do PR: não ssbia medmo?
Mostrar mais reações
Óscar Domingos Sitoe Caro Bitone Viage, tive acesso ao texto mas percebi de forma diferente o que se dizia. Timbane, deixava uma mensagem implícita e irônica nas palavras que compunham aquele texto. Notei que além do que se lia objectivamente, devíamos compreender o subjectivo. Salvo melhor entendimento.
Mostrar mais reações
Marques Jose Marques Os Mambas fizeram nada mais que sua obrigação, aliás, já era sem tempo, até porque os prêmios dos jogos em casa de Victória já é uma boa mola. Os Mercedes devem ser devolvidos e a massa, ser usada para beneficiar realmente o povo.
Mostrar mais reações
Efraimo Neves Boa mola são 40 mil meticais?
Mostrar mais reações
Marques Jose Marques Claro. Aqui na Pátria amada, esse valor está muito acima de salário mensal de muita gente. Além de que eles fizeram a sua obrigação
Mostrar mais reações
Efraimo Neves Desculpa lá, mas para um mexer um Dominguez não chega nem para um final de semana. É claro que não jogam pelo dinheiro , mas daí a confundir com boa mola
Mostrar mais reações
Marques Jose Marques Para eles pode não ser, nos clubes que eles jogam ganham muita massa. Nem devia sequer pensar em jogar pelo dinheiro na seleção. Não nos podemos dar ao luxo de pagar pelo que não temos, e olha que faltam muitos jogos, e se ganharem os próximos, é mais mola nas suas contas. Para os que jogam nos clubes pequenos aqui em moz, é salário de mais de um mês
Mostrar mais reações
Mostrar mais reações
Homer Wolf Eu acho que essa de que os Mambas são quem merecia os Mercedes, náo passa de uma "maneira de dizer", tal como o é dizer-se que os milhóes mozes é que os merecem... 
Nem entendo porquê tanto alarido em torno de um fait-divers desses...
Mostrar mais reações
Nélio Francisco Nfm Cada qual faz seu trabalho e deve fazê-lo da melhor maneira possível. Não podemos nós pensar que todas (raras) vezes que as pessoas fizerem bem o seu trabalho devem ser vangloriadas com bens luxuosos que sacrificam a nós mesmo. 
Isto é, se os mambas ganharam não fizeram mais do que o seu trabalho e, seu salário já é suficiente como retribuição ao seu esforço. Se ao menos tivessem qualificado, ainda se abriria uma possibilidade de dar um prêmio, mas não um MERCEDES.
Não temos dinheiro pra gastar com isso.
Mostrar mais reações
Vossa Magestade Em plano século 21 ainda falamos do amor a camisola.meus caros nao sejamos pecimistas.futebol nos dias de hoje é uma indústria.movimenta rios e rios de dinheiro.que os mambas sejam pago os premios porque eles merecem.quem empobrece os moçambicanos sao as elites.nao a victoria dos mambas
Mostrar mais reações
Dynha Raul Pedro Os Mambas só fizeram o seu trabalho e nada mais, depois de tantas derrotas precisavam mesmo reverter o cenário. O Estado Moçambicano precisa se preocupar mesmo com a crise que o povo Moçambicano esta a pagar sem saber de onde vem e com a situação actual do País em todos os âmbitos.
Mostrar mais reações
Tomas Gabriel Rui Tui Ilustre #Bitone. bem dito
Mostrar mais reações
Dynha Raul Pedro Magestade mas o que seria prioridade pra si nesse momento? Olhando para a situação que o País apresenta? Acho que é importante olharmos para todos os lados. E saber dar prioridade
Mostrar mais reações
Neclino Chaphata Com esse sururru todo sobre Mercedes aqui Benz aqui, chego a pensar que o País não é exatamente aquilo que se propala por aí, o dinheiro é o que existe demais, só falta vontade de ser usado devidamente. 

É mesmo ridículo ver os Mercedes a pintar nas hostes dos MAMBAS, Deputados e por aí fora, há que recordar a maioria desses têm capacidade financeira de comprar essas viaturas com o que eles ganham, quer um jogador quer um Membro da comissão permanente da AR. 

Há que ter senso de humor para seguir com estes absurdos.
Mostrar mais reações

Romen Ruben Mucavele E squecem que ainda stamos na luta pelo apuramento ao CAN
Mostrar mais reações
Joel Das Sépalas Não estou contra a prosperacão de ninguém, muito pelo contrário. Mas só não vejo o mínimo sentido de no vigésimo primeiro jogo entre Mambas e Zâmbia essa ser a primeira vitória dos Mambas e 14 derrotas , terem que depois merecer os Mercedes, para além de que este é o primeiríssimo jogo para o apuramento da fase final do CAN 2019 (Camarões) . Aliás, vocês já falaram tudo, eles não cumpriram mais do que uma obrigação, tal como qualquer outro profissional tem obrigação de fazer o seu trabalho com zelo.
"Depois do final do ano quando os meus alunos passarem de classe preciso de Mercedes Benze"
Mostrar mais reações
1
23 h
Esperanca Cossa Grande crítico Bitone Viage, estou orgulhosa de ti!♡♡♡
Mostrar mais reações
1
22 h
Filipe Lucas Apoiado Bitone Viagem...

Sublinhado
Mostrar mais reações
1
22 h

Mia Couto Junior Nobre análise. 
Viva a maioria esquecida.
Mostrar mais reações
1
20 h
Nélio Francisco Nfm Ai está, Tomás Timbane diz que o texto não é de sua autoria.
Mostrar mais reações
Fernando Banze Enquanto isso, eu e o povo, vamos andar de MyLove, transportando bacias na cabeça como se estivéssemos a caminhar.
Mostrar mais reações
Mostrar mais reações
Idôneo Pariela Temos sim tantos problemas é verdade. 
Mas ja precisávamos um pouco de sorriso  e os Mambas estão de parabéns por isso.
Até os tais Mercedes merecem porquê não

Sem comentários:

Gadget

Este conteúdo ainda não se encontra disponível em ligações encriptadas.