sexta-feira, 16 de junho de 2017

O ÚLTIMO COMBATE QUE PLANEEI E REALIZEI CONTRA O EXÉRCITO COLONIAL EM CHITIMA

Comments

1
Obrigado, General chingondo Zeca Caliate. Sem querer dizer que alguns de certas regioes eram melhores combatentes do que outros, tenho que realsar que os zambezianos com Felipe Magaia a testa no principio foram muito destacados na luta, mas depois todos terminaram mal - assassinados por ordens do energumano Machel.
O nome de Zeca Caliate marcou-se como o homem da linha da frente na luta anti-colonial enquanto que infelizmente os cabo delgadoanos da tribo maconde em especial eram destacados para matanças, tais cabo delgadoanos como Salesio Teodoro Nalyambipano, Tomé Eduardo, Lagos Lidimo, Roho Moja, Salvador Mutumuque. Eram os corta-pescoços chefiados pelos sulistas Mabote, Moiane, Hama Thai (nome de guerra que recebeu dos vietnamitas), Américo Mpfumo ordenados pelo gazense de nome Samora Machel.
José Jasse Ajape de Morrumbala foi destacado por Machel para comandar na Zambezia contra a Renamo e as suas tropas foram derrotadas pelas forças da Renamo comandadas pelo General Calisto Meque que em 1986 me recebeu com muita pompa em Chire e na base central em Derre na Zambézia a 100 kms de Chire ao outro lado do rio Chire oposto a Nsanje no Malawi.
O missil de varios canos Katyusha (pequena Caterina em russo) era tambem conhecido como Orgao de Estaline durante a Segunda Guerra Mundial. É poderoso, mas nao acerta muitas vezes. O valor desta arma das tropas soviéticas contra as tropas alemas nao eram que acertavam muito. Era o barulho estrondoso que desmoralisava os alemaes.
Obviamente, os soviéticos tinham a sua propria versao de Blitzkrieg (palavra do alemao para dizer "guerra relampago"), conceito de guerra de movimentos do general alemao da Segunda Guerra Heinz Guderian, um dos comandantes na frente russa quando se abriu a guerra contra a Uniao soviética. O conceito guderiano era apoio aéreo aos tanques e tropas em terra a esmagar o inimigo ao mesmo tempo sem lhe dar descanso.
Os soviéticos desenvolveram um outro tipo de Blitzkrieg que consistia de ensurdecer os alemaos com artilharia involvendo os estrondosos Katyusha e artilharia seguido de bombardeamentos aéreos e em seguida a movimentaçao com tanques e infantaria contra o inimigo alemao. Maos outros aspectos vieram a favorecer os soviéticos contra os alemaes: apoio material massivo da Gra-Bretanha e América, frio terrivel de invernos soviéticos a descer abaixo ou -41 graus centrigados e os alemaes nao foram preparados para tal condiçao, o espaço imenso do territorio soviético, mas estradas, a distância que Estaline mantinha dos comandantes no terreno para fazerem o que convinha fazer enquanto que o Hitler (como o Generalissimo Dhlakama em certa maneira) proibia recuos estratégicos e obrigava o que fazer aos Generais.
Segundo o que me disseram, Dhlakama contralava tudo e nao dava liberdade nenhuma aos comandantes para estes porem em pratica os seus talentos militares.
Mais uma vez, obrigado, senhor Zeca Caliate por nos contar a historia honestamente sem mentir e fabricar fantasias como os tipos da Frelimo fazem. É virtude admitir fraquezas e falhas e vicio mentir sobre tudoo como os os homens da Frelimo fazem.

1 comentário:

Helen disse...

Olá
Você precisa de financiar um projeto importante, ou você está procurando o financiamento construir ou comprar seu repouso? Não faças mais perguntas. Nós oferecemos-lhe empréstimos imobiliários, empréstimos de carro e empréstimos pessoais para ajudá-lo.
Email: dimipais13@gmail.com
https://loanmundo.blogspot.com/
Obrigado por nos escolher.