segunda-feira, 12 de junho de 2017

Morreu O Companheiro De Prisão De Nelson Mandela


 1
Companheiros de resistência e organizações da sociedade civil rendem homenagens neste domingo, na Namíbia e na África do Sul, ao emblemático ativista namíbio Herman Andimba Toivo Ya Toivo, um dos pais da independência de seu país e companheiro de prisão de Nelson Mandela. As informações são da Agência EFE.
Herman Andimba Toivo Ya Toivo morreu aos 93 anos depois de ter dedicado a sua vida à causa política e independentista, tendo passado, inclusivamente, 16 anos preso em Robben Island onde se tornou amigo de Nelson Mandela.
O histórico líder foi um dos 36 namíbios detidos em 1966 pelo governo segregacionista sul-africano e encarcerados na ilha-prisão de Robben Island, onde Nelson Mandela passou 18 anos.
Depois de 16 anos encarcerado, Toivo Ya Toivo foi libertado em 1984, tendo-se tornado secretário-geral do movimento por si fundado, mas no exílio.
Em 1989 regressou à Namíbia para assistir e fazer parte do processo de independência do país, tendo sido convidado a integrar o governo de Sam Nujoma.

Sem comentários: