quinta-feira, 15 de junho de 2017

ALUNOS DO ENSINO PRIMARIO REVOLTADOS CONTRA SEUS PAIS E MEDH

Uma denuncia
ALUNOS DO ENSINO PRIMARIO REVOLTADOS CONTRA SEUS PAIS E MEDH
--- Eu fico o periodo todo de aulas sem ir a casa de banho. So faco xixi quando chego em casa porque vou apressadamente depois que as aulas terminam. Desabafou uma menina, aluna na 6a classe.
Outro aluno lamentou o facto de depois que por excepcao de uma visita limpam as casas de banhos, a direccao da escola tranca e veda o acesso e uso de alunos.
Entre estas e outras reclamacoes/denuncias eram nos reportadas de forma clandestina, porem evidentes.
Nossa equipe reservou tempo para busca e apuramento dos factos que poe mal dispostos aos alunos talves de todos niveis de ensinos em escolas publicas, onde as criancas mais conservadoras ja comecam a odiar de escola ao inves de ser um local de atraccao, aprendizagem e amizades.
Tudo porque os alunos sentem se embaracados quando passam horas e horas no recinto escolar sem no entanto satisfazerem se biologicamente ate que toque o ultimo sino de fim das aulas.
De acordo com nossas visitas em instituicoes escolares e alem dos revelados pelos nossos inquiridos, tambem pudemos visualizar cenas totalmente horriveis e desumanas.
Na maioria das casas de banhos escolares com destaque as primarias sao imundicies letais para nossos filhos.
Nem uma unica torneira ou tubo de agua ( canalizacao) algumas escolas nao tem.
Quando certas criancas diziam que e imposaivel entrar nas casas de banhos, provamos que sim. Logo a entrada e notorio rios de urinas. E mais para dentro nem se consegue localizar o buraco ou sanita ou a sua cor devido os charcos de urinas e camadas de fezes recentes e antigas. O cheiro e tao nausebundo que nem mesmo o director pedagogico ou qualquer papai teria a coragem em aproximar ou possuir aquilo em sua casa.
Facto que deixa desmotivados alguns pedizes quando chega a hora de partir para escola e nao so, tambem durante as aulas a concentracao e reduzida, dado que o aluno divide o cerebro entre a materia em estudo e o panico do aperto biologico, a pior sem saber como e onde deve se aliviar.
Ate porque constatamos que em alguns murros plantas e arvores que vedam os recintos tambem estao intoxicados com cheiro de urinas, pois acha se ali como o local razoavel quanto o proprio quarto de banho ou WC.
REAIS CULPADOS
Todos nos somos culpados. Tanto os papais e o ministerio as direccoes arcam cada um sua cota culpa, pelo facto de os papais nao possuirem a etica, ou se as tem, entao nao reservam tempo para transpassar a seus filhos principalmento num assunto tao simples de como usar uma casa de banho e a vantagem da necessidade de cuidar nosso meio mantendo limpesa em locais ondem frequentamos. Far se ia toda uma educacao acompanhada de actos/praticas familiares.
Por outro lado nossos governantes, titulares de cargos pedagogicos e professores tambem sao culpados por falta de proactividades, pois este e um problema ja com barba branca.
Ate porque muitos de seus filhos -- professores por exemplo tambem estudam nestas escolas publicas mal geridas -- por falta de condicoes financeiras para matricular em escolas privadas onde o regulamento e regras de higienes sao estritamente observados.
O ministerio devia introduzir ou anexar em umas das diciplinas primarias pacotes curriculares de sumarios e materias sobre a higiene tanto pessoal, publica como ambientál.
Para o efeito deviam fazer uso de inumeros enfermeiros e tecnicos formados em medicina preventiva -- que so andam ai a vadiar e prostituir e a receberem ordenados de borla -- para lecionar estas aulas. Ensino secundario idem.
Em outros paises existe esta simbiose em todos locais de aglomeracoes e uso publicas.
Porque se um professor pedagogicamente formado nao toma a dianteira na higiene, entao o enfermeiro higienicamente formado sera capaz de evitar isto ate mesmo recorrendo aos mesmos alunos como parte de aulas preticas para limpar os WCs para o bem destes.
Alguns de nos mocambicanos que crescemos ou ja vivemos na diaspora e tivemos o beneficio de multi educacao e cultural aprendemos que a medicina preventiva contribui signitivamente com a reducao dos avultados gastos governamentais em compras de farmacos curativas, onde o dinheiro poupado poderia se aplicar em outras areas sociais ou infraestruturas .
Favor papais e pedagogicos ajudem e ensinem principios valiosos para o futuro brilhante e saudavel de nossas criancas e sociedade em geral, explicando lhes as etiquetas de uso higienico e sustenavel das casas de banhos caseiras e publicas.
GostoMostrar mais reações
Comentar

Sem comentários: