domingo, 4 de junho de 2017

A antiga líder da Aliança Democrática da Africa do Sul, Helen Zille foi suspensa do partido depois de polémicos tweets sobre o colonialismo.

A antiga líder da Aliança Democrática da Africa do Sul, Helen Zille foi suspensa do partido depois de polémicos tweets sobre o colonialismo. Para ela, o colonialismo não foi de todo mau pois foi graças a ele que África do Sul se desenvolveu. Ela também acha que o sistema judiciário era mais independente e íntegro durante o colonialismo.
Bem, cá entre nós, ainda existem Moçambicanos que comungam com mesma ideia. Na verdade, é dificil descolonizar a mente, depois de mais de 200 anos de intensa lavagem cerebral. Coheç a história no link que se segue: https://goo.gl/ekHqcI
GostoMostrar mais reações
Comentários
Suizane Rafael
Suizane Rafael Eh verdade. Onde não havia escola hospital hoje existe. Mesmo assim com colono era melhor
GostoMostrar mais reações
 · 
3
 · 11 h
Geraldo Obra
Geraldo Obra Quando uma criança nasce, e não encontra as mamas da mãe, pode chupar de uma cadela.
GostoMostrar mais reações
 · 
1
 · 11 h
Xavier Antonio
Xavier Antonio Eu concordo com ela.
GostoMostrar mais reações
 · 
3
 · 11 h
Josue Mucauro
Josue Mucauro É um pouco difícil dar uma opinião exacta sobre isso, acredito que no contexto geral o país teve melhorias depois da independência, mas num contexto específico, a província de sofala perdeu mais do que teve na era colonial. só para ter mos noção, a província de sofala fazia parte das 10 mas industrializadas de África, tinha o hotel mas luxuoso de África e tinha os melhores serviços e ofertas hoteleira da região austral, parque nacional de gorongosa era dos melhores do mundo... Mas como disse antes, no contexto geral como país ganhamos mais, sobre tudo no que diz a formação, direito a saúde, oportunidade de melhores empregos... O Porto de Nacala, circular de Maputo, hospital central de quelimane, etc
 · 
8
 · 11 h
El Patriota
El Patriota Porto de Nacala??? Eu acho que a independência foi a maior conquista que tivemos como povos em África. O meu medo é que estejamos a criar novos colonos, mais cruéis que aqueles... Vejam o recente escândalo da África do Sul sobre a casa de Zuma no Dubai, vizinha de outra mansão, de Mugabe.
GostoMostrar mais reações
 · 
1
 · 8 h · Editado
Francisco Domingos Langa
Francisco Domingos Langa Concordo. Mas a guerra civil fez com que o país voltasse muito pra traz. Muitas industras foram sabotadas, animais mortos nos parques. Enfim guerra contribuiu pra o cenario "actual".
 · 
1
 · 8 h
Nelson Blande
Nelson Blande A guerra civil só não findou cedo porque benefiava à maioria. Não havia intenção de findá-la cedo, eis a razão que o país retrocedeu. E notemos que esse retroceder só sucedeu nas províncias do norte e centro, na sua maioria, pese embora Gaza não tenha desenvolvido algo palpável, tanto antes assim como depois da independência.
 · 
1
 · 6 h · Editado
Azarias Chihitane Massingue
Azarias Chihitane Massingue O regionalismo de alguns cegas os completamente. Sofala não era mais industrializado que Maputo (Lourenço Marques). Depois de independência os maiores projectos de industrialização do País estavam mesmo virados para zona centro. Havia projecto montagens de Camiões de marca IFA (se calhar teriam outro nome) precisamente na Beira, estava em construção aquilo que seria uma das maiores indústrias têxteis de África em Mucuba. Portanto a guerra inviabilizou todos estes projectos. Destruiu se a linha de Sena e paralisaram todos os serviços a ela inerentes. Um estudo feito nos meandros da década 80 indicava que o País tinha regredido por cerca de 50 anos. Portanto a estagnação ou o retrocesso do País foi essencialmente devido a guerra. Na verdade nos últimos 20 anos tivemos que começar de quase nada. Agora, para mim que o colonialismo foi necessário para nos civilizar, é uma desculpa dos saudosistas, pois muitos países do mundo fora não foram colonizados na história recente mas não deixaram de serem civilizados
 · 
1
 · 4 h
Azarias Chihitane Massingue
Azarias Chihitane Massingue Era bem possível cooperar sem subjugar. Comprar nossas riquezas sem se expropriarem delas, virem implantar indústrias tal como se faz hoje, sem serem os donos da terra.
 · 4 h
Josue Mucauro
Josue Mucauro Azarias Chihitane Massingue pode me passar o link do estudo feito nos meandros da década 80? A propósito de IFA foi antes da independência, se não me engano séria no pioneiros, quanto a maior indústria Textil diz se que Textafrica, na soalpo, em Chimoio era de longe a melhor... Mas deixa procurar os links e livros para poderemos discutir com fundamentos
 · 3 h
Joao Cabrita
Joao Cabrita Descolonizar a mente de Helen Zille? Foi ela a denunciar o assassinato do activista Steve Biko, quando trabalhava como jornalista no Rand Daily Mail, episódio depois distorcido por supostos descolonizados. O direito à livre expressão do pensamento é obviamente combatido em redes sociais - havendo depois quem nelas aplauda essa violação, sendo Egidio Vaz um deles.
 · 
13
 · 10 h · Editado
Belito Mb
Belito Mb truth
GostoMostrar mais reações
 · 4 h
Clovis Macave
Clovis Macave A colocacao desta senhora deve ser analizada sem cargas emocionais, pois eh muito profunda.
GostoMostrar mais reações
 · 
5
 · 10 h
Sura Rebelo de Oliveira
Sura Rebelo de Oliveira Exatamente. Sem conotações imediatas
GostoMostrar mais reações
 · 
1
 · 5 h
Joao Cabrita
Joao Cabrita Os actuais líderes da AD cedem a pressões do ANC - que sempre negou o direito desse partido governar a Província do Cabo Ocidental, atropelando assim a vontade do eleitorado. Estupidez crassa: vão criar uma divisão no próprio partido, caso Helen Zille decida recandidatar-se como independente. Há partidos da oposição que não primam pela inteligência em toda a parte desta zona do continente.
GostoMostrar mais reações
 · 
2
 · 10 h · Editado
José de Matos
José de Matos Liberdade de expressao punida e manipulada em nome do politicamente correcto quando a helen Zille nem sequer foi ouvida num inquerito!
é de uma desonestidade intelectual atroz afirmar que tudo estava errado no colonialismo ou ate no tempo do moopartidarismo!
GostoMostrar mais reações
 · 
6
 · 10 h
Edgar Cubaliwa
Edgar Cubaliwa Nem tudo estava errado no colonialismo. O colonialismo é errado, foi um erro. Só os viúvos privilegiados desse sistema conseguem ver virtudes nele.
 · 
2
 · 10 h
José de Matos
José de Matos Edgar Cubaliwa , le outra vez o que eu escrevi! De qualquer modo, minha opiniao, tua opiniao, sabemos o que foi o colonialismo, mas nao é isso que esta em causa! Alias, estou cansado de ouvir em Moambique e na africa do Sul o que a Helen Zille, por pessoas que supostamente fram vitimas do colonialismo! O assunto aqui nao é o merito ou demerito so colonialismo!
 · 10 h
Edgar Cubaliwa
Edgar Cubaliwa Mas o pronunciamento da Zille é apologia a virtudes do colonialismo. Eu me recuso a ver virtudes no colonialismo, no nazismo, no stalismo. Eu me recuso a encontrar virtudes em sistemas que subalternizam, desumanizam, inferiorizam, desqualificam os outros. O colonialismo é de uma imoralidade sem dimensão. Se me perguntar se estou feliz com a África actual, claro que não. Mas não preciso resgatar uma virtude inexistente. Tenho convivido em muitos aspectos com a marca do colonialismo que não posso ver virtudes nele. Estava de todo errado. Ele foi um erro para a humanidade.
 · 
7
 · 10 h
José de Matos
José de Matos Edgar Cubaliwa , continuas sem perceber que o importante nem é o conteudo mas sim a liberdade de expressao , na capacidade privada dela, liberdae essa qir foi punida por aproveitamento politico, nao é apologia do colonialismo! Alias, essa suspensao parece que é ilegal na medida em que ela nem foi ouvida pela comissao de inquerito! mas deixemos, nao vale a pena!
 · 10 h · Editado
Edgar Cubaliwa
Edgar Cubaliwa kkkkkkk. Tudo que tem marca opressora não pode ser tido como liberdade de expressão. Pode parecer contraditório mas a liberdade de expressão tem seus limites éticos-práticos. Toda fala tem consequencias reais.
 · 
1
 · 10 h · Editado
Edgar Cubaliwa
Edgar Cubaliwa Dizer que sinto falta do nazismo, exprime a minha liberdade, mas que significado moral e prático isso tem? Todos os gays vão ao inferno. Pretos são filhos do cã e devem servir aos brancos. Tudo isso são liberdades. Mas que consequências isso tem do ponto de vista prático? Mas enfim, estamos a ver os assuntos de angulos diferentes. Vc busca o lado legal. Eu estou mais no ponto etico.
 · 
1
 · 10 h
José de Matos
José de Matos Edgar Cubaliwa , quais saos os limites a liberdade de expressao na minha capacidade individual?!Se disserem que o tempo de Samora foi tudo bom, que os 2 bilioes que naiosao contabilizados nao foram toubados, que as fraudes eleitorais nao foram importantes, etc. etc., etc., essa liberdade tem de ser limitada ? POR FAVOR
 · 10 h
José de Matos
José de Matos Edgar Cubaliwa , tens de ser coerente ou comigo nao conversas! So o o que é moral e pratico deve ser abrangido pela liberdade de expressao ? E quem decide esse padrao ? O assunto aqui nem é o conteudo, ha alguns que defendem as dividas ilegais, as fraudes, etc., o assunto aqui é que ela nem sequer foi ouvida e emitiu uma opiniao pessoal, certa ou errada!
Ponto fina, minha opiniao apenas, ninguem precisa de concordar!
 · 10 h
Edgar Cubaliwa
Edgar Cubaliwa Ninguém vai parar ninguem no que quiser falar, mas tem que assumir as consequencias. E existem temáticas que vão apelar o emotivo antes mesmo de muitos momentos de reflexão. O colonialismo continua sendo a veia aberta africana. Quem se pronunciar como apologista em nome da sua liberdade que se pronuncie. Mas suporte o balde de agua quente que vier.
 · 
2
 · 10 h
José de Matos
José de Matos http://www.news24.com/.../das-u-turn-on-zille-suspension...
The Democratic Alliance (DA) has seemingly made a U-turn in its suspension of former party leader…
NEWS24.COM
 · 10 h
Eliha Bukeni
Eliha Bukeni O que muitos defensores do sucesso economico do colonialismo fazem vista grossa e que tal deveu-se ao uso de um trabalho escravo, nao remunerado. Alguem pode explicar porque Portugal o Portugal anterior a CEE era pauperrimo? Como uma justica do Apartheid era independente se nao reconhecia direitos a maioria. Era independente entre os brancos. A agua canalizada chegava aos bantustoes? Concordo com o Cubaliwa, porque nao se pode atribuir sucesso a algo, cuja premissa para se alcancar foi passar por cima dos direitos humamos de um grupo maioritario para beneficiar uma pequena minoria!
 · 
1
 · 7 h
José de Matos
José de Matos Eliha Bukeni , a posrtagem nao é sobre os meritos ou demeritos do colonialismo! a postagem é sobre a liberdade de expressao e alegadamente ter sido suspensa pelo Partido dela sem ter sido ouvido! Alias, o Partido voltou atras nessa decisao! quem acompanha a politica sul-africana sabe que este caso tem muito mais do que uma simples opiniao, certa ou errada!
 · 7 h
Quim Xavier
Quim Xavier É triste, isso ainda vai levar seculos para alguns ignorantes aceitar que vivemos assim por culpa do colonialismos, nosso piramide socio-cultural parou 500 anos,ms veja em que caminho estamos em menos de 50 anos?
A Europa ja empobrecida a 500 anos teve
 a necessidade de atravessar o Mar em busca da Riqueza.
Se estes colonos nao pensassem assim hoje toda Europa seria pobre e os robados estariam a governar o mundo.Com nossa riqueza teriamos melhores Escola,fabrica,hospitais,etc, é sabido que com dinheiro iriam importar tecnologias caso estes( Europa) tivesse,é isso que o EUA faz,compra o cerebro.
A Colonização foi a pior desgraça para os Africanos em todas vertente.
Fomos robado 500 anos.
Os Africanos ja tinham contacto com a Asia muito antes do Europeus chegarem,tenho certeza que com nossa troca comercial com a Asia ,ja estariamos com as melhores infraestruturas .
A conclusão geral que se pode tirar neste pensar é totalmente racista.
F
GostoMostrar mais reações
 · 
2
 · 10 h · Editado
Kuyengany Produções
GostoMostrar mais reações
 · 
1
 · 10 h
Pedro de Sousa
Pedro de Sousa Grande colocacao do sr José Josue Mucauro. E daki de sofala nem?
GostoMostrar mais reações
 · 10 h
Manuel Chipeja
Manuel Chipeja Alguém já se lembrou de dar um exemplo aqui de um país que nunca foi colonizado. Pois é. Aí está a Etiópia. O que tem de extraordinário que os colonizados não tem? Não estou a favor da colonização mas quero que façam análises frias e realistas.
 · 
3
 · 10 h
Claudio Levy Uamusse
Claudio Levy Uamusse Bom eu exemplo inteligente vc rapaz
GostoMostrar mais reações
 · 9 h
Afonso Gomes
Afonso Gomes Meus caros compatriotas, o colonialismo foi um crime que não devia ter existido na história da humanidade. Sejamos racionais!
GostoMostrar mais reações
 · 
2
 · 10 h
José de Matos
José de Matos O assunto nao é o merito ou demerito do colonismo!
GostoMostrar mais reações
 · 
1
 · 10 h
Afonso Gomes
Afonso Gomes Concordo, mas eu acredito que Africa e Moçambique em particular estaria melhor se não tivesse sofrida a pilhagem (da nossa riqueza) pelos europeus para desenvolver Europa e empobrecer meu país.
 · 9 h · Editado
Claudio Levy Uamusse
Claudio Levy Uamusse Etiópia foi e é i país mas pobre e esfomeado de África mas nunca foi colonizado se pra ti dizer ki É o único país ki nunca foi colonizada
 · 9 h
Claudio Levy Uamusse
Claudio Levy Uamusse Eua, África do sul, China, Egipto, Nigéria etc, foram paises ki foram colonizados pela Inglaterra mas são um dos países mas densevolvidos
 · 9 h
Afonso Gomes
Afonso Gomes Acho que há desconhecimento da história aqui, os verdadeiros donos dos EUA são os índios que hoje estão pobres e marginalizados pelo povo "viente" descendente dos colonos e na Africa do sul, a história é a mesma.
 · 9 h · Editado
José de Matos
José de Matos Afonso Gomes , vai com calma, pode ser ? Olha que muitos de nos tambem conhecemos a Historia, ok ? Por essa ordem de ideias, quem sao os verdaeiros donos de Moçambique, principalmente no Sul ? Os Zulus ? E no Sul de Africa, onde estao os Hotentotes, Bushmam, etc ? De onde vieram os Bantu ? Sao originarios do Sul da Africa ?Na Europa, quem esteve la antes ? Podem reclamar agora a Europa como territorio deles ? Romanos, Visigodos, Moiros, etc. ? Alguem hoje pode dizer "este terrotorio é meu " ? Outra falacia é os 500 anos de ocupacao portuguesa ou europeia, mentira isso! E porque o colonialismo europeu é pior do que, por exemplo, o arabe ?
porque a exploraao colonialista é pior que a exploracao do capitalismo selvagem que vemos hoje ? Para onde vao as riquezas de Africa ? A proposito, qual o papel da corrupcao nos recursos naturais ?

Tens de questionar muito mais, pah!
 · 9 h
Xavier Antonio
Xavier Antonio Há tendência de levar esse tema para o nosso país. Se nós somos atrasados não é porque fomos colonizados. O colono contribui, já eramos atrsados. Há povos que foram interrompidos a sua progressão pelo colonialismo, esses povos quando conquistaram independência retomaram. São varios exemplos: China, Índia, Paquistão, Iraque, Irão. .. quase todo mundo foi colonizado, mas a colonização encontrou-lhes num certo patamar e quando tornaram independentes remotaram.
Moçambique, não havia. Em 1895 Ngungunhana, imperador de Gaza nem tinha o mapa do seu império. Era analfabeto. Foi preso por um licenciado. Uma diferença de noite para dia.
Hoje, não produzimos, só consumimos e orgulhamos por ser melhores pedientes. O sector da educação caiu. Um aluno de 12 classe não sabe fazer redacção sobre uma viagem.
Temos muitos licenciados, mas não temos comida. Alegamos guerra. O país mais destruido pela guerra, após segunda guerra mundial é Vietname, produz mais e chega a nos doar. 
Vamos olhar nos. Vamos parar de culpar os outros e trabalhar.
GostoMostrar mais reações
 · 
11
 · 10 h · Editado
Mouzinho Zacarias
Mouzinho Zacarias Xavier António, meu conterrâneo e amigo aprecio a tua escrita e tua capacidade de análise. Um grande abraço
GostoMostrar mais reações
 · 
2
 · 9 h · Editado
Jeremy Timbe
Jeremy Timbe Relativamente a esta senhora Zille, foi acertada a decisão do partido pois os pronunciamentos dela revelam falta de respeito aos nossos ancestrais Africanos. Relativamente ao que alega que o gungunhana foi preso por um licenciado, quem lhe contou o episodio da sua prisao? Se tiver sido um escritor europeu, entao foste enganado tanto quanto toda a historia escrita por esta gente. E lembre se; enquanto o leao nao poder contar suas peripecias, a glória da caça serà sempre do caçador! É utopia pensar que as pessoas recuperam automaticamente de um genocídio que durou séculos para passar logo ao desenvolvimento sem que haja uma resolucao e um entendimento claro do que aconteceu! No mínimo é puro masoquismo!
 · 7 h
Xavier Antonio
Xavier Antonio Amigo Jeremy Timbe, aceito que fui enganado e me cita a escola que frequentou cujo manual foi elaborado por um africano que não tenha estudado nas escolas dirigidos por europeus. 
Ngungunhana tinha que classe, e onde estudou?
Ngungunhana fez 3 classe n
os Açores, depois de ser preso.
Augusto Mouzinho de Albuquerque era oficial de Cavaralia que fez prisioneiro Ngungunhana.
Aceitar não é ser pequeno.
O orgulho sem conhecimento é nada.
Aprendemos a história escrita por europeus porque não existe escrita por africanos.
 · 
1
 · 6 h · Editado
Xavier Antonio
Xavier Antonio O meu apelo é pararmos de acusar esses ou aquele e trabalharmos seriamente. O que for para aprendermos com europeus, asiáticos ou americanas, vamos aprender.
 · 
2
 · 6 h
Jeremy Timbe
Jeremy Timbe Lamento ter que lhe contrariar Sr Xavier Antonio. De facto todo o conhecimento, tecnologia ou descoberta aqui nesta terra que e desenvolvida e/ou comercializada pelos europeus, trata-se de conhecimento, tecnologia ou descoberta de africanos de pele escura como a sua e a minha. Da escola, aprendemos que os romanos queimaram a biblioteca de Alexandria certo? Mas essa historia não nos ensina que a biblioteca só foi queimada a sua infra-estrutura mas que o recheio, ou seja os livros e todo o conhecimento la presente foi roubado pelos mesmos europeus que escrevem a nossa historia. Roubado para Europa e la, obras clássicas de africanos em todas áreas de conhecimento, foram plagiadas! Obras de africanos reeditadas com nomes de europeus (socrates, pitagoras, arquimedes e toda a bandalhada de europeus que a gente aprende na escola). Ou autores africanos, reis e rainhas foram mortos, feitos escravos. Entenda uma coisa muito bem: A Africa não enviou escravos para a Europa e América; A Africa perdeu para aqueles locais a sua nata fina, feita escravos pelos selvagens europeus. A Africa perdeu os seus melhores que poderiam ter catapultado o continente africano para níveis inimagináveis. A sua função e minha como africanos e como forma de entendermos perfeitamente o que aconteceu connosco e honrar os nossos reis e rainhas, e pesquisar nossa historia e apelar a inteligencia para julgar o lixo que agente e ensinada na escola. Eu pratico o pensamento livre por isso recuso me a aceitar a sua ideia de que a Africa era analfabeta. Se o que eu postar aqui abrir te a mente e entender que tens andando em universidades erradas, ai já podemos debater como sair da situação em que estamos e o que precisa ser feito.
 · 2 h
Jeremy Timbe
Jeremy Timbe O Imhotep e o primeiro gênio que a humanidade já conheceu e e Africano. Consegue imaginar a obra de uma piramide o que envolve de tecnologia para sua construção? e sabe para que os Africanos construíam piramides? Nenhum europeu ate hoje respondeu essa questão de porque os Africanos construíam piramides! Por isso meu caro: Se quiser vencer conheça te primeiro e a infelicidade do Africano, e que não se conhece
 · 2 h
El Patriota
El Patriota Excelente, Xavier. É o melhor comentário que li
 · 41 min
José de Matos
José de Matos http://www.news24.com/.../das-u-turn-on-zille-suspension...
The Democratic Alliance (DA) has seemingly made a U-turn in its suspension of former party leader Helen Zille with a…
NEWS24.COM
GostoMostrar mais reações
 · 10 h
Quim Xavier
Quim Xavier Caro Manuel Chipeja,aconselharia ler um pouco mais em relação a Etiopia.
Este territorio hoje Etiopia outrora o mais Rico da Africa.
Foi vandalizado,robado,chacinado o seu povo,escravizado...fala-se por ai que a grande riqueza do Pequeno,mas também o grande Estado do Vaticano saiu do territorio hoje Etiopia.
...Ver mais
GostoMostrar mais reações
 · 
3
 · 9 h · Editado
Jeremy Timbe
Jeremy Timbe A Etiópia nunca foi colonizada! Pesquise
GostoMostrar mais reações
 · 7 h
Elísio Nhantumbo
Elísio Nhantumbo Caro Jeremy o que os italianos e alemães estiveram a fazer la? Lembro lhe que os etíopes são muito nacionalistas e até omitem factos de si próprias
GostoMostrar mais reações
 · 
1
 · 6 h
Manuel Chipeja
Manuel Chipeja Caro Quim Xavier além de ler sobre Etiópia conheço pessoalmente a Etiópia, seus povos e sua realidade. Mais tive o previlegio de conversar com Historiadores locais e suas gentes. Etiópia nunca foi colonizado e é disso que estamos a falar e se quer falar de pilhagens isoladas que pode ter havido na Etiópia (mas ue não foi por isso que não se desenvolveram) poderemos falar das pilhagens até no Japão pelos Chineses ou em Portugal e Espanha pelos Romanos só para dar um exemplo. Etiópia nunca foi colonizado. E este ê o ponto.
GostoMostrar mais reações
 · 
3
 · 9 h
Samuel Dos Santos
Samuel Dos Santos Há que pensarmos bem. Eu não sei se as os obras do colonialismo eram p o benefício do colonizado ou eram erguidas com a convicção de que o colonizador jamais sairia daquí!!?
GostoMostrar mais reações
 · 
2
 · 9 h
Fernandel Maonni Zucula
Fernandel Maonni Zucula "Nenhum Homem e bastante bom para governar o outro sem seu consentimento" Abraham Lincoln... Se quisermos pensar sob esta máxima, qualquer bem que o colonialismo tenha trazido não justifica que se tire as liberdades. sta é o maior bem.
GostoMostrar mais reações
 · 
1
 · 9 h
Pedro Jose Formigao
Pedro Jose Formigao Olho Malawi diferente de outros paises da região. A justiça aparenta ser independente. Exemplo disso o partido MCP foi libertador mas quando perdeu eleições Malawi continou o mesmo, UDF ficou no poder 10 anos o povo manteve filme, DPP 8 anos nada aconteceu, PP de Joice Banda apareceu 2 anos, A justiça, ministerio do interior e da defesa não se meteu observaram a lei, agora voltou o DPP tudo conforme. Isso chama se Democracia, os politicos fazem a politica, a Defesa, Policia e a Justiça cumprem a lei... E nunca cumprir orientações do qualquer partido... Nem foi necessario derramar sangue para dudanças que apontei... Daí a ela pode ter razão.
GostoMostrar mais reações
 · 
2
 · 8 h
Jeremy Timbe
Jeremy Timbe Se o Africano não considerar os seguintes aspectos: 1: a escravatura não é história da Africa mas um evento infeliz Na sua história, que precisa ser encarado como tal. 2: identificar os autores da escravização e destruição da Africa como sendo e principalmente os Àrabes, depois os caucasianos (europeus-todos sem excepção) incluindo os boers da Africa do sul, tendo sido os facilitadores financeiros do comércio escravo os judeus, e ensinar às crianças mais novas africanas que estes é que são os nossos inimigos naturais e portanto devem lidar com esta gente com a màxima precaução. 3: reformular o sistema de educacao em que as pessoas africanas aprendam quem elas sao e quem Sao os seus inimigos. 4: iniciar por toda Africa campanhas de sarar as feridas causadas pela escravatura incluindo guerras de desestabilizacao. 5: estabelecer o factor raça como determinante para que o Africano se erga; entender que o caucasiano quando està em Africa é Nosso hóspede e deve manter se como tal e nao deve ter previlégios acima dos nativos Africanos. 6: definir que Africano é quém fazendo o rastreio da sua árvore genealógica, os seus antepassados sejam de no mínimo 6 gerações nascidos em Africa. Nós nao somos Africanos porque nascemos em Africa; Mas porque a Africa nasce em nós! Infelizmente ha quem ache que é possível uma convivência passifica e harmoniosa com os caucasianos Mas tal nao é verdade. Se Estes pontos nao estiverem claros entre nós os Africanos, entao seremos para sempre escravos.
GostoMostrar mais reações
 · 7 h
Mulopwana Murrom'pwe
Mulopwana Murrom'pwe Penso k ela se referia a Moçambique e não África do Sul
GostoMostrar mais reações
 · 
1
 · 7 h
Xavier Antonio
Xavier Antonio Nós somos novos. China, Iraque, Irão, ... antes de serem colonizados já tinham referências no mundo. A actual Universidade de Coimbra foi criada em 1290. O que era Moçambique nessa altura?
Quando Vasco da Gama portou em Inhambane, o que mais tarde v
eio a ser Moçambique todos eram analfabetos, isto no século XV.
A base do conhecimento é a educação, escola. Hoje o nosso ensino só serve para ter diplomas e ganhar mais no Estado, não é para melhorar qualidades de serviço. Orgulhamo-nos com altos níveis, mas sem qualidade.
Os nossos dirigentes estão conscientes disso, por isso não se tratam nos hospitais do país, os seus filhos estudam no estrangeiro ou na escola internacional ou portuguesa. 
Vamos deixar de falar de colonialismo, pilhagem, guerra. Todos povos foram pilhados uns com os outros, tiveram guerras. 
Vamos ter a cultura do Estado. Trabalhar e servir o país. 
Hoje quem pilha o pais é o nacional em conluio com os estrangeiros,
GostoMostrar mais reações
 · 
4
 · 7 h · Editado
Edson Da Graça Machado
Edson Da Graça Machado Se o regime colonial fosse errado em tudo, nao teria perdurado tanto tempo. O colono buscou criar algum grau de normalidade, no meio de tantas atrocidades, para garantir uma sociedade esta'vel para evitar colapso do regime racista e explorador. Alguns dos que fizeram grandes e boas coisas durante o colonialismo eram negros devido ao seu grau de fortitude. Hoje somos independentes, e queremos queimar nosso passado, sem saber que dele proveriam grandes liccoes para nao se repetirem alguns erros, e algumas boas pra'ticas que nunca deveriam ter sido interrompidas na sau'de, educacao, etc. Hoje, ate' quando se muda de Ministro, destroi-se legado do anterior, descontinuam-se processos, queima-se a memo'ria institucional. Onde chegaremos com tanta falta de humildade!?
GostoMostrar mais reações
 · 
2
 · 6 h
Quim Xavier
Quim Xavier Caro Manuel Chipeja, viver num país e conhecer o mesmo seria obrigação de todos,ms as coisas não tem sido assim.
Visto que conversaste com alguns historiadores da Etiopia e na Etiopia, isso ja é de louvar.
Mas gostaria que clarificasse 3 questoes:

por quê? 
Aceitou quando disseste que este territorio nunca foi colonizado. Mas tens que olhar na outra vertente,isso é: - A Etiopia não tem mais de 80 anos com um Estado com sua soberania.Então o que era este territorio? Mas a china ,o Irão, Ja la existiam , o Moçambique,Africa de Sul ,Zambia,Malawi,india, estes ja estavam delimitadas as Fronteiras e outros somente mudaram de nome,ms ja tinham passado na mesa de 1884 a1885.
A Etiopia ,viveu como uma base de alguns projectos nos olhos dos Europeus.
Estavam la os Britanicos,Os Franceses com o seu projecto de caminho de Ferro, haviam Escravos ,não da para aceitar que nunca fora colonizada,visto a vida social ,economico e politico existente la era igualmente de um territorio colonizado.
Agora falar da Etiopia Moderna este sim nunca foi colonizada. Deixando de puxa aqui puxa ai,gostaria de deixar as questoes acima pedidos.
1- Sendo Etiopia um país nao colonizados,como que se explica ter a sua independencia 1941 e seguida a sua soberania?
2- Independencia em relação aquêm?
3- Fora da França,Imperio Britanicos,oque a Italia fazia naquele territorio que hoje é Etiopia,?

Foi você que disse,conhece o País e Conversaste com Historiadores local.
GostoMostrar mais reações
 · 6 h · Editado
Ricardo Muchanga
Ricardo Muchanga Onde à vantagem à desvatagem
GostoMostrar mais reações
 · 6 h
Sura Rebelo de Oliveira
Sura Rebelo de Oliveira A lavagem cerebral terminou?
GostoMostrar mais reações
 · 
1
 · 5 h
Sergio Antonio Victorino
Sergio Antonio Victorino Emilé Durkhein uma das passagem dos seus escritos dizia:a criminlidade é normal,mas tambem necessaria...!a lei de desuso!Lauvosier...iluminismo etc etc pode ser do mal vem o bem!
GostoMostrar mais reações
 · 5 h
Domingos Dimande
Domingos Dimande Não creio que o colonialismo tenha algo de bom, sob nenhuma perspectiva diria que o colonialismo é bom, ela foi muito infeliz!
GostoMostrar mais reações
 · 4 h
Spirou Maltese
Spirou Maltese Em parte concordo com ela... nós é que não estamos preparados pra encarar a realidade.
GostoMostrar mais reações
 · 
6
 · 4 h
Albert Francis Francis
Albert Francis Francis A HELEN ZILLE nao esta' totalmente errada. O Colonialismo foi mau e bom, concomitantemente. Os africanistas, como Joseph Ki-Zerbo e tantos outros, partilham essa ideia e eu comungo com eles. Embora todo o ser humano seja arrogante, os que suspenderam a antiga lider da Aliança Democrática da Africa do Sul foram aos extremos com a sua arrogancia. VEJA o Capítulo 30 ''O colonialismo na África: impacto e significação'' , a partir da pagina 919, do livro intitulado HISTÓRIA GERAL
DA ÁFRICA • VII
África sob dominação
colonial, 1880-1935
EDITOR Albert Adu Boahen. O lado bom do colonialismo muitas vezes e' desigando por CONSEQUENCIAS ACIDENTAIS, visto que, por exemplo, nao era o objectivo dos colonizadores construirem estradas, aeroportos, portos, etc., nao obstante para transportar os produtos do interior para a costa era necessario ter uma boa estrada, um porto, etc., e terminada a colonizacao essas infra-estruturas nao foram destruidas e em alguns paises, apesar de serem muito antigas, continuam sendo as melhores que as constriudas pelos africanos apos as independencias. PORTANTO, A HELEN ZILLE nao esta' totalmente errada, infelizmente os fanaticos e' que dizem que o colonialismo nao teve nada de bom e sao esses que precisam uma lavagem no seu cerebro. SE OFENDI, ADIANTO PEDIR AS MINHAS SINCERAS DESCULPAS. EU ESTOU FALANDO CIENTIFICAMENTE E NAO FANTASIOSAMENTE. NDKHUTA MBUYA Egidio.
GostoMostrar mais reações
 · 3 h · Editado
Nelson Junior
Nelson Junior Ps!...A Helen Zille eh uma branca nao eh?...o que se esperava dela?...O facto de os libertadores do ANC e da Frelimo terem traido as causas das lutas de libertacao, nao eh condicao suficiente e necessaria pra ser um pro colonialismo....Try to see the big picture......Aos mocambicanos de raca negra, nao caiam na armadilha de tirar conclusoes superficialmente ou " infantilmente"...O colonialismo era injusto, desumano e imoral...Um cao, era melhor "tratado" do que um ser humano da raca negra...O Negro era visto como um ser subhumano...em poucas palavras, como um macaco....O Sr. Egidio tem toda toda toda razao quando diz, de que eh dificel descolonizar a mente apos 200 anos de intensa lavagem cerebral...especialmente quando assistimos lideres negros a comportaram-se como macacos...,
GostoMostrar mais reações
 · 3 h
Mauro Armando Adelino Manhanguele
Mauro Armando Adelino Manhanguele Sr. Egídio Vaz, tiveste um post muito infeliz... Primeiro: a África não foi colonizada por mais que 100 anos!!!
Segundo: a sua abordagem parece daqueles nacionalistas africanos radicais e não de um acadêmico na área histórica. O colonialismo dentro dos aspectos negativos teve muitos positivos, mesmo que os positivos possam considerar-se acidentais... Para mais análise, pode ler Ana Lomba ou Adu-Boahen.
GostoMostrar mais reações
 · 
1
 · 3 h
Nelson Junior
Nelson Junior Permita-me responder, nao caia em analises meramente economicas ou socio- economicas...De certeza absoluta nao viveu na era colonianista: o seu conhecimento eh baseado em livros- Senhor, cuidado, no que ensina ao seu filho ou a sua filha: o colonialismo, seja ele qual for, destruiu os "alicerces" da cultura africana...se, tem algo de positivo...duvido muito...aponte- me algo de positivo que o estupido,racista, ignorante,do branco fez a Africa?...O branco, destruiu a mente do negro...e nao eh por acaso de que ele ( o negro) continua a ser o mais pobre do planeta: sempre a depender( quase em tudo) do branco.....O branco teve muitos positivos????...francamente!!!.Quais???...nos digas com exemplos....pensando assim, nao vamos longe....
 · 3 h
Andre Uandela
Andre Uandela Isto é assim tipo se não fosse o colono a Africa do Sul não teria um sistema judicial impoluto; se não fosse o colonialismo não teria um bom sistema de transportes, de saúde, etc..., etc. 
Já vimos muitas vezes este argumento. A sra. Zille não é a prim
eira a dizer isso. E veja que há muitos africanos que pensam que isso é verdade. Eu não consigo encontrar algo bom da colonização; talvez porque pense que podíamos ter tudo o que acham que foi o lado bom da colonização sem ela.
GostoMostrar mais reações
 · 
2
 · 3 h
Nelson Junior
Nelson Junior Ps!....senhores, aos ignorantes que nao sabem mas estao bem e bem colonizados mentalmente, a Africa antes da chegada do branco,tinha um grande desenvolvimento em muitos ramos...o branco, meteu os pes em Africa, destruiu tudo...e tudo iniciou a ser feito como o branco queria:..estudem a verdadeira Historia da Africa e nao venham ca com esta estupidagem de sentimentalismos em relacao ao colonialismo branco, pois se analizarmos bem, o branco destruiu a Africa....
GostoMostrar mais reações
 · 2 h
Tomas Pereira
Tomas Pereira Ela não está a se referir ao acto de colonizar mas sim as capacidades do colono, haja vista o actual governo sul africabo não demonstrar competências de levar a novos patamares as condições boas deixadas pelas pessoas que lhes colonizaram. Em vários paises africanos o colono trouxe água potável canalizada, o independente não consegue renovar os canais/tubos, a água já não sobe nos prédios etc. Colonialismo NÃO é bom mas, as pessoas que colonizaram trouxeram melhorias na vida urbana e civilização, sem precedente e não se encontrou ainda pessoas fazendo o mesmo.
GostoMostrar mais reações
 · 
1
 · 11 min · Editado

Sem comentários: