quinta-feira, 22 de junho de 2017

Transformação de autocarros em salas de aula


Carlos Mesquita sugere a transformação de autocarros paralisados em salas de aulas
As empresas públicas de transporte de Maputo e Matola têm um número indeterminado de autocarros paralisados devido a problemas mecânicos que já não é possível reparar.
Para o seu reaproveitamento, o ministro dos Transportes e Comunicações, Carlos Mesquita, sugeriu a sua transformação em salas de aula com vista a reduzir o número de alunos que estudam ao relento. “Esta pode ser uma solução a dar aos autocarros que já não servem para o transporte. Sabemos que a questão de alunos sentados no chão e ao relento é um problema social que preocupa a todos. Claro que será necessário fazer algumas adaptações, mas as diferentes partes do autocarro podem também ser aproveitadas nesse sentido”, considerou Mesquita.




O País
2 h ·


Carlos Mesquita sugere a transformação de autocarros paralisados em salas de aulas


Transformação de autocarros em salas de aula
Os temas que fazem a actualidade Moçambicana e Internacional em várias áreas de interesse. Os destaques do dia.
OPAIS.SAPO.MZ

Ideias...

Eu gosto de pessoas que geram ideias. Não importam se são boas ideias ou não. Esse exame fica para depois. O importante é gerar ideias. Postas em prática, depois de avaliadas, algumas delas [as ideias] serão, com certeza, solução para algum problema...!
Eu quero saber o que tu pensas sobre a ideia de converter autocarros avariados em "salas" de aula. É uma ideia... para dar destino diferente à frota de autocarros avariados e, aparentemente, sem reparação à vista [e isto eu não entendo!].
O que tu achas?...
Comentários
Amosse Macamo
Amosse Macamo a mim sinceramente se me dessem um machibombo avariado faria dele uma das melhores casas do pais...ate podem-me desafiar se quiserem.
 · 
1
 · 2 h
Mario Eduardo Lithuri
Mario Eduardo Lithuri E tem mais umapara acrescentares importamos buses com uma port e cadeiras desajustadas a nossa realidade. Onde estamos como importamos carros assim? Qual foi a comissão? Sinceramente temos gestores de verdade. Em que carros andam esses gestores? Samora dá falta juro sinceramente
 · 
1
 · 1 h
Luís Loforte
Luís Loforte Uma forma simples de ilibar quem não fez tudo para os ter em circulação. Trabalhei no sector público e ainda não entendi como, vendendo hoje um carro "avariado", no dia seguinte está na praça fazendo "chapa". Se eu entender isto, talvez lhe possa dar a minha opinião.
 · 
3
 · 1 h
Carolina Moniz
Carolina Moniz Isso é brincarem com o povo, por mim é melhor vender essas sucatas pois existe muita coisa que se pode aproveitar e o valor da venda alocarem para construção de salas de aulas, carteiras material escolar, muros de vedação as nossas escolas deixam a desejar ainda temos alunos a sentarem no chão em pleno século 21.😢😢
 · 1 h
Rosario Cumbane
Rosario Cumbane Professor,eu penso que esta forma propositada do ministro é de mediocridade uma vez que revela uma banalização de um sector tão importante qual é da educação. Ele não podia pensar no melhor para educação. Por outro lado, esta tentativa revela também alguma inconsistência na gestão da área do sector de transporte. Na minha opinião,se ele quisesse ajudar em alguma coisa, transformaria os Mercedes Benz em machimbombos para transporte público de passageiros.
 · 56 min
Manuel Chipeja
Manuel Chipeja Caro Profe. Julião João Cumbane porque não vender estes autocarros em hasta Publica - E A PREÇOS COMPETITIVOS, nada de candonga e corrupção com manobras para entregar a preço de banana a um amigo do Chefe - e reverter todo o dinheiro para a Construção de salas de aulas? Ja pensou o Ministro na durabilidade dessas salas de aulas feitas com sucatas....s ua segurança no futuro e questões de saúde e afins? Melhor vender agora e construir salas de aulas duradouras onde não há salas de aulas.
 · 
2
 · 51 min
Dinis Tivane
Dinis Tivane Ideia brilhante... a tristeza, que não é bem tristeza é que não teremos Mil carros avariados, quando precisámos de Mil salas de aulas...
 · 48 min
Antonio Gemuce
Antonio Gemuce A ideia è boa e louvavel. Mas e preciso acautelar a questao de manutencao seguranca, questao de climatizacao para nao ser um projecto bonito no inicio, depos de algum tempo isso virar sucata e atentado a saude e integridade dos meninos. Consequentement os alunos retornarem as aulas embaixo das arvores.

Luis Pinto-Teixeira E que tal transformar os Mercedes em salas de aulas e carteiras escolares...também acho um OPTIMA ideia.

GostoMostrar mais reações · Responder · 66 · 2 h

Domingos Manecas Ou transformar alguns autocarros em Mesquitas. Há pessoas que precisam ir à Igreja, para recuperarem a razão e sensibilidade perdidas, para com o seus próximos. Como é possível num país como este, cheio de pessoas que se acham formadas, pensa-se desta maneira! Leve, por favor um dos seus filhos ou netos àquelas salas-machimbombos para servirem de cobaias, depois implemente o seu desiderato!! Hiiiiiiiii.

GostoMostrar mais reações · Responder · 35 · 1 h

Nelson Matsinhe

GostoMostrar mais reações · Responder · 1 h


Escreve uma resposta...



Manuel Mucári Lembra me um machimbombo transformado bar em Nampula, chamado carinhosamente sindicato. Temos tb o restaurante do finado Carlos Tembe, antigo edil da Matola, a locomotiva. Ideias iluminadas ainda surgem neste país. Bem haja o ministro que é pro- reciclagem e criação do bem estar das nossas crianças.

GostoMostrar mais reações · Responder · 15 · 1 h

Fred Sortinho Mucavel Não compare uma sala com um bar e restaurante, uma sala de aula não deve ser apenas uma coisa qualquer, estude a pedagogia, irá entender do que estou a falar meu irmão.
A educação infantil deve ser levado com um elevado nível de responsabilidade.

GostoMostrar mais reações · Responder · 2 · 45 min · Editado

Aurélio Julião Julião Palavras dum k nunca viu pedagogia

GostoMostrar mais reações · Responder · 31 min


Escreve uma resposta...



Estevao Cumbane Esses nossos dirigentes tem com cada uma pah! Só vivem inventando coisas malucas, ontem era tseke, hoje já é machimbombo sala de aulas. Em vez de pensar como pôr os machimbombos a andarem, poxa!!😂😂

GostoMostrar mais reações · Responder · 12 · 2 h

Melanie Ramos Já disseram que não há como reparar grande parte dos machimbombos. Eu concordo com a ideia e espero que resulte !

GostoMostrar mais reações · Responder · 1 · 1 h · Editado

Elisio Honwana Esses gajos sao piratas pah!

GostoMostrar mais reações · Responder · 31 min


Escreve uma resposta...



Cofe Júnior Srs. Porqé criticam a opinião dele? Quantos alunos xtao de baixo das arvores, dias de chuva, frio, nevoeiro, ventos fortes, vê o seu dia perdido? Não seria diferente nesses autocarro? "Racionalização dos recursos disponíveis"

GostoMostrar mais reações · Responder · 7 · 2 h

Humberto Filipe Os machibombos vão ter com os alunos ou os alunos vêm de div localidades do País ter com os machibombos? 😂😂😂

GostoMostrar mais reações · Responder · 1 h

Cofe Júnior Questão de se aprovar a proposta qe o governo usando seus meios poderá alocar os machimbombos aos necessitados

GostoMostrar mais reações · Responder · 1 h

Olga Alexandre enkwanto os autocarros servirem de salas de aulas, as madeiras nao vao parar de entrarem navios para asia!

GostoMostrar mais reações · Responder · 1 h

Nazario Dombe Nao se estuda em nenhum machibombo aqui. Moz tem muito dinheiro que ate compram mercedez modernos para trabalho de alguns. Que vendam isso e construam salas convencionais....

GostoMostrar mais reações · Responder · 1 · 1 h

Claudio Mussanhane Certo meu caro, tem gente que não analiza as coisas, dias de chuva as crianças não estudam, frio, casimba

GostoMostrar mais reações · Responder · 52 min

Claudio Mussanhane Se for assim parem de fazer filhos para que haja recursos

GostoMostrar mais reações · Responder · 51 min

Mingas Sande Não é questão de analisar ou não, a ideia é de facto muito criativa mas é normal que cause revolta porque demonstra certa incoerencia pelo facto de por um lado termos de recorrer à sucatas para salas de aulas por alegada falta de dinheiro quando por outro lado os deputados compram mercedes altamente luxuosos e no outro dia o governador do banco de Moçambique dizer que a crise ja passou...
Senhores, os autocarros não são nada confortaveis para se estudar, as crianças podem se cortar com a sucata e contrair tétano, entre outras doenças...

GostoMostrar mais reações · Responder · 35 min

Mille Saene Eu acho possível desde que seja bem desenhado existem pessoas criativas. Porem isso também tem custos resta saber se sai em conta.

GostoMostrar mais reações · Responder · 5 min


Escreve uma resposta...



Brigido Muhosse Até podiam transformar em apartamentos de luxo pra alojar os deputados provenientes doutras províncias. Assim poupava-se a verba destinada ao subsídio de alojamento , e esse dinheiro seria re-aplicado na construção de salas de aulas!!!

GostoMostrar mais reações · Responder · 11 · 1 h

Suadique Sualé Teria sido muito bom se tivessem levado o dinheiro gasto em mercedez e construirem salas de aulas convencionais. Assim quer dizer que as crianças devem ter aulas dentro do material reciclado do TPM! Sinceramente. Eu gostaria tanto de conhecer o fornecedor de surruma ao Nyusi e seu elenco.

GostoMostrar mais reações · Responder · 6 · 1 h

Agostinho Agostinho Viagem KKKKKKK.....

GostoMostrar mais reações · Responder · 56 min


Escreve uma resposta...



Andre Nhabanga O ministro está a sugerir que se transforme sucatas em salas de aulas para os filhos do pobre povo?
Aquando da aquisição dos luxuosos mercedes para os membros da CP da AR, ninguém pensou na construção de novas salas de aulas, como se trata de machimbombos pdres, aí sim, esses podem servir como salas de aulas...
Há por aí empresas que compram sucatas para outros fins, não seria melhor lançar um concurso público para o abate dessas latas velhas?
Sugere isso como se o seu pelouro estivesse a gozar de " boa saúde".
Por falar em salas de aulas, qual é o paradeiro da madeira apreendida na " operação tronco"?
Falou-se que seria transformada em mobiliário escolar, mas até hoje nada!!! Preferem sugerir a transformação de latas velhas em salas como se o ministerio da educação não recebesse orçamento para o efeito.
Sr Mesquita, resolva o problema de transportes públicos por favor que é sua obrigação, e deixe a ministra da educação resolver tambem os seus que não são poucos.
V. Excias nos obrigam a falar mesmo sem vontade de.

GostoMostrar mais reações · Responder · 2 · 1 h

Rui Costa Falou muito bem. A ideia eh boa. Agora quem vai, decidir aonde,? quem vai adaptar,? quem vai transportar ?...eh que vai ser o problema. De tal ordem que vao desistir da ideia ao fim de 32 reunioes , 14 seminarios nacionais , e 16 protocolos de intencoes entre os Ministerios da Educacao, transportes, financas Municipios etc...depois a nivel provincial, e distrital e etc etc e tal...vao enferrujar as carcassas.

GostoMostrar mais reações · Responder · 2 · 51 min

Manhice Atelo vamos pensar como academicos...mesmo na sala de aula k é dificel conter os animos das crianxas imagina num aurovarro....pork nao vendem mercedes fazerem salas de aulas???voves apoiam a ideia mas verao k nem se ker um familiar dele stara la a studar nessa coisa absurda...Serak essa ideia é duma pessoa Consciente...viram k temos blemas de salas pork nao fuzeram e optaram por comprar mercedes?

GostoMostrar mais reações · Responder · 2 · 1 h

Carlos Manuel Eu já estou maluco com essa ideia! Ajudem-me será que estou à sonhar ou estou acordado???

O Carlos Mesquita demostra erros e incompetências graves para o cargo que ostenta.

GostoMostrar mais reações · Responder · 4 · 2 h · Editado

James Jameson Sim estas a Cordado e Real

GostoMostrar mais reações · Responder · 1 h


Escreve uma resposta...



Oscar Elidio Vasco Alfeito Onde é que estava quando se pensava na aquisição dos Mercedes Benz, este era o espaço para o Ministro dos Transportes aparecer com a sugestão da conversão dos Mercedes Benz em salas de aulas, aparecendo agora com a ideia se fazendo passar de um inocent...Ver mais

GostoMostrar mais reações · Responder · 40 min

Mitolas Singano 40 e tal anos de governação ainda pensamos e usar latas para fazer sala de aulas para crianças sem pensar e nem olhar para os impactos nem os riscos que serão expostas as crianças. É por isso que lavam sempre os seus filho para estudar no exterior. Será boa idea se também os vossos filhos passarem a estudar nas mesmas salas ou nas mesmas estufas.

GostoMostrar mais reações · Responder · 1 h

Sérgio Chingua O melhor seria pôr esses carros em funcionamento do que pensar transforma-los em salas de aulas. Porque para além de abrigar alunos, serão abrigo de ratos, baratas e mosquitos.

GostoMostrar mais reações · Responder · 1 · 2 h

Admario Ad Mario Ad A ideia e aceitavel desde ki sejam bem adptados poderam servir como salas provisorias. Emquanto criao se comdiçoes pra a construçao de salas difinitivas

GostoMostrar mais reações · Responder · 1 · 1 h

Isnard Artur Os 18 mercedes podem se traduz em escolas pra crianças que nem sabem o que é carteira, para um país que exporta madeira.

Esses Mercedes ficaram paralisado devido a má gestão, e a população fica a andar de "my loves".

A justiça dos homens nunca será eficiente mas do todo poderoso Deus não falha.

País do pandza...

GostoMostrar mais reações · Responder · 1 · 1 h

Gervasioa Absolone Chambo Dois autocarros fazem una sala contudo precisam de ser bem trabalhados dentro e fora. Temos artistas e serralheiros para o efeito. Bem pensado seria uma forma de aproveitar tantas sucatas inundam os parques dos TPM.

GostoMostrar mais reações · Responder · 1 · 51 min

Muhadice Nasmudine Patiá A ideia n é má mas talvez devesse pensar assim usar os autocarros para montar vossos escritórios logo nao oferecem segurança nenhuma, o mesmo aconteceria com as "salas de aulas "

Vosso problema é pensar que estão a tentar nos surpreender pela positiva por isso sempre cometem essas gafes.

senhor ministro: nos paises de fora isso ja estaria no ferro velho esmagado e pronto para transformar em novo metal, o mesmo vocês fazem com roupa de calamidade aquela roupa é para ser doada e não vendida, como os senhores fazem aqui, a cultura que nos transmitem é de usar coisas usadas, enquanto tiramos muita coisa boa de valor para fora, camarão, carvão, atum, gás, energia, petrolio, arroz, marfim, ouro,madeira, diamantes, e oferecemos diversidades no sector do turismo,

Acha mesmo justo usarmos : carros usados? Roupa usada?, usar sucata como sala de aulas? Viajarmos a céu aberto (my love) ruas esburacadas, mau sistema de educação, maus salários, deficuldade de progresso para jovens inpreendedores, mau acesso a comunicação, o alto indice de doenças e analfabetismo, africa teve e sempre tera riquezas mas africa é mal vista a nivel mundial e seria essa vossa primeira obrigação como governo trazer uma boa imagem de africa melhorando um pouco daquilo que eu citei

GostoMostrar mais reações · Responder · 7 · 2 h · Editado

Olga Santos Concordo, pelo menos os que ainda nao podem ter salas estariam abrigados do sol e da chuva! Mocambicanos nem todas as ideias dos nossos dirigentes sao mas! Isto podera chamar- se: INOVAR! Em alguns paises aproveitam os transportes avariados para fazer BARES, pelo menos em Mocambique tera um proveito bastante UTIL! Pensemos melhor!

GostoMostrar mais reações · Responder · 5 · 2 h

Minelzia Milagre Concordo contigo mana, mesmo na africa do sul tenho visto uma situaçao identica....é uma boa iniciativa

GostoMostrar mais reações · Responder · 2 · 1 h

Mingas Sande O problema é querer inovar quando as coisas são para o povo.. quando é pra eles é sempre do bom e do melhor

GostoMostrar mais reações · Responder · 1 · 34 min


Escreve uma resposta...



Abdul Magide Sidi Hassam Há que instalar uma oficina capaz para por todos esses machibombos parados a funcionar, fora da TPM, deixando a está a tarefa principal de transportar o público. Uma ideia apenas.

GostoMostrar mais reações · Responder · 2 h

Celso Martins Se fosse para transformar em take away muitos estariam na fila para levar um para esquina. Reciclagem de sucatas como também fazem aos contentores. É uma boa ideia mas de um dirigente para o povo não fica bem... Somos mesquinhos. Essa ideia é para um empresário não dirigente.

GostoMostrar mais reações · Responder · 1 h

Renata Franque Que vendam essas Sucatas a preço de banana e comprem outros carros, ou construam salas de aulas condignas para os alunos. Pk transformar carro em sala de aula n to apanhar bem essa ideia.

GostoMostrar mais reações · Responder · 2 · 2 h

Azaria Sitoe Tenho muito respeito por politicos como nossos dirgentes, mas ESSA,,, de levar "Carcaças" de autocarros para as escolas, como SALAS,,, nao esperava!
1_Primeiro, as carcaças vao ATRAPALHAR as Crianças, todas crianças vao querer ir brincar abordo daquelas carcaças.
2_As carcaças podem ser vendidas aos privados que podiam muito bem reaproveitar colocar motores, e fazer "Xapa cem"

GostoMostrar mais reações · Responder · 59 min · Editado

Hobety Luys Muhamby Antes de atribuírmos nomes ao Ministro Carlos Mesquita devíamos primeiro deixá-lo a implementar a sua ideia quem lá sabe talvez seja uma experiência válida.

GostoMostrar mais reações · Responder · 9 min

Su Costa Boa ideia! Why not?!
É uma forma de reutilizar, os alunos não serão mandados de imediato à um autocarro parado.
Pensemos nesta perspectiva, antes de criticar.

GostoMostrar mais reações · Responder · 1 h

Paula Magueza Hummmmm Su mas vale a ideia de um aluno um bloco.
Com o valor da venda das sucatas aumentasse o material em falta! Uffff

GostoMostrar mais reações · Responder · 2 · 1 h


Escreve uma resposta...



Abel Vilanculos Esse Ministro me faz recordar um outro que a alguns anos ocupou a pasta de Educação, também veio com aquela teoria das carteiras móveis para os alunos(!),

GostoMostrar mais reações · Responder · 1 h

Jorge Jose Sousa Será falta de iniciativa do ministro em transformar os autocarros assucatados em salas de aulas? ..... e porque não vender ao ferro velho e com a receita construir salas......por favor....

GostoMostrar mais reações · Responder · 34 min

Zacarya's Zaka Pra quem ir estudar no carro?? A familia?? Outros dirigentes sao idiotas mesmo, é triste ver um ministro a pensar asim, pede desculpa sr ministro, o povo Moçambicano nao merece ir estudar no maximbombo

GostoMostrar mais reações · Responder · 1 h

Fred Sortinho Mucavel Senhor Carlos Mesquita se algum carro aqui deve ser transformado em sala de aula é o Mercedes Benz.
O TPM não reúne condições adequadas pra ser transformado sala de aula
E por favor pare de falar coisas sem nexo.
Deixe a educação pra os verdadeiros pedagagos esses sim, sabem o que dizem.
Que ridículo, não ha respeito pra com o povo neste país.

GostoMostrar mais reações · Responder · 37 min · Editado

Elivio Fernando Se investissem o dinheiro que gastarão para arranjar os mesmos autocarros para que se tornem operacionais seria de bom agrado ao povo alem dessa barbaridade sem nexo que estão pra fazer. Esse ministro é muito burro, ignorante e de uma estupidez insana!

GostoMostrar mais reações · Responder · 29 min

Zizito Chauque Machamba Carlos Mesquita não está bem d cabeça ela já pensou n dimensão d machibombo p ser transformado em sala d aulas? Ele estudou aonde PR mim ele seria ele a seria o primeiro a ir sentar e estudar se não ser o filho dele

GostoMostrar mais reações · Responder · 4 · 2 h

Miranda Alvaro Garneyro Minha sobrinha de 3 anos raciocina muito alto que alguns dirigentes do nosso país.

GostoMostrar mais reações · Responder · 4 · 2 h

Argentina Nhantumbo Oi Miranda docente d mk ta a tua procura

GostoMostrar mais reações · Responder · 39 min


Escreve uma resposta...



Coelho Dias Eu concordo com o Senhor Ministro.... de facto seria interessante e algo inédito em Mozambique!

GostoMostrar mais reações · Responder · 3 · 2 h

Pedro Mafaya Olha sr ministro teras passado pela boca de fumo antes de fazet a visita

GostoMostrar mais reações · Responder · 2 · 2 h

Di Maria Cândido Moiane Patetice pah, nem um louco entraria nessas salas para xtudar.
Compram Mercedes a saberem que nao salas de aulas.
Loucos sem comprimidos..

GostoMostrar mais reações · Responder · 43 min

João Augusto Senhores dirigentes, construam salas de aulas para as crianças. Autocarros servem para transportar pessoas. Se já não servem vendam

GostoMostrar mais reações · Responder · 2 · 2 h

Noor Momed Cabir Foi um comentário infeliz por parte de um ministro, se eu fosse presidente ja estariam muitos no olho da Rua .

GostoMostrar mais reações · Responder · 1 · 2 h

Biana Chazoita Maquene Sera muito bom... pode ate nao ser uma sala de aula mas pode ser uma biblioteca... parabens uma ideia inovadora...

GostoMostrar mais reações · Responder · 1 · 2 h

VG Mathavel Eu ainda estou aqui a pensar, onde esses tipos compram Canabis que fumam? e que da para perceber que e muito forte pha.

GostoMostrar mais reações · Responder · 2 · 2 h

Rufino Zacarias Mbebe Outras coisas nesta perola do indico. Nossos governantes desiludem dia apos dia pha, depois de tseke ta ai o outro na mesma barbaridade, como se os filhos dele pudessem estudar dentro desses autocarros. Ja tou farto desses " sinhoris".

GostoMostrar mais reações · Responder · 1 h

Kampeao Cem Tabus BELA INICIATIVA JA QUE O MINISTERIO DE TRANSPORTES POSSUI UMA GESTÃO DIFICIENTE DESTES RECURSOS, ENTREGA-Lis A EDUCAÇÃO SERIA MELHOR.MOZ AINDA É MUITO POBRE PARA NÃO APROVEITAR ESTES RECURSOS POR MAIS QUE ESTEJAM DEPRECIADOS AINDA TEM UMA GRANDE UTILIDADE

GostoMostrar mais reações · Responder · 1 h

Rui Abilio Isso chama-se esgotamento de capacidade de raciocínio......
Ele atingiu a sua utilidade marginal já não tem solução para os problemas do povo...
Antes que cometa erros graves o melhor seria pedir demissão...
Há assuntos que antes de falar nos orgãos de comunicação melhor pedir conselho.

GostoMostrar mais reações · Responder · 1 · 2 h · Editado

Lázaro O Ressucitado Apoiado Rui, atinjiu a momopausa do rasucinio..isso é ofença aos Moçambicanos..!!

GostoMostrar mais reações · Responder · 1 · 2 h


Escreve uma resposta...



Dércio Wacy Winner Porquê não se transforma os Mercedes compradas recentemente para os deputados, em sala de aulas? O outro drogado é aquele que disse que a crise acabou, mas o cimento, arroz, varões, pão, energia, etc, continua subir. Vão a merda pha.

GostoMostrar mais reações · Responder · 1 · 2 h

Josè Chabane Que façam leilão deposis que usem o valor pra construções de salas de aulas...fazem da educação uma piada,seus merda dirigentes.

GostoMostrar mais reações · Responder · 1 h

Djuass Ouana Boa ideia Sr.Mesquita. em alguns países transformam carcaças de carruagens e de aviões em restaurantes

GostoMostrar mais reações · Responder · 1 · 2 h

Andre Nhabanga Ha cada comentários aqui meu Deus!!!
Há quem sugere que o povo pare de fazer filhos para que hajam mais recursos???!!!
Fico pensando:
Falar assim é excesso de inteligência ou ausência dela? Não quero imaginar se os pais desse cidadão tivessem tido essa sugestão antes do seu nascimento... Mas prontos...vai ver que se calhar é a "tal liberdade de expressão" não é?

GostoMostrar mais reações · Responder · 8 min

Nhanengue Nhanengue Nhanengue Nhanengue Quando é para beneficio do "empregado" é tudo classe A,mas quando é a vez do povo "patrão" só são aranjos.
Ma hi fuma pah.

GostoMostrar mais reações · Responder · 53 min

Ivo Amone Concordo contigo.

GostoMostrar mais reações · Responder · 27 min


Escreve uma resposta...



Abel Vilanculos Talvez sirvam para as barracas na costa do sol onde as mamãs vendem as famosas galinhas (!) Aquilo mostra falta de ideias e de assessoria...

GostoMostrar mais reações · Responder · 1 h

Dino Abdul Remane Ele que ponha os filhos e netos a estudarem nesses Bus,e transformar os mercedes em escolas e recuprar algumas delas....?????Sr #Carlos #Mesquita?

GostoMostrar mais reações · Responder · 1 h

Gitandra Valoyi Esse discurso me faz lembrar as palavras do ano "Moçambique está de volta"...

GostoMostrar mais reações · Responder · 1 h

Halima Ussene Continuara a sugar suas sucatas para k o povo lhe pague as suas perdidas residuais ... Y vai de nouvas ideas....

GostoMostrar mais reações · Responder · 23 min

Carmita Mathavel Carmita Mathavel Será que pode suportar ver o filho a estudar em essas condições outras ideias pah ....

GostoMostrar mais reações · Responder · 55 min

Jacinto Martinho Taua Isso só pode ser em Moçambique aonde tudo vale menos nada.

GostoMostrar mais reações · Responder · 2 h

Pedro Mafaya Sr ministro cm todo respeito passast da boca de fumo antes da visita a emtpm. Ora vejamos ja imaginast um xibomba de sala de aula. O seria sala de aula do barulho. Dpois de fumar um charro nao sai pra nao ter dizer absurdos k nem esse por favor

GostoMostrar mais reações · Responder · 2 h

Muller Machiza Depois de tseke, batata doce e mandioca (ao inves d pao) agora machimbombo sala kkkkk. Tou a espera de mais uma praga do Diabo

GostoMostrar mais reações · Responder · 2 min

De Waan Candido Isso Para k ninguém seja responsabilizado pelos danos causados?

GostoMostrar mais reações · Responder · 9 min

Astrogildo Antonio Salvador Que tipo de curso técnico profissional ele fez? Ou que tipo de droga ele tomou?

GostoMostrar mais reações · Responder · 2 h

Angelo Albano Mesmo para posto policial,ou maternidade,claro que n vai assim ,depois d uma transformaçao, tambem tem custos.

GostoMostrar mais reações · Responder · 6 min · Editado

Aparicio Nhacole Nhacole O professor passaria a sei choferru. O chefe cobrador.kkkkk
Nossos chefes criativos.

GostoMostrar mais reações · Responder · 1 h

Octavio Saene O presidente da República tem apelado aos dirigentes a pensar como Estado e não como pessoas que estão de passagem em Moçambique.
Que tipo de Estado que queremos construir servindo autocarros avariados como salas de aula?

GostoMostrar mais reações · Responder · 53 min

MaMeq Nguemando Já imaginaram salas de aulas machibombos em outubro a Março com 40 graus vai por acondicionados ? Coisas sem vergonha vendam essas sucatas e façam salas de cimento

GostoMostrar mais reações · Responder · 1 h

Balas Justino Primeiro procure-se os delapiladores dos mesmos antes de se propor a rexiclagem.

GostoMostrar mais reações · Responder · 1 h

Cláudio João Dá nisso foram a China comprar milhões de autocarros descartaveis! ...

GostoMostrar mais reações · Responder · 8 min

Fito Williams Machibombo custaram 9 milhoes, quanto custa uma sala de aula

GostoMostrar mais reações · Responder · 36 min

Edy Puto Todas as idéias são válidas, então resta saber se o Ministro da Educação concorda com isso ou não, mas também tratando se de um país de ditadores ele não terá como negar, e até acredito estarem a brindar da idéia, que o povo só sabe dizer esta certo. A outra minha questão é será que essas novas salas móveis poderá abranger nas zonas recondidas?? Ou simplesmente será para Maputo tendo em conta que Mocambiqute segundo a mentalidade dos dirigentes desse país...

GostoMostrar mais reações · Responder · 8 min

Dzongue Autonomense Já pensaram os riscos que as crianças vão estar a correr estudando nas latas?

GostoMostrar mais reações · Responder · 1 h

Dzongue Autonomense Dão aos chineses pra transformar em varões.e usar na construção das salas

GostoMostrar mais reações · Responder · 1 h

Zito Joao Baptista Ponham os filhos dos dirigentes da Nação Moçambicana a estudar nesses autocarros. País do medo!

GostoMostrar mais reações · Responder · 2 h

Buana Eurico meus senhores restaurante nao e sala d aula.eu gostaria ver os filhos dos tais deregentes neses caros podres kual seria a senxacao deles? dexem d importar os mercedes pork exe dinhero da muito bem pa salas d aulas

GostoMostrar mais reações · Responder · 1 h

Victor Joaquim Paulino Voty Transformem em mesquitas p poder beneficiar-vos quem sabe frequentando a igreja iam mudar d mentalidade....

GostoMostrar mais reações · Responder · 1 h

James Jameson Isso e so Transformar em Sucata Mandar Pesar no ferro velho.deixem de Historias
Sabem muito bem q devem contruir escolas.

GostoMostrar mais reações · Responder · 1 h

France Boane Os céticos criticam. Os sábios analisam. Granda ideia a da do ministro de transporte!

GostoMostrar mais reações · Responder · 1 h

Jerry Man Zunguene k mande os filhos primeiro pra lá e ele ser o professor aí sim pode vir falar aos moçambicanos que a experiência é boa.

GostoMostrar mais reações · Responder · 34 min

Nitolé Nuvunga Seria muito bom transformar em salas de aulas tou pessar tabem comprar um terreno em bobole pra fazer escola o governo vai me a judar com salas de aulas movel

GostoMostrar mais reações · Responder · 1 h

Édno EChuquela Chuquela Estes ministros enganam me pelas capas e surpreendem me negativamente no conteúdo feito alguns livros...

GostoMostrar mais reações · Responder · 1 h

Gelson Salvador Estou curioso pra ver como os alunos vão escrever apontamentos e no dia das avaliações como é que estarão organizados

GostoMostrar mais reações · Responder · 1 h

Malo Junior exe ministro perdeu a melhor chance d se calar, pk em boca fechada n entra mosca...

GostoMostrar mais reações · Responder · 1 · 22 min

France Cossa Vai ver que também disponibilzara ar-condicionados para tal,e tera dinheiro suficiente para o corte e unificaçao de tais autocarros,sem falar do lugar onde serao assentados.

GostoMostrar mais reações · Responder · 1 h

Nazario Dombe Seu filho ira estudar la? Vendam os mercedes e construam escolas ok!

GostoMostrar mais reações · Responder · 1 h

Nino Moatize Boa ideia, sob minha análise, este quer dizer que devem vender as sucatas para posterior construção de salas de aulas.

GostoMostrar mais reações · Responder · 1 h

Nelson Badaga Este pronunciamento do ministro so revela a sua incapacidade em orientar os seus colaboradores para resolução do problema. Até parece que no lugar do cérebro tem lá uma ervilha.

GostoMostrar mais reações · Responder · 1 h

Fred Sortinho Mucavel Ou talves as tais salas irão servir pra formação e capacitação de fiscais, motoristas e cobradores ..se a ideia for essa, avante...

GostoMostrar mais reações · Responder · 36 min

Dully Salimo Que tipo de Suruma esse tipo fumou?

GostoMostrar mais reações · Responder · 5 · 1 h · Editado

Sualihina Eurico Também transformem os autocarros em dinheiro para o fim da crise.

GostoMostrar mais reações · Responder · 1 · 1 h

Francisqo Francisqo Ntla!!! Meta seu familiar para servir de exemplo..

GostoMostrar mais reações · Responder · 2 · 2 h

Lucas Inacio Olece kkkkkkkk nesse moz aki ainda havemos de ver muita coisa.

GostoMostrar mais reações · Responder · 2 · 2 h

Jorge Luis Cofe Júnior partilho a sua opiniao. Certo

GostoMostrar mais reações · Responder · 54 min

Nely F Baltazar Baltazar ASSIM É IDEIA DUM DIRIGENTE TERMINO ATÉ AI MESMO? PORK PENSA POCO ASSIM?

GostoMostrar mais reações · Responder · 1 h

Faizal Abreu Acho a ideia muito criativa...

GostoMostrar mais reações · Responder · 2 · 2 h

Tania Massango Finalmente , partilhamos a mesma ideia muita criatividade

GostoMostrar mais reações · Responder · 1 · 2 h


Escreve uma resposta...



David Maninga Espirito d 4clase do antigo sistema ta xtragar mnta coiza nao sabem nada

GostoMostrar mais reações · Responder · 1 · 2 h

Dady Rosse Seria tao bom

GostoMostrar mais reações · Responder · 1 · 2 h

Guleras Gouveia Tipo filho de pobre estuda no tpm e o do rico vai ter aulas no Mercedes

GostoMostrar mais reações · Responder · 1 · 2 h

Zizito Chauque Machamba PR mim monstrou a fragilidade d pensamento dele

GostoMostrar mais reações · Responder · 1 · 2 h

Nataniel Neto Kkkkkk tá quete

GostoMostrar mais reações · Responder · 1 · 2 h

Jorge Sitoe Nao sei que suruma fumam

GostoMostrar mais reações · Responder · 2 · 2 h

Isac Mabota Mavota Depois de Tseke só me faltava essa

GostoMostrar mais reações · Responder · 7 min

Gil Bindi deboche

GostoMostrar mais reações · Responder · 2 h

Tropa Däh Sn Gäng 👍👍👍👍👏👏👏

GostoMostrar mais reações · Responder · 1 · 2 h

Aconteceu Paulo Hanhane Kkkkkkkk avança Moçambique não recua força da mudança

GostoMostrar mais reações · Responder · 2 h

Hipó Crita Sinceramente

GostoMostrar mais reações · Responder · 1 h

Annlawi Annlawi Jr So em. Mocambique onde o dinheiro e pra comrar mercedz...

GostoMostrar mais reações · Responder · 2 h

Catarina Ricardo Muito criativo.... melhor k estacionados nem?!

GostoMostrar mais reações · Responder · 2 h

1 comentário:

Unknown disse...

Apoiado,o fio de pensamento foi uma exclusividade para e espero que um dia podemos transformar os contentores em salas e se secretaria isso seria muito baixo custo.espero meu povo entenda que lixo não é lixo mas sim luxo