quinta-feira, 15 de junho de 2017

Suspensos 48 Deputados Parlamentares na Zâmbia

Por MMO Notícias
- Jun 15, 2017



O parlamento zambiano está agora a funcionar sem o principal bloco da oposição, depois de o presidente daquele órgão ter ordenado a suspensão dos deputados da United Party for National Development (UPND) – Partido Unido Para o Desenvolvimento Nacional por um período de 30 dias.

Segundo o presidente do parlamento, Patrick Matibini, a suspensão dos 48 deputados foi necessária por causa da sua ‘desobediência’ ao presidente Edgar Lungu. Os deputados do UPND boicotaram em Março deste ano o discurso de Lungu ao parlamento.

Antes de anunciar a suspensão, Matibini instou os deputados a abandonarem os seus assentos se tiverem algo contra a legitimidade do governo. “Eu desafio-vos a demitirem-se por motivos morais se não reconhecem que existe um governo legitimamente eleito“, disse

O partido e o seu líder continuam a questionar a legitimidade do presidente Lungu “que liderou à vitória a Frente Patriótica, no governo, nas eleições presidenciais realizadas em Agosto de 2016. O líder do UPND, Hakainde Hichilema, encontra-se na prisão de máxima segurança enquanto aguarda julgamento, acusado de traição. Ele foi detido pela polícia quando se recusou a afastar-se para dar passagem à escolta presidencial” e com isso ameaçando a vida do presidente.

Hichilema deverá comparecer juntamente com outros cinco ao tribunal de alta instância ainda não foi fixada a data do julgamento. O economista e homem de negócios negou as acusações e disse estar pronto para o julgamento.

AIM

Fonte: https://noticias.mmo.co.mz/2017/06/suspensos-48-deputados-parlamentares-na-zambia.html#ixzz4k8z2D3hr

Sem comentários: