quarta-feira, 14 de junho de 2017

PRESIDENTE NYUSI EM WASHINGTON

PRESIDENTE NYUSI EM WASHINGTON
Durante três dias, o Presidente Nyusi estará em Washington em prosseguimento da sua ofensiva diplomática internacional com vista a devolver à normalidade económica ao país. Depois de ao nível interno ter estabilizado, a situação político-militar; garantidos melhores índices de produtividade agrícola dos últimos 20 anos; assegurado o início da construção do FLNG e inauguradas infra-estruturas estruturantes para o crescimento económico inclusivo do país, a par de um discurso reconciliatório que resultou numa viragem do comportamento tanto ao nível da Frelimo como da Renamo e MDM (tolerância, inclusão, paciência na construção da Paz e reconciliação) ele lança-se agora para a segunda deriva internacional, desta vez para falar com investidores.
A AFRICA PROGRESS PANNEL e a sua bienal são um grande entreposto onde os EUA e países africanos seleccionados convergem as suas vozes para acertar negócios, firmar parcerias e, mais importante ainda, expor o país ao apetite dos capitalistas americanos.
E desta vez, o Presidente vai em melhores condições que da última: os dossiers PAZ e DÍVIDAS OCULTAS estão bem-encaminhados, o que lhe permite optar por uma narrativa mais robusta que a anterior. Mozambique is back, Moçambique está de volta.

A propósito, antes que me esqueça, descobri que o Presidente Nyusi, que discursa esta quarta-feira na bienal, foi o único chefe de estado que mereceu destaque em todos canais oficiais de comunicação do evento: web, redes socais, tv e radio (cf: http://www.corporatecouncilonafrica.com/). Adicional a isso, a agenda de encontros que vai manter, pelo menos os publicamente conhecidos, sugerem o grande interesse que os investidores americanos têm para com Moçambique. Verdade seja dita, o interesse americano por Moçambique não é de hoje. E para esta viagem, o Presidente não vai sozinho. Faz-se acompanhar por um alto oficial da embaixada dos EUA em Maputo. E vai se encontrar com pelo menos dois secretários do governo de Trump: o do comércio, Wilbur Ross e do Estado, o famoso Rex Tillerson, por sinal, alguém com que já teria privado aquando da sua última viagem na qualidade de CEO da ExxonMobil; conselheiro da USAID, Thomas Staal bem como.
Os encontros com dignatários republicanos e congressistas irão ajudar muito na reorientação da nossa sorte nos próximos anos. Com CEO da Anadarko Petroleum, RA Walker e da General Electric Africa, Jay Ireland melhorarão a percepção destes e do governo sobre os prospectos para uma Decisão Final de Investimentos. Precisamos da AGOA, precisamos ver o MCC regressar; precisamos garantir que tantos outros investimentos, novos e já em curso cheguem a Moçambique. Precisamos, como soi dizer-se, de peças; de novas peças. E o mecânico foi buscá-las nos EUA.
Que Moçambique está de volta, não haja dúvidas. Agora precisamos assegurar que ele ande…para frente. E para tal, nada mais nos resta senão desejar ao Presidente Nyusi todo sucesso durante as reuniões bilaterais que irá manter à margem da grande bienal.

PS: Um mecânico é um profissional especializado na manutenção preventiva, na reparação e, ocasionalmente, na modificação de máquinas, motores e outros equipamentos mecânicos. O trabalho que o Presidente Nyusi está a fazer é parecido ao de um mecânico. Uma coincidência rara, se não fosse ele mesmo, um mecânico de formação.
PREPARAÇÃO: O SEGREDO DE TODA A VITÓRIA
O Presidente Nyusi discursou ontem na bienal África-EUA. Trata-se da segunda desde a independência que Moçambique participa nesta conferência. Essencialmente, a mensagem, virada para o exterior foi de que o país está pronto para fazer negócios; os grandes receios começam a ficar clarificados e que este povo precisa da cooperação internacional para avançar.
Mas não é disso que quero falar. Hoje viro-me aos mais novos desta rede social para para, através do exemplo da foto abaixo deixar uma mensagem: a vitória prepara-se. Na foto, o Presidente da República estava a fazer os últimos acertos do seu discurso. Estava, a ensaiar em voz alta o que ia dizer em público. Estava a corrigir as palavras mal colocadas.
EM TUDO O QUE FAZEMOS, se é vitória que queremos, devemos nos preparar, inclusive antecipar os perigos, identificar os nossos adversários, suas táticas e modus operandi.
A preparação é chave, pois permite antecipar o tempo necessário da luta ou do empreendimento; ajuda na gestão das expectativas e evita frustração.

Se você vai ler na igreja, em público; se vai enfrentar uma maratona; se vai a prova oral, exame escrito; se vai para o quadro ou a uma entrevista de emprego; se deve enviar um CV, etc...prepare-se.
Antes de postar qualquer coisa no facebook, verifique também se faz alguma diferença, acrescenta valor ou informação etc.
A vitória constroi-se devagar; pedra-a-pedra.
A inveja, muitas vezes vem daqueles que não tem a noção do trabalho necessário para o alcance de determinadas vitórias.
LikeShow more reactions
Comment
Comments
Anjos Mara
Anjos Mara Que venha a dita vitória...💪.
PS: E ao mesmo tempo mechidas sérias no sistema. Queremos um presidente que tenha mão, não mas braço de aço inoxidável, melhor!.
LikeShow more reactions
· Reply ·
1
· 32 mins
Munguambe Nietzsche
Munguambe Nietzsche Tudo bem dito. Só poderia ser o grande mestre ( Comunitologo)
LikeShow more reactions
· Reply · 29 mins
Munguambe Nietzsche
LikeShow more reactions
· Reply ·
2
· 27 mins
Rudencio Morais
Rudencio Morais onde encontrar este livro?
LikeShow more reactions
· Reply · 3 mins
Jonas Joaquim
Jonas Joaquim Como sempre Egidio Vaz
LikeShow more reactions
· Reply · 23 mins
Huntelais Adelino Vinho
LikeShow more reactions
· Reply · 22 mins
Linette Olofsson
Linette Olofsson O país , o povo precisa sim de fazer negócios e sem exclusão sendo um Mocambique para todos, mas como alcançar bons negócios com um governo corrupto? Com dívidas ocultas por esclarecer, paz efectiva não alcançada, "garantida" via celular? Vai reinar sim a lei da força e da fraude, sejamos realistas! Revisão da Constituição ? Revisão da Lei eleitoral? Aspectos importantes e chave para a descentralização efectiva?? O que se fala no exterior não o que se vive no interior do País!
LikeShow more reactions
· Reply ·
2
· 12 mins · Edited
Euclides Da Flora
Euclides Da Flora parabéns ao chefe de Estado!
LikeShow more reactions
· Reply · 14 mins
Zulfo Abdul Magide
Zulfo Abdul Magide Interessante, quanto à chamada de atenção e à necessidade de preparação, subscrevo. Duvido é da ligação entre a foto, o discurso e a idéia de que redigiu algum discurso..., quem lhe facilitou registar esses momentos pois habitualmente é segredo de estado. Cuidado ser preso. Estamos no mês de criança
LikeShow more reactions
· Reply · 14 mins
Zito Mubay
Zito Mubay Eu nao ouvi a voz do PR simplesmente vejo a foto sem nada haver
LikeShow more reactions
· Reply ·
1
· 9 mins
Nelson Junior
Nelson Junior Pelo menos, as armas pararam: eh um grande grande grande sucessso...Parabens a ele......Mas,nota-se que tem "medo" de mudar o sistema de governacao: este silencio, no caso dos Mercedes eh preocupante....O desenvolvimento economico deve imperativamente caminhar paralelamente com o desenvolvimento de valores morais e transparencia nas instituicoes estatais....a economia sem etica, transforma o ser humano, num animal irracional.....enfim!...vamos dando tempo a ele: Roma nao foi construida num so dia!
Wilson Mondlane
Wilson Mondlane Que o conjugar desses esforcos se consubstanciem na melhoria da qualidade de vida que ha muito temos clamados.
LikeShow more reactions
· Reply ·
3
· 9 hrs · Edited
Barbosa Ianes
Barbosa Ianes " consubstanciem"
LikeShow more reactions
· Reply ·
1
· 19 hrs
Wilson Mondlane
Wilson Mondlane Ilustre, obrigado pela atencao!
LikeShow more reactions
· Reply · 9 hrs
Norway Prince
Norway Prince Força Presidente Nyusi.
LikeShow more reactions
· Reply · 19 hrs
Idrisse Saiad
Idrisse Saiad dignatários dignitários ✔️
LikeShow more reactions
· Reply ·
3
· 19 hrs
Egidio Vaz
Egidio Vaz Irei editar já
LikeShow more reactions
· Reply ·
3
· 19 hrs
Fernando Costa
Fernando Costa Engenheiro
LikeShow more reactions
· Reply · 19 hrs
Ruiferrao Voda
Ruiferrao Voda Força camarada
LikeShow more reactions
· Reply · 19 hrs
Atanásio Marcos
Atanásio Marcos Um líder visionário e perspicaz. Não tenho dúvidas que Moçambique está de volta...
LikeShow more reactions
· Reply ·
9
· 19 hrs
Jeff Mcnail Mcnail
Jeff Mcnail Mcnail Mozambique is back to the track
LikeShow more reactions
· Reply ·
1
· 19 hrs
Tomas Macaringue
Tomas Macaringue Parabéns presidente
LikeShow more reactions
· Reply · 19 hrs
Imtiaz Vala
Imtiaz Vala Um percurso que desde da primeira hora sempre disse meu grande camarada avança!Forca Presidente Filipe Nyusi!
LikeShow more reactions
· Reply · 19 hrs
Fernando Costa
Fernando Costa AMIGO JÁ pensaste em cadidatarte a governador de algo.
LikeShow more reactions
· Reply ·
3
· 18 hrs
Gercio Alberto Nhambiu
LikeShow more reactions
· Reply · 16 hrs
Francey Zeúte
Francey Zeúte Excelente redacção! Relativamente ao MCC, e' importante que tenhamos aprendido a lição. Um projecto daquela envergadura nao pode ser tratado como mais um e qualquer. E a retoma do mesmo significaria um grande sucesso da visita do PR aos EUA.
LikeShow more reactions
· Reply ·
5
· 18 hrs
Cláudio Cobre
Cláudio Cobre Ora viva Moçambique a luta #contínua. Força o governo de presidente Nyusi
LikeShow more reactions
· Reply · 18 hrs
Angelo Alface
Angelo Alface Para consubstanciar o esforço do PRESIDENTE, cabe a cada moçambicano fazer sua parte, espírito de trabalho é o que acho que esteja a faltar nalgum momento passa se a vida toda a comentar coisas sem necessidade.
LikeShow more reactions
· Reply ·
2
· 18 hrs
Nelson Junior
Nelson Junior Sem ofender a alguem e sem ser mal educado, chamaria a atencao aos mocambicanos de estarem atentissimos com a influencia norte-americana...hoje sao amigos, amanha serao os grandes inimigos....Por que o Nyusi e a sociedade Mocambicana nao apostam em imitar as sociedades do Norte da Europa....O desenvolvimento socio- economico da Europa do Norte eh baseado na justica social....Senhores, nao se enganem com os Estados Unidos da America, pois tem estados que sao mais pobres do que Mocambique...O capitalismo norte americano eh cruel e injusto....ps!...o Nyusi vai se encontrar com o Trump?...E se nao, tal atitude eh de menos importancia???...cuidado, cuidado e cuidao com o gringo!......
LikeShow more reactions
· Reply ·
7
· 18 hrs
Daniel Gilberto Ntumwa
Daniel Gilberto Ntumwa Até que podes ter razão!
LikeShow more reactions
· Reply · 17 hrs
Nelson Junior
Nelson Junior Ps!....O Nyusi eh Presidente, nao eh?...e o encontro com o Trump?...Recordar que ultimanente, os Presidentes de Mocambique nao sao permitidos de se encontrarem com os Presidentes de America( pelo menos em publico)...e sabem por que???....porque sao vistos como uns corruptos e ladroes
LikeShow more reactions
· Reply · 16 hrs
Elísio Nhantumbo
Elísio Nhantumbo Nelson Junior esta afirmação não é verdadeira. Do jeito que coloca é como se isso tivesse acontecido inúmeras vezes. Acho que o problema é mesmo de agenda do Trump. E não pode ser objectivo principal o nosso PR encontrar-se com Trump. Qual séria o ganho desse encontro?
LikeShow more reactions
· Reply · 15 hrs
Nelson Junior
Nelson Junior Nao eh verdadeira???...procure fazer uma pequena pesquisa...repare de que o proprio Obama( um negro) tambem nao se encontrou com o Nyusi e acho nem com o Guebuza...Devdo a agenda do Trump?...francamente!...diga isto a outras pessoas..visitas presidenciais sao do primeiro plano na agenda oficial....procuro citar factos e nao imaginacoes: os politicos mocambicanos sao vistos mundialmente como corruptos,aldraboes e ladroes....
LikeShow more reactions
· Reply · 15 hrs
Bélio Jacob Bila
Bélio Jacob Bila Aos ilustres Nelson e Elísio agradecia que se informassem qual é o protocolo presidencial dos EUA e do Governo. Depois poderão discutir melhor
LikeShow more reactions
· Reply · 13 hrs
Elísio Nhantumbo
Elísio Nhantumbo Nelson Júnior exagera muito nas suas afirmações e faz generalizações. Moçambique é único país corrupto do mundo? Temos problemas sim, mas temos que acreditar no futuro. Quanto a recepção do PR pelo Trump é o de menos.
LikeShow more reactions
· Reply · 12 hrs · Edited
Elísio Nhantumbo
Elísio Nhantumbo Belio Jacob Bila se sabe partilhe. É o que esperamos nesta plataforma.
LikeShow more reactions
· Reply · 12 hrs
Nelson Junior
Nelson Junior exagero muito?...faco generalizacoes?...talvez nao gostem de ouvir as verdades...dizer que Mocambique eh um dos paises mais pobres do mundo eh exagerar?...dizer que a desigualdade socio -economica em Mocambique eh exagerar?..dizer de que Mocambique eh um dos mais corruptos do mundo, eh exagerar?...dizer que Mocambique eh "ponte" de transito de drogas, tais como a cocaina, eh exagerar muito...seja forte e corajoso...admita esta triste realidade...repare de que falo das entidades politicas e economicas...e nao do simples mocambicano...pra si exagero porque talvez eu seja mais informado do que o senhor....exagero muito?..esta eh boa, e so faltava esta....uma vez, o senhor teve a mesma atitude e o critiquei.....aceite criticas, e se nao sabe, estude mais...mas, nao critique so por criticar
LikeShow more reactions
· Reply · 12 hrs
Nelson Junior
Nelson Junior Ps!...infelizmente eh esta maneira arcaica e ingenua de pensar que nao permite o desenvolvimento de Mocambique....continue a pensar assim-que exageramos muito....
LikeShow more reactions
· Reply · 12 hrs
Nelson Junior
Nelson Junior ps!...uma vez, se nao estou errado, o aconselhei de estudar mais, assim nao vai correr o risco de criticar sem fundamentos.....
LikeShow more reactions
· Reply · 12 hrs
Elísio Nhantumbo
Elísio Nhantumbo O senhor parte da premissa errada de que detém a verdade absoluta e por isso ousa mandar os outros estudar mais. Pessoalmente não vejo factos nenhuns na sua mensagem senão senso comum.
LikeShow more reactions
· Reply · 11 hrs
Elísio Nhantumbo
Elísio Nhantumbo O senhor não me conhece para me mandar estudar mais. É melhor ficarmos no foco do debate. Quais são os fundamentos na sua mensagem?
LikeShow more reactions
· Reply · 11 hrs · Edited
Elísio Nhantumbo
Elísio Nhantumbo Moçambique também não vai desenvolver com pessoas que não vêem nada de positivo.
LikeShow more reactions
· Reply ·
1
· 11 hrs
Nelson Junior
Nelson Junior with respect, I have no time for talking talks!.......simplesmente deve pensar o seguinte: como eh possivel, de que dois presidentes, um democrata( o Obama) e o outro republicano( o Trump) recusam de se encontrar com o Nyusi....se, fizer esta analise, talvez, talvez, talvez a sua contrbuicao pode ser valida...o resto nao eh relevante: va ao fundo dos problemas....
LikeShow more reactions
· Reply ·
1
· 11 hrs
Nelson Junior
Nelson Junior ps!...com todo respeito, 42 anos da governacao da frelimo foram um fracasso:fracasso socio-politico-economico
LikeShow more reactions
· Reply ·
1
· 11 hrs
Leonardo Paulino Zavala
Leonardo Paulino Zavala Com certeza Moçambique vai em frente com presidente Nyusi vai meus parabéns
LikeShow more reactions
· Reply · 18 hrs
Domus Oikos
Domus Oikos Presidente mecânico...?
LikeShow more reactions
· Reply ·
2
· 18 hrs
Mouzinho Zacarias
Mouzinho Zacarias Egídio queremos te como futuro governador devtete
LikeShow more reactions
· Reply ·
2
· 18 hrs
Joao Fulana
Joao Fulana E. Vaz, vai ter que começar do Zero. Como Administrador de Mutarara, depois, tiramos o Awade da província de Tete, e fica o E.V. Hehehhhh
LikeShow more reactions
· Reply · 15 hrs
Beto Fernando
Beto Fernando A verdade e esta, ainda bem que coloca a retoma economica no topo da agenda. Esses sao alicerces para o pais que pretendemos. Voltando a agenda interna, parecendo prematuro, aguardo a estrategia para a retoma da confianca e a percepcao do cidadao sobre os frutos desta retoma. Ate aqui nao vejo ainda nada que indique que o IDH(o indice de desenvolvimento humano), melhore. Ja houve forum sobre infra-estruturas, mx sobre o Homem, nada. Oxala que quando voltar olhe a serio sobre isso(se nao vira casca de banana).
LikeShow more reactions
· Reply ·
1
· 18 hrs
El Patriota
El Patriota Bom texto, mas nesta parte aqui não me soa bem. Agradecia que me elucidasse, meu caro. Isto: "... garantidos melhores índices de produtividade agrícola dos últimos 20 anos;".
LikeShow more reactions
· Reply ·
2
· 18 hrs
Jeremias Chilaw
Jeremias Chilaw Os dados da producao agricola em Mocambique indicam que este ano a producao foi a melhor dos ultimos 20 anos.
LikeShow more reactions
· Reply ·
3
· 18 hrs
El Patriota
El Patriota Por quê?
LikeShow more reactions
· Reply · 17 hrs
Agostinho Augusto
Agostinho Augusto Eu duvido bastante.
LikeShow more reactions
· Reply · 17 hrs
Egidio Vaz
Egidio Vaz El Patriota São dados agrícolas. Queria que não fosse verdade? Mas é. Sao dados.
LikeShow more reactions
· Reply ·
1
· 17 hrs
Jeremias Chilaw
Jeremias Chilaw Os dados da agricultura, por mais que nao estejam ao alcance de todos, uma boa forma de aferir a sua veracidade eh avaliar o nivel dos precos nos mercados, que eh algo que nos afecta a todos. Se os precos mantiverem-se altos como nos principios do ano, significa que a producao nao foi tanta como se diz, mas se houver um reducao significativa, principalmente dos produtos localmente produzidos, ai sim, podemos concordar. O que sei eh que na Zambezia o milho custava 33 mt em 2016 e agora ronda os 8mts e ja esteve a 5. Os outros produtos tambem estao a conhecer uma boa reducao dos precos...
LikeShow more reactions
· Reply ·
1
· 17 hrs
El Patriota
El Patriota Eu não duvido... Só estou surpreendido... É que alguém me dizia que isso aconteceu porque não houve cheias nem seca e não porque Sua Excelência fez algo. Alguém aqui está a mentir mano Vaz. Ou tu ou o meu amigo...
LikeShow more reactions
· Reply ·
2
· 17 hrs
Jeremias Chilaw
Jeremias Chilaw Ja agora, o Agostinho Augusto poderia enriquecer o debate, trazendo as razoes que o fazem duvidar do desempenho da agricultura.
LikeShow more reactions
· Reply ·
1
· 17 hrs
Perla del Cielo
Perla del Cielo A Luta continua! Bem haja...!
LikeShow more reactions
· Reply · 18 hrs · Edited
Nathaniel Mucavele
Nathaniel Mucavele Vejamos esta linda publicação meus caros Elton Max, Fernando Pangane, Bitone Viage.
É disto que Moçambique precisa, e não devemos olhar para quem vai recebê-lo, ou para os custos investidos porque está claro que é um investimento com retorno. Olhemos para os benefícios do país com isto.


Abraços para vocês.
LikeShow more reactions
· Reply · 15 hrs · Edited
Elton Max
Elton Max agradecido dr. Natha, louvável descrição do Egidio Vaz, contudo espero que esse intercâmbio não coloque o país na mesma situação da Angola, da Venezuela, etc, em que as relações estabelecidas acabaram de certa forma por destrui os ditos países devido a ambição não só dos dirigentes, mais tbm pela ganância e voracidade dos Americanos em "escravizar e pilhar" as economias dos países em via de desenvolvimento.
LikeShow more reactions
· Reply ·
1
· 17 hrs
Nathaniel Mucavele
Nathaniel Mucavele Relaxa irmão, depois de tudo vamos verificar, aliás, até porque Bitone Viage é perito na matéria.
LikeShow more reactions
· Reply ·
1
· 16 hrs
Nathaniel Mucavele
Nathaniel Mucavele Todos havemos de ver Elton Max!
LikeShow more reactions
· Reply ·
1
· 16 hrs
Nathaniel Mucavele
LikeShow more reactions
· Reply ·
1
· 16 hrs
Gervasioa Absolone Chambo
Gervasioa Absolone Chambo Egídio Vaz, palpando a verdade como se tratasse de um hacker of cognition que entrou na cognição do PR para fazer downloads dos seus planos de acção associados à frase "Moçambique está de volta". Eu prefiro esperar que o tempo desenhe as evidências das coisas que aceitar probabilidades opinadas sem evidências. Já houve a conferência de imprensa do PR sobre a viagem diplomática aos EUA?
LikeShow more reactions
· Reply ·
4
· 18 hrs · Edited
Egidio Vaz
Egidio Vaz Já houve sim conferencia de imprensa. Nao estou palpando. Eu interesso-me pela informação e por aquilo que o PR anda a fazer. leio muito e tudo: em frances, inglês e portugues e provavelmente em russo, tudo para estar dentro da informação. Portanto, tudo o que escrevi nao apalpei nada. É resultado de leituras de diversas fontes.
LikeShow more reactions
· Reply ·
6
· 17 hrs
Gervasioa Absolone Chambo
Gervasioa Absolone Chambo Compreendo contudo, porquê não colocar a sua opinião como uma hipótese para a posterior (pós-viagem) juntar evidências para validá-la ou não?
LikeShow more reactions
· Reply ·
1
· 16 hrs
Mogas Linha
Mogas Linha Com presidente Nhusy Unidos Unidos Moçambique avança
LikeShow more reactions
· Reply · 17 hrs
Edson Cumbula
Edson Cumbula Só tô ver soldados negros ai EUA mesmo ai?
LikeShow more reactions
· Reply · 17 hrs
Ivanildo Mucavel
Ivanildo Mucavel Olha aí o mano Mauro sempre com boss Nhusy.
LikeShow more reactions
· Reply · 17 hrs
Nacer Rungo Rungo
LikeShow more reactions
· Reply ·
1
· 17 hrs
Sandro de Sousa
Sandro de Sousa Basta ser um Bom Mecânico para pôr a Máquina a Funcionar e a andar!
LikeShow more reactions
· Reply · 17 hrs
Edelson Assado
Edelson Assado Vendo o presidente trabando deste Jeito renasce em todo nos ,o espírito de trabalharmos por um Moçambique melhor....
LikeShow more reactions
· Reply · 16 hrs
Geraldo Picial
Geraldo Picial Sera ki está viagem terá benefícios tangíveis para o bem comum? Ou os benefícios serão restritos como sempre? Vamos aguardar sem alarmismo e lanbebotismo...
LikeShow more reactions
· Reply ·
2
· 16 hrs
Juma Aiuba
Juma Aiuba Mano Egidio Vaz o dossiê dívidas ocultas está bem encaminhado? Há alguma novidade que eu não saiba? Qual foi o encaminhamento que se pode considerar "bem" neste caso específico?
LikeShow more reactions
· Reply · 15 hrs · Edited
Egidio Vaz
Egidio Vaz Juma, nao está? A Kroll nao entregou? A PGR nao esta averiguar a conformidade? O Presidente Nyusi nao disse que os resultados da investigação terão consequências? O que falta diszer senão aguardamos a realização das promessas?
LikeShow more reactions
· Reply ·
2
· 15 hrs
Juma Aiuba
Juma Aiuba Hammmmm... Ok! Pensei que já tinham encarcerado o dono da capoeira.
LikeShow more reactions
· Reply ·
3
· 15 hrs
Mozer Morgan
Mozer Morgan Ja esperamos, o governo nao tem alternativa para sua sobrevivencia.
Um país para entrada no estagio de take over.
Tem que ter investimento, tecnologia e conhecimento. E isso esta lá fora.

Ha sinal de esperança.
LikeShow more reactions
· Reply · 15 hrs
Novais Jose Angolano Angolano
Novais Jose Angolano Angolano Vim ler comentários gente
LikeShow more reactions
· Reply · 15 hrs
Soshangane Wa Ka Machele
Soshangane Wa Ka Machele Ofensiva Diplomática Internacional de FJN. Um novo axioma, pelos vistos. produz em mim o mesmo eco oco da ditosa Diplomacia Económica de AEG. so called!
LikeShow more reactions
· Reply ·
2
· 14 hrs
Soshangane Wa Ka Machele
Soshangane Wa Ka Machele ou a redaçäo do meu mbuya é uma salada russa ou o presidente Nyusi foi comer num buffet de muitos combos. me parece uma mistura explosiva, capaz de provocar combustäo, digo congestäo muito vinagrenta para nossos famélicos estômagos.
LikeShow more reactions
· Reply ·
1
· 14 hrs
Scarlet Pimpernel
Scarlet Pimpernel Essa é a conduta típica dos Moçambicanos, tal como uma criança que lhe magoas agora, e dois minutos depois lhe ofereça um rebuçado ou promessa de sair para um parquet infantil que já vai pular de alegria e se esquecer do que lhe fez chorar. É assim que vai evoluindo esse ciclo vicioso.
Moçambicanos são vítimas de vários problemas que só precisam apenas da boa vontade política para serem erradicados. Só um exemplo, vou usar o mais recente, importamos faustosos Mercedes para individualidades que já são opulentos, por um montante suficiente para trazer uma frota de autocarros que fariam face a problemática do transporte das colectividades paupérrimas. Sem falar dessa paz que ainda está numa condição precária, das dívidas ocultas do qual o desfecho é incerto e passível de manipulação por conta do mistério em torno da sua divulgação. As infraestruturas que o Nyusi vem inaugurando são do governo anterior, nenhuma infraestrutura de vulto cuja primeira pedra foi lançado pelo actual PR foi testemunhada. O dólar até agora só baixou a menos de 50% dos níveis com que subiu, ou seja, subiu como foguetão e desce como para-quedas e assim acontecem com os preços dos produtos da primeira necessidade. Qual é o legado do Presidente Nyusi quando já estamos a mais da metade do seu mandato? Quantas viagens de negócios iguais ou superiores a essa o presidente Guebuza efectuou ao longo dos seus dois mandatos, até ser apelidado por “Business Man”? E mesmo assim o povo continua com os mesmos problemas e mesmas carências (que nem vale a pena enumera-los) de 1975,.
Compatriotas apoiemos sim, mas com muita cautela. Eles sabem deitar “lixo” nos nossos quintais e agente sofre por muito tempo com cheiro nauseabundo que nos causaram e quando se aproximam as eleições os mesmos vilões que nos forçaram a inalar o cheiro nauseabundo vem com a cara de “amigos” para retirar o lixo e aí agente agradece com louvores?
Moçambicano, não se distraia, acorde para endireitar as coisas.
LikeShow more reactions
· Reply ·
9
· 14 hrs
Donaldo Chongo
Donaldo Chongo O comentário mais lúcido até aqui...
LikeShow more reactions
· Reply ·
4
· 13 hrs
Grace Themba
Grace Themba Só esqueceu de citar Robert Mugabe no referente ao doce da crianca
LikeShow more reactions
· Reply · 12 hrs
Soshangane Wa Ka Machele
Soshangane Wa Ka Machele Em 2015, o Africa Progress Panel promoveu um diálogo sobre Moçambique, o qual produziu estas receitas: http://www.africaprogresspanel.org/energising-mozambique.../. Näo estou certo do que delaa fizemos. todavia, interessa-me perceber em como o APP constitui entreposto comercial EUA/Moçambique. estou sedento e faminto em sabê-lo, pois também QUERO VOLTAR COM MOÇAMBIQUE
LikeShow more reactions
· Reply · 14 hrs
Argentyno Antonio Vatiua
Argentyno Antonio Vatiua Todos saldados negros???
LikeShow more reactions
· Reply · 13 hrs
Grace Themba
Grace Themba Moz ai
LikeShow more reactions
· Reply · 12 hrs
Moses Guvheya
Moses Guvheya Nyusi seems to know his steps very well. He has won my trust
LikeShow more reactions
· Reply · 12 hrs
Grace Themba
Grace Themba Nada, aqui e moz na despedida com a guarda de honra vocês pa
LikeShow more reactions
· Reply · 12 hrs
Arlindo Domingos Canivete
Arlindo Domingos Canivete Ladrões parece querem melhorar, falso.
LikeShow more reactions
· Reply · 12 hrs
Spirou Maltese
Spirou Maltese Esses soldados é que o receberam lá ?!
LikeShow more reactions
· Reply · 12 hrs
Mario Feniasse Lore
Mario Feniasse Lore A nossa Esperanca aumenta cada vez mais. Vamos todos de mãos dadas com o nosso maravilhoso Nyuss.
LikeShow more reactions
· Reply · 12 hrs
Zefanias Sitoe
Zefanias Sitoe Vontade existe no PR mas falta muita coisa, por exemplo nao sei qual e a cumplicidade do chefe com o timoneiro da agricultura que ja demostrou a sua incompetencia mas continua la, o Chefe falou a pouco sobre os caros luxuosos e a AR da os mercedes aos membros da Comissao Permanente, a justica desencaminhada no pais devido o mau posicinamento da PGR, o boss ainda tem muito por fazer pois esta rodeado de um elenco de "fantoches".
LikeShow more reactions
· Reply ·
1
· 12 hrs
Jaime Tomo
Jaime Tomo Qual bom mecanico qual quê ! Sao estrategias dos camaradas pra convencer comunidade internacional voltar injeitar mais dinheiro, nao passa disso, os roubos e saques vao continuar, a impunidade dos ladroes idem e nada mais....
LikeShow more reactions
· Reply ·
4
· 11 hrs
Jaime Tomo
LikeShow more reactions
· Reply · 11 hrs
Claudio Milton
Claudio Milton Força ai Txoti...
LikeShow more reactions
· Reply · 11 hrs
Arsenio Maduela
Arsenio Maduela Vai a vante mecânico tenho uniforme p ti use tua ferramenta forca
LikeShow more reactions
· Reply · 11 hrs
Zulu Buraimo
Zulu Buraimo Voto de confiança ao camarada presidente nyusi. Precisamos de reconhecer k sair da situação em que nos encontramos, requer um trabalho árduo. E nao seria realistico nao reconhecer que camarada presidente tem trabalhado arduamente. Força camarada... a frente é o caminho.
LikeShow more reactions
· Reply · 10 hrs
Vakatsur Litsur
Vakatsur Litsur Não acredito que sejamos tao incrédilos, a ponto de nao avaliarmos as acçoes em funçao do momento. Periodo eleitoral, mesmo academicos ficam domados.
LikeShow more reactions
· Reply ·
1
· 10 hrs
Jawardo Cesar Joao Joao
Jawardo Cesar Joao Joao ...o crescimento economico inclusivo do país...
A inclusao aqui referida é o desejo do presidente ou do sr Egidio Vaz?
LikeShow more reactions
· Reply · 10 hrs
Scarlet Pimpernel
Scarlet Pimpernel Sinceramente, ainda está muito longe de o Presidente Nyusi receber alguns aplausos. Esses negócios que vai tratar lá na América só dizem respeito a ele e os seus. Não nos confundam, com ou sem negócios, nós o povo ainda estamos com o salário mínimo abaixo dos 4mil meticais, acordamos as 4h para apanhar o my love, damos duro para comprar o terreno e construir casas e o governo nos nega água e energia num raio de menos de 50km do epicentro da capital, nossos filhos ainda estudam ao relento, hospitais públicos só tem paracetamol, o poder de compra diminuiu, as nossas estradas viraram entulho, a justiça é para a equipa "A", a polícia está mais equipada para combater manifestação que para o crime, a lei pesa sobre inocentes e privilegia os grandes criminosos, etc. O povo quer acções concretas que se reflictam na melhoria do seu padrão de vida. Não entendo que um povo tão aldrabado ainda se digna a aplaudir os mentores da sua própria desgraça. Escovismo a alto nível. Deixem de ter memórias de galinhas, já se esqueceram dos momentos turbulentos que vivemos por conta dos erros cometidos por eles? Sinceramente!
LikeShow more reactions
· Reply · 8 hrs
Moulinho Lehuany
Moulinho Lehuany Parabéns presidente
LikeShow more reactions
· Reply · 1 hr
Linette Olofsson
Linette Olofsson Sem resolução dos problemas internos, que use a mesma perspicácia !👎
LikeShow more reactions
· Reply · 2 mins

Sem comentários: