quinta-feira, 15 de junho de 2017

Ociosidade só...Falta de agenda dos ministros de Nyusi

Nkutumula recomenda que população invista na produção para assegurar alimentação

Província de Maputo vai cumprir com metas da campanha agrária
As previsões de seca a partir do mês de Setembro provocadas pelo fenómeno “El nino” não vão comprometer a campanha agrária, pecuária e pesqueira 2016-2017 na província de Maputo. Aliás, a província vai cumprir com as metas. A garantia foi dada hoje pelo membro do Conselho de Ministros, Alberto Nkutumula, no final da sua visita de dois dias àquele ponto do país.
“São os próprios produtores que estão a dar essa garantia e nós não temos como contrariar quem está no terreno. Nestes dois dias eles foram unânimes em afirmar que comparativamente a igual período do ano passado a produção foi boa e acreditamos que vai continuar assim”, considerou Nkutumula.
As declarações do membro da brigada de monitoria agrícola na província de Maputo foram ditas no distrito de Matutuine, no último dia de visita, onde passou pela empresa Aves que Curam, que produz aves, peixes e gado, visitou um produtor de peixes e um criador de gado.
Na primeira parada, conheceu um dos pavilhões com capacidade para produção de 18 mil frangos, abatidos pela empresa Higest e vendidos no mercado interno com a marca Nacional. Os níveis de produção são bons, mas os gestores do projecto dizem que seriam melhores se não fosse a crise económica que fez disparar o preço da ração.
Já na Magaia Farmar, que actualmente tem cerca de 1000 cabeças, Nkutumula visitou um produtor de gado, onde teve a oportunidade de vacinar uma das cabeças contra diversas pestes bovinas.
Em relação às previsões de seca a partir de Setembro deste ano, Nkutumula recomendou que a população invista na produção para assegurar que não faltará comida, caso ocorra alguma calamidade.
Juma Aiuba
14 hrs ·
Ociosidade só...
O Ministro da Juventude e Desportos, Alberto Nkutumula, acordou ontem, treinou karate dele, escovou os dentes, tomou banho, aprumou grife dele, perfumou-se, e foi a Moamba visitar machambas. Foi falar de adubos e comercialização agrícola. Foi ver se conseguia uns TOMATES (que tanto fazem falta a juventude).
Se ouvir que o Ministro da Agricultura e Segurança Alimentar, José Pacheco, foi à China comprar bolas ou redes de voleibol não me espantarei. Porque, afinal de contas, Moçambique está de volta! Parece que agora cada um faz o que melhor sabe fazer. Até a tia Beatriz foi à Polícia exigir dinheiro de multas. Ociosidade só!
- Co'licença!




Egidio Vaz adicionou 3 fotos novas.
6 h · 
ALGO PONTUAL: sobre o envolvimento dos ministros na agricultura: apenso ao Juma Aiuba
Esta manhã, o amigo Juma Aiuba “spidou” o ministro da juventude e desportos Dr. Alberto Nkutumula sobre a sua “entrega” à causa agrícola. Por sermos amigos, eu quis saber dele do que se passava. E ele clarificou-me.
Disse que por decisão do Presidente Nyusi, todos membros do conselho de ministros faziam parte das chamadas BRIGADAS DE MONITORIA DA CAMPANHA AGRÍCOLA. Por outras palavras – já sou eu esse – o Ministro Pacheco tem oficiais de monitoria e avaliação adicionais para lhe ajudar a materializar não apenas as metas da campanha agrícola mas também na mobilização para a produção. Que sorte! Não admiram porém os altíssimos índices de produtividade agrícola.
Nas fotos que vão abaixo, podem identificar o Ministro da Economia e Finanças, Senhor Adriano Maleiane; o Senhor Eusébio Lambo, Ministro dos Combatentes e a Senhora Ana Flávia Azinheira, Vice-Ministra da Juventude e Despertos. Estes fazem parte da brigada de monitoria para Cidade de Maputo. Nkutumula, juntamente com o ministro dos Negócios Estrangeiros, Oldemiro Baloi são da brigada da Provincial de Maputo. O Director Mouzinho Saíde, fazia parte da brigada de Nkutumula até a data da sua exoneração.

GostoMostrar mais reações
Comentários
Alvaro Fausto Taruma
Alvaro Fausto Taruma Ou seja, Pacheco está a ter sequazes ministeriais... O que ele faz? Quais são as brigadas de que ele faz parte que monitoram assuntos de outros ministérios? Ademais, penso que a desculpa de que "por orientação de Nyussi" não deve colar. Pode servir hoje para o bem mas amanhã pode servir para o mal e quem vai queimar-se é o próprio orientador. Julgo, eu, que cada ministério tem as suas prioridades e não há ministério mais prioritário que o outro dentro do conselho de ministros. Se houver, no entanto, agendas prioritárias, acho que deviam ser levadas a cabo não por políticos mas por técnicos da agricultura e afins.

 · 
10
 · 6 h
Egidio Vaz
Egidio Vaz Nao se está a monitoriar o ministério. Está-se a monitorar a campanha agrícola. É um trabalho de mobilização popular e de recursos para resolver a breve trecho a fome no país. Modéstia a parte, trata-se de um foco. Podemos matar a fome. E é isso que se está a tentar resolver

GostoMostrar mais reações
 · 
8
 · 6 h
Spirou Maltese
Spirou Maltese Nota 10 a este comentário. Ntsem.

GostoMostrar mais reações
 · 5 h
Jeremias Vunjanhe
Jeremias Vunjanhe Obrigado ilustre Egidio Vaz pela tentativa de clarificacao.Mas gostaria de saber quem sao os ministros que fazem parte das brigadas de monitoria da nossa economia e das nossas financas?Caso para dizer, que sorte, nao admirarma porem os altissimos indicesses de endividamento.......Um abraco

 · 
14
 · 6 h
Egidio Vaz
Egidio Vaz Pois é. Tentei saber por ser um amigo em causa. O ministro Alberto Nkutumula. Caso contrário passaria ao lado. Sobre os dinheiros, falemos mesmo é com Maleiane.

GostoMostrar mais reações
 · 
1
 · 6 h
Jeremias Vunjanhe
Jeremias Vunjanhe Obrigado mano Egidio Vaz...Com o ministro Alberto Alberto H J Nkutumula, meu amigo, terei oportunidade de o confrontar num evento publico no qual estara tambem a ministra Vitoria Digo em dialogo com a rede de jovens lideres.. Sobre os dinheiros penso que seria melhor perguntar ou falar com no nosso Mecanino-Mor e maior, aquele que igualmente diz ser empregado do povo porque so ele pode explicar porque cria brigadas para monitoriar alguns ministerios excluindo aquele devia ter os nossos dianheiros mas nao os tem porque a quem os sacou.....

 · 
4
 · 6 h
Juma Aiuba
Juma Aiuba Egídio Vaz, por quê é que o Pacheco deve sempre ser ajudado nas suas coisas? Por que é que as campanhas da área do Pacheco devem movimentar todo Conselho de ministros? Você acha que para os camponeses cultivarem precisam de um meetings com membros do Conselho de ministros?

 · 
3
 · 5 h
Egidio Vaz
Egidio Vaz Juma Aiuba eu não sou capaz de o responder. Partilho da mesma perspectiva pessimista com relação ao "velhote". A hora para descansar chegou faz tempo. Por mais que nos esforcemos em fazê-lo trabalhar, ele já não tem nada de novo muito menos inspiração para olhar no trabalho como algo digno. Ele está cansado de fazer mesma coisa, fazem décadas.

 · 
2
 · 5 h
Juma Aiuba
Juma Aiuba É muito relaxado e mimado esse cota. Quando não há comida a culpa é dos outros. Ou porque temos que ter Horta no quarto ou porque sei lá o quê. E o gajo relaxado a vender tábuas.

 · 
8
 · 5 h · Editado
Fernando Muloiua
Fernando Muloiua "E o gajo relaxado a vender tábuas" kakakakak..... Sim senhoras.

 · 5 h
Sidonio Pedro
Sidonio Pedro Há gente interessante, depois se diz jovem líder!

 · 5 h
David Franco
David Franco Nelson Carneiro ves porque entrar pela agricultura

GostoMostrar mais reações
 · 
1
 · 6 h
Helton Laquene
Helton Laquene Com que então se esta a assumir, de forma implícita, que o actual ministro do pelouro por si só não esta a "dar conta do recado". A questão que me ocorre é porquê ainda o temos como titular da referida pasta?

GostoMostrar mais reações
 · 
5
 · 6 h
Lenon Arnaldo
Lenon Arnaldo Esclarecimento oportuno. 

Acho que alguns ainda não entenderam, o lema do PR, que é produzir produzir até atingirmos a sustentabilidade desejável. E para tal, a que dar sinal/mostra .... não é por acaso, este ano há dados que indicam que a produção a escala nacional pode bater recorde dos últimos 20 anos.

GostoMostrar mais reações
 · 
9
 · 5 h
Candido Agostinho Guambe
Candido Agostinho Guambe Que assim seja

GostoMostrar mais reações
 · 4 h
Abel Vilanculos
Abel Vilanculos Esta Agricultura do meu Pais , eº feita por campanha! Como nao ha dinheiro nos cofres, lembraram.se que temos terra! Quando o dinheiro voltar, vao come.lo ate o ano que voltaremos a ter outra crise, e ai, de novo teremos outra camapnha agricola...

GostoMostrar mais reações
 · 
7
 · 5 h · Editado
Soshangane Wa Ka Machele
Soshangane Wa Ka Machele Gramei do recurso ao termo de rua "spidar". assim por assim, deixa-me spidar o Ministro Condugua: cuidado, boss, estäo a fazer-te a cama. Säo GVs esses camaradas aí. Näo é monitoria da campanha agrícola, é monitoria & avaliaçäo pra te "dharem cabo do cebo". fungula masso!

GostoMostrar mais reações
 · 
1
 · 5 h
Nhecuta Phambany Khossa
Nhecuta Phambany Khossa Soube que este ano Moçambique poderá ter uma das melhores colheitas dos últimos anos. A mobilização para a produção feita pelo PR e as iniciativas dos camponenes/produtores, estão a surtir efeitos.

GostoMostrar mais reações
 · 
6
 · 5 h
Claudino G. Nchumaly
Claudino G. Nchumaly Sorte tem o “peixe seco”, pois mesmo não marcando nem um golo o treinador insiste no tipo. Parece aqueles galácticos que mesmo não jogando nada permanecem em campo. Mas a diferença desse (Peixe Seco) com aqueles galácticos, é que aqueles pelo menos o clube consegue retorno com a venda das camisetas do gajo, por isso não convém deixar o tipo sentado no banco. Agora o que o nosso galáctico tem para não ficar no banco? Que sorte o tipo tem para o treinador sacrificar toda a equipa e ir fazer o trabalho que este devia fazer? Que haja espírito de equipa nisso ou será que é sorte de crocodilo?

GostoMostrar mais reações
 · 
5
 · 5 h
Francisco Pacheco Chigogoro
Francisco Pacheco Chigogoro Brigadas de monitorias compostos por ministros? entao esta claro que passaram certificado de incompetencia ao ministro do pelouro JOSE PACHECO,se fizesse no ministerio das financas evitava se a compra dos MERCEDES Para improdutivos

GostoMostrar mais reações
 · 
9
 · 5 h · Editado
Nelson Junior
Nelson Junior Falar da Agricultura em Mocambique, levanta uma simples questao: como eh possivel e por que a vizinha Africa do Sul produz tanto( e chega a exportar) e Mocambique nao produz o suficiente?????!!!!!...Sei que os mocambicanos nao gostam de ouvir as verdades( por contrario, se zangam) mas, sem ofender a raca negra, a agricultura na Africa do Sul eh manejada quase na sua totalidade por brancos...No Zimbabwe, quando a agricultura estava nas maos dos brancos( a Rodesia) era o celeiro da Africa.....As famosas terras foram concedidas aos negros, iniciou a "calamidade" no Zimbabwe.....Desde o periodo de Samora, que se fala da agricultura.....em vez de comprarem Mercedes, deveriao melhorar as estradas dos distritos.......

GostoMostrar mais reações
 · 
1
 · 5 h
Spirou Maltese
Spirou Maltese Desculpa esfarrapada... aí aí aí aí.

GostoMostrar mais reações
 · 
2
 · 5 h
Américo Matavele
Américo Matavele Alto argumento. Gostei.

GostoMostrar mais reações
 · 
1
 · 5 h
Spirou Maltese
Spirou Maltese Não precisa mais...kkk o primeiro comentário subscrevo.

GostoMostrar mais reações
 · 
1
 · 5 h
Joacheim Tembe
Joacheim Tembe Mas nao deviam aceitar ofertas dos camponeses, salvo se for para confeccionarem nas sessoes do Cabinet.

GostoMostrar mais reações
 · 5 h
Dercio Mandlaze
Dercio Mandlaze Ir ao campo desse tipo de vestido é preciso ser distraído

GostoMostrar mais reações
 · 
5
 · 5 h
Aunorius Andrews Simbyne
Aunorius Andrews Simbyne Os elementos do G16 ja estao a desempenhar cabalmente o seu papel...isto eh que eh servico...

GostoMostrar mais reações
 · 
2
 · 5 h
Egidio Vaz
Egidio Vaz Quem são e o que é isso?

GostoMostrar mais reações
 · 
2
 · 5 h
Sérgio Fernando
Sérgio Fernando De historiador que questiona assuntos criticos à historiador fanático e apoiante do regime. Nas suas últimas intervencoes ja nao esperamos melhorias.

 · 
1
 · 3 h
Dinis Tivane
Dinis Tivane Eu recebi isto de manhã no meu grupo. Prefiro não ser covarde e andar a mandar indirectas (como o Aunorius) para uma pessoa que sempre foi vertical com todo um público aqui nas redes sociais. Nesta lista está o teu nome Egidio Vaz... Uma coisa é certa, a tónica do teu discurso mudou. Mas, vejamos uma coisa, ainda não vi MENTIRAS ditas por ti. Não vi manipulação. Não vejo jogos. Por exemplo, o Juma Aiuba postou a "spidar" o Ministro Nkutumula. Muitos, foram na onda, e caíram no mesmo sarcasmo. E vejo agora um Post algo esclarecedor. Se isto for manipulação, então é grave. Mas, se é o meu amigo, Juma Aiuba, quem está equivocado e, realmente, há uma ordem de Nyusi com vista a garantir que o moçambicano NÃO PASSE FOME daqui há mais alguns meses, não posso então condenar o Vaz. Até porque se, para além dos Ministros que não são daquele pelouro, andarem a supervisionar machambas, porque não todos nós moçambicanos de boa vontade? G16 ou seja lá o que for, que seja para unir este País. 

Há muitos Jumas por aí, que movimentam massas, são verdadeiros OPINION MAKERS, mas andam equivocados o que faz com que se crie uma onda de desorientação generalizada do tipo ESTE GOVERNO SÓ FAZ MERDA, quando há coisas positivas a serem materializadas e se precisa de um todo País em uníssono, pois temos que matar a fome mesmo. Sairmos da crise. Inverter este cenário macabro das dívidas. Acredito que há grandes trabalhadores nos ministérios, aliás, o próprio Nyusi, sendo um Jovem Presidente, tem estado a trabalhar. Vamos lá julgar no fim pessoal. Crítica é sempre saudável, mas vamos lá deixar as pessoas do Governo trabalharem. E se o G16 é uma ajuda, que seja...


 · 
1
 · 1 h · Editado
Juma Aiuba
Juma Aiuba Hehehehehe... já há g16 também?

 · 
1
 · 1 h
Dinis Tivane
Dinis Tivane Parece que sim. Alguns comportamentos atestam a existência. Mas, pode ser que seja para o bem do País. Quando é assim, eu não tenho nada a contestar...

 · 32 min
Jay Cee Malôa
Jay Cee Malôa Desde quando ministros são extensionistas. Ñ estou a perceber a eficiencia dessa monitoria.

GostoMostrar mais reações
 · 
2
 · 5 h
Noe Filimao Massango Massango
Noe Filimao Massango Massango um governo com agenda e prioridades tem foco. parabéns papa Nyusi

GostoMostrar mais reações
 · 4 h
Sérgio Fernando
Sérgio Fernando Caro #Egidio_Vaz, a producao agricola nao precisa de brigadas de monitoria e avaliacao. Diga isso seu "amigo" Nkutumula. O que se quer é o abandono do discurso politico, segundo o qual "agricultura é a base do desenvolvimento". Apenas isso.
Nao ha o cu
mprimento das prioridades para o sector da Agricultura.

Veja que o proprio bolo do Orcamento do Estado nunca passou dos 5 por centos.
Os extensionistas da rede publica assistem os medios e os grandes produtores, que ja estao afirmados. Relegam para o ultimo plano o sector familiar.
Os sistemas de irrigacao sao uma ova...

As prioridades neste país estao centradas em outras coisas.
O PR foi para EUA para impulsionar investimentos para Palma.
Na Aricultura assistimos a cedencia de terrenos a farmeiros sob alegacao de que sao projectos de desenvolvimento. Que desenvolvimento???

GostoMostrar mais reações
 · 
7
 · 4 h
Sérgio Valentim
Sérgio Valentim Foi ontem em KaMavota. Confirmo

GostoMostrar mais reações
 · 
1
 · 4 h
Antonio Serra
Antonio Serra Vamos fazendo de contas

GostoMostrar mais reações
 · 4 h
Antonio Serra
Antonio Serra Eu tenho estado a pensar o que aconteceria com a produção agrícola no nosso "maravilhoso" país se o MASS fechasse as portas por 1 época 😴

GostoMostrar mais reações
 · 4 h
Antonio Serra

GostoMostrar mais reações
 · 4 h
Waka Chitlango
Waka Chitlango Depois da brigada do sector da agricultura vão criar brigada do desporto e economia onde o Pacheco,da agricultura irá participar.... coordenação interministerial,isso e pobreza de ideias.

GostoMostrar mais reações
 · 
1
 · 4 h
Euclides Flavio
Euclides Flavio Mano Vaz , não existe verdade sem o contraditório. Vejo que neste post especficico, limitou-se apenas em falar sobre uma parte do “problema”. Portanto, penso que isto, esta mais do que mini relatório do que supostamente acontece no terreno que necessariamente busca da verdade. De todas as formas penso que isso não limita a indignacao do cidadão Juma Aiuba.

GostoMostrar mais reações
 · 
3
 · 4 h
Antonio Serra
Antonio Serra Brigadas centrais como estas não são novas. Lembro-me do tempo da febre da Jatropha e da revolução verde (ou esverdeada)

GostoMostrar mais reações
 · 4 h
Antonio Serra
Antonio Serra A nova frente é "produção e produtividade". Haja mais comida💪

GostoMostrar mais reações
 · 4 h
Bachir Abav
Bachir Abav Sendo assim, já não é preciso ter o ministro do pelouro. Uma vez já que todos ministros já tornaram ministros de agricultura. Moçambique está de volta.

GostoMostrar mais reações
 · 
1
 · 4 h
Geraldo Manjate
Geraldo Manjate Puro populismo..

 · 
1
 · 4 h
Jeremias Chilaw
Jeremias Chilaw Porque eh populismo?_

GostoMostrar mais reações
 · 3 h
Jeremias Chilaw
Jeremias Chilaw O que esta a ser monitorado eh a campanha Agraria, Pesqueira e de Comercializacao. Os termos de referencia estao com as pessoas envolvidas na monitoria, naturalmente.

GostoMostrar mais reações
 · 3 h
Lhenguelete Pdj
Lhenguelete Pdj Ro Hrodulf ponta de lanca que nao marca tera novos colegas no onze e no banco.

GostoMostrar mais reações
 · 3 h
Noe Filimao Massango Massango
Noe Filimao Massango Massango eu prefiro que as pessoas trabalhem. depois podemos cobrar resultados. sempre que um dirigente se apresenta fora do gabinete por onde passa deixa rastos de alguma mudança . promove mudanças porque nem todos somos.homogeneos. ha pessoas que necessitam saber que tem alguem que ira apreciar oque se faz para fazer melhor.

GostoMostrar mais reações
 · 3 h
Jonas João Martinho
Jonas João Martinho Monitoria é uma especialidade aliais todos membros de Conselho de ministros tem algum conhecimento do que estão a fazer o apenas estão a cumprir ordens do chefe?
Khonda n'guwo ya nkulu khwivika

GostoMostrar mais reações
 · 
1
 · 3 h
Gito Katawala
Gito Katawala Mas meu país é mesmo interessante. Já não existem agrónomos, extensionistas, economistas para fazerem tal monitoria? 

Esta estória de inspirar-se na era samoriana não vai dar em nada. Já estivemos lá, e temos as fábulas para contar.

 · 
1
 · 2 h · Editado
Egidio Vaz
Egidio Vaz Existem e são poucos Gito Katawala. E essa monitoria é meramente política e publicitária. Os técnicos estão a trabalhar.

GostoMostrar mais reações
 · 2 h
Renato Sale
Renato Sale Mano Egidio Vaz! Agora estou bem esclarecido. Fiquei admirado quando vi o vice ministro da defesa na Zambézia a falar de aspectos relacionados a agricultura. Não sabia que era no âmbito da monitoria

GostoMostrar mais reações
 · 27 min
Abiba Bibinha
Abiba Bibinha A monitoria foi positiva. Estamos de parabéns DASACM.

GostoMostrar mais reações
 · 2 h
Reok Costa
Reok Costa Realmente o Pacheco nada faz, vejo que o PR até lhe dá muletas para se aguentar, enfim. Deve ser um daqueles que o chefe engole e não pode tirar, que o Próximo Congresso possa fortalecer Nyusi, rumo a uma vitória esmagadora nos objectivos da nação.

GostoMostrar mais reações
 · 2 h
Ana David David
Ana David David Ainda por cima de maxi saia na machamba, por amor de Deus

GostoMostrar mais reações
 · 1 h
Aurelio Jorge
Aurelio Jorge Maluquice do país todos mafiosos.

GostoMostrar mais reações
 · 1 h
Abel Zico
Abel Zico Simplesmente patético... E o que fazem os extensionistas? O que esses senhores entendem de agricultura? Isso mostra um país sem direcção e mais nada. Daqui a pouco viremos também o comandante geral da polícia e o director da SISE nisso. Esse país não tem agenda.

Gosto
 · 1 h
Hilario Sabonete Adelino
Hilario Sabonete Adelino mais uma baboseira. o k um ministro k nem horta em casa dele tem entende de agricultura.? por acaso tiveram um curso intensivo de extensão rural??este país pa!!
Ociosidade só...
O Ministro da Juventude e Desportos, Alberto Nkutumula, acordou ontem, treinou karate dele, escovou os dentes, tomou banho, aprumou grife dele, perfumou-se, e foi a Moamba visitar machambas. Foi falar de adubos e comercialização agrícola. Foi ver se conseguia uns TOMATES (que tanto fazem falta a juventude).
Se ouvir que o Ministro da Agricultura e Segurança Alimentar, José Pacheco, foi à China comprar bolas ou redes de voleibol não me espantarei. Porque, afinal de contas, Moçambique está de volta! Parece que agora cada um faz o que melhor sabe fazer. Até a tia Beatriz foi à Polícia exigir dinheiro de multas. Ociosidade só!
- Co'licença!

LikeShow more reactions
Comment
Comments
Ariel Sonto
Ariel Sonto Vai lá apanhar este Mercedes e ir ao job produzir...

LikeShow more reactions
· Reply ·
5
· 14 hrs
Helena Joana Hobjana

LikeShow more reactions
· Reply · 14 hrs
Chale Momade

LikeShow more reactions
· Reply · 14 hrs
Lya Momed

LikeShow more reactions
· Reply · 14 hrs
Abel Zico
Abel Zico Já ninguém sabe o que deve fazer, quais as suas atribuições e sua área de jurisdição profissional... Isso está tudo baralhado mesmo!

LikeShow more reactions
· Reply ·
1
· 13 hrs
Spirou Maltese
Spirou Maltese O vice da defesa também foi falar e ouvir sobre alimentos numa outra província. NÃO ENTENDI AINDA
Paula Massango
Paula Massango Foram escalados pah. Nao viste a noticia?

LikeShow more reactions
· Reply ·
1
· 13 hrs
Spirou Maltese
Spirou Maltese Eheheh não estás a apanhar a cena mesmo...let it be ou leia de novo pra entender o fundo da questão.

LikeShow more reactions
· Reply ·
1
· 13 hrs
Paula Massango
Paula Massango Yah acho que nao te estou a entender mesmo

LikeShow more reactions
· Reply ·
1
· 13 hrs
Spirou Maltese
Spirou Maltese Não a mim só..o post kkkkkkk

LikeShow more reactions
· Reply ·
1
· 13 hrs
Spirou Maltese
Spirou Maltese Eu apenas complementei

LikeShow more reactions
· Reply ·
1
· 13 hrs
Paula Massango
Paula Massango Eu tou a falar contigo que dizes que nao entendeste ainda.

LikeShow more reactions
· Reply ·
1
· 13 hrs
Paula Massango
Paula Massango O post ta completo.

LikeShow more reactions
· Reply ·
2
· 13 hrs
Spirou Maltese
Spirou Maltese Eishh heheeh ... deixemos. Bom dia. Não esquece de ir ver as sapas

LikeShow more reactions
· Reply ·
1
· 13 hrs
Paula Massango

LikeShow more reactions
· Reply ·
2
· 13 hrs
Spirou Maltese
Spirou Maltese Já agora viste também o Maleane a fazerem mesmo tipo de "visita" aos machambeiros da cidade de maputo !? Kkkkkkk

LikeShow more reactions
· Reply ·
1
· 13 hrs
Rafael Omar
Rafael Omar Desinformados...

LikeShow more reactions
· Reply ·
2
· 13 hrs
Paula Massango
Paula Massango Qual eh o problema de visitar? Nao vao tomar decisão, vao só visitar, recolher info pra os tomadores de decisao. Eu entendi assim. E entendi tambem que eh rotativo. Eh uma estratégia de trabalho, boa ou nao, mas eh uma estrategia.

LikeShow more reactions
· Reply ·
4
· 13 hrs
Spirou Maltese
Spirou Maltese Boa ou má. Kkkkkk gostei.

LikeShow more reactions
· Reply ·
1
· 13 hrs
Spirou Maltese
Spirou Maltese Também acho boa ou má a cena da Buchili andar nessa rotatividade de se imiscuir nas comidas da rua... afinal nos seus sectores não há pendentes mesmo eheheheh.

LikeShow more reactions
· Reply ·
2
· 13 hrs · Edited
Spirou Maltese
Spirou Maltese P.s. lembro dum vice ministro que decidiu vir "sozinho" cá e ele justificou que era preciso ser exemplo pois o país estava em crise e tinha de poupar se taco. Pagava até a alimentação dele.
E por último ; eu creio que não precisam mandar ministros de outras áreas pra ir ver se alface e cenoura estão a crescer lá na vila; tem governador ou director provincial pra tal. Haja algo a fazer neh!? Kkkkkkk

LikeShow more reactions
· Reply ·
3
· 13 hrs
Paula Massango
Paula Massango Hehehe afinal entendeste

LikeShow more reactions
· Reply ·
1
· 13 hrs
Spirou Maltese
Spirou Maltese Kkkk por isso disse que complementei o post... essa medida BOA OU MÁ passa atestado de incompetência aos que trabalham sempre e directamente nessas coisas... o que vai entender de VERDADE ministro da defesa ou educação sobre plantar bem couve ou tseke? Haja seriedade neh hehehehsh

LikeShow more reactions
· Reply ·
1
· 12 hrs
Dinis Tivane
Dinis Tivane É difícil entender, por hipótese, que um Ministro da Justiça visite Machambas. É difícil. Pode ser estratégico, mas de difícil compreensão atendendo à quantidade de assuntos relacionados com a Justiça que precisam dele. Aliás, há outros quadros no ministério e podem fazer conselhos próprios para se passarem experiências e fomentar a interligação. Mas, que é estranho um Ministro de uma área tão díspar estar a visitar outra isso é.

LikeShow more reactions
· Reply ·
2
· 11 hrs · Edited
Paula Massango
Paula Massango Sic não precisa ser especialista numa certa area pra portar uma mensagem relacionada com a mesma, eu acho. Quanto ao resto "boa ou má" nada tenho a digar.

LikeShow more reactions
· Reply ·
3
· 12 hrs
Benício Da Cruz Baulo
Benício Da Cruz Baulo Para mim este é o reflexo da falta de uma visao estrategica no funcionamento destes ministerios! Em condicoes normais, um chefe de um departamento do ministerio de tutela, ligado neste caso concreto a comercializacao ou producao era a pessoa certa, pois poderia até dar subsidios técnicos sobre os aspectos a melhorar. Mas também sabemos que depois destas visitas de caracter governamental, ainda sobra tempo para uma reuniao partidaria...que no fim do dia era a mais importante!

LikeShow more reactions
· Reply ·
1
· 7 hrs
Spirou Maltese
Spirou Maltese Paula Massango por isso mesmo o pais está como está..eheheh nao temos especialistas pra cada especialidade..... rezemos...

LikeShow more reactions
· Reply · 7 hrs
Spirou Maltese
Spirou Maltese Dinis Tivane exacto o que eu disse acima.... entao tem tantos tecnicos especialistas pagos pra depois respodenrem a um tipo que nao vai entender do qye fazali...e esquecemos da desculpa frequente dos titulares das pastas ministeriais: ''''preciso de tempo pra conhecer a casa''...pois claro....porque não ésó chegar e fazer ''fiscalização''e bazar...pra dar relatório sem propriedade....eishh

LikeShow more reactions
· Reply ·
1
· 6 hrs
Spirou Maltese
Spirou Maltese Benício Da Cruz Baulo eheheheheh///sim no fundo aqui metem outras agendas estranhas às visitas anuncaidas. ntse,

LikeShow more reactions
· Reply ·
1
· 6 hrs
Benício Da Cruz Baulo
Benício Da Cruz Baulo Spirou Maltese o pior é que os tais especialistas existem ao nivel dos ministerios, engrossam a folha salarial do estado e nao fazem absolutamente nada porque vezes sem conta sao colocados a margem..por exemplo o ministro Pacheco penso que tem o seu poder esvaziado, porque projectos como SUSTENTA agora estao sob alcada de um outro ministerio...hehehehhe

LikeShow more reactions
· Reply ·
1
· 6 hrs
Spirou Maltese
Spirou Maltese esse é umexemplo claro de como esse ministerio HOJE está sem agenda clara.... as tantas é por culpa do próprio titular, que parece nao ser querido no poder....dizem as más linguas srsrsrsr

LikeShow more reactions
· Reply · 6 hrs
Mwalina Chau-chau

LikeShow more reactions
· Reply · 13 hrs
Ricardino Jorge Ricardo

LikeShow more reactions
· Reply · 13 hrs
Raúl Salomão Jamisse
Raúl Salomão Jamisse Kkkkkkkkkk Moçambique está de volta na rota...P. dos Combatentes - Baixa

LikeShow more reactions
· Reply · 13 hrs
Elias Chelene

LikeShow more reactions
· Reply · 13 hrs
Dercio Nicolau

LikeShow more reactions
· Reply · 13 hrs
Dercio Nicolau

LikeShow more reactions
· Reply · 13 hrs
Meque José Meque
Meque José Meque Foi ver se conseguia uns tomates(que tanto falta a juventude). Este machuabo é outro nivel juro, kkkkkkkkk

LikeShow more reactions
· Reply ·
4
· 13 hrs
Antonio Zefanias
Antonio Zefanias Aqui também foi assim, Patrício José, vice-ministro dos militares esteve a ver machambas.

LikeShow more reactions
· Reply ·
1
· 13 hrs
Evito Andrade Dausse
Evito Andrade Dausse O ministro Nkutumula não foi na qualidade da sua área de actuação. Foi a Moamba como mandatário do conselho de ministros para avaliar o nível de produção agrícola. PS: Os ministros Maleiane, Petersburgo e outros estiveram envolvidos em actividades idênticas.

LikeShow more reactions
· Reply ·
6
· 13 hrs · Edited
Zee Mavye
Zee Mavye Obrigada!

LikeShow more reactions
· Reply · 12 hrs
Armando Leonardo
Armando Leonardo mwito certo meu camarada Evito

LikeShow more reactions
· Reply · 3 hrs
Rafael Omar
Rafael Omar Juma Juma. E outros tantos. Ainda não entenderam, nem mesmo atraves da imprensa, que o Conselho de Ministros todos os anos constitui brigadas para monitorar a campanha agricola nas províncias? Na verdade as brigadas são chefiadas por ministros. A de Mukutumula tinha como chefe Oldemiro Baloi, que foi a EUA e Cuba com presidente.

LikeShow more reactions
· Reply ·
6
· 13 hrs
Zee Mavye
Zee Mavye Obrigada!

LikeShow more reactions
· Reply · 12 hrs
Juma Aiuba
Juma Aiuba Hehehehehe... eu não disse o contrário só estou a dizer que não estranhem se Pacheco comprar bola de regbi no lugar de bola de futebol.
Luís Danca Luís
Luís Danca Luís Até eu entendi. Obrigado mano Juma Aiuba
Neves Nhavene
Neves Nhavene Também fiquei confuso. As vezes vemos o ministro Celso Correia também a roçar no ministério de agricultura.

LikeShow more reactions
· Reply · 13 hrs
Domingos Chapungo
Domingos Chapungo Os membros do Conselho de ministros chefias as brigadas da campanha de produção agrícola de 2016 /2017, no âmbito da promoção da produção e produtividade agrária de acordo com a Recomendação do PR.... Devemos todos juntos incentivar a produção nacional.

LikeShow more reactions
· Reply ·
5
· 13 hrs
Neves Nhavene
Neves Nhavene Agora percebo e muito obrigado pelo comentário.

LikeShow more reactions
· Reply · 13 hrs · Edited
Juma Aiuba
Juma Aiuba É balela isso.

LikeShow more reactions
· Reply ·
1
· 11 hrs
Mondlane Calane Dzovo Kito
Mondlane Calane Dzovo Kito Mais qual é o espanto aqui? Eu ja estou bem acustumado de ver Agronomo a Dirigir a policia, e vice versa. Em Moz temos ministros versateis e bem inteligentes facilmente se integram a qualquer ministerio.

LikeShow more reactions
· Reply ·
1
· 12 hrs
Ernesto Nhaule
Ernesto Nhaule Governacao inclusiva...!

LikeShow more reactions
· Reply ·
1
· 11 hrs
Milton Massango
Milton Massango Kkkkk epah...

LikeShow more reactions
· Reply · 11 hrs
Diamantino Inlitxe
Diamantino Inlitxe A ministra de educação veio ca na Beira falar de camarão, de milho e feijão boer, tudo torto.

LikeShow more reactions
· Reply ·
2
· 11 hrs
Domingos Chapungo
Domingos Chapungo Juma Aiuba te informe e esclareça seus seguidores....

LikeShow more reactions
· Reply ·
1
· 11 hrs
Juma Aiuba
Juma Aiuba Mano, desde quando o camponês precisa de um encontro com um ministro para cultivar algo? Isso é ociosidade do Estado.

LikeShow more reactions
· Reply ·
2
· 10 hrs
Wild Antonio Alfredo
Wild Antonio Alfredo Puro contraste e Aberração de custumes!

LikeShow more reactions
· Reply · 11 hrs
Linda Fernando
Linda Fernando Uma grande injustiça contra o dono da casa. Ouvi a dias o PR a encher a boca para dizer que Mocambique está de volta. O volume de produção que assistimos não é resultado do trabalho do Pacheco e sua equipa? Vamos lá ser justos pah 😂

LikeShow more reactions
· Reply · 10 hrs
Saguate Sussundenga Junior
Saguate Sussundenga Junior Kkkkk esse meu irmão Juma Aiuba e outro nivel,ha coisas que so acontecem em Moçambique juro!

LikeShow more reactions
· Reply · 10 hrs
Alda Vembany
Alda Vembany kkkkkkkkkkkkkkk niku dum mm polivalência mano. meu mozefo

LikeShow more reactions
· Reply ·
1
· 9 hrs · Edited
Karla Rapdiva Rapdiva Rapdiva

LikeShow more reactions
· Reply · 9 hrs
Eduardo Chichava
Eduardo Chichava Diminui lá essa cena que andas a tomar. Kkkkk

LikeShow more reactions
· Reply ·
3
· 9 hrs
Benerth Ralc
Benerth Ralc Eu já disse que alguém tem de ter a coragem de acompanhar este meu mano ao hospital kkkkkkkkkkk

LikeShow more reactions
· Reply ·
2
· 8 hrs
Juma Aiuba
Juma Aiuba Hehehehehe
Alda Vembany
Alda Vembany eu também acho
Cidadão Comum
Cidadão Comum Essa de Buchili ir pedir contas... yuh! Eu fiquei dum... Afinal quem faz o quê e onde faz esse o quê!?

LikeShow more reactions
· Reply ·
2
· 8 hrs
Mouzinho Zacarias
Mouzinho Zacarias Esse rapaz (juma) escreve muito bem

LikeShow more reactions
· Reply · 8 hrs
Odete Gua

LikeShow more reactions
· Reply ·
2
· 8 hrs
Odete Gua
Odete Gua tambeeemm to render

LikeShow more reactions
· Reply ·
1
· 8 hrs
Notiço D'Akeelaya

LikeShow more reactions
· Reply · 7 hrs
Carlos Braz
Carlos Braz Verdade

LikeShow more reactions
· Reply · 5 hrs
Ivandro Bruno

LikeShow more reactions
· Reply · 5 hrs
Armando Leonardo
Armando Leonardo kkkkkkkkk td ao cntrario mexmo

Sem comentários: