sexta-feira, 16 de junho de 2017

Nem Obama, Nem Trump!: Nyusi Sendo Esquivado?

Nem Obama, Nem Trump!: Nyusi Sendo Esquivado?
Desde a tomada de posse de Sua. Excia Presidente da República Filipe Jacinto Nyusi, até então foram duas viagens oficiais feitas para os Estados Unidos da América, mas das duas nenhuma delas foi recebido nem pelo Ex Presidente Obama e nem pelo actual Presidente .
Prezados assessores do Presidente Da República para assuntos externos, precisamos de certa forma repensar as visitas do Presidente para aquele país.
Se realmente for para se encontrar com o empresariado Norte americano de todas as vezes que o Presidente se desloca aos Estados Unidos da América, então que mandatemos o Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação e a CTA.
Meus caros o Presidente da nossa República é o alto magistrado da nação, dirigente dum país com a terceira maior reserva do gás do mundo e a primeira do continente africano , é inconcebível que por duas vezes não tenha conseguido se encontrar com os seus homólogos, um que até já terminou o seu mandato (Obama).
Se o problema for de conflito de agenda, que de certa forma torna o encontro das partes impossível, então que ajustemos a nossa ao ponto de permitir que o Presidente se encontre com o seu homólogo.
Mas enquanto isso não acontece não há necessidade do Presidente se deslocar aos Estados Unidos da América para discutir viabilidade de investimento Norte americano no país e buscar firmar parcerias por duas vezes sabendo que a CTA pode muito lidar com esta questão.
Aos mais que seja uma visita cuja a pauta é sobre Ajuda Externa, o Ministro Baloi, ou o Presidente da CTA, ou mesmo o Presidente da Câmara de Comércio MOÇAMBIQUE-EUA (caso exista), pode um destes presidir a delegação, mas viajar aos Estados Unidos da América por duas vezes e nem com Ministro de algum pelouro ou mesmo alguém ligado ao governo federal se encontrar isso é doloroso e angustiante.
É preferível que até se ocupe em Presidências abertas, as vezes é lindo ver aquelas mamanas de capulanas a dançarem, do que se preocupar com viagens cuja a recepção se encontra ao encargo dos empresários .
Sua. Excia Presidente, certamente que alguma coisa não está bem, não estou afirmando que devemos adotar uma posição de confrontação, porque nem mesmo poder para o efeito temos, mas acredite que no dia que for à Rússia, Putin fará a questão de recebe- ló pessoalmente, aliás acredito que o mesmo já está a sua espera, mas estou ciente que estamos num momento impróprio para ir à Rússia, por uma razão de ordem estratégica, pois se não tivéssemos contraído aquele empréstimo a esta hora já teríamos efetuado uma visita a aquele país.
Sua .Excia até mesmo quando viajou para à República Popular da China o seu homólogo foi quem o recebeu, caso visite à Índia será a mesma coisa, até o dia que visitará ò Brasil será o seu homólogo a recebe-ló .
Não custa nada, Sua. Excia, se não for para ser recebido por Trump, melhor irmos inaugurar orfanatos, ou mesmo estradas com areia batida se for o caso, e o povo seu patrão estará lá para recebe-ló e cantarmos aquele hit "Eu confio em ti, Nyusi" ou mesmo "Nyusi Comanda".
Até mesmo Portugal que temos uma dívida de esclarecimento sobre o caso do cidadão raptado no nosso território , o dia que for a efetuar uma visita a aquele país pode crer que, quem vai recebe-ló será o próprio Marcelo Rebelo de Sousa.
Ademais Sua. Excia o país esta atravessando uma "profunda crise", se pela terceira vez tiver uma viagem para os EUA e porventura não constar da agenda o encontro com o seu homólogo, melhor não efetuar esta viagem, pois, as suas viagens para o exterior gastam muito dos nossos cofres.
Atenciosamente !
País
4 626 538 pessoas visitaram este local
GostoMostrar mais reações
Comentar
58 comentários
Comentários
Organon O Pensador
Organon O Pensador De facto, essa situação é muito estranha e até certo ponto desconcertante, portanto, concordo com as tuas dicas ao presidente da república.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
2
 · 14/6 às 6:09
Isac Manjate
Isac Manjate Prefiro olhar para essas visitas em dois ângulos. 
UM 
Uma deslocação (Não propriamente visita) que é feita com objetivos unicamente traçados que é inerente à busca do empresariado com vista a olhar o actual potencial que Moçambique tem à nível de recu
rsos minerais( gás e petróleo) e entre outros ramos.

DOIS
Está visível que a política governamental do Trump está mais inserida na busca de aliados fortes para endurecer a sua pujança Militar e, não, criar relações externas (diplomacia) com países pedintes como o nosso....
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
14
 · 14/6 às 6:37
Laercio Eder Camal Mulima
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 14/6 às 7:54
Dercio Nicolau
Dercio Nicolau ...e com Obama porque não se encontrou!!??😂😂😂😂😂😂
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
2
 · 14/6 às 8:21
Navalha Agnaldo Navalha
Navalha Agnaldo Navalha Dois presidentes diferentes com wuem nao se encontrou.
Ele por acaso e empresario?
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
2
 · 14/6 às 8:23
Dercio Nicolau
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 14/6 às 8:25
Isac Manjate
Isac Manjate Navalha Agnaldo Navalha, o maior interesse do nosso estadista quando faz viagens à diáspora é procurar parceiros econômicos e ou individar o país. 
Hoje, o PR está lá para fazer negócios para prospeção do gás na Bacia 4 do Rovuma já que as portas nos e
stão fechadas para consolidação de outros endividamentos por forma a tapar o actual colapso financeiro. 
As deslocações do PR tem uma vertente empresarial, pois revitaliza em grande parte seus objetivos (negócios) e não projetos que satisfação a nação inteira.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 14/6 às 8:36
Navalha Agnaldo Navalha
Navalha Agnaldo Navalha Qual e o papel do Ministro dos Negocios Estrangeiros e cooperacao, e da CTA?
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 14/6 às 8:47
Manhique Eugenio
Manhique Eugenio Ilustre, sendo perito em Relações Internacionais, qual é análise que faz nesta perspectiva?
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 14/6 às 6:50
Star Neves
Star Neves Yessssss.... bem dito.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 14/6 às 7:16
Luisa Santos
Luisa Santos Eu axo que devias evitar publicar politica no fb
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 14/6 às 7:17
Mirza Massingue
Mirza Massingue Um academico que se preze não segue o teu conselho com todo respeito. As grandes naçoes so evoluiram com a voz dos corajosos. E tem mais ele não ofendeu a ninguem.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 14/6 às 9:34
Luisa Santos
Luisa Santos Eu percebo mais em fim
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 14/6 às 9:35
Mirza Massingue
Mirza Massingue Este pais precisa de gente que fala e que faz.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 14/6 às 9:39
Luisa Santos
Luisa Santos O prblema é que nós n somos unidos quando ha problemas ja n nos apoiamos se assim for deviamos nor reonir para que nos expliquem sobre as dividas e fazer uma greve passiva em prol de tanta coisa que esta aconttecer.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 14/6 às 9:49
Luisa Santos
Luisa Santos Tem gente com vontade de mudar as coisas mais na hor a da verdade todos que apoiamos vamos nos esconder
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 14/6 às 9:50
Gonçalves Gonçalo
Gonçalves Gonçalo Cara Mirza Massingue , Quando aquecerem a ele tal como fizeram/fazem com os outros, quero ver onde estarás... kkkkkkkk
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 14/6 às 17:15 · Editado
Luisa Santos
Luisa Santos Quando falei de n postar coisas de politica n foi por n gostar do que o Bitone Viage publica mais foi num sentido de protegelo.mesmo gente grande do governo acaba morrendo quando quer abrir a boca.w
Eu ate aconselho a abrir um site anonimo sem fotos se
m nada onde posta estas coisas. 
Nao te quero enganar bitone es um jovem que ainda almeja muita coisa entao n se suje.se for para ir a braza que n seja sozinho que seja quando todos ou ao menos a maioria decidir protestar. 
Este povo é muito tolerante aceita tudo então sejas tu sozinho a arcar as cosequências
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 14/6 às 16:49
Luisa Santos
Luisa Santos Pode n ser bom sabes bem que este país esta doente n tem nada de democracia se nao a tua volta tens perseguidores aqui. Mesmo aqui n fb deve haver frelimistas bem de vida que a se passar por seu amigo
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
2
 · 14/6 às 7:19
Etelvaldo A. Munguamb
Etelvaldo A. Munguamb Por isso q o governo goza conosco. Porque existem esse tipo de pensamento com pessoas como voce Luisa Santos. Se voce nao tem coragem para enfrentar então deixa os outros. Pois o pais precisa de pessoas corajosas. " Bitone Viage continua não tenha medo de nenhum obstáculo avance".
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 14/6 às 8:44
Yaqub Sibindy
Yaqub Sibindy Quando atrás da cortina do poder, está escondido à Ganância empresarial, convém concluirmos que o País não possui um Chefe de Estado, orgulhosamente eleito para representar uma SOBERANIA de um povo, mas sim estamos perante um Presidente do Conselho de Administração, em representação de um tal governo que na prática constitui uma autêntica empresa dos camaradas para vender à revelia do povo, todos os recursos minerais e económicos que libertamos das garras do colonialismo português!

Nyusi foi nos EUA fazer negócios económicos da família Frelimo e não foi no entanto como um soberano dos moçambicanos que desloca-se em missão de Estado para visitar outro povo soberano!

Será que os Deputados da Assembleia da República, autorizaram esta visita? 

Apreciaram mesmo com atenção que tipo de agenda leva o Chefe do Estado à deslocar-se à América? 

Se à nossa Justiça não funcionasse como à Célula do Grupo Dinamizador da Frelimo, o Presidente regressaria ao País já com uma gama de processos para responder sobre os atropelos sistemáticos das suas funções nos termos da Constituição da República!
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
11
 · 14/6 às 7:38 · Editado
Aurélio Bull Gza
Aurélio Bull Gza Resumo-me a sublinhar o que o ilustre escreveu.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 14/6 às 8:20
Navalha Agnaldo Navalha
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 14/6 às 8:28
Mindo Da Villa
Mindo Da Villa Muito obrigado
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 14/6 às 8:46
Livaningo Tembe
Livaningo Tembe Muito kanimanbo
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 14/6 às 16:15
Luisa Santos
Luisa Santos E sobre os processos da divida será que esta incluso na agenda uma vez que os eua é o nosso principal doador será ha justificações plausiveis sobre este assunto.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 20 h
Luisa Santos
Luisa Santos E os mercedes comprados para os deputados sera que n dava para pagar uma parte da divida ou ao menos disponibilizar mais autocarros para o povo estamos cansados de may love
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 20 h
Felix Penicela
Felix Penicela Palmas.... Pura análise. Concordo!
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 14/6 às 7:31
Erasmo Ernesto Macoo
Erasmo Ernesto Macoo Acho que nem esta ai preocupado em encontrar se com seu homologo mas sim para fazer turismo....
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 14/6 às 7:36
Novo Combatente De Moz
Novo Combatente De Moz Bem dito Bitone Viage, homem super vigilante.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
2
 · 14/6 às 7:43
Manopito Pipito
Manopito Pipito Veja só o aparato que se cria no Aeroporto de Mavalane durante a sua partida e chegada. 

De facto é lamentável um Chefe de Estado visitar um País e não ser recebido pelo seu homólogo ademais por ser mais do que uma vez.


Isto mostra clareza que o anfitrião não se identifica com os objetivos e agenda que o levam a visitar o seu Pais até chego a pensar que a ideia da visita pode ter sido da CTA e para ter pujança a sua deslocação colocaram o Presidente como cabeça de lista critério de peso para o Empresariado Americano.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
5
 · 14/6 às 7:53 · Editado
Elvino Dias
Elvino Dias Eles sabem como ele chegou ao poder
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 14/6 às 8:09
Nico Voabil
Nico Voabil Faltou citar o Autor desta materia... Não quero acusar de plagio mas era suposto.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
3
 · 14/6 às 8:10
Dino Foi
Dino Foi Mas quanta incongruência num único parágrafo!
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
3
 · 14/6 às 8:17
Nico Voabil
Nico Voabil Conhecimento. Sem isso nada somos
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 14/6 às 8:19
Tesoura Júlio Tuboi
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 14/6 às 9:49
James Junior
James Junior Kkkkkkkkkkk este páh
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 14/6 às 11:09
Wa Ka Nhabanga
Wa Ka Nhabanga Haaaa....meus caros, vocês denovo?
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 14/6 às 12:55
Yaqub Sibindy
Yaqub Sibindy Qual matéria? Afinal o Bitone Viage não assinou?
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 14/6 às 8:11
Nico Voabil
Nico Voabil Desenvolveu, argumentou, teve tempo pra escrever muita coisa desnecessaria... Porem. antes eu já qyestionava o porquê do PR sempre que visita aos EUA não é recebido pelo Presidente de lá tal como tem sido nos outros paìses... Em fim vamos enfrente é nossa realidade
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
3
 · 14/6 às 8:17 · Editado
Yaqub Sibindy
Yaqub Sibindy Desculpa Nico Voabil, passou me despercebido! Na verdade, citar um argumento já em circulação, dignifica cada vez mais a obra!
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
2
 · 14/6 às 8:21
Nico Voabil
Nico Voabil Não se trata de simples mero argumento...Respeitado ilustre Yaqub Sibindy; trata-se de desenvolver uma teoria de Nyton, trazer mais reflexão em torno da teoria e descartar a autoria..., se ouvio dizer tem que dizer "Ouvi dizer que... " não necessariamente apropriar-se da teoria só por possuir capacidade de pensar como o criador da mesma.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
5
 · 14/6 às 8:29
Etelvaldo A. Munguamb
Etelvaldo A. Munguamb Ele tem suas fontes.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 14/6 às 8:48
Nico Voabil
Nico Voabil Que cite essas fontes.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 14/6 às 8:51
Dino Foi
Dino Foi As agendas presidenciais são muito complexas, principalmente dos líderes destas grandes nações. 
Note que o Trump já tem a agenda de todos países que visitará e possivelmente dos líderes estrangeiros que vai receber nos EUA este ano.
O presidente moçam
...Ver mais
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
9
 · 14/6 às 8:46 · Editado
Nico Voabil
Nico Voabil #Dino Foi...; devo admitir que fundamentas bem, mas nesse contexto esse argumento é neutro. 
Esta é a segunda vez se não a ultima pra FJN visitar EUA como Presidente, não se explica que até mesmo ele como PR de um Estado não tenha desejo de se encon
trar com Trump face to face. 
Trump alem de ser o Presid. Dos EUA a maior potencia do Mundo é famoso pela forma como chegou ao poder... Quem não gostaria de trocar impressões com ele sendo PR de um dos pais mais ricos em recursos minerais, petroleo e gas? 
A bolada do momento... 
Temos que ter coragem suficiente pra dizer que este mercado empresariado que o nosso PR esta sempre em contacto nos EUA é nebloso. Porque os EUA não reconhece os Lideres Moçambicanos, não sao legitimos por isso não compartilham nada.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 14/6 às 8:43
Carvalho Geraldo Carvalho
Carvalho Geraldo Carvalho Houve. Com Buch filho. E Clinton
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 14/6 às 8:54
Bitone Viage
Bitone Viage Pois é mano Dino, mas está tal agenda pode ser comprida por via da delegação de poder para o efeito. 

Notícias meu irmão que, não estamos economicamente saudáveis só a comitiva da Presidência já é um gasto demasiado, Imagina agora a comitiva toda. 


O chefe de Estado poderia muito bem delegar alguém a sua presença não é obrigatória meu irmão.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 14/6 às 12:35
Nico Voabil
Nico Voabil Certo Bitone Viage, não há nenhuma desculpa a altura pra justificar esta acto. O PR foi passear ele já mostrou que gosta disso, veja que nesta viagem esta lá o atual eleito Presidente do CTA o mano #Vuma, penso que é uma oportunidade pra este mostrar que não foi eleito ao acaso... Ao estar acompanhado pelo PR o nome dele apaga-se totalimente porque a media estara focado na imagem do PR.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 14/6 às 12:48 · Editado
Neclino Chaphata
Neclino Chaphata Confenço que os seus últimos posts são muito agradáveis e acima de tudo salutáveis ilustre Bitone Viage.

Há pessoas que não se dão conta da tamanha humilhação que têm sofrido. 


É mesmo inconcebível um Presidente da República visitar uma outra nação e ser recebido por Capangas ao invés do seu homólogo, isso é mesma coisa que, "alguém ir visitar seu irmão na casa dele e depois ser recebido com empregados" por duas vezes, claramente algo não está bem.

Quer tratar assuntos de negócios, deixa o Ministro dos negócios estrangeiros actuar, deixa os empresários tratar desse assunto. O que o PR não pode fazer é cuidar assuntos da nação com # ninguém.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
4
 · 14/6 às 8:35
Mindo Da Villa
Mindo Da Villa Nyussi continua com esse comportamento de secretário do bairro e não de presidente da república!
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
5
 · 14/6 às 8:47 · Editado
Nico Voabil
Nico Voabil Sem duvidas
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
2
 · 14/6 às 8:47
Tesoura Júlio Tuboi
Tesoura Júlio Tuboi Estou decepcionado!
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 14/6 às 9:53
Eduardo Guilaze Junior
Eduardo Guilaze Junior Isto só recorda me dá história sobre a visita que o Presidente Samora Machel efectuara aos EUA, quando aterrou naquele verificou não seria recebido pelo presidente Ronald Reagan, daí impôs que na qualidade de mais alto magistrado da nação, só e somente com a recepção do PR Reagan ele iria pisar o solo americano.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 14/6 às 8:40
Nico Voabil
Nico Voabil Obviamente. Não faz sentido, que meu pai vá negociar com filhos do vizinho sobre a compra ou venda de um imovel deste enquanto o vizinho estiver lá.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 14/6 às 8:49
Lourenco Isaias
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 14/6 às 9:04
Begona Chambela
Begona Chambela Bem falado meu Filho.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 14/6 às 9:06
Shulluh Serenuh Mandyton
Shulluh Serenuh Mandyton Para começar obama ignorou nhusy a dzr qi foi um presidente ilegitimo, qestoes de dividas ocultas e tensao militar fazem parte
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 14/6 às 9:21
Amade Casimiro Nacir
Amade Casimiro Nacir Um asterístico*: vai encontrar-se com Rex Tillerson e determinado ministro de Estado para Comércio.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
4
 · 14/6 às 9:22
Benigno Dava
Benigno Dava Bem Haja caro Bitone.
De facto é um ponto muito pertinente que trouxeste nesta Publicação. Espero que tenha chamado atenção a quem de direito para que da proxima vez sejamos recebidos como um Verdadeiro Pais. Não importa a nossa situação (divida externa) no Sistema Internacional continuamos sendo um Estado e o nosso Chefe de Estado tende ser recebido pelo seu Homólogo.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 14/6 às 9:23
Almeida F. Massango
Almeida F. Massango Nem que faça visitas aos EUA de mês em mês Nyussi não será recebido por Trump o nosso alto magistrado da nação nem que em Moçambique quando visita uma província é recebido por crianças do ensino primário e secundário por isso fecham as escolas como ia conseguir se encontrar com Trump se nem com seu próprio povo consegue se encontrar
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
5
 · 14/6 às 9:41
Tesoura Júlio Tuboi
Tesoura Júlio Tuboi Eu preferia que o presidente estivesse no jogo dos mambas, e provavelmente teriamos arrecadados mais pontos. 
Nb.: Senhor Presidente no lugar de efectuar visitas aos EUA, eu prefiro lhe ver numa das bancadas (sombra obviamente) apoiando a selecção National.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 14/6 às 9:58
Manhanga Macanhe
Manhanga Macanhe Continuemos a identificar o nosso pais como pais de Marrabenta, pois se considerarmos pais de Pandza nisto vai dar PANDZA PANDZA PANDZA até o presidente está a pandzar
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 14/6 às 10:06
Sequeira Chagaca
Sequeira Chagaca Bitone Viage escreveste bem. Parabéns. No seu texto não encontrei especulações.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 14/6 às 10:21
Donaldo Chongo
Donaldo Chongo Bem visto e colocado.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 14/6 às 10:31
Godinho Alberto Viagem Zomane
Godinho Alberto Viagem Zomane Ai está a prova meu irmão Bitone Viage, aquela turma é dos candongueiros e estão indo lá para buscar interesses meramente de suas empresas. Concordo contigo que o presidente devia sim encontrar-se com o seu homólogo, porque de igual modo que se um dia o Trump vir a Moz, será recebido pelo presidente Nyusi.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 14/6 às 10:37
Joao Alfandega
Joao Alfandega Kakakakaka! Ilustre Bitone Viage. Eu me excuso a comentar.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 14/6 às 10:44
Francey Zeúte
Francey Zeúte Onde esta a obrigatoriedade de o PR ter que se encontrar com os seus homologo, onde quer que visite?
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 14/6 às 10:45
Mindo Da Villa
Mindo Da Villa Então assim sendo fica claro ser um lobista que viaja com fundos do estado para ir se encontrar e representar assuntos de enterrese de grupinhos até pessoais.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 14/6 às 10:53 · Editado
Francey Zeúte
Francey Zeúte Onde esta essa claresa? Alias, fica confuso perceber este assunto quando no fim o articulista levanta sobre os gastos envolvidos nestas viagens presidenciais, quando diz que prefere que o PR inaugure orfanatos a viajar e nao poder se encontrar com o homologo. Encontrando-se com o homologo, os gastos sao reduzidos?
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 14/6 às 10:55
William Damasio Mbeve
William Damasio Mbeve A questão não é essa, são questões protocolares básicas q devem ser seguidas a nivel Internacional.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 14/6 às 11:27
Francey Zeúte
Francey Zeúte Um exemplo recente, Marcelo Rebelo de Sousa e Antonio Costa, Presidente e primeiro ministro de Portugal, estiveram no Brasil, no dia 10 de Junho e nenhum dos dois foi recebido ou teve encontro com Michel Temer. Estiveram no Brasil para tratar de assuntos do interesse dos seus países e rumaram de volta para Portugal. Onde esta a imperiosidade nesse encontro com o homologo? Continuo a nao ver problema algum aqui.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 14/6 às 11:33
William Damasio Mbeve
William Damasio Mbeve Pelo que acompanhei, aquelea dois foram com ima missão clara ao Brasil : na festa do dia de Portugal e o nosso presidente foi numa visita de estado
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 14/6 às 11:35
Francey Zeúte
Francey Zeúte As visitas de estado sao sempre em contacto com a outra parte...portanto, esta nao deve ser.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 14/6 às 11:39
Ruu Washe
Ruu Washe Francey estas a escovar
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 14/6 às 12:26
Nico Voabil
Nico Voabil O que defende hóó Francey Zeúte? 
Nem sempre assuntos empresarias beneficiam diretamente ao Estado, aqui em casa temos dezenas se não milesimas de empresas cujo este mesmo PR da republica e sua banda frelimo são acionistas e estam insentos de impostos
 por motivos não claros, facto que escandaliza cada vez mais a situação economica do paìs. 
Qual é a necessidade do PR ir aos EUA tratar assuntos de negocios se temos cá CTA pra fazer isso? 
O presidente enquanto presidente só e somente deveria ou deve se deslocar a qualquer estado pra tratar assuntos de cooperação, boas relações, apoio financeiro, representação, assuntos ao mais alto nivel que são por burocracia discutidos entre pares. Não casos similares a este em discusão.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 14/6 às 12:37
Vossa Magestade
Vossa Magestade Bitone Viage,em ti confio compatriota.visão pura,bem peneirada.os 24 milhioes de moçambicanos precisam de ver e ouvir isto.parabens ilustre
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 14/6 às 11:23
Negro Africano
Negro Africano O PR não foi aos EUA passear ou curtir praias, é uma visita de estado, logo é muito estranho que não seja recebido pelo Trump, mas sim, pelo secretário de estado. Talvez o Trump não considere o Nyusi como um PR a sua altura.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
2
 · 14/6 às 11:45
Nico Voabil
Nico Voabil Só pode.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 14/6 às 12:23
Celio Mathe
Celio Mathe Não é visita de Estado mas oficial.
nas visitas oficiais não é obrigatório que seja o seu homólogo a receber.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · Ontem às 10:55
Celio Mathe
Celio Mathe Temos visita de Eatado, Oficial e de Serviço
GostoMostrar mais reações
 · Responder · Ontem às 10:56
Ruu Washe
Ruu Washe Tramp è marginal
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 14/6 às 12:28
Nathaniel Mucavele
Nathaniel Mucavele ÊNFASE NOS RESULTADOS

Vejo, aqui no Facebook, muitas pessoas a fazerem piada da Visita Presidencial de Filipe Jacinto Nyusi aos Estados Unidos da América, por nunca ter sido recebido pelo seu homólogo daquele país. 


Nota se que as "pessoas", hoje em dia, estão mais preocupadas com imagem, honra, fotografias, apertos de mão, entre outras futilidades. 

ÊNFASE NOS RESULTADOS!!!

O PR de Moçambique tem uma agenda a cumprir que, de forma resumida, é atrair o investimento no agro-processamento, através da "11a Cimeira Bienal EUA-África".
As mais valias para o país são tantas, como por exemplo no reforço da segurança alimentar no país, alavancamento da economia, incluindo a criação de postos de trabalho para esses mesmos moçambicanos que se riem, etc.
Agora questiono, será que ser recebido pelo seu homólogo é mesmo importante quando existe uma agenda clara à cumprir?
Não esqueçamos que a agricultura é a base do desenvolvimento nacional.

ÊNFASE NOS RESULTADOS!

Nathaniel Mucavele
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 14/6 às 12:30
Bitone Viage
Bitone Viage Alguns dizem que essa visita não de Estado, muito grave esse comentário, muito grave mesmo, o mais incrível que pareça Trump não participa do fórum. 

Lembro me que Obama participou no último fórum em que o ex presidente Guebuza participara.


Entretanto meus prezados acho desnecessária a presença do Chefe de Estado nessa visita. Oportunidades nunca faltarão ao nosso Chefe de Estado.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
4
 · 14/6 às 12:39
Francey Zeúte
Francey Zeúte O problema nao e' de Mocambique e seu chefe de Estado.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 14/6 às 12:42
Bitone Viage
Bitone Viage Não entendi meu irmão Zeúte
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 14/6 às 12:43
Francey Zeúte
Francey Zeúte Encontrar Trump e' o mais importante? Nao acho. Alias, Nyusi vai a US numa altura em que outros estadistas vao estar naquele pais. Estamos a reduzir toda uma agenda do PR a um simples aperto de mao com Trump.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 14/6 às 13:09 · Editado
Bitone Viage
Bitone Viage Pode ou não delegar competências?
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 14/6 às 13:08
Francey Zeúte
Francey Zeúte Se pode ou podia essa e' outra pagina. Mas se foi la pessoalmente e nao delegou deve haver razão suficiente.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 14/6 às 13:10
Livaningo Tembe
Livaningo Tembe penso que ainda nao o reconhecem como presidente da republica. quem lhe mandou roubar a cadeira dos outros?
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 14/6 às 15:39
Celio Mathe
Celio Mathe A visita não é de Estado é oficial de acordo com as normas de protocolo do Estado.
se fosse de Estado seria recebido pelo seu homólogo.
temos visitas de Estado, Oficial e de Serviço
GostoMostrar mais reações
 · Responder · Ontem às 10:51
Ruu Washe
Ruu Washe Nathaniel mu- nao se engane os mesmo lideres k desviaram fundo do estado.é k vao consertar este pais.eles vao tratar assunto pra continuarem milionarios.e de emprego pra o povo esquecem meu caro.estas enganado.tivemos k assistir o povo a fugir de guerra nao declarada e dividas ocultas.e hoje voce manda msg de p.r. foi ao estados unidos tratar de negocios pra alavancar a economia pra o emprego.mentiste.se nem transporte ate hoje nao temos.so temos petroleo em esploracao e tu nunca disse esse dinheiro vai no bolso de quem.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 14/6 às 12:56
Euclides Flavio
Euclides Flavio Coitado de Nhusi. Afinal, qual e" o real trabalho das pessoas que o rodeam? Refiro-me aos seus assessores e ideologos. Sera que ele nao tem um assessor que entende de relacoes entre estados? Entao? O que esses fazem? Porque andam a ridicularizar o nosso presidente?
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 14/6 às 13:03
Vossa Magestade
Vossa Magestade O Nhussy é faz se de papagaio. Machel nao entrava nesse tipo de senários
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 14/6 às 13:05
Wa Ka Nhabanga
Wa Ka Nhabanga O que importa realmente neste momento ao nosso país ? 
Será o PR encontrar-se com o Trump ou fazer negociações com os que realmente podem investir para alavancar a nossa economia?
Trump é Presidemte e não empresario activo devido a lei de proibidade.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 14/6 às 13:06
Wa Ka Nhabanga
Wa Ka Nhabanga Esta é mais do que uma prova inequivoca de que o PR não está preocupado com os nhe nhe nhes da cortesía do Trump mas sim do estado morebundo em que a nossa economia se encontra
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 14/6 às 13:15
Isac Manjate
Isac Manjate Ntsem
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 14/6 às 15:17
Imtiaz Vala
Imtiaz Vala Quanto a agenda do Presidente dos EUA para encontrar-se com Chefe de Estados africanos são organizados Cimeira especifica EUA-Africa todos anos.Com Trump veremos se a Cimeira vai acontecer!
ANOS.COM
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 14/6 às 13:29
Almeida Carvalho
Almeida Carvalho Nao tenh palavras gostei d post Bitone Viage
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 14/6 às 13:59
Hermenegildo Cuna
Hermenegildo Cuna Boa observação ilustre Bitone, o nosso presidente merece respeito de facto desta vez sim
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 14/6 às 14:22
Luciano Justino Chemane
Luciano Justino Chemane Realmente algo não está bem com a acessoria do nosso chefe de estado, ademais o Trump, já tinha mandado recados muito forte para os lideres africanos e sobretudo o que ele pensa de África, só os distridos é que não entenderam. Somos pobres sim, mas ao ponto de nos expormos a tamanha humilhação, é demais!
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 14/6 às 15:01
Joaquim Gove
Joaquim Gove Caro Bitone Viage!
Eu concordo com o seu ponto sobre o facto de o nosso PR não ter até aqui tido um encontro com opresidentes americanos (quanto ao "não conseguir ser recebido por eles", a não ser que tenhas elementos que indiquem que não tenha consegu
ido, portanto, querendo, fez esforço, tomou acção, tentou e resultou em fracasso; prefiro não comungar que não tenha conseguido mas, que não teve, ainda). 

Agora, o meu ponto é que não percebo a lógica funcional ou o fundamento na base do qual recomendas que o PR mandate, ora aos ministros, ora ao CTA ou qualquer outra instituição desde que de interesse específico nos objectivos que têm levado o PR a visitar os EUA. Ou seja, porquê será que julga que o PR só deve ou deveria visitar apenas se fosse para ser recebido pelos homólogos?? 

Não sou entendido em política, portanto, assuma-me como ignorante e affairs externos ou mesmo administração pública de qualquer nível. Então, espero que ajude-me a perceber os seus posicionamentos.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 14/6 às 15:30
Livaningo Tembe
Livaningo Tembe Precisamos compreender que existe " mundo" que se guiam pela honestidade e nisso ainda nao o reconheceram como presidente ligitimo de nenhuma nacao, sejamos honestos.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 14/6 às 15:36
Tony Holy
Tony Holy Donald Trump faz hoje exactamente 71 anos, eu acho k vai convidar o nosso PR Filipe Nyusi pra tomar um Refresco.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 14/6 às 15:54
Livaningo Tembe
Livaningo Tembe so se for no dumbanengue
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 14/6 às 16:19
Carmelo Pontes
Carmelo Pontes ponto de vista do Viage e valido constitui uma observação sintetizada em um post, perscrutando o conteúdo, choca um pouco, em trazer semelhante assunto a debate, o que iria acrescentar o encontro entre o PR de Moz e o seu homologo americano, será que iria mudar os rumos da governação em solo pátrio?será que um encontro com o PR americano se reveste de uma importancia tamanha emulada por um sistema de crenças colectivas exacerbadas e mal cultivadas que dai podem advir todas as solucoes para os problemas que o povo e o Estado moçambicano enfrentam? esse estilo de veneração doentia do que e ocidental limita a nossa capacidade de impulsionar desenvolvimento, vários chefes de Estado africanos visitam os Eua, e nao vao puxar saco do PR americano, reúnem-se com o BM e o FMI, vao a sede das Nacoes Unidas participar das reuniões que la tomam lugar, deve-se abandonar esse espirito de que uma foto ou um apertar de maos com o PR americano transmite democracia, boa governação, Cuba ali pertinho sofreu com o embargo norte-americano, hoje constitui exemplo de superação quer por uma economia em franco crescimento, quer pela qualidade incomparável da educacao e saude, e o saudoso Fidel Castro nao rumou para EUA para puxar o saco de nenhum presidente americano, pela sala oval passaram muitos presidente a manter a mesma politica em relacao a Cuba, Obama fez diferente e entrou na historia com Raul Castro, ao Bitone Viage acompanho seus posts, mas deste vez nao estiveste no ponto de qualidade que nos habituaste, duas perguntas ficam: Bitone quais sao as suas bagagens cientificas e experiencias profissionais dos quais ti socorres para censurar, criticar e por que nao dizer educar a equipe de assessoria do PR mocambicano? sera que se estivesses na posicao que essa equipa de assessores ocupa ias conseguir por Trump diante do PR Nyusi? um abraço fique bem meu caro
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
2
 · 14/6 às 16:31
Livaningo Tembe
Livaningo Tembe A cuba nao finge ser um estado de direito democratico, asume-se como comunista, logo esse exemplo nao cola,nos nao sabemos se somos comnistas ou liberais. pelo menos Trump sabe e respeita.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 14/6 às 17:02
Carmelo Pontes
Carmelo Pontes No coment nao discuti ideologia se Cuba e comunista ou socialista, dei um exemplo apenas, podia ter usado um outro Estado, temos que parar de transformar o ocidente no centro de todo desenvolvimento desde o cultural ate ao político, em Africa ocorrem ataques terroristas mortiferos e impiedosos onde morrem muitos africanos e o resto do mundo noticia aquela situacao como se tivessem morrido moscas, agora basta dois terroristas se explodirem em um local publico e matarem dois ocidentais arianos, o mundo se solidariza, se emociona, e solidario, o que ocorre e uma importacao do narcisismo ocidental e desumanidade, nos africanos podemos chorar as vitimas dos atentados em londres, manchester mas o ataques terrorista em africa passam assim despercebidos, quer dizer 20 arianos mortos em ataques bombistas sao mais importantes que 200 africanos que morrem de ataques bombistas e de fome ?
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 14/6 às 17:16 · Editado
Dynha Raul Pedro
Dynha Raul Pedro Concordo consigo Bitone Viage, so que concordo também com a Luisa Santos, acho que deverias fazer o que ela esta a dizer. Realmente neste País as coisas mudam de um instante para o outro.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 14/6 às 17:03
Silva Machanguana
Silva Machanguana concordo cotigo meu caro, o nosso presidente ainda não descubriu que esta a dirigir um Estado muito valioso e não pode se humilhar ate este ponto ou ele esta a ser mal aconselhado.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 14/6 às 19:26
Dinis Herculano DH
Dinis Herculano DH Logo quem viajou para os EUA não é o presidente Nyusi, talvez foi para lá como empresário com a CTA, como presidente duvido, que distrato! Se por falha Trump cá viesse, não merecia ser recebido com cortesia como presidente, devia ser recebido com CTA.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 14/6 às 21:31
Elídio Mavume
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 14/6 às 22:49
Tsury Uqueio
Tsury Uqueio Cuja pauta
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 14/6 às 23:00
Mano DU
Mano DU Caro Bitone Viage, aconselho a rever as suas informações e fontes de informação. 

Não constitui verdade, que Sua Excia PR Nyusi, não se tenha encontrado com alguém do governo federal americano. 


Ele teve dois encontros com altos dignatários americanos, nomeadamente o Secretário de Estado e um dos Conselheiros do Governo Americano. 

Há inclusive fotografias desses encontros. E tratando-se dos Estados Unidos da América, isso é algo notório, pois, a politica destes pra com África é conhecida.

Na anterior visita, encontrou se com o Secretário de Estado cessante, que por acaso, casou se com uma cidadã nascida na Beira e que nesse encontro com o PR Nyusi, John Kerr fez menção especial a Moçambique por esse facto.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · Ontem às 9:55
Celio Mathe
Celio Mathe Penso eu que sendo uma visita oficial não é obrigatório que seja recebido pelo seu homólogo.
agora visita de Estado aí sim e normalmente é a convite do PR desse País. 
Dilma já esteve cá em Moz e foi recebido pelo Mimostro dos Negócios estrangeiros.

também convenhamos Trump teria tempo para receber todos Estadistas que estão lá...
cimeira África Vs EUA.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 23 h
Oswaldo Matsimbe
Oswaldo Matsimbe Uma análise muito interessante e inteligente...realmente era suposto que o nosso presidente fosse recebido pelo seu homólogo. 
Ca me questiono: Será que o Trump teve conhecimento da ida do nosso Nyussi a seu país.?? Porque se é que teve e não o recebeu eu vejo isso como falta de respeito e consideração da parte do Trump.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 21 h
Américo Matavele
Américo Matavele Mano Bitone está a me despertar dúvidas sobre o seu curso de Relações Internacionais. Desculpa lá, mano, pá? Ainda não sabe destrinçar entre uma visita de Estado e uma Visita de Trabalho? Que tipo de diplomata o mano é? O PR foi lá a convite do CCA (Conselho Corporativo para África), que é a organizadora do evento (USA-Africa Summit), como um dos principais oradores! Não foi convidado pelo Governo americano, mas por uma organização. Isso é o mesmo que ser convidado par uma aula de sapiência num país e querer ser recebido por um presidente. A agenda principal do PR foi o CCA, e o seu Gabinete fez trabalho que culminou com o encontro com o Secretário do Estado, o que, para uma mente de compreensão mediana, é positivo. Se ele fosse só pelo convite do CCA, nem os outros encontros que teve com os membros do Governo americano iria ter. Mano, peço para rever os teus apontamentos, please. Estás a te ridicularizar, e ridicularizar os que não têm o conhecimento que sei que tens. Não envergonhe os teus professores, mano. Deixe de usar a emoção, e use a inteligência que sei que tens que baste. Please. Abraço.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 8 h
Bitone Viage
Bitone Viage Meu irmão eu já dei o meu comentário sobre esse assunto. 

Em relação ao meu curso de Relações Internacionais e Diplomacia o assunto é outro. Estas atacando a minha pessoa e não ao meu post.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 8 h
Américo Matavele
Américo Matavele Sorry se dei essa impressão. Sorry mesmo. Não gosto de discutir pessoas porque eu também não sou perfeito. Peço imensas desculpas por isso.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 8 h

Sem comentários:

Gadget

Este conteúdo ainda não se encontra disponível em ligações encriptadas.