quinta-feira, 15 de junho de 2017

Angola vai ter Presidente da República Emérito, com pensão vitalícia


Angola vai ter Presidente da República Emérito, com pensão vitalícia

José Eduardo dos Santos terá direito a pensão vitalícia de 90% do vencimento durante o último ano de mandato e terá imunidade criminal e civil.


José Eduardo dos Santos, actual Presidente, beneficiará do novo regime
Foto
José Eduardo dos Santos, actual Presidente, beneficiará do novo regime TIAGO PETINGA/LUSA

O chefe de Estado angolano que cessar mandato passará a ser designado por "Presidente da República Emérito", com direito a uma pensão vitalícia correspondente a 90% do vencimento durante o último ano de mandato.


É o que propõe um projecto de lei sobre o Regime Jurídico dos ex-Presidentes e vice-presidentes da República Após Cessação de Mandato, apresentado pelo grupo parlamentar do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), que vai a votação na quinta-feira na Assembleia Nacional.
Na sua fundamentação, o grupo parlamentar do MPLA, partido maioritário e no poder desde 1975, refere que depois das eleições gerais de 23 de Agosto o país passará a ter um ex-Presidente. José Eduardo dos Santos não se recandidata. Propõe, por isso, que a Assembleia Nacional aprove o diploma "antes da campanha eleitoral".
A proposta de lei prevê que depois de deixar funções (José Eduardo dos Santos é Presidente de Angola desde 1979) o antigo Presidente chefe de Estado tenha tratamento protocolar, imunidades e regime especial de protecção e segurança.
O segundo capítulo da proposta de lei, dedicado ao "Foro Especial", estabelece que, findo o mandato, o ex-Presidente passa a gozar de "foro próprio para efeitos criminais ou responsabilidade civil, por actos estranhos ao exercício das suas funções, perante o Tribunal Supremo, no termo do disposto na lei".
É ainda proposto que um ex-chefe de Estado receba uma pensão vitalícia correspondente a 90% do vencimento do seu último ano no cargo.
O projecto também abrange a família do Presidente. O seu cônjuge também terá uma remuneração equivalente a 70% do vencimento do chefe de Estado ou da respectiva pensão, se por esta optar.
Fica acautelado também o direito à habitação, com a atribuição de uma verba para manutenção e apetrechamento de residência própria, e transporte, sendo-lhe atribuída uma viatura automóvel de tipo não inferior à do vice-presidente em exercício para as funções oficiais deste, igualmente um motorista a expensas do Estado, substituição da viatura sempre que devidamente justificado, combustível e manutenção.
Ainda no artigo sobre o direito a transporte, a proposta de lei garante o pagamento do seguro de responsabilidade civil automóvel contra todos os riscos, viaturas de uso pessoal, para cônjuge e filhos menores ou incapazes a seu cargo.
Após cessação de funções, o Presidente da República e família, no caso de filhos menores, tem direito à assistência médica e medicamentosa gratuita, passagens aéreas em primeira classe e ajudas de custo, quando viajar em missão de serviço do Estado, dentro e no exterior do país.
O antigo Presidente da República, cônjuge e filhos menores ou incapazes têm também direito a passagens aéreas em primeira classe e ajudas de custo para viagem anual de férias, dentro do país ou no estrangeiro, com direito à protecção especial, pessoal de protecção e assessoria, nas viagens, assim como protecção especial da sua residência.
Para os antigos vice-presidentes, o projecto de lei propõe o disposto no capítulo I, com algumas adaptações, como a designação de antigo vice-presidente ou ex-vice-presidente e a atribuição de uma viatura não inferior à de um ministro em exercício para as funções oficiais deste.
Findo o mandato, quer o ex-Presidente da República quer o ex-vice-presidente e os respectivos cônjuges estão sujeitos aos deveres de sigilo e confidencialidade, assim como ficam impedidos do exercício de cargo em entidades privadas durante o período de cinco anos, a contar do fim das funções.
O líder da bancada parlamentar do MPLA, Virgílio de Fontes Pereira, disse, no final da reunião dos líderes parlamentares, realizada na semana passada, que a proposta de lei vai abranger igualmente o primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto, e família, salientando a existência de um diploma legal que salvaguarda os direitos da família deste.

Daniela Costa
Daniela Costa Mesmo de pés para a cova, como consta, ainda não lhe chega o que tem? Julga que compra a vida? Vai para onde vão os outros e....nu ...se o não vestirem!
 · Responder · 
18
 · 1 h · Editado
Mariana Pinto
Mariana Pinto A justiça de Deus não falha!! Tem aquele corpinho bem cuidado, tem dinheiro como milho mas não lhe vai valer de nada. Vai para o buraco ou para o forno como todos os outros e, pelos vistos mais depressa do que pensava. Mas entretanto, só melhorou a vida da familia e dos amigos roubando o povo.
 · Responder · 1 h
Angela F. Franco
 · Responder · 53 min
Paulo Sarmento
Paulo Sarmento Enquanto o Presidente ganha milhões por mês as Crianças morrem por falta de medicamentos e assistência e o povo morre de fome
Para que é que Presidente quer ganhar mais dinheiro?
Não ganhou o suficiente em 39 anos de poder? Se calhar fora os desvios.......
 · Responder · 
2
 · 49 min
João Pedro Mateus
João Pedro Mateus #AngolaÉNossa 
Piadinhas à parte, isto é uma vergonha. Coitados dos angolanos que andam a trabalhar para alimentar este fascista e os outros da família.
 · Responder · 
14
 · 1 h
Graça Nascimento
Graça Nascimento Devia ser julgado por violação continua dos direitos humanos e de ter roubado o povo angolano.
 · Responder · 
11
 · 1 h
Francisco Ponciano
Francisco Ponciano Pensão vitalícia? mas depois de tudo o que ele roubou ao povo ainda quer uma pensão?
 · Responder · 
10
 · 1 h
Artur Varandas
Artur Varandas Para quê a imunidade se tivessem a consciência tranquila que não tinham cometido crimes ??
 · Responder · 
7
 · 1 h
Um Homem Zangado
Um Homem Zangado Aposto que aqui já estava a tratar dos pormenores da canonização, de tão bom menino que é.

http://cdn1.portalangop.co.ao/.../0,7f7d6a33-fe34-41c2...
 · Responder · 
7
 · 1 h
José António Cunha
José António Cunha Tudo dentro da "família", nada fora da "família". Assim é o governo dos cleptocratas angolanos.
 · Responder · 
4
 · 1 h
Nuno Bispo
Nuno Bispo Costuma-se dizer que cada povo tem os governantes que merece. Neste caso, começo a ter dúvidas do adágio popular...
 · Responder · 
3
 · 1 h
Jorge Santos Fontoura
Jorge Santos Fontoura O povo nao tem consciência politica e social. Ponham olhos na Venezuela e gritem e lutem e morram pelo futuro da vossa vida e dos filhos
Revolucionem -se porra.
 · Responder · 
4
 · 1 h
Mariana Pinto
Mariana Pinto Ora aí está! Grande amigo do povo!! Papou-lhes tudo o que pôde mais o que tem direito e com direito a imunidade, e quem tiver malária ou cólera entre outras, que morra à vontade que há lá muito espaço para se enterrarem.
 · Responder · 50 min
Ulisses Lopes
Ulisses Lopes KAKAKKAKAKAKAKAKAKA, agora a sério, isto quer dizer que nunca será julgado pelas merdas que fez?????? O gajo deve ser do Benfica se certeza e deram-lhe já impunidade, kakaka
 · Responder · 
4
 · 58 min
Lindomar Lacerda
Lindomar Lacerda Só lamento pelo povo sofrido daquele país, vivem na miséria enquanto poucos privilegiados exploram suas carcaças.
 · Responder · 1 h
Carlos Arruda
Carlos Arruda Isto é mesmo assim? Numa verdadeira democracia isto não acontece. Está tudo explicado.
 · Responder · 39 min
Antonio Sa
Antonio Sa Ganda Eduardo, é abafar até ao fim. Não que a reforma vitalícia ( pensão é mais fino) aqueça ou arrefeça, mas essa do foro próprio para efeitos criminais e de responsabilidade civil, é obra. Mas, com um jeitinho, não se consegue que seja extensível aos descendentes até à terceira geração? Isso sim que era baril
 · Responder · 1 h
Yannick Machado
Yannick Machado Mas esse nabo já não chega o homicídio que tem cometido contra o povo enquanto presidente, quer continuar a matar o povo depois de sair? Isso é espremer opaís até ao tutano, levar-nos até as sobras
 · Responder · 13 min
Jorge Oliveira
Jorge Oliveira E não vai ter mais nada ? Estámos em 2017 e o velho sistema e os velhos costumes já não servem. Algo tem que ser feito a nivel mundial porque isto já deu o que tinha a dar....
 · Responder · 
1
 · 1 h
Maria Fátima Gonçalves
Maria Fátima Gonçalves Para quem já rapou o fundo ao pote, o que interessa uma migalha?
 · Responder · 
1
 · 1 h
Daniela Costa
Daniela Costa Imunidade criminal e civil? Prova evidente de que precisará mesmo muito dela!
 · Responder · 16 min · Editado
Tito Neves
Tito Neves Preparando um Lugar Celestial para viver Sem incómodos e sem Problemas.
 · Responder · 15 min · Editado
Alice Gouveia
Alice Gouveia .....e, não era de esperar? Afinal a família imperial de Angola zela pelos seus interesses.
 · Responder · 
1
 · 49 min
Patricia Baptista
Patricia Baptista Quiseram a independência para passar os anos seguintes a serem roubados por ele e a sua família. Ao menos façam outra revolução.
 · Responder · 1 h · Editado
Rosa Santos
Rosa Santos Boa merda! E os angolanos a viverem miseravelmente. E a prenderem activistas que lutam pelos direitos de todos! E estes fdp a ganharem brutalmente e terem imunidade total! Que vergonha!
 · Responder · 12 min · Editado
Carlos Arruda
Carlos Arruda Um ex-Presidente tem que ter alguma dignidade na sua vida pública. Não é uma pessoa qualquer e Isco aponta para certas regalias. Mas há que ter algum bom senso nelas.
 · Responder · 11 min
Fernando Marques
Fernando Marques Angola uma autentica vergonha a classe politica deste país..Tudo em familia
 · Responder · 
1
 · 1 h
Jose Ferreira
Jose Ferreira Pobre povo que sofre.,,,,,!E este individuo vai continuar a grande quando o povo geme ha fome.
 · Responder · 7 min · Editado
Gonçalo Santos
Gonçalo Santos E em Portugal como é? É bom não esquecer 
(não estou a defender este senhor)
 · Responder · 1 h
Feio Almeida
Feio Almeida A reforma que se lixe, o que interessa é a imunidade vitalícia!
 · Responder · 1 h · Editado
Vasco Almeida
Vasco Almeida referem-se à monarquia de angola..
enganaram-se mas assim que possível vão corrigir a noticia.
 · Responder · 1 h
Jose Fernandes
Jose Fernandes Só um cobarde podia agir assim resta saber se estes direitos também abrangem o cão
 · Responder · 2 min
José Vaz
José Vaz Também tem muitos pobres eméritos, mas sem pensão. Há gente que não tem a noção do ridículo!
 · Responder · 53 min
Ana Maria Magalhaes
Ana Maria Magalhaes E não teve certamente de trabalhado como nós e nem chega a "bonze" .....
 · Responder · 3 min
Sandro Joel Estrela
Sandro Joel Estrela Depois vem fazer reclames para matar a fome as pessoas qe são desprezadas por essa gente...
 · Responder · 
1
 · 43 min
João Carlos Oliveira
João Carlos Oliveira Sara Silva, pode ser que depois também sejas professora emérita e recebas 90% do rendimento quando voltares 😂
 · Responder · 1 h
Bruno Salgado
Bruno Salgado Ele do dinheiro não precisa .Apesar de quanto mais têm mais precisam .Mas a imunidade é tão conveniente !!!
 · Responder · 
4
 · 1 h
Joaquim Lopes
Joaquim Lopes O Ladrão já tratou da vida. Os combatentes são tratados como gente desprezada
 · Responder · 3 min
Anabela Santos
Anabela Santos Só mesmo a imunidade criminal para livrar este senhor das atrocidades que cometeu e comete! 😞
 · Responder · 34 min
Bernardo E Teresa Bonito
Bernardo E Teresa Bonito Mas em Portugal acontece o mm, e com muitas mais regalias
 · Responder · 
1
 · 39 min
Cesar Moreira Soares
Cesar Moreira Soares A prepara o futuro!......Como sabes bem o que faz.....quando aparecerem as provas ai está a imunidade criminal e civil a funcionar! .....Grande Ladrão!
 · Responder · 1 h
José Manuel Pina Ferrão
José Manuel Pina Ferrão Imunidade criminal? LOL Estes bandidos sao todos iguais.
 · Responder · 55 min
Fernando Andre
Fernando Andre E é a filha deste gajo que detém grandes empresas portuguesas.
 · Responder · 53 min
Nuno Gonçalves
Nuno Gonçalves A pensão deve ser para a ajudar a pagar o Lar! Essa da imunidade é que não entendo 🤔
 · Responder · 1 h
José António
José António Tadinho, como ele precisa tanto dessa esmola....
Num país com tantos na pobreza extrema...
 · Responder · 5 min
Eliminar
Maria Costa
Maria Costa O povo Angolano não queria a independência ,essa foi imposta há força pelos Ladrões​ imperialistas​ Americanos , e Russos , e pelos Lacaios de Argel , e pelos traidores do chamado 25 de Abril 1974 , que desgraçaram milhares de vidas inocentes, a Portuguêses e Angolanos , o povo Angolano está muito mas muito pior , a sofrer o que nem toda gente sabe, são presos e torturados por nada ? morrem nos hospitais por falta de assistência, as mulheres morrem a ter os filhos por falta de assistência , é o caos , enquanto os do governo se pavoneiam descaradamente. Cheios de milhões roubados ao povo. Angolano , quem conheceu Angola e a vê hoje, não pode deixar de ficar triste , e revoltado , por tudo de bom que se fez em Angola !
 · Responder · 43 min
Negra Li Pedro
Negra Li Pedro Nada, diabo tem força yah. Rheeee. Com tanto dinheiro que tem, ainda terá pensão vitalícia pra quê meu Meu Deus? Até quando isso Senhor?
 · Responder · 21 min · Editado
LLuis Pereira
LLuis Pereira Mordomias vitalícias idênticas às que tinha o falecido ti mário e que tem o meio morto cavaco...
 · Responder · 1 h
Paulo Oliveira
Paulo Oliveira Esquecem-se que os corruptos dos nossos polícia ao fim de mandatos tem reforma vitalícia, e é só ladrões que nada fazem pelo país.
 · Responder · 1 h
Nonas Mateus
Nonas Mateus Pra quando uma noticia boa ? Angola. Pra quando...?
 · Responder · 
3
 · 1 h
Carla Pinto
Carla Pinto Simplesmente VERGONHOSO...
 · Responder · 
1
 · 1 h
Joaquim Leal
Joaquim Leal Não deve ter tempo para estrear o novo "cargo".
 · Responder · 53 min
Inacio Arnaldo Mazive
Inacio Arnaldo Mazive Quem reforma tem direito de receber
 · Responder · 6 min
Pedro Santos Martins
Pedro Santos Martins Basicamente o Euromilhoes assegurado!!! 😂😂😂
 · Responder · 36 min
André Felício
André Felício Viva Luaty Beirão!
 · Responder · 35 min
Iolanda Helena Duarte
Iolanda Helena Duarte democrcia, rsrs
 · Responder · 
2
 · 1 h
Celso Vieira
Celso Vieira É aqui que se diz que a realidade supera a ficção! Que palhaçada !!!
 · Responder · 26 min
Fernando Luis
Fernando Luis muito bom ´
 · Responder · 39 min
Neurisvan Leite
Neurisvan Leite É isso que o PT pleiteia para seus dirigentes....
 · Responder · 
1
 · 1 h
Pedro Sabido
Pedro Sabido Emanuel Vita isto é gozo lol só pode
 · Responder · 50 min
Arlinda Brito
Arlinda Brito Nem consigo comentar o que seja :O
 · Responder · 
1
 · 1 h
Damy D'Álmeida
Damy D'Álmeida Intocável o ditador lollll
 · Responder · 
1
 · 1 h
Pedro Hormigo Aguiar
Pedro Hormigo Aguiar O povo ao serviço do pachá.
 · Responder · 
1
 · 1 h
Bruno Almeida
Bruno Almeida Ele merece mais, muito mais... façam justiça!!!
 · Responder · 1 h

Sem comentários: