domingo, 4 de junho de 2017

Sobre os recentes pronunciamentos de Benvinda Levi

Sobre os recentes pronunciamentos de Benvinda Levi
Recebi com alguma desconfiança a acusação de Benvinda Levi de que as magistraturas protegem procuradores e juízes corruptos. Não porque não seja verdade. Mas porque veio de uma pessoa conhecedora desses meandros e, provavelmente, pouco ou nada fez para mudar o cenário. Falar não basta!
Por outro lado, tem razão Benvinda Levi quando diz que “hoje, falar de um magistrado, em alguns casos, é quase que falar de um criminoso, quase é sinónimo. A credibilidade está bastante posta em causa, porque nós não usamos os mecanismos que temos para fazer a filtragem”.
Que moral tem uma Procuradora-Geral da República quando emite comunicados de imprensa violando a presunção de inocência de reclusos cujos processos ainda não transitaram em julgado?
Recentemente, a Procuradoria-Geral da República encerrou o processo sobre o assassinato bárbaro do juiz Dinis Silica. A meu ver, fê-lo porque conhece exactamente quem foram os seus assassinos. É da Procuradoria-Geral da República e da Procuradoria da Cidade que são exaradas as sentenças para o assassinato de diversos cidadãos nacionais.
A Procuradora-Geral da República sabe quem baleou Cistac, Paulo Machava, feriu Jaime Macuane. Os esquadrões da morte são comparsas dos magistrados. Nenhum dos pilha galinhas que sobrelotaram as nossas cadeias tem dinheiro para pagar magistrados. Se há corrupção no seio deles, é de outro nível, do colarinho branco. Por isso que os verdadeiros criminosos são impunes.
A PGR deve abandonar essa táctica de atirar areia aos olhos do povo. Chega de desviar atenções. Recentemente disse que José Ali Coutinho fugiu e correu a emitir comunicados de imprensa quando sabia que a sentença da sua morte foi por si exarada. Aliás, a mesma PGR difamou em vida o José Ali Coutinho ao considerá-lo um dos cérebros do assassinato do Procurador Marcelino Vilanculos.
Coutinho, para que todos saibam, foi ilibado deste crime pelo Tribunal Superior de Recurso (este é um assunto que vou tratar nos próximos dias, munido de provas e tudo). E como é que fica a família de Coutinho?
Portanto, se quisermos falar de criminosos neste país, eles estão no seio dos magistrados. A Procuradoria-Geral da República até conhece de nome os integrantes dos esquadrões da morte. Por isso que quando assassinam alguém a investigação fica pelo meio. Não há desfecho.
Será que a PGR não tem com que se ocupar? Recentemente convocou a comunicação social só para falar das fofocas espalhadas nas redes sociais. É esta a Procuradoria que nós pretendemos? Em que é que gasta as suas energias? Qual é a sua agenda, o seu foco?
Os pronunciamentos de Benvinda Levi reflectem o posicionamento de alguém cansado, fatigado com o sistema.
O facto é que Benvinda Levi não teve uma subida meteórica, como alguns dos seus colegas. Primeiro foi juíza na 2ª Secção do Tribunal Judicial do Distrito Urbano nº 1, 1ª vice-presidente da Associação Moçambicana das Mulheres de Carreira Jurídica, juíza-presidente da 3ª Secção Cível do Tribunal Judicial da Cidade de Maputo, directora do Centro de Formação Jurídica e Judiciária, juíza-presidente do Tribunal Judicial da Cidade de Maputo, ministra da Justiça e agora que é conselheira do Presidente da República. Tem um curriculum invejável.
Eu já a conhecia, como se conhece qualquer pessoa que exerce cargos de destaque. A primeira e única vez que tive a oportunidade de privar com ela, foi quando eu estava preso na cadeia da BO. Veio de visita como ministra da Justiça.Esteve em varias celas e na minha cela e falamos longamente. Para vos ser sincero, a ilação com que fiquei é de que Benvinda Levi era uma pessoa demasiado séria para o cargo: na altura era ministra da Justiça.
Portanto, se vocês olharem atentamente para o percurso de Benvinda Levi, facilmente irão perceber que ela, de certa forma, conhece todos os cantos da casa da Justiça. Não é nenhuma aprendiz. Não digo que o pronunciamento dela sobre magistraturas corruptas seja incerto. O problema é: enquanto lá esteve o que ela fez para mudar o cenário? Todo o mundo aponta o que está errado, mas é muito difícil encontrarmos alguém para nos indicar a solução.
Benvinda Levi, que falava na reunião anual de balanço das actividades do Centro de Formação Jurídica e Judiciária, disse de viva voz que a Justiça, em Moçambique, é um sistema em que os aplicadores da lei viram criminosos, mas recebem protecção das magistraturas. Acrescentou que “hoje, falar de um magistrado, em alguns casos, é quase que falar de um criminoso, quase é sinónimo. A credibilidade está bastante posta em causa, porque nós não usamos os mecanismos que temos para fazer a filtragem”. Pergunto: nós quem?
Pois bem. Noutros tempos ela iria merecer palmas. Mas o país anda farto de governantes que depois de cessarem as suas funções apontam os erros ao sistema. Afinal, quando ainda eram governantes o que faziam? Não me recordo de nenhum governante em exercício que tenha vindo a público dizer: o meu ministério anda cheio de corruptos.
Quando Benvinda Levi era juíza-presidente do Tribunal Judicial da Cidade de Maputo admitiu que o juiz Paulino aceitasse a transmissão em directo de um julgamento em que os réus ainda gozavam de presunção de inocência. Não estou a dizer que a imprensa não devia fazer a cobertura do julgamento, mas estou a falar do directo. Onde é que a senhora estava para não ver que aquilo era uma flagrante violação dos direitos dos que estavam a ser julgados?
E Benvinda Levi pecou ainda ao chamar os seus colegas de corruptos. Onde é que ela estava quando o juiz Paulino condenou-me a mim e aos meus co-processos sem provas só para agradar a nomenklatatura política? Estava no seu gabinete climatizado a comer maçã!
Benvinda Levi não se pronunciou quando o mesmo juiz Paulino condenou, sem provas, André Timana a 22 anos de prisão. 13 anos depois, o Tribunal Superior de Recurso veio dar razão a Timana. Era inequivocamente inocente!
Sabem porquê Benvinda Levi não fez nada? Porque ainda estava à espera de melhores mordomias. Sabia que se falasse naquela altura, não chegaria onde hoje chegou. Por isso que hoje tem voz. Sabe apontar o dedo. E ontem, minha senhora?
E para que conste, os juízes não são subornados. Eles recebem ordens superiores para condenar este e inocentar aquele. São ordens superiores, incontestáveis.
Hoje, agradeço a Deus porque nos últimos dois anos o Tribunal Superior do Recurso parece não acatar essas ordens superiores. O mesmo acontece com os novos juízes do Tribunal Supremo. Noutros tribunais? A farra ainda continua, a promiscuidade instalou-se.
O repugnante nisto tudo é que todos fecham os olhos. Terminada a função dizem o que lhes aprouver. Acho que há qualquer coisa que está em falta. De boas intenções, como dizia o outro, o inferno está cheio. O que se pretende são acções concretas.
Por exemplo, Benvinda Levi devia olhar para a sua trajectória e dizer: aquilo ajudei a endireitar. Mas ao que se depreende, quando lá esteve, jamais teve vergonha de conviver com os tais corruptos. Até, possivelmente, criava amizades com eles. E hoje os maldiz em praça pública.
Eu, Nini Satar, não vos vou esconder: para mim, não acrescentou nada o que Benvinda Levi disse. É o que o país inteiro sabe. Qual é a novidade que ela trouxe? Este país precisa de acções concretas e não de ladainhas.
PS: Enquanto o Procurador-Geral da República for nomeado pelo Presidente da República, nunca haverá mudanças. Em países sérios, o poder judicial é independente dos outros poderes. E depois anda essa ladainha de sempre de que Nini deveria calar. Quem cala quando vê o seu país a ser escangalhado? Aliás, eu sou dos que sentiram na pele a ganância desses magistrados e juízes bandidos, medíocres, crápulas que pululam nos tribunais como se de gente se tratasse, enquanto são escroque. Nâo e Nini que fala isto so.
O povo também fala.
Ate Benvinda Levi confirma.
Não me pedem para calar!
Nini Satar
GostoMostrar mais reações
Comentar
94 comentários
Comentários
Unay Cambuma
Unay Cambuma Os país do actual "ministro" da Juventude e Desportos Alberto Nkutumula foram fuzilados a queima roupa pela frelimo e queimados no carro junto da esposa por estar a investigar com o propósito de julgar os autores do roubo de motores de migs e helicópteros russos. Os generais da frelimo. venderam para África do Sul. Os país do Nkutumula foram enterrados em Mucumbura, Tete, de onde eram naturais.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
 · Ontem às 10:09 · Editado
Fernando Gil
Fernando Gil Que função desempenhava?
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 4 h
Momade Assife Abdul Satar
Momade Assife Abdul Satar Fernando Gil 
Era um juiz.
Mataram ele a esposa e cunhado.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 4 h
Fernando Gil
Fernando Gil Triste. Obrigado
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 3 h
Unay Cambuma
Unay Cambuma E cunhado? Epa, foi mesmo uma chicina e não sei com que cara de colher e pau hoje o filho deles o Alberto aka Calado Kalashinicov defende a frelimo as mais afiadas garras.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 3 h · Editado
Unay Cambuma
Unay Cambuma Estao a ver como os matugis do Savana gostam de provocar o NINI? Puseram o NINI em grandes parangonas na capa mas o assunto da entrevista não tinha nada a ver com o Nini e só foram feitas três perguntas sobre o Nini. Afinal o NINI tem muita razão quando diz que ele é grande fonte de lucro para os jornais.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
7
 · 2/6 às 13:01
Momade Assife Abdul Satar
Momade Assife Abdul Satar Unay Cambuma
Sempre disse que A Sapataria Savana só vende quando fala de mim.
Aconselho a comprar o Savana e vâo tirar conclusão que meteram meu nome só para vendas.

Também a comprar o Savana vâo ajudar porque nâo houve salários referente ao mês de Maio.
Este assunto vou falar durante a próxima semana
 · Responder · 
 · 2/6 às 13:06
Samuel Callege
Samuel Callege Quer parecer que alguns individuos mostram se saber mais de outras pessoas do que deles mesmos. Na maior parte das vezes são movidas pela vontade contínua de ver a justiça feita, mas, também pode isso resultar de inveja de quem acha tem poucas oportunidades por causa de uma situação ou que simplesmente se atormenta pelo seu proprio passado, vivendo assim assombrado de qualquer forma. Julgar as pessoas com honestidade é mesmo tarefa de deus. Eu prefiro não acreditar em ninguem.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 2/6 às 22:51
Domus Oikos
Domus Oikos Unay Cambuma o nosso jornalismo é muito pobre. Pior ainda pobre de principios. Fui docente de muitos deles mas o sistema é estruturalmente inadequado. O problema é da estrutura mental aliado a pobreza. Pra resolver um problema econômico se prostituem com facilidade. A mesma música dançam o nosso sistema judicial. Nunca se pensou em trabalhar bem pra ganhar bem. Todos querem corta-mato é o resultado é este.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
2
 · Ontem às 9:59 · Editado
Unay Cambuma
Unay Cambuma Eu penso que os jornais apenas ganharão a sua independência com a descentralização. O problema é que o país esta sendo gerido por um regime comunista embora simulem eleições. Mas o ódio que alguns jornais nutrem pelo Nini e totalmente contraproducente porque ficou mais do que claro que quem mandou matar o Carlos Cardoso foi a familia do presidente Chissano e os maiores saqueadores do dinheiro do banco também foi a familia Chissano e os administradores do banco. O grupo Nini apenas se aproveitou da situação e por via disso teriam apenas as penas maximas de 8-12 anos e sairam da cadeia depois de cumprir metade da pena. É preciso lembrar que o Carlos Cardoso atacava exclusivamente a familia Chissano e não ao grupo Nini.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · Ontem às 10:23 · Editado
Unay Cambuma
Unay Cambuma E também aquilo de transmitir julgamentos em directo pela tv e rádio é uma grave violacão dos direitos humanos. Isto só acontece numa porcaria de um pais comunista como Moçambique. Aliás, a frelimo promovia comícios onde na presença de várias centenas de crianças, os suspostos "criminosos" eram chicoteados em publico. 
Se já notaram em todos paises, os que estão sendo julgados nos tribunais, mesmo que seja uma figura já conhecida como por exemplo o Julian Assange, ao reportar o Julgamentosó publica se uma imagem gráfica apenas. Os jornais fazem caricaturas/desenhos.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · Ontem às 12:06 · Editado
Momade Assife Abdul Satar
Momade Assife Abdul Satar Unay Cambuma
Infelizmente os senhores que mandam no Judiciário estâo ainda com mente podre....
A nossa Procuradoria e Podre.....
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · Ontem às 11:21
Xavier Antonio
Xavier Antonio É o sistema. Enquanto o critério de nomeação for duplo ( ter formação e ser membro do partido) para por um lado exercer suas competências e por outro defender os interesses do partido, a situação vai se manter. Porque o exercício das competências é limitada por interesses do partido que se caracteriza em proteger a elite politica para não fragilizar o partido.
Se aqueles magistrados se não estivessem amarrados por interesses do partido e não estivessem a ser vigiados haviam de brilhar.
Vejam que são todos procuradores. Quem já foi melhor desde Nhantitima, Mulembue, Madeira...?
O problema é o regime.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
 · 2/6 às 7:45
Aghast Mandu
Aghast Mandu Falou tudo
Gercio Alberto Nhambiu
Gercio Alberto Nhambiu Prezado, é o sistema? Afinal de contas o que diz os Estatutos dos magistrados judiciais? .....Na verdade é preciso ter postura de um magistrado, o nosso modelo judiciário, não é tão arcaico assim, existem muitos países que o PR, indica os magistrados como juízes presidentes bem como procuradores da República, cabe a eles honrar com os estatutos...
Valdo Mazuze
Valdo Mazuze Interesses políticos jovem. Gercio Alberto Nhambiu
Xavier Antonio
Xavier Antonio Gercio Alberto Nhambiu, não é o problema de indicação, é promiscuidade entre os interesses públicos e partidários. As pessoas são nomeadas para defnderem interesses partidários. Não existe independencia, existe divisão de funções, mas centralizadas no poder político
 · Responder · 2 h · Editado
Unay Cambuma
Unay Cambuma E esta Buchilli pode vir a pagar muito caro tarde ou cedo porque ela esta a se meter em assuntos muito melindrosos e perigosos. Ela deve saber que não se é procurador por toda vida e a sorte que o Juiz Paulino teve e tem em não ter sido abatido até aqui é porque o grupo Nini não eram e não são assassinos . Alguns procuradores pensam que andar com guarda costas (cinzentinhos ou piriquitos mal treinados) pensam que é garantia de segurança. Os procuradores Eduardo Mulembwé e Joaquim Madeira tiveram os seus problemas mas foram exemplares e por isso que hoje têm uma vida tranquila. Por falar no Mulembwé, deixem contar vos uma história interessante: : Parece que o Eduardo Mulembwé não conhecia bem quem é a frelimo . Logo depois de ser nomeado procurador gera da república, passado alguma tempo o Mulembwé convoca a imprensa onde anuncia em plenos pulmões " eu conheco todos os grandes tubarões deste país e a procuradoria irá divulgar os seus nomes e blá blá blá. ". Eish, eish eishh! Nos dias seguintes o Mulembwé viveu um verdadeiro inferno! Recebia dezenas de chamadas anônimas com as mais sérias ameaças de morte. Mas no princípio o Mulembwé pensou que fossem um grupo de corruptos e bandidos. que faziam as ameacas. e não ficou abalado, até que por ordens estranhas retiram todos os policias que guarneciam a sua casa e o. escoltavam. Ai o Mulembwé entrou em pânico e e os amigos aconselharam no a desaparecer. O Mulembwé acabou logo de seguida pedindo a proteção do mítico , lendário e o maior estratega de guerrilha do século 20 e 21, o marechal Afonso Dhlakama. Dhlakama teve que destacar um grupinho de super comandos rangers a paisana para proteger o Mulembwé, que ia sendo mantido em locais desconhecidos ( ficava em casas diferentes, ou melhor, mudava frequentemente de escondirijo) do centro e norte. Enquanto isso Dhlakama ia negociando com o seu irmão "Tchissano" para deixar o entao miúdo Mulembwé em paz e naquela altura Chissano e Dhlakama eram big bradas. Foi ssim o Mulembwé voltou a trabalhar tranquilamente mas com o compromisso de não "fazer m*rdas". A fonte , que estava presente , conta que para agradecer Dhlakama por lhe ter salvo a vida, o Mulembwé fez um gesto muito comovente! Dhlakama e mais alguém e a fonte estavam sentados na sala e mal o Mulembwé entrou, ficou de gatas e começou a gatinhar da entrada até onde estava sentados o lider da Renamo e enquanto gatinhava o Mulembwé dizia "obrigado, obrigado, obrigado. ..". É claro que Dhlakama levantou-se imediatamente do sofa e foí impedi lo de fazer isso, em sinal de respeito.
A frelimo mata quem não colabora com o sistema mas também mata para queimar o arquivo e a bonita Buchilli devia pensar nisso. Devia pensar onde está a Valentina hoje com tanto dinheiro que tinha. A Buchilli se tivesse juízo tinha que alegar motivos de saúde para deixar o cargo tal como fez o corrupto do juiz Paulino.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
 · 2/6 às 21:15 · Editado
Zacks Caetano
Zacks Caetano A Buchilli se tivesse juízo tinha que alegar motivos de saúde para deixar o cargo tal como fez o corrupto do juiz Paulino...mas o paulino parece que nao mentia anda doente..eu via o em seçao de fisioterapia
 · Responder · 
1
 · 2/6 às 13:42
Evanex Saboroso
Evanex Saboroso kakakak a gatinhar...este pais esta podre precisa de nova gente
Zacks Caetano
Zacks Caetano o paulino viveu ou vive aqui no bairo de hanhane cidade d matola
Hermildo Barros
Hermildo Barros Mano Cambuma 
Lembro-me bem que o assunto do Mulembwe tinha a ver com motores de aviões militares os vulgo Antanoves da base aérea de Nacala. Poxa a vida tem com cada uma: E a então vítima( Dlakama) deu proteção a Mulembwe é algo admirável e inédito. Essa papa Dlakama é um verdadeiro Santo
 · Responder · 
1
 · Ontem às 19:54
Unay Cambuma
Unay Cambuma Realmente é estranho que tenham encerrado o caso Juíz Sillica e queiram "tactear no escuro" no caso procurador Vilanculos. Compatriotas, vocês sabem que eu sou super comando de elite que busca informaçoes impossíveis e do fundo do sistema. Aliás, o próprio sistema é que manda informação até mim porque alguns não compactuam com mamparrismo do regime. Fiquem a saber que quem mandou abater o Marcelino Vilanculos é o actual "ministro" do interior Basílio Monteiro isto porque o Vilanculos esta a criar grande alvoroço na investigação do caso EMATUM. Foi o mesmo Basílio Monteiro quem mandou fuzilar o Cistac. O Cistac não morreu por causa das autárquias provinciais, o Cistac foi abatido porque era o único moçambicano que tinha conhecimento absoluto das dívidas ocultas e parece que ele falava isso em off nos cafés com os seus aconchegados. É por isso que logo depois da sua morte a familia Cistac (franceses) soltou as bombas atômicas. Claro que o Cistac não era burro e tomou providências antes de morrer.
O assassino do Cistac é um terrorista turco que ainda esta em Maputo. 
Quanto ao Juiz Dinis Sillica, este foi abatido por esquadroes do Jorge Khalau. Aliás, na altura eu publiquei isso aqui. Foi assim: O Khalau teve conhecimento que na noite anterior, o Sillica recebeu milhares de dólares pagos para libertar o famoso Manichi Cantilal (foi o próprio Sillica que ordenou a prisão preventiva) e o Khalau ficou furioso! Dia seguinte, mandou os seus esquadroes para cacarem o Sillica e assim foi. É aquele dinheirao que foi encontrado na viatura do Sillica e é por isso que nenhum cinzentinho se atreveu a subtrair nem uma vírgula daqueles dólares porque o fanfarrão Khalau estava "online".
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
 · 2/6 às 11:31 · Editado
Unay Cambuma
Unay Cambuma Para que os jagunços do regime saibam que eu sou tropa de elite posso dizer que se eu quisesse podia mandar capturar o Basílio Monteiro ou fazer "coisas impossíveis" a alguns graúdos porque tenho vários coturnos em solo desconhecidos. Por exemplo, o Basílio frequenta um certo bairro nas horas mortas com o seu toyota mark II para ir ver a sua jovem amante que la vive. E ele que paga as propinas da miuda na Universidade Wutiwe. Mas o tipo cornea a esposa mas também e corneado por esta miuda kkkkk. Seria melhor amantizar se com uma camponesa.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
 · Ontem às 9:40 · Editado
Suzana DE Jesus
Suzana DE Jesus Ya,ela DSS "não usamos mecanismos PA filtragem", o k da entender k ta dentro mas não de livre vontade ,pelo menos dispertou a atenção ,knto ao papel dela actual de conselheira acho k ta no bom caminho...
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 2/6 às 7:54
Blazt Arbakr
Blazt Arbakr suca caralha
Unay Cambuma
Unay Cambuma " PS: Enquanto o Procurador-Geral da República for nomeado pelo Presidente da República, nunca haverá mudanças." Concordo em absoluto Nini. Neste país os juízes protegem a elite corrupta do regime e por via disso eles (juízes) gozam de uma certa imunidade é por isso que cometem vários atropelos deontológico-profissionais. Exemplo flagrante disso é a da Juíza Lubélia que julgou o caso da filha da mama Graça Machel. A Lubélia exarou duas sentenças diferentes para o mesmo caso, claramente com o objetivo de abocanhar parte dos 200 mil da indemnização. Em condições normais ela ja devia estar suspensa e até presa para posterior expulsao da magistratura moçambicana.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
 · 2/6 às 11:29 · Editado
Fernando Eduarte
Fernando Eduarte 200 milhões
Djao Dos Magaias
Djao Dos Magaias Há uma extrema urgência na revisão da lei. Enquanto o PGR for nomeado pelo PR o sistema de justiça estará somente a fingir desempenhar o papel da sua actuação. E o país pra sempre irá desandar.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
2
 · 2/6 às 8:55
Fredson Correia
Fredson Correia O governo mocambicano é a imagen de uma corrupcao compulsiva....onde o povo sempre é o que paga as favas .
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
2
 · 2/6 às 8:24
Erasmo Ernesto Macoo
Erasmo Ernesto Macoo Yah... É muito triste como o sistema de justiça funciona neste meu país, a pouco tempo que tornei amigo do NINI aqui no facebook... quando e sempre que lia nos seus posts falavam do sistema de justiça em Moçambique, e eu ficava naquela de que esse gajo só escreve coisas porque prontos... Mas dizer de que fico mas fico bem surpreso cada post seu abre nos outros horizontes na verdade o sistema de justiça esta a falhar muito no nosso país sempre que ha um assassinato de grandes elites nunca se encontram os mandantes do crime porque esses são poderosos mas basta só um pobretao só o facto de dar uma chapada a sua esposa hiiii até a imprensa esta lá...
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
5
 · 2/6 às 9:07
Marlon Uache O KingdoBoda
Marlon Uache O KingdoBoda Já é Boa desportista porque está de fora. @Nini o poder não só cega as pessoas mas da maneira como as pessoas chegam ao poder em Moz é mais pior pk elas só estão lá mas para cumprir ordens.

Notamos muito vuko vuko a quando da eleição do Presidente da 
República em que ele estava lá na ponta vermelha mas as suas acções eram postas em causa pk havia um que se dizia Presidente do Partido.

Excessivos poderes dos presidentes resultam numa desorganização e impunidade para uma nação.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
4
 · 2/6 às 7:28
Jr Chauque
Jr Chauque TUDO DITO....ATÉ DONDE SAI A ORDEM PARA SERMOS MORTOS....POR PENSAR DIFERENTE DO SISTEMA.....REALMENTE os casos de mortes na cidade de Maputo dos pensadores TODOS foram trancados ENCERRADOS....pk sabem os motivos e a quem beneficia
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 2/6 às 11:35 · Editado
Lew's Artiel Dabarka
Lew's Artiel Dabarka Bom dia, lembro me muito bem quando vi e ouvi essa Sra. no telejornal da Stv,estava eu sentado ao lado com o meu filho, e logo eu disse,ouça o que está a dizer essa Sra. Já ocupou vários cargos na justiça Moçambicana e não fez nada para mudar,é só agora que nota que os Magistrados são bandidos?eu e meu filho só nos matamos de rir, pensava que só era minha visão, afinal somos muitos,que bom!
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 2/6 às 8:00 · Editado
Sha Hissa Benjamim Rodriguez
Sha Hissa Benjamim Rodriguez Nos outros países quando o dirigente público erra e retirado. Pelo povo imediatamente, vamos todos parar de trabalhar toda a nação, veremos que RM alguns dias o cenário mudará, e vamos ficar todos enfrente ao palácio do presidente s fazer nossas revindicações.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 2/6 às 9:07
Bernardo Mahesse
Bernardo Mahesse O país da impunidade, isso tem que mudar o sistema está a contaminar outras instituicoes de ensino, saude, cultural etc. Não da para confiar na nossa justiça, "justiça de boladeiros".
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 2/6 às 18:37
Jose Domingos Pereira
Jose Domingos Pereira O procurador da República, o presidente do conselho constitucional, o presidente da Assembleia Nacional não deviam e nem podiam ser nomeados, eles devem ser eleitos
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
5
 · 2/6 às 9:50
Helder Tembe
Helder Tembe O povo tbm fala.
Até Benvinda Levi confirma....


Bay Nini o povo incansavelmente não para d falar posdes crer pk os factos cada dia estão patente k estamos perante uma koboada autentuca... 
por isso tampar o sol(koboada) pl peneira,seria o msm k questionar um dogma ou estaríamos na época medieval... 
mas fim vamos levando a vida sem calar pk... hufff nem dá vergonha mas sim até dívida se dá formação acadêmica dos mesmos pk o k me parece não se adequa o comportamento com a sociedade atual,a nao ser k estejam caducadas as doutrinas (políticas )
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 2/6 às 10:15
Domus Oikos
Domus Oikos A justiça moçambicana...
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
2
 · 2/6 às 6:50
Lucio Muchanga
Lucio Muchanga Crónica ou verdade de momade assife abdul satar. Ficar três dias sem recebe as crônicas ou verdade da justiça moçambicana dá sede
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 2/6 às 9:08
Dino Pires
Dino Pires Eu pessoalmente sinto k neste pequeno post esta cheio de muita verdade mas sinto também k o Nini apesar de ter sua liberdade como todos nós temos, esta mesma liberdade não deve interferir ou pôr em causa à liberdade dos outros. Para além da Dra. Benvinda Levi e da Procuradora ora mencionadas há tantos outros que de forma condicionada foram tangencialmente feridas as suas liberdades. Sinto ainda k o Nini porta consigo um sentimento de dor por ter sido preso "INOCENTEMENTE" segundo às suas declarações mas a questão que se coloca é onde estavas Nini antes de seres preso? Como funcionava este mesmo sistema judicial antes de seres preso? Quanta gente ficou presa inocentemente antes de seres preso? Sem querem menosprezar os seus posts pois eu mesmo sou seu seguidor, gosto de ver as suas verdades. Sugiro ainda que para além das críticas por si feitas que não são poucas e os visados lêm sempre e nada muda apresente propostas de solução pois nos queremos a verdadeira independência, queremos limar este dinivel económico que se verifica aqui em MOZ, queremos eliminar a onda de eriquecimento ilícito/sem justa causa que hoje vivemos e quiçá eliminar a pobreza.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · Ontem às 18:17
Nelson JL Mazungaire
Nelson JL Mazungaire Método sanduíche bem aplicado
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 2/6 às 7:44
Ras Pacifico
Ras Pacifico Pois Ñ cala
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 2/6 às 11:17
Carla Ollyel
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 2/6 às 9:07
Evanex Saboroso
Evanex Saboroso 💃Estava no seu gabinete climatizado a comer maçã!.....🍎
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 2/6 às 14:51
Jaguar Ussene Momade
Jaguar Ussene Momade To a gramar de Nini Satar nao sabia que falas tanto assim isso e positivo
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
2
 · 2/6 às 8:45
Unay Cambuma
Unay Cambuma Amanha vou detonar a Buchilli. É só usarei next generation hipersonic high precision weapons. Porque ela tem um pendente não resolvido comigo por ter feito um oficio pedindo a facebook para me bloquear em 24 setembro de 2015, isto para que o Unay Cambuma não faça muito barulho sobre o quase certo aniquilamento do marechal Afonso Dhlakama, que teria lugar no dia seguinte em Zimpinga. A Buchilli deve saber que não só tenho memória de elefante, como também tenho memória fotográfica.

Ill challege them!

GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
2
 · 8 h
Joaquim Mavone
Joaquim Mavone Nesse país Os governantes que deviam proteger o cidadão,São eles os Grandes Assassinos.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 2/6 às 10:32
Aguilario Salvador
Aguilario Salvador Num país de corrupcao ,os corruptos nuncam vao combater a corrupção.palavras de dr savimbi
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 2/6 às 9:11
Adamastor Pereira
Adamastor Pereira Essa senhora ja disse uma vez que pra ela os direitos humanos podem ser postos do lado pra cautelar direitos mais altos, sabe-se la quais. Então nada me espanta
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 2/6 às 8:32
Filipe Joao
Filipe Joao Bom dia mais uma vez muito obrgd pela informação, você é a nossa voz... Momade Assife Abdul Satar
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
2
 · 2/6 às 7:30
Roberto Lamba
Roberto Lamba Já começou a mudar o sistema judiciário , pouco aos poucos vai se notando a diferença
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 2/6 às 9:12
Hobety Luys Muhamby
Hobety Luys Muhamby Estou revoltado contra a impunidade que os verdadeiros ladrões, corruptos e assassinos gozam neste País.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 2/6 às 14:13 · Editado
Kheren Sumbane
Kheren Sumbane Sinceramente falando, o nosso país está podres. Tudo começou com o Guebuza. Ele é que veio com o grande demonio. Ele sim,. É claro havia desde a muito, mas piorou com aquel homem.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 9 h
Feliciano Mugote
Feliciano Mugote Era melhor a dona levi no seu discurso primeiro dizer : Desculpem-me, em tempo atrás , eu cheguei a condenar inocentes também só porque queria subir de cargo até atingir o que tenho hoje; mas sabia q o que fazia era assoçiação com criminosos. Me pergunto: Os referidos magistrados aquí Benvinda pensa q não também subir de cargo? É muito vergonhoso sida acusar cólera de matar muita gente. Se ir-mos pedir as contas dos paciéntes mum hospital são quase todos doentes de sida. Benvinda está pantunada de porco.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 2/6 às 23:01
Mozolande Languitone
Mozolande Languitone Está escrito : os primeiros serão os últimos e os últimos serão os primeiros .....vamos esperar último combate ...entre vistas do povo contra grupinhos de corruptos .... força aí povo mais vistas abertas estamos quase para vencer .....Kkkk fungula-masso Moçambique ....
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 2/6 às 11:07
Filipe Joao
Filipe Joao So cala quem xta bem. Moçambique n xta,precisamos muito d te mano. Muita força ai no vosso mes d Ramadam. Momade Assife Abdul Satar
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 2/6 às 7:35
Claudio Machaieie
Claudio Machaieie Assim sr Nini Satar e sr Unay Cambuma me deixam muito informado é disso k eu preciso
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 2/6 às 14:38
Santos Ze
Santos Ze Agora em Manchester ja desvendaram o nome do terrorista e todos os detalhes agora aqui no meu país os crimes todos da pesada ñ tem nenhum desfecho final... desde a morte do presidente Samora nunca são conhecidos os mandatários. Aqui em Moz só gostam de fazer show caso Cardoso disseram que era publico por isso saio na tv em direto cada detalhe e no caso da Valentina filha do nosso ex presidente será que não é??? Nunca ouvimos o ex marido a ser entrevistado nem notícias de todo o processo merecemos saber porque não é importante pra o povo... ouvi la oque é que esta a acontecer afinal com o nosso país sinceramente????
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 2/6 às 12:53
Aniceto Benzane
Aniceto Benzane Blusa do mesmo fardo ninguém é melhor nesse País de todos esses da nomenclatura...!
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 2/6 às 7:36
Dércio Da Graça Paulino
Dércio Da Graça Paulino Yiiii, voce tem coragem de falar pah... 

Eu gostaria só de saber como voce tem informaçoes. O Unay as vezes falhava sendo desconhecido mas voce barra, ... Chissaaaaa.


A ultima coisa que digo, né com numero de seguranças infinito não Pisa aquí... Não me pergunta porquê!
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 2/6 às 8:57
Cabral Toze
Cabral Toze Tem razão a procuradora geral não devia ser nomeado com presidente da república pk acaba ficando refém dos corruptos
GostoMostrar mais reações
 · Responder · Ontem às 9:51
Jose Domingos Pereira
Jose Domingos Pereira Um procurador geral da República não deve e não pode ser nomeado, ele deve ser eleito pelo povo
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 2/6 às 9:16
Nelson David
Nelson David Um dia a verdade cairá de cima, quando todsos ex combatentes sairem do sistema aí sim podemos sonhar com um país melhor
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 2/6 às 13:33
Aguilario Salvador
Aguilario Salvador Em 2013 uque ela fez? Nao mandou aforça de interveçao rápida espancar nossos pais ....os desmobilizados de querra .e nao teve vergonha na cara dizer tamos a proteger coisax de valor ou seja<<amoneclatura da f>>
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 2/6 às 9:18
Tembe Junior Afonso
Tembe Junior Afonso My Good. Quando e que estaremos desatados deste maldito Sistema que so inferniza a vida do povo mocambicano?
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 2/6 às 10:27
Alcides Elcides
Alcides Elcides As vezes eu me Pergunto! Oque seria de Nini perante Essas publicações se o mesmo estivesse no território Moçambicano.... admiro-o muito Mas em partes ele parece uma ameaça pra muitos dirigentes em moçambique. Pois ele Virou centro das atenções... há quem fica sem apetite no seu gabinete Só de ouvir que Nini acaba de pfazer uma publicação no facebook... até lhes é sentido calor mesmo com ar-condicionado a 19°
GostoMostrar mais reações
 · Responder · Ontem às 13:12
Sha Hissa Benjamim Rodriguez
Sha Hissa Benjamim Rodriguez PREVISAMOS DE REVOLUCIONARIOS... Todos nós somos cobardes, só estamos preocupados cm nós próprios e com o consumo enquanto isso o nosso pais está a ser tomado por Ganges criminosas que chamamos de dirigentes. Irmãos, nao ha substituto para o poder do povo. Está na hora de mudarmos. Vamos aderir a revolução
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 2/6 às 9:01
Hamimo Muterua Idar Idar
Hamimo Muterua Idar Idar Tenho dúvidas no Caso De zofimo muiuane, será que o tribunal tá funcionar. Para nós comprovar
Bellox Petter Muller
Bellox Petter Muller Isso tem que ter um fim, ate um golpe do estado e se possivel, mas Frelimo ja chega
 · Responder · 
1
 · 2/6 às 7:55
Francisco Alexandre
Francisco Alexandre MUITA RAZÃO
 · Responder · 
1
 · 2/6 às 14:22
Anselmo Cossa
Anselmo Cossa Falar nao basta senhora
 · Responder · 
1
 · 2/6 às 6:30
Assis Junior Timana
Assis Junior Timana Esta mas claro k mas k claro k Moçambique e não e pais pra todos muita forca satar
Miguel Tite Migas
Miguel Tite Migas Ya, aqui há barulho pah
 · Responder · 
1
 · 2/6 às 6:43
Minervina Mabjeca
Minervina Mabjeca 👏👏👏👏👏👏👏👏👏sem palavras.
Novais Jose Angolano Angolano
Novais Jose Angolano Angolano É um assunto que merece muitas cautelas.
Gildo Marrumete
Gildo Marrumete Observando
 · Responder · 
1
 · 2/6 às 11:38
Américo Lampião
Américo Lampião Muita sujidade de baixo dos carpetes d esses dirigentes pisam,
Helder Jacare
Helder Jacare Muito texto para ler, mas valeu a pena!!!!
 · Responder · 
1
 · Ontem às 11:25
Peter Rodriguezz
Peter Rodriguezz Advogado do Povo, Muitas abordagens.

Continue assim Bay
Dorps Patrick
Dorps Patrick O povo precisa de pessoas assim mano! Força aí
Marshal Vasconcelos
Marshal Vasconcelos Hey tanta inteligencia para uma pessoa.
Francisco Sebastiao Machava
Francisco Sebastiao Machava Obrigado patrão por partilhar connosco
Edson Vilanculos
Edson Vilanculos Mano nini queremos relatorio da kroll
Doutor Maximo Maximo
Doutor Maximo Maximo 👏👏👏👏👏👏👏...Sem palavras
Augusto Junior Junior
Augusto Junior Junior Prontos, comentei...
Sérgio Saete
Sérgio Saete VIVA O POVO UNIDO
Amancio Sergio Senderriane
Amancio Sergio Senderriane Li....heid reflectir !!
Francisco Mbumila
Francisco Mbumila A escrever....
Antonio Junior Mugadui
Antonio Junior Mugadui Sera k chegara no fim?
Alves B. Naete
Alves B. Naete Benvida comer cm xt grupo hoje fala mal da quadrilha
Aghast Mandu
Aghast Mandu Estamos fundidos neste País. Quando isso terá fim?
Abdur Rahman Rassul
Abdur Rahman Rassul Esta magestratura ira me convencer quando chamar guebaz
Sergio Livange
Sergio Livange De facto, precisamos de governantes que agem ao invés de interter o povo em apontar os problemas.
Na minha opinião,quem deve apontar os problemas é o povo e os governantes/dirigentes resolveram.
Nurmamade Satar Adam
Nurmamade Satar Adam Onde hà corruptos,hà mais corruptos!
Simao Alfredo Cumbane Cumbane
Simao Alfredo Cumbane Cumbane bem dito. e o pais da marrabenta como foi tratado com G.profam.
Edson Macamo
Edson Macamo Hum




Momade Assife Abdul Satar
1/6 às 8:27 ·



Quando a política não ofusca o lazer!

O Presidente francês recebeu na segunda-feira, 29 de Maio, o Presidente russo em Versalhes. Vladimir Putin ia tratar do dossier sírio, mas Emmanuel Macron não deixou de mostrar ao seu homólogo russo as extravagâncias de Paris. Levou-o à boleia para visitar os campos de golfe do Palácio de Versalhes.

O Palácio de Versalhes é visita obrigatória para quem desembarca Paris. Símbolo da riqueza, do poder absoluto e de todos os excessos da corte francesa, o castelo é impressionante em todos os sentidos. Seja pela dimensão do castelo e do seu domínio ou pela riqueza de detalhes na arquitectura e na decoração. Seja pela perspectiva e geometria dos seus jardins ou ainda pela intensa história dos reis e rainhas que ali residiram.


Emamanuel Macron quis mostrar a Putin que não se vive só de política. A vida tem outros ângulos por explorar. A beleza, o azul do céu, as borboletas, as flores…

A vida, meus caros amigos, precisa de ser vivida com mestria. Depois desta, não existe outra. Por isso, há que aproveitar cada momento, quer seja com amigos ou familiares. Olhar para o infinito, para o nada!
Eu Nini Satar digo isto.

Macron e Putin jogaram golfe, depois de cumprir com agenda política. Este é considerado, por muitos, um desporto de elite, mas aqui fica a ideia de lazer: faz bem. É um hobby muito bom para quem tem gostos e hábitos apuradíssimos.

No nosso Moçambique, as lideranças só se preocupam em acumular riquezas às custas da vaca leiteira que é o Estado. Não há lazer. Têm as mentes ocupadas. Por isso que alguns são barrigudos e julgam que vivem bem. Há que fazer ginástica!

De quando em quando, as nossas lideranças têm participado em alguns torneios de futebol. Mas é só para “inglês ver”. Correm cinco minutos e descansam duas horas. E esse futebol é praticado em campos inadequados. Como é que alguém vai gostar do relvado se não investe no desporto? Mentalidade….

E os europeus vão nos mostrando que a vida é bela. Estão ali, lado a lado: Macron e Putin. Esqueceram as diferenças e vão atrás do lazer. Um dia no meu país será assim? Tá a demorar…

Nini Satar



GostoComentarPartilhar
Comentários Principais
677677
34 partilhas
Comentários

Escreve um comentário...


Faquir Suleiman Momade Quando essa presseguicao acabar , tens que voltar te candidatares pra um cargo politico porque por mim ja ganhaste. Kkkkk vais trazer outra dinamica e fazer historia

Gosto · Responder · 13 · 1/6 às 7:40
1 resposta

Arlindo Chibebe Um pouco de humor faz bem:
O objetivo do encontro entre estes dois estadistas era de assinar o acordo do desacordo sobre o dossier Ukrania e Síria 😂😂😂😂😂😂.

Gosto · Responder · 3 · 1/6 às 8:52 · Editado

Silu Ch (Correm cinco minutos e descansam duas horas)
Kikikiki eu axo que descansam 366 dias.

Gosto · Responder · 1 · 1/6 às 18:27

Insedutivel Luxuoso Satar Uma boa abordagem , mas te aconselho a visitar a historia, sao mais de 300 anos de amizade, os problemas que enfrentamos estap mais ligados a educacao ou melhor, a falta dela, agora, nao sabia que admiravas putin, nisso estas de parabens

Gosto · Responder · 1/6 às 17:12

Simões António José Por aqui, ter barriga grande é símbolo da riqueza e vestir fato e gravata é ser da classe alta. Ser político e dirigente no estado dá direito para fazer e desfazer pela custa do povo. O exemplo maís fresco é o espetáculo que estamos a assistir, enquanto pessoas morrem de fome, alguem decidiu ir ao cofre de estado, encher mala em dinheiro e foi a Meca passear a classe.

Gosto · Responder · 1 · 1/6 às 9:04
1 resposta

Abibo Pinho Vladimir sempre indiferente 😅

1- Sr presidente a sua filha deu a luz um lindo neto (ele )😐
2-Sr presidente Estados unidos explodio (ele) 😐
3-Sr Presidente Os russos vao ganhar por direito metade da Ukrania & suiça (ele) 😐

Gosto · Responder · 1 · 1/6 às 8:35

César de Jesus Todo mundo tem um OLHAR CRITICO antes de chegar ao REGIME: Alguem ouviu falar do PhD Ragendra? Ja esta encostado, poder em Africa tem das suas...
Nao sei se seria tao diferente com o sr.

Gosto · Responder · 2 · 1/6 às 8:19 · Editado

Mebanze Joao Kakakakkakaakka esse fez um giro de 180graus

Gosto · Responder · 1/6 às 9:00

Da Cunha Ibraimo Cassamo criticava tanto as acoes do governo na sala mas agora ta caladinho ... a cumer bem..

Gosto · Responder · 1/6 às 10:54

Jerson Juliety Bila Ragendra demostrou o seu lado podre,vejam como o dinheiro transforma as pessoas

Gosto · Responder · 1/6 às 16:04

César de Jesus Por isso digo, tem das suas. E alguns sugerem ate que um dia Nini se candidate, por causa dos posts que faz aqui... So pra atrapalhados, rirrrrrrr.

Gosto · Responder · 2/6 às 8:24

Chizingo Chizingo Aquele e um economista teorico, tudo que falava era apenas bonito de ouvir porque se fosse bom de por a economia na pratica a empresa dele nao teria falido

Gosto · Responder · 1 · 2/6 às 11:05


Escreve uma resposta...




Sidonio Leonardo Momade Satar, o que espera de ver? Afonso e Filipe juntos em momentos de lazer! parece pedir demais, essa atitude implica um desenvolvimento social, o que parece escasso em ambos!

Gosto · Responder · 1/6 às 7:52

Álvaro Xerinda

Gosto · Responder · 1/6 às 7:54

Jr Chauque Nunca será assim....por enquanto

Gosto · Responder · 1/6 às 15:33

Mebanze Joao Mas mais um super super texto

Gosto · Responder · 1/6 às 8:58

Chris Tamele ainda falta muito para ser assim, no teu país.

Gosto · Responder · 1/6 às 8:12

Hobety Luys Muhamby Cá no nosso País basta pensar diferente daquele que está no poder Você passa a ser inimigo

Gosto · Responder · 4 · 1/6 às 12:34 · Editado
2 respostas

Lemos Manhique Esse putin a mim não me interessa, é um sem escrúpulos, ditador. muita gente inocente está morrer na Síria por causa desse sujeito. Pra mim esse é um deliquente.

Gosto · Responder · 1/6 às 21:53

Júlio Borges Borges "...alguns sao barrigudos e pensam que vivem bem..." kakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakaka

Gosto · Responder · 1 · 1/6 às 20:25

Reginaldo Guambe Eu lembro unuco president mocambicano k nao tinha boriga grand samora moises Machel

Gosto · Responder · 1 · 1/6 às 10:14

Lindinho Alberto Mugabe Precisa duma revolução para reverte-se o cenário atual moçambicano, com essas brincadeiras do mão gosto não vale a pena

Gosto · Responder · 1/6 às 7:35

Mario Balotell Nhavoto Bem eu queria muito que os nossos Governantes gostassem muito do desporto . Mas ê mesmo uma pena pois a única máquina capaz de impulsionar um desenvolvimento no desporto ê o Governo. Bem acredito que os nossos Governantes não entendem nada de Golfe......é uma pena

Gosto · Responder · 1/6 às 8:14

Aly Issa Nini disses-te que depois desta ñ existe outra???
Quero perceber essa parte. Sera que vc quis dzer depois dessa vida???

Gosto · Responder · 1/6 às 13:35
1 resposta

Nani Neguinho Não precisa ser candidato pras presidências. ...nada disso...
Assim ta bom pah...diga as verdades apenas isso

Gosto · Responder · 2/6 às 10:02

Raxid Carlos Soares Soares O NHUSSI É um curtidor mas n é deichado usufluir esta parte cm os presidente k estao a mandar o pais, ele simplesmente é um entermediario de moçambique n é presidente. Se fosse muita jente estariam presos , cmo sao as tais pessoas k lhe mandam n ha cmo. É viver de presidente gaiola nini.

Gosto · Responder · 1/6 às 7:37

Adamastor Pereira Não há tempo destes senhores praticarem desporto ou uma outra coisa, pois a vida é curta e os recursos por serem desviados são muitos.

Gosto · Responder · 1 · 1/6 às 18:04
1 resposta

Omar Chale Bai venha concorrer independente nesse pai eu tenho fe k allah fara t a passar para ponta vermelha

Gosto · Responder · 1/6 às 16:22
1 resposta

Zacks Caetano para mim,o Africano ta mas para macaco que para o tal humano racional..

Gosto · Responder · 1 · 2/6 às 13:52

Helder Bande Novidades da kroll amigo. Quando lancas? Ou estas a espera de fazer o contraditorio isto e enviar os trechos reais.

Gosto · Responder · 1/6 às 23:48

Timoteo Jonas Chavanguane Gostaria de algo simples, como, os governantes erguerem as cabeças quando estão nos Mercedes, e não fingirem estar a ler qualquer coisa para ver o sofrimento do povo nas paragens .É o mínimo

Gosto · Responder · 1/6 às 16:36

Julieta Jemissene Kkkkk.para eles serem assim precisam de parar de roubar o dinheiro do povo

Gosto · Responder · 1/6 às 8:05

Florencio Amade Que Allah perdoe todos que acham não haver outra vida depois desta.
Sou teu grande fã mais esta frase caso seja verdade que veio da sua boca juro que irei me separar das suas opiniões.

Gosto · Responder · 2/6 às 21:54

Orland F Samuell


Gosto · Responder · 2 · 1/6 às 13:51
1 resposta

James Khumba Qual é a função ou pape deste poste do senhor #Nini hoje... e para que uso o que tem hver com isso???

Gosto · Responder · 1/6 às 17:46

Miguel Samo Esta dar muita falta neste pais o homen do povo


Gosto · Responder · 6 · 1/6 às 7:48

Chiquinho Ilustre Gostei nini. Tens que ser ministro da justica limpar as fileiras

Gosto · Responder · 4 · 1/6 às 7:33

Gildo Amancio Forest É preciso saber viver

Gosto · Responder · 1 · 1/6 às 8:50

Anselmo Cossa Certo

Gosto · Responder · 1 · 1/6 às 7:37

Helder Tembe mentalidade... tá a demorar... juntar o útil ao agradável

Gosto · Responder · 1 · 1/6 às 8:33

Sérgio Angelo Zameia Zameia

Gosto · Responder · 1/6 às 13:39

Novais Jose Angolano Angolano

Gosto · Responder · 1/6 às 18:15

Matope Muchina Muhombe Será com outro partido.
Não com a FRELIMO.
Vamos voltar todos no outro partido.

Gosto · Responder · 1/6 às 8:37

Gildo Marrumete ja rendi com suas puras verdades. kkkkkk

Gosto · Responder · 1/6 às 16:45

Abdul Latifo Badrudine Esse cenario faz me lembrar dr Abdul Razaq vs Manuel de Araujo ,num baloico .

Gosto · Responder · 1/6 às 19:51

Fernando Manjate

Gosto · Responder · 1/6 às 14:14

Moisés Cossa Vão matar este jovem, pois ele é uma escola para nós a juventude

Gosto · Responder · 1/6 às 15:42

Siamini Adelino Concordo, a vida não é feita de concentrações

Gosto · Responder · 1/6 às 21:12

Afonso Chicuare Chicuare Kkkkkkkkk este brother é bom

Gosto · Responder · 1 · 1/6 às 11:29

Teixeira Teté Sem dúvidas

Gosto · Responder · 1/6 às 17:08

Doutor Maximo Maximo Kkkkk...Quem sabe um dia...Não custa sonhar😊😊😊

Gosto · Responder · 1/6 às 8:32

Manuel Carlos Nhanala

Gosto · Responder · 1/6 às 21:54

Faquir Bay Exacto, o relatório!?

Gosto · Responder · 1/6 às 7:40

Litos Ti Dinheiro Litos Certo bay.

Gosto · Responder · 1/6 às 7:29

Lindo Joao Rapieque Lindo Pura verdade

Gosto · Responder · 1/6 às 8:07

Manjate Custodio Esta demorar mas futuro chegará

Gosto · Responder · 1/6 às 7:33

Jose Gomes Massinga Granda verdade

Gosto · Responder · 1/6 às 7:34

Skall Boo Acredita ta muito loge de acontecer

Gosto · Responder · 1/6 às 8:01

Cabral Toze Os nossos policos deviam ter essa mentalidade

Gosto · Responder · 1/6 às 16:21
54 de 74
Ver mais comentários

Sem comentários: