segunda-feira, 12 de junho de 2017

EXEMPLO: mensagem aos deputados da Assembleia da República








EXEMPLO: mensagem aos deputados da Assembleia da República


UM
Desde que o Canal de Moçambique despoletou o assunto dos Mercedes-benz dos membros da Comissão Permanente da Assembleia da República, mantive-me calado para tentar perceber o que de facto estava em questão. Podia continuar calado. O assunto pode ser tanto justificado à direita ou à esquerda, ou seja, para o bem ou para o mal. 
Só que me recordei que ontem mesmo citei as palavras do Martin Luther King Jr segundo as quais “O lugar mais quente no inferno está reservado àqueles que permanecem neutros em tempos de grande conflito moral”. Portanto, estamos de facto perante um conflito moral. Em sociedade, o exemplo constitui uma das principais fontes da moral. 
Por isso não encontro exemplos ao nível institucional, nomeadamente na Renamo, Frelimo ou MDM, que confirmem a coerência dos deputados da Assembleia da República. Pelo que sei ao nível da liderança político-partidária, Afonso Dhlakama anda de Toyota. Daviz Simango anda de Toyota. Filipe Nyusi, anda de Toyota. Ou seja, as lideranças destes três partidos optaram por carros relativamente baratos para transportar seus dirigentes de topo. Ao nível da Comissão Política da Frelimo, os carros alocados ou são sul-coreanos ou japoneses. O EXEMPLO da modéstia, parcimónia e gestão criteriosa dos recursos que por si, já são escassos. Ora, de quem os deputados copiaram? Da liderança de seus partidos é que não foi.




DOIS
Tenho ouvido por ai que o deputado não tem condições de trabalho; que normalmente um deputado tinha que ter uma bateria de assessores, escritório mobilado e com trabalhadores como tem acontecido com outros parlamentos. Concordo. Mas se me permitem a pergunta: NUM PAÍS POBRE como o nosso, onde falta quase tudo a todos, COMO É QUE ESPERAM QUE UM DEPUTADO tenha todo material e conforto que precisa para trabalhar melhor? Hospitais com problemas de medicamentos e pessoal, crianças estudando debaixo da arvore por falta de salas, cidadãos bebendo agua suspeita por falta de fontes seguras…e o deputado achar normal que se importem Mercedes-Benz e gaste milhares de meticais para o seu conforto, num país onde falta tudo a todos inclusive na função publica, onde falta resma de papel. Afinal de contas, a quem servem?




TRÊS
Em Moçambique temos uma linha de montagem de veículos chamada Matchedjedje Motors. Se somos todos nacionalistas, porque é que não encomendaram os 250 carros pick-up de marca Matchedje para os 250 deputados e 11 SUV da mesma marca para membros da Comissão Permanente? Quem vai fazer crescer a industria automóvel nacional senão nós próprios? Onde está a coerência?




PS: agora dirijo-me especialmente ao senhor Rogério Nkomo, director-nacional do orçamento.
Olha ilustre, o senhor é um idiota. Normalmente deveria ser exonerado das suas funções ao ter afirmado que o orçamento para aquisição dos autocarros era irrisório e que também era legal e justo. Não é a primeira vez que oiço declarações diarreicas como tais. Mas esta foi demais e merece uma grande estátua. O senhor tem coração de uma grande víbora. Terei muito gosto em responder em processo judicial, caso queira fazê-lo. O que afirmou, escandalizou não apenas a si e sua família, mas também as instituições públicas, seus dirigentes e a sociedade inteira. No Japão, para recuperar sua honra, recomendaria um haraquíri. Mate-se.





Mostrar mais reações

254 comentários
Comentários
Antonio Serra O pior foi ver alguem que acho ser das financas a querer justificar o que nao tem justificacao. Foi no minimo falta de respeito ao povo
Mostrar mais reações
· 


Rafael Ricardo Nzucule "Olha ilustre. O senhor é um idiota." Nada mais.
Mostrar mais reações
· 


Constantino Carlos Novela parece me que Manuel não leio todo o texto de Egidio Vaz.
Mostrar mais reações

Abdul Francisco Baptista Subscrevo.....
Mostrar mais reações
· 


Mussá Roots AFONSO Dlhakama deve não gostar de Mercedes...ainda há pouco, ví o velhinho "Mercedes" intacto ali na destacamento feminino...
Mostrar mais reações
· 


Spirou Maltese No Gana um empresário local montou uma empresa de carros e ofereceu alguns as autoridades. ... Mas aqui não vale a pena oferecer. COMPREM
Mostrar mais reações
· 


Rafael Nyusi anda de Toyoya? Heheheheh


O porta-voz devia ter duas medalhas de idiotice. Uma porque merece e a segunda para o caso de perder a primeira.
Mostrar mais reações
· 


Egidio Vaz Sim. O presidente da Frelimo anda de Toyota. Entenda o que estou a dizer. O Presidente Nyusi como Dhlakama ou Daviz podem comprar carros que quiserem. Os seus partidos decididam alocar eles Toyotas.
Mostrar mais reações
· 


Eduardo Hélder Horacio Jr. Prêmio a assunção da soberania das dívidas....credo
Mostrar mais reações
· 


Jay Cee Malôa Egidio, carro protocolar de Nyusi é Toyota mesmo? Ñ me parece. O carro de campo é que me parece o Land Cruiser. De resto, todos usam Mercedes.
Mostrar mais reações
· 


Maria Regina Faustino Andam de Mercedes Benz. Toyota somente quando alugam para trabalho nós.Distritos
Mostrar mais reações

Atilio Cossa Entendam o que o Egidio Vaz disse, Nyusi como Presidente da FRELIMO anda de Toyota, o Mercedes é o carro protocolar como Presidente da República.
Mostrar mais reações
· 


Marcos Manejo Pakhonde Pakhonde As vezes ter atencao na leitura faz bem. Mas para os afectados na critica feita pelo #Vaz, sentem se chateados e respondem antes do fim da leitura e compreensao. Lindo e claro texto do Vaz. Os nossos politicos so sabem copiar leis, mas para executa-la, é um problema serio. E qual é o ponto de vista do chefe do executivo?
Mostrar mais reações

Quivi José Faera Na minha zona ate agora alunos nao tem livro escolar
Mostrar mais reações
· 


Lello Fijamo Ya, altamente lucubrado. Honras e vénia Egidio Vaz
Mostrar mais reações
· 


Hermenegildo Mondlane Infelizmente, há quem precise de binóculos para perceber que a economia do nosso país não permite tantas mordomias. O senhor Nkomo precisa de uma lavagem cerebral básica. Perdeu uma soberana oportunidade de cuidar da família dele e veio à imprensa provar que detém uma cabeça infestada com piolhos
Mostrar mais reações
· 


Adelino Branquinho Amigo Egídio Vaz, estava, com vontade de escrever tudo isso, mas como não sei alinhavar palavras, estou satisfeito. Encontrei-o tudo nos teus escritos. Gosto muito abraços.
Mostrar mais reações
· 


Egidio Vaz Obrigadissimo
Mostrar mais reações
· 


Mostrar mais reações
· 


Jorge Pedro Ribeiro Ribeiro Egidio subscrevo a sua indignação que vai com certeza legitimar a demissão deste quadro sênior das funções pois demostra a falta de respeito consideração para com as muitas famílias moçambicanas, que sobrevivem nos "myloves" dia e noite. Como Jesus disse "Pai perdoa-lhes, pois eles não sabem o que fazem"😰
Mostrar mais reações
· 


Xadreque Marizane Kadzanja Kadzanja Nem ambulâncias temos para evacuar os doentes.
Mostrar mais reações
· 


Ricardino Jorge Ricardo Kkkkkk ele "um grande idiota".
Mostrar mais reações
· 


Valquiria Mangule Ele que me processe tambem: IDIOTA sim. Vergonha nacional isto!
Mostrar mais reações
· 


Claudio Vembane Dr. Gostei imenso do post só que infelizmente, estes Srs. Não ouvem. Estes Deputados a mim não me representam.
Mostrar mais reações
· 


Desidério EC Chambo Estive em duas visitas feitas por Nyusi ao MICULTUR e MTC, não vi Nyusi entrar em Toyota algum. Anda de Toyota onde oh Egídio?
Mostrar mais reações
· 


Egidio Vaz leia bem. o carro que a frelimo aloca a seus presidentes é toyota. o carro que a republica aloca para desclocacoes oficiais do pr é mercedes-benz. ele proprio tem bmw modesto e um jeep. na ocmparaçao, coloquei os tres lideres no mesmo patamar como dirgentes maximos das tres bancadas. e eles todos, seus partidos alocaram-lhes toyota. espero ter sido claro
Mostrar mais reações
· 


Desidério EC Chambo Percebi. A espera de um convite de um desses partidos para confirmar. Mas percebi perfeitamente o que disse.
Mostrar mais reações

Egidio Vaz Não precisa. Você pode ver sozinho
Mostrar mais reações
· 


Mostrar mais reações

Luzidia John Hahahaha, se não tem coragem de se matar é so pedir ajuda...😊😊😊😊
Mostrar mais reações
· 


Omar Mussa Explanação exacta.
Mostrar mais reações

Américo Tomás Armanze Reina insensatez na cabeça de muita gente.
Meu caro Egídio Vaz, parabéns pelo texto e por ter voltado a lucidez.
Mostrar mais reações
· 


Tavares Braz Vamos lá, com coerência analisar os factos: o Nkomo quem é na hierarquia do estado? Mesmo no ministério que pensa representar? Acaso a presidente da AR e seus correligionários da comissão permanente não sabem em que país estão e são nados? E não foram eles que votaram numa tal qualquer coisa de ética e raios onde pontifica um dos maioria? Como perguntaria o outro, só para terminar, é apenas coincidência?
Mostrar mais reações

Mostrar mais reações
· 


Nelson Junior Nesta pagina do Sr. Egidio, por muitas muitas vezes fui criticado por eu insistir que esses deputados ou ditos deputados sao iguais....Esses "Mwanambwas" com cara sem vergonha, nao tem o minimo de compaixao das mamanas, avos, criancas, apertadinhos nas chapas, nos "my loves"...por isso que o Ocidente lhes chama de macacos....Eh mais triste, de que nem o Nysui, nem o Primeiro Ministro, nem o Ministro das Financas, alias nenhum dos Ministros veio em publico e condenar esta atitude vergonhosa desses negros de merda......
Mostrar mais reações
· 


Hassane Baciao Raul Esses Mwanambwas... sao lâminas ...
Mostrar mais reações
· 


Joaquim Mavone sem comentários.
Mostrar mais reações


Mostrar mais reações


Mostrar mais reações


Mostrar mais reações


Mostrar mais reações

Beto Fernando Parabens Egidio, e o dr Macuane e outros cujas vozes e sua palavras sao ovidas, podem nao ser acatadas, mas no geral, o sentimento e este. e triste falar se de dignidade enquanto o povo todo vive como INGIGENTE, este povo vive verdadeiros sacrificios para tirar o pais de esgoto, e um grupelho de lobistas golpeia a paciencia do povo a custa de uns trocados para distribuir pelas amantes. Que grande imbecilidade.
Mostrar mais reações
· 


Lombe Lombe Lamentavelmente, meu país vai de mau a pior,
Mostrar mais reações

Bachir Abav Isso mesmo Egídio esse director não saiu muito bem na fotografia, como diz o Dr Frangules. Péssimo péssimo.
Mostrar mais reações
· 


Lit Safrao Meus senhores vamos ser realistas andar a criticar os deputado devido as condições que deseja ser atribuídos acho hipocrisia intelectual e mas um entrentimento aqui nas red social porque o estado em si já gasta muito dinheiro por custear mordomias a altos funcionários desde Ministros, Diretores nacional, provincias, Distrital e PCA que muitos dele nada fazem e nem fora eleitos o sistema é que deve ser repensado.
Mostrar mais reações
· 


Osvaldo Altauba Amade Devolvam a minha metade do 13 salario pah esse pais tem dinheiro
Mostrar mais reações
· 


Hassane Baciao Raul Preciso tambem minha metade do 13, e aumento salarial a 100%, e estao a me dever tambem comissao das dividas a 5%.
Mostrar mais reações
· 


Geraldo Tomás Safo Neves Subscrevo-me. E acrescentaria dizendo que esta seria a oportunidade dos ditos "Vozes e defensores do povo" (MDM e RENAMO) mostrarem a sua seriedade, mas não, mostra-nos que todas suas falácias em nome do povo na verdade é pelo benefício próprio.
Todos farinha do mesmo saco.
Mostrar mais reações
· 


Reok Costa Chamo a isso tudo, o saque, consiga o que puder, porque amanhã poderá não haver mais ou entrarão outros. 


Tem sido essa a táctica de muitos servidores públicos, outros dizem, isso é vez vez, por isso vamos aproveitar. 


Espero que as elites estejam bem atentas a isso tudo, porque o prevaricador das coisas públicas na dura para sempre, 2018 está a vista, eleições autárquicas, 2019 gerais, acreditem o povo vai se vingar disso tudo. 


A nova geração é consumidora acirrada das novas tecnologias, o povo anda cada vez mais informado, pobre e desgraçado. 


Aproveitem, novos tempos virão e grandes banquetes acabarão. 


Egídio Vaz está de parabéns 🎈
Mostrar mais reações

Nelson Junior Ps!...Onde esta o Nyusi e o que ele diz????!....Talvez se o Nyusi seguisse os passos do Presidente da Tanzania, seria melhor!......
Mostrar mais reações
· 


Chale Momade Princípios do presidente da Tanzânia não é para qualquer um, tem que ser macho e ter culhões no lugar!!!
Mostrar mais reações
· 


Hassane Baciao Raul Mocambique esta de volta ou esta de retaguarda?
Mostrar mais reações


Mostrar mais reações

Chale Momade Moçambique esta de volta 
SR Presidente já disse 
Agora vamos ver esta volta se dará frutos
Mostrar mais reações

Nelson Muhoho Discurso duro entretanto real.
Mostrar mais reações
· 


Abel Vilanculos MOÇAMBIQUE ACORDA!
Mostrar mais reações
· 


Xadreque Marizane Kadzanja Kadzanja Peguei bem o ponto 2, sabem aqui está mal assim qualquer pessoa gostar das palavras do Dr Egídio , já é um problema, mas ele está a falar a verdade. Você que não acredita essa verdade creio que não seja daqui de Moz
Mostrar mais reações
· 


Vina Antonio Concordo com o seu ponto de vista. Com tanta divida q o estado tem a compra dessas viaturas luxuosas nao devia constar na lista de prioridades. Pelo menos pagares as horas extras dos professores. Esse director do orçamento... sinceramente.... o estado deve ser digno pq a soberania reside no povo. Tenham consciência das grandes cagadas q fazem.
Mostrar mais reações

Xadreque Marizane Kadzanja Kadzanja Pois, há enfermeiros, cuidam vidas humanas há anos que trabalham sem receber horas extras, motivos ninguém diz nada! Isso dói, mas a verdade é essa.
Mostrar mais reações

Regina Sixpene VEJAM SAMORA ESTA A DAR MUITA FALTA.COMO OS POLICIAS,ENFERMEIROS E PROFESSORES NAO ENTRAM NA corrupção? Algo esta a falhar no governo.
Mostrar mais reações

Xadreque Marizane Kadzanja Kadzanja Afinal DINHEIRO existe? Funcionários não recebem horas e dizem que não há fundo, até alguns não recebem por Chefia porque dizem que não há fundo? Não constitui a verdade.
Mostrar mais reações
· 


Baltazar Munhequete Com tão poucas frases, disse tudo. É o nosso País...
Mostrar mais reações
· 


Nelson Janfar Ilustre Vaz! Eu acho q o tal Director não tem residência em Moz...aquele pronunciamento deixou me mais incrédulo com o futuro deste país, até hoje doi me cabeça.
Mostrar mais reações

Xadreque Marizane Kadzanja Kadzanja O que disse aquele director minha cabeça também desde ontem a doer tomei paracetamol nem está a passar
Mostrar mais reações
· 


Hélio Mukivirele Jr. Fiquei em coma. Vou melhorar depois de perceber melhor o que ele tentou explicar.
Mostrar mais reações

Xadreque Marizane Kadzanja Kadzanja Dói me tanto no fundo do meu coração! É fácil ter AVC ( Trombose)
Mostrar mais reações

Antonio Zacarias Dr Egidio, o Nyusi anda de Toyota aonde? Nas provincias sim, os dos governadores provinciais, Mas será desses Toyotas de que fala? Se na Presidência estão Mercedes ai!
Mostrar mais reações

Pio Cassicasse "No Japão, para recuperar sua honra, recomendaria um haraquíri." Recuperaria a HONRA quem a tivesse. Será que ele Nkomo, a TEM???
Mostrar mais reações
· 


Francey Zeúte O Nkomo foi ao limite
Mostrar mais reações
· 


Ricardino Jorge Ricardo Limite entre lucidez e idiotice kkkk
Mostrar mais reações

Francey Zeúte Melhor não colocar lucidez nisso
Mostrar mais reações

Heleno Bombe Mas esses governantes estão numa ilha isolada aqui em Moçambique que não sentem nem vivem os problemas gerais dos moçambicanos
Mostrar mais reações

Inocêncio Eduardo Fabiao "Declarações diarreicas", essa me kuyou...força ilustre Vaz.Cg
Mostrar mais reações
· 


Zeca Alberto Somos um povo empobrecido,
As nossas elites sempre trabalharam para o seu umbigo
Patriotismo é só uma música
Mostrar mais reações
· 


Daniel Costa Haraquiri!!
Mostrar mais reações

Euclides Da Flora " os milhões gastos para aquisição de viaturas são insignificantes para o orçamento do Estado*
Mostrar mais reações

Fauzio Mussagy Fernandes Verdade justa... Se tem orcamento e mercedes quantia baixa, paga sala de aulas, carteiras e Hospitais
Mostrar mais reações
· 


Geraldo Obra Nkomo não é idiota. Neste jogo de interesses não passa de um peão. Critiquem. Mas o alvo está errado. Idiota é o sistema em que vivemos. Nkomo não é exceção. É regra. Todos dias aparecem Nkomos na televisão.
Mostrar mais reações
· 


Abdul Yatima Caros,o Pais não tem problemas!temos uma cambafa de tudo ,meus caros!já viram tirar subsidio de um enfermeiro e comprar Mercedes?
Mostrar mais reações
· 


Marcos Manejo Pakhonde Pakhonde O somatorio dos 50% do 13º em todos na funcao publica, compra sim e tantos benzs. A queixa aqui é dar prioridade em assuntos mesquinhos como os benzs em vez de valorizar hospitais, escolas e/ou melhorar a vida dos funcionarios.
Mostrar mais reações

Fernando Lavieque Nunca duvidei dos princípios da inveja do autor deste texto, o tal de Vaz, mas ainda bem a máscara caiu. Há helicóptero de marca Toyota Corola? O mau lutar atira para todas as direcções e não acerta o alvo. Obrigado
Mostrar mais reações
· 


Regina Sixpene Aumentaram salário d 500,chega p pagar arroz?
Mostrar mais reações

Melo Nhanala De facto esse tal de Nkomo não tem noção do que andou a falar... ele esta muito distante da realidade de vida do povo Moçambicano e o que significaria tal valor "inrrisório" na mensa de quem nem agua para beber tem...


Mais eu o perdouo pois ele apenas foi o espelho do que os nossos governantes pensam do valor do povo que eles esbanjam inescrupulosamente!
Mostrar mais reações
· 


Carlos Afonso Sr. Egídio Vaz, subiu muitos pontos na minha consideração. Um grande Abraço ao que acabei de ler. É pena os nossos deputados não o lerem.
Mostrar mais reações

Anjos Mara Noto um silêncio por parte de (MDM) e (RENAMO) normalmente a estas alturas já haveria fumo saindo das ventas. Mas como foram beneficiados de igual modo estão se coçando nos Mercedes.😏😏conclusão: tudo lixo da mesma sala😒
Mostrar mais reações
· 


João Machava Disse o grande Azagaia no CUBALIWA que "o governo e a oposição não se diferem, tudo está como eles querem". Eles também ganharam Mercedes-Benz, por isso estão no silêncio. Ntlah.
Mostrar mais reações
· 


Avestino Augusto Fundai Pagaram as funcionarios 50% do 13 salario e os 50% pagaram Mercedes bez. Esses sao individuos se vergonha na cara.
Mostrar mais reações
· 


Poeta Levianno Estao a ver quando a menina chega na festa toda séria metida a inocente e tal mas quando mete alguns goles de cerveja dança escandalosamente enquato vai removendo as roupas peça por peça envergonhando as outras mulheres da festa?. Pois quando isso acontece hâ quem diz que contrariamente a imagem que ela (a menina) tentou passar no inicio da festa antes de bater os goles ela está a se revelar..é isso os dePUTAdos ESTAO A SE REVELAR..


Quando é só para o beneficio do partidao alegam despesismo mas só e só até o partidão dar-lhes os acentos a mesa para passarem a seia juntos...
Mostrar mais reações
· 


Euclides Da Flora essa parábola é do mar pah
Mostrar mais reações
· 


Euclides Da Flora a roupa íntima dos deputados caiu
Mostrar mais reações
· 


Poeta Levianno Caiu..que vergonha ..os deputados estao a andar nús
Mostrar mais reações
· 


Euclides Da Flora bolas na mesa
Mostrar mais reações

Mostrar mais reações

Mostrar mais reações

Moniz S. Walunga Egidio Vaz!!! Man, estas em GRANDE, Mutararense! Hoje es o verdadeiro mocambicano de gema e fizeste BEM em despertar e chamar aquele MALANDRO sem juízo nem coração e muito menos honra chamado Rogerio Nkomo!!! Não te preocupes que se tentarem te levar ao tribunal por isso (com uma indignação total nos tempos sensíveis como este) que tenho certeza que tal poderia paralisar o Pais inteiro!!! Long life Egidio Vaz (tens dias de lucidez, kkkkkk).
Mostrar mais reações
· 


Marcos Manejo Pakhonde Pakhonde Kkkk. Alguns dias de lucidez. E os outros? Brincadeira.
Mostrar mais reações
· 


Moniz S. Walunga Marcos Manejo Pakhonde Pakhonde , sim! Muitas vezes perde essa lucidez e escreve cenas de pouca utilidade para o Pais somente para mostrar seu alinhamento e "servico" a coisas erradas praticadas pelo sistema esgotado, nauseabundo e retrogrado!
Mostrar mais reações
· 


Marcos Manejo Pakhonde Pakhonde Tome conhecimento: o verdadeiro Vaz é este mesmo. O resto que escreve, trata-se de intelectualidade estomacal.
Mostrar mais reações
· 


Moniz S. Walunga Marcos Manejo Pakhonde Pakhonde , kkkkkkk, não tenho duvidas disso! Muitas das vezes e' um verdadeiro FANTOCHE fanfarrão! Mas, de vez em quando "desperta", kkkkk
Mostrar mais reações
· 


Joaquim Tesoura Verdade mano EV. Esses líderes andam de Toyota? Então afirmo categoricamente que não os conheces. De modéstia no uso de viaturas esse país e as pessoas indicadas NADA. Mostre as fotos, desafio-te.
Mostrar mais reações
· 



Mostrar mais reações

Mostrar mais reações

Júdasse Armando Banze Mercedes avaliado em 4.4 milhões de meticais ser insignificante no orçamento do estado, esse tal de Nkomo pode ter sofrido de epilepsia.
Mostrar mais reações
· 


Álvaro Xerinda Outro grande problema é: Quem vai o punir? Se calhar os que o nomearam estão a gostar, se não ja teriam tomado medidas exemplares
Mostrar mais reações

De King Massikine E para pior ele será promovido pelas barbaridades que andou a proferir, assim mostrou ser um deles
Mostrar mais reações

Pedro Laice Tal de Rogério Nkomo é um psicopata...vi-o na Stv proferindo côcô
Mostrar mais reações
· 


Anaf Burramo Valeu o seu ponto d vista. Asino em baixo
Mostrar mais reações

Anaf Burramo Sinto k no meu pais ha falta d espirito d sentimentalismo. Valeu o seu ponto d vista mano Egidio V. Tamos farto diso
Mostrar mais reações

Maria Ines Maguaje Maguaje Eu que eu digo e penço... nunca se pode confiar mas nunca mesmo em deputados sob pena de os mesmo lhe desepcionar!" Merda de gente que se ilude com qualquer coisa"
Mostrar mais reações

Aderito Tamele Nao precisava deicer ate ao nivel dele Dr. A minha vontade é do tipo te processar para criar-se uma corrente de apoio ao Dr tal como aconteceu no caso do Castelo Branco vs AEG, ai o Khomo ia perceber que quem lhe considera idiota somos todos nós.
Mostrar mais reações

Arao Nhancale Nkomo pah
Mostrar mais reações

Mahanguica Eduardo Hiiiii. Falou disse mas te garanto quem deveria ler isto concerteza nao quiz entender nada
Mostrar mais reações
· 


Júlio Mutisse Vamos encerrar o assunto? Egidio Vaz conheces minha opinião sobre a AR não é? Fechem aquela casa.
Na tradição africana não existem varios hosis (tripartiçao de poderes) existe um e esse que os moçambicanos reconhecem Nyusi. Podemos nos livrar de outros Swihossanas...
Mostrar mais reações
· 


Zito Tomas Não fariam falta alguma e poupariam o erário.
Mostrar mais reações
· 



Mostrar mais reações


Mostrar mais reações


Mostrar mais reações
· 14 h

Mussa Assane Concordo totalmente consigo, ilustre Vaz! Olha, eu trabalho numa ONG. Quando o meu boss, que é um "estrangeiro" soube dos Mercedes e de outras coisas, chamou me e disse o seguinte: sabe , o "vosso governo" já está a vos abusar! Um país tão pobre, tão pobre... que mal consegue pôr se em pé sozinho, onde consegue coragem para fazer àquilo?!... Não consegui juntar forças para o responder!!
Mostrar mais reações
· 


Chale Momade Precisava ser um idiota como esse Nkomo para responder 
O teu silêncio fui a melhor coisa irmão
Mostrar mais reações
· 


Mussa Assane Acho que sim!
Mostrar mais reações
· 


Chale Momade Fui irmão
Mostrar mais reações
· 


Abinelto Bié PRONTO(s)!
Mostrar mais reações

Eurico Diego Rich Puinny Kkkk so discobrem hoje k frelixo é uma merda
Mostrar mais reações

Armando Nzucule Jr. Se o (Dr???) #Nkomo fosse um #Cágado, escondia a cabeça.
Porque o que ele "basculou" foi no mínimo #infeliz & #vergonhoso.
Só não digo mais pra não baixar o nível.
Mostrar mais reações
· 


Sergio Caca A culpa é do director nacional dos orçamentos kem enganou o ministro das finanças se calhar o director ja tem 2 mercedes um pra ele e um pra puta dele. Cara sem vergonha esse director.
Mostrar mais reações

Traduzido do Inglês
Bem dito. Bem colocado, EgidioVer Original
Mostrar mais reações
· 


Alcino Chemane Este é o Vaz que conheço....grande reflexão!
Mostrar mais reações
· 


Dias Carlos Falamos, falamos e falamos e nda fazemos...prontos!
Mostrar mais reações
· 


Carlos Edvandro Assis A primeira coisa é queimarmos e destruirmos estes carros para que o estado começe a ter coinciência dos males.
Mostrar mais reações

Ismael C. Gocaldas kkkkkkkk,este é o país dos bananas.
Mostrar mais reações


Mostrar mais reações

Archer Bila Hamilton Bila Cristina Dimas J. Bila
Mostrar mais reações
· 


De King Massikine Próximos pleitos eleitorais vamos votar de novo a Frelimo, então o que adianta reclamarmos?
Mostrar mais reações
· 


Fernando Serrão Quissimisse O ponto TRES (03) é interessante. Falou e disse
Mostrar mais reações

Camuzumba Nicasse Os deputados devem ter vergonha na cara de certeza.
Mostrar mais reações
· 


Nini Macie O País do pandza.😢😢😢😢
Mostrar mais reações
· 


Helsio Azevedo O sr. Ministro dos cortes não é uniforme nas suas decisões de poupança. Manda cortar aos que mais precisam e financia aos que estão sentados no baloiço da política. Por mim deveria haver uma adenda a constituição com o seguinte ponto: Quando o partido que tiver maioria absoluta e o Presidente da República eleito no sufrágio eleitoral forem do mesmo partido, absolve - se o parlamento, passando o Conselho de Ministros a aprovar os intrumentos legais e desenvolvimento nacional. Assim racionalizavamos muito tempo e recursos com a turma da palhaçada.
Mostrar mais reações
· 


Vaz Mário Omar Lamo São todos "Sacanas"! Nós o povo somos cúmplice, pois naquele "caderno" que se chama CR está escrito que podemos fazer algo caso haja necessidade! Está aqui uma necessidade!
Mostrar mais reações
· 


Carlos Lihubo Macande Os deputados recebem bem, nao vou dizer melhor que podiam comprar carros com a insecao que tem. Mesmo a ideia de cidadela parlamentar em Catembe que ja se falou e depois terao mesmo dinheiro de ajuda de custos, ou have desconto ja com as casas?
Mostrar mais reações
· 


DA Muabo Os grandes jogadores podem sumir, meter água no jogo mesmo ate 89 minutos do jogo mas quando aparecem fazem-no em grande. Claps on you
Mostrar mais reações
· 


Djaha la Mequelina Mano Egídio, se o guebuza tivesse acatado a sua idéia de nos colocar num barco igual a do Noé bíblico, neste momento estaríamos no alto mar à nossa sorte e não íamos viver essas chatices, não há nada pa o povo.
Mostrar mais reações


Mostrar mais reações


Mostrar mais reações


Mostrar mais reações

Dario Palate Eu sempre questionei sobre o Ponto 3. Porquê ir gastar dinheiro com carros importados se temos matchedje
Mostrar mais reações
· 


Platiel Chilaule Vergonha total.
Mostrar mais reações

Antenge Buanar No ponto UM no seu TERCEIRO parágrafo está claro que o assunto NÃO tem nada haver com um partido como alguns pretende partidárizar o acto, creio que os membros da comissão permanente da AR está representado por mais de um partido .
Mostrar mais reações


Mostrar mais reações

Fran Saia Uauauaua dr, morri.
Mostrar mais reações

Omar Ally Issufo Bashir afinal este lambe botas de egidio vaz cnsegue analisar? cnheci este patético como um grand corrupto e bruto e mediocre, mas desta vez soube analisar.
Mostrar mais reações
· 


Mostrar mais reações
· 


Mostrar mais reações

Eddy Prínce Xisiwana Amigos, os nossos dirigentes já acomodaram ha muito tempo esta nossa forma de ser e estar, murmuramos dia noite pra condenar suas acções e nada fazemos para exegirmos o respeito para com o povo e i bem servir a este mesmo povo, por isso eles até falam d boca cheia nos corredores que este povo é preguiçoso, porque nada faz so murmura, será q é das armas q temos medo?mas dá na mesma tarde ou cedo a morte chegará e creio q chegará bem d pressa pork eles estão trabalhando nesse sentido matar silenciosamente o povo. Vamos agir deixar esta nossa mania d falar nas redes sociais
Mostrar mais reações
· 


Ali Benjamim Mirasse Anussa Comissão permanente é constituída por deputados dos três partidos, por isso vamos ser imparciais, alias tenho dito os deputados e oposição só desempenham esta função quando é assunto do governo, ou seja, quando eles não são os beneficiários. Cobardes e hipócritas
Mostrar mais reações
· 


Mostrar mais reações

Mostrar mais reações

Carlos Edvandro Assis Tiro chapeu ao texto Egidio Vaz. Mas olha, agora temos uma luta titánica com o CNE para as próximas eleições. Queremos:- 1- Urnas transparentes e cristalinas como vidro para permitir transparência e evitar enchimentos arbitrários. 2- 24hrs para contagem de votos e publicação dos resultados. 3- Publicação de editais 24hrs após a contagem de votos. Mais ainda, temos um desáfio grande para responder a esta provocação incessante do governo a luz do dia. Nós moçambicanos do Rovuma a Maputo e do Zumbo ao índico deviamos responder ao estado destruindo e queimando todos estes carros mercedes recentemente adquiridos, para que o estado comece a ter medo de usar indevidamente as contribuições do lutador e trabalhador moçambicano.
Mostrar mais reações
· 


António Maxaieie Quem tem ouvidos que oiça por favor!
Mostrar mais reações
· 


Jose Marques Monamela E, sobretudo, quem sabe ler que leia para aqueles que não podem!
Mostrar mais reações
· 


DellaCerda Langa Produzir e Consumir Produto Nacional.
Porque nao se usa mesmo os nossos carros da marca Madjedje afinal no lugar desses Benz,BT50, Range Rover e companhia??
Mostrar mais reações
· 


Abdul Givá Meu caro Egidio Vaz, concordo com a sua reflexao quanto a polémica aquisiçao das viaturas de luxo q cada uma custou um pouco mais de 4 milhoes de meticais....e eu digo mais: num país normal onde os governantes guiam - se pela ética, moral, integridade e transparência na gestão da coisa pública, alguem já devia ter pedido demisão ou ter deixado o cargo a disposição....por uma questão de moral e dignidade. Esse tal director nacional de orçamento, pra além de ter sido incoerente e patético nas suas declarações, faltou respeito e consideração com o "povo" e com os funcionários públicos. Ele dirige uma direção nacional e faz parte do Ministério das Finanças q congelou as promoções e progressões dos funcionários públicos desde o ano de 2015 alegadamente devido a crise financeira....e falta de cabimento orçamental. Esse mesmo ministério não pagou o décimo terceiro salário completo aos funcionários alegadamente devido a crise causada por esses mesmos governantes q fazem uso abusivo do erário público.... o Mesmo ministério já tem dinheiro pra comprar carros de luxo? Há instituições públicas q tem falta de papel e tonner pra o seu funcionamento normal, no entanto tem dinheiro pra comprarem carros de luxo pra os deputados? Estamos diante de incoerência lógica, irracionalidade económica,má gestão dos recursos financeiros do estado....em fim uma má governação...
Mostrar mais reações
· 


Adval Norote Como se faz para partilhar comentário?
Mostrar mais reações

Aminaldo Correia A minha pergunta é : onde estao os "defensores do povo"? Falo do MDM e RENAMO, que digam alguma coisa
Mostrar mais reações
· 


Nildo Guambe Sr. Rogério Nkomo! eu não espero que peças desculpas nem k renuncies do seu cargo, apenas esteja ciente de que o sr. Nos Envergonhou...
Mostrar mais reações
· 


Patrice Lumumba “O lugar mais quente no inferno, está reservado àqueles que permanecem neutros em momentos de grande conflito moral”. Martin Luther King Jr
Mostrar mais reações
· 


Dino Foi Meu amigo Egidio Vaz no seu melhor. Aos Nkomos da vida 100 chicotadas ,
Mostrar mais reações
· 


Jose Marques Monamela Grande Dino Foi...Bons olhos o vejam...MBA. Lembra-se?
Mostrar mais reações
· 


Dino Foi kakakaka
Mostrar mais reações

Miloca Macuacua HUM,TRISTE.XTAMOS ENTREGUE.PAI VELA PELO ESSE BELO PAI,NOS DÊ OS MELHORES DIRIGENTES QUE POSSAM GOVERNAR MELHOR O TEU POVO
Mostrar mais reações
· 


Jossias Efraime Kkkk , povo sonâmbulo !!!
Mostrar mais reações

Jose Marques Monamela Se os nossos dirigentes lessem estes comentários, o haraquíri estava garantido mas, ficamos só pelos nossos aplausos e "gostos". Contudo, não deite a toalha ao chão mano, quebre o silêncio.
Mostrar mais reações
· 


Isto é prova viva que em Moçambique os nossos políticos estão na política para dela se servirem.
Um país que sua capital foi assaltado por transporte de caixa aberta vulgo "my love" por insufiência do transporte condigno e sempre a justificação foi falta de verba pra adquirir mas quando se trata de regalias para deputados há sempre dinheiro.
País do pandza.


O empregado a gozar com o povo patrão.
Mostrar mais reações
· 


Gervasio de Jesus Parabéns Egidio Vaz pelo excelente artigo!
Mostrar mais reações
· 


Alberto Mangue O Ministério de Economia e Finanças tem como porta-voz este senhor que chafurdou na lama quanto à questão de Mercedes. Não é a primeira vez que ele não sabe comunicar publicamente. Hoje tive de ser corrigido por alguém pois, achava se tratar daqueles gênios necessários no lugar onde ele está mesmo se comunicando mal por ter estudado fora e, por tal, não ter habilidades de se comunicar na língua de Camões. Disseram -me que é quadro forjado na UEM!Portanto, formou-se usando a nossa língua. Prestem atenção para próximas declarações deste senhor, não serão clarividentes. São titubeantes e imperceptíveis. Sigam-no.
Mostrar mais reações
· 


Jose Marques Monamela Irmãos, nós também temos uma dose da culpa nisto tudo. O que custa dar um basta? Para venezuelar ou brasileirar isto é preciso não ser preferível um cobarde vivo que um herói morto.
Mostrar mais reações
· 


Olivia Mondlane Saudades do tempo de chicotadas, 250 para cada um e 500 para o Nkomo!!!
Mostrar mais reações
· 


Olivia Mondlane Lava Deputado precisa se, com efeitos retroactivos.
Mostrar mais reações
· 


Nelson Junior Ps!...o que eh muito triste e doi, eh que esses ditos deputados nao se aparcebem de que houve muitos muitos mocambicanos que deram o proprio sangue pra o bem estar de todos...esses cabroes de sanguessungas de deputados se esqueceram decque houve milhares e milhares de mocambicanos de todas as racas que foram torturados nus nas cadeias da pide, so, so e so pelo facto de aspirarem uma sociedade justa...esses cheirosos de deputados sao os verdadeiros traidores.....Mas, por que querem Mercendez- Benzes de luxo?...Querem nos dizer que sao mais mocambicanos do que o resto?....,Doi mais, quando o dito Presidente admite esta arrogancia de uns gafanhotos!...Quem cala eh porque consente!!!....porcos!
Mostrar mais reações
· 


Sérgio Manuel Jabo E agora! Vão devolver? Ou vender!!???
Mostrar mais reações

Sérgio Manuel Jabo Vamos falar nas urnas/18
Mostrar mais reações

P Paulo Cesar Gaspar SJ Tenho pena de pessoas que ainda pensam como tu! Cheio de falsas esperanças... Tipo vou ter de fazer como Alberto Mangue; pensar que não andaste cá nestes últimos anos... quais urnas? Só se forem URINAS
Mostrar mais reações
· 


Daniel Rui Mahumane Foi demais numa altura tão difícil, devia ser demitido o diretor.
Mostrar mais reações

Luisa Hele Concordo. Este pais vai de mal a pior.
Mostrar mais reações

Bocilaite Nhamire Senhor egidio vaz. O senhor eduardo faustino disse tudo. Os espertinhos assaltaram tudo. Mas a verdade vem ai. 2018 e 2019. Vao dispertar no inferno.
Mostrar mais reações

Sarmento Abel Sande Fernando Faustino ilustre.
Mostrar mais reações
· 


P Paulo Cesar Gaspar SJ Só se for você a despertar no tal inferno, onde já estás... Pois estás a dormir profundamente para sonhares com 2018/2019. Tipo vais ser tu o presidente da CNE! Acorda-lá John; pareces pita cheio de ilusões!
Mostrar mais reações
· 


Octavia Fani Matavele Alguém de direito devia demitir lo e ordenar a devolução das viaturas. O Estado precisa desse dinheiro para outros fins . 
A história de viaturas para o campo, para compras ou levar os filhos para escola deve ser eliminada.
Mostrar mais reações

Jaime Mboene Mboene Autêntico insulto a nós moçambicanos.
Mostrar mais reações

Helder Cossa Curvo me perante seus comentários. Não o conheço fisicamente mas confesso q vejo em si um verdadeiro patriota.
Mostrar mais reações

Mostrar mais reações


Mostrar mais reações

Isaias Jaime Massango Esse deve ser mesmo um lambe botas mas daquelas botas mesmo cheio de lama devia mas e enforcar se seu escariota
Mostrar mais reações

Jorge Matola Disse tudo. O PS fechou!
Mostrar mais reações

Mussagy Abdul É uma lástima e senhor Nkomo foi super infeliz...por aquilo que vivemos e passamos,ha tanta coisa para priorizar!
Mostrar mais reações

Isaias Jaime Massango Lembro que nos anos 80 tínhamos Lada Niva Peugeot lancia Iveco estas todas marcas sempre transportaram os nosso dirigentes da extinta Assembleia popular hoje já não são dignos para os dirigentes da geração da viragem .Senhor director nacional com devido respeito FU TSEKE.
Mostrar mais reações
· 


Paula Shan Bravoooo...!
Mostrar mais reações

Rodrigues Junior Antonio Tdo isto numa altura qui se preparam p revalidar o titulo dos imbatives nas eleicões, eu e tu devemos ficar de olho chega de finta de futebol no basquete.
Mostrar mais reações

Franzinho Soares Sabem irmãos k o colonialismo ainda não tinha atingido até este nível de abuso de poder? Imagine o aumento salarial foi insultuoso precedido do escandalo de 13o mês do salário, seria este mesmo ano k nos demostrariam k xtão só para interesses pessoais e a chamar o povo por glorioso? Sinceramente. Entraram na assembleia da República com chinelos de 24horas, hj mesmo kerem carros k nem vão saber como subirem.
Mostrar mais reações
· 


P-Red RedBeats Medalhas Obrigado, caro concidadão, Egídio Vaz, pelo artigo da sua autoria, falta pouco tempo para irmos às urnas, devemos ir votar em massa para mudar, e lutar k o apagão da EDM k ocorre sempre k há eleições não tenha espaço, votemos pela mudança, essa será a última esperança.
Mostrar mais reações
· 


Mostrar mais reações

Clelio Clelio Nkomo...se ñ tens coragem para se matar,aranje um burraco e se enfie até a malta esquecer esta tua PARVORICE.
Mostrar mais reações
· 


Suva Baptista A Madjedje Motor monta carros pra vender no mercado europeu e americano. Esqueçamos viaturas de madjedje para deputados de Moz. Kkkkkkkk... as coisas de Moçambique animam
Mostrar mais reações

Catman Mandlazi Wadzungu! Hehehe
Mostrar mais reações

Ido Alfred Não tem peso no orçamento
Mostrar mais reações

Cleyton Rodrigues Rodrigues De facto e uma promiscuidade, tem muit coisa k podia fazer c essa mola, gestao ,ainda devem horas extras do ano passado aos professores mas pra comprar mercedes nao pensaram duas vezes e e direito, entao sera k os professores nao merecem? Na verdad nao tamos em crise cm se diz, ha mola nesse pais se nao nao teriam feito essa compra
Mostrar mais reações

Frederico Dava Egídio Vaz, o coitado do Nkomo apenas está a defender o seu pão. Acredito que nas justificações que este caso encerra, ele expressou a menos ridícula, na sua opinião.
Mostrar mais reações

Sergio Antonio Victorino Na alguns pontos do país ate hoje nao se consegue pagar horas estraodenarios aos funcionarios da educacao,saude!como se explica isso?importar carros de luxo nessas alturas?
Mostrar mais reações

Sergio Antonio Victorino Qto ganha um professor?um emfermeiro?nao consegue pagar horas extras?consegue pagar carros!!!
Mostrar mais reações
· 


Francisco Simango Bem dito, subscrevo. Um director incoerente e incongruente.
Mostrar mais reações

Adelino Chavana Chiuta. tete
Mostrar mais reações
· 


Adelino Chavana A menina tentando tirar agua p consumo.. 12./08/ 2016


E ainda aparece alguem com esse tipo de discurso. Doi me ate agora.!
Mostrar mais reações
· 


Jamal Aiuba Triste realidade !
Mostrar mais reações
· 


Sande Gauchate Chirairo Mente corrompido pelo diabo,ao ponto de ignorar tanto sofrimento que o povo passa,o salário que cobre as despesas de 30 dia.
Mostrar mais reações
· 


Jordão Bertino Cosme Mpinicamula Sempre falo e continuo a falar. Dr Egidio Vaz estudou por merito. Este sr e muitissimo diferente dos outros k so se limitam em... Ta de parabens DR, DEUS esteja contigo. Par uma pessoa k esperou 9meses na ventre, muda. Nao HA TRANSPORTES, MEDICAMENTOS, AUMENTO SALARIAL COMPATIVEL, CRIANCAS ESTUDAM NAS CABANAS, EM FIM MUITAS COISAS.
Mostrar mais reações
· 


Felismina Mussane Para funcionários não á cabimento orçamental mas carros sim xiii
Mostrar mais reações

Quim Xavier Kkkk Egidio Vaz,pegaste pesado ao Rogério Nkomo.
" Olha ilustre, o senhor é um idiota".
Mostrar mais reações
· 


Ernst Jose's Maucuane Jojo Jossias meu amigo leia um pouco principalmente os dois últimos parágrafos
Mostrar mais reações


Mostrar mais reações

Mozer Morgan um país sem cidadania, dá nisso. cambada de politicos opoutunistas que se apropria do sangue do povo ingorante, depois dezem que tem amor no coracao. eu nunca mais vou votar para ninguem. minha familia idem, nao quero saber de politicos, todos sao iguais.
Mostrar mais reações
· 


Costa James E preciso votar sim,pela mudanca memo k nao haja guarantias,o voto E uma forma due mudar a situacao sem conflictos,se o partido votado nao faz o k o povo espera dele,nas proximas votamos para um outro partido, e assim anda a roda ate se achar um partido a altura,alias nenhum partido estara sempre apto,para governar em todas as etapas da nossa existencia,E preciso permutar Segundo as nossas necissidades do momento.
Mostrar mais reações
· 3 h

Mozer Morgan I sistem eleitiral nao é seguro.
É preciso votar nome de pessoa ao inves do partido.
Assim, o votado seria respobsabilizado pelo fracasso.
Continuar no posto pela meritocracia.
Mostrar mais reações
· 2 h

Manuel Nelinho Cossa Há praticamente um mês que ter NUIT virou um luxo!
Mostrar mais reações

Caly Aquário Quente Fikei d boca aberta qando dice k: ''o nosso orsamento é gordo, por isso o valor da compra desses mercedez em termos estatisticos pode até ser 0,000002%, é mto insignificante''. 
Trokei e pus canal d filme.
Mostrar mais reações
· 


Sande Gauchate Chirairo Eu também tava assistir quando izubia a balança orçamentar tão estáveis, dizendo não significa nada o valor da compra,porque não dividiram um pouco ora acrescentar no aumento salarial pra ser +- 900mt.onde estava quando deixaram k o aumento fosse só é só 500,na qualidade de fiscalizadoras do estado,ficaram calado com o vosso orçamento gordo, haiayaya.
Mostrar mais reações

Omar Macuvele ESTES SENHORES DITOS REPRESENTANTES DO POVO, A QUE POVO SE REFERE?ESTES NÃO SÃO REPRESENTANTES DESTE MAS SIM, CAMUFLADOS OPORTUNISTAS SEM PIEDADE, FARINHA DO MESMO SACO, QUE ESTÃO LÁ PARA FAZER AS SUAS VIDAS SEM FAZER NENHUM.
Mostrar mais reações
· 


Ruu Washe Esse fadidico acontecimento.todos deputados da renamo e m.d.m.ninguem teve sentimento com a desgraca do povo mocambicano? Ou estao todos emboluido pela ganancia da frelimo de ver o povo na desgraca.xiiii estes deputado sao satanico tanto da renamo e m.d.m. estao todos contaminado com veneno da corrupcao.enquanto o seu lider ta bater mosquito la no mato.eles a ficarem no luxo.e nuncam reclamam de esbanjamento do dinheiro do erário publico.estao na casa do povo pra serem corrompido pelo luxo.o povo a beber aguas turva em pocos sujo por falta de agua canalizada por culpa desses deputados ambiciosos da renamo. M.d.m.e da frelimo.k tristesa e vergonha pra o pais que disia em combater o espirito-de-deixa-andar.e piorou pra a desgraca do povo.
Mostrar mais reações
· 


Sande Gauchate Chirairo Ainda no dia 10/06/2017 assisti uma reportagem da stv,o populações partilha água de consumo com os animais. Veja só.
Mostrar mais reações

Ruu Washe O problema dhlakama vem agastado com o comportamento de seus deputados que nunca reclamam da injustica k ta ser praticado pelo governo do dia de estar a faser Aquisicao pra compra de carros de luxo.e ficam calados perante a injustica macabra.e vendo o povo entregue a sua sorte num olhar impavido sem esperanca.por falta de emprego.medicamentos.carteiras e alunos sentados no chao onde o seu governo anda a mentir k estamos em crise mas tem bilioes de de dolar pra compra de carros de luxo de zero quilometros. Que tipo de lixo de governo que temos k nao repara na injustica.
Mostrar mais reações

Ruu Washe Agora o povo clama pelo transporte público.enquanto.os corruptos fasem aquisicao pra comprar carros milhionários pra quase 207 deputados.mas k pais esse que nao tem olho pra ver o sofrimento do seu povo.
Mostrar mais reações

Raymundo D. Rafael Meu caro Egídio, as vezes temos que deixar o espírito de ouvir dizer . não estou contra e nem a favor , simplesmente adoro fazer uma análise em vertentes diferentes. Saudações
Mostrar mais reações

Adérito Jaieia Brincam com o povo esses senhores
Mostrar mais reações

Chissano Chissano Eeedje o paraquedas nao abre se vira ai mano.
Mostrar mais reações

João Machava Tenho dito que o país está na "tanga" com esses dirigentes "Combatentes de fortuna"
Mostrar mais reações
· 


Carlos Carlos Altamente moze
Mostrar mais reações

Carlos Carlos Se eu fosse Deus levaria todos esses desgraçadores do povo ao inferno.
Alguem curte um carro de Luxo só por bater palmas hahahahaha o país está podre. Egydio, estudou pra salvar o povo.
Mostrar mais reações
· 


Tomas Pereira A questão de fiscalização está falhando neste país. Não é normal que o presidente venha reclamar depois que os carros foram comprados. Afinal o orçamento não é do seu conhecimento e consentimento? É para pensarmos que a Assembleia fez algo OCULTO? MESMO HAVENDO SEPARAÇÃO DE PODERES. O ORÇAMENTO DA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA SAI DOS COFRES DO ESTADO. Afinal este orçamento NÃO TEM RUBRICAS CLARAS OQUE?
Mostrar mais reações
· 


Gildo Torrichell São os vampiros em acção, os deputados estão na assembleia a fazerem negócio ,aquela casa não é se difere tanto do mercado Estrela Vermelha , cheio de fagulhas.
Mostrar mais reações
· 


Felismina Mussane Muito triste o nosso país. País do padza
Mostrar mais reações
· 


Felisbelo Betchaps Tangal Tiveram N opurtunidades para tirar esses arogantes e agora vem com lamentacoes???
Mostrar mais reações
· 


Alima Adange Stahmilla Este e o nosso pais!muito triste isso
Mostrar mais reações

Remígio Nloco Tomara que chegue um dia em que reconhecerão que o povo sabia de tudo só não agia como devia ser.
Mostrar mais reações
· 


Joao Dede Vamos analisar antes de criticar
Mostrar mais reações
· 


Emílio Monjane Mpenza Falou se tanto de austeridade afinal de conta era uma forma de angariar fundos pra aquisição dessas luxuosas viaturas mercedes-benz para os serventes enquanto os seus patrões andam de "my love".
Mas quem são vocês pra andarem de Mercedes-benz enquanto o patrão anda de my love???? 
Zero sem contemplações.
Mostrar mais reações
· 


Mostrar mais reações
· 


Magacebe Majacunene Isto eh como quem procura SARNA para se "Cossar".
Mostrar mais reações
· 


Fortunato Jose Guicole Eu estava a jantar quando esse idiota falou essas barbaridades perdi o apetite
Mostrar mais reações
· 


Emílio Monjane Mpenza É melhor evitar perder apetite pk vais contraindo anorexia pk acredito eu que há mais bombas por explodir
Mostrar mais reações
· 


Mostrar mais reações
· 


Filipe Nhalungo Os nossos deputados servem aos seus proprios umbigos. O Nkomo eh inqualificavel.
Mostrar mais reações
· 


Mostrar mais reações

Roberto Charles Apenas irei comentar a última parte deste post das declarações do tal Nkomo, sinceramente esse Sr de orçamento parece na percebe nada por mim melhor seria se calasse mas se estava apenas a ler um documento devia tentar preservar a sua pessoa sendo mais suave na leitura. Concordo com todos adjectivos aqui atribuídos a ele. Muita pena continuarmos ter esse tipo de dirigentes que pensam com o joelho no lugar da cabeça. A insignificância de que se refere no peso das viaturas ao orçamento constitui significância ao pacato cidadão que lhe falta tudo para sobreviver. Sr Rogério Nkomo o Sr foi bastante infeliz, pense antes de abrir a boca e dirigir se a nação e não faça o contrário porque deste jeito a sua competência ficou afectada junto à nós seus familiares devem estar envergonhados por aquilo que disse.
Mostrar mais reações
· 


Orlando Fernando Alicete Kelton Mi errita pessoas k hoje lamentam enkanto trocaram o seu voto pelas capulanas e camisetes.e' primeira vez k esses carros luxos sao comprados ou estao ha si fazer d eskencidos.gent nos seremos o k somos enkanto nao penalizarmos os partidos no tempo das eleicoes.si todos esses k aki estao a de mostrar a sua indignacao,fosse na urna concient.acredite,nao si esperaria contagem d fotos.ps:amaioria k aki reclamam trabalham pra esse governo e sao os mesmo nos lugares altos na comissao d eleicoes.vamos nos conformar pk nada ira mudar.
Mostrar mais reações
· 


Carlos Carlos Camisete nao refinada de campanha
Mostrar mais reações
· 17 h

Fernando Guidione Assembleia precisa de ser purificada, temos problema serio de deputados serio.tivemos opurtinidade de escolhermos a quem queremos naquela casa e nao o fizemos, vamos aguardar temos outra oportunidade, a soluçao nao é nao ir votar,mas sim ir votar.viva Moçambique.! a luta continua.!
Mostrar mais reações

Otsenre Ednas Me lembro dum discurso do chefe do estado, sua Excia Filipe Jacinto, na qual fazia referência da desnecessáriedade de compra de viaturas de tão luxo e tão caras para dirigentes de qualquer nível neste país. Na qualidade de deputados, está desnecessáriedade se torna mais pontual a sua observação, visto serem (os deputados) os que deveriam ser os dignos representantes dos interesses dos cidadãos os quais representam...
Assim na sua qualidade do mais alto magistrado da nação, era de bom tom que o chefe do estado embargue imediatamente este processo de compra destas viaturas, para o bem da salvaguarda de um mínimo de integridade institucional moçambicana...Numa altura que estamos babando os doadores internacionais....
Mostrar mais reações
· 


Jose Alexandre Faia Recomendo como sugerido pelo ilustre Dr. , um hara kiri aquela bestinha que tentou justificar o indefensável ...
Mostrar mais reações
· 



Mostrar mais reações
· 


Fidel Terenciano Filho Texto elucidativo Mano Egidio Vaz.
Adorável de ver as suas colocações
Mostrar mais reações
· 


Ismael Chutumia Com mentalidade NKOMO há muitos...avante não há recua!
Mostrar mais reações
· 


Alfredo Mauro Stelio Migano Imensas desculpas aos demais mas o Sr.tem bolas...
Mostrar mais reações
· 


Assan Combo Excelente exposição! Excelente visão! É de moçambicanos como Egidio Vaz que precisamos. E ao #Nkomo dirigo-lhe os merecidos parabéns por ter lido e decorado o #Demidovitch e #Mulenga
Mas não é de decoradores de contas e regras matemáticas que precisamos mas sim de analistas e decisores de contas. Pessoas que julgam o útil, o necessário do agradável.
Mostrar mais reações
· 


Manuel Gil Uane #Mulenga? Duvido k tenha bebido dos conhecimentos do grande Alberto Mulenga.
Mostrar mais reações
· 

1 · 20 h

Patrick Nhacula Simplesmente ridículo!
Mostrar mais reações

Tiburcio Rangel Ilustre Joao Dede peço o seu auxílio na análise pois pretendo fazer uma crítica.
Mostrar mais reações

Nelson Junior Nao so critiquem esses ditos deputados, mas, interroguem-se pelos silencios do poder executivo...
Mostrar mais reações
· 


Lunede Parrote Quero fazer um pequeno reparo no ponto "DOIS", nossos deputados tem condições mínimas para exercerem o seu trabalho com "zelo e dedicação", mas no lugar de o fazer, alguns concentram suas energias para a hora dos "aplausos", outros concentram suas forças para " abandonar" a sala e os outros ficam se concentram para se "absterem ou votar contra". Já não bastam as mordomias e os salários altíssimos, o que não percebo, é o que o deputado faz de tão especial e extraordinário para o país, que o coloca no topo dos outros funcionários da função pública?
Mostrar mais reações
· 

4 · 23 h

Ze Bomba Eu acho k BP em cima se aplicava bem a esse retardado , depois das suas afirmacoes estupidas...
Mostrar mais reações
· 22 h

Mostrar mais reações
· 

1 · 22 h

Dani Sitoe Tudo dito
Mostrar mais reações
· 22 h

Ruben Tomas Este é o governo k escolheram......
Mostrar mais reações
· 22 h

Pedro de Sousa O proximo a suceder esse tal, sou eu. Nunca vi um orcamentista tao inconsequente e cheio de falta de criterios com a coisa publica. Estou envergonhado...
Mostrar mais reações
· 22 h

Luísa Bene Pai pai pai
Mostrar mais reações
· 22 h

Pedro de Sousa Kkkkkk. Dra Luisa, nao entendi sua colocacao...
Mostrar mais reações
· 22 h

Ali Paquira Parabéns pela lucidez, fiquei muito triste com a arrogância e promiscuidade naquelas palavras.... Uma observação, a frase citada pertence a Dante que as proferiu na 1a edição do livro "The Divine Comedy" no capítulo "Inferno".
Mostrar mais reações
· 21 h

Emidio Guila E agora, o que nos dizem os demagogos da Renamo e MDM que caíram na escorregadela da casca de banana ao estilo de Chivangirai no Zimbabué? Farinha do mesmo saco.
Mostrar mais reações
· 

1 · 21 h

Abrantes Nelson Novais Nelson Sr Nkomo è da epoca dos valores inrisorios,ja reparou o que vai mal a sua volta sr Nkomo?
Mostrar mais reações
· 21 h

Fernando Vitor Acrescento aqui o belíssimo artigo escrito pelo Gilberto Correia que acabei de ler e recomendo.
Mostrar mais reações
· 

1 · 21 h

Wilson Mondlane Nao vejo o artigo!
Mostrar mais reações
· 21 h

Kito Etava Em conversa com um amigo,questionava se faz relevancia a existencia da Assembleia da Republica, pelo facto de se duvidar o seu real papel na sociedade, dizia o meu interlocutor de que no seculo XXI como é possivel uma instituição do poder legislativo legitimar um crime protagonizado por um governo, legalizando dividas contraídas, que por lei deveria ser a mesma Assembleia autorizar a viabilizacao da mesma, na verdade esta instituicao representa a quem, defende o que mesmo? vimos espanjamento do erário publico, deputados que nao produzem soluções para o povo, dão mau exemplo numa saciedade que quase falta tudo.
Mostrar mais reações
· 

4 · 21 h


Mostrar mais reações
· 21 h

Egidio Bomba Muito triste
Mostrar mais reações
· 21 h

Wilson Mondlane Acho que devo acreditar que parte do valor das ditas Dividas Ocultas teria sido usado na compra dos Mercedes como premio para subornar a AR sobe o assunto e consequente legalizacao.
Mostrar mais reações
· 21 h · Editado

Abdur Rahman Rassul Por mim apoiado
Mostrar mais reações
· 13 h

Mostrar mais reações
· 

2 · 20 h

Carlos Carlos Já me apanhaste Kito Etava hohoho aaaaa kikiki kakaka
Mostrar mais reações
· 16 h

Andre Nunes Kkkkkkk. Não precisamos ter tantos Egídio Vaz, o senhor sozinho já completa o nosso sentimento colectivo.
Mostrar mais reações
· 

5 · 20 h

Emidio Guila Chamo aqui o Silverio Ronguane e o Muhamad Yassine para se pronunciarem, embora não sejam beneficiários directos.
Mostrar mais reações
· 19 h

Muhamad Yassine Sempre pronto amigo.
Em relacao ao carro do PR e um toyota que custa cerca de 150mil dolares depois dos impostos. Se os ministros tem as mesmas viaturas e nao sao superiores aos deputados porque nao se faz o mesmo barulho. Nao sei se o problema esta no tempo de alocacao ou no valor do carro. Pois ainda a meses o INSS comprou tantos carros para pessoas e nao se viu isso. Directores provinciais estao recebendo viaturas agora em tempo de crise e sao muito mais do que 11 carros. Nao comungo do formato de justificacao dada em publico, pois poderia ter sido dito de outra forma. Mas cada um fala como fala e diz como diz. Tbem li o jornal O Canal e percebi que faltou mais informacao
Mostrar mais reações
· 

3 · 19 h

Emidio Guila Mas em nome da ética, moral e boa gestão da coisa pública com vossas excelências se batem, o mínimo aceitável era que declinassem a oferta para que o vosso discurso esteja compatível com os vossos actos. Independentemente do que os outros fazem, que aliás, ocupam posição supostamente oposta à vossa em todos aspectos. Então, quer dizer que se a Frelimo é corrupta, a Renamo também irá sê-lo?
Mostrar mais reações
· 

1 · 18 h

Emidio Guila Agora falta ouvir os deputados Silverio Ronguane e Ivone Soares.
Mostrar mais reações
· 17 h

Eliseu Soares Emidio Guila sao todos comida da mesma panela
Mostrar mais reações
· 16 h

Muhamad Yassine Nao somos nao. Nem do mesmo saco e nem comida
Mostrar mais reações
· 

1 · 15 h

Eliseu Soares Discursos muito distante dos vossos actos,discursos tortos. OOpppa Africa ainda nao existem politicos, apenas famintos. Vamos andando assim mesmo. Pensamos que o facto ser academico muda alguma mentalidade em africa, mais nada farinha do mesmo saco e verdade. Assim vive se em Mocambique. Isto e salva se quem poder. Boa sorte, e aproveitem o vossso tempo
Mostrar mais reações
· 

1 · 15 h

Muhamad Yassine Obrigado
Mostrar mais reações
· 14 h

Jose Eduardo Os directores nacionais e pessoal do INSS, nao fazem discursos de condenacao ao governo, do qual fazem parte. Ja a oposicao tem essa missao e é justo perguntar-se a quem dela faca parte, sobre esta escandalosa decisao e perceber-se como em tudo a oposicao está contra, so em beneficios é que nao está.
Nao podemos insistir no erro so porque outros ja o cometeram.
Mostrar mais reações
· 

1 · 13 h

Santos F. Chitsungo Confirma-se que defender o indefensável e um mister muito espinhoso. Ate o Ilustre Muhamad Yassine, pessoa de fino trato, eloquente, religioso e acadêmico e que parecia que iria fazer a diferença naquela casa, se apresenta irreconhecível neste assunto. O que lhes vale e que o "povo" tem memória curta. Não fosse assim, iriam ter uma péssima colheita!
Mostrar mais reações
· 

2 · 3 h

Luis Ines Ngive Sem sombra de dúvidas, este é o Vaz que. conheci e aprendi a admira-lo e a respeita-lo. Tas de parabéns, ilustre historiador.
Mostrar mais reações
· 

1 · 19 h

Juvencio Afonso Caetano Pena dos que pensavam que os deputados de qualquer que seja bancada, estão para defender os interesses do povo....
Mostrar mais reações
· 

3 · 18 h

Abdur Rahman Rassul Categoricamente rejeitei a existencia de deputado que defente interesses do povo. Sim particulares.
Mostrar mais reações
· 

1 · 13 h

Paulo Ah-shu Aplausos
Mostrar mais reações
· 

1 · 18 h

Fernando Matias Djedje A pessoa que for votar nas próximas eleições autárquicas e presidências vai a........ pk esses gajos estão a brincar com o povo pha que história e esse o povo e meu patrão a problemas graves de transporte estradas hospitais escolas carteiras salas de aulas e mas só para terminar para transmitir o jogo da nossa selecção e difícil mas para transmitir congresso de um partido e facil ate vão 100 câmaramen 120 jornalistas só para levarem 5 câmaramen e 5 jornalistas ou locutores e difícil pais de padza mesmo o povo e meu emprego continuação de um bom domingo
Mostrar mais reações
· 

5 · 18 h

Leoparcilio Hulumene Bem dito. Existe chance para mudarem de ideias.
Mostrar mais reações
· 

1 · 18 h

Lourenço Magombe Quem votou a favor dessa brincadeira?
Mostrar mais reações
· 

2 · 18 h

Carlos Carlos Sao eles eu nunca perdi tempo pra votar
Mostrar mais reações
· 16 h

Amade Faquira Pra mim esse tal Nkomo talvez seja um Norte coreano porque de Moc ele nao e. Triste se for um pai de familia.
Mostrar mais reações
· 

1 · 17 h

Alberto Pawandiwa "... o orçamento para aquisição dos carros era legal e justo." Na verdade arrepia ao ouvir isso. Legal? Até pode ser. Dr. Gilebrto Correia mesmo que tenha admitido no seu post, a legalidade da aquisição das viaturas, justa e moral ela está, na verdade, longe de ser pelos argumentos espendidos neste post e no do já citado Dr. GC e outros. Quanto à sua legalidade, há que questionar se os deputados ao aprovar (norma) o orçamento para aquisição dessas viatura, estavam a actuar com a observância da Lei da Probidade Pública? Pelo que eu saiba, essa Lei que os próprios deputados aprovaram, proibe que o servidor público aprove normas para seu benefício e, entenda-se, em detrimento do interesse público. Como qualificar o acto do parlamento que aprovou esse orçamento face à Lei da Probidade Pública que ele próprio aprovou? Isso revela falta de PROBIDADE, COERÊNCIA, CARACTER, MORAL, INTEGRIDADE, ETC...beliscando pela negativa, esses que se consideram servidores e representantes do povo.
Mostrar mais reações
· 

2 · 17 h · Editado

Santos F. Chitsungo Das duas uma: ou os assessores fizeram mal o TPC, ou ignoraram as suas recomendacoes; ou pior ainda, decidiram tendo em conta apenas as suas proprias necessidades. Se calhar antes devia chamar cupidez, necessidade, e outra coisa. Pelas "justificações" esfarrapadas com que somos mimoseados, vejo-me mais inclinado para esta ultima!
Mostrar mais reações
· 3 h

Santos F. Chitsungo Das duas uma: ou os assessores fizeram mal o TPC, ou ignoraram as suas recomendacoes; ou pior ainda, decidiram tendo em conta apenas as suas proprias necessidades. Se calhar antes devia chamar cupidez, necessidade, e outra coisa. Pelas "justificações" esfarrapadas com que somos mimoseados, vejo-me mais inclinado para esta ultima!
Mostrar mais reações
· 3 h

Felix Machado Boa Tarde Egidio. Sábias palavras. Apenas queria acrescentar que o grande problema que temos com os nossos políticos é falta de honestidade e não conhecem as suas reais atribuições. Só teremos verdadeiros políticos/ gestores dos bens públicos honestos quando tivermos uma Lei bem clara sobre as suas atribuições e benefícios. Deveria ficar claro que todo funcionário público e até ao Presidente da República, incluindo os nossos deputados, em caso de doença deveriam ser atendidos apenas em hospitais públicos (não privados), seus filhos deveriam frequentar apenas escolas públicas. Especialmente os deputados deveriam usar o transporte público nas suas deslocações em serviço, ....... e muito mais...... só assim é que teriamos os verdadeiros representantes do Povo e deixariam de ser cargos de previlégios ou de oportunidades........
Mostrar mais reações
· 

5 · 17 h

Santos F. Chitsungo O caro Felix esquece que "eles" e que são os legisladores. Eles e que TEM de aprovar tais leis. Pelo que nos tem dado a ver, tais leis não passariam, ainda que outros entes com poder legislativos submetessem esses projectos de leis a AR. Repare que, contrariamente as matérias que controvertidas, esta obteve unanimidade "la dentro" e "ca fora"! Ninguém se sentiu desconfortável com esta atitude a todos os títulos imoral e indecente!
Mostrar mais reações
· 2 h

Santos F. Chitsungo O caro Felix esquece que "eles" e que são os legisladores. Eles e que TEM de aprovar tais leis. Pelo que nos tem dado a ver, tais leis não passariam, ainda que outros entes com poder legislativos submetessem esses projectos de leis a AR. Repare que, contrariamente as matérias que controvertidas, esta obteve unanimidade "la dentro" e "ca fora"! Ninguém se sentiu desconfortável com esta atitude a todos os títulos imoral e indecente!
Mostrar mais reações
· 2 h

João Machava De facto, se há muito dinheiro assim, que me dêem a outra metade do 13 salário. Ntlah
Mostrar mais reações
· 

5 · 16 h

Arão Massangai PASSADOS MAIS DE 40 ANOS DE INDEPENDÊNCIA DESPONTAM NO HORIZONTE ALGUNS SÉRIOS PENSADORES MOÇAMBICANOS!!! PENA É QUE SEJA TARDE DEMAIS... O MAL ESTÁ FEITO: O DIABO REINA EM MOÇAMBIQUE!
Mostrar mais reações
· 16 h

João Machava Na era do Samora Machel, a estas alturas estaria com o "rabo" inchado de tanta chambocada. Insultou o povo.
Mostrar mais reações
· 16 h

Bob Liss mas nyusi anda de toyota mesmo??????????????????????//
Mostrar mais reações
· 15 h

Belmiro Lipialuque Kem sou eu pra t julgar se o tribunal é todo seu, mas poxo t avisar k as eleiçoes poderao ter novos recordes em todos aspectos: abstençoes, votos nulos, votos em branco, derrotas a favor dos k se acham eternos vencedores.
Mostrar mais reações
· 

1 · 15 h

Mostrar mais reações
· 15 h

Mostrar mais reações
· 

1 · 15 h

Jorge Gabriel Coane A África toda (sobre)vive (a)o salve-se quem puder nestas corridas pelo dinheiro do contribuinte. Isto não vai mudar tão ja!
Mostrar mais reações
· 14 h · Editado

Joao Cabrita Rigorosamente falando, Egidio Vaz, o fascínio pelo Mercedes não começou na AR. Samora Machel chegou ao Estádio da Machava num Mercedes-Benz para proclamar a independência. E o fascínio continuou, com ou sem PRE. Nas partidas e chegadas ao Aeroporto de Maputo, a conferências e cimeiras, cá e lá, a nomenclatura movimenta-se de Mercedes – a cultura Wabenzi permeou-a logo no começo, a par da tentação pelo poder eterno. Filipe Jacinto Nyusi de Toyota? pelo menos o filho circula em bólides ainda mais carotes do que o Merc.
Mostrar mais reações
· 

2 · 13 h · Editado

Joao Jordao Jota Obrigado mano Vaz. ..
Mostrar mais reações
· 14 h

Aida Flora Bahule Quando uma pessoa comete um erro, geralmente dizemos que "meteu muita água", no caso do Nkomo, o que diremos? Esse senhor abriu as comportas da HCB, e induziu—nos à um coma profundo. Depois disso, eu já começo a duvidar que o país esteja a atravessar uma crise financeira. 


Shame, boring and disgusting.


Ntlhaaaaaaaaaaa
Mostrar mais reações
· 

3 · 13 h

Sitoi Lutxeque "Perderam a sensibilidade para com os problemas do povo ", in Samora Machel.
Mostrar mais reações
· 

2 · 13 h

Claudio DeAraujo Doloroso foi perceber que os deputados estão mais preocupados com os seus estatutos do que com o povo que contribui para que os seus ordenados sejam pagos. 😢
Mostrar mais reações
· 13 h


Mostrar mais reações
· 7 h

Aderito Manhique FRONTALIDADE NECESSÁRIA!
Mostrar mais reações
· 

1 · 7 h


Mostrar mais reações
· 5 h

Vakatsur Litsur forte e directo
Mostrar mais reações
· 4 h

Crisalia Sabonete Pena mesmo foi ouvir o deputado Muchanga no programa resenha semanal a concordar com as mordomias. Caso para dizer o poder corrompe. Temos exemplos de Deputados na Dinamarca que tem direito à um cartão para andar de ônibus, mas mesmo assim o povo reclama pelo facto de lhes ter sido atribuído o cartão. Temos que procurar buscar bons exemplo e os nossos deputados não merecem tanto. A sectores prioritários, a necessidades básicas para onde devia ser canalizado as tais quantias irrisórias os 0,0000001% do orçamento como sublinhou o director do orçamento. A nós nos humilha.
Mostrar mais reações
· 4 h

Mahomed Ossufo Ali e nao ha dinheiro para construir infrastrutura.kkkkk
Mostrar mais reações
· 4 h

Edson Godinho Caro Vaz, nao chute um cao morto....deixe que os vermes cuidem dele em PAZ.
Mostrar mais reações
· 

2 · 2 h

Ernesto Armando Bem dito Dr os meus parabéns! pena que alguns nossos compatriotas pensam que os deputados estão para servir o povo!
Mostrar mais reações
· 2 h

José Mambo Bem dito Egidio Vaz, essa gente na pele de servidores publicos(Deputados) mas uma vez provou que estão nem ai para o povo que o elegeu...
Mostrar mais reações
· 1 h

Mário José Sumbane É delapidadores da riqueza, sanguessugas do povo, ladrões!
Mostrar mais reações
· 1 h

Adalberto Nhanala Esses deputados são uns vampiros ou dràculas. Chupam o sangue do povo sem piedade. Filhos do diabo.
Mostrar mais reações
· 

1 ·

Sem comentários: