quarta-feira, 7 de junho de 2017

A inocência de Nini Satar no Caso Carlos Cardoso

Hoje quero falar um pouco sobre o julgamento do “Caso Carlos Cardoso ”
Como todos sabem, o julgamento do mediático “Caso Carlos Cardoso” tinha que acontecer. Isto porque houve muita pressão externa, principalmente dos doadores que alimentam o Orçamento do Estado moçambicano. Os doadores queriam que o julgamento acontecesse e que lhes fossem apresentados os operativos e os mandantes do assassinato do jornalista Carlos Cardoso. A maior pressão vinha da Noruega, pátria da viúva de Carlos Cardoso. Noruega até hoje alimenta o Orçamento do Estado moçambicano. 
tamen na altura o nome de Mocambique tava ser atirado na Lama por causo do casso montepuez onde tinham morrido cerca 120 pessoas por asfixia nas celas polícia pessoas inocentes.

Do princípio até ao fim do “Caso Carlos Cardoso”, os antigos Presidentes da República, nomeadamente Joaquim Chissano e Armando Guebuza, deslocaram-se à Noruega e com eles levaram os acórdãos do processo Carlos Cardoso para explicarem aos noruegueses que “já encontramos os mandantes. Por favor não cortem os vossos apoios. O nosso país é muito pobre”. É sobejamente do conhecimento público de que o julgamento do “Caso Carlos Cardoso” era uma questão de soberania do Estado e por via disso, os que estavam à frente do processo não queriam saber se Nini, Ayob e Vicente Ramaya eram os verdadeiros culpados. Havia que julgar, condenar e encerrar o processo rapidamente, para depois dizerem “missão cumprida”.
Joaquim Chissano foi à Noruega quando acabávamos de ser presos. Armando Guebuza foi à Noruega logo depois de o Tribunal Supremo exarar o seu acórdão sobre o processo Carlos Cardoso. o acordão do Supremo saiu quando a Noruega ameaxava cortar ajuda a Moçambique e ai os juízes do Supremo em plenas ferias judiciais exaram o acordão às pressas e entrgaram a Guebuza porque tinha viagem no dia seguinte
brevemente voltarei a este assunto.
Há aqui, no entanto, uma questão a levantar. A justificativa de prender inocentes só para mostrar serviço aos noruegueses é bastante estapafúrdia. Quer dizer, para a Noruega continuar a apoiar o Orçamento do Estado moçambicano tem que se prender inocentes?
Muitos amigos meus do facebook me têm mandado mensagens no meu inbox a perguntar por que só escolheram vocês os três? A resposta para isso é simples. Eu, Nini Satar, e Vicente Ramaya tínhamos um processo antigo chamado “Caso BCM” cuja fraude ocorreu em 1996. Para nos incriminar e fazer a devida convicção de que éramos realmente culpados pelo assassinato de Carlos Cardoso, inventaram um móbil (motivo) que era a fraude ao BCM.
Eu sempre disse e continuo dizendo que o “Caso BCM” jamais foi considerado perigo pelos réus deste processo. Repito: a fraude ao BCM ocorreu em 1996 e no mesmo ano ela foi despoletada. Ainda no mesmo ano todos os jornais da praça, à época, escreveram tudo o que quiseram sobre a fraude. Em 1998, concretamente no mês de Março, o processo já havia sido acusado pelo Ministério Público e pelo assistente particular do banco. Ambas as acusações foram remetidas ao Tribunal Judicial da Cidade de Maputo, no mesmo mês de Março. ó processo ja tava entregue a 7; secção.
Como se pode perceber, quando um processo já está no tribunal não há mais nada a fazer senão esperar pelo julgamento. Carlos Cardoso foi assassinado no dia 22 de Novembro de 2000. Quero aqui esclarecer que a justiça moçambicana já nessa altura dava sinais de podridão. Inventaram um móbil para acusar a mim, Nini Satar, e a Vicente Ramaya. Quanto ao meu irmão, Ayob Satar, apanhou por tabela exactamente por ser irmão de Nini Satar.
NYIMPINE CHISSANO
Nyimpine Chissano foi acusado pelo Ministério Público, como mandante do assassinato do jornalista Carlos Cardoso, em 2006. Portanto, meses depois de Armando Guebuza haver sido eleito Presidente da República. Quando o mesmo Guebuza era secretário-geral do partido Frelimo, eu, Nini Satar, dirigi-lhe uma carta, cuja foi entregue na Rua Pereira do Lago, Sommerschield, sede do partido Frelimo. Na mesma carta denunciava a podridão que existia na Procuradoria. Juntei provas do envolvimento de Nyimpine Chissano no assassinato de Carlos Cardoso.
Logo após Guebuza ser eleito Presidente da República, o então Procurador-Geral da República, Joaquim Madeira, de certeza, deve ter recebido orientações da Presidência para deduzir uma acusação e emitir mandados de captura contra Nyimpine Chissano. Foi numa manhã de terça-feira que, munido de mandado de captura, o Procurador Fernando Cananda dirigiu-se à residência de Nyimpine Chissano. Porém, não foi possível prendê-lo. Houve fuga de informação por isso que quando Fernando Cananda estava em casa de Nyimpine, este já estava a atravessar a fronteira rumo à África do Sul.
Mais tarde juntaram alguns documentos de que a saúde de Nyimpine Chissano estava débil e que por via disso não podia estar preso. Nessa altura, Augusto Paulino era juiz presidente do Tribunal Judicial da Província de Maputo, na Matola. Semanas depois, foi promovido a juiz presidente do Tribunal Judicial da Cidade de Maputo. A estratégia era simples: a promoção de Paulino era exactamente para controlar o processo autónomo cujo principal arguido era Nyimpine Chissano.
Estando na Matola, Paulino dificilmente poderia controlar o processo, por isso que o chamaram para junto do tribunal onde estava o processo autónomo. Paulino fez exactamente aquilo que lhe pediram: sentou-se encima do processo autónomo e nunca permitiu que os mandados de captura fossem executados até que depois ouvimos por ai de que Nyimpine Chissano “faleceu”.
CONFISSÃO DE NYIMPINE CHISSANO
Durante o julgamento do “Caso Carlos Cardoso”, Nyimpine Chissano confessou ao tribunal que os artigos do jornalista o incomodavam a si, aos tios, tias, avos, pai, mãe, irmãos, esposa e até ao seu filho que ainda estava no ventre da mãe. Com isso, estava a dizer que Carlos Cardoso era um verdadeiro incómodo para si e para a sua família. É do domínio público de que nos anos 1999/2000, Carlos Cardoso escreveu uma série de artigos contra Nyimpine Chissano e sua família.
MALABARISMOS DE PAULINO
Como sempre digo, Augusto Paulino é um bandido, corrupto, ganancioso e ladrão. Digo isto de boca cheia porque tenho como provar. No dia que esse juiz bandido quiser abrir um processo contra mim, vou ter muito prazer de mostrar ao povo moçambicano o verdadeiro carácter, ou seja, a face oculta desse juiz chamado Augusto Raul Paulino.
No dia em que fui ouvido, durante o julgamento do “Caso Carlos Cardoso”, juntei alguns cheques da empresa de Nyimpine Chissano e os referidos cheques tinham a sua assinatura. São cheques que o próprio Nyimpine trocou comigo para que eu fizesse pagamentos a Anibalzinho. Alguns desses cheques estão aqui postados, podem ver as suas datas. São do dia 23 de Novembro de 2000 (dia seguinte após o assassinato de Carlos Cardoso) e o outro é de 30 de Novembro de 2000 (uma semana depois do assassinato de Carlos Cardoso).
Quando juntei os cheques originais no tribunal, o juiz Paulino ficou muito atrapalhado e quis desvalorizá-los. Ficou tão atrapalhado como se fosse uma mulher casada cujo marido a surpreendeu com um amante na cama. Paulino, definitivamente, não sabia o que fazer. A verdade estava ali exposta nua e crua. Arranjou argumentos de que as assinaturas dos cheques não eram legíveis.
O advogado Domingos Arouca pediu para ver os mesmos cheques e disse: “Eu que sou velho e tenho sérios problemas de vista, consigo ver bem a assinatura”. Simeão Cuamba, advogado, disse que “a assinatura é de Nyimpine Chissano vesse bem bem o N e chissano.Não preciso de óculos para ver isso”. Abdul Gani, advogado, disse que “os cheques são originais e a assinatura está bem legível”. Eduardo Jorge, também advogado, disse que “a assinatura de Nyimpine é igual ao do pai. à diferença esta entre o J e N Por isso é inconfundível ”. O juiz Augusto Paulino, marionete do sistema, mandou ditar na acta de que a assinatura é ilegível. Vejam meus senhores até aonde vai a nossa justiça e os seus representantes!!!
Paulino parecia mais advogado do Nympine do que qualquer coisa.
Nini Satar
GostoMostrar mais reações
Comentar
101 comentários
Comentários
Milton Chemane Gestor
Milton Chemane Gestor Realmente os advogados e juízes precisam ter muita paciência e deixar a ignorância de lado, só assim irão resolver de forma clara os assuntos
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
2
 · 22 de Setembro de 2015 às 8:56
Armando Esperanço Mutimucuio
Armando Esperanço Mutimucuio ...até que depois ouvimos por ai de que Nyimpine Chissano "faleceu". 
A que se deve aspas no faleceu?
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
3
 · 22 de Setembro de 2015 às 9:02 · Editado
Vieira Otílio Otílio
Vieira Otílio Otílio Prevalece a dúvida sobre a morte de Nyimpine Chissano.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
5
 · 22 de Setembro de 2015 às 10:19
Silva Rodrigues
Silva Rodrigues melhor xcrever um livro,isso fika na historia
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
5
 · 22 de Setembro de 2015 às 9:04
Vania Salvador
Vania Salvador verdade grande injustisa desse Pais...e triste....
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 22 de Setembro de 2015 às 10:16
Machado To
Machado To Que vergonha
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 22 de Setembro de 2015 às 9:04
Helder Tivane
Helder Tivane Eu entendo perfeitamente...so quem ja passou por injustiça sabe o que o Nini esta dizer. injustiça e uma ferida que nunca sara criada na alma de quem e vitima. a unica cura sera ver a justica feita onde realmente forem punidos os verdadeiro culpados mesmo os que ja nao fazem parte do mundo dos vivos.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
6
 · 22 de Setembro de 2015 às 9:14
Miguel Fernando
Miguel Fernando O sistema não detona sistema. Esses formam uma quadrilha e quem não vai de acordo com eles e o bandido.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
5
 · 22 de Setembro de 2015 às 9:37 · Editado
Mamudo Momade
Mamudo Momade com certeza,exex chekex tao bem visivel,nini eu como moxambicano apostaria cntgo em fazer uma bibliografia/um livro ditando da historiografia dexex corruptox,lanbebotax!!!
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
2
 · 22 de Setembro de 2015 às 9:38
Momade Assife Abdul Satar
Momade Assife Abdul Satar o meu obrigado a Magazine (jornal)
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
16
 · 22 de Setembro de 2015 às 9:44
Mamudo Momade
Mamudo Momade kikiki agora antonio muchanga,ja comexaram,..acho eu k pizaram pexoa errada,agora sim a cobra vai fumar!!
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
2
 · 22 de Setembro de 2015 às 9:59
Edelson Paulo
Edelson Paulo Meu irmão agradece teres saído vivo das celas e ainda continuares ,esqueci uresto viva sua vida recupera o tempo perdido isso moz.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 22 de Setembro de 2015 às 10:08
Stivan Kap'Chand
Stivan Kap'Chand Não e assim tão fácil como pensas meu caro. Edelson.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 22 de Setembro de 2015 às 10:51
Meque Magira
Meque Magira Diz-se aqui na zona Sul. I xilondra xa mudroco (uma ferida incuràvel). Està marcado por quem viveu esse assunto.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 22 de Setembro de 2015 às 11:02 · Editado
Vasco Lebre Malate
Vasco Lebre Malate Escreva um livro. Será um best seller
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
2
 · 22 de Setembro de 2015 às 10:09
Pascoal Nguilaze
Pascoal Nguilaze Boa ideia mano,faz um livro.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 22 de Setembro de 2015 às 10:15
Adamo Taju Algy Juma
Adamo Taju Algy Juma Macacos me mordam se é que Nyimpine morreu.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
2
 · 22 de Setembro de 2015 às 10:16
Eden Iranha
Eden Iranha AGUSTO PAULINO REAJA...
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 22 de Setembro de 2015 às 10:22
Zulficar Lourenço Nhantumbo
Zulficar Lourenço Nhantumbo Se eu divesse dinheiro faria um filme sobre este caso
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
3
 · 22 de Setembro de 2015 às 10:27
Cesar Mawai
Cesar Mawai mudar d nacionalidad n consdero mort.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 22 de Setembro de 2015 às 10:35
Hobety Luys Muhamby
Hobety Luys Muhamby Estas de parabens Momade Assife Abdul Satar pela coragem de nos razer a verdade sobre o caso Carlos Cardoso. De facto Eu te admiro muito. Tu es um homem vertical e com tomates no lugar. Chegará a vez desses todos corruptos, assassinos responderem pelos seus actos
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 22 de Setembro de 2015 às 11:18 · Editado
Elvino Atanasio
Elvino Atanasio Um dia o tapet vermelho vai pegr chama ja xtamox cansados.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 22 de Setembro de 2015 às 11:27
Joaquim Samo
Joaquim Samo Meu caro Momade Assife AbdulSatar... Como dizem a verdade sempre vem atona, eu tive a ousadia de assistir o seu julgamento e dos outros que não quero aqui mencionar, passam 14 há 15 anos se a memória não me trai, na verdade notou se uma grande descripancia, falta de sinceridade, por parte dos juízes, eu ou nos sabíamos muito bem da sua inocência, gracas a Deus aí estão as provas vivas e concreta da sua pura inocência, se não estivesses aqui nem terias visto e nem teríamos sabido de todas as barbaridade que te fizeram e que passaste , como se diz esse é o começo dum fim de ditadura e comunismo, muita forca e firmeza.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
4
 · 22 de Setembro de 2015 às 20:17 · Editado
Bernardo Sumaila Mariana Thai
Bernardo Sumaila Mariana Thai Tenha fè meu brother que um a justiça divina estara em frente dessa gente, que te fizeram prender inocentemente...... tarda ela mas um dia chegara...
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 22 de Setembro de 2015 às 12:33
Victor Flavio Guambe
Victor Flavio Guambe Teu inimigo
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 22 de Setembro de 2015 às 13:03
Ezequiel Tomás Magaia
Ezequiel Tomás Magaia Boa tarde, a cada dia que vejo esses textos fico com medo dos meus defensores "governantes". Mas so uma coisa meu grande irmao Momade Assife Abdul Satar eu preciso acreditar em si de verdade porque nao sei o que ha por detras desses casos. Entao agradecia que divulgasses a verdade com as suas devidas provas. Realidade, provas e resolucao soh... Obrigado pela compreencao de todos
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 22 de Setembro de 2015 às 13:27
Melinho Manhiça
Melinho Manhiça Vão te prender novamente, segue a tua vida e deixa o passado onde ele esta. Tem donos este País que manipulam tudo.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 22 de Setembro de 2015 às 13:28
Ramalho Edson Paris
Ramalho Edson Paris A verdade tarda mas nao falha.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 22 de Setembro de 2015 às 13:38
Panguiwa Nhatsave
Panguiwa Nhatsave Ouvi aqi uma falha mesmo,do que eu sei eh que o sr. Nini tinha muitos advogados e dos bons. Sera que depois de notar que as assinaturas erao legiveis nao podiam fazer nada? Eu era muito novo nessa altura,fazia a minha 4a classe mas eu percebia um pouco as coisas,por isso que acho que os seus advogados e tanto pensarem qe o sr era inocente fizeram pouco.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 22 de Setembro de 2015 às 14:59
Momade Assife Abdul Satar
Momade Assife Abdul Satar Edson Nhatsave
quando um juiz e bandido nada se pode fazer
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
4
 · 22 de Setembro de 2015 às 15:02
Bicá Valgy de Sousa
Bicá Valgy de Sousa Que Allah S.T te facilite nessa causa. Muita forca ai
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 22 de Setembro de 2015 às 15:20
Maria Do Carmo Manjate
Maria Do Carmo Manjate Gosto muito de ler estes relatos expostos por Nini Satar na primeira pessoa. Eles sao esclarecedores e vêm nos libertar da mentira e farsa k foi aquele julgamento. Continue nos esclarendo caro Nini.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 22 de Setembro de 2015 às 15:33
Mona Elias
Mona Elias Quando um juiz é bandido mas tarde ou mas cedo a sua capa caira.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 22 de Setembro de 2015 às 16:06
Victor Malombe
Victor Malombe Eu sabia k este home era honesto de todas as acusaçõe, agora peço aus meus irmaos k cegamente falaram mal deli e da família.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 22 de Setembro de 2015 às 18:00
Helio Laquene
Helio Laquene Essas declarações xtam a abrir minha mente.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 22 de Setembro de 2015 às 19:13
ZacariasCarmona Panguissa
ZacariasCarmona Panguissa Salam irmao. Eu tenho lido tuas publicaçoes. Muita força e nao pode parar, inshallah terás ajuda do Protector e como nos ensina o terceiro KALIMAH do Islam "nao ha poder nem força pra beneficiar ou prejudicar sem a permissao de ALLAH"
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
2
 · 22 de Setembro de 2015 às 19:32
Helder Tivane
Helder Tivane Nini eu so mais dos foram vitimas deste sistema judicial corrupto so prova viva de que em Mocambique existe juizes sem caracter...
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 22 de Setembro de 2015 às 20:11
Helder Tivane
Helder Tivane Nini permita m contar a minha a injustiça pela qual passei...
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 22 de Setembro de 2015 às 20:13
Antonio Acacio
Antonio Acacio Viva a Justica em Moz, ee o que posso dizer e o Iluatre Nini tem estado a desvendar misterios da nossa Maquina Governamental que haja mudancas por meio da sua corgem
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 22 de Setembro de 2015 às 20:21
Gloria Mesquita
Gloria Mesquita Conte nos sobre o caso BCM na sua participação julgamento Momade Assife Abdul Satar.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 22 de Setembro de 2015 às 20:29
Momade Assife Abdul Satar
Momade Assife Abdul Satar gloria Mesquita 
eu nunca neguei o meu involvimento no caso bcm
so que não aceito intreligarem o caso bcm com cardoso
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
5
 · 22 de Setembro de 2015 às 21:20
Claudio Lombene
Claudio Lombene E Como o amigo Nini serviu de intermediario no pagamento dos cheques? Sabia do que se tratava?
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 23 de Setembro de 2015 às 12:27
Momade Assife Abdul Satar
Momade Assife Abdul Satar claudio lombene
não sabia fiquei a saber na reclusão
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 23 de Setembro de 2015 às 13:50
Claudio Lombene
Claudio Lombene Entendido.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 23 de Setembro de 2015 às 13:51
ZacariasCarmona Panguissa
ZacariasCarmona Panguissa A verdade nua e crua. Irmao Assife, nao pata de desvendar os mistérios
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 22 de Setembro de 2015 às 21:30
Atanacio Nacatembo
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 22 de Setembro de 2015 às 21:32
ZacariasCarmona Panguissa
ZacariasCarmona Panguissa Se todos os ijustiçados pudessem agir segundo a gravidade da injustiça, inshallah ja teríamos alguns problemas resolvidos
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 22 de Setembro de 2015 às 21:33
Valter Matlombe
Valter Matlombe hum belas historias
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 22 de Setembro de 2015 às 21:37
Neide Gouveia
Neide Gouveia Neste país tudo que acontece empurrão pra ti, pra tapar a merda que eles fazem
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 22 de Setembro de 2015 às 21:37
Litos Paulino
Litos Paulino Graças a deus estás vivo, aqui moçambike tamos metidos numa jaula
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 22 de Setembro de 2015 às 23:45
C M Mahomed Mahomed
C M Mahomed Mahomed Olha hoje em maputo,os empresario estao tao atento,eu vi,nao vou mencionar nomes,fui a nelspruit um grande empresario de maputo e familia, chegou a uma loja e preguntou,,jens preta com t shert castanho combina?a moca en ingles responde,q voce quer?o mocambicano diz ,eu tenho um jovem n facebook ,a corigir os homens da minha cidade .a moca diz assim, eu acho q ele tenha muita razao de tudo,a ate mbs vem ca comprar roupas d class.tudo pra voce a saber q nini ,ele quer o bem pra todos monhe...burice e dos q acham q tem,e nao sabe viver.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 23 de Setembro de 2015 às 0:44
Mindos Mindos Mindos
Mindos Mindos Mindos Todo esse tempo quando eu via a cara do Paulino na TV pensei que fosse a pessoa mais honesta do mundo.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 23 de Setembro de 2015 às 0:53
Carlos Mandlate
Carlos Mandlate A verdade sempre cai, que nem a fruta quando amadurece. Só falta descobrirmos que Nyimpine está vivo.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 23 de Setembro de 2015 às 0:54
Lelo Carlos
Lelo Carlos E pha neste mundo tudo acontece ate o CRISTO foi morto inocentimente.relaxa Momade Assife Abdul Satar desde o momento que nao lhe foi tirado a vida.mas tem k vigiar e espalhar tudo em 4 cantos do mundo para assegurar a sua defesa invencivel
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 23 de Setembro de 2015 às 1:07
Benisio Bng
Benisio Bng Mas Nini o que pretende fazer agora depois de ficar 13 anos preso injustamente? Pretende provar a sua inocencia?
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 23 de Setembro de 2015 às 1:15
Momade Assife Abdul Satar
Momade Assife Abdul Satar Benidio Lopezz 
não pretendo nada nem tou preocupado
apenas quero trazer a verdade pra nova geração
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
6
 · 23 de Setembro de 2015 às 4:14
Sheinhani Waka Wetela
Sheinhani Waka Wetela É sempre bom conhecer os dois lados da moeda, pelo que até agora conhecíamos uma única face e a que era conveniente sabermos...grandes revelações Momade Assife Abdul Satar.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 23 de Setembro de 2015 às 4:29
Sheinhani Waka Wetela
Sheinhani Waka Wetela Momade Assife Abdul Satar num desses posts, podes falar-nos das "fugas" misteriosas de Anibalzinho, para o estrangeiro. O mais surpreendente é que foi "capturado" em tempo recorde pelas autoridades moçambicanas( suponho), quando "existem" dificuldades em capturar os que baleia juízes, académicos, jornalistas...
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 23 de Setembro de 2015 às 4:54
Wacilifa Wacilifa
Wacilifa Wacilifa Yuuu...até parece cenas do seriado prision break...mas que bom todos os cadeados estão a abrir - se...não há cadeados sem chaves
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 23 de Setembro de 2015 às 6:30
Ray Muanhaia
Ray Muanhaia Ficamos comovidos com esse julgamento, convencidos que a justiça tava feita, anos depois conseguimos perceber que corruptos abraçaram a nossa mente ocultando a verdade a milhares de moçambicanos com relação a justiça neste país, e os nossos olhos só se abrem depois quando Cristo passa um iodo nele e o milagre da visão acontece... Falsos e corruptos, força nini
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 23 de Setembro de 2015 às 7:45
Lelo Carlos
Lelo Carlos O episodio das fugas do anibal dos santos e muito interessante pedia que citasse um pouco Momade Assife Abdul Satar
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 23 de Setembro de 2015 às 8:18
Nelson Fernandes
Nelson Fernandes Nini sempre o mesmo.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 23 de Setembro de 2015 às 8:23
Juma Dos Santos
Juma Dos Santos Eh triste saber que o nosso alto magistrado ainda nao esta para servir o povo mas sim os seus enterresses economicos mas olha eh sabido que os actores do assassinato barbaro do saudoso jornalista carlos cardoso eh a familia Chissano mascarado por Nyipene que ate hoje a sua suposta morte deixa duvidas para a sociedade eh de lamentar que muitos como Nini satar ayob entre outros foram condenados justamente mas como se diz de passagem a justica tarde mas sempre chega ai estao as provas.
Mocambique eh um pais cujo os dirigentes sobrevivem pelo sangue dos inocente quem se lembra do EMATUM? 
Entao ja deves ter a minima pra voce meu amigo de sempre Nini Satar forcas forcas e forcas quiseram te tramar porque desde cedo foste o garroto de ouro levavas a vida de um presidentevna qualidade de um jovem empreendedor isto tirava a paz do chissa guebas entre outros...
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 23 de Setembro de 2015 às 11:17
Chakil Ismael
Chakil Ismael Muito triste tudo isto que acontece neste Pais . Quase sempre quem paga pelos crimes de alguns dirigentes e' a populacao ! o estado escolhe a vitima e tranca em suas celas ! Espero que o Nyusi seje + justo e ajuste este estado ( frelimo ) descontrolado . Nini muita forca pra qualquer problema que surja depois destas informacoes , porque em tempos de guebuza o estado mocambicano transformou se em estado do guebuza ou algo semelhante . e espero que todas verdades aparecam e que mesmo um pouco tarde os reais culpados deste e outros crimes possam pagar .
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 23 de Setembro de 2015 às 11:59
Vinussi Sumbane
Vinussi Sumbane Momade Assife Abdul Satar e ao anibalzinho o que m dizes?
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
2
 · 23 de Setembro de 2015 às 12:10
Manuel Moises Americo
Manuel Moises Americo Momade Assife Abdul Satar, neste post algo chamou-me atenção: "faleceu". Exactamente ao referir-se da morte de Nhimpine. A minha pergunta: duvidas da morte deste?
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 23 de Setembro de 2015 às 12:32
Benisio Bng
Benisio Bng Obrigado pela resposta nini ! E quanto ao anibalzinho o que argumentar?
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 23 de Setembro de 2015 às 13:14
Momade Assife Abdul Satar
Momade Assife Abdul Satar Benisio Lopezz Lopezz
quanto ao Anibalzinho
não foram fugas

foram saidas
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
6
 · 23 de Setembro de 2015 às 14:31
Crimildo Miguel Luisa Mandlate
Crimildo Miguel Luisa Mandlate Entao tais saidas influenciaram na sentenca ou nao?
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 23 de Setembro de 2015 às 14:37
Benisio Bng
Benisio Bng Ja imaginava
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 23 de Setembro de 2015 às 14:42
Benisio Bng
Benisio Bng E o Paulo Estevao que Deus o tenha por que foi acusado? Se na verdade ele era inocente.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 23 de Setembro de 2015 às 14:56
Momade Assife Abdul Satar
Momade Assife Abdul Satar Benisio Lopezz Lopezz
ainda vamos falar sobre este processo
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
2
 · 23 de Setembro de 2015 às 14:57
Benisio Bng
Benisio Bng Obrigado aguardo
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 23 de Setembro de 2015 às 14:59
Benisio Bng
Benisio Bng Tem muita coisa que preciso saber tou aguardando o caso do Paulo Estevao!
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 23 de Setembro de 2015 às 15:02
Juma Dos Santos
Juma Dos Santos Eh verdade que ainda temos muito por saber sobre os verdadeiros actores e mandantes do assassinato barbaro do saudoso jornalista carlos cardoso.
Meu caro amigo Momade Assife Abdul Satar continue nos trazendo esse prato que se chama a verdade dos factos pois desta forma saberemos como instruir a geracao vindoira
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 23 de Setembro de 2015 às 15:21
Mahomed Lopes Momas
Mahomed Lopes Momas Nice.chute mais.farto destes corruptos
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 23 de Setembro de 2015 às 16:37
Lelo Carlos
Lelo Carlos Ol Momade Assife Abdul Satar.quanto as saidas do anibalzinho qual era o objectivo do governo ao permitir as saidas
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 24 de Setembro de 2015 às 21:13
Velario Salomao Cossa
Velario Salomao Cossa Nini sera k nyimpine morreu mexmo???
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 26 de Setembro de 2015 às 10:37
Carla Chirindzane
Carla Chirindzane Estou de queixo caido
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 26 de Setembro de 2015 às 23:50
Niga James
Niga James Nını algo que eu acabo nao ıntendendo, recorda no segundo dıa logo que saıas da cadeıa a ımprença apareceu na sua casa e te questıonaram o que tınhas a dızer sobre o juız que te condenou e voce dısse que ele nao tinha nenhuma culpa apenas fez o trabalho dele ate que querıas convıdar para um almoço!?
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 28 de Setembro de 2015 às 15:10
Momade Assife Abdul Satar
Momade Assife Abdul Satar niga james
1-não foi no dia seguinte foi no mesmo dia.
2-disse nao guardo magoa

apenas tou a trazer as verdades pra voces saberem
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
7
 · 29 de Setembro de 2015 às 4:04
Moises Costa
Moises Costa Momade Assife Abdul Satar tambem aguardo um poster teu acerca das fugas do anibalzinho
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
2
 · 29 de Setembro de 2015 às 6:24
Dionisía Seven
Dionisía Seven Momade Assife Abdul Satar ja pensou em publicar a sua historia de vida? Por um livro ou um filme? Eu adoraria conhece-lo por fases: desde a infancia, adolescencia, juventude, idade adulta pois é muito curiosa a sua vivencia, tem historias pesadas, desde mortes, corrupção, prisão e dinheiro, muito dinheiro. Pense nisso seria um legado deixado de si, para nós.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
5
 · 29 de Setembro de 2015 às 10:46 · Editado
Cynthia Cruz
Cynthia Cruz Boa tarde Sr. Nini Satar, fico grata pela explicação sobre um caso que interessa ao Pais inteiro, ficamos a saber sobre algumas verdades escondidas debaixo do tapete, como alguns dirigentes fazem e desfazem do Pais (algo que todos sabemos mas nao temos coragem de falar e nem provas para sustentar as nossas suspeitas). Enfim, não sou ninguém, nem sei da missa a metade. So por curiosidade, neste texto fala sobre o Nympine Chissano certo? Apresenta provas que sustentam as suas acusações (muito certo, falar com conhecimento de causa) ou seja os cheques que serviram para pagar os meliantes; só não entendi uma coisa, porque tinha que ser o Senhor a paga-los? Qual era o seu envolvimento a ponto do Nympine destina-lo a essa função? Não sei, talvez seja muito ingênua e não entenda de muita coisa, mas se e um empresario logo não era empregado do Nympine, não o fez porque fazia parte das funções como funcionário (cumprir ordens). Porque ele escolheu logo a si para efectuar esses pagamentos? Se alguém aparecesse e pedisse para fazer um pagamento com valores avultados como estes em questão, no mínimo eu perguntaria-o porque Eu?
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 29 de Setembro de 2015 às 16:34 · Editado
Cynthia Cruz
Cynthia Cruz P.S: Não quero tirar credibilidade dos factos, só li e interessei-me sobre o assunto. Como o senhor já disse e disse muito bem, já pagou pelos seus crimes, e por alguns que não cometeu tbm.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 29 de Setembro de 2015 às 16:26
Momade Assife Abdul Satar
Momade Assife Abdul Satar Cynthia Cruz
nos anos que ocorreu este assunto eu exercia negocios de cambios
tinha 3 casas de cambios

eu e Nympine tinhamos uma relação comercial
era normal ele solicitar pagamentos e no final do mes eu mandava a conta
em moeda convertida 
isto quer dizer se eu adianta se moeda nacional (meticais) ele pagava em em Dolar ou outra moeda. e assim eu tinha algum lucro
em em 2000 a situação da empresa dele era Debil
era muito normal ele fazer muitos pedidos de adiantamento e posterior pagava
nunca pensei que dinheiro que tava pagar era de algum crime
nunca suspeitei
algo de errado 

uma vez que ele na altura era filho do Presidente
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
2
 · 29 de Setembro de 2015 às 16:37 · Editado
Cynthia Cruz
Cynthia Cruz Ham ok, percebi. Logo a tentar ajudar se ferrou certo? Sei como e isso.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 29 de Setembro de 2015 às 16:40
Cynthia Cruz
Cynthia Cruz Não me entenda mal, gosto de ler esse tipo de historia de vida porque ajuda-nos a evitar muita coisa no nosso presente e futuro e ajuda-nos a prevenir que o mesmo aconteça conosco. Obrigado pela explicação.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 29 de Setembro de 2015 às 16:45
Momade Assife Abdul Satar
Momade Assife Abdul Satar Cynthia Cruz
são coisas de Moçambique 
pra semana vou provar com documentos que aquele processo era uma farsa 

so pra condenar inocentes
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
2
 · 29 de Setembro de 2015 às 16:46 · Editado
Nock Noquia José
Nock Noquia José Abre o povo . obrigado
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 30 de Setembro de 2015 às 20:39
Jimmy Zeneco
Jimmy Zeneco Sinto muito pela injustiça q passaram... e pelo sofrimento tdo,,, conheço B.O,,, doi muito... mais Deus Jeová é justo trará verdadeira justiça pa os coruptos
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 1 de Outubro de 2015 às 1:25
Fideliz Mutiquita Mutiquita
Fideliz Mutiquita Mutiquita Deus so reconhece seus fieis e justos. K Deus cuid da sua consciencia, familia e k sejas feliz (obrigado pela verdade)... Penso k t aliviaste por abrir te a nx k sabemos ukie Moz
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 1 de Outubro de 2015 às 7:23
Nino Mesquita
Nino Mesquita 👌👌👌👌👌
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 1 de Outubro de 2015 às 14:52
Edmilson Americo Uitissone
Edmilson Americo Uitissone Entao foste amigo do filho do chefe de estado?? Te admiro Nini
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 2 de Outubro de 2015 às 14:22
Manú Penga
Manú Penga Momade Assife Abdul Satar depois de ler tudo que escreveste tenho dúvidas sobre a morte do Nyimpini será que tens algo a comentar sobre isso?
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 2 de Outubro de 2015 às 20:22
Judas Alivike Mandava
Judas Alivike Mandava Nini descasca esses bandidos assassinos e ladroes.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 4 de Outubro de 2015 às 8:19
Inacio Ernesto Mazive
Inacio Ernesto Mazive ...Paulino fez exactamente aquilo que lhe pediram:sentou-se em cima do processo autônomo e nunca permitiu que os mandados de captura fossem executados até que depois ouvimos por aí de que Nyimpine Chissano "faleceu".
Nini Satar, gostaria de saber porque é que a palavra faleceu está entre aspas?
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 5 de Outubro de 2015 às 8:05
Kelven De Mendes Mafuca
Kelven De Mendes Mafuca O povo apenas ouve,não temos poder d saber,obrigado irmão por ns informar,continua dando o seu maior pra nos dar d sabr.abraços
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 6 de Outubro de 2015 às 20:15
Feliciano Matsinhe
Feliciano Matsinhe verdade sempre vem de cima
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 10 de Novembro de 2015 às 15:19
Esperanca Mitano Mitano
Esperanca Mitano Mitano Sao duras verdades para o povo moçambicano.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 10 de Novembro de 2015 às 16:32
Fausia Ana Albazino Casaco
Fausia Ana Albazino Casaco Estou chocada com tudo isso
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 13 de Novembro de 2015 às 19:34
Malcom X Marshall Machanguana Jr.
Malcom X Marshall Machanguana Jr. Continue a informar o povo sobre essa corja bandida k nos Governa.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 24 de Novembro de 2015 às 14:55
Melo Antonio Odanene
Melo Antonio Odanene Afinal a justiça moçambicana é feita na base de recadinhos!
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 2 de Fevereiro de 2016 às 16:03
Miguel Bugsbunny TrapSoul
Miguel Bugsbunny TrapSoul Damn , Quanta injustiça !!!
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 7/4 às 13:37

Sem comentários: