quarta-feira, 10 de maio de 2017

Processo Carlos Cardoso: uma verdadeira anedota

Momade Assife Abdul Satar, 5 yeni fotoğraf ekledi.
· 19 Şubat ·

Antes de ir ao cerne da questão, quero satisfazer algumas inquietações que alguns amigos e fãs daqui do Facebook me têm colocado. A pergunta recorrente que me têm feito é porquê escolheram a mim para condenar no processo Carlos Cardoso? Outros vão mais longe dizendo que se escolheram a mim é porque não há fumo sem fogo.
Pois bem, ai vai a minha resposta à estas inquietações. Eu, Nini Satar, nunca neguei para ninguém que em 1996 estive envolvido no processo BCM. Acontece, porém, que o processo BCM era muito complexo e porque ainda gozava de liberdade, logicamente tinha inimigos e foram estes invejosos que me arrastaram à lama sem que me desse conta.
A fraude ao BCM foi em 1996. Quatro anos depois morreu o jornalista Carlos Cardoso. Uma coisa não tem nada a ver com a outra. Até que tudo o que havia que se escrever sobre a fraude ao BCM já havia sido escrito em 1996. Em 1997, o processo BCM já havia sido entregue ao tribunal.
Tentaram inventar um motivo qualquer para nos envolver no assassinato do jornalista e, de certa forma, para não prender o verdadeiro mandante que era Nyimpine Chissano, filho do então Presidente da República, Joaquim Chissano. Nessa altura, Chissano ainda era Presidente da República, daí vocês podem tirar as vossas ilações.
Eu fui usado como Bode Expiatório e fui crucificado por um crime que não cometi. Sempre neguei o meu envolvimento no assassinato do jornalista Carlos Cardoso e continuarei a negar até ao último dia da minha vida. Ademais, havendo juízo final, tenho certeza que deste crime serei absolvido. Nunca fui um assassino. Respeito a vida de um ser humano e critico veementemente quem tira a vida ao seu semelhante. Para mim nada justifica tamanha brutalidade.
Anedota do processo Carlos Cardoso
Eu, Nini Satar, fui detido no dia 13 de Março de 2001 pela Polícia. No processo, ao que constatei, não havia nada que justificasse a minha detenção, ou seja, ninguém dos que haviam sido detidos em conexão com o assassinato de Carlos Cardoso havia citado o meu nome.
António Jorge Frangoulis, na altura director da PIC da cidade de Maputo, ouviu algumas fofocas numa casa de pastos e fez disso uma verdade ao ponto de me mandar prender.
Na altura, o processo devia ficar 34 dias nas mãos de Frangoulis, tempo considerado de prisão preventiva. Acontece, porém, que Joaquim Madeira, na altura Procurador-Geral da República, recebe pressão da nomenklatura política para que nomeasse um Procurador para cuidar do processo o mais urgente possível, porque o mesmo processo não podia permanecer nas mãos de Frangoulis.
O Código do Processo Penal reza que o processo pode ficar na PIC por 34 dias e podem chegar a 90 dias caso haja diligências. Isto não aconteceu. Como sempre digo, o processo Carlos Cardoso era especial , esquisito e oco.
Nomeada a Procuradora Ana Maria Gemo, esta foi buscar o processo às mãos de Frangoulis muito antes de completar os tais 34 dias. Deduziu uma acusação provisória. A foto dois prova claramente que a acusação provisória foi assinada no dia 6/4/2001. Isto significa que em 23 dias o processo já havia sido acusado e levava a assinatura de A. Gemo, o que significa Ana Maria Gemo.
Ana Maria Gemo, depois de ter exarado a acusação provisória, guardou o processo na sua gaveta por um mês. No dia 9 de Abril de 2001, o processo foi distribuído à 10ª Secção do Tribunal Judicial da Cidade de Maputo, na altura o juiz era Nhatumbo.
O juiz Nhatumbo, depois de ter lido o conteúdo do processo, comentou com alguns magistrados e advogados que a acusação era uma anedota e que no final da instrução contraditória iria soltar a mim, Nini Satar, o meu irmão Ayob e Vicente Ramaya, pois não havia nada que nos implicasse no assassinato de Carlos Cardoso.
O pronunciamento do juiz Nhatumbo, todavia, não agradou à nomenklatura política e aos juízes-conselheiros do Tribunal Supremo. Recordo-me que na altura havia até muita pressão da sociedade civil porque queria ver o processo encerrado.
Os magistrados do Supremo arranjaram formas de afastar o juiz Nhatumbo do processo e da 10ª Secção e colocaram lá o seu Marionete, chamado Augusto Raul Paulino, para que fizesse tudo ao bel-prazer daqueles.
O juiz Nhatumbo foi afastado depois de ter aberto a instrução contraditória. O normal, seria que fosse ele a concluir a instrução contraditória.
Chamo a acusação provisória de palhaçada porque tenho como me justificar. O Ministério Público diz o seguinte:
Parágrafo 11, conforme a foto três: “O arguido Aníbal, Manuel e o seu comparsa Carlitos, faziam-se transportar numa viatura de marca Citi-Golf, cor vermelha e com matrícula MLV 16-70, e Momade Satar numa viatura de cor branca cujos demais dados não foram identificados.”
Parágrafo 12: “Ai, Momade Satar abandonou a sua viatura e dirigiu-se ao Citi-Golf onde pela janela do lado esquerdo da frente, introduziu uma mochila contendo uma arma AKM.”
No parágrafo 15: “Próximo a um quiosque, na Avenida Mártires da Machava, a viatura conduzida por Momade Satar ultrapassou a do jornalista e bloqueou a passagem.”
Parágrafo 16: “Logo depois, o arguido Aníbal encostou a viatura Citi-Golf junto da viatura do jornalista (…) e começou a haver disparos.”
No parágrafo 35: “A arma utilizada pertencia a Aníbal.”
Meus caros, não é preciso ser inteligente para perceber que isto é uma verdadeira anedota, palhaçada. Não acredito que haja alguém em Moçambique capaz de acreditar nisto, tirando a Procuradora Ana Maria Gemo, o juiz Augusto Paulino, e outros alinhados ao sistema.
Quem na sua lucidez poderia acreditar que eu, Nini Satar, na altura um empresário próspero, proprietário de várias casas de câmbio, conhecido na praça pública, poderia levar uma arma AKM ao local do crime?
Alguém que goza da sua sanidade mental pode mesmo acreditar que eu, Nini Satar, poderia bloquear a viatura de Carlos Cardoso?
Há tanta burrice nesta acusação que a sua autora, já no parágrafo 35, contradiz-se. Diz que a arma do crime pertencia a Aníbal. Então, sendo assim, porquê estaria comigo? Quer dizer que o Aníbal deu-me a arma para eu ir lhe entregar justamente no dia do cometimento do crime? Ele não tinha a tarefa mais facilitada se tivesse ficado com a sua própria arma? Que burrice!!!!
Não sei se a dra. Ana Maria Gemo ao elaborar esta acusação, por cima do joelho, não pensava que algum dia iria ser lida e criticada. Passam hoje 15 anos e eu, Nini Satar, o sacrificado, estou aqui e vivinho da Silva a envergonhar todos os que estiveram envolvidos na cabala que resultou na minha condenação.
Recordo-me que quando recebi a tal acusação provisória, pus-me a rir. Até dirigi uma carta ao então Procurador-Geral da República, Joaquim Madeira, carta essa que brevemente vou postar aqui no Facebook.
Nessa carta, eu lhe dizia para deixar de confiar processos mediáticos a Procuradores recém-saídos das universidades, sob o risco de cometerem asneiras como as que foram cometidas por Ana Maria Gemo. Sinceramente não sei onde é que ela foi buscar essa palhaçada de que eu, Nini Satar, fui entregar a arma AKM no local do crime e ainda bloqueei a viatura de Carlos Cardoso.
A verdade é que depois de lograr a minha condenação, Ana Maria Gemo ficou pouco tempo na Procuradoria, pois pouco tempo depois foi nomeado para o cargo de Procurador-Geral da República o Augusto Raul Paulino. Aliás, isto foi mais um prémio por ter conseguido satisfazer a nomenklatura política. No entanto, Paulino olhou para Ana Maria Gemo e disse para consigo: “Esta é uma das nossas. Pertence ao nosso grupo.” Seguidamente, ofereceu a Ana Maria Gemo um cargo. Hoje ela é chefe do Gabinete Central do Combate à Corrupção.
Contudo, desde que foi nomeada para aquele cargo, nunca ouvi que prendeu alguém. Sinceramente, em 15 anos nunca ouvi que o Gabinete Central do Combate à Corrupção prendeu os verdadeiros corruptos e andam ai aos magotes.
Tentou fazer alguma coisa no caso Manhenge mais o desfecho foi infeliz porque houve uma mão política. Também há o caso Aeroportos em que o juiz Dimas Marrôa condenou os envolvidos a penas pesadas e pagou por isso: teve de ser pontapeado para Nampula.
Agora pergunto: a quem Ana Maria Gemo acusou desde que está no comando do GCCC? Ninguém, ninguém, ninguém. Está ai o caso concreto da Ematum que está a mexer com o País mas os implicados continuam impunes. Acredito que neste caso se estivesse envolvido alguém da família Satar, nem que seja um mero empregado da empresa Ematum, a estas alturas já estaria preso.
Enfim, o processo Carlos Cardoso foi uma fantochada com o intuito de safar Nyimpine Chissano e prejudicar pessoas inocentes. Gostava, contudo, que Ana Maria Gemo me explicasse onde é que ela foi buscar aquelas parvoíces que escreveu na acusação provisória.
N.B.
os anexos são provas documentais que havia interesses em arranjar maneiras maleficas pra manter me preso injustamente.

Nini Satar
Oscar Gujamo, Faquir Bay, Valdemar Usta ve 334 diğer kişi bunu beğendi.
Yorumlar
Aicha Dadá
Aicha Dadá Lembro-me q foi a quase 15 anos q o país parava para assistir a um teatro em directo, e passados esses 15 anos nunca mais se viu teatro semelhante nas telas. Caso para nunca ter deixado duvidas, claro q só quem quiz acreditou, mas como isto é o famoso país do pandza, onde quem dita a lei ñ é o livro, mas sim as notas, olha ficamos assim. Existem muitos casos q ñ tem explicação. Como exemplo, o ultimo do dr. Dinis Silica, q foi ou sera arquivado por insuficiencia sei la de quê... Mas afinal ñ foi crivado de balas em plena luz do dia, numa movimentada rua da cidade??? Onde esta a insuficiencia??? Haa ok, ja calou-se um q no meu ver, quem ditava as leis para ele era o livro e ñ as grandes notas. Entre outros casos q vão conhecer o famoso arquivo... Entre muitos outros casos,estão os desconhecidos, de mulheres abusadas, homens assassinados por mulheres, mães humilhadas em pleno tribunal, crianças q veem seus direitos irem por agua abaixo.... A lei neste país só é lei para quem tiver notas, quem ñ tiver jamais aproxime-se de um tribunal. 😡😡😡😡
Kaldır
Granda Zequemane
Granda Zequemane E verdade quem nao tem Dinheiro melhor nao a proximar si ao tribunal.....
Kaldır
Sheinhani Waka Wetela
Sheinhani Waka Wetela Pense no desfecho que se deu ao caso do Juiz Dinis Silica...infelizmente ha muita facilidade para fazer certas coisas e dificuldades para fazer outras...Tantas mortes( prof. Sistac, P. Machava, R. Vilanculos, D. Silica, G.Pondeca, entre outros) sem rosto e sem explicacao...ate me lembro dos Gambino, dos Cosa Nostra...enfim.
Kaldır
Ernestino Candido Albino
Ernestino Candido Albino outro assunto tenho as minhas duvidas da morte de nhympine ate hj. quem e o chefe dos raptos em mocambique nao sera o propio nhympine?TPC
Kaldır
Ernestino Candido Albino
Ernestino Candido Albino Mano NiNI mas uma vez lhe digo se nhympine realmente morreu a justica de Deus veio, paresseu tarde mas chegou.
Kaldır
Lloyd Da Ancha Inacio
Lloyd Da Ancha Inacio Me lembro como se fosse ontem quando paravamos para assistir o julgamento todos os dias minha tia quanto te via a entra cabis baixo deitava lagrimas e nos perguntavamos o porque das lagrimas e ela respondia estes miudos estao a ser usados porque tem dinheiro e a quem nao ta satisfeito com a posiçao deles.
Kaldır
Massaua Sagual
Massaua Sagual Se defenderam o nyimpine por ser filho de presidente a sua morte em seguida é uma farça e essa da valentina pior em todo caso eu mesmo criança na altura ja sabia que eras inocente engaiolaste por brincar com filho do boss e um filho ganacioso era necessario dizer algo mas saiba que a verdade o povo ja sabia mas sabes que o povo moçambicano nao tem puder de nada saudaçoes caro nini
Kaldır
Victor Zandamela
Victor Zandamela
Kaldır
Xavier Antonio
Xavier Antonio Se a orquestraram a morte deles é um desperdício, porque a morte não se esconde, lá onde foram se esconder há -de chegar. Os que mandaram esconder também vai chegar a vez deles. Essa matéria não depende do homem.
Kaldır
Massaua Sagual
Massaua Sagual Nós povo moçambicano de hoje nao somos o de ontem ja deviam preceber o tempo passa e as coisas mudam a mudança nao esta na manifestaçao eleiçoes estao proximas veram que vencerá quem sempre o povo escolheu mas dessa ves nós vamos controlar nós povos vamos lutar pela nossa liberdade e eles nao pensem que nos enganam ou nos enganaram confiança é uma e engano é outra coisa a confiança se foi o casamento acabou.
Kaldır
Issirafilio Delawala's Khallh
Issirafilio Delawala's Khallh o mundo transformou inferno.aliasse ante da gente estar ao mundo o mundo ja era inferno
Kaldır
Agnessi Nicaca
Agnessi Nicaca Valentina perdeu a vida sim, o nhimpine não sei. Fui no inteiro e vi o caixão
Kaldır
Massaua Sagual
Massaua Sagual Viu o caixao falou bem!
Kaldır
Nairah FMatine Matine
Nairah FMatine Matine Agnessi Nicaca viu o corpo ou o caixão
Kaldır
Philipe Machonga
Philipe Machonga Eu agradeço bastante Mr mini satar ,EU na altura 2001 tinha 16 anos mas acompanhei o julgamento todo e pude discobrir k voçe é inocente é verdade que era simplismente empresário e mais odeiado com o grupo dos barrugudos frelimistas ,há ainda muita gente neste país k elogiam o chissano kkkkkkkkk o chissano é o assassino boss dos assassonos frelimistas os restantes saõ subordinados pelo chissano ,o chissano com o grupo deles foram eles k acabaram com bcm banco comercial de moçambique é verdade que voçe esteve envolvido no caso bcm mas os arctectos é o grupo chissano ,cándida cossa ,nyimpini chissano entre outros ,moreu o samora machel ,Marco sebastiaõ mabote ,e outros o chissano é o verdadeiro assasassino com o seu grupo dos mesmos mas até agora noá culpado ,quem naõ sabe que a frelimo é um grupo de bandidos legais já mais conhecerá a frelimo ,eu me interrogo bastante quando alguem pobre coitado Como EU se faz de ser membro ou simpatizante dos tubarões infacxistas da frelimo ,por último vou me radicar na RSA porque uque acontençe no país de pandza é uma vergonha e lá so dá viver os k Nada percebem da justiça ,democrácia ,liberdade de expreçaõ ,multipartidarismo ,unidade nacional ,direitos humanos etc EU k percebo muito bém de tudo isso naõ posso permaneçer na república da frelimo .obrigado meu irmaõ continua abrindo visaõ aõ povo moçsmbicano atravez da sua página oficial Facebook
Kaldır
Humberto Tembe
Humberto Tembe Muita força Nini, os lúcidos sabem que tudo que dizes é verdade. Sei que comeste a mola do BCM, mas matar acredito que não.Mesmo eu cidadão comum já fui burlado por um Advogado apadrinhado por funcionário de um tribunal (seu estudante), escrivã e até com a benção de um juiz. Abraços
Kaldır
Rjl Lundo
Rjl Lundo Eu acisti bem todas manhãs si não xtou em erro, não intendia muita coisa mas ficaram trez nomes na minha mente nini satar ayoob e Vicente ramaia... Parecia eu qui tava acistir novela
Kaldır
Tivane Pedro Tivane
Tivane Pedro Tivane Esse pais e' uma fabrica de dinheiro para o partido dos camaradas, graças a Deus que nini tem dinheiro e continua normalmente com sua vida, imagine si fosse um pobre depois de tanto tempo na cadeia, sair sem nada dentro e fora.... Força nini deus o provera'.
Kaldır
Kito Macuacua
Kito Macuacua No parágrafo 15: “Próximo a um quiosque, na Avenida Mártires da Machava, a viatura conduzida por Momade Satar ultrapassou a do jornalista e bloqueou a passagem.”

Parágrafo 16: “Logo depois, o arguido Aníbal encostou a viatura Citi-Golf junto da viatur
a do jornalista (…) e começou a haver disparos.”

No parágrafo 35: “A arma utilizada pertencia a Aníbal.”.logo nestee trechos já temos um paradoxo porque se o carro estava sendo conduzido com Momade Satar e logo depois foi encostado com Aníbal é porque algum acoisa não está bem.
Kaldır
Gildo Abrao
Gildo Abrao Aníbal encostou a viatura conduzida por ele, neste caso a City Golf, não se trata da mesma viatura usada pelo Momade satar,
Kaldır
Narciso Faela
Narciso Faela E história dos cheques como foi? Em direito indirectamente meu carro estavas envolvido, porque deu dinheiro ao Nhimpine para pagar os assassinos, e julgo q.no mínimo tinha conhecimento do plano para assassinar o Cardoso,tanto mais q.Cardoso foi morto por insistir q.os q.roubaram dinheiro do BCM deviam ser presos, ai começou a perseguição ao jornalista investigativo, agora a pergunta q.se coloca é, o Nini roubou dinheiro no BCM ou não? Me parece q.em Tribunal disse q.a Aslam foi q.era arquitecto do roubo? Só Aslam?
Kaldır
Naftal Abilio
Naftal Abilio Olha, conheci te na manyanga nos anos 90s, sempre escoltado de amigos de bem, dançarinos e estudantes por admiração a visão que tinhas. Assim não culpe a sociedade, na altura não era nada fácil enxergar a esses ângulos, mas hoje acredite que é um prazer reler as revelações maquiavélicos que tu citadas e isso abriu a vista de tantos...
Kaldır
Djicaze Dzovo
Djicaze Dzovo Inocente ou nao, a verdade é que houve tempos em que quem mexesse com Nini Satar acabava crivado de balas de uma Kalashinikov (AKM). Coincidências?
Kaldır
Massaua Sagual
Massaua Sagual Matar nao acredito mandar matar sim este ponto é fundamental e avia mi fugido obrigado
Kaldır
Maluco Beleza
Maluco Beleza Disse tudo
Kaldır
Wiz Magrelo
Wiz Magrelo Cada Acção cria uma Reação
Estás na fase d reação!
Kaldır
Navalha Agnaldo Navalha
Navalha Agnaldo Navalha triste
Kaldır
Lionete Leona
Lionete Leona Deus è pai.
Kaldır
Ivan Manhamanha
Ivan Manhamanha Apenas dizer porra...
Kaldır
Wilson Rui Hobjana
Wilson Rui Hobjana
Kaldır
Suzana DE Jesus
Suzana DE Jesus Huuummm,nosso Moza.
Kaldır
Edilson Dramane
Edilson Dramane ?
Kaldır
Nelson Rosario
Nelson Rosario Já, nini onde está o dinheiro do BCM? Porque faliram um banco pondo o país numa situação daquelas? Da mesma forma que não gosto de assassinos também não gosto de ladrão.
Kaldır
Ayob Mia
Ayob Mia Eu estava na 8 classe fugia para assistir julgamento do caso carlos cardoso porque acreditava na tua inocência..
Vamos dar as gracas de estares vivo e forte o resto allah tomara conta
Kaldır
José João Muianga Muianga
José João Muianga Muianga Nao entendo nada de direito mas da p ver q a nossa justica vai de mal para o pior. Tenha fé, um dia, os verdadeiros culpados virão a tona. Diz o ditado "aqui se faz, aqui se faz".
Kaldır
Munamalaro
Munamalaro "Aqui se faz, aqui se paga"
Kaldır
José João Muianga Muianga
José João Muianga Muianga Correcto " aqui se faz, aqui se paga". Obgdo pela atencao.
Kaldır
António Gouveia II
António Gouveia II Pelo menos admites o saque no BCM.
Kaldır
Roberto Lamba
Roberto Lamba Já submeste o recurso de revisão da sentença
Kaldır
Da Teca
Da Teca Basta perder eleições , alguem vai ter que mudar de continente
Kaldır
Custódio Joaquim Manjate
Custódio Joaquim Manjate Se eu fosse presidente deste país não permitiria que os meus filhos mergulhassem nos abusos políticos por quê já temos 2 exemplos de filhos deles que humilharam a sociedade e Deus logo tomou decisão, mas também termos 2 exemplos dos filhos dos nossos primeiros presidentes que se calhar nunca tiveram até um segurança, mas acredito eu que estão numa wella como se diz. Filhos de Boss tenham Deus no vosso comando
Kaldır
Joaquim Mavone
Joaquim Mavone Triste,há muita gente nas cadeias inocentemente.mais os grandes Criminosos estão a passear.
Kaldır
James Lugard
James Lugard Moçambique ainda faltam especialistas para lidar com casos de crime, a pic deve ser científica e não depender de fontes orais para averiguar processos. Acho que nem laboratório forense temos no país.
Kaldır
Valdemar Usta
Valdemar Usta A falta de vontade de criar os meios, é propositado, e assim, facilita o bandido, ilustre James Lugard.
Kaldır
Salvador Mandlate
Salvador Mandlate A justica de Deus pode ate tardar mas nao falha. Tenha paciencia!
Kaldır
Joaquim Domingos Massango
Joaquim Domingos Massango Quando começou o julgamento em 2001 eu tinha 11 anos, lembro me de algumas passagem do teatro que o Carlitos rachid afirmou que foi contratado pelo Aníbalzinho amando do nyimpine e este o prometeu dar 100 milhões de metias da antiga família dinheiro que sou apanho 25 milhões dinheiro que estava no plasticos com o nyimpine.
Também lembro me de uma passagem que o juiz gananciso perguntou ao escurinho e Carlitos se conheciam os três mulatos monhes e responderam não é nunca tinha se avistados com eles. Coisas de vergonha mesmo. Força nini chute a bola para frente.
Kaldır
Maluco Beleza
Maluco Beleza Kikikok
Kaldır
Cidalia Naete
Cidalia Naete Deus semPre é justo...cada um fala o que quer
Kaldır
Humberto Tembe
Humberto Tembe Este país está descontrolado. Acho que temos que sofrer mais 500anos, com novo Colono.
Kaldır
Zizou Gostozo DM
Zizou Gostozo DM Augusto Paulino. Que grande coisa, ninguém sabia disso, um merda
Kaldır
Zizou Gostozo DM
Zizou Gostozo DM Está na cara que esse paulino é bandido
Kaldır
Arcénio Macamo
Arcénio Macamo Alguém lembra-se desta canção? "a frelimo é que faz, a frelimo é que fez"! é isso meus caros.
Kaldır
Vasco Pedro Francisco
Vasco Pedro Francisco Nini a boa pessoa e invejada gracas a Deus ja tas livre e vivo.kem faz mal pagara pelo seu mal
Kaldır
Gerson Fe
Gerson Fe Nunca confie em políticos nem polícia analisando Nini era amigo deles e vezes sem conta usou lhes para seus negócios e aquela era vez deles de lhe usarem tudo é negócio. Moçambicanos e Moçambicanas não alimentemos espírito de vingança que a vingança seja directa não sejemos usados vamos pensar em união paz vamos pensar em novas formas de governar se o País porque democracia não está dar certo vamos eliminar o espírito de todos quererem ser presidentes porque isso fumenta a corrupção a pessoa faz de tudo para enriquecer pork sabe que dá aqui a 5 anos pode ser outro isto de lutar entre nós é produto de mão externa África unida é super poderosa nada pode parar nem nos abanar
Kaldır
Dilan Coimbra
Dilan Coimbra podemos falar tanta coisa mas sente igual aquele que um dia passar pela mesma situacao.
Kaldır
Tiago Sith
Tiago Sith Nini desculpa se estou a ser ignorante, o Nyimpine está vivo ou morto?
Kaldır
Sergio Marcelino
Sergio Marcelino Caro Nini, já li várias vezes os seus postes sobre o caso Carlos Cardoso, que eu saiba na altura do seu julgamento sabia pouco de si em criticar ou falar verdades. Se essa pujança em assassinar jornalistas já existia desde o passado, quantos deles teríamos enterrado até então? Uma reflexão apenas
Kaldır
SuSu Suleimane
SuSu Suleimane Salam irmao Nini satar. Tenha muita paciencia um dia Allah ira dismascrar esses bandidos. Saiba k o julgamento existe e o enferno existe tambem, eles no dia d kiama terao k responder por seus atos.
Kaldır
Maluco Beleza
Maluco Beleza Se afirma que Nyimpine era o verdadeiro mandante e porque tem prova disso ????gostaria de saber quais ...
Se diz que podemos tirar conclusão no afastamento de envolvimento de Nyimpine já que na altura o pai era presidente e assim se safou do caso Cardoso,já porque que quando tiramos conclusões no caso zofimo em que a vítima tambem e filha de antigo chefe de estado somos vistos por se como ignorantes ???
Kaldır
Dwayne Carter
Dwayne Carter BOA PERGUNTA PARABENS
Kaldır
Amancio Sergio Senderriane
Amancio Sergio Senderriane Lamento por tudo !!!
Kaldır
Jeanine Isnard
Farid Dada
Farid Dada Hahahaha
Kaldır
Jany Muchila
Jany Muchila Nini podes esplicarnos se é verdade que tua Namorada esta detida?
Kaldır
Elias Langa
Elias Langa A liberdade dos moçambicanos está muito próximo. Deus é pai
Kaldır
Filipe Primeiro
Filipe Primeiro
Kaldır
Muhove Tata
Muhove Tata Não existe verdade neste casos de elite.
Kaldır
Filipe Primeiro
Filipe Primeiro Cuidado com pessoas que sabem escrever....
Kaldır
Raul Ganda
Raul Ganda O sistema judicial esta podre politicamente.
Kaldır
Custódio Joaquim Manjate
Custódio Joaquim Manjate Nini não tens a gravação do julgamento ?
Kaldır
Baptista Sitoe
Baptista Sitoe Todo mundo sab qi voce so estev na cadeia so pra safar alguem
Kaldır
Elton Steez Tamele
Elton Steez Tamele Ser honesto atè este ponto pod se pensar contrario max cm cuidad
Kaldır
Suharto Mangulle
Suharto Mangulle DEUS e justo escreve certo em linhas tortas
Kaldır
Henriques Tivane
Henriques Tivane Hum... País de pandza. Podes nos elucidar sobre o caso do SS.
Kaldır
Galbo Faquira Faquira
Galbo Faquira Faquira O tempo revela tudo pó chá.
Kaldır
Jamal Ibrahim Salim
Jamal Ibrahim Salim O sr processou a procuradoria pela prisão enquanto inocente?
Kaldır
Lourindo Muspanhola
Lourindo Muspanhola Deus é justo, por isso confiemos nele somente...
Kaldır
Joao Alexandre Papucides
Joao Alexandre Papucides A verdade um dia vira a ser conhecida.
Kaldır
Adérito Moisés
Adérito Moisés
Kaldır
Novais Jose Angolano Angolano
Novais Jose Angolano Angolano Vai receber recompensa no ceu,perdo-a. Ilustre.
Kaldır
Inacio Oliveira
Inacio Oliveira Malesse, Moz sempre com surpresas.
Kaldır
Wild Antonio Alfredo
Wild Antonio Alfredo O tempo dira ainda mais da sua inocencencia.
Kaldır
Esmeralda Albertina Cossa
Esmeralda Albertina Cossa Jéssica chega aqui
Kaldır
Jordæň Dæ Silvæ Tamelees
Jordæň Dæ Silvæ Tamelees Paciencia a presao moçanbicana nao tem troucou.
Kaldır
Abdul Francisco Luciano
Abdul Francisco Luciano Irmão paciencia
Kaldır
Piinyin Yaodài Yaodài
Piinyin Yaodài Yaodài o juiz comeu mosca fresca nesse teatro....
Kaldır
Samito Bachir
Samito Bachir Simples...
Processa o estado
Kaldır
Adelia Sumbane
Adelia Sumbane Delson João mahanuque
Kaldır
Andre Ganhapoco Maramba
Andre Ganhapoco Maramba
Kaldır
Santos Firme
Santos Firme
Santos Firme
Santos Firme
Júnior Santos Júnior
Júnior Santos Júnior Põe tdo nas mãos de Deus ele é pai e responde na hora exata...
Kaldır
Samuel Samito
Samuel Samito Kkkkkkkkkkkk Xte teatro deu de falar na altura,
Kaldır
Lourenço Alberto Chirongo
Lourenço Alberto Chirongo Grande homem

Sem comentários: