sexta-feira, 26 de maio de 2017

André Timana era INOCENTE







A HISTÓRIA DE UM INOCENTE QUE FICOU
13 ANOS NA CADEIA QUE FOI CONDENADO
POR JUIZ PAULINO.




E AINDA A
PGR DIZ QUE NINI SATAR TEM DE CALAR!



Tenho, sistematicamente, recebido telefonemas da Procuradoria-Geral da República (PGR)-tenho amigos lá- e de outras pessoas que me são próximas a reclamarem sobre assuntos do mesmo teor: os meus posts sobre justiça putrefacta tiram sono à Procuradoria. Ou seja, em cada ocasião que posto uma matéria similar, na PGR não se trabalha. Há convulsão. O nome de Nini é pronunciado em todos os gabinetes e corredores, até na copa!

Como posso me calar? Eu fui preso e condenado injustamente. Meus senhores: fiquei 13 anos e meio preso porque alguém assim o quis. Todos os que acompanharam aquele julgamento, via rádio, televisão ou jornais, puderam perceber que se tratava de um teatro gratuito. Era para entreter o povo moçambicano porque a decisão já havia sido tomada muito antes da realização do julgamento: condenar inocentes e acobertar os verdadeiros culpados. A política venceu naquele julgamento para safar os seus.

Trago-vos mais uma prova de que a nossa justiça é putrefacta

No dia 25 de Abril de 2001, foi detido André Ernesto Timana, conforme o mandado de captura aqui anexado. Era acusado de estar envolvido no então badalado “caso Plasmex”, fábrica desmantelada em 2000 pela Polícia por alegadamente estar a fabricar Mandrax. Em 2003, Timana foi julgado e condenado a 22 anos de prisão maior, pela 10ª Secção do Tribunal Judicial da Cidade de Maputo, num julgamento dirigido por Augusto Raul Paulino.

André Timana (após ser desgraçado completamente pelo Juiz Paulino) fez um recurso ao Tribunal Supremo, por não concordar com a sentença. O recurso ficou engavetado durante nove anos. Luís Mondlane, Norberto Carrilho e João Trindade eram juízes-conselheiros do Tribunal Supremo. Pegaram o processo e viram que Paulino estava completamente errado em condenar Timana. Mas porque estavam mancomunados e porque tudo não passava de um jogo político não fizeram nada. Só quando se criou o Tribunal Superior de Recurso é que os três juízes desembargadores deram atenção ao recurso de Timana.

Os três juízes desembargadores decidiram por unanimidade que André Timana era INOCENTE. Podem ler o anexo 2 sobre o acórdão do Tribunal Superior de Recurso, assinado pelo juiz relator Dr. Manuel Guidione Bucuane.

O acórdão diz: " Por haver sido, por acórdão de 27 de Março de 2014, ordenada a soltura imediata por insuficiência de provas, nos autos de .....O resto podem ler no anexo aqui postado.

O certo é que André Timana ficou 12 anos, 11 meses e dois dias preso na BO injustamente por decisão do juiz Augusto Paulino.

Meus amigos, fãs e cerca de 116 mil seguidores: sabem o que é ficar quase 13 anos preso por decisão de um juiz e volvido esse tempo aparecer um outro juiz e dizer que a sua condenação foi injusta, por isso, pode ir para casa?

Alguém imagina o que Timana terá sentido no dia que recebeu a soltura? Julgo que não. Só eu sei porque estive com ele nesse dia. Vi o homem banhado em lágrimas. Não parava de chorar e gritava em plenos pulmões: “Eu disse que era inocente. Só Deus fará justiça ao Paulino. Este homem desgraçou-me a vida”. Evidentemente, a soltura tinha um sabor agridoce.

A comunidade prisional naquele dia, não se cansava de bater palmas ao ver Timana sair de cabeça erguida depois de quase 13 anos de injustiças. Palmas porque comprovava-se o que Timana sempre disse: era inocente. Mas não foram palmas de alegria, no semblante de alguns prisioneiros até se podia adivinhar a inquietação: o que há-de ser daquele homem fora da cadeia depois dos 13 anos?

Que dizer do Timana que ficou quase 13 anos longe da sua família por conta de uma decisão injusta?

Que dizer da esposa de Timana, filhos, sobrinhos, netos, pais, amigos e demais familiares que não tiveram a sua companhia por quase 13 anos, quando aquele não era culpado pelo que o imputavam?

Alguém acredita que os perdidos 13 anos da vida de alguém são recuperáveis? Que emprego há-de ter essa pessoa? Se é que tinha filhos menores, que dor carrega por os não ter visto crescer?

Que estragos causaram os 13 anos de uma cadeia injusta na vida daquele homem? Será que André Timana é a mesma pessoa que foi detida em 2001? Meus senhores: alguém já fez as contas disso?

E pergunto: será que Augusto Raul Paulino dorme o sono dos justos? Consegue colocar a cabeça no travesseiro e dormir em paz? Caminha nas ruas de cabeça erguida? Qual é a sensação de ter destruído a vida de um semelhante por causa de mordomias?

São estas e outras inquietações que deviam preencher o quotidiano da PGR e não se preocupar com Nini Satar. Aliás, o que o Nini tem feito é dizer a eles que cometem erros de difícil reparo. Fossem pessoas de boa-fé, deviam agradecer a Nini Satar por este trabalho.

Este post, meus amigos, escrevi-o em lágrimas. Revi na história de André Timana a minha própria dolorosa condenação. A única diferença é que nem o Supremo a mim me absolveu e todos sabem porquê. O meu julgamento teve cunho político. Havia que condenar, em todas as instâncias, o Nini Satar. E é este Nini, só porque algumas pessoas têm regalias, que o pedem para calar. Imaginam o meu sofrimento?

O acórdão do Tribunal Superior do Recurso é uma prova inequívoca de que Paulino cometeu uma grosseira ilegalidade. Não é Nini Satar que está a dizer: é o documento. Leiam-no. E reflictam!


Nini Satar




Mostrar mais reações


211 comentários
Comentários

Escreve um comentário...


Navalha Agnaldo Navalha Momade Assife Abdul Satar responda apenas as perguntas k te faco
Mostrar mais reações
· Responder · 



Que perguntas?
Mostrar mais reações
· Responder · 


Navalha Agnaldo Navalha Lembrei meu irmao que o Juis Paulino no Julgamento Carlos Cardoso as pessoas nao podiam argumentar tentar provar deviam responder apenas oque ele perguntava e assim limitava os reus nas respostas a dar. Ficou a celebre frase dele responda apenas a questao que lhe coloco
Mostrar mais reações
· Responder · 


Ainda Bem que lembras...
Mostrar mais reações
· Responder · 


Zito Joao Gusmao Oi grande Nini ajuda o povo asair desta vida agente não aguenta mas apoia um partido da oposição para poder vencer as eleições.
Mostrar mais reações
· Responder · 


Navalha Agnaldo Navalha Gostei do Juis Paulino nos dois primeiros dias me parecia um homem com aquelas coisas ali no lugar mas no terceiro dia meu Deus foi um desastre autentico
Mostrar mais reações
· Responder · 


Camal Ernesto Chuquela Nini satar Porque não cria um partido e vê a Moçambique lutar pela justiça e ajudar esse teu sofrido povo. 
com a tua popularidade e as injustiças que ti fora cometido, Não duvido muito que serias um libertador desta patria, "em vez de nos abrir os olhos vê lutar pela justiça o povo precisa de um lider destemido que nem o senhor"
Porque "a justiça não si pedi mais sim luta si por ela".
Tu eis um exemplo por seguir muitos foram injustiçados e quando saíram da cadeia nao fugiram si esconder como corvardes 
Ex: Nelson Mandela,Dilma Rousseff, etc
Mal que provaram o sabor da injustiça lutaram pra mudar o senario 
Obrigado.
Mostrar mais reações
· Responder · 


Camal Ernesto Chuquela A juventude vai ti apoiar nessa jornada, só nos os juvens sabemos oqui é ser injustiçados 
Sofremos isso dia pós dia e gostaríamos de ter um homem com sede de justiça a nos liderar.
Porque um "exército de ovelhas comandado por Leão é mais forte que um exército de leões comandado por uma ovelha"! 
Vê mudar este país nini satar o injusticados e os oprimidos precisa de ti.
Mostrar mais reações
· Responder · 


Beto Chinhama nem pense em vir para Moçambique tão já irmão, com vida não sais logo no primeiro dia lhe garanto
Mostrar mais reações
· Responder · 


Nunes Cristóvão Só podia acontecer no País de Pandza.
Mostrar mais reações

De Carmo Camal Ernesto Chuquela Essa juventude Moz não se pode confiar nela. São muitos a reclamarem mas quando é para votar já sabes o que fazem.....
Mostrar mais reações
· Responder · 


Orlando De Jesus Não vem criar nada nini fica aí onde estas, que estas muito bem.
Mostrar mais reações
· Responder · 


Cornelio Raul Os moçambicanos sabem que há falhas graves no nosso país, o que podem não saber é como resolver. Eu acho que nós precisamos mais de soluções para ultrapassar os problemas mais graves que bloqueiam o desenvolvimento do país.
Mostrar mais reações

Milton Andela Oi mano força eu estou do seu lado, ja estamos cansados de ser manipulados por esse governo
Mostrar mais reações

Mostrar mais reações
· Responder · 


Mostrar mais reações

Huntelais Adelino Vinho Agradecia que o ilustre Nini Satar centra-se as suas explicações no para o seu caso de condenação. Provando nos com argumentos emaculados da dita podridão do Juiz Paulino. Eu pessoalmente na altura do julgamento era muito pequeno ( o meu nivel cognitivo não me permitia endagar mais...).
Mostrar mais reações
· Responder · 



Mostrar mais reações

Zaynaldo Carmélio Jnr Na altura do julgamento cardoso eu era muito novo mas quando quiz perceber a situacao me imformei mais e foi ai q percebi q na verdade moçambique esta nas maos de crapulas como paulino. Por isso so tenho a lementar e sem ter nada a fazer para apoiar todos os q forao condenados injustamente por esse crapula q desgracou vidas de pais de familias. Por troca de mordomias mas tenha forca ilustre Momade Assife Abdul Satar. Q a justica divina les espera, aqui s faz aqui se paga
Mostrar mais reações

Netinho Panguene Triste isso, condenar alguem sem justa causa e limitar-a de se defender, Mas Deus é justo Momade Assife Abdul Satar. Força
Mostrar mais reações

Nasser Faquira Sabe bem bem ficar preso 13 anos e dpois dizerem sai você não é culpado parece nada para quem vê. Mas para quem sentiu na pele não sei se a sua vida viria a ter mas sentido... é muito triste e faz chorar a tda pessoa q tem sentimento
Mostrar mais reações
· Responder · 

1 · 17 h

Benedito Azarias Cangela Cangela Mesmo a verdade veio pecou por ser tarde 13 anos é terminar com uma familia inocente
Mostrar mais reações

Paulo Zandamela Que história meu Deus. Quanta maldade. Só de pensar que ainda existem irmãos nosso que estão a passar por mesma situação neste momento. Cadeias cheias com inocentes, filhos desta pátria amada. Que haja justiça neste País.
Mostrar mais reações
· Responder · 1 h


Escreve uma resposta...


Unay Cambuma Durante muitos anos muita gente foi lavada cerebralmente pela imprensa lambe bota que o Nini, Ayob e o Ramaya eram os piores criminosos de Moçambique e até hoje existem pessoas que assim pensam. O Chissano e sua familia são grandes bandidos e FdP. Naquele julgamento fantoche todos viram que o Juiz Paulino estava a proteger a familia presidencial e os administradores do banco um deles e o irmão do Comiche, um tal de Teotônio Comiche. O Ramaya abriu o jogo em pleno julgamento nas alegações finais. O Manuel Escurinho e o seu comparsa, que foram as pessoas que dispararam contra o Carlos Cardoso apontaram em pleno tribunal o Nyimpine e não o grupo Nini como sendo os mandantes mas escandalosa e espectacularmente o crapula e sem caracter Juizo Paulino manobrou e imputou tudo aos "muenhes". Aliás, o Ayob acabou saindo em liberdade alguns anos depois. O Nini hoje e um herói do povo, digamos que é o Robin Hood de Mocambique. Foi o primeiro e único cidadão de um pais da África Austral que ofereceu de uma só vez 150 carrinhas de rodas aos deficientes moçambicanos. O que e que aquele imbecil e corrupto do Paulino ja fez para os moçambicanos? Nada. A esses crápulas o inferno está garantido. Podem comer o melhor camarão ou lagosta ou caviar, beber os melhores vinhos e wiskies, usar a melhor roupa e o mais caro perfume, estao em divida terrível com Deus. O sangue inocente do Ayob Satar e Vicente Ramaya cairá sobre a cabeça do sem juizinho Paulino. 
Naturalmente a história absolveu o Nini e hoje todos sabemos quem são os verdadeiros bandidos neste país. O Chissano é dos piores crápulas de Moçambique e sobre a cabeça dele cairá o sangue da Joana Simeão, do Mondlane e de Samora e seus 33 membros do governo que cairam com o tupolev. O Chissano era um agente secreto dos comunistas soviéticos. Um grande FdP aquele. Muito perigoso e astuto e tudo de mal que hoje vivemos começou com ele ao mafiar a Renamo no cumprimento dos acordos de Roma.

Gosto · Responder · 


Arnaldoortega Neves Vai chegar a vez deles onde vão cair como akele avião ki matou samora cm os outros. Esses cães da fila vão morrer como algo de qualquer eu juro deus irá ouvir o nosso choro um dia
Mostrar mais reações
· Responder · 


Matope Muchina Muhombe Esta dito Unay Cambuma
Mostrar mais reações
· Responder · 


Lélio Escobar Maia Ailton C. Mascarenhas Silva lembras desse papo ?
Mostrar mais reações

Benedito Azarias Cangela Cangela Recordo do julgamento como se fosse hoje e o despreso do nhimpine em pleno julgamento de chamar coitado o seu empregado que o contratou, por ter conduzido o julgamento a family criminal no puder altos cargos e mordomias inundou ao maxope mas la vem o dia todos serao varidos para responder por seus actos deseumanos
Mostrar mais reações
· Responder · 

1 · 15 h

Fredson Da Luz Macie tai a verdadeira xtoria Miro Miranda
Mostrar mais reações
· Responder · 7 h


Escreve uma resposta...




Joao Williamo Tivane Nao precisa morrer pra conhecer o verdadeiro infierno , basta viver aqui em Mocambique .
Mostrar mais reações
· Responder · 


Celso JCarlos A cada post teu fico confuso a cerca das pessoas que idoletravamos.... A dias conversava com um amigo que dizia que sempre que Manuel Escurinho tentava argumentar as perguntas feitas pelo Juiz era mandado ser directo a questao. Porque? Ficou me essa questao. Mas depois desse post ficou tudo esclarecido
Mostrar mais reações
· Responder · 


Joao Alexandre Papucides Assim vai a nossa justica. Ate quando cotinuaremos a pagar para sermos injusticados?
Mostrar mais reações
· Responder · 


Mussagy Ramuchande Ate o dia que o povo saber fazer a diferença
Mostrar mais reações
· Responder · 



Escreve uma resposta...




Suzana DE Jesus Momade Assife Abdul Satar tanta injustiça neste país, os inocentes é k ficam condenados ,em Moçambique não ha pena de morte pork andam fuselar nossos irmãos? Será essa igualdade de direitos?pork não prendem os das dividas ocultas? Das valas comuns?13anos é uma vida k se foi, kem paga PR isso?o estado tinha k responsabilizar _se...Nyandayeyo ...
Mostrar mais reações
· Responder · 


Unay Cambuma Vão ao YouTube e vejam o vídeo do dia da saída do Nini da prisão. Parecer um filme da Hollywood!
Mostrar mais reações
· Responder · 


Matope Muchina Muhombe Eu acho que você já é outra ameaça no governo do dia.
Estou lendo tudo o que publica não vejo diferença entre Nini, Unay Cambuma e o Dr Afonso Dhlakama.
Vocês já são pedras no sapato de todo o sistema frelimista,. Sei que antes de vocês fazer o que estão a fazer, primeiro se prepararam para precaver todos risco.


No nosso país precisamos de uma justiça que é do estado não dá FRELIMO.


Dhlakama disse vamos despartidarizar tudo que é do estado porque a FRELIMO hoje é tudo, é escola, estrada, barraca, cigarro, lixo,até a terra.


Por isso eu rezo que apareça mais outro com essa coragem que vocês os três ten para destruir esse sistema frelimista.


Por outro lado aconselho todos que passam por aqui, vamos todos votar outro partido FRELIMO chega.
Mostrar mais reações
· Responder · 


Americo Tchilaule Meus aplausos matope.👍👍👍👍
Mostrar mais reações
· Responder · 


Arsenio Renato Muito correto
Mostrar mais reações
· Responder · 


Joaquim Mavone Correcto
Mostrar mais reações


Escreve uma resposta...




Aly Ahmad Aly Sabemos tdx cidadaos q este pais nao ha Justica, so existe p pobre , e para os q nao sao menbros d partido Ladroagem.
Mostrar mais reações
· Responder · 


Erasmo Manuel Só temos que louvar a Deus para que com muita urgência venha a Terra em particular Moçambique simplesmente para nos salvar,porque estamos a ser escravisado por um punhado de pessoas
Mostrar mais reações
· Responder · 


Isidio Saraiva Nunca calar meu caro Nini, seja de que ponto do mundo siga em frete escrevendo.
Mostrar mais reações
· Responder · 


António Issa No dia que este senhor (o Publico)se é que o posso chamar de gente morrer, vamos contribuir para comprar um camiao inteiro de CERVEJA e bebermos ali perto do funeral dele
Mostrar mais reações

Isac Manhique Paulino ta fustrado nao te abales com ele es mais forte ja provaste a todos nos
Mostrar mais reações

Dércio Falcão Não t ables!!!amigo eu m rendo perante a tua pessoa.nosso governo é uma grande porcaria



Escreve uma resposta...




Mindo Da Villa Julião João Cumbane Prof veja o funcionamento da nossa justiça.... Ai esta.
Mostrar mais reações
· Responder · 


Nayra Herminya Patia Esses assuntos me deixam triste....meu país, não está bom.força Momade Assife Abdul Satar
Mostrar mais reações
· Responder · 


Juma Dos Santos Que dizer do Timana que ficou quase 13 anos longe da sua família por conta de uma decisão injusta?


Que dizer da esposa de Timana, filhos, sobrinhos, netos, pais, amigos e demais familiares que não tiveram a sua companhia por quase 13 anos, quando aquele não era culpado pelo que o imputavam?


Alguém acredita que os perdidos 13 anos da vida de alguém são recuperáveis? Que emprego há-de ter essa pessoa? Se é que tinha filhos menores, que dor carrega por os não ter visto crescer?


Que estragos causaram os 13 anos de uma cadeia injusta na vida daquele homem?
Mostrar mais reações
· Responder · 


Felisberto Nankuta Todos dizem ser inocentes! Espero que um dia apareça alguém a falar ao contrário de Nini de depois de cumprir a pena, tipo " ya, eu cometi aquele crime, fui condenado justamente, etc."..
Mostrar mais reações
· Responder · 


Nurul-Aine Abdulá Nini. Um dia "Che Guevara'' disse: Acima de tudo procurem sentir no mais profundo de vocês qualquer injustiça cometida contra qualquer pessoa em qualquer parte do mundo. É a mais bela qualidade de um revolucionário. Continue assim meu irmão.
Mostrar mais reações
· Responder · 


Gustos Pedro Cambula E impressionante como um juiz pode servir de um robô guiado e comandado pelo sistema, por mordomias, depois da condenação houveram momentos de glória elogios estapafúrdios por parte do sistema como quem diz bom trabalho, a consciência pesada por cima da verdade detonada vai tomando conta dele em virtude de haver justiça um dia, senhoras e senhoras isto é mas que um jornal com informação, bases legais e dados, a angústia e a dor de um dia ter sofrido nos dá essa oportunidade de limpar a catarata que esses portais ,jornais nos põem criando nos mais escuridão, força Nini Satar,
Mostrar mais reações
· Responder · 


Jose Messias Junior Messias Caro Nini Satar,ainda me lembro como eu fosse ontem.embora ainda era mais jovem e levando as coisas na desportiva. 
Era como se estivesse assistir um filme policial, onde o grande Juiz estava a desmantelar 1 quadrilha de grandes mafiosos.mas o que me deixou com parentes foi a não condenação do Nhimpine Chissano após tantas evidências e provas de ser 1 dos mandantes do assassinato do então jornalista já. Ouve muita coisa forjada só não viu quem estava com os olhos feixados. Foram condenados aqueles pobres coitados: os escurinhos, carlitos. Apesar de terem afrimado q viram e já estiveram com o boss. 
Após essas condenações injustas, veio o teatro da fuga enibalzinho dos Santos. Mas este tinha outro objectivo. Que era a queima de arquivo,.
Que sistema. " é verdade que os médias lambe botas conseguiram fazer os Moçambicanos pensassem que os irmão Satar eram sim os grandes Bandidos e mafiosos por muito tempo". Até hoje 99% dos moçambicanos. Ainda pensa assim.
Caro Nini, ainda vamos infrentar muitos desmandos p que este sistema mude se é q isso é possível. Só a justiça Divina para terminar com estes desmandos.
O PAÍS DA MARRABENTA
Mostrar mais reações
· Responder · 


Mario Balotell Nhavoto Conforme você perguntou em algum trecho do seu texto, se é possível recuperar o tempo perdido. Olha eu penso já deveria começar a trabalhar no sentido de influenciar o poder político como forma de garantia de que não haja mais injustiça por aí contra as pessoas inocentes. De facto isso dói mas já deveria começar a pensar nós outros irmãos moçambicanos que podem ser vítima do sistema no poder
Mostrar mais reações
· Responder · 


Mironaldo José Xa tico leshe hi xa ti phene. E como sempre digo.
O dia que deixarmos de agir no silencio alegadamente porque somos um povo passifico.
Que disse que os paises onde acontecem manifestaçoes o povo nao e da paz. Claro que sao, acontece eque cansaram de viver ilusoes e mostram que o povo no poder como diz o mano Azagaia.
Digo quando mudar mos a mentalidade porque nos nao gostamos uns aos outros, nao somos unidos, vivem a nosso redor lambe botas razao pela qual esta injustiça ainda vai acontecer no nosso pais por muitos e longos anos.
Corajosos existem nesse pais e sao muitos. Alguns frustraram se mas juro que havera uma geraçao que vai mudar este cenário.
Se gungunhane e tantos outros fizeram guerrilha. A geraçao deles que tanto dao gabarito por ter expulso o colono, que somos nós pra nao afastar a eles como diz p matavel?
Chamo a reflexão de todo jovem moçambicano como eu este assunto pra que haja mudança
Mostrar mais reações
· Responder · 


Agostinho Chauque nas cadeias distritais também andou a semeiar os paulinhos. no ano passado morreu o meu primo, que encotraram com uma fisga. foi condenado 12meses, porque o acharam como um grande caçador furtivo . ele não estava bem de saude. tinha HIV-sida,mas foi negado de ir ter o tratamento no hospital. depois de 3meses viram que ele pode morrer daqui a nada,tiraram o da cadeia,e faleceu depois de tres dias. é muito triste o que acontece aqui no nosso país. um simples roubador de cabritos não tem direito de cauçao.
Mostrar mais reações
· Responder · 


Baslucas Nhar Yaaaa ... Este post pareceu me colocar na BO injustamente e me retirou 13 anos ... Senti na leitura a amargura de does mutos outros que sao condenados nao por falha does juizes MA's por tendencies maleciosas ... Obrigado Mini pelo post
Mostrar mais reações
· Responder · 


Edelson Assado Me disculpe meus Srs...mais Directo não è engenharia por isso ainda vamos assistir um monte de erros.....vemos isto quase todos os dias nos estados unidos.....e pelo mundo fora......Bom por trazer estes factos para reflexao pois seriam as nossas TVs a publicarem tal como publicaram quando se descobriu a fabrica....
Mostrar mais reações
· Responder · 


Alceu Vilanculos Esta é mais uma prova inequívoca de que a nossa justiça está sob direcção de um punhado de ambiciosos insaciáveis DAQUELE PARTIDO. 


O que mais me preocupa é que o povo até já se deu conta disto mas, estes marinheiros, movidos pela ganância e fome exacerbada pelo poder político eterno, aliás característica dos nossos dirigentes africanos, não e antes de saciarem as barrigas deles, nunca irão criar condições para que a justiça moçambicana seja de facto justa. 


Triste realidade. A perpetuação política e a ganância levarão o nosso país a um abismo, se é que ainda não estamos no abismo sendo conduzidos por um punhado de bandidos, assassinos, sequestradores, lavadores de dinheiro, saqueadores do bem público, passando pelo povo em viaturas de alto gabarito, helicópteros, vivendo e tempo condomínios em zonas previlegiadas, implantando infra-estruturas com recursos do estado e alugam-nas ao mesmo estado. 


Eu, particularmente, já estou saturado com esta triste realidade, o problema é que sozinho não consigo resolver o problema.
Mostrar mais reações

Calton Basilio Muito bom dia meus caros compatriotas. Venho por meio dessa agradecer ao Nini pelo poste tristonho e chocante, mas deixo ficar uma questao para o mesmo. Ai vem a questao: Ilustre Nini Satar, nesse post falas de uma situaçao extremamente chocante que aconteceu com um Moçambicano que pelo menos tem voce que pode ajudar-o em algum momento pelo seu caracter humanitário. E imagine para nós que nao temos nem se quer alguem para ajudar-nos? O que achas? Um camponês sem onde cair morto. Achas que esse vai aceitar levar a vida ou suicidar-se? Quando Nini pará para pensar acha que quem pode nos livrar dessa situaçao? Se voces que podem ajudar Moçambique a ter eleições justas e transparentes só olham e lamentam como nós os inuteis? Eu tenho certeza que a uniao de empresários pode fazer com que tenhamos um outro partido no poder só assim Moçambique e os Moçambicanos estarao livres desses malfeitores. Recordo-me que algum tempo atras ajudaste a frelimo nas eleiçoes porquê nao fazer o mesmo com um partido da oposição.
Mostrar mais reações

Tony Paiaze Qualquer condenação injusta, tem espaço de recurso para a reposição dos danos causados. A pergunta que não se cala é "porquê não pede indeminização?"Tanto timane como o senhor, só a soltura por ilegalidade da sentença, já é base legal para o estado repôr os danos causados. O pior, os dois tem bons advogados que o país dispõem mas reclamam nas redes sociais, não é este o lugar para isso mas sim o órgão competente. Vamos deixar de ser medíocres e idiotas, a lei já lhe confere esse ganho adicionar, mas a pessoa não vê a não ser reclamar. Família processa esses fora da lei e venha aqui cantar a vitória. Pedir indeminização, é uma das formas de realização da lei
Mostrar mais reações

Silvestre Machaieie Tanta dor em comum.separacao de familias por uma Injustica devido a coberturas politicas e mordomicas...causando Doré's enormes q deixarao marcas ja Mai's incalculaveis....pode se adulterar a justica do homem e nao devina.....forca ai nini
Mostrar mais reações

Mael Chiticue É muito triste o que acontece no pais do pandza, mas a verdade é que estamos a precisar de pessoas como Momade Assife Abdul Satar, Alice Mabote, etc quem sabe podem decidir abrir um partido, eu acredito que com pessoas certas no lugar certo podemos mudar o pais, estamos cansados desses ladrões da Frel
Mostrar mais reações

Julião João Cumbane Reflectindo...para comentar.

Gosto · Responder · 

3 · 19 h

Horácio André Cuna Aguardando, serenamente professor.

Gosto · Responder · 

1 · 19 h


Escreve uma resposta...




Licinha Simango Eu me lembro muito bem como se fosse ontem na altura ficávamos todos nós pra ver a injustiça d Moz, me lembro quando condenaram o Nini lembro k ele levantou se e olho p o chão foi muito triste
Mostrar mais reações

Santos Tomas Tembe Infelizmente o estado moçambicano foi criado pela máfia que até hoje nos governa e destrói o nosso país, Moçambique e moçambicanos devem refletir profundamente sobre o estado que pretende-se criar nos próximos anos bem aja Nini
Mostrar mais reações

Dudu Sabudo Este país já foi vendido nos Moçambicanos já não temos a voz do poder, para poder defender o que é nosso num tempo que dos os seus dirigentes corruptos no Moçambicano humilde cheio de riqueza onde as leis são ditadas pelo próprio Governo. ..ntlha
Mostrar mais reações

Abdullah Aziz Alo Nini, viu a propaganda barata da PGR divulgada Ontem? É muito preocupante mano... 
Aquela instituição liderada por cambadas, agora está mais ocupada em saber quem divulgou a Kapa do relatório da kroll, alegadamente ser crime! 
Assim se calhar vão intentar mais uma vez apontar o dedo ao nosso amigo #Nini_Satar ... Aliás o Nini tem #tomates no lugar e para piorar ele é #grande !!!! Por isso, os apaniguados e marimbadores da PGR nao vao fazer nada, eles andam sem sono quando se fala do Nini Satar...


Vai ai um hallla mano!
Mostrar mais reações

Leonilde Mabau É muito triste nao ha dinheiro k pague tamanha injustiça, 13 anos é uma vida...mas esse juiz corupto certeza nao dorme tranquilo pois ele sabe k vai pagar pelas desgraças por ele causadas...
Mostrar mais reações

Camal Ernesto Chuquela A juventude vai ti apoiar nessa jornada, só nos os juvens sabemos oqui é ser injustiçados 
Sofremos isso dia pós dia e gostaríamos de ter um homem com sede de justiça a nos liderar.
Porque um "exército de ovelhas comandado por Leão é mais forte que um exército de leões comandado por uma ovelha"! 
Vê mudar este país nini satar o injusticados e os oprimidos precisa de ti.
Mostrar mais reações
· Responder · 


Madalena De Oliveira Vc d novo kkk



Escreve uma resposta...




Nelton Artur Triste isso...13 anos e kuase uma vida inteira
Mostrar mais reações
· Responder · 


Camal Ernesto Chuquela Nini satar Porque não cria um partido e vê a Moçambique lutar pela justiça e ajudar esse teu sofrido povo. 
com a tua popularidade e as injustiças que ti fora cometido, Não duvido muito que serias um libertador desta patria, "em vez de nos abrir os olhos vê lutar pela justiça o povo precisa de um lider destemido que nem o senhor"
Porque "a justiça não si pedi mais sim luta si por ela".
Tu eis um exemplo por seguir muitos foram injustiçados e quando saíram da cadeia nao fugiram si esconder como corvardes 
Ex: Nelson Mandela,Dilma Rousseff, etc
Mal que provaram o sabor da injustiça lutaram pra mudar o senario 
Obrigado.
Mostrar mais reações
· Responder · 


Madalena De Oliveira Você de Novo


Observador da Justiça Camal, lá vem você outra vez!!!




Wilsenio Wambo Subscrevo-me... ele ganhava.... a joventude esta com ele.



Escreve uma resposta...




Samo Uamba os políticos usam das instituições estaduais para servir os seus apetites, é o caso concreto, uma geração no quarto de um juiz privado, porque aqui fala se de mordomias ele será que o ponho de bando de Marias lambibotas decidisse usar parcialidade no acto da justiça e ter que ficar 72h fora da família para sentir o mínimo de prisão justamente e para aquele que foi injustamente
Mostrar mais reações

Dinho Da Rocha Estou sem cabeça pork depois do julgamento e condenaçao de todos voces, eu considerei Augusto paulino como um juiz implacavel do país e confesso k até ontem era o meu fãn e agora, à kem posso confiar neste país?
Mostrar mais reações

Lazaro Filimone Pene Só ontem?!!!

Gosto · Responder · 


Dinho Da Rocha Digo ontem pork hoje passei conpletamente decepcionado.



Escreve uma resposta...





Mostrar mais reações
· Responder · 



Mostrar mais reações


Mostrar mais reações


Mostrar mais reações


Mostrar mais reações

DjLuckface Nguenha Até deu vontade de chorar, país perdido é o nosso Moçambique
Mostrar mais reações

Pascoal Fernando Mazivila São historias super tristes. Deus é justo.
Mostrar mais reações

Edmilson Dengo Sem palavras...
Mostrar mais reações
· Responder · 


Stella Langa A justiça divina tarda mas chega

Gosto · Responder · 


Olegàrio Samuel Muando Não é de estranhar, depois daquela brusca promoção.... So sad.....


Dercio Mucare E muito forte.

Gosto · Responder · 


Nenexu Carimo Juiz paulino estara na corda bamba???






Emerciana Cumbane 100 palavras. Só Deus sabe.


Erasmo Ernesto Macoo Poxah esse Paulino é mas que estúpido... Creio que a muita gente que esta na cadeia injustamente e isso leva me a crer que até esses que são assassinados com a nossa polícia outros nem são sequestradores...

Gosto · Responder · 


Atifa Artur Viver anima


Eugenio Justo Vitorino Com todo respeito Momad a
Assife Satar, sem rodeios pode me ilucidar quem foi o verdadeiro culpado que ao invés d o prenderem foram sacrificar a você?Aguardando resposta

Gosto · Responder · 


Junior Boque Nhimpine

Gosto · Responder · 


Aleksa Cecilia Se não estou em erro ele disse algumas vezes que o culpado era ou é Nyimpine, não sei se é assim que se escreve, filho do Chissano.

Gosto · Responder · 


Etelvaldo A. Munguamb Acho que o meu caro ilustre Eugenio Justo Vitorino, não tem acompanhado os posts do Nini.


Eugenio Justo Vitorino Já ouvi muitos "machos que.." ou especulações, por iniciativa própria decidi dar um chega ao estado de duvida em que vivia, portanto, permitam que seja o Nini Satar a responder


Comentários Principais está selecionado e, por isso, algumas respostas podem ter sido filtradas.

Escreve uma resposta...




Sbhuku Mugwena Macuvele Realmente Nini Moz está entregue nas mãos do diabo pessoas que só pensam nas necessidades, desejos e não no bem estar do povo moçambicano.

Gosto · Responder · 


Nacer Rungo Rungo Nini pedia para trazermos a verdade acerca da valentina é seu esposo ainda o tal dito ainda está preso na cadeia do porto ou ainda está na 3 esquadra ou já foi julgado ou saiu do país esses são os promotores da dívida favor traz está verdade do Rofino favor agradeceria

Gosto · Responder · 


Julieta Jemissene Em Moçambique nada me surpreende, aliás ficarei surpreendido no dia em k a justiça funcionar de verdade.

Gosto · Responder · 


Helder Tembe os teus post bay Nini tem sido de debate na arena social,o medo de falar de sertos assuntos k deviam ser do consumo do povo,faz com k a raiva e odio cresça nos k ja sabem ler e escrever,isto é msm quem se identifica por maxaquene ou desportivo acaba murmurando pk vê o órgão maximo como abocanhador dos interesses ou objectivo do clube criando descintetismo dos adeptos... e quem não pior ainda e torna se o próprio jogo.... toma

Gosto · Responder · 

2 · 12 h

Aghast Mandu Abre-nos mais à vista meu caro Nini. Ainda aguardamos pelo relatório da Kroll conforme o prometido.

Gosto · Responder · 


Nacer Rungo Rungo Nini para esta nação cair mesmo de verdade investiga o caso da valentina Guebuza e traz a tona para o povo e trazer as fotos aqui o país vais cair está e grande bomba favor

Gosto · Responder · 


Nacer Rungo Rungo O importante estais livre se ke dificil e recuperar o passado o importante é viver o presente bom dia

Gosto · Responder · 


Samuel Lakeny Não é suficiente isso, 13 anos dum cárcere injusto? Mesmo que fosse justo , o tempo perdido jamais se recupera, quanto mais injusto,... coloque se no lugar dele

Gosto · Responder · 



Escreve uma resposta...




Paula De Carmen Muicala Esse é o Moçambique lento, mais com pessoas violentas. Tantas injustiças, tanta dor que o povo humilde carrega, lá vamos nós. 😣😣😣😣😣

Gosto · Responder · 


Veríssimo Malua Qual foi o erro que o povo Moçambicano cometeu para estarmos a passar por essas injustiças?

Gosto · Responder · 


Black Dinamite Nos paises serios este homem tem direito a uma indiminizacao por ter sido privado de liberdade inocentimente...

Gosto · Responder · 




Reproduzir


-0:54




Definições Visuais Adicionais
Entrar no modo de ecrã completo



Desativar


Gosto · Responder · 


Gildo Marrumete Tudo bem dito. Ja estou bem enpantorado e bem nutrido e recheado com o matabicho que o NINI SATAR me seviu a esta manha.


Elias Langa Tudo pela culpa do povo. Um governo não podem ficar no poder, mais de 30 anos.o esquema é maior


Bellox Petter Muller Eu imagino a sua dor mano Nini, pois eu tambem estou passando a mesma dor, devido a falta de dinheiro o tribunal judicial da sexta seccao da c. Matola condenou-me a uma pena de 21 anos de prisao maior. Esse pais nao tem justica, passo pela mesma dor com o mano Nini


Fala Marques Outra coisa nini k tá faltar k nos prometeste viajo amanhã pra buzi relatório da krol


Tony Cruz Iwewe



Escreve uma resposta...




Abdul Azam isto arrepia por dentro...este Pais na verdade assim como esta nao da viver . agora imagina quantas pessoas sem posse, sem advogado estao presos injustamente? QUE ALLAH DÊ HIDAYAT A ESSES FARAOS OU ENTAO REMOVA A ELES DESSE DUNIA.


Nikissy Macie ephaaa esta e uma situação ultrajante ... conspicuamente vergonhosa aos olhos da nação moçambicana que e julgada e condenada por bandidos desnutridos cerebralmente . esse so dizia nao te precipites ... responda as perguntas com calma ... bostanilha so afinal...


Vania Salvador Triste Deus fara justica esse Agusto P.... kanta ambicao ponha se no lugar dos outros... Hiiii


Ecina Mahanjane É muito triste o que tem acontecido neste país. Sinceramente eu tou arrependido por ter nascido aki neste país, meu deus.


Mario Balotell Nhavoto Bem o nosso país tem muita legislação e bem formulada. Agora nosso maior problema está na concentração do poder nas mãos do um único indivíduo. Acredito eu que se o Augusto Paulino fez isso estava a cumprir com ordens de certeza vinda dos seus ...Ver mais


Inocencio Joaquim Confirmado compatriota.desmascarar essa justiça ipocrita é objectivo nosso.vamos a ela antes que eles terminem conosco.força,mas novas.


Mussa Assane Há tanta injustiça neste mundo que, às vezes, acho que estou num lugar errado!


Litos Ti Dinheiro Litos Obrigado pelo matabicho bay.Tomei conhecimento,defacto é lamentável.


Elias Famoso Negrao Se achas que foste injustiçado, ja que dizem por ai que tens dinheiro suficiente para ser gasto por 3 gerações, entras com RECURSO e pague um dos melhores ADVOGADOS, pork nos que nao temos acabamos ficando no SILENCIO, mas vice acho que NAO...


Lindo Joao Rapieque Lindo Aula dada ao Augusto paulino pr este post voce acabou de condenar o ex PGR de verdade esse sr.colocou muitos inocentes nas celas na era que ocupava o cargo. mais tarde ou cedo isso chegara no fim


Olhos Famintos Tenho certeza absoluta que estes gajos devem começar a preparar seus piores dias, Frelimo já era juro.


Fernando Sande esse q condena outro injustamente é um criminoso,nini nao podes calar,alias se possivel começa a divulgar algumas leis para os outros n sermos pisados,faça um portal d materia d justiça


Razimoflaviano Flaviano Isso chama se votar na continuidade.a FRELIMO e k fez e FRELIMO e k faz.avante a forca da mudanca


Carlos Vasco Domingos Enquanto o Paìs continuar nas maos da Frelimo a injustiça serà incessante... cabe a nòs como povo tomarmos decisao e deixarmos de ser Lambebotas


Ncossa Nelynho Até hoje que saíste mano ainda são muitos inocentes que estão lá. A cumprir


Samito Bachir Quem tem filme do julgamento caso cardoso ou bcm.?..alguns trechos podiam cair por ca...


Morcene Mandlate Varios são os q apenas falam sem mostrar as provas, apenas tenho a t agradecer Sr Nini por nos informar e nos a par do triste cenário perpetuado pelos dirigentes da nossa bela pátria amada. Qto ao Timane apenas lamentar o sucedido pois não é fácil recuperar 13 anos d vida. Cabeça erguida o caminho é em frente.


Mito Melopia Joana Simeao, natural de nampula a primeira doctora de mocambique. Foi morta viva em cova comum. A verdadeira frelimo


Albano Nhancale Meu Deus isso é gravíssimo Esse Paulinho, não tem escrúpulos heisss! Momade assife abdul Satar força continue partilhando conosco essas informações lamentavelmente ainda há pessoas que votam no sistema


Vasco Pedro Francisco ATE KANDO.KANTO PREJUISO CAUSOU?kanta familia matou? Kantos filhos ficaram sem calor do pai? Emfim fazer oke? O pais tem donos o povo como escravo.kem e voce Nini para ser ouvido mesmo dentro das suas razoes.esperemos um dia k haja mudanças para haver justiça.


Aldino Afonso Guambe Se pudesse fazer uma campanha contra a pessoa que tornou a sua vida num inferno conta comigo, a dor da injustiça é uma ferida que nunca sara.


Sergio Ndava Aí está, prometeu e cumpriu com provas. E aquele que um dia encheu seu mural pra dizer "Nini entrega-se", não é esta a oportunidade para dizer ao seu correligionário pra entregar se? O juiz Paulino enganou nos......mercenários.


Nelson David Bom, só para ver a incopetência da PGR, agora que deviam publicar o relatório da Kroll ficam a nos distrair com o alegado julgamento do ex ministro da justiça porque usou 1 milhão de mt, em benefício próprio. Porqué não prendem os responsáveis da chamda dívida pública? pais do pandza só.


Cabral Toze Estamos gratos nini por nos despertar pk todos nos estávamos adormecidos aqui não há justiça é tudo fantochada


Valdimiro Vilanculo ;(Emocionante.Povo moçambicano q lutemos em plor a justiça.Força Nini


Ernesto Manguele Nhandjir um dia. Mocambique sera do povo. as lagrimas irao secar.a justica sera justica. as leis e instituicoes serao leis e instituicoes.


Fabil Monteiro Ele tem mesmo razao, as leis moçambicanas valem para alguns e para outros 🤔🤔🤔🤔🤔🤔🤔🤔🤔


Belton Reinaldo Sive Eu ja passei por isso sei o que estas a falar, embora fiquei um ano e 2 meses mas doi estar na cadeia injustamente.


Fátima George Unay desaguentei muita retórica só muito granta em ser vossa amiga eu aprendo muito com vosco aqui discubrimos os piores crapulas da sociedade moçambicana essa de chissano eu n sabia pensava que era um anjinho com aquela calma so pode.


Samo Uamba as mudanças começam comigo mesmo, não aceitemos mas esse bando de Marias lambibotas devem saber que ja estamos cansados aliás saturados Deus é cada um de nós Nini , Samo, Erasmo, João, mais outros não apoiamos essas palhaçadas procurem se posicionar porque condições temos em excessos


Lucas Rangisse Lamento bastante, mordomias fazem nos nao seguirmos com o nosso juramento, pra mim a questao e: Quem ira pagar pelo tempo perdido nas celas furantr os 13 Anos. Sera o Macabro de Paulino ou a PGR, vao manter se calado como se fosse tudo normal. Deviam penalizar pelas atitudes oportunistas a esses lambe botas.


Ermeldino Xinavane Este país parece pertencer um grupo de pessoas, e o resto estamos na gayola


Nelson Telmo Bernardo Telmo Super Nini, Lesson given.
Só não aprende e reconhece quem é mesmo idiota




Gosto · Responder · 


Mondjovo Zunguza Kikiki o mocambicano espera de deus deicer pra ser ajudado,entao k esperem,ad chegar pode ser da k a trinta mil anos,


Domingos Inhambizo Domi Muito obrigado Nini por nós alertar dessa má governação este país só a corruptos do que outra coisa


Pedro Laice Muito incensato "Augusto paulino"..
A ambição levo-o ao erro imreparável

Gosto · Responder · 






Milvia Palate Sheila Junaide tira curiosidade



Escreve uma resposta...




Joaquim Domingos a uma coisa que o nini deve saber, o falso juiz paulino formou se na era colonial nas escolas que eram criadas pela frelimo em zonas libertadas da guerra de 10 anos, assim ele o juiz paulino age sobre o regime da justica popular isto aquele que e acusado e aquele que vai a cadeia. veja sou os juizes que estudaram direito nao comentam merdas que desgracam as pessoas. para mim ele e juiz da meia tigela.


Jose Karim O nosso país vem de mal a pior....não se ainda vai aparecer alguem para mudar isto.....


Dilan Coimbra Nini sou teu fã mas quero dizer que quem sente o que falas só pode ser alguem que ja esteve realmente em seu lugar.


Feliciano Mugote Num crime: O mandante e o mandado, qual é o culpado? Chissano é o progenitor dde todos problemas q o país sofre; se fosse chissabo deu o poder a guebuza sem dano, guebuza iria ter medo de danifica-lo , e se guebuza deu todo bom ao nyusi , tambêm nyusi iria ter medo de malfazer , ser presidente ñ é pequeno job. Chissano matou seu chefe samora afim de dar parto o primeiro passo da corrupção e estende-la por todo país. O tal paulino, cujos os tomates estão no estómago devia pagar o tempo q o timana perdeu preso sem problemas . Se um dia fôr detido um só chefe frelixeira, logo todos vão vão se apontar dedo dizendo q é você, outro, ñ é você, até todo frelimo acabar preso. Mas isso ê 1000 vezes difícil porque são eles a mandarem aquí. Que faremos? Cabe a renamo nos acudir, não há maneira a recorrer-mos, ñ há mesmo . Vejamos q isso de nini já deteriorou lá em 2001, mas até agora cheira, será que não há novos problemas para resolver do que invocar nini ? Carlos cardoso são quantas pessoas? Querem falar de cardoso umasó pessoa deixando os presentes 100 pessoas mortos causa, cistac, machava, pondeca.... Já resolveram para reservarem e ir até no caso cardoso? São malucos mesmo q levam bikinis sobre a cabeça e vão no restaurante lanchar. Mas que medicamento precisam para curarem afinal, de chissano-nyusi, depois segue cchipande, não sei se sabe falar português, nós ñ ouvir ngoni, desculpa chipande irmão de chimpanzée, porque sei q vais governar daquí a pouco.


Marshal Vasconcelos Existe o julgamento pesado para aqueles que injustamente condena os inocentes
Digo a justica de Deus ....Deus ve tudo .




Vadinho Waka Khossa Khossa Ha sempre um juiz final😔


Issufo Ali Concordo penalmente é Allh e Unico vadinho khossa





Escreve uma resposta...





Gosto · Responder · 




Gosto · Responder · 


Esmeralda Albertina Cossa É muito triste é uma vida perdida dói muito isso

Gosto · Responder · 


Lloyd Da Ancha Inacio Para estar no inferno basta viver em Moçambique.

Gosto · Responder · 


Hilario Finiche Junior Eu digo sinceramente graças ao NINI. A cegueira tomava conta de mim

Gosto · Responder · 


Samuel Mabulambe A elite kwando tá com dor de cabeça diz k to com " Nini".

Gosto · Responder · 


Pouco Taco Inocentes ???hahaha então eu é que sou bandido 😀😀😀😀

Gosto · Responder · 

1 · 16 h

Helder Jacare Quem promete deve, e quem deve cumpre, assim tal como Nini

Gosto · Responder · 


Pietrine Pinto chocada......tb sei a dor de ser presa inocentemente.....


Jacinto Marcelino Tembe MUita forca nini.
Aguardamos anceosamente o relatorio da kroll











Vadinho Waka Khossa Khossa Mas "hedjooo" sobre a KROLL ainda n tens aquele doc com os names daqueles alí?


Avestino Augusto Fundai Muito triste isso


Ricardo Lazaro Não é o Nini que o está dizer, é o documento...


Lito Chirindza Oh my God! que mocambique? que justiça? vergonhoso isto





Sheila Crishei Shecrian Arrepiou-me estar preso 4745dias sendo inocente! 😥





Munadzandifuna Alberto Cambuma Shiiiiiii!!!!!............. Triste assunto!


Fala Marques Já voltei do buzi nini. E triste ESA situação é sou lamentar














Roberto Carlos Mini nini


Roberto Lamba Submeta um recurso extraordinário de revisão


Crístia Simbine Justiça divina se fará....
Joaquim Mavone Está tudo Dito.

Sem comentários: