sábado, 27 de maio de 2017

Turquia emite mandado de detenção contra jogador da NBA crítico do regime


1
Enes Kanter joga no Oklahoma City Thunder e tem sido crítico do regime turco de Recep Tayyp Erdogan. Depois de ter ficado sem passaporte turco agora tem um mandado de detenção em seu nome.
Jogador turco da NBA ficou detido esta semana num aeroporto romeno depois de o seu passaporte turco ter sido cancelado
Getty Images
A Turquia emitiu esta sexta-feira um mandado de detenção contra um jogador turco de NBA, Enes Kanter, por alegar pertencer a um grupo terrorista, avança o jornal turco Daily Sabah, próximo do regime de Recep Tayyp Erdogan. Segundo aquele jornal, o mandado foi emitido por um tribunal turco depois de um procurador de Istambul ter aberto uma investigação sobre a alegada participação de Kanter “numa organização terrorista armada”.
O basquetebolista de 25 anos reside em Oklahoma, EUA, uma vez que joga no Oklahoma City Thunder, e ainda esta semana dizia à ESPN que há dois anos que não contacta a sua família na Turquia com medo de que sofra represálias do governo de Erdogan. O pai, inclusive, já ficou sem emprego. E esta semana o jogador ficou detido num aeroporto romeno depois de ter visto o seu passaporte turco ser cancelado.
Em causa estão as críticas que o jogador da NBA faz ao regime do presidente Erdogan e o suposto apoio ao movimento cívico de Fethullah Gülen, um teólogo e ativista turco, fundador do Movimento Gülen, que visa o diálogo, a educação e a paz social.
O governo de Erdogan acusa o Movimento Gülen de ter ordenado o golpe de Estado que, em julho passado, tentou derrubar o regime turco, mas sem sucesso. As autoridades turcas referem-se àquele movimento como a Organização Terrorista Fethullah (FETO, na sigla inglesa), e é com base nas supostas ligações de Kanter àquele grupo terrorista que os tribunais turcos emitiram o mandado de captura.
Segundo a imprensa turca, os fundamentos do mandado referem-se ao facto de Kanter ter supostamente aderido a uma aplicação de mensagens encriptadas chamada Bylock, que é usada pelos apoiantes de Gülen. O texto refere-se ainda a mensagens que o jogador terá publicado nas redes sociais a “engrandecer uma organização terrorista”.
No Twitter, o jogador de origem suíça partilhou um excerto da notícia que dá conta do mandado de detenção em seu nome e, em turco, reage com uma gargalhada “ahahah”, dizendo: “Não me vão apanhar, não gastem as vossas energias”. E ainda acrescenta: “Eu vou à mesma [à Turquia] para cuspir nas vossas caras feias”.
O jornal turco acrescenta que o Ministério Público iria ainda requerer um alerta vermelho da Interpol, que serve para informar os 190 Estados-membros da Interpol de que determinada pessoa é alvo de um mandado de detenção, para desta forma garantir a sua deportação.
Enes Kanter chegou a ser detido na Roménia, pouco antes de saber que o seu passaporte turco tinha sido anulado. Tendo chegado a comparar o presidente turco Erdogan a Adolf Hitler, Kanter relacionou o cancelamento do seu passaporte às críticas que tem feito ao governo, e recentemente anunciou que iria pedir cidadania norte-americana.

Sem comentários: