sexta-feira, 26 de maio de 2017

Filho de José Eduardo dos Santos compra relógio por 500 mil euros em leilão contra a sida

Angola


137
14
Eduane Danilo dos Santos gastou 500 mil euros por um relógio num leilão contra a sida em Cannes. O momento foi registado em vídeo. Aos 25 anos, é estudante e não lhe é conhecido nenhum emprego oficial
A compra foi feita no leilão da amfAR, uma ONG de combate à sida
Eduane Danilo Lemos dos Santos, o filho de 25 anos do Presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, deu 500 mil euros por um relógio num leilão destinado a angariar fundos para o combate à sida, num hotel de luxo na zona de Cannes, França. Quando subiu ao palco com a mulher, o ator norte-americano Will Smith, que estava junto do apresentador, pegou no microfone e brincou: “Eles parecem demasiado jovens para terem 500 mil euros”.
O momento em que a compra ficou fechada está registada num vídeo no Instagram publicado pelo utilizador “watchanish”, que pertence a Anish Bhatt, um blogger que escreve sobre relógios de luxo e trabalha com várias marcas.
O vídeo onde podia ser visto o momento da compra já não está disponível na conta oficial de Anish Bhatt, mas foi entretanto colocado online por outros utilizadores no YouTube. Ainda assim, não é certo que o vídeo tenha sido apagado, uma vez que foi publicado na plataforma Instagram Stories, cujos conteúdos desaparecem automaticamente 24 horas após terem sido publicados.
O leilão em questão, organizado pela amfAR, uma organização de combate à sida, é um evento anual conhecido por ser frequentado por várias celebridades mundiais. A edição deste ano aconteceu na cidade de Antibes, entre Nice e Cannes, no Hotel du Cap-Eden-Roc, de 5 estrelas. Estiveram presentes Will Smith, Pedro Almodóvar, Nicki Minaj, Dustin Hoffman, David Beckham, Paris Hilton, entre outras celebridades.
Eduane Danilo dos Santos é o filho mais velho do terceiro (e atual) casamento de José Eduardo dos Santos, com Ana Paula dos Santos. A compra de um relógio de meio milhão de euros por parte do jovem de 25 anos surge numa altura em que circulam rumores que apontam para a fragilidade da saúde do Presidente angolano, atualmente com 74 anos. A última aparição pública de José Eduardo dos Santos foi a 24 de abril e no dia 1 de maio a sua Casa Civil informou que o Presidente fizera uma viagem “particular” para Barcelona, onde é sabido que o líder angolano recebe tratamentos médicos do tipo oncológico.

Um estudante que é (ou pode ser) dono de um banco

Eduane Danilo dos Santos é atualmente estudante em Londres, na Richmond, The American International University in London. Ainda assim, fará parte da estrutura acionista do Banco Postal de Angola desde a sua fundação, em março deste ano. Segundo o site Club K, o jovem estudante participa na estrutura acionista daquele banco através de duas sociedades privadas — a EGM Capital e a C8 Capital, ambas formadas em julho de 2015 em parceria com Ides Jackson Kussumua (filho do governador do Huambo, João Baptista Kussumua). O Banco Postal de Angola é ainda participado pela Empresa Nacional de Correios e Telégrafos de Angola, detida pelo Estado. Não é conhecida qualquer atividade profissional oficial de Eduane Danilo dos Santos.
Seja como for, o filho de 25 anos do Presidente José Eduardo dos Santos parece não ser o único filho de governantes angolanos que frequentam o mundo dos relógios caros. O mesmo pode ser visto através do rasto cibernético do utilizador que publicou o vídeo do leilão, o blogger Anish Bhatt. Na manhã de sexta-feira, Anish Bhatt tinha no seu Instagram uma fotografia com Benevides Kussumua, um dos filhos do governador do Huambo, que entretanto foi retirada. E na sua conta de Tumblr ainda pode ser vista uma fotografia do mesmo, sem que apareça a sua cara, descrita como “Ides Kussumua a usar um soberbo Royal Oak em ouro”. O relógio em questão pode custar entre 20 e 40 mil euros.

Sem comentários: