quinta-feira, 25 de maio de 2017

Malawi acusa Moçambique de "ficar no caminho do sonho de cor Bingu Nsanje Inland Port projeto"


7:31 CAT | 25 de maio de 2017Nsanje.port
Nyasa Times / Nsanje porto
O governo do Malawi acusou Moçambique de estar no caminho do projeto de sonho de assinatura do ex-presidente Bingu wa Mutharika do Porto Interior de Nsanje agora adotado pelo presidente Peter Mutharika.
O porta-voz do Ministério de Transportes e Obras Públicas James Chakwera disse que um estudo de viabilidade do Sadc autorizou o governo a iniciar o projeto de via navegável.
"O estudo de viabilidade Sadc está em apoio ao projecto, mas é Moçambique que está a rejeitá-lo", afirmou.
Ele disse que Moçambique continua a descrever o Nsanje World Inland Port como não viável.
Chakweta disse que Malawi está falhando em prosseguir com seu próprio estudo de viabilidade devido à resistência de Moçambique.
"O ônus está agora na liderança política dos dois países, o Presidente Mutharika e seu homólogo moçambicano", disse ele.
A questão entrou em destaque recentemente, quando Mutharika disse ao vice-diretor executivo do FMI que o projeto beneficiará também Moçambique e Zâmbia.
O presidente comercializou o projeto antes da campanha de 2019, como ele prometeu concluir o projeto uma vez votado no poder em 2014.
O ministro das Finanças Goodall Gondwe também disse que o governo reservou alguns fundos para o projeto no orçamento de K1.3 trilhões deste ano.
No entanto, ele não disse o quanto o governo tem influenciado.Fonte: Nyasa Times
Malawi accuses Mozambique of “standing on the way of Bingu colour dream Nsanje Inland Port project”

7:31 CAT | 25 May 2017
nsanje.port
Nyasa Times / Nsanje port

Sem comentários: