sexta-feira, 26 de maio de 2017

Graduaram, E AGORA?


Em primeiro lugar quero parabenizar a todos graduados, pois vocês acabam de chegar no "fim do início " de uma longa e dura batalha. Foram 4/5 anos de muito sacrifício para atingir a meta, e nesse trajeto para alcançar esse fim, creio que vocês se depararam com muitas dificuldades que vos fizeram pensar em desistir, mas nem por isso vocês optaram por esse caminho, por isso essa vitória não é para qualquer um, portanto desfrutem o máximo possível.
Quanto a mim, o que me preocupa é a vossa postura daqui em diante, esta mais que claro que o mercado do emprego esta competitivo e isto requer que vocês sejam capazes para entrar nesta correria, dai pergunto: estão preparados para tal?
O que você aprendeu na faculdade?
Eis a questão fulcral para o seu ponto de partida.
Muitos estudantes que militam nas universidades não sabem o que querem aprender definitivamente, ou melhor, eles não tem nenhum objectivo claro sobre o curso que escolheram, tanto que eles se comportam como prostitutas intelectuais. Esta questão circunscreve-se na importância daquilo que você aprendeu, portanto procura descobrir o valor do conhecimento que trazes consigo e tenta implementar para melhoria da sua comunidade.

Conseguiu concluir o curso em tempo "record", E AGORA?
É prazeroso quando você diz: conclui o curso sem dever nenhuma cadeira.
Meu par, esse discurso deve ficar lá atrás, e agora a questão é: o que faço com esse meu curso? Chega a ser irritante quando os jovens graduados recorrem ao passado bom para justificar a miséria do presente.
O facto de você ter concluído o curso em tempo record não implica que isso seja um fator determinante para o seu sucesso profissional.
Então, erga a cabeça e vá atrás da outra batalha.

A família e os amigos crêem em si, E AGORA?
A rotina de casa-escola já acabou, o que restou são duas alternativas, ou ficar em casa ou gastar sola de sapato nas cidades a procura de emprego. O que prefere?
Atenção: a família e os amigos estão a sua espera, se não tiver esforço engajado na busca de emprego, fica a saber que tu serás frustração para família e os amigos.
Os jornais e os CV's te acompanharam nessa rotina.

Conseguiu vestir a roupa de graduação, E AGORA?
Geralmente os estudantes olham aquela roupa como um objetivo a alcançar e consequentemente se desviam da essência. Meus pares, o nosso objetivo deve ser a busca de conhecimentos e o vestir aquela roupa deve ser consequência dos nossos esforços.
Ntsem.

Fernando Banze
E AGORA?

Sem comentários: