quarta-feira, 10 de maio de 2017

Carta a Vossa Excelência, Ministro da Ciência e Tecnologia e Ensino Superior e Técnico Profissional, Professor Doutor Jorge Olívio Penicela Nhambiu

Carta a Vossa Excelência, Ministro da Ciência e Tecnologia e Ensino Superior e Técnico Profissional, Professor Doutor Jorge Olívio Penicela Nhambiu
Deveras Preocupante!
"Num universo de mais de 40 (Quarenta) instituições de ensino superior no país, somente duas fazem parte do Ranking das melhores universidades africanas para o ano de 2017."
Foi hoje divulgado o Ranking das 200 (www.4icu.org/top-universities-africa/) melhores universidades do continente Africano, como sempre as universidades Sul Africanas lideram a tabela estando a maioria delas, no top da mesma, ou seja, as primeiras setes universidades são Sul Africanas.
Antes de manifestar a minha preocupação em relação ao desempenho de pesquisa das nossas instituições, quero congratular a Universidade Eduardo Mondlhane considerada a mais antiga do pais pelo facto de ter conseguido ocupar 16ª posição deste ranking, bem como a Universidade Católica de Moçambique pelo facto de ter conseguido ocupar 111ª posição.
Vossa Excelência, Ministro da Ciência e Tecnologia e Ensino Superior e Técnico Profissional, Professor Doutor Jorge Olívio Penicela Nhambiu, afinal o que se está passando com as nossas instituições de ensino superior no país?
Vossa Excelência, sinceramente falando isso é inadmissível para um país que esta independente há mais de 4 décadas, isso é uma autêntica vergonha e aberração para um país que cada vez mais vai credenciando a constituição de mais instituições de ensino superior. Afinal o que está acontecendo, Vossa Excelência?
Vossa Excelência, sabe muito bem do que eu que, a produção acadêmica, bem como o desempenho dos estudantes nas mais variadas áreas do conhecimento cientifico, tem constituído requisitos básicos para que uma determinada instituição de ensino superior seja considerada melhor, se realmente até hoje não conseguimos ao mínimo ter quatro ou cinco instituições como as melhores a nível de continente, então está na hora de se aplicarem reformas profundas na Curricula nacional, bem como no sistema normativo que permite a constituição das instituições de ensino superior.
Vossa excelência é ainda mais preocupante ver um país como Moçambique que já esteve no top 10 de crescimento econômico entre os anos 2014 e 15, estar a competir com um país como Sudão no Ranking das melhores universidades, tomando em consideração que este último está até hoje mergulhado numa profunda crise política e sócio econômica.
Vossa excelência engana-se quem pensa que somente a produção acadêmica na área das ciências exatas neste caso as consideradas profissionais é que constitui o fator determinante para que uma dada universidade faça parte do Ranking, ultimamente tem também se dado muita primazia a área das ciências humanas, e sinceramente falando Vossa Excia, essa área é das mais lastimáveis do pais em termos de produção cientifica.
Vossa Excelência, quantos pesquisadores desde Mestres, Professores Doutores, até Catedráticos o país tem na área das ciências humanas? Diga me Vossa. Excia, quantos destes tem obras publicadas se não uma ninharia? Vossa Excelência dos últimos livros publicados no pais desta área, não passaram duma mera citação exacerbada, ou seja livros com conteúdo já publicado, sendo a única novidade o espaço onde as obras foram publicadas, as capas e os respectivos autores.
Vossa Excia, na verdade o senhor detém de uma gotinha de culpa numa gota inteira, pois as outras gotas residem na pessoa que tem a competência de nomear Reitores neste caso que é o nosso Presidente da República para o caso das instituições públicas de ensino Superior, conforme vem previsto na nossa constituição.
Porquê Presidente da República? Porque na sua maioria tem nomeado pessoas que nem ele mesmo conhece, muito menos detém do conhecimento histórico escolar dos mesmos, bem como de percurso cientifico da pessoa a nomear, as pessoas são indicadas por via de um circuito de poder, como instrumento para impor ideologias bem como patrulhar mentes.
Numa altura como essa é muito imperioso que o Presidente da República abdique desta competência, como forma de garantir uma maior competitividade e abrir espaço para que as universidades possam ser autônomas no processo de eleição dos seus respetivos reitores. Um presidente não pode nomear um Reitor, pois isso só ira afugentar o espirito de pesquisa abrindo desta forma espaço para fomentar a formação de cultores de personalidades.
Antes que me esqueça peço encarecidamente a Vossa Excelência Presidente da República uma vez que visitou a Escola Secundaria da Manyanga, que também efetue uma visita relâmpago a uma das instituições privadas de ensino superior do país, de preferência institutos.
Vossa excelência, eu não sei se o senhor sabe que esta instituições privadas de ensino superior que algumas operam em garagens e outras em quartinhos que vocês credenciaram, alguns professores que lá lecionam nem licenciatura ainda concluíram. Muito triste quando estas instituições são credenciadas e nenhuma inspeção posterior é feita.
Vossa Excelência do que esperas duma instituição onde o Reitor da mesma, adquire grau de Mestre e de Professor Doutor na sua própria universidade e acima de tudo sem condições em termos de infraestruturas muito menos de produção acadêmica para lecionar o nível de Mestrado? O mais triste ainda Vossa Excelência é encontrar nestas instituições candidatos a licenciados e licenciados a lecionarem nos cursos de Mestrado.
Vossa Excelência tenho muito a dizer sobre as nossas universidades, sobretudo daquelas que tive a oportunidade de ser estudante, neste caso o Instituto Superior de Relações Internacionais (ISRI), bem como da Universidade Pedagógica. Mas deixarei para um momento oportuno, mas vou adiantado que o ISRI tem me preocupado bastante Vossa Excelência, não se justifica uma instituição já reconhecida pela Universidade de Oxford não fazer parte deste Ranking, cuidado até mesmo o Instituto Superior Alberto Chipande entrar primeiro para o Ranking antes do ISRI.

Atenciosamente:
Bitone Viage
Discover the 2017 League Table of the top 200 Colleges and Universities in Africa by the 2017 African University Ranking .
4ICU.ORG
GostoMostrar mais reações
Comentar
23 comentários
Comentários
Crespim Mabuluko
Crespim Mabuluko Obrigado Bitone Viage vou levar o assunto a mesa redonda
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
2
 · 9/5 às 22:57
Bitone Viage
Bitone Viage avante ilustre
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 9/5 às 23:35
Duclesio Chico
Duclesio Chico Sim senhor Bitone Viage, esta carta tem muita verdade.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 9/5 às 23:09
Bitone Viage
Bitone Viage espero que façamos alguma coisa
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 9/5 às 23:35
Duclesio Chico
Duclesio Chico Temos ferramentas, faltas o puder dado.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 9/5 às 23:58
Zélio João Ibraimo
Zélio João Ibraimo temos que deixar de pensar como Cidadãos comuns, uma comparação pressupõe muitos elementos de elevação de categoria, não que eu queira defender mas as universidades nao são feitas do ministerio do ensino superior mas sim dos estudantes e professores e o ministerio está para incrementar o lado latente da administração acadêmica. o puchão de orelha tinha que ser mais para os estudantes, professores e reitores nalgumas vezes, o que na UP,USTM e outras Instituições tem em falta para chegar ao nivel da UEM ou mesmo ultrapassar?
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
3
 · 9/5 às 23:33
Bitone Viage
Bitone Viage leste o artigo? podes trazer as evidencias que dão culpa ao ministério?
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 9/5 às 23:35
Zélio João Ibraimo
Zélio João Ibraimo perdão meu caro mas o seu prolegômeno insinua um peso ao ministério logo no inicio, as perguntas como " o que está a acontecer"? e outras por ai. mas se te percebi mal dou lhe a oportunidade de esclarecer
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
2
 · 9/5 às 23:53
Bitone Viage
Bitone Viage Ergimino Mucale, venha dai mestre
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 9/5 às 23:36
Cortês Tembe
Cortês Tembe não acho correcto esperarem 5 universidades moçambicanas no ranking sabendo que só temos uma universalidade completa( que tem muitos cursos e infraestruturas). acha mesmo que é culpa do ministério por isso? acho que estas a exigir demais a um pai que não tem. 
a maioria das universidades são andares de prédios e dão só contabilidade e acham que podemos ser melhores? quantos PHD tem em cada Universidade ( ate que são Institutos Superiores). por mim estou feliz pelo ranking e acho que estamos a crescer para o que é o nosso país.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
2
 · 9/5 às 23:42
Ergimino Mucale
Ergimino Mucale Muito desabafo. 😂
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 9/5 às 23:43
Joaquim Gove
Joaquim Gove Muito desabafo, de facto, Ergimino Mucale!
Eu não compreendo como é que neste desabafo ao Sôm Ministro entra a questão da indicação dos Reitores das IES públicas pelo PR; IES que não pesquisam porque formam em "culto à personalidade" pelo facto de ser 
o PR a indigitar os Reitores; quando questiona sobre a não presença do ISRI no ranking, como se propuseram que o Ministro fizesse a lista de instituições a integrar e, de repente, esquecesse do ISRI - talvez até por inveja, já que esta é reconhecida pela Oxford; o número de PhD (Professores Doutotores) e de Professores Catedráticos - dá a impressão de que compara estes dois dentro de uma classe (mas um PhD, é grau e outro é categoria. Oi seja, o PhD faz uma caminhada até atingir a cátedra e ñ deixa de ser PhD) etc, etc... Entre tanta coisa que não se me faz conectar e deixam dúvidas sobre se está muito bem informado daquilo que fala..

Portanto, julgo que os desabafos, também, merecem rigor e devem ser lhes concedido o rigor, principalmente quando tocam com academia ou seus assuntos por "académicos"...

Afinal o que tem o Ministro a ver com o ranking e ou com os requisitos para se estar neste, na verdade e que faz com que este nosso Bitone Viage tanto se indigne com ele?? Acaso o meu caro já ouviu falar de um órgão que julgo chamar-se Conselho das Universidades ou das IES de Moçambique ou coisa similar e que congrega todas as IES's, estabelece os critérios para a criação, aceitação, funcionamento, recrutamento de docentes e pesquisadores, etc, neste grupo de instituições? Teria esta instituição algo a dizer??

Enfim, acho que antes de publicar um desabafo, deve desafiar-se a perceber melhor, o quê, onde, quem, como, porquê do que lhe apoquenta... 

Desculpa-me se lhe percebi mal ou nem tão pouco consegui percebé-lo. Só achei que até onde vi o artigo, podemos muito bem ir mais e melhor.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
3
 · 22 h · Editado
Bitone Viage
Bitone Viage Realmente não me percebeste
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 23 h
Bitone Viage
Bitone Viage Tendes a puxar o debate para um espaço meramente distante do teor do conteúdo que que trouxe
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 23 h
Euclides Cumbe
Euclides Cumbe Boa reflexao, de facto é deveras preocupante o que arrolas #Bitone Viage. Na verdade devia-se rever os modelos de indicação ou nomeação dos Reitores. Joaquim Gove, acho que não percebeu bem a explanação do Bitone, em momento nenhum ele falou do Ministro na indicação dos Reitores.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 19 h
Joaquim Gove
Joaquim Gove Eu percebo, logo de partida, que a carta é dirigida ao Ministro das Ciências e Tecnologias, Ensino Superior e Ensino Técnico Profissional...
Entendi também que o assunto principal é a presença de apenas 2 IES moçambicanas (e não 4 a 5, como seria aceit
ável), das cerca de 40...

Assim, ó Euclides Cumbe, como é que a indicação de Reitores interfere no assunto principal aqui aludido; se a questão da indicação de Reitores não é dirigida ao Sôm Ministro, então faz o quê o pedido da revisão do modelo de indicação destes na carta ao Sôm Ministro???
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 18 h
Bitone Viage
Bitone Viage Senhor Joaquim em parte a nomeação de Reitores por parte do Chefe de Estado influência para o mau desempenho de certas Universidades
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 17 h
Bitone Viage
Bitone Viage E olha que em relação a indicação de Reitores, isso não tem nada haver com o Ministro. Porfavor leia a carta, percebo que não leste nada
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 17 h
Raimundo Uache Uache
Raimundo Uache Uache A ANAlizar certas questoes_mas numa obra de arte dois intervinientes tem percepcoes deferentes perante o
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 11 h
Raimundo Uache Uache
Raimundo Uache Uache O que leem,assim na carta verificos dois aspectos o primeir
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 11 h
Anselmo Alexandre Kenichi
Anselmo Alexandre Kenichi Um pequeno reparo, o ISRI é um Instituto, tal como o nome deixa claro, Instituto Superior de Relações Internacionais, e existe uma diferença entre Instituto e Universidade. Por isso, nem o ISRI nem o Instituto Superior Alberto Chipande e os demais institutos poderão integrar essa lista.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
5
 · Ontem às 2:14
Bitone Viage
Bitone Viage Será que acedeste ao site?
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 23 h
Bitone Viage
Bitone Viage Caso não tenha acedido, então que o faça
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 23 h
Bitone Viage
Bitone Viage Caso não tenha acedido, então que o faça
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 23 h
Ergimino Mucale
Ergimino Mucale Eu por vezes opto em não comentar para não limitar o entusiasmo do mestrando Bitone Viage.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
2
 · Ontem às 2:49
Joaquim Gove
Joaquim Gove O pior, Ergimino Mucale, é não comentar e acabaramos cúmplices desse entusiasmo até que um dia tenhamos um PhD entusiasmado e a agir por emoção e entusiasmo.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
4
 · 22 h
Helio Thyago Krpan
Helio Thyago Krpan Caro Bitone. 
Convido-o a ler os critérios e os elementos levados em consideração neste Ranking e de seguida ver as atribuições e competências do Ministro em alusão. 
A sua análise deve roçar estes pontos para não pecar e se alongar em generalizações n
ão fundamentadas. Pois sois vós que em seus debates exiges para todo comentário evidências empíricas. 
Se pesquisardes bem Ireis constatar que outros elementos foram levados em consideração neste Ranking.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 21 h
Bitone Viage
Bitone Viage Podes facilitar, pois eu expus alguns
. Traga os requisitos em falta e vamos ao debate
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 17 h
Jorge Jone
Jorge Jone Obrigado Bitone Viage por nos trazer este tema importante. Realmente o ranking diz muito sobre um país. É hora de deixar as justificações de lado e através de uma séria introspecção tornar a nossa academia mais credível. Infelizmente alguns nacionalistas gostam de trazer grandes argumentos para não aceitarem uma realidade tão simples e clara, que é o facto de não estarmos a fazer bem o nosso trabalho independentemente de quem é ou não é culpado.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 20 h · Editado
Bonomar Barca
Bonomar Barca Interessante reflexão, mas um pontual reparo, o ISRI não é universidade pelo que não deve fazer parte da amostra. Ele é uma instituição de ensino superior. Nem todas Instituições de ensino superior são universidades.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 18 h · Editado
Bitone Viage
Bitone Viage Ilustre veja o ranking, vai perceber que têm lá institutos.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 17 h
Bitone Viage
Bitone Viage Sei que há diferenças entre institutos superiores e Universidades
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 17 h
Bitone Viage
Bitone Viage Mas veja o ranking porfavor
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 17 h
Américo Matavele
Américo Matavele Só três países estão acima de Moz: África do Sul e Egipto e Kénia.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 15 h
Bitone Viage
Bitone Viage Infelizmente consultaste muitíssimo mais meu irmão
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 14 h
Bitone Viage
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 14 h
Bitone Viage
Bitone Viage Gana, Algeria
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 14 h
Bitone Viage
Bitone Viage Nigéria
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 14 h
Bitone Viage
Bitone Viage Líbia mesmo distruida iguala com Moçambique
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 14 h
Bitone Viage
Bitone Viage Angola ultrapassa Moçambique
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 14 h
Bitone Viage
Bitone Viage Marrocos ultrapassa Moçambique
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 14 h
Bitone Viage
Bitone Viage Zumbabwe ultrapassa Moçambique
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 14 h
Bitone Viage
Bitone Viage A diferença entre Moçambique e Somália é de uma
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 14 h
Américo Matavele
Américo Matavele Acima da Universidade Eduardo Mondlane só estão Universidades desses três países. É isso que quis dizer.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 13 h
Fernando Banze
Fernando Banze Hehehehe... Parabéns UEM e UCM.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
2
 · 15 h
Jorge Williamo Guambe
Jorge Williamo Guambe Bem haja UEM
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 14 h
Joaquim Gove
Joaquim Gove Nakonada juru...
No fim do dia vamos perceber que o Ministro e tantos de nós estamos a ler uma carta para reclamar um ranking que 1) não é um ranking académico e é, sim, por popularidade (não visa classificar a performance académica das Universidades, 
visando apenas comparar a popularidade das IES participantes; 2) a participação é da iniciativa da instituição e não por recomendação ou... ; 3) o escrutínio é feito na base da Internet, onde o domínio desempenha um papel importante nas regras de jogo; 4), 5), 6) mil outras coisas que não sei se é o ministro que de facto tem que dar a resposta... 

Estamos a falar de quê mesmo??? 

Valha-me o tempo...!!
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 13 h
Bitone Viage
Bitone Viage Realmente não entendeu nada, melhor não persistir nesse debate.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 7 h
Joaquim Gove
Joaquim Gove Certo! Deixemos... Mas, se for mais claro e objectivo, poderei entender. Talvez. É o que eu gostaria que percebesse.
Mas deixemos!!
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 7 h
Martins Fernando Bode
Martins Fernando Bode Parabéns as duas escolas por onde passei (UEM e UCM)
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 13 h
Fernando Chiconela
Fernando Chiconela Pensei que nenhuma fizesse parte do ranking. Algum lugar temos. Isso me deixa sossegado. Nem a que te formou esta na lista.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 13 h · Editado

Sem comentários: