sexta-feira, 19 de maio de 2017

O Nyusi mentiu ao povo moçambicano e a comunidade internacional sobre a retirada das tropas na Gorongoza


A TRÉGUA JÁ É SEM PRAZO MAS A FRELIMO NÃO ESTÁ A FAZER A SUA PARTE
A trégua sem prazos decretada pelo presidente da Renamo, Afonso Dhlakama, não significa o fim da guerra, é apenas a demonstração de boa vontade e a frelimo, em troca devia corresponder com a retirada de todos os seus militares da região da Gorongoza e, segundo o que acompanhamos na altura, haviam de se retirar preliminarmente três posições (Nhangunga, Mapanga-Panga e famosa posição Mazembe, vulgo Nhamadjiua) e só ficariam na Base Mazembe o tal grupo de 8 oficiais de ambas as forças para o monitoramento e verificação da trégua.

Mas até este momento nenhuma posição foi desmontada, contrariamente as declarações públicas (e falsas) do Nyusi, e o já constituído grupo dos 8 oficiais estão fixados na vila da Gorongoza e não na base Mazembe como estava acordado. Recorde-se que Dhlakama e Nyusi acordaram que até dia 30 de Junho, portanto, fim do primeiro trimestre, todos os militares das forças da frelimo saíram de toda região da Gorongoza.
Portanto, o Nyusi apenas mentiu para fazer boa figura perante a comunidade internacional, quiçá, porque tinha uma viagem marcada para Holanda, para onde se deslocou para aldrabar o governo dequele país. Para o Nyusi e camarilha, mentir e enganar e o seu modus operandi e se não retirar as tropas da região da Gorongoza de acordo com o combinado, a renamo não irá responsabilizar se pelas consequências. A renamo já mostrou ao povo moçambicano e ao mundo que é pela paz e democracia concedendo uma longa trégua, não obstante a sua retumbante vitória militar no campo da batalha.
SISE FERVILHA NA GORONGOZA
Para além de não ter ainda retirado as suas tropas, a frelimo encheu a região da Gorongoza com dezenas de agentes secretos do SISE, que andam a perguntar as pessoas sobre a localização das bases da renamo, em particular, a que alberga o mítico lider da renamo. Estes agentes são facilmente identificáveis. Isto prova que a frelimo apenas está a negociar para queimar tempo enquanto vai baralhando o processo eleitoral até o máximo que puder, estamos a falar do processo de registo dos eleitores (recenseamento eleitoral).

Mas de "fontes internas" da frelimo soubemos que o regime da frelimo voltou a por no topo da sua agenda a eliminação física do presidente da renamo e a preparação de uma fraude eleitoral de grande escala. Aliás, já circulam várias maletas com dinheiro para subornar os representantes dos partidos da oposição nos órgãos eleitorais para viciar os registos ou fazerem vista grossa as irregularidades nos registos.
A RENAMO DEVE COMBATER AS BATOTAS ELEITORAIS AINDA DURANTE O RESENEAMENTO
Somos da opinião que a renamo deve reagir com contundência às violações eleitorais durante o recenseamento eleitoral e não DEPOIS DA CONSUMACAO DA FRAUDE no apuramento final, como tem sido apanágio. Aliás, caso a frelimo não demilitarize as regiões centro e norte, a renamo deve exigir o audiamento do resencenseamento eleitoral. A renamo não pode ser ingénua e inconsequente. A rede deve optar pela estratégia de prevenção e não de contenção. A renamo deve parar de gritar para o vazio e colaborar com os seus milhões de apoiantes.

Também julgamos que o renamo deve exigir que hajam dois tipos de registo informático dos processos de registo e de apuramento final. O segundo registo informático deve ser numa planilha excel. Isto não pode servir apenas para as tais contagens paralelas que depois não levam a lado nenhum a não ser conflito armado. Queremos lembrar a renamo e ao MDM que nas eleições gerais passadas a frelimo contratou a empresa NIKUV de Israel para viciar a base de dados do STAE e denunciamos isto aqui. Foi a mesma firma isreaelita que baralhou as eleições no Zimbabué.
Queremos aproveitar a oportunidade para advertir a renamo para que não faça vista grossa a gritante ilegalidade da frelimo, ao aprovar a legalização da dívida particular do cidadão Armando Guebuza e seus apaniguados. A renamo, como legitima representante da maioria do povo de Moçambique, deve contestar e impugnar esta ultrajante e inaceitável ilegalidade junto ao tribunal constitucional e aos organismos internacionais de tutela e enviar copias destes documentos a todas representações diplomáticas e a imprensa. Caso a renamo não fizer isso, terá sérios problemas connosco. O povo moçambicano não irá tolerar este tipo de traição. Estamos atentos.
Por último, uma palavra aos nossos jovens irmãos das forças armadas ao serviço da frelimo. Soldados e oficiais, é melhor estarem atentos e qualquer coisa contem com o mano Unay Cambuma. Desta vez não podem aceitar serem enganados para defenderem os negócios do Nyusi e seus familares e amantes. Não podem ser enganados para defenderem os subsídios de riscos dos vossos coroneis e brigadeiros que querem a continuação da guerra porque ganham milhões com o derramamento inútil do vosso sangue. 
Abram os olhos.

Unay Cambuma
Mostrar mais reações
32 comentários
Comentários
Unay Cambuma Pelo menos eu tenho sérias dificuldades para compreender porque o presidente sempre insisti em ser enganado pela frelimo até por um miúdo como o Nyusi.
Mostrar mais reações
3
4 h
Joaquim Joao Correia Ja se esqueceu do cenario de zimpinga q ninguem se responsabilizou muito menos pedir desculpas..vidas foram em vao ....e mais...
Mostrar mais reações
1
3 h
Ssgulha Malhati Mas o os ilustres ja estavam a abandonar a nave dizendo missao comprida e agora ? Quem ia informar o povo oprimido?
Mostrar mais reações
Humberto Pinto da Cruz Eu, como sempre, tinha A-V-I-S-A-D-O sobre a falta de seriedade nas promessas/acordos mantidos com a FIRlimo.
A FIRlimo vai fazer o que fez durante 42 anos, pegar nos acordos, rasgar em pedaços, distribuir entre si e limpar o rabo. Só um bobo, tolo e ingénuo não percebe isso.
Mostrar mais reações
6
6 h
Be Focus Eu tenho dito que nao quero negociacoes com o gatuno de sempre. Ppr mim so com tiros seria a melhor sentenca para acabar com a cronica contenda
Mostrar mais reações
6
5 hEditado
Elias Goonda Elias RENAMO deve agir duma forma que dá continuidade da esperança ao povo,por isso, deve reagir sobre ss dívidas particular tornadas pública pela frelimo por ter a maioria na AR. A forma de aprovação da lei na AR não é secreta e jurgo não ser justa! Deve ser estudado.
Mostrar mais reações
2
6 h
Mushandi Ndimambo Tambem renamo sta dormir muito dessa vez vai sair com 5 deputado depois sera fim da renamo
Mostrar mais reações
2
5 h
Mário Antonio Macie Macie Eu acho que nada a frelimo vai comprir . A frelimo está muito viciado na guerra
Mostrar mais reações
1
5 h
Joaquim Joao Correia Cota djaca nao aprende nada....axa q Nyusi o vai deixar vivo ??
Mostrar mais reações
3
4 h
Fato Albino A renamo sempre cai nestas armadilhas porquem ??
Mostrar mais reações
2
6 hEditado
Carlos Dionisio Já não acredito em Dhlakama...nem na Renamo.......penso....e, muitos também pensam......que todos os deputados da Renamo....só andam a fazer teatro.....já foram todos subornados......o money fala mais alto......e quiça.....o sr. Dhlakama também......todos os prazos que deu.....não foram cumpridos.......está a deixar a água correr livremente......cadê a barragem que prometeu, para estancar estes abusos.......Zero......de agora em diante passei a ser um mero observador......
Mostrar mais reações
Cufa Acuna Memba Nguenha Os coministas nao sao pessoas q meresem confiansa,
Clara dr cambuma atregua sem prazo nao o fim d violencia armada, mas sim é um momento d refrekisao e lubricar as ak.47 aqualquer momento o gatilho e acolatra é a nossa rasao.
Mostrar mais reações
1
1 h
Eduardo Domingos A culpa é do proprio dhlakama, a 40 anos que a frelimo vem fazer isso, nao é agora que vai mudar. Dhlakama nao tem noçao do tempo. Lamentavel.
Mostrar mais reações
Manuel Manuel Pinto Ahtaka Kkkkkkk gostei mentiroso apanhado
Mostrar mais reações
Gildo Marrumete Qual é a sua verdade?
Mostrar mais reações
Joaquim Joao Correia Esperemos para ver o k vai acontecer...
Mostrar mais reações
Gildo Marrumete Ainda??? E o purque que o líder da RENAMO nao denucia???
Mostrar mais reações
Benito Biriate Frelimo é uma merda.
Mostrar mais reações
David Jose Confrimado a renamo deve apertar cinto esses gatunos não xtao adormir
Mostrar mais reações
1
2 h
Armindo Tinga Me parece que este assunto esta cpm os 2 presidentes, mais alguem sabe o que eles falam? vamos deixar o presiidente da Renamo reagir , antes de lancar lenha no lume....
Mostrar mais reações
1
2 h
Mário Antonio Macie Macie Isso meus amigos ñ estou dizer que gosto da guerra é pq a frelimo sabe o que o povo quer e é simple mas como a frelimo já stá bazeada na guerra nunca vai mudar
Mostrar mais reações
Mário Antonio Macie Macie Enquanto o poder está nas maos da frelimo no nosso País nunca haverá paz só haverá intervalos e a frelimo nunca vai deixar o poder de bem últimamente vai deixar o poder com Ak47 ñ com dialgo
Mostrar mais reações
Feliciano Mugote Paciência do vovó já ultrapassou e ainda está aumentar ultrapassagem de modo a desintender-se com seus quadros, ñ existe e nunca existiu um presidente q governa sozinho. sendo assim não é possivel presidente mandar valer sempre os seus ditos, os quadros tem direitos a decisão e serem respeitados, o chaxa djakama sabe q frelimo ñ diz verdade, mas aceita burlas como? Isso ñ dá trabalha árduo ao djakama, mas sim , áqueles q o defendem como líder; se fosse ñ existia renamo , aquí ñ haveria guerra nem matanças nem valas ccomum nem escolta nem problemas na política mas renamo está nos fazer aguentar purradas da frelimo, porque vai afrente e depois recua; nem o jesus cristo ñ recuava quando tentado por inimigos, sempre dizia q era filho de Deus. Quêm dá ouvido a um burro por fim fim torna-se burro também . O vovó tem mais de 10 anos a ser elegido maa ñ consegue levar o poder.
Mostrar mais reações
Fernando Fernando Apoio a ideia do irmao Eduardo Domingos. 
Os guerrilheiros da renamo estao pronto para salvar este pais. 
Os quadros superiores da renamo estao tambem com desejo de salvar este pais. Ate chegar ao ponto de aceitar ser comprados com montao de dinheiro para brulhar o partido e porque estao a ver q nao ha passo para frente por culpa do proprio papa Dhlakama. Quatro votos q ja passaram gerais e municipaisa ser enganado e roubado a ver mas tudo a aceitar. Mas agora ainda nao temos garantias concretas q proximas eleicoes sairao bem. Mas para o Dhlakama e tudo sim. Canta, canta, promete, promete e depois cara so para esperarmos proximas eleicoes. A frelimo nao e partido para brincar q mesmo com oracoes 24/24 horas nao faz nada. Todo tipo de demonios estao concentrados na frelimo. 
Estamos mal irmaos neste pais.
Mostrar mais reações
Xavier Clinton Xavier Epa ta cherar sisa isso, foi matrecar o presidente do Mocipio da Beira
Mostrar mais reações
Comuniquemos a todos facerangers os usuarios d fb os jornalistas d povo com distak pra aquers q anuciaram aqui nesta planta forma fb as feris coletivas pra voltarem as suas trincheras pois a situasao nao é das melhors
Mostrar mais reações
Pedro Agostinho Quissimissi Quissimissi A guerra nao resolve nada anassa pobreza do país só paz podemos passar a crise econômica do país
Mostrar mais reações
Pedro Agostinho Quissimissi Quissimissi Confirmado cota em Moçambique não há paz só aentervalo
Mostrar mais reações
Salane Mario Concordo 100%
Mostrar mais reações
1
2 h
Mr'Peter Casimiro Epa ta grave pa ate kuanto com essa ténia?
Mostrar mais reações
Tonny Wallter Chissada A frelimo ainda não sabe uk ker meus irmãos
Mostrar mais reações
Andy Uane Umbro Se eles querem bacela que continuem enganando o mundo...
Mostrar mais reações

Sem comentários: