segunda-feira, 8 de maio de 2017

Trump despede a primeira mulher a ocupar o cargo de mordomo da Casa Branca


1
Foi a primeira mulher a desempenhar o cargo de mordomo na Casa Branca. Foi também o segundo mordomo afro-americano. E foi agora despedida.
Angella Ride foi contratada por Barack Obama, em 2011
mic/Twitter
Angella Reid foi despedida do cargo de mordomo que desempenhava na Casa Branca desde 2011, sob a presidência de Barack Obama, segundo conta o Washington Post.
Reid liderava toda a equipa de funcionários da Casa Branco e o despedimento foi uma surpresa para todos. Quer para a própria Angella Reid, que exigiu uma explicação à Casa Branca, quer para os restantes funcionários. Sarah Huckabee Sanders, a principal secretária de imprensa da Casa Branca, falou sobre o despedimento de Angella Reid mas não deu nenhuma razão.
Nós deixámo-la em muito bons termos e desejo-lhe o melhor e, certamente, esperança para coisas grandes para o futuro dela [Angella Reid]. No entanto, não é incomum ter uma transição de funcionários quando uma nova administração entra. Não é nada mais do que isso.”, afirmou Sanders aos jornalistas, durante uma conferência de imprensa na passada sexta-feira.
Na verdade, uma decisão desta natureza parece ser invulgar. O último despedimento neste cargo aconteceu em 1993 quando a administração Clinton dispensou o mordomo, depois de ter descoberto uma chamada telefónica do funcionário para Barbara Bush, a mulher de George Bush (pai) e antiga primeira-dama.
Em 2011, quando foi contratada, Angella Reid substituiu Stephen W. Rochon, o primeiro mordomo afro-americano, que deixou o cargo para assumir um emprego no Departamento de Segurança Interna. O antecessor de Reid já reagiu ao despedimento, em declarações ao Washington Post: “Conhecendo Angella, duvido seriamente que ela tenha feito algo para causar isto. Ela trabalhou durante anos na alta administração em hotéis. Ela sabe acerca de hospitalidade. Ela é definitivamente profissional, mas não se pode agradar a todos”.
Ainda não foi apontando o nome de quem substituirá Angella Reid.

Sem comentários: