segunda-feira, 8 de maio de 2017

TRATAMENTO ESPECIAL: 8 de Maio de 2014 ·

Bom dia, amigos. Aliás, nem sei se é mesmo possível termos um bom dia por estes tempos, aqui em Moçambique. Ora, não é que eu vinha esta manhã aqui para o serviço, na companhia do meu pai, quando ao longo da auto-estrada que liga as cidades de Maputo e Matola, no sentido para quem vai para a Matola, testemunhei um movimento extraordinário de viaturas de luxo, quase todas elas 4x4 e com chapas de matrícula maioritariamente pertencentes ao Estado. Esgueirei o meu pescoço o suficiente para ver que o "fenómeno" era devido à realização da tal reunião nacional de quadros da Frelimo e que os transportados naquelas viaturas não eram nada mais do que os membros séniores daquele partido que se deslocavam à Matola, local que acolhe o evento. Até aqui, tudo bem...
O que me está a deixar muito revoltado é mesmo o facto de a Polícia de Trânsito ter estado a conferir um TRATAMENTO ESPECIAL àquela comitiva... Estavam muitas brigadas deles a facilitar a circulação e o "escoamento" daquela frota de carros, tendo até vedado muito mais cedo do que em dias normais a faixa de rodagem normalmente aberta para aliviar o fluxo dos carros que fazem o trajecto Matola-Maputo. Muito pior ainda é o facto de quase todos os membros séniores do partido Frelimo, os ditos quadros, serem pessoas relativamente abastadas e suficientemente ricas para se fazerem deslocar àquele tipo de reuniões partidárias com os seus próprios carros... Por que raios é que têm de ter o descaramento de se fazerem transportar em CARROS DO ESTADO, cuja manutenção e combustível são pagos exactamente pelos impostos de pessoas que também estavam a circular naquela via ensardinhados nos chapas e nos "My Loves", em condições humanamente degradantes?! Que moral e pudor têm este tipo de pessoas, de classe social avantajada e presumivelmente escolarizadas - afinal, são quadros nacionais e muitos deles a exercerem cargos de direcção e chefia ao mais alto nível no Estado - fazendo-se deslocar em CARROS DO ESTADO para uma reunião partidária que pretensamente serve para ditar os próximos rumos de desenvolvimento do país (combate à pobreza, à corrupção, luta pela justiça social e equidade na redistribuição de riqueza, respeito pela lei, práticas administrativas sadias, etc etc)?!
Não me venham aqui dizer que eles não têm carros pessoais... Temos de combater esses abusos!
Mercia Cornelia Mondlane Ouvi algures que ja nao ha quartos vagos em todas guest houses da matola porque a frelimo ocupou por causa da tal reuniao. Eh triste isso sabe.
Diogo Teresa
Diogo Teresa Edgar Kamikaze Barroso eu estou desgastada com essa "gente". ja cansa, abusam-nos muito mas so nos abusa quem nós permitimos que nos abuse né???
Hussein Nácir Rupava
Hussein Nácir Rupava Ainda vamos deixar cair o Muro deles... Arrrogancia e Impetulancia deve ter limites. Esta quase a chegar
Edgar Barroso
Edgar Barroso Os nossos jornalistas da imprensa dita independente deveriam estar lá no parque de estacionamento do local do evento a documentar este tipo de atropelos ao erário público e a expô-los para a sociedade... É uma oportunidade flagrante de recolher evidências soberbas de como o nosso Estado está à saque.
Milagre Cumbe Cumbe
Milagre Cumbe Cumbe Falou e disse, ... caro Edgar Barroso em mocambique a luta ainda é muito grande para os desafios q somos submetidos pelo abuso d puder
Víctor Bulande
Víctor Bulande E se não tiverem carros pessoais, onde o Estado entra nisso? O partido não tem dinheiro para alugar viaturas de transporte colectivo num desses rent-a-cars da cidade? Por vezes fazem o que fazem só para estarem na boca do povo, não importam os motivos (bons ou maus).
Anacleto Machava
Anacleto Machava Num outro post da Diogo Teresa eu questionava também a proveniência dos dinheiros que estãoa ser usados para as passagens, acomodação, combustível, per diems, e etc dos delegados vindos de outras províncias! o Estado está de facto a saque! Arlindo Cossa, estás a ver isto?
El Patriota
Elias Sitoe
Elias Sitoe Edgar Barroso e os demais que forem a ler este comentário, nos temos a culpa nesses abusos pois temos medo de mudanças, nós temos como mudar Isso com o VOTO então vamos a isso. Nos os pusemos lá então vamos tira los nas próximas eleições minha gente
Chande Puna
Chande Puna Os cães ladram mas a caravana passa.....
Carmen Fumo
Carmen Fumo Existe um meio para isso e todos sabemos qual é.
D Sousa Maluah
D Sousa Maluah Eu quero ser do glorioso partido quando crescer, deve animar essa vida páh
Manuel Vulula
Edgar Barroso
Edgar Barroso Aquilo que está a acontecer ali é uma prova viva do sequestro do Estado pelo partido Frelimo. É um pontapé nos tomates das normas e dos princípios de funcionamento da administração pública. É uma salada russa de abuso de poder, fornicação da lei e arrotos de arrogância e prepotência para a cara do povo...
Tassilimah Tainarah Thamires
Tassilimah Tainarah Thamires Deviamos seguir os sul Africanos, aposto k vai haver mudanÇa nestas eleiÇoes.... Se a Africa de sul pode, nos tbm podemos decidir que deve nos governar.... Sinceramente, chegou a hora de deixarmos cair a venda dos nos olhos... De vermos sangue nas estradas dia apos dias, enquanto uns ate dao voltas de avionetas e carros luxosos...
Chande Puna
Chande Puna Edgar Kamikaze Barroso, nada disto é novidade. Todos sabemos do que tu escrveste e nada fazemos. Nas autárquicas, as coisas aconteceram e ficamos calminhos da "Silva", nas Presidenciais vai acontecer a mesma coisa. Nós é que nada fazemos pra que haja mudança, falar e escrever não resolve nada
Magus Da Siderurgia
Magus Da Siderurgia La mina voto vata li mbunha vaíssa lava. Ntsém!
Alex Paulo Dos Anjos
Alex Paulo Dos Anjos Feliz ou infelizmente este cenário acontece e continuará a acontecer por muito mais tempo se as forças vivas da Sociedade civil continuarem a ver, ouvir e só falar... Oposição político-partidária não se faz presente, aliás juntam-.se a posição para legislar mordomias para os abastados em nome do povo, e, a outra parte que destapara reclamar somos nós, sem poder nenhum, jovens e adultos pela causa da moral e ética, partidários ou não, da posição ou da oposição, mas sem acção de modo a operacionalizar campanhas sérias e bem conduzidas contra os excessos dos políticos.
Outra voz poderá dizer que a Polícia de Trânsito está a trabalhar para satisfazer quadros do estado, embora pertencentes a um determinado partido, concordo plenamente, aliás, qualquer grupo da sociedade civil pode pedir auxílio a PT para controlar o tráfego e facilitar a dinâmica de qualquer manifestação de grupos, e, a PT está para isso e mais outras acções pro-trânsito. Agora, quanto as viaturas do Estado, não há como desassociar com a rotina dos quadros da Frelimo porque na verdade estão de serviço e não de férias enquanto reunidos na escola de Hanhane. Para mim o 4o. pior país do mundo em termos de desenvolvimento humano ê composto por dois polos, um lado por políticos gananciosos e do outro lado por um povo passivo(não pacífico por carência de moral no seu seio)... Dizer que há muito que fazer do lado de cá para forçar o lado de lá a respeitar o sofrimento do povo.
Júlia Gimo
Júlia Gimo Concordo contigo Edgar Kamikaze Barroso falexeu familiar da primeira dama de mocambique e todos carros pertencentes as direccoes provincias foram solicitados pra la, ca de a tal lei de Probidade publica.
Edgar Barroso
Edgar Barroso Chande Puna, é por isso que eu disse que a declarada imprensa livre e independente tem, nestes dias, a oportunidade de reportar, publicar e publicitar este tipo de abusos à larga maioria da opinião pública nacional, nos seus noticiários televisivos, radiofónicos e escritos. Não custa nada e seria um serviço público de inestimável valor cívico, informativo e didáctico.
Miguel D. Virgílio
Miguel D. Virgílio well... isto só serve para confirmar que o nosso pais esta nas mãos de um bando de saqueadores formados, licenciados e PHD's em "crime organizado"
Chande Puna
Chande Puna D´acord Edgar Kamikaze Barroso, mas infelizmente sabemos o que a casa gasta. Ás vezes fico tentado em concordar com o Dhlakama.
Américo Matavele
Américo Matavele Essa generalizaçao e' perigosa, mano. E' o famoso recurso emocional que muitos politicos usam para "sujar" o adversario. Eu estou na ECP, mas nao vim do carro do Estado. Alias, nem tenho viatura, e nao sou eu sozinho nessa situaçao. Conheço quadros de outros partidos que tem viaturas de afectaçao e que os usa para fins particulares (igreja, meetings, etc). Se a PT "acordou" cedo, tem o entendimento operativo de que naquela via haveria um trafego extraordinario, por isso a tomada de medidas extraordinarias. Acho que poderias bem dizer que "alguns" camaradas estao em carros do Estado. Assim parece que toooodos nos viemos aqui de carros do Estado. Nao e' bem assim.
Chande Puna
Chande Puna As medidas extraordinárias não devem influenciar negativamente o cidadão que trabalha cujos impostos estão a ser esbanjados desmedidamente e ainda por cima por causa de uma reunião de um partido. Isso é abuso, ó mano Américo Matavele.
Américo Matavele
Américo Matavele Outra coisa, o mano Edgar impoe que os funcionarios do Estado com cargos de chefia devem obrigatoriamente ter carros. Nao acho que possa ser dessa forma. Ate podem receber maning, mas cada um tem o seu programa. Lemra-se daquela anedota de uma gaja que faz contas de cigarros fumados em dez anos? E que depois diz que o fumador, com o dinheiro gasto, poderia ter comprado um Ferrari? Ora, esta aonde o dela?
Cremildo Nhalungo
Cremildo Nhalungo Usam carros que sao pagos com nossos impostos, por acaso todo povo mocambicano gosta da frelimo????
Edgar Barroso
Edgar Barroso Américo Matavele, nem te fica bem isso. A lei não se aplica a alguns... Aplica-se a todos. Nenhuma excepção invalida a regra. Aliás, o que eu testemunhei ali não era uma excepção... era uma regra (quase todos os carros eram do Estado) que, se é mesmo verdade, tinha algumas excepções (tu e outros G-40 que humilhantemente ainda andam de chapa).

Quanto à Polícia de Trânsito, acabaste de dar um tiro no teu próprio pé. Com efeito, o fluxo de trânsito naquela via é exponencialmente muito mais intenso no sentido Matola-Maputo do que no sentido Maputo-Matola... Até mesmo hoje.
Américo Matavele
Américo Matavele Mano Chande, nao li em linha alguma do post do Edgar em que diz que a PT estava a atrapalhar a normal circulaçao de viaturas de "particulares". Ele reclama porque a PT acordou cedo e abriu cedo a outra faixa. E' isso que tento explicar.
Diogo Teresa
Diogo Teresa Américo Matavele o que a PT fez foi fechar uma faixa que existe justamente por causa do trafego intenso no sentido oposto. Quem são voces que nao podem ficar na fila para passar? que têm de prejudicar a nós que estavamos a caminho do trabalho para voces poderem estar hoje ai a comer biscotios o dia inteiro? se nao fossem os meus/nossos impostos o que seria de voces?
Edgar Barroso
Chande Puna
Emanuel Anti-Heroi Nkojola
Emanuel Anti-Heroi Nkojola Vamos acabar com isso BREVEMENTE.
Germano Milagre
Germano Milagre Mais vergonha ... que eles não têm !!!
Spirou Maltese
Spirou Maltese ehheheheehh ''tu e outros g40 que andam humilhadamente em chapas'' eheehehehehehheehehheheeheheheheheheh
Spirou Maltese
Spirou Maltese americo melhor nao escrever mais! estas a parecer o damiao jose!! aqui sou obrigado a chamar o rei Juan de Espanha quando mandou calar o finado Chavez.
Ricardo Macicame
Ricardo Macicame As vezes evito comentar assuntos do genero pois acabo sendo cao a ladrar e a caravana passando.
Quanto mais falamos é como dando aplausos pa esses larapios.
Nos que estamos nos distritos de algumas provincias do pais, sentimos na pele o que é ser pisado quando tenta dar um ponto de vidta divergente ao do partdo no poder, ate somos ameassados de dispendimento.

Afinal o que é "liberdade de expressao".
Álvaro Xerinda
Álvaro Xerinda Ja falamos tudo sobre este governo, vamos ver se merecemos este pais em Outubro
Nertia Urnilia Boca
Nertia Urnilia Boca ja tanto falamos, discutimos e ate batemo-nos. Em outubro espero que facamos algo para merecer os nossos desejos. Senao passaremos mais 5 anos a falar falar ...falar e mais nada!
Julio Da Wilka Edwin
Américo Matavele
Américo Matavele Ainda estou aqui. O que noto aqui e' um egoismo exarcebado e um odio disfarçado que busca factos marginais e usa como muniçoes. Mana Teresa, o fluxo de viaturas e' mais intenso no sentido Maputo-Matola de manha, por causa desta conferencia em que estou. Afinal, estao cerca de 2500 pessoas aqui, e todas essa devem estar a mesma hora no mesmo sitio, a maioria usando a mesma via. Diferentemente de voces que nao comem biscoitos, tem horarios diversifiacados, e vao para diferentes locais. Para o vosso Governo, o Presidente exortou aos membros para optarem por estarem juntos nas viaturas de modo a diminuir o numero de viaturas. E se fosse que todos vem com suas viaturas? Eh eh eh eh... A Frelimo e' o povo, pessoal.
Mwanana Wa Txinguizane
Mwanana Wa Txinguizane Eu sempre chamei todo quadro de membros seniores do partido abutres insassiaveis pela carne do 0
Mwanana Wa Txinguizane
Edgar Barroso
Edgar Barroso Américo, fundamente devidamente as expressões "egoísmo exacerbado" e "ódio disfarçado" em termos qualitativos e quantitativos, apresentando igualmente os respectivos indicadores que os ilustram.

Vou até te ajudar:


1. Quem está a ser egoísta aqui, os "conferencistas" do teu partido que têm estado a usar aquela via por estes dias e que injustificavelmente têm estado a ter tratamento exclusivo, privilegiado e personalizado no uso da mesma? Ou os seus utentes normais, que estão a denunciar discriminação negativa por parte das autoridades policiais? O que entendes por "egoímo", reclamar tratamento igual para cidadãos iguais? Ademais, aí na vossa conferência os indivíduos não estão como dirigentes superiores de Estado, estão como quadros do vosso partido.

2. O que é que entendes por "ódio disfarçado", reivindicar que os vossos quadros partidários estão a delapidar o erário pago pelos nosso impostos para fins lesivos ao próprio Estado?!

Peço deferimento.
Jujuka Timbane
Dinis Chembene
Dinis Chembene Para o bem do debate alguns aspectos do post e comentários subsequentes devem ser esclarecidos: 1. Um facto é o uso de viaturas e outros meios do estado para um evento que é de um partido politico. Acho que aqui, se quisermos ser justos não há margem para discussões, este é um mal que deve ser estirpado da sociedade moçambicana. 2. Não acho nada anormal e desrespeitoso no facto de havendo um evento de grande envergadura ser destacada uma força policial para o local e se necessário criar medidas especificas que possam facilitar a realização do mesmo. Nosotros sofremos sempre que o Costa do Sol joga e os adeptos fazem-se todos ao mesmo tempo ao campo. Da mesma forma que sofremos quando os camiões fazem das suas na via Matola-Maputo.
Diogo Teresa
Diogo Teresa Américo Matavele nao costumo argumentar com fãs de nada nem de ninguém, por isso és fã né? Tenho inveja ya tenho muita porque gostaria de poder tb sair da minha casa e fecharem uma estrada para eu chegar ao meu local sem ser stressada por ninguem. Sou egoista sim sou, gostaria tambem que nao me descontassem tanto o IRPS e outros impostos e no fim nao receber nada em troca.

Portanto me enquandro em tudo que disseste egoismo e invejosa, essa sou EU.
Homer Wolf
Homer Wolf
Traduzido do Espanhol
Seu reacionário...Ver Original
Décio Setemane
Décio Setemane 15 de outubro....dia da viragem...xega de papo vamos votar em que pode mudar o rumo deste pais.
Betyna Tembe
Betyna Tembe pois e pai,essa e realidade do nosso Moz....
Chande Puna
David Colaco Ribeiro
Balú Anju Enoque
Balú Anju Enoque Tembe exa n é realidad d moz, temuj recurxus pha triunfar, uk akontece èk nu seio do noxu governu ha extra terrextres alias xamaria eu d xtra nacionas puxa exej gajus so tao pha dixtruirnus pha
Homer Wolf
Homer Wolf O que faz mover o frelo do Americo Matavele?...
Américo Matavele
Américo Matavele Eish... Fui bem descascado aqui. Fui posto no meu lugar. Fui reduzido a' minha insignificancia. E imaginar que perdi esta tchaya toda, e estou a apanhar em deferido. Poxa pa! Eh eh eh eh...
Chande Puna
Chande Puna Hehehehehehehe........
Edgar Barroso
Amilcar Machado
Amilcar Machado ehehehehe aqui pelos vistos bateram-se bem... gramei dessa (...)" afinal, são quadros nacionais e muitos deles a exercerem cargos de direcção e chefia ao mais alto nível no Estado" (...) ehehehehe
Andre Dimas
Andre Dimas Por esta e por outras, hoje estamos no buraco meu irmao.!
Rafael Ricardo Dias Machalela
Rafael Ricardo Dias Machalela Muito actual meu irmão... Era só olhar para a reunião da ACLLN. Disgusting
Ariel Sonto
Ariel Sonto Afinal, era uma reuniao para ditar ''os ACTUAIS rumos de desenvolvimento do país''. tsk
Gote Rafa
Gote Rafa Já está escolhido o combate à esses abusos porque a RENAMO já iniciou e o povo vai ultimar, já nos roubou muito dinheiro e nos endividou até nos dizer basta, e agora nós abusa, meu povo vamos acabarmos com esse abuso. Esse governo na verdade já não tem respeito com seus patrões.
Osman Gani
Osman Gani infelizmente ja passaram 4 decadas sob democracia disfarsada sempre a ganhar as eleicoes com maioria absoluta para isso so convocar novas eleicoes
Kelvintino Massas
Kelvintino Massas Yha, há pessoas em moz que saiba voz da verdade, vocês saiba voz do povo, não voz da oposição, parabéns ilustre pela análise
Edmundo Maria Sive Sive
Rafael Ricardo Dias Machalela

Sem comentários: