sexta-feira, 5 de maio de 2017

Jornalismo moçambicano: uma lástima!


Até quando será preciso criticar o jornalismo moçambicano para mudar de perfil? É que a burrice que abunda em muito dos jornalistas moçambicanos é de bradar aos céus. Até parece que os tais ainda não saíram da idade da pedra. Fazem um jornalismo de baixo jaez que, provavelmente, só é possível em Moçambique.
Senhores, saiam das trevas. Há luz aqui fora!
Há um senhor que conheço há mais de 20 anos. Trata-se de Ramos Miguel. Conheço-o deste os tempos em que era jornalista do semanário “domingo”. Ele é correspondente da VOA- Voz da América. Este senhor, meus amigos, tem mais de 20 anos de experiência como jornalista. Só pela idade profissional, devia fazer a diferença, mas decepcionou-me muito pela sua mediocridade.
Na sua notícia, difundida esta quarta-feira pela Voz da América, denominada “Extradição de Nini Satar não está garantida”, Ramos Miguel diz que “ Moçambique não tem nenhum instrumento jurídico que possa usar para conseguir a extradição de Nini Satar (…)”.
O que mais me decepciona não é a notícia em si, (até aqui ainda ninguém viu o tal mandado esta entre fofocas.)
é o facto de um senhor de idade, com mais de 20 anos de experiência como jornalista, ter plagiado notícias da STV e do jornal O País, para enganar os ouvintes da VOA.Voz da América.plagiou o errado porque sobre essas notícias eu já havia mostrado o meu ângulo. Dei as explicações necessárias que até mesmo um burro era capaz de entender, mas o Ramos Miguel nada!
Ramos Miguel até entrevistou um jurista fraco, chamado Egídio Placido.(chefe da redação do jornal Zambeze)Teria feito melhor se tivesse procurado pelo meu advogado. Dava-lhe as explicações necessárias. Aliás, isto é que seria um bom jornalismo. Feito por um profissional que se preza. Na impossibilidade de falar com Nini Satar, fala com o seu representante.
O tal de Egídio Placido é citado a dizer que "há uma coisa que não está bem porque o pedido que foi aceite pelas autoridades moçambicanas foi no sentido de Nini ir fazer tratamento médico na Índia, mas ele foi a Londres sem autorização, e eu penso que a partir desse momento devia ser quebrada a liberdade condicional".
Reparem para esta gafe. Na terça-feira, o jornal “Magazine Independente” publicou um despacho que autorizava a minha deslocação da Índia para o Reino Unido. Este despacho é do competente tribunal não é da invenção de Nini Satar. Será que Ramos Miguel e o seu entrevistado não lêem jornais? Vou anexar aqui o respectivo despacho, aproveitem ver.
O Ramos Miguel se quer falar de assuntos como este, deve procurar pessoas abalizadas. Esse Egídio Plácido fosse um bom jurista, saberia dar o benefício da dúvida. Ou seja, devia abster-se de comentar assuntos que não são do seu domínio. Caíram ambos no ridículo.
E pior para o Ramos Miguel. Tantos anos de jornalismo para nada? E eu como sou capaz, farei chegar a meu posicionamento à VOA. Ramos Miguel, para além de escrever barbaridades, plagiou uma notícia difundida por outra imprensa. Vergonhoso.
Se alguém é atento, há-de perceber que a mesma notícia até foi publicada por quase todos os jornais moçambicanos. Ou seja, todos publicaram a mesma mentira. Até quando Moçambique? Será que o país não merece profissionais de qualidade? Isto ainda é problema de estômago? Já começo a desconfiar. Há aqui muitas sapatarias.
O Ramos Miguel até já devia ter ido à reforma. Que orgulho terá de tantos anos de jornalismo se a mediocridade ainda cola-se-lhe. Vejo que tenho capacidade e qualidade para ser professor de muitos. Não é admissível que haja burros velhos.
Sabem o que dizia Paul Joseph Goebbels? “Uma mentira repetida mil vezes torna-se verdade". Este senhor foi ministro da Propaganda de Adolf Hitler na Alemanha Nazista.

Um abraço fraterno
Nini Satar
GostoMostrar mais reações
Comentar
59 comentários
Comentários
Jr Chauque
Jr Chauque Afinal houve autorização para ires a Londres Momade Assife Abdul Satar....e muita informação divulgada dizia que NÃO...realmente a muito a desejar sobre a informação que anda nos "tablóides"moçambicano,...que vergonha.
Não investigam só publicam
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
4
 · 6 h · Editado
Filipe Joao
Filipe Joao É normal na terra d tseke mano...
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 5 h
Joao Alexandre Papucides
Joao Alexandre Papucides Nao bata mais nos ceguinhos. No seu caso julgo serem noticias por encomenda. Siga o ditado que diz: os caes ladram mas a caravana passa. Abr.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
2
 · 3 h
Olga Ross
Olga Ross Huhum.....que situaçao....é triste mas é o que tem acontecido. Acreditar em mentiras e duvidar verdades. Força ai meu amigo
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 7 h
Saquina Peres
Saquina Peres Talvez fez o plágio para vender, porque para além de dar notícias eles precisam de aumentar suas receitas.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 6 h
Kevin Macaringue
Kevin Macaringue Em Mocambique, nao mostramos as caras Dos reus ou suspeitos de crimes - tudo bem.

Mas para mostrar a cara Das victimas e testemunhas, tudo vale!!!


A nossa imprensa e media so defende os gatunos e corruptos.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 4 h
Horácio André Cuna
Horácio André Cuna Não mostramos a cara de uns, mas exibimos a de outros tantos. Dualidade de critérios
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 3 h
Kevin Macaringue
Kevin Macaringue Exactamente. E sinceramente, entre o gatuno e a victima quem merece ser conhecido e o ladrao. 

Como e que chegaram a conclusao que os lesados e quem teem que ser vistos a falarem sobre o crime? Se quisessem defender a soberania da justica que nao mostrassem as caras de ninguem!!!
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 3 h
Amyss Pial
Amyss Pial Você tem os 🍅 🍅 no lugar والله بالله
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
4
 · 7 h · Editado
Vasco Lebre Malate
Vasco Lebre Malate Por isso nao perco meu tempo lendo "jornais" de MOZ
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 1 h
Joao Williamo Tivane
Joao Williamo Tivane Lambe botas
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 6 h
Cumar Lalgi
Cumar Lalgi 🤣😅
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 8 h
Lindo Joao Rapieque Lindo
Lindo Joao Rapieque Lindo É logico que o jornalismo moçambicano so se foca mais nas mentiras e nas verdades ocultam sempre o exemplo disso é:daki a algumas semanas girou a noticia da morte do cantor justino ubbaka ate em algums jornais saiu a noticia semana seguinte ele se pronunciou na tv, a pergunta é cmo é possivel o jornalismo editado na capital do país e o cantor reside la?ai eque tira-se a conclusao de que a maioria dos jornalistas do país sao desinformados e publicam noticias sem terem absoluta certeza e isso é triste, negativo e mao no mundo jornalismo.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
3
 · 6 h
Tasia Dionisio
Tasia Dionisio Ainda falta muito pra o tal mudar de perfil. Não sendo só o jornalismo,mas o moçambique todo deve mudar.
Pois os jornalistas ajem sem vergonha,e fazem coisa de vergonha.
Quando ha falta de notícia,eles passam vida fazendo isso! Mentir,mentir e mentir.m
as um dia a ficha caí.
Mas bem bem ,como pode evoluir o país assim ?
Má governação,jornalistas de meia tigela,governo muito corrupto,mais uma mentira proferida.chego a pensar que eles tem inveja de você. Envez de procurarem notícias para fortalecer o moçambique, passam a vida escrevendo mentiras como se fossem desocupados.eles não sabem o que estao a fazer !

Mas aonde vai parrar isso?
O estado moçambicano é um fracaço!
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
4
 · 7 h · Editado
Nelson H Ribeiro
Nelson H Ribeiro passei ler comentários tudo dito acho falta um espírito de termos um jornalismo investigativo em Moçambique
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 2 h
James Lugard
James Lugard Demostra falta do profissionalismo no jornalismo moçambicano. Em Moçambique, só temos jornaleiros e não jornalistas.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 7 h
Andre Raimundo Chavane
Andre Raimundo Chavane Entao xtamos a ser informados por desinformados. Mocambique, um acidente geogrAfico!
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 3 h
Carlos Andre
Carlos Andre Por isso mesmo que eu não gosto de comprar Jornais de Moz. Fantochada.
Se não tem nada pra nos informar, escrevam nesses jornais em letras garrafais "HOJE NÃO TEMOS INFORMAÇÃO".
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
2
 · 6 h
Tino Martinha
Tino Martinha Jornalismo frustrado mentirosos labibotas, esses tem interesses particulares contra sua pessoa Nini.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 5 h
Aleksa Cecilia
Aleksa Cecilia São todos fãns do Nini, embora não admitam em público. Queriam ser você ou estar no seu lugar...
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 8 h
Cabral Toze
Cabral Toze Em moz há profissionalismo em todas ares pk existe uma grande pandemia k é corrupção e unipotismo. É pôr isso k mecanicos viram ginecologistas
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 5 h
Bernardo Ernesto Matimbine
Bernardo Ernesto Matimbine É um jornalismo baseado em Sensacionalismo. A única coisa que importa aos jornalistas do solo pátrio é vender papel aos leitores, para garantir seu salário. A actividade jornalistica é muito complexa, pois um profissional desta área deve dominar um pouco de todas áreas do saber científico, mas muitos usam senso comum.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 7 h
Nelo Dos Santos
Nelo Dos Santos Claramente senhores jornalistas deixem de escrever contra Nini,porqui ele conhece todos erros qui vocês tem ,só podem difamar um indefeso como eu
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 2 h
Cláudio Faranguana
Cláudio Faranguana Obrigado Nini , Até o próximo ensinamento.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
2
 · 7 h
Jose Eduardo
Jose Eduardo Ramos Miguel e Egidio Placido apareçam e lavem, ao menos a cara.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 53 min
Frans Nkosi
Frans Nkosi APESAR DE TUDO,O SENHOR NINI SATAR É MUITO ORGANIZADO.......
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 5 h
Cesar Jeremias Maposse
Cesar Jeremias Maposse A verdad em jornalism so se torna verdad se provar com dados fieis....na falta d estes, torna -a inverdades pa evitar dzer mintiras. Os argumetos so se tornam convencentes se os contra-argumentos nao nao forem fortes e convencentes. Nini Satar provou o seu angulo/lado entao o nosso jornalismo mocambicano deve tambem se pronunciar face ao angulo do NiNi Satar. POR FAVOR USEI APENAS A MINHA LIBEEDADE D EXPRESSAO CONFORME O QUADRO JURIRICO ME ASSISTE.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 7 h
Cristianoandre Mandjolo
Cristianoandre Mandjolo É triste o que acontce nesse país.
Mas força jovem a vida não para esquece um pouco o passado não vai te fazer bem curte a vida
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 4 h
Francisco Wilson
Francisco Wilson Esses jornalistas ja nao deveriam escrever escrever sobre Nini porque so levam porrada com o mesmo
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 5 h
Raxid Carlos Soares Soares
Raxid Carlos Soares Soares ASSALAMo aleikum eu fis uma leitura celenciosamente e atemtosamente a sua publicaçao busurcu e n me restou dividas que estas capacitado cm uma boa qualidad de ser um doçente de todos eces k profonam o seu nome em momentos rediculos pra merecerem distaque. Ceceramente cmtra factos n ha argumento és uma lenda e eu triunfu nu bolso pra alguns jornalistas de renome.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 6 h
Jcarlos Zacarias
Jcarlos Zacarias tens q aprender com ele tambem a saber escrever coretamente.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 6 h
Raxid Carlos Soares Soares
Raxid Carlos Soares Soares Se tems tempo lê o cmo me respondeu se xta coreto xta tudo deturpado, quase um bebe a faser me auto critica. Se prestares atencao n erei falhei, emtao antes de me julgar sub julgue se.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 6 h
Raxid Carlos Soares Soares
Raxid Carlos Soares Soares Tems k ter muito cuidado cm a vida n exalte um ser humano excepto Deüs. Se n sei escrever ele percebeu uki kiz diser, se n os alejados n fariam parte do mundo.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 5 h
Rosa Janeth Cumbe
Rosa Janeth Cumbe Isso são calúnias,as tuas verdades encomendam a muita gente.força ai
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 5 min
Delio Sisinio
Delio Sisinio Continues assim keremx mais ditadores ca em mocambique obrigado pela atencao bom dia ilustre.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 4 h
Sunyl Skobar Skobar
Sunyl Skobar Skobar salve s kem poder nxta selva jornalismo da kandonga....
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 5 h
Aquibar Castigo Castigo
Aquibar Castigo Castigo Jornalismo infundada todo mentira
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 8 h
Kleber Alberto
Kleber Alberto Nao sei se o que se faz aqui chama se jornalismo.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 2 h
Valdo Mazuze
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 18 min
Criso da Silva
Criso da Silva @
Alguns jornais publicam notícias falsas do dia da mentira😅😆😆😆
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 7 h · Editado
Herminio PekLiano
Herminio PekLiano Respect ilustre Nini Satar.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 5 h
Augusto Virgilio Cavele
Augusto Virgilio Cavele Epah! e está agora!!! K se defenda o sr. Ramos Miguel
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 7 h
Miguel Fernando
Miguel Fernando Velhos sapateiros. Deixem o "GRANDE" em paz
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 1 h
Dudu Sabudo
Dudu Sabudo Esses gajos são uns lambe botas
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 1 h
Joaquim Mavone
Joaquim Mavone O problema REAL é só estômago.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 5 h
Armando Nhantumbo
Armando Nhantumbo Nikuzweeee cem comentario mas adorei dessa
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 7 h
Valdo Carlos Machado
Valdo Carlos Machado É disso que nós keremos nini abrir a mente dos moçambicanos
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 3 h
Delcio Alfredo Ngome
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 1 h
Roberto Lamba
Roberto Lamba Fornalismo menos investigativo
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 7 h
Filipe Joao
Filipe Joao Força mano e muito cuidado pk tas a ser caçado a todo custo.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 5 h
Lucia Samuel
Lucia Samuel Sem comentarios
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 7 h
Raxid Carlos Soares Soares
Raxid Carlos Soares Soares Uki sabem é plajiar coisas abstratas
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 6 h
Masú Martinho Martinho
Masú Martinho Martinho Jonalismo moçambicano se nao falar d nini satar nan ad ter mercado
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 8 h
César Silvestre Macamo Macamo
César Silvestre Macamo Macamo Falam de si só pra ganharem mercado
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 7 h
Gentildo A. Catine
Gentildo A. Catine Manda um chocolate para ele
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 21 min
Paulo José
Paulo José Realista nini
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 7 h
Abdul Manafe
Abdul Manafe Sem comentários
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 8 h
Vasco Pedro Francisco
Vasco Pedro Francisco Muita vergonha
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 1 h
Francisco Nabila
Francisco Nabila "...Isto ainda é problema de estômago..." k
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 4 h
Simao Munguambe
Simao Munguambe Não querem lhe deixar em paz ilustre.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 8 h
Jossefina Macuacua
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 1 h
Ivan Octavio Souto Tembissa
Ivan Octavio Souto Tembissa kkkkk.....bem haja gente como Nini. Va em frente.

Sem comentários: