sábado, 20 de maio de 2017

Frelimo convoca IV sessão extraordinária do Comité Central


Partido no poder convoca sessão extraordinária do Comité Central para próxima semana
O partido Frelimo reúne, próxima semana, na IV sessão extraordinária deste que é o maior órgão de deliberação do partido no poder.
De acordo com uma nota de imprensa a que tivemos acesso, a reunião terá lugar nos dias 26 e 27 (sexta e sábado), não tendo, entretanto, sido revelada a agenda da sessão.
A quatro meses do 11º Congresso do partido, agendado para 26 de Setembro a 1 de Outubro do corrente ano, é de prever que o nível de preparação e os acertos rumo ao encontro estejam no centro da agenda.
A sessão que se avizinha será a primeira desde que Filipe Nyusi assumiu a direcção da Frelimo e a presidência do país e realiza-se num clima de “paz” e estabilidade nacional, fruto dos entendimentos ao mais alto nível entre o estadista moçambicano e o líder da Renamo, que resultaram no estabelecimento de tréguas ilimitadas, que vigoram há mais de duas semanas.
Neste contexto, há grande possibilidade de o diálogo político, que decorre à porta fechada, seja também tema da sessão, podendo Nyusi dar um informe ao órgão de que é dirigente.
Outra nota que poderá constar da agenda, mesmo que oficiosamente, é o relatório da auditoria forense realizado pela Kroll e que já está na posse da Procuradoria-Geral da República (PGR), cujos resultados poderão ser divulgados precisamente depois da magna reunião dos camaradas.
Para participar na magna reunião, os delegados e membros do Comité Central começam a chega já no início da próxima semana à capital do país.
Um congresso, várias cogitações
A IV sessão extraordinária poderá ser o início de um alinhamento de posições a serem chanceladas no congresso de Setembro. Tendo em conta que este será o primeiro congresso sob liderança de Filipe Nyusi, que, segundo algumas correntes de opinião, deverá proceder a movimentações nos principais órgãos do partido, de forma a ter um quadro precisamente à sua imagem. Até agora, são várias as cogitações, quer sobre a sessão extraordinária da próxima semana, quer sobre o 11º Congresso, que apenas serão confirmadas, ou não, a partir da semana que vem.

Sem comentários: