sábado, 20 de maio de 2017

Moçambique surge et ambula!

Moçambique surge et ambula!
“ Dormes! e o mundo marcha, ó pátria do mistério./ Dormes! e o mundo avança, o tempo vai seguindo.../O progresso caminha ao alto de um hemisfério/ E no outro tu dormes o teu sono infindo...(…)”. Convoquei este pequeno trecho do poema de Rui de Noronha, “Surge et ambula”, para, em jeito de analogia, vos revelar o que muitos moçambicanos, infelizmente, são: dorminhocos. Estão nas trevas. Há luz fora. Fora, meus irmãos, o mundo marcha.
Por exemplo, tenho reparado que se um fulano qualquer de Moçambique, se atreve a falar mal de Nini, há-de ser motivo até de muitas partilhas no WhatsApp e por ai fora. Só porque entra o nome de Nini no meio.
Há dias, Nini Satar foi motivo de debate por causa de um tal comunicado da PGR em que se dizia que esta exarou um mandado de captura contra mim. Até os jornais, as televisões, quiçá a imprensa internacional, noticiou isto com muta ênfase. Mas todos se esqueceram (muitos até porque são ignorantes) de questionar: será que a Procuradoria-Geral da República tem competência para lavrar um mandado de captura? Eu vos digo, já agora, que não. E devia ter sido este o debate.
Sinceramente alguns comentários me fazem questionar se Moçambique está neste planeta. É que estamos no século XXI e muitos moçambicanos agem como se ainda estivessem na idade da pedra. O mundo marcha, meus camaradas. O mundo não foi reservado para tacanhos. Antes de compartilhar ou pôr qualquer like no post de alguém, tens que te perguntar até que ponto o tal comentário te satisfaz. Ou seja, tu te espelhas nesse post ou não. O que noto, com muita tristeza, é que somos uma sociedade de fofoqueiros.
Se Nini Satar coloca um like ou comentário numa fotografia de uma miúda qualquer no Facebook ou a contrario é motivo de debate e repassam-se no WhatsApp. Este país, que se chama Moçambique, precisa de cada um de nós para trabalhar por ele. E se somos uma sociedade de fofoqueiros, julgam que vamos levar o país a bom porto?
E, por outro lado, as pessoas além de debater, por exemplo, o assunto em causa, debatem o dono do post. Nini Satar, companheiros, vos está a prestar um grande favor mostrando que estão a ser aldrabados. E esse Nini Satar, ao vos dizer isso, não espera consensos. Nenhum homem em face da terra reúne consensos. Até duvidavam dos nossos próprios profetas 
Falavam mal Deles e quem sou eu Nini Satar para não fazerem?
Afinal dos grandes e que se falam!
Pessoas há, e não são poucas, que até nem imaginam quem é esse Nini Satar, mas até fazem comentários desdenhosos à volta da sua figura. Nini Satar, companheiros, é muito grande, e nem imaginam quanto. Não vou falar de fortuna porque estaria a resvalar ao vulgacho, mas, sim, das minhas vivências. Muitos dariam tudo só para chegar aos meus pés, mas a vida não é assim. Sinceramente, eu sou aquela pessoa que muitos gostariam de conhecer. E alguns de vocês?
Não é por acaso que qualquer jornal só por estampar a foto de Nini na capa, acompanhada de uma fofoca qualquer, esgota. A minha figura é de um peso inquestionável. Sou grande e estou à frente do meu tempo. Agora se tento vos puxar para esse tempo e continuam dorminhocos, o problema não é de Nini Satar.
A fofoca, a intriga e a hipocrisia nunca valeram algum troféu a alguém. Saiam do sono. Acordem. O mundo marcha!
Vou terminar o post com o trecho de um dos meus poemas favoritos, “Invictus”, de William E. Henley: “Por ser estreita a senda - eu não declino,/Nem por pesada a mão que o mundo espalma;/Eu sou dono e Deus do meu destino;/Eu sou o comandante de minha alma.”
Este poema, meus senhores, acompanhou Nelson Mandela durante os 27 anos que durou a sua clausura. Para entendidos, este pequeno trecho vale uma fortuna!
Nini Satar
GostoMostrar mais reações
Comentar
113 comentários
Comentários
Paulo Augusto Canandife
Paulo Augusto Canandife É o professor da uem?
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
3
 · 11 h
Momade Assife Abdul Satar
Momade Assife Abdul Satar O professor e boa Pessoa...
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
4
 · 9 h
Jeremias Custodio Milice
Jeremias Custodio Milice Depois de ti pedir que se entregasse antes de conferir a veracidade? Continua boa pessoa. Doutorado que e devia falar coisas comprovadas
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
3
 · 9 h
Admiro Macicame
Admiro Macicame O prof e boa pessoa... ironia nini
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 2 h
Geraldo Manjate
Geraldo Manjate O Prof, esta a procura de substituir Gustavo Mavie, esta com muita fome pelo que vemos
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 47 min
Tomás Simião Tamele
Tomás Simião Tamele Se candidata nas proximas eleiçoes presidencias,creio k podes ganhar e pronto...Moz livre do sofrimento!
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
2
 · 8 h
Francisco Varly Bone
Francisco Varly Bone Vivo na cidade de Tete, a dias atraz o governo anunciou a descida de combustivel diesel neste caso, infelizmente aqui em Tete nao desceu. Ontem abasteci na bomba puma em kanongola 1L=57.78 logo notei de que tamos sendo burlado de olhos abertos. Ora bem, de facto o poems de Rui de Noronha esta bem vindo. " Surge et âmbula" e o outro poema é de Noemia de Sousa." Se quiseres me conhecer estuda me com os olhos de ver", Estes 2 poemas Sao de extrema confiança e deveriamos fazer um estudo. Na verdade nao conhecemos quem esta a nos governar porque continuamos a dormir desde 1975.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
11
 · 10 h
Sinaloa Da Cruz Cruz
Sinaloa Da Cruz Cruz O problema não é, de quem esta a nos gouvernar. O problema somos nós como pessoa, a nossa mentalidade. Depois de perceberes que estavas a ser burlado, o que fizeste, reportaste as intidades fiscalizadora, neste caso a INAE, nada. Assim nunca vamos a lado nenhum; da proxima espero que dignifique a calça que usas.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 5 h
Zacks Caetano
Zacks Caetano Da cruz nao seja hipocrita,sabes bem que aqui em moz nao ha nenhuma intidade fiscalizadora...
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 2 h
Abacar Aliasse
Abacar Aliasse Cordiais saudações,

Esse despertar "post" de hoje me fez recordar alguns dos "puxões" de orelha dos meus pais, que baseava no seguinte: "O homem deve acordar cedo todos dias, com a certeza de que terá adversidades no seu dia, porém soluções também d
evem ser uma certeza, por isso não adianta ficar na cama na tentativa de evitar".

Realmente, como membro desta sociedade me sinto um sonâmbula( andar pelas ruas ver coisas erradas e nada fazer), enquanto no meu "sonho digital" vejo o problema dos outros mundos, resolvo-os com uma mestria e tal( voto no Macron, Rejeito o Trump, resolvo o quiz da liga dos campeões, etc ..etc).

Enfim, obrigado pelo "wake up", vou ali a obra passar o dia com a aqueles de verdade constroem MOÇAMBIQUE, e deliciar me da realidade " uma cerveja, um bloco".

Bom final de semana.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
7
 · 8 h · Editado
Joao Williamo Tivane
Joao Williamo Tivane Obrigado Nini , esse povo deve acordar e deixar de fofocas kkkkkkkkkkkk. Palavras sabias . O mundo ta a andar .
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
2
 · 9 h
Suzana DE Jesus
Suzana DE Jesus Dormes tu o mundo avança texto da 11@ classe português ,só para kem teve/passou da 11@ classe k se lembra,gostei
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 2 h
Nunomiguelanselmocaliano Nuquito
Nunomiguelanselmocaliano Nuquito Oi, na esperança de ver o tal relatório que a Krooll fez afim de ter-se a facilidade dos moçambicanos e todos os outros também podermos ler com quem tem mais assecibilidade...
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 10 h
Guto Real
Guto Real Para mim es um herói fabricado por um grupo de pessoas a sua volta, O próprio Nini Satar não é esta fantasia que cada vemos que só presta um grande culto a personalidade. É ridículo auto-intitular-se grande, o único grande é Deus, o dinheiro morrenos e deixamos. O povo é que deve te chamar de grande e revolucionário assim como também se sucedeu como os nossos heróis no passado. O que vejo aqui é um grande culto a sua própria personalidade. Veja este homem e aprenda com ele, Fidel Castro
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 9 h · Editado
Papinto Antony Pap
Papinto Antony Pap Irmão ele tem toda razão ao se intitular grande,não precisa de se esconder em casa dele ou falar no íntimo que ele é grande, não ,porque tem dinheiro,nos tentar lucidar dos problemas da nossa pátria ,para mim ele pode dizer tantas vezes quiser que ele é grande porque ,pequenos e insignificantes são aqueles que pedem um espaço para nos governar e para além de nos governar nos roubam,matam e param bem no topo desfilam e nós só assistimos e até aplaudimos...Para mim é uma punição nascer em Moçambique
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
2
 · 6 h · Editado
Shelcia Pinto
Shelcia Pinto É uma punição mesmo😂, Moçambique tá longe de desenvolver pq tá cheio de ignorantes e teimosos que só de ver alguém com condições ficam frustrados em vez de procurar criar as suas próprias condições
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 4 h
Shelcia Pinto
Shelcia Pinto Pois é, o grande problemas dos Moçambicanos é gostar de falar coisas que nem sequer entendem, e adoram fofocar em vez d trabalhar, e o pior é q sentam a espera dos outros resolverem seus próprios problemas, a crise por exemplo está mais na cabeça dos Moçambicanos, enquanto os outros choram pela crise alguém pode muito bem começar a vender lencinhos pra os outros limparem as lágrimas, é com inteligência e força de vontade que as coisas mudam, nos outros continentes falar de Moçambique é novidade, nunca sequer ouviram falar desse nome, pq nunca se mostram, podemos muito bem criar novos empregos em vez de esperar trabalhar no estado ou q pelo menos eles pensem em nos dar emprego, Teatro (começar a criar nossas próprias telenovelas falando da nossa vida e cultura, filmes,etc), dança, música, abrir negócios interessantes doq competir com outros com os mesmos negócios, oque faz um país crescer é ter pessoas que pensam positivo, criativos e levantam pra trabalhar, e não sentar nas barracas a beber o pouco dinheiro que lhe resta no bolso, ostentar enquanto não tem onde cair morto, quando são mulheres só pensam em roupas,cabelos, unhas quando pegam qualquer centavo na mão, 10mt pode crescer nas mãos de quem valoriza cada centavo e não com coisas fúteis
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
8
 · 9 h · Editado
Moises Mate
Moises Mate Shelsia Pinto,sabe quanto custa fazer uma novela? Se ker trabalho é pobre e nao tem dinheiro nem de comprar um pão pode ter de fazer uma novela? Mesmo teatro precisa de fundos. O governo nao aceita pra os mocambicanos fazerem nada pra outo sustento,como sobreviver?
As senhoras k vendiam refeicoes em Maputo foram proibidas, os cidadaos k vendiam verduras na CMC,na zona de bar dos amigos tambem foi a policia canina com armas e xambocos lhes proibir,os my loves sao proibidos, k empreendimento voce pode fazer sem dinheiro? Quando fazer a tua xtatistica,começa la do homem mais pobre de Moz, k nao tem nem agua pra beber. Nao pensa nos extaveis ou ricos pork em Mocambique só meia percentagem da populacao k é rica. Mais de 99% é pobre! Mocambicanos sao orgulhosos e vivem de aparencias mas na verdade sao pobres de mais.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 8 h
Maria Mandlate Maria Mandlate
Maria Mandlate Maria Mandlate Não concordo consigo Moises Mate. É possível fazer se sim uma novela começando de muito pouco, usando devidamente as redes sociais chegamos longe. Realmente falta nos o espírito de empreendedor, pode se sim ganhar dinheiro sabendo fazer uso do celular e da Internet. Saiba que grandes nomes de empresários começaram lá de baixo, com muito pouco. O teu problema é achar que para fazeres algo precisas que caia do céu dinheiro. Ter espírito empreendedor é saber usar cada oportunidade para multiplicar, o mocambicano é realmente muito orgulhoso, que prefere viver ostentando o que não tem. Deixemos de pensar pequeno, e comecemos a pensar grande, porque somos todos capazes.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
2
 · 6 h
Shelcia Pinto
Shelcia Pinto Concordo plenamente com a Maria, e fico feliz que ela entendeu o meu ponto de vista

Te pergunto eu Moisés se já assististe filmes e novelas da Nigéria por exemplo, eles não escodem a realidade e com o pouco que tem conseguem alcançar alguma coisa, ele
s mostram a realidade, a pobreza que há, nem sequer se preocupam em se maquiar ou ficar com roupas e cabelos bonitos, e me diz se não estão a vender pra toda África assistir e até fora também? O problema é exatamente esse, esperar que os dirigentes sintam pena de nós até pensar em fazer algo por nós, o problema de Moçambicanos é querer começar de cima e ficam muito concentrados nos ricos que só ficam a falar do mau que alguns deles fazem em vez de pôr a mão na consciência e arranjar uma saída, por mais difícil que seja mas pouco a pouco chegamos lá, enquanto nossos avós eram escravizados no tempo colonial, alguns ganharam coragem e hoje em dia ganhamos a independência, se tivessem ficado a lamentar nos cantos de mãos cruzadas até hoje estaríamos a ser escravizados, vamos usar a mente pra pensar, nós temos uma terra fértil, as pessoas que foram expulsas por vender em lugares proibidos podem arranjar uma outra forma de vender, existem pessoas q fazem entrega ao domicílio, os my loves ajudavam mas era muito perigoso, se um dia morrerem vão culpar o estado também, outros países não tem riquezas nas suas terras, mas tem cérebro e nós gostamos muito d lamentar
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 4 h
Moises Mate
Moises Mate Shelcia Pinto,eu assisti e sempre k xtou em Moz assisto! 
Nao neguei a tua observacao,apenas pergunto sem fundo é mesmo possivel fazer akele tipo de filme? Akilo k aparentemente nao é nada,behind the scene gastou se muito dinheiro pra se realizar,sabe
 quanto custa akelas cameras? Tens ideia de preço de ekipamento e os camera men sabe quanto ganham? Voce sozinha sem curso ou dominio dakela camera nao pode fazer nada, sao cameras profissionais k precisam de settings e focus. Por de traz dakeles filmes tem um grande investimento mas respeito o teu ponto de vista. Um mocambicano k consegue ter akele tipo de ekipamento esse ja passou da pobresa k assola a maioria dos mocambicanos.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 2 h
Jose Luis Corrente
Jose Luis Corrente Dorme-se aqui em Moçambique, até que se esquece que amanhece. Sempre estamos à dormir, um sono profundo que só o Deus pode-nos acordar, até quando oh Deus todo poderoso. Nas outras paragens o sol vai ao meio dia, e todos, mas todos mesmo, já estão acordados, crianças, mulheres, velhos e jovens. Até quando oh Deus vais acordar o povo moçambicano, este povo maravilhado pelo sono profundo, este povo que nunca desejou acordar, o povo que é roubado e glorifica os seus ladrões e coloca-os nos lugares de proa para que melhor roubem. Oh meu Deus todo poderoso, acorda o meu povo do profundo sono.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
2
 · 9 h
Salimo Bastos
Salimo Bastos Boa oraçao. kkkk. gostei.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 9 h
Matias Mandlate
Matias Mandlate O problema e que maior parte de nos Moçambicanos somos covardes, preferimos sofrer e morrer desgraçados do que enfrentar os nossos inimigos que nos assasinam pouco a pouco, dia pos dia e gastamos maior do parte do nosso tempo precupados com vida alheia, nini fez isto, nini e aquilo, e esqueçemos que nem esta em mocambique os nossos inimigos e que estam aqui fingimos nao ver, tudo por covardia
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
3
 · 8 h · Editado
Adolfo Sualehe
Adolfo Sualehe Nini há vezes k jornalistas não tem como obter dinheiro.e reparam no nini como o motivo de dinheiro tai acabam de publicar coisas sem sentido isso só vce diga A Deus por ser figura de Moçambique
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
2
 · 9 h
Jerson Nhaquila
Jerson Nhaquila Realmente ilustre, sou uma duna para me atrevir um Monte quanto tu!!! Simplesmente aprendo e me inspiro...desatento é que nap sou! Tento ser sim o capitao da minha alma. Bem hajas nini...
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
4
 · 11 h
Francisco Varly Bone
Francisco Varly Bone Arsenio Bila, para ser um bom analista nao precisa ter PhD e grau de licenciatura ou Bacharelato, é preciso ter olhos de VER. Viver o presente, e ver o futuro. Quantas pessoas acadêmicos e Drs professores reconhecidos na praça nem consegue abrir os olhos aos outros irmaos Moçambicanos que dormem, mais dormem e nao sabem quando irao acordar do sono profundo?!? Quantos Sao? 
Vamos agradecer ao Nini pelo esforço e coragem...
Thanks you bro... Hugs
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
2
 · 7 h
Paulo Gundana
Paulo Gundana As causas do sono profundo do povo maravilhoso foi o sistema socialista/comunista e ditatorial que o país conheceu após a independência onde o estado detinha o domínio de tudo incluindo o pensamento e ideias do homem. Esse espírito continua vivinho o que mantem o moçambicano encolhido feito Maria -cafe que diante uma simples suspeita de movimento alheio encolhe-se ...
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
2
 · 7 h
Aldino Lucas
Aldino Lucas É muito engraçado ver um Dr. Moçambicano Hoje a sentir inveja de um cobrador de chapa porque ele ganha mas em um mês duque eles enquanto que ontem se ria dele acordam moçambicanos o país está ser vendido.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 4 h
Lindinho Alberto Mugabe
Lindinho Alberto Mugabe Acredito que se pararmos de fofocar e juntar a mesma energia para trabalho o país estaria fora das dívidas ocultas e teríamos um país de um governo com boas atitudes não de mafioso acredito eu. É pena porque os que trazem a verdade são os menos ouvidos só os mentirosos dakele país de tseke, tsekelandia assim dizia um moçambicano. Muita pena dos k queimam miolos a pensar mal dos k menos infernizaram a suas vidas e bem por pilhador do nossos impostos.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 2 h · Editado
Filipe Paulino Matenga
Filipe Paulino Matenga Não é por acaso que em Moz o governo promove mais cursos de ciências sócias, cursos de gente que só sabe falar e nada sabe fazer.
Se repararmos pra os países do primeiro mundo, estão no nível em que estão porque pensam falam e transformam os seus pensares em conhecimento o que não acontece com os ditos pensadores, acadêmicos de Moz.
Irmão, enquanto não deixarmos de receber as almofadas do governo, vamos dormir até.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
2
 · 6 h
Adelson Ndiefy Doce Doce
Adelson Ndiefy Doce Doce Realmente precisamos moldar a nossa consciência, assim como reverter o triste cenário que vivemos em Moz. Continuei a acordar-nos pra caminharmos juntamente.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
2
 · 11 h
Gina Joao
Gina Joao o post me lembra do meu boss que diz que nao podemos perder tempo em fofocas..porque nao vamos evoluir....o tempo e curto....vamos trabalhar. (produzir)...o dia so tem 24 horas
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
2
 · 9 h · Editado
Adonio Moiana
Adonio Moiana Caro Nini Satar admiro os teus dispertares debates para esse povo sofredor da pérola do Índico mas esperava muito mais do seu pronunciamento sobre os últimos acontecimentos fenominais da nossa economia no que tange a baixa de combustível e frota de aviões etc. ..de tal forma que fui logo ao seu blog para ver o teu contra-ataque , mas pelo contrário bateste palmas para a area que o governo lançou para os olhos do povo. ..não pensei que fosses aplaudir essa tamanha manobra estudada no escritório do governo. ..esperava eu muito mais do seu pronunciamento. ...
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 7 h
Evaristo Jeremias Nhanombe
Evaristo Jeremias Nhanombe NINi, de facto reconhecemos o quanto es para os mocambicanos, mas por favor faz tudo o que estiver ao seu alcanse para gerar emprego para os mocambicanos...
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
6
 · 8 h
Bruna Cascais
Bruna Cascais Simplesmente Genial... Nini não são tds dias k se convive cm pessoas cmo tu. Sinto-me sortuda em viver esses momentos.. lendo seus post. Outros n terão essa chance.
A tua figura realment é inquestionável... tiro chapeu....
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 21 min
Valdemar Usta
Valdemar Usta A hibernação e a amnésia, é o que a grande maioria padece, também a invisibilidade no aparecer e afirmar, fazem parte de ser, da grande maioria dos jovens moçambicanos.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 4 h · Editado
Nelson Junior
Nelson Junior Ps!..eh tao tao tao facil falar mal dos outros, criticar os outros, chamar de "fofoqueiros" os outros, e, esquecer-se de fazer uma auto-critica...e onde esta o relatorio Kroll?????....
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 2 h
Anacleto Abreu
Anacleto Abreu Moçambique tem fofoqueiros principalmente homens Djon
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 8 h
Atifa Artur
Atifa Artur Viver anima
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
2
 · 11 h
Domus Oikos
Domus Oikos Bem dito
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 10 h
Jurema Mineses
Jurema Mineses Apoiado
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 3 h
Lloyd Da Ancha Inacio
Lloyd Da Ancha Inacio Só nos magoam os que amamos e só nos podem disiludir os que confiamos porque os outros nao tem este poder.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
6
 · 11 h
Tarcisio Azevedo Fernandes
Tarcisio Azevedo Fernandes Deus deichou africa para depois...Moçambique para nunca...Nini satar grande homem....
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 8 h
Almerindo Rui
Almerindo Rui Verdadeiramente falando to sem palavras aproveitar diser ki moçambique precisa desse tipo de pessoas tas de prabens ilustre nini satar
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 8 h
Mahomed Arif Arif
Mahomed Arif Arif Bom dia meus irmaos o mundo nao eh de consencos mais sim de disparidades nao se pode agradar ao mesmo tempo a gregos e a troianos seria o volte face da teologia e o paraiso na terra jamais ninguem resistiria em esforcar se para um futuro promissor nas sociedades emergentes o que tem vindo a acontecer sao bate papos nas redes sociais numa interaccao mais mais comum e proxima dos pontos de vista peculiares das comunidafes no geral. A luta continua vitoria ou morte venceremos.marechal samora moises machel.estamos todos na deixa das redrs sociais para que atravez da palavra possamos chegar a lugares reconditos desta perola do indico. Parabens aos mocambicanos por se ter alcancado a paz tao preciosa para as nacoes em franco desenvolvimento como eh o nosso mocambique independente.abaixa a exploracao do homem pelo homem abaixa o subdesenvolvimento abaixa o analfabetismo trabalho unidade e vigilancia.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 8 h
Castigo Macuacua Macuacua
Castigo Macuacua Macuacua Momade.As pessoas que falam mal de você são aqueles que têm vontade de ter o que você tem,fazer o que faz,viver o que vive e serem o que você é.Nada mais prazeroso do que ignorar gente fútil e com inveja,se falam mal de você pelas costas,é sinal de que estás a frente e es grande.As redes sociais viraram o novo pelourinho onde ignorantes falam mal do que não sabem.Permita que as pessoas falem mal de você,para mostrá-las quão mesquinhas e mediocres elas são.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
3
 · 10 h
Shelcia Pinto
Shelcia Pinto Detonaram a Angolana (Maura Melaço) sem antes procurar saber se tinha razão ou não, isso prova mesmo que falam de coisas que não entendem
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 9 h
Manuel Carlos Nhanala
Manuel Carlos Nhanala Por ser estreita a senda eu não declino, eu sou o dono e Deus do meu destino. Amén. Obrigado por me fazer recordar isto.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
3
 · 11 h
Faustão Mussane
Faustão Mussane Falou tudo Moçambique está cheio de fofoqueiro e a mesmo tempo dorminhocos....
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 9 h
Cornelio Raul
Cornelio Raul Nós falamos como se fossemos estrangeiros no nosso próprio país. Se os outros estão a dormir, eu que estou acordado, o que faço?
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
2
 · 7 h
Maria Mandlate Maria Mandlate
Maria Mandlate Maria Mandlate Acorda os outros.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 6 h
Matias Mandlate
Matias Mandlate Mas quem são os verdadeiros inimigos dos moçambicanos????? Alguem ja parou pra pensar nisso!!???
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
2
 · 8 h
Elisio Chicuve
Elisio Chicuve Parece que fomos formatados para a partir da fofoca alcançamos lugares cimeiros.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
2
 · 8 h
Nelson Junior
Nelson Junior Senhor, e o Relatoriip Kroll prometido?.....quer dizer que as pessoas tem razao quando dizem que sua Excelencia eh confusionista?
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 5 h
Konson Guente
Konson Guente Ilustre Nini! sempre li seus posts. E alguns gosto e outros não. Mas com tudo penso que está na hora de escrever um livro que tem haver com empreendedorismo ou uma alguma coisa que inspiram os jovens a ganharem consciência e criarem fortuna. Para ver se nós jovens ganhamos outro rumo. Mas não disse. Ótimo BOM FDS
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 8 h
Jose Conwana
Jose Conwana NINI, para nos percebermos que es grande faz escolas tecnicas para os teus irmaos Mocambicanos, simples quanto isso!!!!!!!!!
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 8 h
Maria Mandlate Maria Mandlate
Maria Mandlate Maria Mandlate O teu problema é esperar que os outros façam.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 6 h
Jose Conwana
Jose Conwana Voce tambem!
Pecerbe o que?
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 6 h
Erasmo Ernesto Macoo
Erasmo Ernesto Macoo Palavras sabias meu caríssimo ilustre é preciso moldar-mos as nossas mentes...
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 8 h
Claudia Gregorio
Claudia Gregorio Verdade. Dorminhocos mesmo só acordamos para fofoca que não nos levam a nenhum sitio.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 11 h
Aderito Mudanisse
Aderito Mudanisse Realmente grande pesadelo o que tem acontecido nossa patria amada...
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 10 h
Eguinerio Mamudo
Eguinerio Mamudo O cherif Rango ja disse: o problema nao é de ti é dos outros.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 9 h
Jose da Nilza
Jose da Nilza nini esta a mostrar o quao grande e a sua pessoa e voces estam agradecendo o que? como ele bem diz se voces nao acordarem e com vosco! qual e parte de que o problema esta com nosco e a falta de seriedade para com os nossos direitos causada pela merda da cobardia que assola mais de 25% da nossa populacao? aquela que ao menos tem acesso as redes socias, a escola, mas quando chega a hora da verdade ficam em casa com o medo de ser chamados de Vagados, Marginais, Marginais existem porque alguem Marginaliza.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 1 h
Bia Zandamela
Bia Zandamela Eh ja despertei. ..que o problema não É de, #Satar Mais sim o problema somos nós
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 10 h · Editado
Horacio Camunga
Horacio Camunga JA RENDI CONSIGO NINI INTELIGENTE E INFORMADO SOBRE MATERIA JURIDICA
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 4 h
Beth Joaquim Balane
Beth Joaquim Balane Belas palavras te admiro muito vc è daqueles q n abaixa cabeça com fofocas e a cada dia mantem-se forte
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 9 h
Elias Balane
Elias Balane Obrigado pela sua falta de egoismo e que nao te cansses de estender a sua mao ao seus irmaos Moçambicanos!
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 9 h
Danilo Bata Bata
Danilo Bata Bata Ilustre Nine será k somos taõ Dorminhocos como fases Mençao ? O povo Moçambicano despertou naõ diria a Anos mas sim a Alguns Meses o Povo anda atento e ja perçebeu k todas Notiçias k saõ vinculadas ao seu respeito saõ pra desviar atençoes . Mas gostei do post apenas discordo com a generalizaçao d fofoqueiros. Dorminhocos. Acho k certas Pessoas o Sao . Nao a Soçiedade toda no geral...Sabio Nine
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 10 h
Qest Black Molotov Chilusse
Qest Black Molotov Chilusse Esse Niní está viver a vida, não importa o que disserem, man, a vida é tua, os haters sempre falam...cotovelite não falta por aqui...word Up
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 10 h
Aquele Farias
Aquele Farias Foste indescente irmão tas a insultar-nos por causa numa cupula de individuos.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 7 h
Gildo Torrichell
Gildo Torrichell Eu acredito q muito de nos estamos apredendo , embora ainda existem os famosos lambi botas e cegos ,
Forca meu carra o povo unido ja mais sera derubado
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 8 h
Luitony Junior Antonio
Luitony Junior Antonio '' Moncambique tem tudo pra ser potencia da Africa e do Mundo. Tem riquezas que chegue para todos. Falta eh de inteligencias ''
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 6 h
Gercio Alberto Nhambiu
Gercio Alberto Nhambiu O povo adora dormir e tem uma capacidade muito fácil de esquecer as coisas.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 8 h
Maria Fatima
Maria Fatima Nini estas cada vez mais jovem...sortudos nos geração do Samora quanto mais velhos ficamos mais novos...bom sinal...abraço pra ti...
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 4 h
Abdala Omar Amade
Abdala Omar Amade É verdade sr jurista.vivemos de Aldrabices. Como o gás custa mais carro.?e combustível barato?xtamx prestes as campanhas .agra eki somos vistos de povo.kkkkkkkk
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 7 h
Nelson Langa
Nelson Langa Sono profundo que nao sabemos se iremos acordar tao ja por medo da nossa propria sombra. Onde o silencio virou opção de muitos Mocambicanos.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 7 h
Jossefa Cossa
Jossefa Cossa Acordem Moçambicanos,há muito esforço que está sendo feito por muitos pensadores para nos tirar das trevas e nós,nem estamos aí,passamos a vida criticando outras pessoad em vez de lavarmos o nosso rosto com piri-piri," VIVER SEM FILOSOFAR É NA VERDADE TER OS OLHOS FECHADOS ,SEM NUNCA SE ESFORÇAR POR OS ABRIR",[René Descartes-filósofo grego],,,Filosofar é estar a caminho- karl Jasper.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 9 h
Victor Adamo
Victor Adamo Momentos de reflexao...
O dispertar da paranoia.
"Salut".
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 11 h
Dione Fernando Vilanculo
Dione Fernando Vilanculo Nao quero imaginar o dia k Jesus voltar seus poderes, o quanto ele vai exaltar se sobre ser grande e poderoso. Nasci p ver e ouvir mesmo!
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 2 h
Fernandel Jackson Pondja
Fernandel Jackson Pondja Todos vocês falam, falam e falam mas no fundo dizem nada, basta de falácias, se são capazes façam alguma coisa, que no final diremos sim Senhor, valeu a pena. Basta de abustratotismo.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 6 h
Ângelo Dos Santos
Ângelo Dos Santos Estamos a ser governados por LADRÕES, 
CORRUPTOS, 
HIPÓCRITAS, 

ASSASSINOS,
"PARTIDARÍSTAS" e,
e os seus comparsas (formatados) sempre a baterem palmas de apoio para que o povo continue em direção ao abismo.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 7 h · Editado
Djicaze Dzovo
Djicaze Dzovo O Al Capone, o Pablo Escobar e o Jack, o Estripador, também ajudavam a vender jornais.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 7 h
Juma Rachide Rachide
Juma Rachide Rachide Meu irmão, quem não ti reconhece,quem fala mal de ti,só pode ser um ladrão ou lambebota mas,também o MC Roger já disse numa das suas músicas que:"Fala bem ou mal de mim,está falar de mim".
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 7 h
Agostinho Honwana
Agostinho Honwana Agora chegou o tempo daquelas pessoas que viviam na escuridão saírem e viverem à luz do Sol, pois este ilumina o caminho que deve ser percorrido com facilidade de atravessar as trevas que nos inibem de se autofirmar como cidadãos legítimos desta Pátria amada, chega de assistir de forma impávida todos os problemas gerados por indivíduos semelhantes...
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 9 h
Zacks Caetano
Zacks Caetano Eu prefiro os posts de "life style"de nini..do que estar toda hora a por o dedo na ferida...vamos fazer de conta tamos felizes,pelo menos assim evitamos ter AVC
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 2 h
Silva Gaspar Gulane
Silva Gaspar Gulane Tamos esperando o resultado da kroll
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
3
 · 11 h
Isaquiel Luis
Isaquiel Luis ""Africa,surge et ambula""
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 5 h
Nicolau Gabriel
Nicolau Gabriel #Nini me arranje emprego ai pelas europas, sou formado em engenharia hidráulica .
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 43 min
David Augusto Bene
David Augusto Bene Surge et Ambula..... Eterno Noronha
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 9 h
Almerinda António Matusse Matusse
Almerinda António Matusse Matusse Cada ser é uma história...
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 11 h
Gumissai António Gumissai
Gumissai António Gumissai Relatório da KROLL IRMÃO. Prometeste
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 6 h
Marino Gomes
Marino Gomes Não estamos a dorme só ,até vamos pagar as dívidas deitados
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 8 h
Fielde Linda
Fielde Linda Quem tiver ouvidos que ouça,,
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 10 h
Nelson Armazia
Nelson Armazia Nini Satar o Homem das Camisolas, gosto......
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 9 h
Maquingue Nhaca
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 2 h
Cláudio Faranguana
Cláudio Faranguana Simplesmente magnifico
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 7 h
Quedissone Horacio Rocha Horacio
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 9 h
Roberto Lamba
Roberto Lamba Tudo em sociedade tem o seu valor e a consequente depreciação
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 9 h
Julieta Jemissene
Julieta Jemissene Já estamos a acordar
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 11 h
Gamito Dos Santos Carlos
Gamito Dos Santos Carlos Cadê o relatório da Kroll?
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 10 h
Neves Francisco Mula Mula
Neves Francisco Mula Mula Falou e disse.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 11 h
Munadzandifuna Alberto Cambuma
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 9 h
Acimo Chande Omar Junior
Acimo Chande Omar Junior Assunto relatório da kroll????
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 9 h
Acimo Chande Omar Junior
Acimo Chande Omar Junior Senhor professor......
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 9 h
Aghast Mandu
Aghast Mandu Ansiosamente aguardando pelo resultado da Kroll.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 10 h
Joaojosenze Senze
Joaojosenze Senze Palavras sabias
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 3 h
Egidio Jorge Chico Chico
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 9 h
Fernando Simâo Tiago
Fernando Simâo Tiago Granda trecho.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 33 min
Fidelio Gustavo
Fidelio Gustavo Ja que o prometido è devido. Nini. Cadê o conteúdo do relatório da kroll?
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 2 h
Costa Mondlane
Costa Mondlane NINI SATAR MEU BROTHER
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 11 h
Pai Da Lulu
Pai Da Lulu Agradecido
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 11 h
Dionisio Tembe
Dionisio Tembe Parabens nini continua a tirar o povo do sono.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 2 h
Sueky Divan
Sueky Divan País dos caranguejos
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 10 h
Mariano Lateiro De Sousa
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 9 h
Ezequiel M Mundlhovo
Ezequiel M Mundlhovo justca podre
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 22 min
Bill Biliassane
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 8 h

Sem comentários: