segunda-feira, 8 de maio de 2017

Emirados Árabes Unidos querem descongelar icebergues para recuperação de água 8/5/2017, 16:03453

Os Emirados Árabes Unidos querem rebocar um icebergue da Antártida para o seu território. A ideia é resolverem o problema da falta de água potável e a seca naquela região.
Partilhe

O projeto, em vias de avançar em 2018, planeia transportar os enormes blocos de gelo antárticos para a costa do emirado de Fujairah permitindo a existência de uma nova fonte de água doce para aquele local

Rick Du Boisson. Solent News/REX/Shutterstock

Autor

Mais sobre


O anúncio veio da empresa National Advisor Bureau Limited. Os Emirados Árabes Unidos querem rebocar um icebergue da Antártida para o seu território. A ideia é resolverem o problema da falta de água potável e a seca naquela região. O projeto, em vias de avançar em 2018, planeia transportar os enormes blocos de gelo antárticos para a costa do emirado de Fujairah – a mais de 12.500 quilómetros -, permitindo a existência de uma nova fonte de água doce para aquele local.

O nosso simulador prevê que vai demorar até um ano para rebocar um icebergue para os Emirados”, disse à Gulf News Abdullah Mohammad Sulaiman Al Sheh, diretor-executivo da empresa.

Por outro lado, há que ter em conta que o facto de ter icebergues na costa dos Emirados será um fenómeno de atração turística, além de contribuir para a transformação do deserto dos Emirados Árabes Unidos em zonas verdes, permitindo ainda recuperar a biodiversidade.

Os icebergues constituem uma oportunidade a ter em conta visto que, nas palavras de Abdullah, “não derretem facilmente”, isto porque cerca de “80% das estruturas maciças estão sob a linha de água e portanto o gelo exposto reflete a luz solar e não absorve o calor do sol.”

O projeto tem ainda em conta o ar frio que é libertado pelo icebergue: este fenómeno permitiria a criação de um “microclima na região, trazendo mais chuva e ar mais fresco”, afirmou. De acordo com simulações da empresa, será necessário cerca de um ano para deslocar um icebergue da Antártida aos Emirados. Uma vez que esteja na costa, o icebergue será partido em pequenos blocos que, uma vez derretidos, serão processados, filtrados e guardados em tanques.

Rosa Silva Ramos da série "Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana, mas não estou seguro sobre o primeiro” – Albert Einstein

Nuno Vaz de Moura O transporte de Icebergs para resolução de secas ou para o aprovisionamento de zonas desérticas, não só tem sido experimentado, como estudado a fundo. Até hoje quase sempre falhou e as soluções possíveis revelaram-se demasiado caras; porém, novas ideias surgem. Para quem queira saber mais (em vez de vomitar comentários imbecis) deixo dois links credíveis: https://phys.org/.../2011-08-simulation-iceberg-drought...https://www.theatlantic.com/.../the-many-failures.../243364/


Carlos Elias Torres Cada comentário!!!! Os icebergs soltam-se da Antártida, navegam para alto mar e acabam por derreter. Transportar um pode ser uma boa ideia.

Gosto · Responder · 7 · 3 h
Miguel Lopes Os tipos não sabem que estão congelados virus pré-históricos!? Para além disso é uma ideia totalmente descabida. Uma coisa é uma ideia extravagante como criar um complexo no deserto com um edificio para fazer uma pista de ski, outra é uma ideia ridicula que querer ir buscar um iceberg que vai demorar 1 ano a chegar ao destino só pk sim, quando existe a dessalinização, etc. Isto não é extravagante, é estupido!
Nuno Gonçalves Isso é que era. Uma virose limpa-los a todos de uma vez. Malditos turbantes pensam que tudo se compra
Tonny Silva Nuno Gonçalves, isso era sorte a mais
Luis Abreu Ferreira Pista de sky? Anda-se de parapente nisso?
Tone Meireles Até aqui aparecem os grunhos do PNR a zurrar
Mário Martins Bom era o icebergue inundar aquele deserto arábico de neandertais, que vestem cortinados e que só são gente por causa do petróleo!
Amarildo Reis Estes governos muçulmanos procuram prejudicar o mundo de toda as formas.
Rui Cristo E porque não mudar o eixo de rotação da terra para que eles não sejam tão directamente atingidos pelos raios solares?
José M. Cerqueira Gaspar Quem disse que lhes pertence e quem diz que o podem tomar? Sistema da....
Miguel Pereira mentecaptos, se fizerem isto o icebergue derrete pelo caminho.
Amf De A. Rodrigues Epa e uma mangueirinha, não?!!!
Ou melhor, posso vender a água potável ao preço do crude!!!!
Fausto Marques Bem ja li tanto comentario que.....ideias precisam se? Eu tenho uma....fazem um frigorifico bem grande metem la dentro o gelo e la vai oceano abaixo eh eh eh as vezes sou burro da me ca um jeitao!
Responder1 h
Miguel Resende Tanto que se aprende sobre física e biologia dos vírus pré-históricos nestes comentários.
Responder2 h
João Guilherme Castro Silva Se bem me lembro esta era uma proposta da Rússia para a nossa Expo. 98, como é óbvio não se concretizou.
Responder3 h
Jorge Santos De futuro apenas sobreviverá neste mundo os países abundantes em água e não em petroleo....!!! Estes começam a se dar conta disso mesmo...!!!
Responder1 h
Nuno Costa Iria derreter e ia ao menos vai fornecer imensa água potável à população
Responder3 h
Jorge Duarte Não percebo para que é que estes fulanos querem o gelo se nem whisky bebem
Maria João Burmester Jorge Zúniga Almeida Santo desde que vocês começaram a andar por estas bandas ficou tudo tolo.
Responder4 h
Artur Neto Bebam o petróleo...
Rita Karmali Querem acelerar o aquecimento global, portanto.
Santos FA Se se acham no direito de o fazer e ir lá buscar , por ser algo que foi a natureza que fez ,,,, que tal abrir as portas* e cada um vai buscar/explorar petróleo que tbm foi a natureza que fez
Responder2 h
Duarte Andrade Que ideia mais descabida. Já ouviram falar em dessalinização?!

Sem comentários: