sexta-feira, 12 de maio de 2017

Cambaza regressa legalmente ao “local do crime”


Cambaza regressa legalmente ao “local do crime”
SEXTA, 12 MAIO 2017 08:04 EMÍDIO BEÚLA


Antigo PCA da ADM volta a empresa após condenação



Quando foi detido, em 2008, Diodino Cambaza era PCA da Aeroportos de Moçambique (ADM). Nove anos depois, volta como assessor à empresa onde cometeu os crimes que lhe valeram 12 anos de prisão maior.

Parecendo que não, este regresso “ao local do crime” tem cobertura jurídica e política. Por um lado, a Procuradoria-Geral da República (PGR) diz que não há nenhum impedimento legal para a reintegração de Cambaza, por outro, as “orientações superiores” do Ministério dos Transportes e Comunicações (MTC) dão o suporte político à decisão do Conselho de Administração da ADM.

Aos que se opõem, resta usufruir do direito à indignação. E para perceber a onda de indignação que transbordou nas redes sociais, é preciso recuar até ao dia 27 de Fevereiro de 2010. Foi nessa data que o ex-PCA da ADM foi condenado a 22 anos de prisão maior por prática de crimes de desvio de fundos, remuneração e pagamentos indevidos, simulação ilícita e abuso de cargo e funções. “Os factos descritos à volta deste réu não deixam dúvidas de que agiu como autor moral e material, pois deu ordens e foi beneficiando dos fundos e bens adquiridos ilicitamente, concentrou a gestão de duas contas importantes e sempre impediu que o sector financeiro da ADM fosse inspeccionar”, disse o juiz Dimas Marrôa, durante a leitura da sentença.

Após recurso ao Tribunal Supremo apresentado pelo seu advogado, Cambaza viu a sua condenação reduzida de 22 para 12 anos de prisão maior e pagamento de aproximadamente 37 milhões de meticais.

Cumprida metade da pena, Cambaza saiu em liberdade e foi bater à porta da ADM, solicitando a sua reintegração. O Conselho de Administração acedeu à solicitação, mas, dias depois, viu-se obrigado a esclarecer a medida, para abafar os “comentários pouco abonatórios à imagem da empresa”. No documento, a empresa diz que foi o próprio Cambaza que requereu a sua reintegração, a 29 de Março de 2016, após sair da cadeia. Seis meses depois, a ADM remeteu o processo ao MTC (órgão de tutela), solicitando orientação superior.

Da PGR, veio o parecer jurídico, que citava o artigo 107 do Código Penal, que diz que “a condenação em pena de prisão maior não implica a perda de quaisquer direitos civis, profissionais ou políticos, nem priva o condenado dos direitos fundamentais, salvo limitações impostas por lei, inerentes ao sentido da condenação e às exigências da respectiva execução”.

No dia 19 de Abril, o MTC orientou a empresa a reintegrar Diodino Cambaza. “Em conformidade com os pareceres jurídicos e orientações recebidas, o Conselho de Administração da Empresa Aeroportos de Moçambique deliberou a reintegração do engenheiro Diodino Cambaza, na função de assessor”.Assim, Cambaza passa a assessorar a empresa que já liderou como PCA, de 2005 a 2008, ano em que foi detido num processo de desvio de 54 milhões de meticais. No mesmo processo, foram condenados mais três réus a penas de prisão maior, incluindo o ex-ministro dos Transportes e Comunicações, António Munguambe, que viu a sua pena reduzida de 20 para quatro anos pelo Tribunal Supremo.


Bitone Viage em Brasil.
1 h ·



Cambaza Premiado por um Estado por ele Ofendido

Não estou em crer que se tenha premiado desta forma, alguém que um dia ofendeu gravemente o Estado.

Cambaza não tem a moral para voltar a servir o Estado,*já teve uma oportunidade ímpar de servi-lo, mas este por sua vez apenas serviu-se do Estado.


Cambaza usou o Estado como se dum cofre inesgotável se tratasse, e o próprio Estado se cansou deste senhor, sendo este por sua vez, intimado, julgado e por fim condenado à uma pena de prisão maior. Sinceramente falando não sei porquê este senhor foi premiado desta forma.

A re-inserçâo do senhor Cambaza abre espaço para diversas interpretações, uma delas, me parece que esta sua premiação sirva de agradecimento pelo sigilo, ou seja, por este ter si mantido no silêncio e não ter entregue toda quadrilha que esteve envolvida no esquema.

Como é possível em uma sociedade com muitos jovens inocentes competentes e que nunca foram condenados, um senhor já condenado por um crime gravíssimo e este por sua vez voltar a ocupar um cargo de destaque nacional?

Aliás sabe-se que, num país onde se uma aluna do ensino médio diurno fica grávida é mandada para o nocturno alegadamente porque pode influenciar as outras, então como é possível um individuo que foi condenado a pena de prisão maior é integrado num cargo/posto confortável? comparando este a aluna gravida, será que este não servirá de péssima influencia? A não ser que tenha sido re-integrado num quartel de delapidores.

O Estado voltou a perder respeito para com os seus filhos, meus impostos fora servirem para pagar a dívida que não sei de que forma contraí, servirá também para pagar quem um dia me roubou.

Eu não sei se somos uma sociedade no verdadeiro sentido, mas tenho certeza que somos simplesmente um aglomerado de cúmplices desta imoralidade cometida mais uma vez pelo Estado Isso em um sociedade Sá, não acontece, sinceramente falando nós estamos doentes.

Parabéns senhor Cambaza, sirva-se de novo, essa oportunidade não é para todos. Muitos dos seus companheiros foram expulsos do aparelho de Estado por terem cometido o mesmo crime, hoje estão ai a chutar latas, alguns catadores de lixo, porque as suas contas foram todas congeladas. E o senhor teve a escassa sorte de ser re-integrado a um Eldorado, ou seja Golidi.

És um cara de muita sorte, conheces onde ficam os cofres meu irmão, sirva-se e da próxima não se preocupa que serás nomeado Director do Gabinete do Combate Contra a Corrupção.

Na minha opinião, o Senhor Cambaza em nome da moral nacional e do bem estar de um Estado de Direito Democrático, devia renunciar deste cargo. Aceitar tomar posse seria conspirar contra os bons princípios que norteiam a nossa constitucionalidade.

Atenciosamente!

Bitone Viage



Guardar
Brasil
País
4 534 502 pessoas visitaram este local



Eusébio A. P. Gwembe
3 h ·



Estudos de caso, em Mocambique

1. Um policia de transito, no seu posto de trabalho, pede dinheiro de refresco a um turista. Filmado de forma ilegal, e expulso da funcao publica apos a filmagem ser vista pela chefia.

2. Um administrador de uma empresa publica e julgado e condenado a uma Pena de 12? Anos, cumpre metade, ganha liberdade condicional e regressa ao servico em que roubou, como conselheiro.


Nota: Alguem duvida que somos iguais perante a Lei?


Julião João Cumbane
2 h ·



Haja seriedade no combate contra a gatunagem!


Pensando bem...


Pode ser legal o Diodino Cambaza, ex-Presidente do Conselho de Administração dos Aeroportos de Moçambique (ADM), ser reintegrado no Ministério dos Transportes e Comunicações (MCT), agora como "Assessor". Porém, não é ético e atenta contra os esforços de moralização de uma sociedade com crise aguda de vlaores. E pior quando o lugar que vai agora ocupar é o de "Assessor" do pelouro que tutela a empresa que ele delapidou, qual ficou provado em tribunal. Isso é eticamente nojento, ainda que legalmente não haja impedimento! O Direito subordina-se à moral e aos bons costumes. E se não é assim, então devia ser. Façamos, pois, que assim seja!

Tem que haver outras formas de reintegrar um recluso em liberdade condicional na sociedade. É que assim como o Diodino Cambaza está a ser reintegrado no MCT (Ministério dos Transportes e Comunicações) é o mesmo premiar a gatunagem. E isso compromete o sucesso de todo o esforço que está sendo feito no combate contra este mal que atrasa o desenvolvimento de Moçambique.

Estou a pedir a intervenção do Ministro Carlos Mesquita ou do Presidente da República na correcção deste acto que desmoraliza o combate contra a corrupção. Não seja porque não haja ilegalidade que se tem que permitir que alguém que roubou ao Estado tem que ser permitido conviver em ambiente de trabalho com as pessoas que fizeram a denúncia do seu comportamento desviante para ir parar na cadeia, e ainda por cima numa posição privilegiada que a dos denunciantes. Isso é matar o combate contra a corrupção em razão do legalismo.

Minha sugestão a favor da seriedade no combate contra a corrupção é seguinte:

1. Reorientar o Diodino Cambaza para um outro sector de actividade.

2. E para onde for reorientado, o Diodino Cambaza não deverá assumir posições de destaque, até provar que está efectivamente reabilitado.


Espero consideração, por quem de direito.

Julião João Cumbane


Egidio Vaz
4 h ·



O professor José Jaime Macuane disse tudo. Apenas acrescento um comentário.

Se Cambaza fosse um tipo competente, seria consultor, depois de ser condenado e cumprir metade da pena. Daria palestras pagas e discursos motivadores, faria consultoria e reformaria com imagem reservada. Mas porque é incompetente, aceitou ser reintegrado na empresa que ajudou a prejudicar. Portanto, está claro: Cambaza gosta mesmo é estar amarrado para comer. Nojento!

PS: Como ele, existem tantos outros “directores”, profissão que aprenderam nos últimos 30+ anos. Ou seja, grandes cabrões (o feminino de cabrão é cabrona) que as vezes andam nas TVs a darem conta da “sua vida de sucesso e preserverança”, quais "lumpen 8 de março”.


Este outro "lacabrão" de Lichinga, a Comissão da Ética devia lhe dar uns grandes puxões de orelha. Então, depois de condenado ainda dirige a cidade-capital onde mora o meu querido, inquestionável e amado Professor Arlindo Chilundo, por sinal Governador da Província. Professor, está sendo governado por um ladrão condenado, sabia?


José Jaime Macuane
5 h ·



Combate à corrupção à moçambicana:
Caso 1: Um presidente de um Município é acusado, julgado e condenado por corrupção na entidade que ele dirige. Terminado o julgamento e lida a sentença, retorna normalmente ao seu cargo.
Caso 2: Um Presidente de Conselho de Administração de uma empresa pública é julgado e condenado por desvio de fundos na empresa que dirige. Depois de cumprir metade da pena, é reintegrado na empresa cujos recursos delapidou.
Nota: ninguém no Estado encontra base legal para impedir que ambos voltem às entidades cujos recursos ajudaram a delapidar.
Eu sei que vocês conhecem esses factos que acabo aqui de descrever. Só precisava escrevê-los e enviá-los numa sexta-feira, para ter certeza de que não estou a ser acometido por um ataque de esquizofrenia.


Marcelo Mosse

Ontem às 12:12 ·



O assessor da ladroagem
Sobre Diodino Cambaza ja eu tinha revelado o ano passado que ele fora readmitido na empresa onde fez sua escola de ladroagem. Na altura bastou-me informação de fontes presentes num Conselho Coordenador, onde tambem ele se recostava nas poltronas vistosas dos com direito histórico à palavra. Afinal meu alerta serviu para as comadres despoletarem um
enquadramento legal para a sua recolocação; e agora é revelado que do "ponto de vista legal" não havia impedimentos para o regresso se Cambaza aos Aeroportos de Moçambique. Mas o problema de Cambaza não foi apenas uma propensão para suas falcatruas no plano legal; foi também por sua deriva no plano ético e moral na gestão do bem público. E nesta perspectiva não se compreende a razão deste tremendo esforço institucional para se legalizar o seu regresso ao local do crime. Só pode ser por compadrios entranhados. É certo que a cadeia regenera mas quem garante que ele, que nunca se arrependeu (e tentou justificar que sua mão corrupta estava ao serviço da Frelimo), não terá tentações indizíveis, assessorando os gestores da empresa em matéria de ladroagem. Por que é que não lhe dão uma reforma compulsiva? E porque não foi aberto um processo disciplinar na altura?

GostoComentar
Partilhar
159159
8 partilhas
Comentários


Tony Chambo "O assessor da ladroagem" kkkkkkkkkkkkkkk

Gosto · Responder · Ontem às 13:18


El Patriota Exacto! Deveria partir para a reforma, ensinar a ética e o bem servir aos netos...

Gosto · Responder · Ontem às 13:20


Zita Costa O edil de Lichinga condenado por corrupção não reassumiu o cargo com a benção legal da ministra?

Gosto · Responder · 12 · Ontem às 13:20


Jeck Alcolete E ninguém fala. Why?

Gosto · Responder · 23 h


Jeck Alcolete Se está tudo legal...

Gosto · Responder · 1 · 23 h


Carlos E. Nazareth Ribeiro Era uma corrupção "ligeira"... ele já recebeu "orientações" sobre como fazer, no futuro.

Gosto · Responder · 16 h


Escreve uma resposta...





Ruben Tomas E volta já com a lição bem estuda uma vez k conhece a casa. ...kkkk

Gosto · Responder · 1 · Ontem às 13:22


Abel Zico Sempre soubemos que esse governo eh defensor da robalheira, corrupcao, falta de etica e tudo promiscuo. Eh proprio dum governo e gente que esta pouco se LIXANDO para o povo. Todos gatunos se promovendo.

Gosto · Responder · 5 · Ontem às 13:25


Antonio Pereira Então... se a sua mão corrupta estava de facto ao serviço de alguém, esse alguém continua a precisar de mola... de muita mola. Assim sendo, não há mistério, é só mais do mesmo a que já estamos tão habituados... 😞

Gosto · Responder · Ontem às 13:28


Francisco De Assis Cossa Só em Moçambique mesmo, e o ex-Ministro Munguambe o que é feito dele?

Gosto · Responder · Ontem às 13:28


Heleno Bombe A minha preocupação é como fica a proteção das testemunhas e declarantes que voltam a trabalhar com ele após denúncia do caso de corrupção, a relação de trabalho pode vir a não ser pacífica

Gosto · Responder · 10 · Ontem às 13:36


Wa Ka Nhabanga Boa observação ilustre

Gosto · Responder · 19 h

Escreve uma resposta...



Danilo Tiago Lenon Arnaldo come and read What MM Wrote about Cambaza...Ver Tradução

Gosto · Responder · 1 · Ontem às 13:38


Cristyna Matola Era um filme a condenação.

Gosto · Responder · Ontem às 13:43


Jorge Silva


Gosto · Responder · 17 · Ontem às 13:45


Rrg Magaia Mais uma palhaçada daquelas que só podem ser vistas em Moz...

Gosto · Responder · Ontem às 13:59


Lenon Arnaldo Moçambique e um país do caraças pah, onde um ex condenado (que cumpriu a sua pena), e tido com um doente em fase terminal/doença contagiosa e que, a sua convivência na sociedade deve ser banida.

A pergunta objectiva que devemos fazer é: face às circunstâncias e dados disponíveis, há alguma ilegalidade na reintegração do DC nas novas funções ou não. E a resposta dura e seca é NÃO.

Que culpa ele tem, o facto dos que deveriam ter instaurado em paralelo o competente processo disciplinar não o ter feito?

Isaltino Morais, ex autarca de Oeiras foi condenado e recentemente, ficou em liberdade condicional - nem por isso, o facto dele ser ex presidiário fez com que perdesse os seus direitos políticos e mais. Tal sorte que, nas próximas eleições autárquicas, ele vai concorrer na referida autarquia "Oeiras".

Meus caros, deixemos de falsos moralismos - analisamos os factos que nos são presente e não, as nossas vontades.

Gosto · Responder · 5 · Ontem às 14:00


Milton Boane ...e a ética, Lenon, depende da vontade?
Please, não percebo das virgulas espalhadas pelas leis adentro, mas; ...a ética, Lenon, a ética!

Gosto · Responder · Ontem às 14:40


Lenon Arnaldo O que diz a lei. O resto é conversa de chacha ilustre.

Gosto · Responder · 2 · 23 h


Spirou Maltese kkkkk

Gosto · Responder · 1 · 22 h


Neldo Langa Bombeiros estao em todo lado.... kkkkkkkk

Gosto · Responder · 16 h


Josue Mucauro Lenon Arnaldo estás correcto, ele não é culpado por juristas de ADM não ter aberto um processo, até porque ele era um faltoso durante o tempo que ficou na prisão. Mas agora temos de levantar uma questão, o que será feito das pessoas (funcionarios da ADM) que testemunharam contra ele? Essa reintegração não será uma intimidação clara contra os funcionários públicos que queiram denunciar esquemas corrupção de alguns chefes?

Gosto · Responder · 1 · 3 h

Escreve uma resposta...



Ivan Do Carmo Lameque Disseste muito bem. É verdade que cadeia regenera, tudo bem. É um facto. Mas a "reinserção social" do ex-recluso tinha que ser num cargo de tamanho conforto!? Assessor!? Teria uma lógica, depois dos danos causados à instituição, que a "reinserção social" começasse de baixo ( um cargo de menos conforto), e, iria subir à medida de manifestação de um bom comportamento. Um reconhecimento de alguma evolução comportamental do ex-recluso. Esse cargo: assessor; dá um percepção que o ex-recluso foi premiado ( em parte, por aquilo que fez - toda a roubalheira à ele amputada).
Eu tenho dúvidas se alguém, neste momento, esteja preparado a receber alguma assessoria do ex-recluso.

Gosto · Responder · 7 · Ontem às 14:08 · Editado


Abel Zico Dependendo do quê vai assessorar há quem esteja preparado... Não esqueçamos que foi comprovado que ele é perito em esquemas de desvio de dinheiro do erário público, até mesmo para "financiar a frelimo", ele mesmo disse, e vêm aí o congresso e mais 2 pleitos eleitorais seguidos... Por isso, nessa crise há que pôr estrategas em sacar TACO para alimentar os processos.

Gosto · Responder · 5 h

Escreve uma resposta...



Zacarias Paulo Chacha

Gosto · Responder · Ontem às 14:06


Zacarias Paulo Chacha

Gosto · Responder · Ontem às 14:08


Osvaldo Mavie Aqui vemos ate reclusos a governarem.
Alguem porfavor, me tira deste pais

Gosto · Responder · 3 · Ontem às 14:10


Florêncio Estêvão Moiane Este país mete medo. Eish

Gosto · Responder · 1 · Ontem às 14:13


Paulo da Conceição Oremos!!

Gosto · Responder · 2 · Ontem às 14:17


Suzana Sitoe ...ouvi-nos Senhor.

Gosto · Responder · 1 · 9 h

Escreve uma resposta...



Adelino Branquinho Sim! Concordo. Uma reforma compulsiva, seria o mais sensato.

Gosto · Responder · 3 · Ontem às 14:18


Paulo da Conceição Só acho que a reforma iria beneficiar o infractor. Roubou? Deveria ser expulso do A.E. perder todos direitos; até o da reforma. Isso iria desencorajar futuros "Assessores"

Gosto · Responder · 12 · Ontem às 14:21 · Editado


Joni Schwalbach
Traduzido do Espanhol
ExatoVer Original

Gosto · Responder · Ontem às 14:50


Jose Eduardo Quem tem coragem de propor isso? Cada um nao sabe quando caira nas malhas da justica.

Gosto · Responder · 19 h

Escreve uma resposta...



Spirou Maltese ''i know things when i drink'' Tyrion Lannister....coisas de game of thrones parecem de brincadeira mas um gajo aprender...

Gosto · Responder · 1 · Ontem às 14:22


Joacheim Tembe O pior é que volta para um cargo de confiança. Con direito a carro, telefone etc. Lugar que outros colegas honestos almejavam.
Que voltasse por onde ele começou.

Gosto · Responder · 5 · Ontem às 14:26


Fatima Mimbire E as custas dos nossos impostos. Ao invés de darmos de comer aos pobres, damos aos bandidos.

Gosto · Responder · 2 · 14 h

Escreve uma resposta...



Jr Chauque Mas que vergonha defender um ladrão

Gosto · Responder · 2 · Ontem às 14:33


Wa Ka Nhabanga Coisas de vergonha sinceramente

Gosto · Responder · 1 · 19 h


Escreve uma resposta...



Sergio Serpa Salvador Lenon Arnaldo, debelando as chamas. Peça ajuda do jah Americo Américo Matavele. O fogo está intenso. Pode atingir proporções incontroláveis.

Gosto · Responder · 5 · Ontem às 14:35


Lenon Arnaldo Kakakakakakkakakakakaka e sênior, só é solicitado quando for fogo de grande proporções. Que não é o caso kkkk

Gosto · Responder · 23 h


Spirou Maltese hehehehe

Gosto · Responder · 22 h

Escreve uma resposta...



Geraldo Manjate Qualquer dia poderemos ver um anibalzinho como Deputado ou vereador de uma area qualquer

Gosto · Responder · 8 · Ontem às 14:46


Lucas Arnaldo Mazive Kkkkkk

Gosto · Responder · Ontem às 14:48


Celso Zintambira Concordo com a reforma compulsiva

Gosto · Responder · 1 · 22 h


Sergio Baloi Sergio meu amigo Lenon em parte ate concordo contigo, neguem paga duas vez o mesmo pegado, a ha que perdoar mas meu mano' mesmo quem mata mas meu mano vamos la a coisas serias ser integrado na função publica e outra coisa .agora ir ocupar cargo de chefia uma gajo que foi condenado por furto? e outra coisa, e logo onde? um cargo de Assessor vamos la ser serio mano?

Gosto · Responder · 2 · 22 h


Adriano Biza Proponho uma campanha de compra de 'espelhos' para oferecer alguns comentadores aqui. A campanha sera seguida de slogan 'antes de comentar vai ao espelho e repita 5 vezes seu comentario'...

Gosto · Responder · 2 · 22 h


Sarmento Abel Sande Sao os ossos do oficio.

Gosto · Responder · 20 h


Carlos E. Nazareth Ribeiro Inteiramente de acordo com o Marcelo Mosse.

Gosto · Responder · 1 · 19 h


Jose Eduardo O país todo é um clube, bastando apenas a sua inscricao para nele ganhar todas as benesses.

Gosto · Responder · 2 · 19 h


Carlos E. Nazareth Ribeiro Mas é necessário PAGAR as quotas, senão, não VOTA!😀🤣

Gosto · Responder · 2 · 16 h

Escreve uma resposta...



Horácio André Cuna Agora entendo a essência da máxima "O ladrão sempre volta ao local do crime".

Gosto · Responder · 3 · 17 h


Carlos E. Nazareth Ribeiro Não "ladrão", ele apenas seguiu orientações dos chefes...

Gosto · Responder · 1 · 16 h


Horácio André Cuna Carlos E. Nazareth Ribeiro Na verdade quis dizer "bandido", e não mero "ladrão".

Gosto · Responder · 1 · 16 h


Carlos E. Nazareth Ribeiro Horácio André Cuna, essa é muito forte... bandido, no meu conceito, é o chefe que manda disparar, queimar...

Gosto · Responder · 1 · 16 h


Horácio André Cuna Carlos E. Nazareth Ribeiro Em sede do julgamento provou-se que ele prevaricou, e como, mas não que tenha recebido instruções de terceiros.

Gosto · Responder · 2 · 16 h


Carlos E. Nazareth Ribeiro Horácio André Cuna, claro que na Justiça não podemos dizer: não fui, Dr, Juiz, foi aquele menino que está ali...".

Gosto · Responder · 1 · 16 h


Jose Eduardo Se nao volta ao local do crime é "voltado". A experiencia vale muito para futuras operacoes.

Gosto · Responder · 1 · 7 h


Escreve uma resposta...





Jorge João Secretario Ele não roubou é inocente. Eles conhecem quem roubou.

Gosto · Responder · 2 · 16 h


Carlos E. Nazareth Ribeiro Ou quem deu instruções...

Gosto · Responder · 1 · 16 h

Escreve uma resposta...



Carlos E. Nazareth Ribeiro Henrique Miranda, este é o post de que te falei há pouco.

Gosto · Responder · 1 · 16 h


Rui Costa Mete nojo!

Gosto · Responder · 3 · 15 h


Mangane Mangane Bala Ladrão de primeira categoria, ele e munguambe ex ministro dos transportes está um luxo na província de Gaza bilene macia por hotéis e edifícios levantados com dinheiro dos aeroportos, minhas fontes vão além.

Mas pouco estou a fim de trazer farpas desse senhor.....

Gosto · Responder · 1 · 15 h


Edwin Hounnou Ou depois de condenado porquê a empresa não o expulsou?

Gosto · Responder · 1 · 15 h


Mangane Mangane Bala Segredos que envolve dirigentes, foi dito o munguambe para se manter no silêncio e pelo medo denunciou malta Chissano por isso foi considerado traidor.

Gosto · Responder · 1 · 15 h


Sidonio Pedro Edwin Hounnou, ontem não te vimos no post do Eusebio Gwambe, sobre as últimas do Amorane.

Gosto · Responder · 1 h

Escreve uma resposta...



Chico Bombe As tantas recebia e tinha todas regalias mesmo dentro da cadeia isto está chegar ao fim da picada e demais

Gosto · Responder · 3 · 13 h


Chico Bombe

Gosto · Responder · 1 · 13 h


Vassili Vassiliev A melhor defesa dos malandros e a propria Lei!

Gosto · Responder · 3 · 12 h


Aquino Silvestre Audácia dos compadres...

Gosto · Responder · 2 · 11 h


Elves Arnaldo Fiquei com nojo

Gosto · Responder · 2 · 8 h


Leonel Muchano O escritor moçambicano, Suleimane Cassamo, intitulou uma das suas obras "O Regresso do Morto", e os Aeroportos de Moçambique devem ter um belo título para esta odisseia que o assessor Cambaza regressa para cumprir na empresa.

Gosto · Responder · 7 h


Alberto Raul Boa formulação. Gostei. Pretendo que consideres, por antecipação, um título à grandeza do título de Suleimane Cassamo a este "glorioso" regresso. Não deste isto para os Aeroportos.... és grande para seres tu a intitularares!!!

Gosto · Responder · 3 h


Alberto Raul Boa formulação. Gostei. Pretendo que consideres, por antecipação, um título à grandeza do título de Suleimane Cassamo a este "glorioso" regresso. Não deixe isto para os Aeroportos porque são pequenos demais... és grande para seres tu a intitularares!!!

Gosto · Responder · 3 h

Escreve uma resposta...



Mahanguica Eduardo Digam me nome de somente UM destes da cupula F...... K tem vergonha na cara??? Seja secretario de 10 casas... So um basta.

Gosto · Responder · 6 h


Cesar Tique Isto faz me lembrar os políticos saem de um posto para outro dentro do mesmo governo. Hoje era ministro da agricultura amanhã da segurança depois interior etc. falhas ou roubas aqui mas depois es colocado para falhar e roubar ali sempre com o argumento de dar um novo impulso, mas sempre no mesmo governo. Uma constante falta de ética.

Gosto · Responder · 1 · 5 h


Victor Cordeiro tem que dar continuidade com os serviços de corrupção deixados ao meio em favo da frelimo...

Gosto · Responder · 5 h


Nelson Maulate ...esta é a Frente que conhecemos...existe outra?

Gosto · Responder · 3 h


Alberto Raul Boa formulação. Gostei. Pretendo que consideres, por antecipação, um título à grandeza do título de Suleimane Cassamo a este "glorioso" regresso. Não deixe isto para os Aeroportos porque são pequenos demais... és grande para seres tu a intitularares!!!

Gosto · Responder · 3 h


Jose Tarcisio Munguambe Isto e premecao da gatunagem. Assim, passa a msg que a corrupção compensa e o efeito de prevenção geral das penas cai por terra.

Gosto · Responder · 17 min
86 comentários
Comentários


Sura Rebelo Esquizofrenia compulsiva nossa

Gosto · 5 h


Helder Shenga Kakakaka

Gosto · 5 h


Aurelio Magalhaes caso 3 : nem que o relatorio da Kroll indique nomes e até contas bancarias nada vai acontecer....déjà vu!

Gosto · 6 · 5 h


Rui Retxua Acredito que sera mais um que ira para lixeira.

Gosto · 4 h


Guilherme Noronha De facto, perante os factos apresentados pelo professor "Macuas", melhor nao esperar nada desse relatorio, alias, esses adiamentos na divulgacao do mesmo sao sinais claros de que a montanha ira parir um rato!

Gosto · 1 · 4 h · Editado


Socrates Mayer País da disfuncionalidade judicial

Gosto · 1 · 5 h


Lourenco Mascarnhas Jr. Esse é o José Jaime Macuane que conheço, sempre corajoso e encorajador! Isso é uma aberração num estado de direito e precisamos de Deus para nos tornarmos lúcidos.

Gosto · 5 h


Elias Almeida Miambo Meu caro José Jaime Macuane e este nosso país , mas o que se passou com cambaza quando li o jornal o país acho que tem base legal para ser reintegrado so que talvez fosse noutra instituição e outro de município não acompanhei a sua justificação de voltar a ser presidente .

Gosto · 1 · 5 h
Ocultar 12 respostas


José Jaime Macuane Mas viu a entrevista do Dr. Gilberto Correia ontem no jornal da noite da STV, sobre o processo disciplinar que pode correr de forma autónoma ao processo crime?

Gosto · 1 · 5 h


Elias Almeida Miambo Não dr. Podes me tirar alguns tópicos?

Gosto · 5 h


José Jaime Macuane Mesmo tendo sido condenado num processo-crime, não impede que a empresa iniciasse um processo disciplinar que poderia culminar com a sua expulsão, por várias razões, inclusive a ausência no trabalho pelo tempo em que esteve preso. Também é uma questão de postura ética, porquê uma entidade manteria alguém que agiu de forma a lesá-la e a pôr em causa a sua existência?

Gosto · 8 · 5 h


Elias Almeida Miambo Por outro lado dr. Ele tem suporte político o tempo é que vai nos dizer.

Gosto · 1 · 4 h


Cadu Moreira Hahahahaha ilustre Elias Almeida, francamente pha!! Eu também não cheguei a acompanhar o que Dr Correia disse sobre isso mas por uma questão de ética, acha mesmo correto que um ex prisioneiro seja reintegrado na mesma empresa em que este delapidou os r...Ver mais

Gosto · 3 · 4 h


Elias Almeida Miambo Esperemos pelo pronunciamento da própria direcção nos próximos dias, ponto final mesmo agente comentar o homem está lá num bom bem a usufruir das nossas contribuições de impostos.

Gosto · 4 h


Santos F. Chitsungo Tendo os Aeroportos de Mocambique sido negligente por omissao, não me admiraria que estivesse em divida para com o ora reintegrado ex PCA. ou seja, que ainda tivesse (mos) de lhe pagar todos os salários que previsimente, não pagou durante o periodo da reclusao, incluindo ferias e outras regalias a que agora " descubrimos" que ele, por maioria de razão, tem direito! Ah ! as "nossas" instituições!

Gosto · 2 · 4 h


Inacio Julai Qui situação

Antigo PCA da ADM volta a empresa após condenação. Ver mais.
Os temas que fazem a actualidade Moçambicana e Internacional em várias áreas de interesse. Os destaques do dia.
opais.sapo.mz
Noronha Machado, Felisberto Cardoso Matsinhe, Laila Da Joana Parruquinha ve 381 diğer kişi bunu beğendi.
Yorumlar
Eliseu Chiandela
Eliseu Chiandela Agora estou meio aliviado, pois, já posso roubar a vontade e depois de cumprir a pena serei reintegrado no serviço. Esta é a mensagem do PGR e ADM. Ladrao pode voltar a trabalhar, assim como este senhor. É assim como funcionam as coisas por cá na MOZ. A PGR estimula corrupção e desvio de fundos.
Kaldır
Tó de Santos
Tó de Santos irmao isso funciona pra gente protegida pela EMOSE.
Kaldır
Tó de Santos
Tó de Santos Um qualquer nem pod xperimentar.
Kaldır
Carlitos Santos Manuel
Carlitos Santos Manuel Aconteceu o mesmo com Chelua. Um administrador que fora destituido do distrito de Erati em Nampula por corrupçao no ambito dos 7 milhoes. Anos mais tarde aparece como conselheiro do governador para área social... kkkkkkk até agora nao parei de rir e já passam 4 anos.... voce já imagina a acessoria que este gatuno devia estar a dar a governadora da época a Cidália Chauque.
9 · 9 saat
Kaldır
Raul Almeida
Raul Almeida E o edil da cidade de Lichiga
Kaldır
Long Vehicle
Long Vehicle Sabe !até o grande problema não é a simples reintegração, mas sim o cargo,ele é assessor e assessor é basicamente conselheiro, então que conselho espera se deste homem???
54milhoes de meticais desviados
Kaldır
Mauricio Mahoze Mahoze
Mauricio Mahoze Mahoze Vai mostrar ao actual como roubar... Kkkk
1 · 8 saat
Kaldır
Long Vehicle
Long Vehicle Kkkkk
Kaldır
Rui V. Dava
Rui V. Dava Li atentamente os comentários que me antecederam e até gostei de alguns mas há outros comentários sem mérito. A finalidade das penas não é "escomugar" o cidadão da sociedade mas sim reparar os danos causados, garantir a reinserção do agente na sociedade e prevenir a reincidência. No caso em apreço, ele cumpriu a metade da pena e beneficiou da liberdade condicional, o que pressupõe capacidade e vontade de se adaptar à vida honesta, conforme dispõe a lei. Não vejo qual é o problema da sua reintegracao! A demais, a nossa CRM estatui o trabalho como um direito e dever de cada cidadão. A par disso, o nosso CP não prevê penas perpétuas; então porquê nós o condenamos, grosso modo, de algo que a justiça já o fez! O artigo 107 do CP avocado pela PGR aflora a não implicação da perda de quaisquer direitos civis, profissionais... só porque foi condenado. Agora, os porquês da empresa ADM não ter instaurado o processo disciplinar que culminaria com a sua expulsão, é outro assunto. Enfim; cada um diz o que pensa mas é bom primeiro pensar no que dizer!
4 · 8 saat
Kaldır
Orlando Valentim
Orlando Valentim Correto comentario de alguem que sabe o que diz!parabéns!
Kaldır
Vasco Henrique
Vasco Henrique A sua abordagem é técnico-legal, mas a sociedade também vive com valores morais e éticos. Esta é a abordagem que está em jogo. O assunto não se pode esgotar, no domínio da opinião pública, nas questões estritamente técnicas da lei. Foi reintegrado como assessor, pessoa avisada que aconselha e emite opiniões junto do chefe-grande e do Governo. Porque não como mero administrativo ou até - melhor ainda - ser reintegrado noutro quadro da função pública, o que preservava os valores jurídicos que invoca na sua opinião? No mesmo local de crime é que não.
Kaldır
Ragi Bacaimane
Ragi Bacaimane Que eu saiba corrupção e desvios de fundo culmina com expulsoes e despedimentos,6 anos de cadeia não foi despedido,que outro motivo esperam pra despedi lo, é protegido?Por quem?Porque não reintegram os outros funcionários que passaram pelo mesmo processo,Cambaza não foi o primeiro, temos casos do ex Ministro do Interior O Manhenje, temos caso do ex Presidente do conselho constitucional o Antônio,entre muitos outros funcionários públicos nas mesmas condições, desvios de fundos.O Dr Diodino Cambaza é tão inteligente que ninguém pode substitui lo?E se for a falecer? Povo tá de olhos!!
Kaldır
Iliana Coelho
Iliana Coelho Muito certo!As pessoas mudam!
Kaldır
Emerson Junior
Emerson Junior Esse rui deve ser mais um vendido! Cambaza devia é ser expulso...
Kaldır
Eliseth Eliseth Sitoe
Eliseth Eliseth Sitoe Meu caro Rui. 30 faltas consecutivas e injuatas....dão direito a expulsão. E 6 anos???????? Dao direito a reitegraçao.
A minha questao é: k éspecie d conselheiro o aeroporto xta ter??????
Afinal estamos a combater e punir os corruptos e os desviadores de fundos do estado ou nao??????? E se voltar a roubar??????

Entao k se reitegrem todos expulsos por corrupcao e roubo
Kaldır
Eliseth Eliseth Sitoe
Eliseth Eliseth Sitoe Rui V.Dava s disseres isso em publico....juro k podes ser apedrejado ate a norte
Kaldır
Hélder Thavede
Hélder Thavede Regressa sim legalmente porque a ADM contribuiu para isso mas legitimamente está fora dos radares de um funcionário público exemplar e aceitável numa sociedade que precisamos construir.
3 · 9 saat
Kaldır
Ginoca Ramos
Ginoca Ramos O crime parece que compensa, vao tirar umas férias com cama, comida e roupa lavada e depois voltam ao mesmo local para trabalharem e continuarem a fazer o que melhor sabem, continuar a surrupiar.
2 · 9 saat
Kaldır
Nacho Langa
Nacho Langa Reduzir pena de 22 anos pra 12 e depois supostamente cumprio 6 so neste pais de merda mesmo...si fosse um cidadao qualquer a desviar 5000 mt na funcao publica era condenado por mas de 30 anos sem nenhuma reducao... e impedido de voltar a exercer funcoex no estado....ki pora de pais
Kaldır
Abrão Paulo Munguambe
Abrão Paulo Munguambe Em Moçambique só perde emprego depois do desvio de fundos o pobre q na verdade desvia pouco dinheiro. 50milhões de meticais desviados e o individuo voltar a exercer as suas funções depois da prisão. Eshiiiiiii... ta mais claro q mesmo q se apontem os devidores públicos é so pra os conhecer apenas e nada irá acontecer. Conheço mtos jovens q perderam emprego por desvio de fundos, foram presos mas mesmo depois de cumprirem a pena ñ foram aceites no trabalho. Moz é um Pais com donos e q nós tamos vivendo de favores
Kaldır
Manuelinho Albino Soares
Manuelinho Albino Soares alguém já parou para analisar o julgamento do caso Aeroportos, rever os arguidos, provas, condenados e absolvidos? até houve tubarões com pena suspensa ou pendurada! esse Cambada de Ferro, não passa de bode expiatório em tempo de recompensa...!
Kaldır
Wagner Marek Sancho Davelosa
Wagner Marek Sancho Davelosa Regressa legalmente ao "local do crime". Apenas elogiar a mente que pensou bonito, o jornal "o pais" acertou em grande. Pena q em moçabique a lei não joga a mesma vantagem pra todos, imagina um professor mesmo doente é obrigado a trabalhar, 15 faltas ja é um processo disciplinar e 30 intercalares expulsao, e esse criminoso ficou quase meia decada na cadeia e nem teve processo disciplinar. Moz anima pra a elite.
Kaldır
Selma Domingos Português Nihuma
Selma Domingos Português Nihuma Pelo que eu saiba um ex condenado apois cumprir sua pena pode sim voltar a trabalhar "voltar a por CV a procura de emprego", não voltar onde cometeu irregularidades porque o mesmo perdeu a sua licença de trabalho e mais para que a sua ficha seja limpa leva alguns anos não duas semanas ou um mês
Kaldır
Chimita Tuaia
Chimita Tuaia Na vrdade so pobre e' k sofre, s frmos em cnta nas cadeias existem rclusos k n so roubaram os 5000,mas k roubou 2 tigelas ou um pato mas cndenado a muitos ans por um pato ve, s pode? K pais e" este?
Kaldır
Nhanengue Nhanengue Nhanengue Nhanengue
Nhanengue Nhanengue Nhanengue Nhanengue País do pandza.
Um país onde há espaço para os leza-pátria.
E há quem dia pôs dia diz que vamos combater a corrupção e burrocratismo,mas que no final do dia acontece o inverso.
Kaldır
Kyto Etava
Kyto Etava Cumpriu a pena e foi reentigrato no seu posto de trabalho ate aqui tudo bem, nao está em conflito com a lei, estou convicto de que as pessoas que deveriam dar explicações sobre o cargo que actualmente ele ocupa sao os que de forma leviana e em conflito com a moral reconduziram ao Cambaza ao cargo de ACESSOR, esses sim deveriam ser responsabilizados e nao o proprio Cambaza.
Kaldır
Mathause Sithoye
Mathause Sithoye Cambaza é um cidadão nacional, portanto nosso irmão. Nao tenho nada contra ele. Porém, a sua reconduçao à empresa, ainda por cima pela porta grande (acessor) revela que somos um país esquisito e doentio. É por falta de pessoas, para ocupar essa vaga? Tragam todo o tipo de argumentos, como sempre o fazem para justificar o injustificável, mas este caso é gravíssimo e envergonha o Estado (se bem que ainda somos um Estado). PS: Alguem se lembra do caso daquele polícia de trânsito, que foi filmado a "extorquir" 200 Mt, que acabou sendo expulso do Aparelho do Estado? Que disparate? Rouba 200 Mt, é expulso...rouba dezenas de milhoes, é condenado, cumpre a pena e depois ganha promoçao? Se isto é legal, então essa lei é "ilegal" e imoral...
Kaldır
Mathause Sithoye
Mathause Sithoye Numa altura em que ainda decorre no país a auditoria sobre a "bolada" das chamadas dívidas ocultas, brindamos o país e a comunidade internacional com mais uma "bolada" desta dimensao... Os tais doadores devem estar a partir-se de gargalhadas perante isto, e de certeza a dizerem "olhem para esses coitadinhos!". E queremos que voltem a dar dinheiro, queremos que confiem no país...Assim?
5 · 9 saat
Kaldır
Osvaldo Arnaldo Wachane
Osvaldo Arnaldo Wachane Quando o povo nao funciona num pais o fim de tudo e isto. ( pais cheio de medrosos tipo eu).
7 · 9 saat
Kaldır
Selma Domingos Português Nihuma
Selma Domingos Português Nihuma Veja os nossos vizinhos sul Áfricanos de medrosos não tem nada, não são escovinhas e não aturam irregularidades no seu país e no fim chamam-os vândalos
Kaldır
Osvaldo Arnaldo Wachane
Osvaldo Arnaldo Wachane E preferivel ser chamado de vandalo e nao ser abusado, mas nos aqui em Moz temos medo desses nomes a ser roubados por gostamos de sermos chamados de numa wela, fofinho etc.
Kaldır
Teixeira Teté
Teixeira Teté O crime entre camaradas compensa, penso que e legitimo perguntar-mo-nos qual e a relevância do registo criminal que e solicitado e requisito fundamental para o preenchimento de vagas na função publica?
5 · 9 saat
Kaldır
Edson Mendes
Edson Mendes Moçambique, o país d tudo, dividas ocultas, assassinato d personalidades na via publica, presos k sao sequestrados nas maos do estado a luz do dia e aparecem mortos e enterradinhos, roubalheira a todo vapor e no fim aparece a procuradora anualment a falar d tudo o k a gente sabe. Alguem preso, nada, merda d lugar este mais n digo, meus megas.
Kaldır
Maulana Domingos Maulana
Maulana Domingos Maulana O que mais falta acontecer nesta pérola do Índico? Há cada coisa....
2 · 9 saat
Kaldır
Sergio Zimba
Sergio Zimba Não desviem nossas atenções, queremos o relatório das dividas, leswi swinhuane Hita vuya hi SWI vona.
3 · 8 saat
Kaldır
Nacho Langa
Nacho Langa E estranha nem uma linha deste jornal a falar da divulgacao do tal relatorio
Kaldır
Papie Mido's Mapopo
Papie Mido's Mapopo iremos ver no jornal da noite. aguarde irmao
Kaldır
Aurélio Manhicane
Aurélio Manhicane Eis que temos em vista um segundo saque na LAM. Isto tem requintes de crime organizado.
O sonho de Samora morreu!
3 · 9 saat
Kaldır
Alfiado Inacio Ranjo
Alfiado Inacio Ranjo VA MAKWEZO AXA TICO LEXI VA CUNDZE KHALE HINE HO KWINHETELA NTSEMMMM PORA PAH
3 · 8 saat
Kaldır
Rui Capaina
Rui Capaina Kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Kaldır
Sérgio José Filimaõ Manjate
Sérgio José Filimaõ Manjate qndo a legalidade esta lá pouco ou nada tem a dizer se; visto q não houve nenhum processo disciplinar instaurado contra o visado , pq pra ele não voltasse tinha q se encontrar a sustentabilidade da decisão com base nas medidas punitivas preconizadas no estatuto geral dos agentes e funcionários do estado , uque no caso em apreço n se verficou.
Kaldır
Jerson José
Jerson José Kkkkk, não devia voltar ao local do crime pós voltará a cometer o mesmo crime ou seja terá recaídas.
Kaldır
Rui Abilio
Rui Abilio Era de desconfiar a aprovação do actual EGFAE. Assim está abragindo pela nova Lei.
Kaldır
Pierre Yves Chiniah
Pierre Yves Chiniah Eu agora so calo E olho porque no dia de fazer a diferenca O povo vai as urnas E vota nesses malfeitores reclamar porque se O povo gosta de ser aldrabado roubado sugado com estes vampiros.
OUT
1 · 9 saat
Kaldır
Viquito Manuel Nicurrupo Vmani
Viquito Manuel Nicurrupo Vmani Quando a Independência e a Democrácia de um País matreco como este chegam ao seu pico!
Kaldır
Raul Almeida
Raul Almeida O edil de Lichinga esteve preso por roubar dinheiro do município, saiu da cadeia e voltou para o seu posto
Kaldır
Alfiado Inacio Ranjo
Alfiado Inacio Ranjo Mas sera' q ele estava na cadeia? Agora chego a pensar q ele nunca esteve preso devia estar fora do pais a viver do bom e do melhor enquanto esperava a "pena" acabar
Kaldır
Ernestina Azarias Nharre
Ernestina Azarias Nharre Se um dia também roubar for como condenado quero voltar a trabalhar bandido malandro
Kaldır
Stallone Silva Fumo
Stallone Silva Fumo isso não se difere com um pai de família qui rouba. Quando os filhos rouba não há cadeia só a férias
Kaldır
Nelson Sidonio Nelson
Nelson Sidonio Nelson Ntlha...cambada de politicos, isto nao tem estatuto de Estado, sendo que ainda prevalece como sendo um imperio, uma aristocracia, onde os governantes fazem e desfazem se consultar ao povo, e depois nos vem dizer k sao democraticos e estao num Estado de direito, ntlha.
Kaldır
Queba M'pika
Queba M'pika E o que diz o CONSELHO CONSTITUCIONAL? E o PR? A ADM sempre foi "uma capoeira". Cambaza PROVOU ser incompetente. Que interesse inconfessaveis estao pr detras d reintegracao deste Sr? Por favor Sua Excelencia Presidente da Republica,Filipe Jacinto Ny...Daha Fazlasını Gör
Kaldır
Xavier Juliao Macuacua
Xavier Juliao Macuacua Kkkkkk, lamentavel. Pra melhor ser conciderado nest pais e roubar coisas garands. Disvio d bilioes , ate carros d presidents. Nao acham?
Kaldır
Antonio Valentim
Antonio Valentim Tem costas quentes! Com tantos funcionários de Estado que até perderam emprego por pequenos crimes
1 · 9 saat
Kaldır
Celso Arão
Celso Arão Coisas que só acontecem em Moz, que país tão mediócre temo...
Kaldır
Eugenio Chavanguane
Eugenio Chavanguane socorro..... já disse o edil de nampula estamos a caminho de uma dinastia....
Kaldır
Huzeif Sibindy
Huzeif Sibindy A justiça moçambicana existe so pra os pobres!
Kaldır
Gilberto Daniel Guirrugo
Gilberto Daniel Guirrugo Se Anibalizinho fosse de vermelhinho irias chorar de rir no dia que for a sair da cadeia
Kaldır
Gilberto Daniel Guirrugo
Gilberto Daniel Guirrugo Se voces não percebem é convosco justiça é para nos pobres e nos sem expressao no seio de vermelhinho
Kaldır
Levi Jose Wilson
Levi Jose Wilson Grandes inscritores de romances de história de acção ou mesmo investigadores, dizem que "o criminoso volta ao local do crime"......
Kaldır
Alvez Tomas Daclasse Daclasse
Alvez Tomas Daclasse Daclasse Esse eh paiz do pandza, se vc eh ladrao vais subir de cargo mesmo condenad basta suborno com boa mola
Kaldır
Pedro Minês
Pedro Minês Estamos a aprender convosco.... No futuro vamos roubar também...

Aqui nada acontece... isso ñ é país...
Kaldır
Maita Giga
Maita Giga Eu simples funcionario publico terei a chance de roubar ,cumprir e voltar onde roubei?
Kaldır
Osvaldo Palha
Osvaldo Palha Para quê tanta indignação e admiração ? Isto é Moz!
2 · 8 saat
Kaldır
Elidio Vasco
Elidio Vasco Mas este pais UQ se passa?
Kaldır
Nurdyn Bin Rajab
Nurdyn Bin Rajab Então podemos reintegrar todos os que foram expulsos do estado ?!
Kaldır
Nicklas Trump
Nicklas Trump Aqui no meu país o crime compensa
Kaldır
David Moiane
David Moiane Assim vai o Moz... Os gatunos continuam a mandar
😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂
1 · 8 saat
Kaldır
Gera's Nataniel
Gera's Nataniel pais do Pandza
Kaldır
Rosa Levy
Rosa Levy Quem somos nos para julgar?
Kaldır
Dias Cardoso Tuchu
Dias Cardoso Tuchu
Kaldır
Marino Gomes
Marino Gomes
Kaldır
Anvar Ali Abubakar
Anvar Ali Abubakar
Kaldır
Hlevecene Levecene
Hlevecene Levecene Pondo me no lugar desse profissional, pedia demissão.
Kaldır
Anvar Ali Abubakar
Anvar Ali Abubakar Ele esqueceu se da carteira que deixou ficar n lam
Kaldır
Delfina Muassinal
Delfina Muassinal
Kaldır
Astrogildo Antonio Salvador
Astrogildo Antonio Salvador É moz isto onde o ladrão é o mais confiado do governo.
Kaldır
Rivaldo Dionisio Conde
Rivaldo Dionisio Conde Justiça neste pais e uma palhaçada
Kaldır
Victor Adamo
Victor Adamo So em moz isso acontece....
Pais do panda.
Kaldır
Benjamim Rosa
Benjamim Rosa Não foi condenação, mas sim condecoração.
Kaldır
Willson Khossa
Willson Khossa Gostei do titulo... hehehehe
Kaldır
Sergio David
Sergio David Pais do pandza
Kaldır
Issufo Chona
Issufo Chona Isso e uma afronta ao povo...
Kaldır
Roberto Rele
Roberto Rele O problema é n fazer parte da facção tem ter cv forte bro
Kaldır
Jorge Jose Sousa
Jorge Jose Sousa Sortudo.....
Kaldır
Agostinho Jose Chongo
Agostinho Jose Chongo Isso so acontece no pais do pandza
Kaldır
Paulino Bungallah
Paulino Bungallah Mas ovka...
Kaldır
Juma Manuel Ayuba
Juma Manuel Ayuba Após o cumprimento da pena , retomar as suas funções. Kkkkk
Kaldır
Sola Foia
Sola Foia voxo moz, prexiza ser recolonizado
Kaldır
Thony Therock Muchisse Muchisse
Thony Therock Muchisse Muchisse LOUCURA
Kaldır
Gentil Pinto
Gentil Pinto Isso ja é exagero
Kaldır
Iassine Joao Ituiriua
Iassine Joao Ituiriua CRIME COMPENSA.
Kaldır
Helder Mabota
Helder Mabota Só da pra rir kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
rendi com essa morri mortalmente
Kaldır
Abdulla Tahir
Abdulla Tahir Vergonha total
Kaldır
Jaime Manhique
Jaime Manhique Definitivamente o país sofre de gripe cerebral.....
Kaldır
Mathause Sithoye
Mathause Sithoye Sinto vergonha deste país!
Kaldır
Jaime Manhique
Jaime Manhique Epha, com tantos moçambicanos formados de Rovuma ao Indico. Será que aquele senhor eq deveria voltar a ocupar aquele cargo??
Kaldır
Nando Mascarenhas
Nando Mascarenhas Pais da marabenta!
Kaldır
Guenguela Rullany
Guenguela Rullany Que bom
Kaldır
Nazir Ismael Ismael
Nazir Ismael Ismael Que pais.
Kaldır
Elton Michel
Elton Michel um ladrao conselheiro...
Kaldır
Belton Reinaldo Sive
Belton Reinaldo Sive viva frelimo...
Kaldır
Belton Reinaldo Sive
Belton Reinaldo Sive viva frelimo...
Kaldır
Alguineiro Sergio
Alguineiro Sergio Moz
Kaldır
Aninha Thibet
Aninha Thibet Ish
Kaldır
Salvador Moises Machacha
Salvador Moises Machacha Meus camaradas.ha boa coisa .é só olharem esses dai.mbavas
Kaldır
Crespe Carlos Matola
Crespe Carlos Matola Isso E saber fazer crime,o verdadeiro
Kaldır
Luis Neves
Luis Neves o crime compensa.
Kaldır
Somar Taibo Taibo
Somar Taibo Taibo Quem rouba poco fica preso quem rouba muito fica fora tenham vergonha com este povo



Bella Materrula Elias Almeida Miambo e para si ele estar no bem e bom basta? tenhamos pelo menos um pouco de senso critico, assim nao se anda para lado nenhum

Gosto · 2 h


Elias Almeida Miambo Mas ele está lá que fazer queira ou não está lá vai usufruir dos nossos impostos.

Gosto · 2 h


Cadu Moreira Discutir com alguém que renunciou a lógica, é o mesmo que dar remédio a um indivíduo morto(Elias Almeida).

Gosto · 1 h


José Jaime Macuane Santos F. Chitsungo epa, e se tiveres razão? Um bom advogado ainda pode construir um caso em torno disso. Ainda vamos ter que indemnizar o homem com o dinheiro dos nossos impostos (impostos sim, porque, como boa empresa pública deve ser deficitária).

Gosto · 1 h


Lorena Chirindja Mazive São estes tristes acontecimentos que tanto recheam a gestão da " rés publica", que acabam pondo em causa o meu sentido patriotico. José Jaime Macuane

Gosto · 5 h


José Jaime Macuane Lorena Chirindja Mazive, no meu entender o patriotismo não deve ter como referência os que querem destruir a pátria, mas deve ser a base dos que querem construi-la.

Gosto · 4 · 5 h · Editado


Santos F. Chitsungo Perante estes "fenômenos", penso que e legitimo perguntar-mo-nos qual e a relevância do registo criminal que e solicitado e e requisito fundamental para o preenchimento de vagas na função publica? ou e mera formalidade?

Gosto · 5 · 4 h · Editado


Tomo Valeriano País estranho, o nosso!

Gosto · 4 h


Moisés Arlindo Valério Sitoe Acho é nestes casos que o PR devia intervir para repor a legalidade, a Lei não proíbe mas a sociedade e a moral foi golpeada, José Jaime Macuane estes casos abrem precedentes e mancham todo o quadro de justiça.

Gosto · 1 · 4 h


Gilberto Correia São precisamente as raposas que são colocadas a guardar a capoeira.

Gosto · 14 · 4 h


Cirilo João Massingue Falou e disse!

Gosto · 1 · 4 h


Inocêncio Samuge Disse tudo

Gosto · 1 · 4 h


Jeck Alcolete Gilberto Correia! Não sou jurista mas estou com um zumbido nas orelhas. O prazo para instauração do processo disciplinar não prescreveu?

Gosto · 4 h


Faduco K K Faduco Bom dia, Dr Gilberto Correia, agora que o caldo ficou para baixo, o se pode fazer reverter a situacao?

Gosto · 4 h


Gilberto Correia Pode-se. Mas quererá ou poderá a Direcção da empresa reverter? Note-se que o silêncio do cidadão durante a reclusão também tem custos.

Gosto · 1 · 4 h


Bernardo Bambo Com galinhas do povo. Onde cada um qdo sente fome vai levar um quantum.

Gosto · 2 h


Afonso Somar Kkkkkkkkkkkkkkk

Gosto · 1 h


Braz Nhalia Os ratos roerao tudo Amor acabou Vida caiu na miseria, mais nao disse......

Gosto · 4 h


Tomo Valeriano País estranho, o nosso!

Gosto · 4 h


Teixeira Teté Basta fazer parte do regime, o crime compensa.

Gosto · 2 · 4 h


Didixo Taju Nunca vi rato a assessorar o camponês de como armazenar o amendoim. ..! Esta claro que esse rato vai roer os sacos de amendoim. ..kkkkkkkkkkk

Gosto · 11 · 4 h


Victor Saltiel No pais de Mapanzula isto e normal; onde 99% de dirigentes sao gatunos; nao se presta conta a ninguen tdos a portelarem se uns com outros; isto vai ser assim por mto tempo; em fim com governo e seus governantes de ferias; o q podemos esperar.....

Gosto · 1 · 4 h


Lucas Chichava Há onde está à ética e a moral? Há já consciência

Gosto · 4 h


Raul Junior Como quem diz viverão mal os que não roubarem!

Gosto · 1 · 4 h


Mindo Da Villa Aqui premeia-se Bandidos, quanto mais voce se amostrar ser um bom larapio chama atencao!

Gosto · 1 · 4 h


Inocêncio Samuge No pais do pandza
No pais do pandzha
No pais do pandzhaaaaa

Os impossiveis acontecem.

Minha opiniao para que haja equidade e igualdade de todos e para todos acho que devemos legalizar a corrupcao

Esta mais do que provado que é algo que faz parte de nos todos (estou a generalizar)

Gosto · 4 h


Álvaro Xerinda Faz se de contas que se combate o crime mas...

Gosto · 4 h


Heleno Bombe O país que temos da impunidade

Gosto · 4 h


Sergio Josseph E verdade, a corrupção já está institucionada no nosso país. O que falta é criar base legal.

Gosto · 1 · 4 h


Teixeira Teté Perdi a esperança do que for a ser dito pela "Kroll", vejamos se até com os peixes miúdos nada acontece imagina dos possíveis responsáveis da contratação da dívida ilegal? Justiça? Ainda é um mito para nós.

Gosto · 4 h


Sergio Josseph Esse é um daqueles poucos Estado que não tem poder. Mais não disse.

Gosto · 1 · 4 h


Cristiano Banze Quem nos garante que esse gatuno, Cambaza, não vai nos sacar a mola de novo?

Para mim, esse é um grande gatuno...

Gosto · 4 h · Editado


Carmelo Pontes Talvez sejam casos extraordinários de regeneração. Ou simplesmente as instituições competentes não observam as regras

Gosto · 4 h


Gaspar Americo Gove Sao camarada esses,

Gosto · 4 h


Cesaltina Da Conceição Cuna Sendo assim todos os cidadaos anonimos que passaram por esse tipo de situacoes (prisao, condenacao, cumprimento de pena), deviam ser "reintegradois" nas suas empresas e /ou instituicoes, ate porque a Constituicao da Republica preconiza a igualdade de direitos a todos os cidadaos mocambicanos independentemente raca, sexo, religiao, filiacao politica.... ou sera que estou enganada?!?!?

Gosto · 7 · 4 h


José Jaime Macuane Cesaltina Da Conceição Cuna, naturalmente que um cidadão que tenha prestado as suas contas à justiça tem direito a retomar sua vida. Mas também as organizações onde ele cometeu crimes tem direito de se ver livre dele. E há base legal para isso. Veja a ...Ver mais

Gosto · 1 · 1 h


Cesaltina Da Conceição Cuna Para mim isso esta mais que claro Professor José Jaime Macuane, que as empresas e/ou instituicoes tenham a "liberdade" de aceitar ou nao a reintegracao do seu colaborador/funcionario depois de cumprir pena de prisao por "delapidar" a empresa/instituicao, ate ai tudo bem... o que nao esta certo e de certa forma me deixa confusa e que uma grande maioria nao tenha a "2ª oportunidade" de ser reintegrada. Essa "sorte" tem nome, apelido, raca, "padrinhos" e principalmente filiacao partidaria...👎

Gosto · 1 h


Alberto Parruque Beto Estamos sem teto pra resolver

Gosto · 4 h


Chamane Calide Tenho o hábito de ficar diáriamente várias horas a falar via chat com amigos meus que não tiveram a mesma coragem que eu tive de ficar aqui a espera que a Kroll traga um futuro melhor para todos nós. Eles pegararm nas famílias e foram a procura de relva verde por este mundo fora. Fiquei. E todos os dias tento provar-hes que a decisão deles foi precipitada. Que aqui tudo vai melhorar é só uma questão de tempo. Esta notícia vai tirar-me muitos pontos nas futuras conversas com os meus amigos. O Cambaza conseguiu diminuir e muito a minha capacidade de argumentação.

Gosto · 2 · 4 h


Alberto Parruque Beto Muito triste pois esses são animais da mesma espécie aguarde pela direção dum estabelecimento prisional sair da dita detenção pois assistiremos mesmo cenário. Filme dos burros pra assistir cegos que vê. Admitimos assim morreremos.

Gosto · 4 h


Paula Dimande Lastimável! Este é o país que queremos!

Gosto · 4 h


Arao Rivas Maposse Meu ilustre amigo Macuane nao gaste tempo escrever outra geracao fara justica por todos nos, nessa nossa, nao ha mais hipoteses so para ter uma ideia em cada 100 mocambicanos 99 sao labibotas como conseguir vencer numa situacao dessas.

Gosto · 4 h


Gilio Ayman Al-zawayir esse pais esta na tanga... precisamos de sanguem novo no poder a franca ja deu exemplo, Dr Macuane o caminho esta aberto, o povo precisa um salvador... 2019, pode ser possivel, vamos a isso Dr!!! quanto aos k delapidam os recursos e nao lhes acontecem nada como bonus sao reecaminhado nx cargos sobre olhar impavido da PGR, nao resta mais nada do que rezar para a Buchili tenha coolicas internamente!!!

Gosto · 1 · 4 h · Editado


Célio Gaspar Ruco Para acessorar ao PCA como afundar uma empresa pública ADM ....e fazer o ajuste de contas com aqueles que o denunciaram e festejaram a quando da sua condenação .....assim se vai construido o nosso País .coisas de vergonha ...."um homem honrado não pode deixar muitas obras inacabadas " agora é hora de terminar a sua missão cambaze .....

Gosto · 1 · 4 h


Ginho Nhancume Demostração que o criminoso regressa sempre ao local do crime.😎

Gosto · 4 h


Frank Vasco Dos Santos Isso só acabará ou ao menos haverá receio de pousar de anarquistas quando formalmente e materialmente haver separação de poderes efectiva e as instituições para ninguém mais alem da lei prestarem vassalagem.

Gosto · 4 h · Editado


Jacy Lewis País d Pandzaaa.....Consultor pra o saque....um Ze ninguém perde emprego so pelo facto de subtrair algo abstracto(apesar d reconhecer k furto é furto), mas isshhh.....dói engolir isso.....que sejam responsabilizados os responsáveis k ñ seguiram os trâmites legais.....

Gosto · 3 h


Marizete Langa No país que nos encontramos e possível! Só si for um subordinado

Gosto · 3 h


José Juga Jesus João Dizia platão na sua obra "A REPÚBLICA " que um bom governo depende da virtude dos governantes, isto quer dizer que pra que haja justiça é necessario que haja governantes justos

Gosto · 1 · 3 h


Maria Joao Fernandes A lei existe, aplica-lá é que difícil! Precisam de trabalhar?! Será que no MTC, ou em outro local ele pode trabalhar? Eu tinha vergonha de voltar ao local!

Gosto · 3 h


Albino Yotamo Os dois acontecimentos acima referidos revelam um elevado nivel de pericia criminal com actos premeditados desde a concepção num esforço conjugado para deliberadamente deixar de lado o procedimento disciplinar estanelecido pela lei laboral.
Tudo isso vem a confirmar o grau de instituicionalização da corrupção em Moçambique. O povo deve lutar incansavelmente nas diversas formas para mudar a situação, nao se pode tolerar que o mal controle o bem, o nosso silêncio e aceitação da impunidade é tanto quando culpado na mesma medida que a culpa do perpetrador...

Gosto · 1 · 3 h


Chano Cupitiwa Quando nao ha planos de boa governação da nisto. O Estado e Governado por inaptos, corruptos e ate bandidos assassinos.

Gosto · 3 h


Fernanda Sampaio Triste, até certo ponto vergonhoso!

Gosto · 3 h


Leonel Nhambire Lamentavel!!!!!

Gosto · 3 h


Calado Pedro Na verdade o nosso Moçambique não é um país normal,tanta coisa errada acontence sob o olhar impotente dos graúdos e nada fazem ou n kerem fazer, mostrando claramente que isto é algo feito em cadeia. Mas....

Gosto · 3 h


Eugenio Langa O PR exigiu reformas na na visita k fez na empresa em causa e os efeitos nao tardam a aparecer com tamanha violacao de todos os principios eticos...

Gosto · 3 h


Jaime Cesar Luis São coisas que acontece no Meu pais meu caro Jose Jaime

Gosto · 3 h


Adelino Branquinho Será que o nosso sistema de justiça, está tomado também pelo maquiavélico?ou o medo, teme morrer de susto?

Gosto · 3 h


Hobety Luys Muhamby Não se esqueçam de que o governo da FRELIMO já legalizou o mbavismo e a corrupção no Estado aquando da legalização das dívidas ocultas vs públicas

Gosto · 3 h · Editado


Marques Abdala TUDO DITO

Gosto · 3 h


Horacio Joao Antonio Isto só acontece num território de Faz de Contas!

Gosto · 1 · 3 h


Venâncio Lucas Foquico Eu só gostei do título do jornal o país " CAMBAZE REGRESSA AO LICAL DO CRIME"....

Gosto · 3 h


Abdul Adamo Teremos as próximas eleições para escolhermos o futuro melhor

Gosto · 3 h


Marta Dgedge País do pandza. Estamos f....

Gosto · 3 h


Sergio Baloi Sergio Dói saber que mi encontro no mesmo estado que tem pautado pelo atropelos da lei

Gosto · 3 h


Cecilia Uamusse Uamusse É lamentável o povo maçambicano já está cansado das artemanhas deste país!

Gosto · 3 h


Mauricio Mahoze Mahoze Os atropelos são tantos mas nós ainda não estamos cansados... No dia que estivermos cansados sairemos a rua para demonstrar e exigir responsabilidade a quem de direito...

Gosto · 29 min


Cecilia Uamusse Uamusse Estamos a espera desse dia pra chegar

Gosto · 2 min


Ermelindo Bambo Resumindo... em Moz os ladrões são muito bem protegidos...

Gosto · 2 · 3 h


Julio Lilito Boene Atenção, não qualquer ladrão. Deves pertencer a .............

Gosto · 1 h


Mauro Matsi Matsi Isto vai de mal a pior.

Gosto · 3 h


Carlos Paruque Epah...

Gosto · 2 h


Jeremias Custodio Milice So em mocambique, onde acontece coisas do genero

Gosto · 2 h


Florêncio Estêvão Moiane "Há tanta imbecilidade nesta terra" - Franz Fanon

Gosto · 2 h


Moises Caetano O criminoso sempre volta ao local do crime.

Gosto · 1 · 2 h


Oscar Jaqueta alíneas g) e h) do art. 88, do EGFAE como seriam interpretados neste caso?

Gosto · 2 h


Oscar Jaqueta alias, o TA?

Gosto · 2 h


Armando Cossismo Kkkkkkk, a nossa Moçambicanitude, esta mail isto...

Gosto · 2 h


Sonya Miral O Estado foi capturado por um grupo "elite"....e o povo foi condenado a pena maior....#tristerealidade#

Gosto · 2 · 2 h


Willy Benny Estamos num pais do PANZA, a cada dia se degradando.

Gosto · 2 h


Joao Fonseca Típico de um "Sitio chamado Moçambique". Os sítios são assim mesmo. O contrário só se pode esperar num estado.

Gosto · 2 h


Henrique Amâncio Temoteo O povo é responsável por isto!

Gosto · 1 · 2 h


Willy Benny É, o povo é conivente, e os acadêmicos são responsáveis.

Gosto · 2 h


Alfredo Muianga Qual povo? Qual a lei que beneficia o povo. O povo tem medo de ser esmagado com blindados

Gosto · 1 h


Henrique Amâncio Temoteo Nos votos também há blindados?

Gosto · 1 h


Alfredo Muianga Tu sabes o que acontece nos votos que não tem nada ver com o povo.

Gosto · 1 h


Amilcar Mabjaia Nós temos que mudar a maneira de pensar caro Alfredo Muianga, nas revoluções morre muita gente e quem sobreviver terá tanto que contar e não estará sujeito a essas barbaridades que acontecem actualmente. O que acontece é que já não há nada pela pátria, apenas defendem-se interesses individuais...
Luis Ricardo venha ver este texto que tem a ver com a conversa que tivemos quando vinhamos trabalhar...

Gosto · Agora mesmo


Aristoteles Zacarias Buramuge So contradiz o PR quando diz da capoera o que da a etender que na capoeira tem bons ovos

Gosto · 2 h


Alfredo Muianga Afinal a expulsão ou demicao no aperelho do Estado funciona para que efeitos? Quem deve ser demitido ou expulso?

Gosto · 2 h


Dinis Nhancume Kikikikikiki...a menos que o tal ataque nos tenha atingido a todos...

Gosto · 2 h


Júlio Massango É o fim da vergonha, aliás, hoje em dia, se não tiveres um currículo que prove o seu enquadramento na função pública que passa pela experiência em desvio de fundos, longe estarás dos modernissimos 4×4 top de gama. Aos dois casos apontados, outros há, em abundância aliás na UEM há quem foi expulso pela mesma prática e hoje está "em cima".
Seria de admirar que num país onde o parlamento está a par do decurso duma auditoria Internacional sobre a ocorrência do maior desvio de fundos cujas ligações ainda por desvendar, O mesmo apresse-se em obrigar o povo a pagar esse valor sem resultados que apontem inocência dos envolvidos e o governo agir diferente nos três casos acima.
É uma cultura que veio para ficar enquanto forem estes os moldes em que o estado está estruturado.

Gosto · 2 · 2 h


Manuel Justino Sitoe Democracia moçambicana a lei é para oposição k fazer vamos aplaudindo se reclama a polícia esta no encalço

Gosto · 1 h


Abelarto Eugénio Guambe Chega-se a conclusao de que em Moz vale mais roubar do qui outra coisa, mas eh triste!

Gosto · 1 h


Rafael Duarte Lichinga e Aeroportos de Moçambique, bom exemplos de legalidade

Gosto · 1 h


Adelaide Chaleca E assim vai o país da marrabenta

Gosto · 1 h


Nelton Adriano Cousin Monteiro Realidade Moçambicana.

Gosto · 49 min


Fernando J. Inacio Me parece que estamos a passo bem largos, rumo ao estado de Natureza de Hobbes, caracterizado por anarquia, competição, desconfiança, a procura de glória, a guerra de todos contra todos, sendo aqui o homem egoísta, mesquinho, ganancioso, conflituoso.
A estes passos até podemos superar o estado de Hobbes, construindo os mais pior.

Gosto · 42 min


Arone Chilengue A aplicação da lei deve ser igual para todos cidadãos.

Gosto · 28 min


Sérgio Saete Acordemos irmaos, sera que ainda falta algo para notarmos que os gangters tomaram conta deste pais?

Gosto · 17 min


Stiven Ferrao A nossa pátria Amada!

Gosto · 11 min


Noémia Xerinda

Gosto · 1 min


Eucaliptos Mozambique Nao se combate a corrupção pk ela não é um mal em si mesma, mas sim uma consequência.

Tentar combate-la é como segurar o boi pelos chifres

Gosto · 1 min


Comentários


Abdul Yatima até vale a pena eng.cambaza foi condenado mas outros ladrões que dr.VAz conhece estão ai a solta.cada um é cada um meu caro ilustre

GostoMostrar mais reações · 2 · 4 h


Claudio Lombene Vale a pena porque?

GostoMostrar mais reações · 1 · 3 h


Abdul Yatima parque foi condenado e cumpriu.deviam levar a Barra do tribunal outros ladrões também q nem ele.entendeu porquê?

GostoMostrar mais reações · 2 h


Geraldo Obra Acho que já começaram a perceber porque é que são chamados de maravilhoso povo né?

GostoMostrar mais reações · 6 · 3 h


Milton Machel kkkk, Knock Out: "Este outro "lacabrão" de Lichinga, a Comissão da Ética devia lhe dar ums grandes puxões de orelha. Então, depois de condenado ainda dirige a cidade-capital onde mora o meu querido, inquestionável e amado Professor Arlindo Chilundo, por sinal Governador da Província. Professor, está sendo governado por um ladrão condenado, sabia?"

GostoMostrar mais reações · 2 · 3 h


Carlos Chivambo O meu problema é que essas situações não se verificam quando se trata de funcionários pequenos, os zé povinhos, aliás alguns nem se envolveram em roubos,

GostoMostrar mais reações · 1 · 3 h


Khalid Bangal 😂😂😂😂😂😂

GostoMostrar mais reações · 3 h


Júlio Araújo É impressionante como ninguém coloca mão dura nestas pessoas

GostoMostrar mais reações · 1 · 3 h


Aurelio Munguambe se calhar ilustre macuane, parte-se do principio queestes cumpriram a pena, e assim sendo não ha impedimento legal para tal.

GostoMostrar mais reações · 3 h


Nelson Badaga Badaga A isso é que se chama sair o tiro pela culatra.

GostoMostrar mais reações · 3 h


Danilo Tiago Lenon Arnaldo Come here brow and see What My Mate Egidio Vaz wrote. Eu defendo que DC nao devia ter aceite o cargo, principalmente num local onde deixou uma pessima imagem. Como DC ira encarar os colegas? Precisa usar oculus de vista muito escuros para disfarcar a vergonha na Cara.

GostoMostrar mais reações · 1 · 3 h
Ocultar 11 respostas


Lenon Arnaldo Danilo Tiago aqui o debate é outro. Consigo estava a falar na perspectiva legal/ilegalidade.

Assuntos de ética/moral e discutível.

Tenho muitos exemplos de gente incluindo no tal primeiro mundo, em que não há unanimidade.

Na perspectiva que é colocada por Egidio Vaz até posso concordar. Mas não é líquido o que ele diz.

GostoMostrar mais reações · 1 · 3 h


Danilo Tiago Lenon Arnaldo para ti tudo nao e' liquido, estou acostumado meu mano

GostoMostrar mais reações · 1 · 3 h


Lenon Arnaldo Kkkkkkkkk

GostoMostrar mais reações · 2 h


Lenon Arnaldo Dava ontem exemplo de Isaltino Morais ex autarca de Oeiras, foi condenado por práticas crimes no exercício do seu mandato naquela autarquia. E cumpriu metade da da pena e, no ano passado teve liberdade condicional. Este ano, vai concorrer às eleições a...Ver mais

GostoMostrar mais reações · 2 h


Danilo Tiago Lenon Arnaldo 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣

GostoMostrar mais reações · 2 h


Danilo Tiago Convido - lhe a proxima palestra, essa forma aguerrida de defender o indefensavel NUNCA VI...Entao estas garantido a dar uma palestra sobre ETICA PUBLICA.

GostoMostrar mais reações · 1 · 2 h


Lenon Arnaldo Para assistir, aceito kkkkkkk

GostoMostrar mais reações · 2 h


Danilo Tiago Lenon Arnaldo seras o PALESTRANTE MEU

GostoMostrar mais reações · 2 h


Danilo Tiago Lenon Arnaldo seras o PALESTRANTE MEU

GostoMostrar mais reações · 1 · 2 h


Sergio Serpa Salvador Grande Lenon Arnaldo, vamos dispensar os serviços do Jah Américo Matavele. O seu poder de extinguiu incêndios de grandes proporções, é impecável. Kkkkk

GostoMostrar mais reações · 1 · 1 h


Lenon Arnaldo Kkkkkkkkkkk

GostoMostrar mais reações · 1 h


Albino Yotamo Só um pequeno reparo ao comentario do ilustre Egidio Vaz o Cambaza é que solicitou a sua re-integração....tudo bem planeado to esforço de conrnar as leis....contudo nao entendo como alguem com consegue justificar Tantas faltas ao seu posto de trabalho que cometeu aquando da sua estadia na cadeia?

GostoMostrar mais reações · 2 · 3 h


Vino Graziano Isso tudo sao obras do regime. Este Cambaza foi antigo combatente e pertence a SISE. Esta ai pra velar interresses de alguns da ala nobre. Nao entendo como e que esta vaga de assessoria nas linhas areas de mocambique ficou tanto tempo sem estar ocupada e pra hoje virmos um criminoso a ocupa la com tantos doutores e licenciados o pais tem. To muito frustrado com esses vandalos

GostoMostrar mais reações · 1 · 2 h


Nelson Badaga Badaga Certo

GostoMostrar mais reações · 1 h


Caetano Chicane Os directores de recursos humanos e juristas dessas organizações estao a fazer o que? Acho que estes é que são os culpados e outros tiram proveitos das lacunas existentes.

GostoMostrar mais reações · 2 h


Nuno Pires Certamente no Código Penal existirá alguma alínea que impeça essas "reintegrações". Mas se a Lei for omissa, basta alguma dose de decoro e bom senso para impedir o que é à vista de todos, inaceitável.

GostoMostrar mais reações · 2 h


Nelson Junior Sem ferir a alguem, mas isto eh impossivel de acreditar....nao critiquem o tal Cambaza mas quem o nomeou....Inumeras vezes, eu em debate com amigos, tenho persistido na seguinte visao: Ha tendencia do Ocidente de classificar Mocambique de ser Pais do Terceiro Mundo, baseando-se e baseando-se simplesmente no nivel do desenvolvimento socio-economico....Eu,acho que chegou a altura de debrucarmo-nos sobre o nivel do desenvolvimento mental da lideranca politica de Mocambique...e este caso deste Cambaza vem precisamente reforcar esta minha ideia..,mas, como eh que um individuo como este vem a ser reintegrado??..francamente

GostoMostrar mais reações · 2 · 2 h


Pio Cassicasse Ele usou e fundamentou o seu pedido na base legal e vigente na Perola do Indico e patria de Herois... quem propos e aprovou essas leis nao foi o sr. Cambaza. Portanto (faixavor), parem de discutir e falar de Cambaza. Falem dos proponentes e aprovadores das leis a que ele (Dio Cambaza) se socorreu para solicitar a sua re-integracao. Full stop.

GostoMostrar mais reações · 2 h


José Tiago Subscrevo.

GostoMostrar mais reações · 1 h


José Jaime Macuane Pio Cassicasse, pode ver que há negligência no cumprimento da lei neste caso. Leia a entrevista do Dr. Gilberto Correia no jornal "O País" de hoje.

GostoMostrar mais reações · 1 · 2 h


Pio Cassicasse obrigado José Jaime Macuane FAREI O ESFORCO EM POSSUI UMA COPIA POR AQUI na terra dos BONS SINAIS.

GostoMostrar mais reações · 1 · 2 h


Carla Massunda Pene Quando rir é a única opção para não chorar. Lamentável

GostoMostrar mais reações · 1 h


Bernardo Mulima Está ai a verdade

GostoMostrar mais reações · 1 h


Bernardo Mulima Contra factos não há argumentos

GostoMostrar mais reações · 1 h


Fernando Sande Geraldo obra agora eu percebo prq dessa nome,traduz la pra o pessoal saber o sentido real dessa frase

GostoMostrar mais reações · 1 h


Valdemar Usta Mano E. Vaz, este Diodino Cambaza não passou pela Escola S. Machel - Beira, anos 78/80? Natural de Ribáue, será este?!

GostoMostrar mais reações · 1 h


Initovitch Gulupov #Vaz, estes gajos nao se mancam, nao tem vergonha na cara nem se encabulam. Quem está preocupado com carácter, ética, moral etc es tu...ele está nem ai! Vai reunir, discutir, conversar normalemte como se nada aconteceu!

GostoMostrar mais reações · 56 min


Hercilio Chinguvo K pena.Do nosso Moz.kkkkkkk

GostoMostrar mais reações · 43 min


Adriano Bongamano Sitole Não exagera profesdor.

GostoMostrar mais reações · 7 min


Adriano Bongamano Sitole Professor.

Comentários


Jose Solomone Boa observação. Prof

Gosto · 2 h


Eusébio A. P. Gwembe Apoiado

Gosto · 2 h


Simões António José Gostei da sua opinão professor Cumbane. Espero que a sociedade e principalmente quem de direito posso considerar o seu pensamento que afinal é de tudo um povo que sonha em ver-se livre da corrupção. Abaixa gatunagem, abaixa va hive, abaixa insensibilidade para com problemas do povo moçambicano!

Gosto · 2 h


Agostinho Augusto Ele não tachou sozinho a mola, uma parte da molinha foi usado pra abastecer a casa do partidão, daqui há um tempinho voltarah a ocupar o lugar de PCA.

Gosto · 2 h


Nelson Badaga Badaga Parabéns pela escrita clara, incisiva, e mordaz. Mereces aplausos de pé...

Gosto · 2 h


Fernando Jorge Francisco Cumbana apoiado.mais uma vez a gatunagem foi premiada.quem o nomeou certamente pensa que sofremos de amnesia colectiva

Gosto · 1 · 2 h


Noe Nhancale Justifica-se,os actuais dirigentes dos aeroportos nao sabem roubar, precisam de assessoria!

Gosto · 1 h


Teixeira Teté Bem haja prof.

Gosto · 1 h · Editado


Muzila Wagner Nhatsave alinhados JJ

Gosto · 1 h


José Luís Subscrevo, sera que temos falta de capital humano pra se privilegiar gatunos a cargos públicos, haja moral por parte da direção máxima do MTC.

Gosto · 1 h


Jorge Cumbane Boa falada isso tornou moda são quase maior parte das instituições do Estado sofreu essa praga resultados salários em cota gota , até dessimo 3o foi metade o nosso Governo ligitimou tarefas da queles que não se sente seguro nos seus cargos da chefias. Preferem terrorizar o foncionario público para lograr os seus postos da chefia. Só manhosos mostrem trabalho não relatórios bonitos de embrulhar chefe de Estado.Chega mentiras queremos coisas concreto que se vê

Gosto · 1 h


El Patriota A nossa crise de valores não é aguda professor. É crónica, é preciso dizer isso.

Gosto · 1 h


Lenine Daniel Bem dito professor!

Gosto · 1 h


Mindo Da Villa Por pouco eu dizia coloque o texto em Copia para o Ministro Mesquita mas me lembrei que este tambem nao ajudara em nada considerando que ele para alem de ter hospedado por tempo indeterminado em um hotel de luxo (nesses tempos dificies) um cunhado dele recem promovido a chefia ali mesmo nos Aereportos durante meses e meses gastando o dinheiro da instituicao, o Mesquita tambem atropelou a lei no assunto da sua empresa aprovada sem concurso publico. Portanto sera dificil encontrar ajuda nesse seu Post Prof.

Gosto · 1 h · Editado


Carlos Paruque Kkkkkkk vmos morrer por asfixia!

Gosto · 1 h


Mindo Da Villa ta cheio de mafiosos isto

Gosto · 1 h


Carlos Paruque Quando o chefe perde vergonha o subordinado perde respeito... Um dia este povo vai perder respeito com as autoridades governamentais deste país. Estes gajis não são sérios mano

Gosto · 1 h


Chamuari Naife Tem bom curandeiro, não é fácil, o homem é mau.
Não existe outro aqui na República de Moçambique.

Gosto · 1 h


Carlos Paruque Muito obrigado prof. Até parece ter tido uma oração de libertação porque desde que tomei conhecimento desta vergonha parecia ter um pesadelo mas com a visão lógica e pertinente do prof. que alivio. A pergunta que não quer calar é: Porquê tanto esforço em desacelerar o esforço do PR? Sinceramente "XA BINZA"

Gosto · 1 h


Egidio Vaz Professo Julião João Cumbane, Cambaza deve seguir a vida privada. É UM DELITUOSO. Não serve de exemplo a ninguém. E não há garantias que não venha fazer mais. Então, que viva à sua custa e a mercê da sua inteligência, fora e longe do erário público, qual Adão expulso do Jardim de Éden.

Gosto · 6 · 1 h


João Carlos Quer dizer que nenhum funcionário público pode requerer a sua reintegração após sua expulsão e devido cumprimento das penalizações que lhe tiverem sido impostas? Ou talvez possa mas avaliando-se o tipo de funções e responsabilidades que podem lhes ser atribuídas e por quanto tempo...!?

Gosto · 14 min


Egidio Vaz As funções, as funções. Mesmo sendo professor, vai ensinar o quê?

Gosto · 9 min


Heleno Bombe Mas um jurista da Praça disse em televisão que os aeroportos de Moçambique é que falharam ao permitir que não marca-sem faltas durante o período em que o condenado esteve em reclusão porque se assim o tivessem feito seria faltas injustificadas e direito a expulsão!

Gosto · 2 · 1 h


Noe Nhancale Nesse caso,os individuos que eximiram-se se instaurar o processo disciplinar deviam ser sancionados por manifesta negligencia,se bem que nao foi propositado!

Gosto · 1 h


Nelo Txuma No mundo de gente fina,eu não ponho lá os pés.São muito finos pah...

Gosto · 1 h


Carlos Chivambo 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏

Gosto · 58 min


Dino Tualufo APOIADO

Gosto · 29 min


Dinis Tivane PROFE E AOS DEMAIS QUE ABONAM A IDEIA DE APARTAR O CAMBAZA

Professor fala de ética. O que é ética afinal? Ética é um conceito tão confinado a uma só área? Acho que não. Vamos a uns simples exemplos: Se um jornalista depara-se com uma situação inusitada em que um indivíduo está a bater a sua esposa, o que ele deve fazer eticamente? Salvar a senhora? Ou cobrir o evento surpreendente? Se ele salvar a senhora será uma atitude eticamente correcta para a sociedade, mas aí perdeu um grande directo, logo infringiu a ética jornalística. É o que aconteceu com a Medicina. No séc. XI várias pessoas morriam com a chamada Doença de Lado.

Ninguém se atrevia a investigar a doença pois era sócio-eticamente errado abrir o corpo humano. Mas, era apenas ética das cabeças das pessoas. Um senhor atrevido, chamado Rob Cole, que vira sua mãe morrer por falta de conhecimento sobre sua doença contrariou essa perspectiva social e, viajado para Pérsia, abriu um corpo de um morto de Doença de Lado, conseguindo assim efectuar a primeira intervenção cirúrgica e com sucesso ao Rei local. Foi assim ou com atitudes corajosas destas que a Medicina evoluiu. Ele infringiu a ética social e agiu eticamente correcto para a ética na Medicina, que é SALVAR PESSOAS.

Profe. Nós também, moçambicanos, ainda estámos na idade da pedra (Sec. XI ) em muitos assuntos. Queremos uma sociedade justa, mas não sabemos que isso só será possível praticando o perdão. Confundimos ética social com legal, formal e até (vou criar agora um campo) ética humana. Porquê não usar o Cambaza para mostrar aos moçambicanos que este País é justo? Quem comete crime é preso, condenado, cumpre a pena e quando sai, é lhe dado a liberdade total. É lhe dado o emprego de volta sim, pois ele já cumpriu com seu castigo. Para quê penas definitivas quando o crime não lesa definitivamente. Para quê estigma se ele já fora afastado do seu campo de trabalho por anos e anos. Este exemplo é bom também para outros políticos e juízes que temem aplicar penas, pois com isto verão que pode-se fazer isso e caso a pessoa cumpra a sua pena poderá voltar a reintergra-se. Quem não devia querer voltar aos Aeroportos de Moçambique é o próprio Cambaza. Se ele consegue vencer a “vergonha” (se é que há), volta e mostra aos demais que quem rouba é preso e ponto final.

Não confundamos nossas primitivas ideias com a razão em si. Não falem de ética para consubstanciar ou fundamentar vossos preconceitos, pânicos, indeterminações e contra-sensos. Ética é um campo muito vasto e não permite generalizações...

Cambaza volta sim com toda a justiça. Ainda ontem falei, exemplificando, num outro grupo, que o Presidente do Bayern, o maior clube de futebol da Alemanha, Uli Hoeness, foi condenado a cumprir três anos por Fraude Fiscal. Cumpriu! Saiu! Foi reintegrado. Vão dizer que é por ser Alemanha! Ah então em Moçambique as pessoas não merecem segunda chance. Ou vão dizer que foi por ser crime ao estado e Bayern é privado. Ahhh, então Fraude ao estado é diferente da do Privado. Lá no Bayern não há perigo de ser fraudado pois ele só rouba ao estado.

Vamos crescer moçambicanos! Curem vossos corações! Vossas Mentes!

Gosto · 22 min


Noe Nhancale Dinis Tivane Eu nao me oponho a que seja reintegrado, mas porque para o cargo de Assessor? nao podia ser um tecnico simples ate para nao faltar respeito a aqueles que ficaram a dar o litro durante esses anos todos? Outrossim, para se provar o roubo houve colaboracao de muita gente a nivel o aeroporto, ora nao acha que num cargo desses ele pode influenciar a direccao a agir de forma a prejudicar as pessoas por vinganca? Estamos a criar um mau precedente ilustre!

Gosto · 16 min


Dinis Tivane Presidente do Bayern foi preso era Presidente. Voltou Presidente... Se ele for malandro, seja qual for o posto fará malandrice... Vamos lá dar a chance ao Homem... Toda a chance que ele merecer justamente...

Gosto · 8 min


Noe Nhancale Voce disse e bem, voltou a um Clube e nao a uma empresa publica mano. Se nos queremos combater a corrupcao e tomamos esse tipo de decisoes que mensagem queremos transmitir?

Gosto · 7 min


Noe Nhancale Ademais. os Dirigentes dos aeroportos que nao instauraram o processo disciplinar quando deviam ter feito merecem uma punicao por negligencia!

Gosto · 5 min


Carlos Miguel Castanheira Cossa Texto longo perde interesse em ler

Gosto · 1 · Agora mesmo


Jeremias Custodio Milice

Gosto · Agora mesmo


Jeremias Custodio Milice Em Mocambique, tudo e possivel. Para mim ate e menos, o mais me preocupa e o silencio da PGR

Gosto · 21 min


Herminio Ricardo As imoralidades , ilegalidades deste país ultrapassam a minha capacidade de entender com lógica as coisas mais simples e básicas.É deprimente ser dirigido por incompetentes.Agora, com imorais, é inaceitável, é o fim da picada !!!

Comentários


Lyndo A. Mondlane nao somos japoneses é evidente, em condicçoes normais esse senhor tinha que andar de cabeça baixa la na sua nova (antiga) empresa.. mas nao somos japosenes.. por isso la prosperam e nos nao..

Gosto · Responder · 2 · 3 h


Manopito Pipito Melhor mesmo não dizer de que País se trata. Talvez dizer que faltam ai uns parágrafos sobre a Kroll.

Gosto · Responder · 1 · 3 h


Jr Chauque Obrigado pela atenção....

Gosto · Responder · 3 h


Candido Junior Definitivamente algo não está bem neste país. Infelizmente estas monstruisidades já se tornaram uma praxe.

Gosto · Responder · 1 · 3 h


Jr Chauque Neste país o culpado é que rouba Menos...o corrupto é quem rouba Menos

Gosto · Responder · 3 · 3 h


Santos F. Chitsungo E pasme-se! Com o beneplácito do Ministerio de tutela e da PGR, a tal guardia da legalidade e do bem publico!!!

Gosto · Responder · 2 · 3 h


Yan De Narvik Milange Esse cara só vai aconselhar o resto dos colaboradores a roubar,mas a roubar Bem

Gosto · Responder · 3 h


Yan De Narvik Milange ate nem chega caso a ser estudado

Gosto · Responder · 3 h


Yan De Narvik Milange é melhor propor outro caso

Gosto · Responder · 3 h


Sergio Buque Pais de bananas .

Gosto · Responder · 1 · 3 h


Israel Magaia Partilhei. Haja consciencia pah. Arreia no olho so...

Gosto · Responder · 3 h


Yan De Narvik Milange "Um policia de transito, no seu posto de trabalho, pede dinheiro de refresco a um turista. Filmado de forma ilegal, e expulso da funcao publica apos a filmagem ser vista pela chefia". quem pede recebe uk é dado, mas aquilo foi uma extorção e o senhor sabe, não nos venha enganar aqui.

Gosto · Responder · 3 h


Israel Magaia se entendi a questao esta no uso ilegal da filmagem como prova do crime, para alem de que deve ser autorizado pelo juiz

Gosto · Responder · 1 · 3 h


Muhamad Yassine Eu acho que está em causa a dualidade de critérios na expulsão do aparelho de estado

Gosto · Responder · 3 · 3 h

Escreve uma resposta...



Muhamad Yassine Epah

Gosto · Responder · 1 · 3 h


Juvêncio Flores Essa merda é Moz

Gosto · Responder · 3 h


Manuel Moises Americo Muita pandzula mesmo!

Gosto · Responder · 3 h


Isalcio Mahanjane Compreende-se a ira!
Mas a lei é "clara" sobre a independência dos procedimentos disciplinares e criminais... todos sujeitos a prazos de prescrição... e no caso, mais curtos no procedimento disciplinar, "nunca" instaurado... por aí esteve bem o MP, assim como a entidade laboral... mas como disse, repugna... porém, concordo que eticamente, devia o visado adoptar uma outra postura... recusar-se a tamanha exposição...

Gosto · Responder · 3 h


Elcidio Amaral Por isso que Karl Marx dizia " O Direito é uma ideologia da classe dominante, so serve para beneficiar a classe dos poderosos". So nos considera iguais mas enquanto os governantes não se submeterem a ele isso sempre haverá... E a diferença será notável.

Gosto · Responder · 1 · 3 h


Yan De Narvik Milange quantos andam por ai expulsos e que nao tem emprego

Gosto · Responder · 3 h

Escreve uma resposta...



Sérgio Frederico Jamal Jamal Caso de estudo" Crime compensa " kkkkkkkkk

Gosto · Responder · 3 h


Pires M'buana Kalembo fulls! o pais da FRELIMO tudo é posivel, o painal ou uma bancada que viola a constituição e tudo vai normal so pode ser em MOZ.

Gosto · Responder · 1 · 3 h


Patricio Bernabé Nguema Caso pr dizer,um peso duas medidas...

Gosto · Responder · 3 h


Horácio André Cuna Os meus botões me dizem que o problema do polícia foi ter roubado para seu próprio - e exclusivo - benefício...

Gosto · Responder · 1 · 3 h


Ser - Huo Temos o presidente de um município, julgado e condenado a 18 meses pó corrupção e abuso de poder, convertida a pena em multa e devolvido às suas funções de chefe da cidade.
Temos aquele outro ex-edil com fortes níveis de reprovação, conduzido a director provincial...
Você Eusébio A. P. Gwembe quer mais o que?

Gosto · Responder · 5 · 3 h


Eusébio A. P. Gwembe O fantasma das intercalares ainda esta presente, Sergio. Ha que assegurar o osso do lado onde ainda sobre a carne.

Gosto · Responder · 2 h


Escreve uma resposta...



Manuel Carlos Nhanala São estudos de caso que merecem a devida atenção da academia. O motor das revoluções reside lá. E pelo que parece ela está em hibernação.

Gosto · Responder · 1 · 2 h


Mondlane Calane Dzovo Kito Eu vi muitas vezes aquele vidio, tentei procurar esse lado que muitos dizem que viram de o policia estar a estorquir os turistas. Aquele policia mal fala português, dificil seria de ele falar ingles, o que eu percebi naquele vidio foi de um policia a tentar imformar a turista sobre o valor da multa a ser aplicada em relaçao ao a norma transgredida pelo mesmo. E sairam logo a julgar o tipo sem no minimo perceberem a tonica da conversa do agente vs turista.

Gosto · Responder · 1 · 2 h


Francisco Domingos Langa Gpro Fam. O País da marrabenta.

Gosto · Responder · 2 h


Willy Benny A lei funciona somente quando se se tratar aos mais fracos, com menos poderio econômico.

Gosto · Responder · 2 h


Muchuquetane Guenjere Essa dualidade de critérios deixa muito a desejar em Moçambique.

Gosto · Responder · 2 h


Fernando Jorge Francisco Cumbana o que faz o mesquita naquele ministerio?

Gosto · Responder · 1 · 1 h


Mario Albano Pior ainda vai como acessor e chefe dos que denuciaram o crime. É casa para dizer se cuidem!

Gosto · Responder · 1 · 1 h


Hatimo Martinho Moniz Não? bom mm bom, m. Não,?

Gosto · Responder · 1 h


Jose Antonio Sitoe Perante a lei somos iguais na teoria mas na prática somos muitíssimo diferente.

Gosto · Responder · 1 h


Benjamim Rosa E desta forma que pretendemos combater o roubo do erário público. Mas o melhor seria o publico não se admirar, porquê no momento do seu julgamento ele afirmou que o saldo roubado serviu para pintar o partdo

Gosto · Responder · 1 h

Comentários


Cristiano Banze Estatuto Geral do Funcionários e Agentes do Estado

Art. 88...Ver mais

Gosto · Responder · 6 · 1 h


Godinho Alberto Viagem Zomane Caro CRISTIANO veja que são exactamente essas alineas que estão sendo revistas no EGFAE, pura e simplesmente para acomodar estes individuos

Gosto · Responder · 1 · 37 min

Escreve uma resposta...



Zeze Junior Bitone Viage
Você sabe que este não é o País Ideal.
Para mim,ha Estados que não deviam ser chamados de Estados.
As Nações Unidas deviam introduzir elementos que permitam que alguns Estados percam o estatuto de Estado.
É triste e Lamentável.
Um Ladrão Voltar a Ocupar Cargos maiores.
Esta é uma lição pra todos:Pelo que percebo é que podemos Roubar Vontade!

Gosto · Responder · 2 · 1 h · Editado


Xavier Jorge Uamba O meu tio Manhenge podera assessorar Ministério do interior um dia desses. Essa coisa de lei ca na perola na funciona.

Gosto · Responder · 1 · 1 h


Mindo Da Villa Cambaza, Renuciar aqui em Mocambique isso??????????😬😬😬😬😬😬😬😬😬😬😬😬😬😬😬😬😬😬😬😬😬😬😬😬😬😬😬😬😬😬😬😬

Gosto · Responder · 1 h · Editado


Maida Kadir Lapone Eu ainda digo quando eu crescer quero ser como tu Bitone viage

Gosto · Responder · 1 · 1 h


Novo Combatente De Moz Justica selectiva no Pais de Pandza

Gosto · Responder · 53 min


Mindo Da Villa Mas um jurista da Praça disse em televisão que os aeroportos de Moçambique é que falharam ao permitir que não marca-sem faltas durante o período em que o condenado esteve em reclusão porque se assim o tivessem feito seria faltas injustificadas e direito a expulsão!🤣🤣🤣

Gosto · Responder · 53 min


Novo Combatente De Moz Como marcar faltas se ele tinha apadrinhamento? Em Mocambique a corrupcao eh uma pratica defendida pelo regime.

Gosto · Responder · 49 min

Escreve uma resposta...



Eduardo Domingos E o estado que ofende os cidadaos o que paga, Bitone Viage? Se os que o prenderam sao gatunos como ele, faz sentido que se aplique a justiça entre eles. Todos na frescura ou todos na quentura.

Gosto · Responder · 51 min


Manopito Pipito Boa crítica meu caro. Isto é uma grande vergonha para o Povo Moçambicano e não é possível acontecer num Estado Normal de Direito Democrático.

Gostaria de conhecer o Curandeiro fo Cambaza o tipo é mesmo muito bom.

Arry.... depois há quem nos chama de Anti Patriotas, Tagarelas, etc etc. Agora sim conheço o valor o Silêncio a longo prazo. Que Vergonha.

Gosto · Responder · 46 min · Editado


Uangule Helder Celso Uangle Uangule o nosso estado está doente e por estar doente acontece tudo sem ter em vista a constituição.

Gosto · Responder · 47 min


Joaquim Matsena Isso só acontece num país de faz de conta meu caro,onde a lei não existe para os fortes,ou seja para os governantes fazem e desfazem e esquecem que o povo já não esta a dormir

Gosto · Responder · 25 min

Sem comentários: