terça-feira, 23 de maio de 2017

Regresso de Cambaza aos Aeroportos: a culpa é da PGR!






Há um debate que parece até nos desviar do essencial: o conteúdo do relatório da Kroll. É a reintegração de Diodino Cambaza, como assessor, na empresa Aeroportos de Moçambique (ADM). Cambaza foi PCA da mesma empresa, quando foi detido, em 2008, num processo de desvio de 54 milhões de meticais.(2.milhoês de usd na altura)

É verdade irrefutável que Diodino Cambaza foi condenado, a 27 de Fevereiro de 2010, a 22 anos de prisão maior por prática de crimes de desvio de fundos, remuneração e pagamentos indevidos, simulação ilícita e abuso de cargo e funções, pelo juiz Dimas Marrôa da 10ª Secção.

Após a sentença condenatória, remeteu um recurso ao Tribunal Supremo e viu a sua condenação reduzida de 22 para 12 anos de prisão maior e pagamento de aproximadamente 37 milhões de meticais.

Cumpriu metade da pena e saiu em liberdade. Se solicitou a sua reintegração nos Aeroportos e estas aceitaram, a culpa não é de Cambaza. Acho que é aqui em que o debate peca. Até as televisões, os jornais, redes sociais…todo mundo fala disso. Outros até fizeram capa dos seus jornais.

Se existem culpados, devem ser procurados na Procuradoria-Geral da República (PGR). Esta é que arranjou um enquadramento legal para que Cambaza voltasse aos Aeroportos. A PGR fez um tremendo esforço para legalizar o regresso de Cambaza aos Aeroportos. Porquê? Cabe a Beatriz Buchili e os seus responderem.

Eu não acredito que houve distracção para a não abertura de um processo disciplinar contra Cambaza. Tudo foi bem cozinhado e mesmo os comunicados que a PGR e a ADM vão publicando, sugerem isso. Aliás, se os Aeroportos de Moçambique até reagiram, foi para defenderem a imagem da empresa.

Diodino Cambaza teve, sem dúvidas, cobertura política. A culpa é da promiscuidade e compadrio existentes no nosso Governo. Há uma podridão tal e disso é exemplo o caso Cambaza.

A PGR veio com um parecer jurídico, que citava o artigo 107 do Código Penal, que diz que “a condenação em pena de prisão maior não implica a perda de quaisquer direitos civis, profissionais ou políticos, nem priva o condenado dos direitos fundamentais, salvo limitações impostas por lei, inerentes ao sentido da condenação e às exigências da respectiva execução”.
Anexo o comunicado.

O artigo 65 do CP diz que" A expulsão do funcionário ou agente do estado ocorre quando tenha sido condenado à pena de prisão maior por crime contra segurança do estado,por crime desonroso,por corrupção,desvios de fundo do estado,ou outro manisfestante incompatível com o exercício de funções na administração pública"

Todavia, o artigo 512 do CP diz que “é proibido ao condenado por crime de peculato (desvio de fundos) contratar com o Estado por um período mínimo de 10 anos, nos termos da alínea a) e b) ”.

Aliás, o artigo 512 do CP tem uma regra especial, aplicável automaticamente sem necessidade de declaração na sentença condenatória nos termos do artigo 109 CP.

Contudo, um magistrado que ignora o que está vertido nestes artigos fez -lo-á por duas intenções. 
Ou não estudou Direito ou é por motivos escusos. Aliás, a situação de Diodino Cambaza não podia passar despercebida.

O seu julgamento foi amplamente divulgado e todo o Moçambique sabe que ele foi condenado por desvio de fundos.

Portanto, por mais incrível que pareça, foi aquele suporte da PGR que autorizou a que Cambaza regressasse à empresa que ajudou a roubar. E volta em grande: como assessor. As nossas baterias deviam estar viradas para a PGR e não para o Cambaza. Este regressou “ao local do crime” ao colo da PGR. E as orientações superiores, vindas do Ministério dos Transportes e Comunicações (MTC) concluíram com o suporte político ao orientarem o Conselho de Administração da ADM para reintegrar Cambaza.

Tenho dito sempre que enquanto a PGR e o seu elenco não ser demitido nada vai mudar nada em Moçambique o inocente ou pilha galinhas e que vâo para cadeia.
A PGR Entretém o povo perseguindo peixe miúdo, enquanto os graúdos festejam, lambuzam-se. Há-de ser com muita sorte se haver alguém condenado dos que empurraram o país à catástrofe com as dívidas ocultas.

Enquanto o Nosso Presidente não tome medidas para desmontar toda PGR
Eu Nini Satar ofreço a dar aulas gratuitas de Direito a estes magistrados via SKYPE
30min por dia.

Se o povo quer fazer história, tem que lutar. É secularmente sabido que o poder não se dá, arranca-se!

Nini Satar



GostoMostrar mais reaçõesComentarPartilhar
116 comentários
Comentários
Escreve um comentário...


Gercio Alberto Nhambiu Eu tenho um pronunciamento diferente por seguintes razões: 
1- ADM é uma empresa pública que tem uma autonomia financeira e administrativa própria;
2- Quando o vizado solicita a sua reintegração na empresa o departamento jurídico pediu solicitação do parecer jurídico a procuradoria e está deu um parecer favorável, esqueceu -se de incluir o artigo 512 do CP, mas este parecer não era vinculativo a ADM, pelo facto de estarmos diante de uma empresa com autonomia administrativa própria, que devia ter um departamento jurídico capaz de analisar e dar um parecer jurídico coerente;
3- Os Magistrados também falham, assim como existe alguns incompetentes, outros envolvidos nos esquemas,etc...
4- Nesta sequência, a maior culpa esta é da ADM, os senhores se esquecem que o Diondino Cambaza, além de ser administrador era um trabalhador da mesma empresa, assinou um contrato de trabalha a tempo indeterminado; 
5- Nesta sequência, a mesma empresa deveria -lhe destituir do cargo de administrador e iniciar um processo disciplinar;
6- Tratando -se de uma infracção que constitui igualmente um crime , deixaremos de aplicar o prazo de 6 meses previsto no art. 65, n 2 da LT, aplicaremos o art. 151 do CP;
7- Nesta sequência, a entidade empregadora tinha todos elementos para iniciar um processo disciplinar contra o Diondino Cambaza, e deixou de fazer, porque? 
8- A lei do trabalho estabelece no art. 127, justa causa de rescisão do contrato de trabalho, e para este caso podemos aplicar o número 4, alínea c) que estabelece o seguinte " detenção ou prisão se, devido à natureza das funções do trabalhador, prejudicar o normal funcionamento dos serviços, 
9- Até aqui estamos muito bem aclarados que a entidade empregadora não dependia do parecer nenhum da PGR, ou mesmo não estava vinculada ao parecer daquele Magistrado do Ministério Público;
10 - já agora temos a certeza que o prazo para iniciar o processo disciplinar já precreveu;
11 - Não nos restam dúvidas que o Cambaza, estava livre de requerer a sua reintegração na empresa, assim como a empresa também tinha tudo para afastar o seu trabalhador;
12- E do ponto de vista ético será que faz sentido readimitir este trabalhador ? A readmissão do Diondino Cambaza, é o mesmo que readmitir um pedófilo que tinha sido condenado por ter abusado das crianças numa creche, vale mais indemniza -lo do que readmiti-lo como trabalhador.

GostoMostrar mais reações · Responder · 34 · Ontem às 9:29

Comentários Principais está selecionado e, por isso, algumas respostas podem ter sido filtradas.
Salimo Bastos Bem dito senhor Gercio Alberto Nhambiu.

GostoMostrar mais reações · Responder · 1 · Ontem às 11:11
Gercio Alberto Nhambiu Muito obrigado.

GostoMostrar mais reações · Responder · 1 · 23 h
Zacarias Chaguala Gosto desta explicação. Uma coisa é ser regido pela Lei de trabalho e outra pelo Estatuto Geral dos Funcionários e Agentes do Estado.

GostoMostrar mais reações · Responder · 2 · 22 h · Editado
Gercio Alberto Nhambiu As empresas públicas são regidas pela Lei do trabalho, nos termos do art. 2, n2 da L.T.

GostoMostrar mais reações · Responder · 2 · 21 h · Editado

GostoMostrar mais reações · Responder · 1 · 21 h
Gercio Alberto Nhambiu Muito obrigado Edmarf Armando Naconacavo.

GostoMostrar mais reações · Responder · 2 · 20 h
Jayme Graa Siochy É pra isso que foram criadas as redes sociais. Valeu muito ler a seu comentário

GostoMostrar mais reações · Responder · 1 · 20 h
Gercio Alberto Nhambiu Certo! A lei de trabalho, atribui o poder disciplinar ao empregador e ao superior hierárquico, o empregador pode delegar poderes para instruir processos disciplinares aos advogados, etc.. mas não para decidir...

GostoMostrar mais reações · Responder · 1 · 17 h · Editado
Momade Assife Abdul Satar Gercio Alberto Nhambiu
No meu post eu nâo disse que a culpa era de Cambaza.

GostoMostrar mais reações · Responder · 2 · 17 h
Momade Assife Abdul Satar Gerido Alberto Nhambiu
Qual é a sua poçisâo em relação ao artigo 512 do CP ?

GostoMostrar mais reações · Responder · 1 · 17 h
Leia o meu post e veja os anexos.
Tem um comunicado.

GostoMostrar mais reações · Responder · 1 · 17 h
Tomás Simião Tamele Comentario inteligente,mas vamos la falar menos e agir mais!

A cúpula faz e desfaz sempre k quizer pork sabe k nada faremos e rapidamente eskeceremos!vamos agir,sair a rua,exigirmos o respeito e nossos direitos,vamos tomar chicotadas e balas de borracha mas a exigirmos os nossos direitos!

GostoMostrar mais reações · Responder · 2 · 17 h
Pen Drive Tomás Simião Tamele, por mas que saimos as ruelas ne todos nos temos as capacidades de redevicar os nossos direito, o país ja esta torto há anos, e nos o povo com medo de levar chumbo groco, porque a PRM virá com a de executar, por isso o povo diz que Deus é que sabe.

GostoMostrar mais reações · Responder · 14 h
Daniel Wa Ka Mabjaia A PGR em vez de fazer o certo fica a fazer jogo dos bandidos e malandros! Um dia isso vai acabar!

GostoMostrar mais reações · Responder · 57 min
Comentários Principais está selecionado e, por isso, algumas respostas podem ter sido filtradas.

Escreve uma resposta...


Mindo Da Villa Estranho que parece que as pessoas estudam pra melhor saberem estragar as coisas!

GostoMostrar mais reações · Responder · 20 · Ontem às 7:23 · Editado
Gercio Alberto Nhambiu Ilustre Mindo Da Vila, a lei responsabiliza as pessoas por dolo, negligência ou omissão, logo estes que estudam para estragar as coisas devem ser penalizados nestes moldes.

GostoMostrar mais reações · Responder · 22 h

Escreve uma resposta...




Julião João Cumbane Eu também acho que o Diodino Cambaza não é o culpado, nesta peça envolvendo a instituição guardiã da legalidade em Moçambique, a PGR. Sou inclinado a concordar com Nini Satar. A PGR está presa, não funciona devidamente, segue caçando pilha-galinhas, porque os casos quentes são, ao que tudo indica, fontes de receitas próprias para os magistrados que deles cuidam. Eu não encontro melhor explicação para a inoperância da PGR nos casos envolvendo figuras conotadas com a nomenclatura política ou empresarial moçambicana.



Gosto

Adoro

Riso

Surpresa

Tristeza

Ira


GostoMostrar mais reações · Responder · Ontem às 8:46

GostoMostrar mais reações · Responder · Ontem às 9:13
Mindo Da Villa obrigado!

GostoMostrar mais reações · Responder · 20 h
Comentários Principais está selecionado e, por isso, algumas respostas podem ter sido filtradas.

Escreve uma resposta...




Mindo Da Villa Julião João Cumbane Bom dia prof. teve um post seu também referente a matéria, algo acrescentar ou mesmo comentar.

GostoMostrar mais reações · Responder · 5 · Ontem às 7:22
Tomás Simião Tamele Ate me da vergonha de comentar

Esses derigentes fazem tudo de proposito,fazem e desfazem a maneira deles porque sabem k moçambicano so sabe reclamar mas nada fará pra protestar o impedimento,e sabem tambm k moçambicano nao demora esquecer,enquando nao intervimos os podres desses sacanas,a gente ainda vai sofrer e ver monte de vergonha!

Nao tem tomates pra enfrentar!

GostoMostrar mais reações · Responder · 2 · 17 h · Editado
Jr Chauque Ela é uma marioneta na PGR ....e uma boneca de palha....para espantar os passarinhos e não ABUTRES.

GostoMostrar mais reações · Responder · 4 · Ontem às 9:25


Gosto · Responder · 1 · 11 h

Escreve uma resposta...




Joao Alexandre Papucides Concordo plenamente com tudo que foi dito. Propositado ou nao a palhacada aconteceu. A empresa é culpada e a PGR idem. Pior de tudo isto e que quem tem a faca e o queijo na mao continua calado. Falo do EGAFE e o Tribunal Administrativo. Chega-se a triste conclusao que as nossas instituicoes sao farinha do mesmo saco. Aguardemos pelo 2019

GostoMostrar mais reações · Responder · 2 · 23 h
Lúcio Langaa "Eu Nini Satar ofreço a dar aulas gratuitas de Direito a estes magistrados via SKYPE
30min por dia" Momade Assife Abdul Satar pode dar aulas de direito?

GostoMostrar mais reações · Responder · 1 · 18 h · Editado
Belmiro Timane Nini you are te only one......sabe..so de ler isso....fico ate com arepío meu ilustre........se eu tivesse dinhero juro k taria a viver numa ilha......

GostoMostrar mais reações · Responder · 20 h
Saguate Sussundenga Junior Ha coisas que so acontecem em Mocambique sabe,estamos cada dia piores.

GostoMostrar mais reações · Responder · Ontem às 7:35
Joel Mario Junior Tens muita razao sao todos do tempo do criador de patos.(vulgo guebuza)

GostoMostrar mais reações · Responder · Ontem às 9:11
António Menete Beatriz Buchilli já não inspira confiança como advogada do Estado e ela ao aperceber se disso e para a salvaguarda da sua imagem, da sua dignidade, da sua personalidade devia colocar o seu lugar a disposição. Num com altos níveis de corrupção e só se equipara ao Brasil, e com o poder político a manipular a seu belo prazer a Administração da Justiça pouco ou nada pode de se esperar e só o pior e a vergonha podem acontecer.
Desde os crimes de pequena monta até aos crimes de Lesa-Pátria, passando pelo caso Cambaza, a PGR não tem e nunca teve a capacidade suficiente de esclarecer aos moçambicanos o ki é ki na verdade está a acontecer. Ela fica tao amarrada e tão dependente do Poder político ki até fica-se na dúvida se ela deve existir como guardiã dos interesses do Estado. E estamos infelizmente nisto. E pergunta se: até quando teremos uma PGR activa, proactiva, e com soluções para os variadíssimos problemas ki o País tem? Até quando teremos uma PGR ki quando vem a Assembleia da República vem apenas para apresentar um informe prenhe de subterfúgios e falsidades? Estamos cansados dixto tudo, cansados. É isso cansadissimos. Em fim, 2019 xta mais ki próximo vamos todos a votos e experimentemos um outro tipo de governação, com um partido diferente, com pessoas diferentes, ideias renovadas e um outro Moçambique é possível.
Volto já já, daki a pouquinho.

GostoMostrar mais reações · Responder · 8 · Ontem às 9:06
Gercio Alberto Nhambiu Nos tempos passados recrutavam homens que punham saias acompanhado de bicas e batom para serem PGR, agora tenho notado uma evolução, recrutam as próprias mulheres para o mesmo cargo, era feio quando víamos homens com poderes bastantes para resolver a situação do povo, a fazer fofoca na casa do povo.

GostoMostrar mais reações · Responder · 1 · 18 h · Editado
Bin Roux Em fim! 

E assim afunda mais o nosso pais!
Parabens ao Cambaza, devolta a casa, naquela esquina de sempre, com muitas boladas hum?Ooh meu Deus, ate quando esse pais na mesmisse. 
No brazil o "ex-presidente" #LuladaSilva estava sendo julgado a semana suspeito de crimes de corrupcao e e.t.c.. No nosso pais peixe grande como esse, esta ou estaria solto e continuar a exercer actividades do governo, como se nada tivesse acontecido e nos infelizmente povo dorminhoco sempre e sempre sendo manipulados com historiasinhas pra o boy durmir!

Mais acreditem, nosso Mocambique e como e porque nos o povo queremos que esteja assim...
Nossos governantes comporta-se dessa forma porque assim acham que convem andar o pais para o bem dos interesses pessoais.
Um dia quando o povo dispertar do sono ou os nossos lideres decidirem mudar a Historia desse pais, sera uma questao de horas/dias ou semanas e esse pais tomara o rumo certo!

NB: se assim esta, e porque dos dois lados ainda e "NORMAL."
Um abraco!

GostoMostrar mais reações · Responder · 2 · Ontem às 9:20
Elias Langa O dia que nós Moçambique pormos a pátria em primeiro lugar, tudo isso, não vai acontecer irmãos. Mas temos muitos nossos dirigentes que tão a cima da pátria. Pena de meu,nosso Moçambique

GostoMostrar mais reações · Responder · Ontem às 9:40
Rosario Ramos O discurso do Nini Satar apresenta algumas sutilezas, acho que podemos ignorar o problema da aplicação da lei penal no tempo e está questão é refletida no artigo 8 da lei 30/2014 de 31 de Dezembro, sendo que o facto ocorreu no período anterior a aprovação da nova lei penal, e ainda o artigo 60 nr 2 da CRM a lei penal só é retroativa nos casos em que traga benefícios ao arguido, sendo que o regime regra é a Irretroatividade da lei penal, Destarte há que rever os arts que se julgam ter sido ignorados.

GostoMostrar mais reações · Responder · 2 · Ontem às 9:48
Abdullah Aziz Uma outra situação semelhante pode se verificar no GCCC (Gabinete Central de Combate a Corrupção), esse grupelhos de xiconhocas viraram as atenções sobre o ex-ministro da Justiça, o Abdurahmane, acusando-lhe alegadamente de ter pago #Hajji (Cermonia Muculmana que acontece anualmente em MAKKAH) a 2 individuos... como se não bastasse, aquele circulo de Mamparas so se recordar agora, de que tem que levantar um processo contra o referido governante... isso é pôr em causa o bom nome daquela confeção religiosa. 
Temos casos quente que empuraram o país ao descalabros mas os mesmos apaniguados nunca viram dar parecer sobre as ilegalidade que corre nas barbas de instituiçoes de carris público.
Que vergonha de tais instituições?! Dá vomito de se servir daqueles cambadas , alias é horrorosa os pareceres que nos tem brindado!
Sabe estou desapontado e indignado com esses casos repetidas de desviar a atenção pública no cerne da questão...
Moz/irmãos lutemos para desativar e expulsar essa cobaia que está na frente de destino de 24 milhares de moçambicanos!!!

GostoMostrar mais reações · Responder · 1 · 23 h · Editado
Elisa Manhica Não aguentei!!!😂😂😂😂😂

Gosto · Responder · 1 · 11 h

Escreve uma resposta...




Cekia Hermenegilda Dejesus kekkk.. finalmente uma voz para divulgar o que sempre soubemos, mas que por medo de represálias decidimos sofrer no silêncio e fazer pequenos comentários no xapa... considero-te a voz da verdade... senhor Nini Satar

GostoMostrar mais reações · Responder · 2 · Ontem às 8:29
Rodrigues Tchamo Analisei antentamenete o seu post meu amado você tem razão nini momade assife Abdul satar pra mim de verdade mesmo sabendo que tem uma relação íntima não De deveriam ter feito assim pra não estragar a imagem da empresa dos aeroportos, tudo bem aconteceu agora acaba a eles mas o povo já tem olhos abertos sobre tudo oque está acontecendo na PGR.e um dia......

GostoMostrar mais reações · Responder · 2 · Ontem às 7:58
David Damiao A nossa PGR,sempre k tem um caso relevante procura nos atrapalhar por uma coisa de nada e da culpa deles mesmo.concordo plenamente contigo Momade Assife abdul[Nini Satar]

GostoMostrar mais reações · Responder · 1 · 20 h
Andre Raimundo Chavane Se um pai eh ladrao, nao reune requisitos p marginalizar um filho ladrao! Em Moz ha instituixoes k funcionam como camisinhas, servem p protejer os grandes la...deste pais!

GostoMostrar mais reações · Responder · 1 · Ontem às 8:44
Bonifacio Tomocene Hoje eu estava tão entediado que vi uma formiga na cozinha e coloquei um pouco de açúcar na frente dela. Ela comeu um pouquinho e foi chamar as amigas, então, eu limpei o açúcar para as outras pensarem que ela é mentirosa.

GostoMostrar mais reações · Responder · 18 h
Zacarias Chaguala Meus amigos Cambaza, não era funcionário do Estado, nesse caso a PGR nem deveria perder tempo a emitir parecer em relação a este assunto em concreto.

GostoMostrar mais reações · Responder · 1 · 22 h
Madjer Alcino cambaza era funcionario dos Aeroporto de Mocambique ( empresa publica ),,,,

Zacarias Chaguala Amigo MadjerAlcino, o Sr. Diodino Cambaza não era e nem é funcionario ou agente do Estado moçambicano. A LAM não é empresa Estatal, logo neste caso a procuradoria da republica não deveria perder tempo em pronunciar-se a respeito. 
O Diodino Cambaza o seu vinculo com a LAM é regido pela Lei de trabalho. A Lei de trabalho não é vinculativa aos funcionarios e agentes do Estado. Ok amigo.

Zacarias Chaguala Agora diga o que pretendias explicar?


Escreve uma resposta...




Victorino Matlula Quem não si sirva do passado, morre criança,só nos falta daqui a pouco sermos governado pelo ladrão (criador de patos).Pais da de vergonha, onde o zarolho é o rei no mundo dos cegos.

GostoMostrar mais reações · Responder · Ontem às 8:24
Aniceto Benzane Só no País de marrabenta acontece essa tamanha vergonha,de facto que nesta pérola do índico estuda se mais só para retrosceder o próprio País...!

GostoMostrar mais reações · Responder · Ontem às 7:33
Dorps Patrick Esta pérola de atum já foi tomado de assalto...não há justiça q condena os graúdos mas pra quem rouba pato é uma pena porque vai munfar na cadeia

GostoMostrar mais reações · Responder · Ontem às 8:34
Manuel Carlos Nhanala "Ofereço me a dar aulas gratuitas via skype aos magistrados públicos" Confesso que me curvei a sua genialidade Nini Satar.

GostoMostrar mais reações · Responder · 5 · Ontem às 7:59
Edú Waka Muchanga enquanto o Poder POLITICO subjugar o poder JUDICIAL....ainda veremos bons teatros nessa nossa patria tramada, a nossa perola do atum... 

Que haja separacao dos poderes please

GostoMostrar mais reações · Responder · 4 · 20 h
Ad Leite Leite O caso Cambaza mostra claramente como sugere ilustre Satar que nenhum dos implicados no caso das dívidas ocultas será julgado e condenado. 
O crime organizado orquestrado nas sedes do Comité central da Fmo capturou todos os órgãos da justiça.
Nada pode ser estranho por a Buchile nasce deste sistema e cumpre a missão de proteger esta quadrilha!

GostoMostrar mais reações · Responder · 23 h
Sidik Cleyton Coisas de vergonha nesta pátria amada, nos falta vergonha na cara. Que palhaçada a PGR e ADM fez. Só pensam nos seus bolsos e não no bem estar do povo.

GostoMostrar mais reações · Responder · 22 h
Star Neves 30 m diários de aulas gratuitas de direito via Skipe? Kkkkk mortei kkk essa é Boa!

GostoMostrar mais reações · Responder · 4 · Ontem às 10:28
Fátima George Adorei Gercio Alberto Nhambiu conhecimento de causa gosto de aprender com vocês todos

GostoMostrar mais reações · Responder · 1 · Ontem às 10:15

Carla Ollyel Aqui em Moz o crime compensa.
Nós o povo somos uns verdadeiros marionetes

GostoMostrar mais reações · Responder · 1 · Ontem às 7:08
Fanhane MuchLoucko O caso das 30 carinhas Hilux ainda me faz rir...


GostoMostrar mais reações · Responder · 21 h
Fred Cossa Aulas via Skype.........kkkkkk

GostoMostrar mais reações · Responder · Ontem às 10:29
Unay Cambuma Aulas gratuitas por Skype kkkkk.

GostoMostrar mais reações · Responder · 18 h
Edmilson Dengo A parte das aulas via #Skype. Hehehehe

GostoMostrar mais reações · Responder · Ontem às 7:35

GostoMostrar mais reações · Responder · Ontem às 9:48
Isildo Maria Banze Bem k eles precisam dessas aulas

GostoMostrar mais reações · Responder · Ontem às 10:32
Maciel Nhaliveu contra facto n ha argumento.

GostoMostrar mais reações · Responder · Ontem às 7:43
Nelson Badaga Badaga Aulas gratuitas durante 30min por dia só irá gastar o tempo, porque no lugar do cérebro eles tem uma ervilha.

GostoMostrar mais reações · Responder · 4 · Ontem às 10:09
Frenque Lucas O PODER GIRA EM TORNO DA FRELIMO. Isso não é de hoje, com a morte de Samora houve abertura para desordem, abuso do poder, sabotagem, gatunagem, corrupção, crimes etc...

Até Samora reclamava esse tipo de atitude na era dele, está mais que claro que não vai ser agora, com samora morto, que isso vai mudar, e enquanto a Frelimo estiver no poder.

As vezes acho que nós Moçambicanos nos perdemos por não nos concentrarmos no verdadeiro problema. A Frelimo no poder...

Ora Vejamos, foi Chissano, Guebuza e agora Nyusi, mesmos problemas e o país nunca trouxe novidades nenhumas de desenvolvimento.

Uns podem se refirir à circular e a ponte Maputo Katembe como mudanças, mas meus senhores, Moçambique não é apenas Maputo

GostoMostrar mais reações · Responder · 1 · 21 h
Alves B. Naete Cambaza sabe muitas coisas guardou segredos teve a sua recompensa

GostoMostrar mais reações · Responder · 3 · 21 h · Editado
Claudio Vembane Realmente Nini, os argumentos da PGR e do MTC, abrem um mau precedente ao ESTADO e atropelam a ética e o bom senso! Só em Moçambique acontecem vergonhas desta dimensão.

GostoMostrar mais reações · Responder · Ontem às 9:01
Julio Sitoe Que Deus continue protegendo você Nini Satar, essas gaffes sempre existiram na PGR, mas ninguém com coragem de apontar e falar mais alto, continue nos despertando. 
Aguardamos pelo relatório da Kroll, porque se depender da PGR nunca será divulgado

GostoMostrar mais reações · Responder · 2 · Ontem às 8:00
Lindo Joao Rapieque Lindo Cuando vi essa reentegraxao desse senhor no lam nos jornais fiquei surpreso ate me perguntei de como é possivel um que desviou fundos e foi preso depois da soltura o governo readmite no mesmo cargo?dai tiro a conclusao de que moz nao tem governo pra desenvolver o país mais sim pra destruir.ate tem dizer que li num livrinho que diz "O ambicioso é capaz de tudo ate vender sua propria pátria por ambiçao"

GostoMostrar mais reações · Responder · 2 · Ontem às 9:00 · Editado
Egidio Banze Afinal porque exigem o registo criminal para a integração na função pública?? qual é a utilidade da quele documento??

GostoMostrar mais reações · Responder · 2 · Ontem às 9:22
Jonas Tembe Tembe Tenho dito e volto a dizer em todas tuas publicaçoês Nini Satar q a frelimo é um cupula de gatunos faz e disfaz eq neste pais e se continuarmos assim calados sem fazer nada haa sim ainda vamos viver maus bucados dessa faccão.

GostoMostrar mais reações · Responder · 2 · Ontem às 9:08
Mario Balotell Nhavoto Vejam só que segundo o EGFAE a expulsão de um funcionário ou agente do Estado só tem lugar quando instaura se um processo disciplinar. No caso deste senhor quando foi preso nada fez se porque fazia parte dos planos ter ele de volta. Agora eu penso que se existem os culpados são mesmo os antigos superiores dele..........

GostoMostrar mais reações · Responder · 1 · Ontem às 8:33
Antonio Martins Tudo encafifado, há uma grande mulher que o regime não a quer ver, nem os magistrados gostam dela, até foram manipulados para a punir por ser dura na lei essa é que devia ser a Procuradora neste momento, mais um magistrado também que foi transferido por ter feito um julgamento que não agradou aos deuses, um deles devia ser o Procurador neste momemto para ver se punha o comboio nos carris.

GostoMostrar mais reações · Responder · 1 · Ontem às 10:27
Elisa Manhica Quem são?

Antonio Martins Será que você não conhece?
Estão bem silenciados.


Escreve uma resposta...




Milton Salomao Massango A minha pergunta e porque o Cambaza nao foi reintegrado no nível mais baixo o de um simples Engenheiro?

Salvador Matavele Salvador Matavele É sabido que o partido no poder e, é tradição o desvio da coisa pública e os que comentem são honrados.

Gosto · Responder · 1 · 23 h
David Jorge Em moz isso não é novidade... o nosso governo precisa de essa especie de pessoas. Se voce tenta ser como o Ivo Garido e outros do bem. Sera espulço e esquecido.

Gosto · Responder · 1 · 11 h
César Silvestre Macamo Macamo A culpa é PGR e dos recursos humanos dos Aeroportos por estes não terem elaborados um processo disciplinar contra o mesmo e segundo o meu análise há um tubarão do governo por de trás. Bom dia caro nini

Vasco Sergio Caetano Njirasafa Neste país kuando axamos k ja vimos todo tipo de vergonha, acordamos com outra vergonha pior k a de Ontem..... VAMOS VER COMO VAI TERMINAR ESSA TELENOVELA DE CHIQUITITA... k nojo......

Jorge Cameton Mucavel Para salvaguardar a boa imagem da empresa, ele não devia voltar para o mesmo local do crime!


David Moiane Prova inequívoca de que os Gatunos controlam esse país...Assim vai a vergonha chamada Moz
😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢

Geraldo Pacule Fruto do poder que se atribue pela amizad familaridad e o fim sempre e ma gerencia ms sempre tems que admitir que isso e africa e mocambiq ta nas piores sintuacoes

Salimo Hemed bom dia, concordar com o Nini, e lamentar a situacao, isso mesmo a minha avo de la em nangade se eu a contar essa estoria a unica coisa que vai me perguntar sera: onde esta a moral pessoal, onde esta a etica? alem desses codigos que sao sitados pelo nini e que aconselho quem de direito verificar e tomar a respeitiva medida que isso nao fica bem para o quadro juridigo legal vai parecer que nao estao a ler os livros que tem. um bom preparativo do ramadan a todos irmaos muculmanos que o mes corra bem

Wise Dias Também quero essas aulas gratuitas via Skype, Momade Assife Abdul Satar 🤡🤡🤡🤡

Mahomed Arif Arif Sem comentarios foi dito tudo um ou outro prqueno detalhe concordo plenamente com as explanacoes que pude observar situacoes analogicas se eh este o termo o que nao tem logica nem por onde se pegar.

Inocencio Joaquim Quem escova e lambe bem as botas sempre tem a segunda chance.cabe a nós poço contestar e protestar a retomada desse gatuno.

Ernesto Baloi Baloi Esses Senhor sempre cobertaram-se, a PGR e o governo sao socio isso é do dominio publico. È vergonhoso o quê assistimos no país do Machel, a PGR entretem o povo persiguindo inocentes e pilha galinha ao passo que os graúdo festejam cada crime por eles protagonizado junto do seu socio estrategico a PGR.

Leonel Armindo É de louvar bastante os ocontecimentos k nos traz man, força!

Celso Macovela Isso mostra que os serviços de registo criminal que a gente a pedida não serve de nada senão meter algum no estado ja que esse cometeu crime e tem direito a voltar a fonte

Mazambane Said Em mocambique alguma vez teve um doctor serio mesmo? Hahahahaha

Sara Satar Juma Juma Triste! Triste! Vamos acordar irmãos e tirar esses que roubam e ficam em pune

Ivan Aurelio Nhantumbo Ha necessidade de distinguir Empresa Pública e Estado, os agentes e funcionários do estado são regido pelo EGAFE e a sua nomeação como funcionários é feita pelo Tribunal administro através do Titulo de Provimento (pode ser provisório ou definitivo) e em caso de conflitos estes são resolvidos no Tribunal Administrativo.
Enquanto que empresa pública é regido por regras de direito de empresas ( direito comercial), para além do estado existem outros accionistas privados, o nome empresa pública remete-nos ao papel da empresa para o povo e não necessariamente ser do estado, o esta aqui visa garantir que o povo terá aquele serviço. os seus trabalhadores são regidos pela lei de trabalho e comercial e em caso de conflitos estes são resolvidos num tribunal de trabalho. Dai que o fundamento do artigo 65 acima atolado aqui não se enquadra logo A PGR interpretou bem a lei


Kleiton Machaieie Sopodia ser moz mesmo cambaza qui compriu comigo ele 12 eu 10 ele volta a jobar eu nao aceita um dia moz vai arder

Neves Eng Neves Se Uma é Injusta não deve ser Lei.
Afinal de contas a tal Lei é Feito por uma Duzia de 135 pessoinhas na AR que so Benefecia os mesmos...num Pais de 2.5 milhões de Habitantes...Epah So Aqui mesmo

Mateus Magaia Esses homens da PGR... nao tem como apliacar o que estudaram. Pois diz o ditado NAO ESTUDÁ PARA o sistema mas sim mater. Se eles querer mudar o sistema hão de ir cedo na cova

Samo Tomocene Que,desgraça.ate aonde vamos.é assim q se combate a corrupçao,isso so acontece com governo d corruptos

Pouco Taco Do jeito que Mocambicano é distraído nem consegue ver donde vê a distração 😀😀

Cekia Hermenegilda Dejesus kekkk.. finalmente uma voz para divulgar o que sempre soubemos, mas que por medo de represálias decidimos sofrer no silêncio e fazer pequenos comentários no xapa... considero-te a voz da verdade... senhor Nini Satar

Teo Soto Nini, estou muito admirado com as suas palavras, no novo Moçambique que irei formar, preciso de você para que seja PGR ou sei-la um Ministro. . . Força ai

Mujovo Sotcha Sinto vergonha do governo moçambicano

Joaquim Mavone Onde termina a força do povo,ai Deus inicia agir.

Gosto · Responder · 1 · 23 h
Elton Murrombe Eldorado Este roubou MT o nosso dinheiro mais num piscar d olhos j t d volta esse t sem direção



Fernando Sande thanks pelo esclarecimento se é assim ja nao dá viver em moz

Paulino Ricardo Munguabe No mundo capitalista toca viola quem tem unhas

Vania Salvador Parem com essas vergonhas o povo merece respeito......

Paulino Ricardo Munguabe Retorno do bom selvagem ao local do crime



Miguel Tite Migas Isto é massinguita

Pai Da Lulu Aqui no país do tseke temos que esperar por tudo.

Elcides Muchanga Mas um usado pelos imtocaves nos crimes no pis d pandza.

Nurmamade Satar Adam O povo tem de fazer justiça nas eleiçoes!

Edrisse Mondle Aceito fazer o curso de direito para me alinhavar e os meus compatriotas.

LS Macheque Esse governo tá muito mal"Frelimo

Nelson David Sinto muita vergonha pelos dirigentes k temos no país

Aghast Mandu Triste 😭 já foi dito


Diogo Benfica assessor e nao acessor, assim se escreve e se fala na lingua de camoes!...

Cabral Toze Sem dúvida a justiça funciona p para os fracos

Sergio Tomo to triste com este país.sem comentário

Augusto Junior Junior Até qndo isso?!?

Assif Adil Pouca vergonha no país da marrabenta


100 de 116

Sem comentários: