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de maio de 2017 Projeto empréstimos Secreto Preparado para o cargo de
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Privado e Confidencial: Copiar 1 de 3 - Ms Beatriz Buchil a, o
Procurador-Geral da República de Moçambique Page 2 Índice 1. Introdução
.......................
.................................................. .............. 4
1.1Background e escopo de trabalho .............................
........................ ................... 7 1.1.1 Âmbito do trabalho
................................................. 10 1.2Caveat
................................................
.......................................... 23 2. sumário executivo ...
.................................................. .....................
.......................... 26 2.1 Visão Geral
.................................................. ........ 29 2.2 Visão
de EMAT I .....................................
........................... .................. 34 2.3 Resumo dos
Proindicus ............................................ 39 2.4 Visão
Geral do MAM. ..................................................
................... 44 3. Visão geral do crédito
Suisse .................................................
............................. ................ 50 3.1 Definindo Credit
Suisse .................................... 53 3.2 de crédito a
exposição Suisse .........
.................................................. .... 56 4. Visão de
VTB da Rússia ......................................
.......................... .................. 61 4.1 Definindo VTB da
Rússia .............................................. 64 4,2 de VTB
exposição Rússia ................................................
.............. 69 5. Empréstimos do ...............................
.................................................. ........ 75 5.1
Estrutura de empréstimos ..................................... bancos
.................................. 79 5.2 non-due diligence .........
.................................................. 0,90 5,3 Papel de Abu
Dabi Mar (Iskandar Safa) .................................... 104 5,4
papel da Privinvest ...............................................
....................
... 115 6 124 6.1 Aquisição de embarcações e equipamentos de segurança
da empresa francesa Construções Mécaniques
.............................. .. ......................... 132 6.2
estado visita à França pelo presidente Armando Guebuza ................
... 140 6.3 Justificativa para a aquisição de navios
........................................ ..151 7. jogadores internos
...........................................
................................... 175 7.1 Governo de Moçambique
........... 180 ............................................ 7.2
Parlamento Moçambique ..
.................................................. privado e
Confidencial ...... 187: Copiar 1 de 3 - Ms Beatriz Buchil a, o
Procurador-Geral da República de Moçambique Page 3 7.3 Moçambique Banco
Central ................ ....................................... ......
198 aparelhos 7,4 Moçambique Segurança
....................................... 205 7.5 setor empresarial
Moçambique ...... 220 ............................................. 7.6
sociedade civil Moçambique ....
.................................................. comunidade
internacional .......................................... ... 225 8
..................... 228 1,8 instituições de Bretton Woods
........................ ..............................
................. 234 8.2 Os doadores
.................................................. ...................
243 3.8 Fundamentos para a suspensão da ajuda e créditos
...................... ....... 265 9. visão geral Financial
......................................
.................................... 289 resumo 9.1Balan folha por
......... .................................................. .295
............................................ 9.2 reembolso de
empréstimos Falta de pagamento de empréstimos .....................
...................... 307 9.3 ...............................
.............. 350 9.4 Riscos para credores
.................................................. .......... 378 10.
Conexões .................................... Offshore 10,1
............................................... 395 com
pagamentos presas ............................................. 406
10.2 Os pedidos ............................................... para
contas bancárias ..421 números de telefone compartilhado
........................................... 10.3 ....... 444 11. Onde
foi o dinheiro? ..................................
........................... 450 12. Apêndice I ..................
.................................................. ..................
........................... 493 13. Apêndice II
.................................................. ........ 555 14
Apêndice III: relatório forense ..................................
....................... 601 14.1 Entrevistas, investigações, resultados e
dados fornecidos à Kroll ........... 14,2 recommendations.610
............................................... 666 14.3 Prioridade os
próximos passos: Fase 1 .............................................
...... 705 14.4 Prioridade próximos passos: Stage 2
.................................... privado e Confidencial
............... 710: Copiar 1 de 3 - Ms
Beatriz Buchil a, o Procurador-Geral da República de Moçambique Page 4
Introdução Mais de $ 400 milhões desapareceram do sistema bancário na
década de 1990.
Carlos Cardoso e Antonio Siba-Siba foram assassinados em Macuácu para
nos impedir de saber quanto foi roubado, que o levou, e como o roubo foi
feito. Todos os Países usuário politicamente bancos.
Em Moçambique, os bancos foram usadas para construir o socialismo, para
manter o país funcionando durante a guerra, e o na nova era capitalista
para promover empresários locais e manter a economia das mãos
estrangeiras. E um monte de dinheiro foi simplesmente roubado por homens de negócios e banqueiros estrangeiros e domésticos. Muitas mãos estavam no pote de mel.
Pode haver uma diferença entre roubar dinheiro e promover a uma nova
elite, mas as pessoas que mataram Cardoso e Siba-Siba foram soprado
convencido de que eles não seriam capazes de justificar publicamente
pegar dinheiro - e que dinheiro suficiente tinha sido levado para
justificar pelo menos dois mortes. Eles provavelmente vão ter sucesso em assegurar nunca sabemos os detalhes. Mas isso torna ainda mais Importante para rever o que sabemos, e colocá-lo em contexto. Este estudo é baseado em entrevistas com banqueiros e outros que sabem o cenário bancário moçambicano. Eles não querem ser identificados, e eles não estão envolvidos tanto com o BCM ela Banco Austral. Banco de Moçambique se recusou a falar com a gente.
Em uma série de 12 artigos, vou tentar mostrar: + como a criação do
sistema bancário deixou em aberto a fraudes e corrupção, + como uma nova
elite foi capaz de saquear o sistema bancário antes da privatização, +
como o Banco Mundial e o FMI realmente forçou o governo a aceitar a
corrupção, + como as privatizações bancárias eram famílias Importante os
políticos e envolvidos ligadas a altos partido e do estado funcionários
e + como incomoda privatizações banco eram duvidosos e foram usados
por moçambicanos e parceiros estrangeiros para posterior roubo.
Privado e Confidencial: Copiar 1 de 3 - Ms Beatriz Buchil, O
Procurador-Geral da República de Moçambique Page 5 As 11 partes
abrangerá os seguintes: 1) Banca Socialista 2) O pós-Samore era 3)
privatização forçada dos bancos estaduais 4) A privatização do BCM 5)
Privatização da BPD 6) Colapso de ambos os bancos 7) que iria levá Banco
Austral?
8) Usando contabilidade para roubar 8b) O Mt 144 bilhões fraude 9)
Lavagem de dinheiro 10) Roubos de contas externas 11) Concluindo
pensamentos Não haverá revelações e pouco que é novo. Mas, ao reunir o que já sabemos, espero mostrar que a crescente cobiça acabou por matar a galinha dos ovos de ouro. No final, a elite política perdeu o controle dos bancos. Longe de capacitação de Moçambique, o resultado tem sido que o controle externo do sistema bancário. Na altura da independência, a Frelimo bancário não era uma prioridade.
Banco de Moçambique (BDM, o Banco de Moçambique) foi criado como o novo
banco central em 17 de Mayer 1975 por simplesmente transformar o Banco
Nacional Ultramarino, mas foi mais de dois anos antes de qualquer outra
ação foi tomada.
Os bancos privados eram hostis ao novo governo e facilitavam a fuga de
capitais, em especial através Português que havia deixado o país, tanto
por transferências directas de capital social e permitindo que os
pagamentos de bens que eram Privado e Confidencial: Copiar 1 de 3 - Ms
Beatriz Buchil para, o Procurador-Geral da República de Moçambique Page 6
nunca entregues.
O governo finalmente nacionalizou todos, mas um dos restantes bancos em
31 de Dezembro de 1977. Quatro bancos foram fundidos em BDM e dois
foram fundidas para formar Banco Popular de Desenvolvimento (BPD, Banco
Popular de Desenvolvimento). Apenas Padrão Tote Banco de Moçambique (BSTM) permaneceu privado.
Tornou-se o único banco BDM que poderiam operar com câmbio e foi a
tesouraria, banco central, o controlador do plano estadual, e um banco
comercial.
Frelimo considerou que em uma economia centralmente planificada,
balanços materiais (toneladas de cimento ou dona de pano) são o
principal método de alocação de recursos e dinheiro perde sua
importância.
O orçamento do Estado financiou as despesas de capital, enquanto o
sistema bancário financiado Déficits de empresas (privadas, estatais e
interveio).
Nos primeiros anos de independência, a prioridade era manter a produção
em andamento e não despedir trabalhadores, apesar do lance de gestores e
técnicos portugueses; statecontrolled foram instruídos bancos para financiar os déficits de thes de empresas para mantê-los funcionando.
Como Marc Wuyts sentindo tese deixa claro em "Money e Planejamento para
o socialista de Transição", este "foi o instrumento mais directa e
eficaz no combate à sabotagem econômica.
Longe de ser um fator de desestabilização, esta política foi crucial na
estabilização emprego, evitando um novo colapso na produção, e
preservar a estabilidade dos preços. "Mas isso queria dizer dinheiro
extra em circulação, e em 1980, ficou claro que grandes quantidades de
notas estavam em as mãos dos especuladores.
Uma das razões para a reforma 1980 moeda, que substituiu o antigo
escudo com o novo metical, era destruir grandes investimentos em
dinheiro que não tinham sido depositados em bancos. Com o início da guerra, o quadro mudou.
O governo imprimiu dinheiro para financiar a guerra e, novamente, os
bancos estavam emprestando para cobrir os défices da empresa, neste caso
cada vez mais causada pela guerra.
criação de moeda excessiva abasteceu o mercado negro (como é conhecido
como o "Candonga") e dinheiro excedente moveu-se rapidamente para as
mãos dos especuladores e de um capital comercial privado crescendo. procedimentos bancários da primeira década de independência não eram corruptos ou desonesto;
na verdade, eles foram altamente bem sucedido em manter a economia a
funcionar, apesar Confidencial Privada e: Copiar 1 de 3 - Ms Beatriz
Buchil, O Procurador-Geral da República de Moçambique Page 7 a sabotagem
e vôo do Português e do que a guerra agravamento. Mas os procedimentos foram irregulares em qualquer sentido normal da banca capitalista.
Desde que foi De acordo com o plano, os défices da empresa estavam
cobertos por empréstimos que não eram esperados para ser reembolsado. A sobreposição entre o tesouro e o sistema bancário foi total.
Quando o Presidente Samora Machel estava viajando, alguém da
presidência seria simplesmente telefone e pedir BDM ou milhares bpd de
dólares, em dinheiro, para a delegação. O sistema funcionou por causa da honestidade, integridade e boa vontade da maioria das pessoas no sistema bancário.
Mas mesmo no final da era Samora, extravagância foi rastejando, como as
delegações presidenciais vão para o estrangeiro levou mais dinheiro dos
bancos em viagens ao exterior para fazer compras. 1.1 Histórico e escopo de trabalho Em 1986, a guerra e doador pressão forçou o governo a Liberalismo à economia.
Em abril de 1986 Abdul Magid Osman Tornou-se ministro das Finanças e
Eneas da Conceição Comich para se tornar governador do Banco de
Moçambique (BDM). Em 19 outubro de 1986 Samora Machel foi morto. Em 14 de janeiro de 1987 Moçambique introduziu o PRA (Programa também Reabilitação Económica). Abdul Magid Osman disse em 1990 que "Moçambique precisa de uma elite de empresários". E a velha elite socialista acredita que eles deveriam ter ajuda para se tornar a nova elite capitalista. PRE significou uma mudança para bancária mais tradicional.
Em 1987 o governo reconheceu 34% da carteira de BDM - Mt 40,6 bilhões
(de cerca de US $ 160 milhões) - como maus empréstimos de empresas
públicas. Mas a guerra em curso significava que o crédito bancário permaneceu empresas Importante Os manter o seu funcionamento.
José Miguel Sequeira Braga, um administrador do Banco Popular de
Desenvolvimento (BPD) até que se aposentou em 1995, disse que "o governo
instruiu que o capital ser injetado em thes às empresas para lhes
permitir continuar a funcionar e Preventores a demissão de dezenas de
milhares de trabalhadores . "Metade dos empréstimos BPD não seria
reembolsado, mas Braga observou que" os bancos na Europa após a segunda
Guerra Mundial foram em tão má forma, se ele ganhar home "Qualquer país
-. socialista ou capitalista - apoia os seus empresários preferenciais. Em um estado centralmente planificada, foi correto e adequado para dar dinheiro como dirigido pelo plano. Durante a guerra, foi imprescindível a utilização de dinheiro dos bancos para manter a economia funcionando. Em um país como Moçambique hierárquica, qualquer funcionário do banco seguirá as instruções do Presidente.
E na nova economia mercados livres, bancário Privado e Confidencial:
Copiar 1 de 3 - Ms Beatriz Buchil a, o Procurador-Geral da República de
Moçambique Page 8 sistema foi essencial para promover empresário
moçambicano.
Tudo isso levou a empréstimos que não poderiam ser reembolsados, ainda
não foi "corrompida." Mas a transição para a economia de mercado levou a
práticas cada vez mais questionáveis.
Em 1988, a Caixa de Crédito Agrário e de Desenvolvimento Rural (CCAD é,
Crédito Agrícola e Fundo de Desenvolvimento Rural) usou fundos de
doadores de contrapartida para dar "empréstimos" para militares e
funcionários do partido Frelimo, sem a intenção de que os empréstimos
devem ser reembolsados. O CCAD foi gerido pelo BPD. Privatização tinha começado;
Empresários bancos emprestaram dinheiro para empresas estatais
moçambicanas para comprar e reabilitar - e ter os carros e viagens ao
exterior para a nova elite exigiu.
O ministro das Finanças Magid Osman, em 1990, alertou para "a actual
tendência para a criação de uma classe com base em negócios duvidosos, e
que requer vários 'bônus' e proteção do Estado." Funcionários do Banco
começou a aprovação de empréstimos em troca de uma comissão de 10% ,
sabendo que os empréstimos não seriam pagos.
Significativo, mesmo em 1986 houve corrupção no serviço militar,
enquanto os comerciantes que tinham acumulado riqueza durante os dias
Candonga eram ventos cada vez mais abertos e poderosas.
Alguns funcionários BDM seniores foram corrompidos e começou a ajudar
Ásia famílias Un de origem em suas transações de câmbio comerciais
ilegais. Os comerciantes foram vistos abertamente indo para a casa de um oficial BDM com feixes de Rand.
Melhor manutenção de registros teria pego um pouco da má conduta, mas
as melhorias foram consistentemente bloqueado por pessoas dentro dos
bancos que queriam os sistemas antigos como cobertura.
Com a "voltar-se para o Ocidente", a ajuda duplicou em 1985 de US $ 359
mn para US $ 710 mn em 1987. Houve corrupção em altos níveis de
ministérios e secretarias estaduais. Até o início da década de 1990, pelo menos duas figuras seniores tinha contas bancárias estrangeiras com mais de US $ 3 mn. Ao final de 1980, já havia relatos de pessoas próximas à presidência usando dinheiro da ajuda para a acumulação pessoal.
banqueiros seniores nos disse de telefonemas de pessoas próximas ao
presidente instruindo que os empréstimos ser dado a certas empresas ou
dinheiro a ser dado aos indivíduos. 1989 Pequena e Média Empresa de Desenvolvimento de Projetos do Banco Mundial emprestou US $ 32,6 mn BDM, porém, o BCM e BPD. próprio avaliador do Banco Mundial, Luis Landau, escreveu em 1998 que 90% dos thes os empréstimos nunca iria ser reembolsado.
Ele passou a dizer que "o Banco [Mundial] e é acusado de ter colocado
uma pressão substancial sobre a gestão dos bancos melhores partes dos
projectos de desembolso expediente de fundos;
Isto minou ainda mais a qualidade de crédito dos sub-empréstimos. "Em
outras palavras, a pressão do Banco Mundial Incentivado empréstimos
corrupto.
O Banco Mundial e industrial Empresa Projeto de Reestruturação foi
semelhante emprestou cerca de US $ 29 mn para empresas estatais
privatizadas.
empréstimos menos foram feitas até 1995, ea graça de Privado e
Confidencial: Copiar 1 de 3 - Ms Beatriz Buchil a, o Procurador-Geral da
República de Moçambique Page 9 período, antes de amortizações de
empréstimos começar, é de 5-7 anos, por isso não é thes ainda possível
saber se os empréstimos serão reembolsados.
Mas com os empréstimos agora a entrar devido, este pode ser responsável
por alguns dos adicional exigiu que as provisões para mau BCM dívida e
Banco Austral.
Em uma entrevista em 13 de Julho de 2001, o Banco Mundial Representante
Residente James Coates disse que o Banco Mundial não tem lista de quem o
dinheiro foi emprestado ao Banco Mundial.
Ele disse que isso foi deixado inteiramente a BDM, que é responsável
por reembolsar o Banco Mundial e que provavelmente tem uma lista.
Carlos Cardoso escreveu que a opinião pública viu BPD e BCM como uma
"caixa dois" (Saco azul) para altos funcionários do governo e do partido
Frelimo, e ele notou a crença comum de que os bancos financiaram a
campanha Frelimo nas eleições de 1994.
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